Sei sulla pagina 1di 4

Resuma

teoria

da

estruturao

de

Anthony

Giddens,

explicando

especialmente os conceitos de:

a)agncia e poder *No tpico Agncia e Poder, Giddens inicia afirmando que ambas esto assentadas sobre uma base comum. Sendo o agente um indivduo capaz de exibir uma gama de poderes causais ao intervir sobre o fluxo das coisas, o poder concebido como inerente ao em si. Vlido aqui ressaltar a ao como a possibilidade de criar uma diferena.

neste sentido que relaciona o estudo de Bachrach e Baratz, em seu conceito de duas faces do poder. A primeira destas faces considera a capacidade do indivduo de colocar em vigor suas preferncias e desejos. A segunda face observa que a mobilizao de tendncias est embutida nas instituies. Ao negar o poder como um recurso, mas reconhec-lo em toda a ao, afirma: Os recursos (focalizados via significao e legitimao) so propriedades estruturadas de sistemas sociais, definidos e reproduzidos por agentes dotados de capacidade cognoscitiva no decorrer da interao

b)cognoscitividade e motivao reflexiva da ao *A capacidade cognoscitiva dos agentes o ponto chave no qual refuta a ideia de indivduos enquanto sujeitos passivos, provenientes das instituies. A isto, classifica enquanto corpos dceis. As relaes do indivduo com a estrutura que o detm consistem na dialtica do controle. Ou melhor, a relao antagnica e complementar entre autonomia e dependncia permite a possibilidade de pessoas hierarquicamente menos favorecidas subverterem a estrutura e forar a adaptaes dos poderosos aos interesses que defendem. Por exemplo, funcionrios fazem greve e foram seus chefes a oferecer melhores condies de trabalho.

c)estruturao e d)princpios e propriedades estruturais *os elementos da teoria da estruturao ttulo dado ao primeiro captulo a partir da apropriao e crtica das duas correntes. Apresenta, por um lado, a primazia da ao na explicao da conduta humana, no caso da hermenutica, onde o sujeito concebido como elemento externo ao meio e a experincia deste sujeito sobre a natureza o fundamento bsico das cincias sociais e humanas, e, por outro vis, sob a tica do estruturalismo e funcionalismo, prioriza a estrutura ao humana. No sentido desta ltima, o todo social sobrepe-se s partes individuais.

Ao apresentar brevemente estas duas vertentes, Giddens afirma que as diferenas entre elas no so somente epistemolgicas, mas ontolgicas (uma proposio infere no sujeito enquanto produtor de prticas que conferem sentido estrutura que participa, enquanto a outra afirma que este sujeito produto da estrutura qual faz parte, realando, inclusive, as qualidades restritivas desta estrutura). H, neste sentido, uma necessidade recorrente durante todo o captulo em explanar acerca do significado de determinadas palavras utilizadas cuja interpretao vital para a compreenso da teoria da estruturao. Neste ponto, o autor questiona os conceitos de ao, significado e subjetividade e a relao destes com os conceitos de estrutura e coero. No entanto, reserva espao, j no incio do captulo, a breves descries da teoria da estruturao.

De acordo com esta teoria, o domnio bsico de estudo das cincias sociais est nas prticas sociais ordenadas no espao e no tempo. De natureza recursiva, as atividades humanas no so criadas por atores sociais, mas continuamente recriadas por eles atravs dos prprios meios pelos quais se expressam como atores. Estes, em suas atividades e atravs destas, reproduzem as condies que tornam possveis essas mesmas atividades. Estas questes reforam a condio reflexiva da atividade humana. neste

sentido que o autor considera a ao como um fluxo contnuo e no como um agregado de intenes, razes e motivos isolados. Giddens tambm considera o agente como um ser dotado da capacidade de discorrer sobre estas atividades. Ou seja, tem, em maior ou menor grau, cincia do que est fazendo. O termo que utiliza para aludir a tal ideia carter monitorado do fluxo contnuo. Na pgina 20, Giddens pontua: Dizer que estrutura uma ordem virtual de relaes transformadoras significa que os sistemas sociais, como prticas sociais reproduzidas, no tm estruturas, mas antes exibem propriedades estruturais, e que a estrutura s existe, como presena espao -temporal, em suas exemplificaes em tais prticas e como traos mnmicos orientando a conduta de agentes humanos dotados de capacidades cognoscitivas. Prope, em seguida, o teorema da dualidade entre agentes e estrutura, reforando, novamente, a caracterstica recursiva das propriedades estruturais de sistemas sociais. Estas so, segundo ele, meio e fim das prticas que elas recursivamente organizam. o momento da produo da ao tambm um momento de reproduo nos contextos do desempenho cotidiano da vida social, mesmo durante as mais violentas convulses ou as mais radicais formas de mudana social (p. 31). Esta relao comparada ao processo biolgico de homeostase, no qual o organismo se autorregula de acordo com o ambiente onde est inserido. Um processo de troca no qual a ao do indivduo influencia o meio e recursivamente influenciada por ele.

e) dualidade da estrutura *A teoria da estruturao prope o que Giddens chama de dualidade da estrutura, em que as regras e recursos esboados na produo e reproduo da ao social so, ao mesmo tempo, os meios de reproduo do sistema. Ou seja, o carter recursivo da ao (caracterstica de retroalimentao da estrutura pela ao) se evidencia novamente. Isto faz uma referncia com as regras da vida social citados posteriormente. Neste ponto, as regras (e aqui vale uma referncia reproduo, legitimao e sanes) constituem-se como

reguladoras das interaes humanas e so reforadas pelas prprias aes dos agentes (recursividade, retroalimentao). Giddens entende as aes triviais como mais importantes na conduta social do que as leis codificadas, elas mostram a fora extraordinariamente irresistvel e convincente de que esto investidas caractersticas aparentemente secundrias da resposta coloquial (p. 27).

No se pode desprezar a influncia da rotina no processo de sustentao da estrutura e instituies. Schutz, os atores empregam esquemas

simbolizados (frmulas) no decorrer de suas atividades dirias para resolver rotineiramente as situaes da vida social (p. 26). Tais esquemas fornecem subsdios ao. So como uma capacidade genrica de reagir (e influenciar) a uma gama de circunstncias sociais distintas. Desta maneira, as normais cotidianas so mais fixas e restritivas do que podem parecer, pois so executadas comumente (referindo-se ideia de conscincia prtica). Giddens persiste em sua argumentao centrando na relao dual entre agente e estrutura (incluindo a relao de retroalimentao entre eles), referenciando com as relaes de poder estabelecidas nas (e atravs das) aes e reconhecendo a pujana das relaes rotineiras no processo de estruturao. Ao fim do captulo 1, Giddens apresenta a abordagem destinada ao captulo seguinte, relacionando tempo, corpo e encontros. Cabe aqui memorar a distino entre tempo reversvel e tempo irreversvel. A primeira noo de tempo se evidencia na vida social, atravs da reproduo de prticas e aes. A vida cotidiana possui um carter inerentemente repetitivo. O tempo irreversvel, por sua vez, configura-se no tempo do organismo. A vida do indivduo finita e, sendo o corpo compreendido como locus do self ativo, vlido pensar a constituio do self como somatrio do tempo reversvel e irreversvel. Neste sentido, Giddens conclui o presente captulo observando as relaes espao-tempo como fundamentais para produo e reproduo da vida social.

Potrebbero piacerti anche