Sei sulla pagina 1di 4

Como Usar ZoneAlarm Free

Por Elaine Martins Fonte: www.tecmundo.com.br/1116-Como-Usar-ZoneAlarm-Free.htm Segunda-Feira 8 de Dezembro de 2008


Aprenda a usar este firewall e proteja seu computador. O uso de firewalls tornou-se indispensvel nos dias de hoje, ainda mais para usurios que esto constantemente acessando a Web. A principal funo de um firewall bloquear as portas de entrada do computador, permitindo ou no a passagem de dados de acordo com critrios estabelecidos as famosas Regras. ZoneAlarm um poderoso firewall desenvolvido para a proteo de qualquer tipo de conexo contra intrusos que buscam falhas de segurana para invadir seu computador e roubar todo tipo de informao que julguem relevante. Hoje voc vai aprender a utilizar os principais recursos deste programa elogiado e utilizado por muitos usurios.

PRIMEIRO CONTATO
Ao abrir o programa pela primeira vez, voc vai se deparar com uma srie de menus e links. O menu principal est localizado mais esquerda da janela, e nele que voc vai encontrar as opes mais importantes. As demais opes mostradas no programa informam o produto que voc est utilizando (firewall, antivrus, antispyware, etc.) e tambm permitem que voc adquira mais ferramentas para incrementar seu ZoneAlarm e torn-lo ainda mais eficiente no bloqueio aos invasores.

ALTERANDO AS CONFIGURAES

No menu principal, a primeira opo encontrada Overview. Ao clicar nesta, um submenu ser mostrado, contendo as opes: Main, Product Info e Preferences. A primeira delas mostra a tela inicial do programa; a segunda exibe todas as informaes do programa como verso, licena, registro, etc. A terceira alternativa , talvez, a mais importante, pois permite alterar as configuraes principais do programa. Voc pode escolher a forma com a qual o programa ir procurar por atualizaes (automtico ou manual), se deseja que o aplicativo seja iniciado assim que o Windows iniciar, esconder seu endereo de IP e ainda ter proteo contra fraudes na Internet. Sempre que voc alterar uma configurao ela ser aplicada imediatamente e de forma automtica, sem a necessidade de reiniciar o computador ou o programa.

NVEIS DE SEGURANA
Acessando a opo Firewall no menu principal possvel alterar os nveis de segurana de acesso Internet e tambm em redes internas (casa ou trabalho). Por padro os nveis so configurados como alto para a Internet, e mdio para redes. Caso voc altere o nvel de segurana das redes internas, provavelmente ser preciso criar excees, ou regras, para que voc possa acessar os demais computadores presentes na rede. Aprenda a criar as famosas regras Ao acessar a opo Zones no menu Firewall voc pode criar as famosas Regras de Acesso, que nada mais so do que voc escolher quais endereos de IP ou sites podero trocar informaes com seu computador. Algumas regras j so pr-estabelecidas pelo programa, mas voc pode edit-las, desde que saiba como fazer corretamente. Clicando no boto Add, so exibidas opes com os tipos de regra que voc pode criar. possvel escolher entre: Host/Site Permite que o site que voc colocou na regra troque todo tipo de informao com seu computador. IP Esta opo permite que apenas um endereo IP especfico tenha acesso ao Address computador. IP Range Define um intervalo de endereos IP que tm a permisso de interagir com o computador. Subnet Nesta opo voc deve informar o endereo IP e tambm a mscara de rede que

poder acessar informaes do computador. Como saber o IP Voc deve estar se perguntando: Mas como vou saber qual o endereo de IP quero liberar?. O ZoneAlarm mantm registrado todos os eventos ocorridos (bloqueio ou liberao de programas e IPs) em arquivos que so chamados de logs. Todo registro que feito possui a data e hora que ocorreu, protocolo, nome do programa, endereo de IP e diversas outras informaes. Para saber os endereos corretos que voc deve liberar, basta acessar estes logs no menu Alerts & Logs, opo Log Viewer. A tabela exibida possui uma coluna chama Source IP, que exatamente o endereo IP que voc usar para liberar os programas desejados. Se a tentativa de executa o programa desejado foi a ltima ao realizada antes de visualizar os logs, ento as informaes que voc precisa estaro presentes no primeiro registro mostrado.

PEDIDOS DE AUTORIZAO
Depois que o ZoneAlarm for instalado, ser preciso reiniciar seu computador. A partir da, toda vez que voc abrir um programa pela primeira vez, o programa ir alert-lo e perguntar se o programa ter ou no acesso s informaes desejadas. Para saber de qual programa o ZoneAlarm est alertando voc, basta prestar ateno nas informaes mostradas no balo de alerta. Na opo Application ser mostrado o nome do aplicativo que est pedindo autorizao de acesso. Se voc reconhecer o nome ali mostrado e deseja liberar o acesso, marque a opo Remeber this setting (para lembrar a deciso tomada) e clique em Allow (liberar). Mas, nem sempre o nome mostrado conhecido. Quando situaes assim acontecem, aconselhvel procurar na Internet sobre o aplicativo, qual sua funo e se seguro liberar. Cuidado, pois alguns pedidos de autorizao podem ser feitos por aplicativos do sistema ou pacotes de processos, como o caso dos svchost.exe. Se voc bloquear ou liberar por acidente algum programa, possvel alterar a escolha feita, s acessar o menu Program Control, opo Programs. Uma lista com todos os programas liberados ou bloqueados ser mostrada e alguns smbolos so mostrados ao lado de cada aplicativo: liberado, se o acesso foi bloqueado e se o programa estiver caso nenhuma ao tenha sido

tomada. Clicando com o boto esquerdo do mouse sobre estes smbolos possvel alterar a ao tomada anteriormente. Assim, no h porque tem medo de negar o acesso aos programas que voc no conhea, pois depois voc pode liber-lo sem problemas. O melhor garantir sua segurana!

Potrebbero piacerti anche