Sei sulla pagina 1di 5

REPORTAGEM

Captao
e gravao de gaita
A captao da gaita realmente algo muito especial. Por no ser um instrumento amplamente utilizado, muitas vezes os gaitistas encontram dificuldades pelo simples fato do desconhecimento. Esses msicos esto trabalhando para reverter essa situao e falam como produzem um som particular.
Karyne Lins karynelins@backstage.com.br

lavio Guimares foi o primeiro a utilizar a gaita diatnica, que era praticamente desconhecida no Brasil, que j tinha uma tradio de gaita cromtica e a popularizao da diatnica comea na segunda metade dos anos 80 com a fundao do Blues Etlicos, que tinha na gaita uma sonoridade totalmente diferente. Ela era usada por artistas como Bob Dylan para estilos de folk e rock. Flavio se especializou e neste tipo de gaita e passou a ser requisitado para gravaes em discos de Rita Lee, Ed Motta, Tits, Cssia Eller, Luiz Melodia e outros.

No estdio
Os msicos passam as idias e ouvem os palpites de captao dos tcnicos. Os tcnicos no precisam necessariamente saber dominar este instrumento, mas precisam conhecer pelo menos o

tipo de som que querem da gaita. O ideal que seja um trabalho em conjunto. De uma forma geral, j tenho uma idia do resultado que quero obter, mas o tcnico importante para auxiliar na obteno deste objetivo, disse Jos Staneck, gaitista de jazz e clssico. Em sua vasta experincia, Jefferson Gonalves disse que a maioria dos tcnicos gosta de gaita limpa, captada pelo microfone de voz. Porm, este som nem sempre fica bom para o tipo de msica que vai ser gravada. A parceria em estdio comea quando o instrumentista mostra outras possibilidades e deixa a critrio do tcnico escolher a melhor. Nos meus CDs, eu sempre trabalho em parceria com o tcnico do estdio. Gosto de gravar a gaita por ltimo e para cada msica eu testo maneiras diferentes de captao, como aconteceu no meu primeiro solo Gria, disse Jefferson Gonalves.
Foto: Divulgao

Flavio Guimares

48 www.backstage.com.br

REPORTAGEM

Guta Menezes prefere que tudo seja feito a dois. Cada msico tem sua maneira de tocar. Logo, a captao deve ser feita de acordo com a concepo de cada msico, respeitando o conhecimento do profissional do som, disse Guta. Johnny Rover, msico brasileiro morando atualmente nos EUA, concorda que depende do tipo de produo, experincia do msico e do tcnico de gravao. Eu tenho o meu conceito prprio para gravar, mas estou sempre aberto a sugestes do tcnico do estdio ou do produtor, disse.

Foto: Juliana Vieira/Divulgao

Jefferson Gonalves

Foto: Divulgao

Luiz Avellar e Jos Staneck (em p)

na rea de blues, e com o Jos Staneck, Mauricio Einhorn e o Gabriel Grossi na rea de jazz brasileiro, confirmou Daniel Cheese, que j gravou quase todos os artistas em 20 anos de carreira.

Em gravaes de outros artistas ou bandas, na maioria das vezes o produtor do CD ou o prprio tcnico do estdio j sabem como fazer isso (Jefferson)

Conceito de gravao e captao


Johnny Rover disse que esse conceito depende do estilo e objetivo do trabalho, do msico e da produo. Para cada estilo musical onde se insere a gaita h um tipo de timbragem especfica. Para cada padro de gravao e para cada estilo existe um tipo de regulagem e timbragem diferentes para o instrumento, assim como a guitarra. No se grava uma guitarra de jazz da mesma forma que uma guitarra de rock, o equipamento e a regulagem so completamente diferentes e na gaita acontece o mesmo.

Especializao em gaita
Daniel Cheese, Fbio Mesquita e Roberto Reis so alguns exemplos de tcnicos que esto acostumados a gravar e trabalhar em shows com bandas que possuem gaitistas e isso facilita muito na hora da gravao. Se o tcnico tambm msico e conhece os fundamentos, pequenos problemas podem ter soluo rpida apenas com uma breve olhada na partitura. preciso sensibilidade, acuro auditivo e conhecer bem os equipamentos e como eles resultam em seu estdio, opinou Staneck. O Blues abre um leque inesgotvel de improvisos. Com isso, posso me dar ao luxo de experimentar novas alternativas de gravao. J consegui timos resultados com o Jefferson Gonalves e o Flvio Guimares

Jefferson no adota um conceito nico ou uma regra. Foi testando e procurando um som diferente para cada estilo. Testa vrias possibilidades de captao e principalmente configuraes de equipamento. Em gravaes de outros artistas ou bandas, na maioria das vezes o produtor do CD ou o prprio tcnico do estdio j sabem como fazer isso. Quando acho que posso dar algum palpite eles me deixam a vontade, mas na maioria dessas gravaes o padro do timbre bem limpo, sem uso de amplificadores. A captao feita por um microfone de voz, explicou Jefferson. Muitos gaitistas gostam de captar o som junto ao corpo do instrumento, mas dependendo do estilo podem tentar outras captaes, disse Guta Menezes. Jos Staneck disse que esse conceito se desenvolve de acordo com cada um. cla-

Modelos de Gaitas
Existem vrios modelos de gaitas. As mais usadas so a cromtica e a diatnica. Dentre esses dois modelos existe uma infinidade de configuraes. Existem gaitas com corpo em madeira, ABS, metal, plstico, etc. Quando se fala de gaita com corpo de madeira, abre-se um leque muito maior, pois dependendo do tipo de madeira usada o timbre da gaita muda. Alm do corpo outra parte da gaita que influencia na sonoridade e no timbre a placa de proteo. Dependendo do tamanho dessa placa e do modelo, ela produz um som diferente. As placas de vozes (nome da parte da gaita onde ficam as palhetas) tambm ajudam na timbragem, pois dependendo da espessura das placas de vozes o timbre tambm muda. Isso tudo somado regulagem que cada gaitista faz em suas gaitas mais o modo que segura e como sopra e aspira a gaita, cada um vai ter uma sonoridade particular. Por isso que no adianta usar a mesma gaita, o mesmo amplificador ou o mesmo microfone de um determinado gaitista, pois o som que voc vai tirar completamente diferente. Cada um tem um tipo de arcada dentria, tamanho de lngua, mo, etc. Essas coisas interferem diretamente no som que sai do instrumento.

www.backstage.com.br 49

REPORTAGEM

ro que, dependendo do estilo musical, pretendemos obter um resultado diferente, mas isso passa pela execuo e no pela captao, opina Staneck. Guta lembrou que existe uma procura de informao para o aprimoramento das tcnicas de captao e gravao. Seja na utilizao de novos microfones ou mesmo na experimentao com novos modelos de gaitas.

Foto: Divulgao

A preferncia particular por salas e microfones


Quando Jefferson vai gravar com amplificador, procura usar a mesma sala onde so colocados os amplificadores de guitarra e quando grava gaita limpa, direta no microfone de voz, usa a mesma sala de gravao de voz. Quando se tem uma sala com boa reverberao ele usa o reverb natural da sala e dispensa pedais de reverb. Na minha opinio, uma boa sala trabalhada em conjunto com uma boa captao o ideal para uma boa gravao. Eu j gravo o som com todos os efeitos e regulagens prontas e o que vale a captao. No gosto de gravar e depois acertar timbres em programas de gravao. O mximo que fao passar o que foi captado do meu som por um pr-valvulado e assim fazer a mixagem, disse Jefferson. Staneck j teve oportunidade de gravar em vrias salas e disse gostar das no muito reverberantes e menores. Hoje no tenho a menor dvida de que o melhor microfone para gravao de gaita cromtica, para desespero de todos os tcnicos e durante muito tempo para mim tambm, ainda o SM58 segurado na mo. Por isso prefiro salas menores onde o som acstico fica mais envolvente, opinou Jos Staneck. Guta Menezes lembra que, a principio, j que captado o som colado ao instrumento, a reverberao da sala no usada. Porm, no caso de se usar outro microfone condensador para ambincia, a sala ter influncia no som. Como se especializou em gaita cromtica, prefere usar os microfones SM58 ou Audix Fireball desenvolvido para o instrumento. Ambos so microfones dinmicos e cardiides. Gravo segurando o microfone junto ao corpo da gaita para pegar o som direto e captar mais os mdios e graves. Porm, se quiser somar, pode-se usar mais um microfone condensador para captar a ambincia, como o AKG 414 BTLII ou Neumann U87.

O bsico na captao
No blues, a maioria das gaitas gravada com o uso de um amplificador valvulado e de um microfone estilo Bullet, pode ser o Astatic ou o 520D. Esses so modelos que se encontram no mercado, mas existem aqui no Brasil e no exterior pessoas que pegam microfones antigos e fazem modificaes para usar na gaita. Na grande maioria, esses microfones tm um som bem parecido, sujos e graves, dependendo do tipo da cpsula usada ele distorce mais ou menos. Essa saturao ouvida nas gaitas de blues feita com a combinao do microfone e do amplificador. As vlvulas que so usadas nos amplificadores de gaita tm um ganho menor e por isso pode aumentar o volume sem ter microfonia. Assim, as vlvulas produzem

Jehovah da Gaita

uma saturao natural. Essa configurao bastante usada em gaitas diatnicas, mas alguns gaitistas usam essa configurao para gaita cromtica tambm. A captao bem parecida com a captao feita para guitarra. Coloca-se o amplificador em uma sala e a captao feita por um microfone colocado na frente de auto falante do amplificador e enviado para o sistema de gravao. Para country, pop, jazz ou at mesmo no blues pode-se usar essa mesma configurao mudando apenas o microfone usado na gaita.

Jeohvah da Gaita
Jeohvah da Gaita toca profissionalmente h quarenta e sete anos e j gravou com importantes artistas do Nordeste, como o trio harmnico Alcymar Monteiro (Canhoto da Paraba), Cludio Almeida, Reginaldo Rossi, CDs internacionais com a cantora Tea Calazans, editados na Frana, entre outros. Ele contou um pouco da histria da introduo da gaita no Nordeste. Esse fato data de pocas imemoriais, pelo fato de ser um instrumento extremamente melanclico e de muito baixo custo, muito identificado com o sofrimento do povo nordestino, como j de conhecimento da maioria das pessoas na obra de Z Dantas, Humberto Teixeira, Luiz Gonzaga, Catulo da Paixo Cearence, entre outros. A tristeza e a saga deste povo abordada no somente na msica, mas tambm na literatura, como a de Euclides da Cunha, que versa sobre a saga do nordestino e sua capacidade de resistir a todo tipo de obstculo. A principal caracterstica da msica nordestina a utilizao do modo grego Mixoldio, forma que consiste na utilizao de escala com aplicao da stima diminuta e a quinta aumentada na melodia, o que d um carter de msica rabe. A harmnica conhecida no Nordeste por pelo menos uma dezena de nomes, comeando por Zonofona-Harmoinca (a grafia esta mesmo), vialjo-realejo, gaitinha, e enfim, gaita de boca.

50 www.backstage.com.br

REPORTAGEM

Flvio Guimares j usou um banheiro de estdio para captar a ambincia do local e dispensar reverb. Ficou muito bom. Depois, o dono do estdio adaptou o banheiro numa sala mais viva, lembrou Flvio. Johnny Rover concorda com Flvio Guimares. Se a sala tiver uma reverberao natural, isso muito bom. Por isso normal utilizar um corredor ou at colocar amplificadores no banheiro. Gosto de microfonar o(s) amplificador (es) usando dois microfones (um perto do amplificador e o outro mais distanciado) para mesclar as captaes na mixagem e assim poder escolher a dinmica e timbre mais ideal para o estilo da msica, disse Johnny Rover. Mauricio Einhorn iniciou sua carreira em 1947, aos 10 anos, no programa das gaitas Hering, na Rdio Nacional, e j so sessenta anos tocando profissionalmente. Ele lembra que o processo de captao e gravao era feito com um nico microfone e um canal na mesa. Hoje ele utiliza somente um SM58 onde leva para suas gravaes por ser, segundo ele, o mais adequado para cortar os agudos, especialmente quando usa a gaita diatnica. Johnny Rover salientou que a escolha

Foto: Divulgao

Johnny Rover

Guta Menezes

dos microfones depende do estilo do trabalho. Quanto a gaita, o corpo pode ser de madeira ou plstico ou metal, e isso interfere no timbre e na resposta. Para o estilo de blues tradicional, os preferidos so os microfones do estilo bullet, que so microfones mais antigos da Astatic, Turner, etc. Para e gaita limpa, vrios microfone de voz so de boa qualidade para a gaita tambm.

Flvio Guimares acha essencial gravar blues e rock com amplificador valvulado. Ele utiliza um Fender Super Reverb de 1972, um Fender Champ valvulado de 1958 e um microfone Astatic modelo JT30, de 1970. O som da gaita lembra o da guitarra com este sistema de amplificao. No usa pedais e dependendo do trabalho tambm usa microfones de voz, que, segundo Flvio, reforam as freqncias mdio graves. Tenho utilizado

Equipamentos
Johnny Rover explicou que amplificadores para gaita geralmente so parecidos ou iguais aos de guitarra. A maioria de valvulados, que podem ser vintage tipo um Fender Bassman 1959 ou pode ser um amplificador boutique desenvolvido especialmente para a gaita, com falantes e freqncia especialmente ajustados. Hoje existem at virtual-amps com componentes eletrnicos que simulam os timbres de um amplificador. Na opinio de Jefferson, o msico ainda deve procurar seu som e experimentar todos os modelos de amplificadores, microfones e pedais possveis e no se fechar para o que tem de novo no mercado. Little Walter foi o gaitista que mais experimentou e chamado de Hendrix da gaita. Ele foi o primeiro a amplificar o instrumento e usar efeitos. Ele experimentou tudo o que tinha na poca e criou um estilo de tocar gaita e um som prprio. Por que no fazer isso hoje? Se ele estivesse vivo estaria testando tudo o que fosse possvel, disse o msico.

Dicas
o msico ter o som expressivo e limpo no instrumento. Que s se consegue com dedicao e o passar dos anos. (Guta Menezes) Testar de tudo e verificar qual o melhor equipamento e instrumento para suas Gigs. (Jefferson Gonalves) Procure resolver primeiro que tipo de som voc quer acusticamente. Este o principal. No adianta de nada microfones de todo tipo, estdios maravilhosos, equipamentos carssimos, se voc no estiver satisfeito com o seu som natural. ele que vai determinar tudo. Jamais jogue para o equipamento um problema que seu e de sua gaita. (Staneck)

Gosto de microfonar os amplificadores usando dois microfones para mesclar as captaes na mixagem e assim poder escolher a dinmica (Rover)

microfones customizados e at um clssico SM 58. Antigos amplificadores Fender e Mesa Booguie, mas gostaria de testar os amps nacionais em minhas produes. Tenho ouvido falar muito bem deles. E a diferena pode ser na potncia do amp e a curva de equalizao, disse Daniel Cheese. Jefferson Gonalves usa um modelo de gaita que desenvolveu com a Hering em parceria com o luthier Fabrcio Casarejos. Ambos realizaram uma pesquisa detalha-

52 www.backstage.com.br

REPORTAGEM

da para criar um sistema de afinao pessoal que melhor correspondesse ao seu uso e pegada. Como toco muito forte e uso muito trato vocal na execuo dos intervalos, acordes/ bicordes, criamos uma tabela de afinao ideal para esse estilo de tocar, revelou Jefferson que usa microfones Astatic JT30, Hohner Blues Blaster, SM 58, Shaker Madcat e Mic-5 Hering Harmnicas. Para gaita amplificada, Johnny Rover gosta de uma combinao de amplificadores grandes e pequenos. Ele utilizou um Fender Concert 1962 e um Valco National ao mesmo tempo na maioria das msicas de seu disco solo que est em fase de gravao. Quanto a microfones bullet, Johnny tem um 707A, em que o elemento de cristal tem uma resposta superforte, e s usa esse microfone no estdio. Guta Menezes utiliza as gaitas Hering e gosta de gravar no Pro Tools usando alguns plug-ins como IR-L, Focusrite, Bomb Factory, SSL, entre outros. Jos Staneck procura usar monitores para que o som fique mais fiel possvel e no gosta de caixas amplificadas porque, segundo ele, normalmente alteram muito o som natural.

pendendo do objetivo do trabalho, explicou Johnny Rover. Certa vez ouvi do msico e arranjador Flvio Paiva que todo gaitista quando entra em estdio descobre que no gosta do som de seu instrumento. Isso uma grande verdade. Todos comeam a querer criar em estdio um som que no existe. Para mim, este toque foi fundamental para mudar minha concepo, no s de gravao como tambm de performance. Fao no mximo um pequeno ajuste nas freqncias de 125 e 3K e nas freqncias altas do reverber utilizado, disse Staneck.

timbre natural do instrumento se perde. Se necessrio, reverb, delay e compresso devem ser usados com cautela, disse Flvio Guimares.

Trabalho com os timbres


Primeiramente precisa-se saber qual a sonoridade que o gaitista quer. Com a tecnologia existem vrias possibilidades. O msico pode usar reverbs, distoro, delay, compressores, equalizadores, uma gama de efeitos. Basta ter o bom senso na hora de us-los para no descaracterizar o instrumento. Gosto de usar reverb do tipo Chambers para encorpar o som junto com equalizador e um pr-amplificador (Bomb Factory), disse Guta. Johnny Rover prefere um timbre mais encorpado com um pouco de distoro e dinmica harmnica. Jos Staneck hoje em dia quase no equaliza a gaita. Cada vez mais usa o som que eu reproduzo com o mnimo de interferncia. claro que se o local tiver uma reflexo dos agudos exagerada temos que fazer alguns ajustes, pois a gaita j aguda o suficiente, disse Staneck.

Certa vez ouvi do msico e arranjador Flvio Paiva que todo gaitista quando entra em estdio descobre que no gosta do som de seu instrumento (Staneck)

Mixagem Captando graves e agudos


Guta Menezes prefere um som encorpado e como a gaita tem um som metlico, se preocupa em atenuar o mdio-agudo entre 1k a 4k e dar um ganho na freqncia mdio-grave. Dependendo do tipo de microfone que Jefferson est usando numa gravao, s vezes, usa um pedal equalizador e corta algumas freqncias e depois na mixagem regula melhor, isso tudo depende tambm da tonalidade da gaita. A gaita naturalmente tem uma freqncia mais aguda, ento, captar os sons graves e mdio-graves se torna muito importante para evitar aquele timbre super fino e agudo. Um pouco de distoro tambm algo a ser considerado deSegundo Johnny Rover, escolher os microfones ideais, regular o timbre do amplificador, posicionar o amplificador e microfones corretamente facilitar a mixagem. Jefferson d a dica para pesquisar um bom local na sala de gravao onde sero colocados o amplificador e os microfones. Vai facilitar na mixagem o uso de equalizadores. Quando gravo no Pro Tools costumo usar o equalizador da Focusrite ou da Waves, s vezes uso uma leve compresso para evitar picos. Um bom instrumento afinado e sem rudos mecnicos fundamental num set de gravao. importante saber se a gravao 440 ou 442Hz, opinou Guta Menezes. Quando adicionam muitos efeitos digitais na mixagem, o

Parceria do tcnico e do msico


O ideal uma relao de respeito e dilogo com espao para criatividade. No h nenhum empecilho para que algum escreva bem para gaita, inclusive suas caractersticas se encontram em qualquer manual de orquestrao moderno. Eu acho que o tcnico precisa saber se comunicar com os msicos de forma que ajude a um ou todos a fazer os ajustes necessrios. Para se obter um bom resultado, a parceria entre tcnico e msico e muito importante, disse Rover. H tcnicos com os quais eu j gravo habitualmente h muitos anos e j sabem o que quero. Porm me deixam vontade para qualquer dilogo, confirmou Mauricio Einhorn.

54 www.backstage.com.br

Potrebbero piacerti anche