Sei sulla pagina 1di 6

Soluo para recuperar arquivos de HDs danificados

Por Douglas Ciriaco Fonte: www.tecmundo.com.br/4578-Solucao-para-recuperar-arquivos-de-HDs-danificados.htm Quinta-Feira 8 de Julho de 2010


Se voc tentou ligar o computador e se deu conta que o HD deu pau, acalme-se. O Baixaki ensina voc a usar o Redo Backup and Recovery e recuperar os arquivos do disco. Quem j passou por uma situao dessas, sabe o quanto ela pode ser desesperadora. Voc liga o PC e o HD simplesmente no funciona. Pois bem, o Baixaki vai ensinar voc a recuperar seu disco danificado. importante fazer algumas ressalvas antes de comear esse processo. O Redo Backup and Recovery permite que voc acesse a internet enquanto usa o aplicativo, portanto, possvel acessar este tutorial para acompanh-lo enquanto recupera os arquivos. Vale indicar tambm que o Redo Backup and Recovery pode ser usado para recuperar parties, CDs, DVDs e at pendrives danificados. Alm disso, o aplicativo serve para simples recuperao de arquivos deletados por engano. Se voc possui mais de um disco rgido no computador, um com o sistema operacional e outro com dados, o Redo tambm pode recuperar o HD quando um deles apenas est danificado. O Redo Backup and Recovery uma distribuio Linux especfica para a recuperao de discos danificados, pois precisa ser instalada em um CD e bootada para funcionar e recuperar os arquivos de um disco com problemas. Sem mais delongas ento, aprenda a recuperar arquivos com o Redo Backup and Recovery.

Pr-requisitos
Para realizar este tutorial voc precisa de um disco gravvel virgem e tambm do Redo Backup and Recovery. Clique no boto abaixo para fazer o download do aplicativo.

Faa voc mesmo


Aps baixar e gravar o Redo Backup and Recovery em um CD, reinicie o computador com ele no drive. O aplicativo iniciado e preciso ficar atento para selecionar o idioma, pois so apenas trs segundos para isso. A interface do Redo bem intuitiva e voc no encontrar problemas para realizar as tarefas necessrias a fim de recuperar arquivos.

Clique sobre a opo Menu e depois em File Recovery (Recuperao de arquivos) para iniciar a recuperao de um disco danificado.

A recuperao feita por meio do programa PhotoRec, que aberto nesse instante. O passo seguinte deve ser a seleo do disco a ser recuperado. No exemplo abaixo, o disco selecionado um HD. Note a inscrio HARDDISK, selecione-a e pressione a tecla Enter.

Seguindo adiante, selecione que tipo de partio ser examinado. Como voc provavelmente estar usando um PC (independente do sistema operacional Windows ou Linux) deve selecionar a opo [Intel] Intel/PC partition. Confirme com a tecla Enter.

Na tela seguinte preciso ficar atento, pois mudanas cruciais podem aparecer em diferentes computadores. No exemplo abaixo, no h nenhuma partio no disco examinado, porm, se voc possui um disco particionado ou ento mais de um HD, necessrio prestar muita ateno e selecionar o dispositivo correto pressionando a tecla Enter.

A prxima deciso a tomar a respeito do sistema de arquivos utilizados por seu disco rgido. Se voc usurio de Windows, provavelmente deve utilizar um dos sistemas presentes na opo [Other] FAT/NTFS/HFS+/ReiserFS/.... Se voc utiliza o Linux, a mais provvel [ext2/ext3] ext2/ext3/ext4 filesystem.

Obviamente, se voc usa um sistema de arquivo diferente do tradicional em seu Windows ou Linux, selecione o correto e siga adiante pressionando a tecla Enter. O prximo passo tambm varia muito de acordo com cada usurio. Nele voc deve selecionar o diretrio para qual sero enviados os arquivos recuperados. Recomenda-se que o destino dos arquivos no seja a mesma partio em que se encontram agora, para garantir a integridade dos arquivos. Pressione Enter para seguir adiante.

Agora vem a parte mais demorada: a anlise. O programa analisa todos os blocos de informaes existentes no disco selecionado e isso deve levar muito tempo (at vrias horas, dependendo do tamanho total do HD ou partio verificada).

Ao final do processo voc tem um resumo, informando quantos arquivos foram recuperados do dispositivo danificado.

E aqui acaba este tutorial. importante ressaltar mais uma vez que as imagens so meramente ilustrativas e podem no corresponder s exibidas no computador de cada usurio. Tenha sempre uma boa dose de bom-senso na hora de utilizar programas desse tipo.

Potrebbero piacerti anche