Sei sulla pagina 1di 6

Descarte de resduos

Legislao para descarte de resduos


O descarte de resduos (termo adotado atualmente para o lixo) no laboratrio deve seguir o que dispe a legislao brasileira sobre o tema. Esto em vigor: a RDC ANVISA n 306/2004, que trata do regulamento tcnico para o gerenciamento de resduos de servios de sade; e a Resoluo CONAMA n 358/2005, que dispe sobre o tratamento e a disposio final dos resduos dos servios de sade.

Ateno
Mantenha-se sempre atualizado. Essa legislao revisada com frequncia. De acordo com a RDC n 306, todo estabelecimento de sade deve elaborar um Plano de Gerenciamento de Resduos de Servios de Sade PGRSS, baseado nas caractersticas dos resduos gerados e na classificao constante nesta Resoluo.

Classificao de resduos de servios de sade


Os resduos gerados nos servios de sade, como os laboratrios de sade, so classificados em cinco grupos:
GRUPO A Resduos com a possvel presena de agentes biolgicos que, por suas caractersticas, podem apresentar risco de infeco. Resduos contendo substncias qumicas que podem apresentar risco sade pblica ou ao meio ambiente, dependendo de suas caractersticas de inflamabilidade, corrosividade, reatividade e toxicidade. Quaisquer materiais resultantes de atividades humanas que contenham radionucldeos G em quantidades superiores aos limites de iseno especificados nas normas da Comisso Nacional de Energia Nuclear CNEN e para os quais a reutilizao imprpria ou no prevista. Resduos que no apresentem risco biolgico, qumico ou radiolgico sade ou ao meio ambiente, podendo ser equiparados aos resduos domiciliares. Materiais perfurocortantes ou escarificantes, tais como: lminas de barbear, agulhas, escalpes, ampolas de vidro, brocas, limas endodnticas, pontas diamantadas, lminas de bisturi, lancetas, tubos capilares, lminas e lamnulas, esptulas, e todos os utenslios de vidro quebrados contaminados no laboratrio (pipetas, tubos de coleta sangunea e placas de Petri) e outros similares.

GRUPO B

GRUPO C

GRUPO D

GRUPO E

Gerenciamento dos Resduos de Servios de Sade GRSS


O gerenciamento dos resduos no laboratrio inclui: a segregao ou a separao do resduo, de acordo com o seu grupo; o acondicionamento; a identificao; o tratamento preliminar ou descontaminao, quando necessrio; o armazenamento temporrio e externo; a coleta dos resduos pela prefeitura ou empresa especializada, conforme o tipo de resduo; e a disposio final, feita em aterros sanitrios licenciados. Obs.: dependendo do resduo (como os resduos do grupo B, por exemplo), a destinao pode ser diferente.
Biossegurana - Laboratrios de DST, Aids e Hepatites Virais Aula 06 - Descarte de resduos

Ateno
No Plano de Gerenciamento de Resduos de Servios de Sade PGRSS devem ser descritos todos os procedimentos de gesto dos resduos gerados no laboratrio, desde a sua gerao at a disposio final; Portanto, o laboratrio deve conhecer e monitorar tambm a execuo dos procedimentos realizados pelas empresas contratadas nas etapas de coleta externa dos resduos e a sua disposio final; Certifique-se de que os prestadores desses servios executam os procedimentos de acordo com a legislao sanitria e ambiental vigente, e se o local de disposio final licenciado para esta finalidade pelos rgos competentes.

Lembre-se que voc responsvel pela separao, identificao, acondicionamento correto e encaminhamento para tratamento prvio do resduo que voc gerou durante a execuo do seu trabalho.

A separao correta dos resduos no laboratrio


Esta etapa fundamental para que cada tipo de resduo tenha seu tratamento e disposio apropriados. Os objetivos da segregao correta so: impedir que os resduos biolgicos e qumicos contaminem os resduos comuns; prevenir incidentes G e acidentes ocupacionais e ambientais; garantir o transporte seguro do resduo do local onde foi gerado at a disposio final; fortalecer as medidas de segurana; impedir a reutilizao ou a reciclagem de resduos contaminados; incentivar a reduo da gerao de resduos; diminuir os custos, permitindo o tratamento adequado de acordo com o tipo de resduo. Os resduos de risco biolgico ou qumico custam bem mais caro para coletar e fazer a disposio final de maneira adequada. Normalmente, empresas especializadas so contratadas para este tipo de servio, e cobram por peso de resduo; adotar a coleta seletiva para os resduos que possam ser reutilizados e reciclados.

Resduos com risco biolgico


De acordo com a RDC n 306, os resduos do grupo A (de risco biolgico) so subdivididos em cinco subgrupos: A1, A2, A3, A4 e A5, de acordo com as caractersticas especiais do resduo e grau de risco que representam. Nos laboratrios de DST, Aids e Hepatites Virais os resduos de risco biolgico se enquadram nos grupos A1 e A4.

Resduos do Grupo A1
So resduos como culturas de microrganismos e instrumentais utilizados para transferncia, inoculao ou mistura de culturas. Esses resduos no podem deixar a unidade onde foram gerados sem tratamento prvio (descontaminao).

Procedimentos
Faa a descontaminao dos resduos. O tratamento normalmente utilizado a autoclavao. Leia como proceder no captulo 8 Prticas nos laboratrios de DST, Aids e Hepatites Virais Descontaminao no laboratrio. Depois da autoclavao: se o resduo no puder mais ser identificado como resduo biolgico, pode ser acondicionado como resduo comum;

Biossegurana - Laboratrios de DST, Aids e Hepatites Virais Aula 06 - Descarte de resduos

Se o resduo permanece como resduo biolgico, deve ser disposto em saco branco leitoso com o smbolo internacional de risco biolgico e encaminhado para a coleta especial. Outros resduos do Grupo A1 devem ser submetidos a tratamento antes da disposio final, tais como: sobras de amostras de laboratrio contendo sangue ou lquidos corpreos; recipientes e materiais resultantes do processo de assistncia sade contendo sangue ou lquidos corpreos na forma livre (que possam escorrer ou pingar). Para esses resduos, o tratamento pode ser feito fora do laboratrio, pela empresa que faz a coleta e disposio final, por exemplo. Neste caso, Acondicione os resduos em sacos vermelhos; Identifique-os com o smbolo internacional de risco biolgico. Obs.: a cor vermelha identifica, para a empresa que faz a coleta, que aquele resduo deve ser tratado.

Resduos do Grupo A4
So resduos como: filtros de ar e gases aspirados de rea contaminada, como os filtros HEPA; sobras de amostras de laboratrio e seus recipientes contendo fezes, urina e secrees, provenientes de usurios que no contenham e no sejam suspeitos de conter agentes de Classe de Risco 4. Verifique ainda se esses resduos: no so relevantes para estudos epidemiolgicos e de risco de disseminao; No so microrganismos causadores de alguma doena emergente que se torne epidemiologicamente importante ou cujo mecanismo de transmisso seja desconhecido ou com suspeita de contaminao com prons G .

Procedimentos
Acondicione estes resduos em sacos; Identifique-os com o smbolo internacional de risco biolgico; Encaminhe-os, sem tratamento prvio, para a disposio final.

Resduos com risco qumico


So os resduos do Grupo B, que contm substncias qumicas que podem apresentar risco sade pblica ou ao meio ambiente. Estes resduos devem ser acondicionados conforme seu estado fsico e suas propriedades: inflamabilidade, corrosividade, reatividade e toxicidade; Normalmente os resduos qumicos so encaminhados para descarte em suas embalagens de origem; Solues e outras misturas de resduos devem ser acondicionadas em frascos ou bombonas compatveis com os reagentes descartados.

Identificao do recipiente contendo resduo qumico


Todos os resduos qumicos devem ser armazenados em local adequado at a coleta para destinao final, devidamente identificados com as seguintes informaes:
CUIDADO
CORROSIVO

CIDO SULFOSALICILICO
Quantidade Responsvel

Concentrao

identificao do produto; smbolo de risco; quantidade; laboratrio de origem; responsvel pelo descarte; data do descarte.

Descarte de resduo qumico

Indicaes de Risco: Corrosivo risco de queimaduras

Dados de identificao da instituio

Figura 1 Identificao de recipiente.


Biossegurana - Laboratrios de DST, Aids e Hepatites Virais Aula 06 - Descarte de resduos

Outras orientaes para o descarte seguro de reagentes ou solues:


Solues cidas e alcalinas podem ser despejadas no esgoto, desde que antes sejam diludas para neutralizao; Solues qumicas no txicas podem ser despejadas na pia, se antes forem diludas. Deixe a torneira aberta por alguns minutos para facilitar a diluio da substncia; Os produtos para limpeza de laboratrio devem ser biodegradveis, para que no contaminem o meio ambiente e nem interfiram no tratamento biolgico de guas residuais; No misture resduos qumicos diferentes em um s recipiente, pois as substncias qumicas podem reagir entre si, causando acidentes; No preencha o recipiente coletor em mais de 2/3 da sua capacidade; Feche bem os recipientes coletores, sem permitir possibilidade de vazamentos; O abrigo externo de resduos qumicos deve ser separado do espao reservado para os resduos biolgicos; Se a coleta externa dos resduos qumicos no for feita imediatamente aps a disposio dos resduos no abrigo, mantenha-os trancados, por segurana.

Resduos comuns
So os resduos do Grupo D. Os resduos comuns podem ser divididos em reciclveis e no reciclveis.

Resduos comuns no reciclveis


So semelhantes aos resduos domsticos, incluindo os resduos de banheiros, copas e refeitrios como papis sujos e restos de alimentos, por exemplo. Estes resduos devem ser acondicionados em sacos plsticos de cor preta.

Resduos comuns reciclveis


Os resduos reciclveis so todos aqueles que podem ser utilizados como matria-prima para a produo de novos produtos. A reciclagem pode reduzir: o acmulo cada vez maior de resduos no meio ambiente; e a produo de novos materiais como o papel, por exemplo, que exige o corte de mais rvores e as emisses de gases como metano e gs carbnico, entre outros fatores negativos.

Procedimentos
Separe os materiais com potencial de reciclagem (caixas e outras embalagens que acompanham os insumos usados nos laboratrios), antes da embalagem entrar na rea analtica, para evitar sua contaminao. Deposite os materiais separados para reciclagem nos contentores com a sinalizao apropriada.

Padro de cores dos contentores H um padro de cores para os contentores de resduos reciclveis, dependendo do tipo de material:
Azul para papel ou papelo Vermelho para plstico Verde para vidro Amarelo para metal

Papel

Plstico

Vidro

Metal

Observao: Se no for possvel ter contentores diferentes para cada tipo de reciclvel pode-se depositar todos os tipos no mesmo contentor. Mas lembre-se: o importante separar o que pode ser reaproveitado. Esses resduos sero encaminhados, posteriormente, para um centro de triagem, onde sero selecionados.

Biossegurana - Laboratrios de DST, Aids e Hepatites Virais

Aula 06 - Descarte de resduos

Materiais limpos no reciclveis: Veja a seguir os materiais limpos mais conhecidos que no podem ser reciclados: Papis no reciclveis: adesivos, etiquetas, fita crepe, papel carbono, fotografias, papel toalha, papel higinico, papis e guardanapos engordurados, papis metalizados, parafinados ou plastificados. Metais no reciclveis: clipes, grampos, esponjas de ao, latas de tintas, latas de combustvel e pilhas. Plsticos no reciclveis: cabos de panela, tomadas, isopor, adesivos, espuma, teclados de computador, acrlicos. Vidros no reciclveis: espelhos, cristal, ampolas de medicamentos, cermicas e louas, lmpadas, vidros temperados planos.

Ateno
A reciclagem proporciona: melhor qualidade de vida para os indivduos e comunidades, agora e no futuro, atravs da conservao do meio ambiente; gerao de renda para muitas pessoas de comunidades desfavorecidas economicamente.

Resduos perfurocortantes
So os resduos do Grupo E, que incluem materiais perfurocortantes ou escarificantes no contaminados ou com contaminao qumica ou biolgica.

Resduos do Grupo E no contaminados


Os recipientes de vidro e vidros quebrados, e outros materiais perfurocortantes no contaminados, devem ser acondicionados em caixas de papelo ou envoltos em papel grosso e encaminhados como resduos comuns, como o caso da vidraria de laboratrio.

Resduos do Grupo E com risco biolgico associado


Os resduos perfurocortantes infectantes incluem agulhas descartveis, conjuntos de seringa-agulha, escalpes, lminas de bisturi, lancetas, tubos capilares, micropipetas, lminas, lamnulas, esptulas, ponteiras e placas de poliestireno (para ELISA), alas de transferncia, swabs, e todos os utenslios de vidro quebrados no laboratrio (pipetas, tubos de coleta sangunea, placas de Petri e outros similares), que tenham entrado em contato com material biolgico. Por suas caractersticas fsicas especficas, este tipo de resduo possui uma separao diferente dos outros resduos: quando no for necessrio tratamento: devem ser dispostos em recipientes rgidos (caixas coletoras para perfurocortantes, identificadas com o smbolo internacional de risco biolgico); Os recipientes no devem ser preenchidos em mais de 2/3 de sua capacidade; Devem ser bem fechados aps preenchidos. quando for necessrio descontamin-los antes do descarte, devem ser dispostos em recipientes de paredes rgidas, com tampa e resistentes ao processo de tratamento ou descontaminao.

Ateno
Os resduos do Grupo E com risco biolgico associado devem ser tratados com os cuidados do seu subgrupo de risco: Grupo A1 ou Grupo A4, por exemplo.

Biossegurana - Laboratrios de DST, Aids e Hepatites Virais

Aula 06 - Descarte de resduos

necessrio avaliar se h outros materiais potencialmente contaminados com agentes biolgicos que possam romper o saco de resduos. Esses materiais tambm sero considerados perfurocortantes infectantes e devem ser tratados e acondicionados como tal.

Resduos do Grupo E com risco qumico associado


Os resduos perfurocortantes contaminados com reagentes qumicos devem ser: embalados em caixas ou outra embalagem resistente; identificados e sinalizados de acordo com o risco; e encaminhados para o descarte como resduos qumicos. Como exemplo deste tipo de resduo, temos os termmetros quebrados que esto contaminados com mercrio metlico. Nesse caso: acondicione-os em embalagem de paredes resistentes e prova de vazamento (o mercrio lquido); identifique e sinalize o recipiente de acordo com o risco do seu contedo (nesse caso, o smbolo de txico).

Cuidados na separao e disposio dos resduos dos grupos A, D e E


Os seguintes cuidados so necessrios: O enchimento do saco com resduos no deve ultrapassar 2/3 da sua capacidade mxima, a fim de permitir o fechamento adequado e maior segurana; Os sacos de resduos devem ser substitudos pelo menos uma vez por dia; No laboratrio, as lixeiras devem ter tampas com acionamento por pedal. Os contentores devem ter tampa, que deve ser mantida fechada aps a deposio dos sacos de resduos; Todas as lixeiras e os contentores para resduos devem ser lavados pelo menos uma vez por semana ou sempre que houver vazamento dos sacos contendo resduos; A equipe de limpeza deve ser orientada para no esvaziar nem reaproveitar os sacos de resduos. proibida a prtica de virar o resduo de um saco para outro e empurrar os resduos com a mo ou com o p para liberar mais espao no saco; O acondicionamento e a identificao correta dos resduos tambm so importantes para a segurana da equipe de limpeza que faz o transporte dos resduos dentro da instituio at o abrigo externo, e das empresas que coletam os resduos para a disposio final. Por isso, importante que os profissionais do laboratrio tenham cuidado especial para jamais descartar resduos perfurocortantes sem utilizar a embalagem apropriada.

Armazenamento temporrio interno e externo


Os resduos j separados, acondicionados, identificados e tratados, quando for o caso, devem ser armazenados em contentores apropriados prximos aos pontos de gerao, para aguardar a retirada para o abrigo externo de resduos.

Cuidados no armazenamento temporrio

Os sacos de resduos no podem ficar dispostos diretamente no cho. Devem ficar em contentores com tampa, identificados de acordo com o tipo de resduo;

Ateno
Para os resduos do Grupo A, a permanncia nos contentores de armazenamento temporrio interno no deve ultrapassar oito horas.

O local de armazenamento (abrigo externo de resduos) deve ter condies de garantir a guarda dos resduos em condies seguras e sanitariamente adequadas at a realizao da coleta externa.

Saiba mais
As caractersticas exigidas para o abrigo externo de resduos esto detalhadas na RDC 306/ANVISA/2004.
Biossegurana - Laboratrios de DST, Aids e Hepatites Virais Aula 06 - Descarte de resduos

Potrebbero piacerti anche