Sei sulla pagina 1di 7

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

1 CARACTERSTICAS GERAIS DO ARTIGO CIENTFICO - HISTRIA Os artigos cientficos podem ser originais, relatos de experincia, estudos de caso, e outros. E apresentam de forma concisa, porm completos, os resultados de estudos ou pesquisas. Distinguem-se dos demais tipos de trabalhos cientficos pela sua reduzida apresentao da dimenso e contedo. E por apresentarem um contedo completo, permitem ao leitor, devido a descrio da metodologia empregada, os resultados obtidos a repetio da experincia (a pesquisa) apresentada RESUMO

1.1 ESTRUTURA O artigo constitudo de pr-textuais, textuais, e ps-textuais. 1.2 ELEMENTOS PR-TEXTUAIS So aqueles que antecedem o texto e ajudam na sua identificao e utilizao. Deve ser observado que todos os elementos pr-textuais, devero estar na mesma pgina, que no contem numerao. a) Ttulo e Subttulo (se houver) em lngua portuguesa. O ttulo deve conter as palavras com letras em maisculas, e o subttulo, apenas, iniciado com letra maiscula, devem ser grafado em letras minsculas separados por dois-pontos (:), deve ser centralizado e com espaamento entrelinhas de 1,5 linha e em negrito. b) Identificao do(s) autor(es), orientador e faculdade. Dois espaos simples devem separar a ltima linha do ttulo e subttulo (quando houver) do nome completo do primeiro autor (quando o artigo tiver mais de um autor). O nome do(s) autor(es) devem ser grafados com a primeira letra em maiscula e as demais em minsculas, para cada nome alinhados a esquerda (formatao personalizada). Conforme NBR 6022. O nome do autor deve ser acompanhado de um asterisco (*), em caso de apenas um autor e de dois asteriscos para o segundo autor, quando houver. Dever ser explicado em nota de rodap que o (s) autor (es) / so concluinte (s) do Curso de Bacharel em Cincia da Educao, ou Administrao Pblica e Empresarial. O endereo eletrnico do(s) autor(es), abaixo dos respectivos nomes, bem como a titulao, o nome do orientador seguido de seu e-mail. O nome da faculdade, com as letras iniciais maisculas, seguida de seu E-mail:fribapa@yahoo.com.br faculdade, para contato. c) Resumo na lngua portuguesa Dois espaos simples devem separar a ltima linha do nome da Faculdade para o resumo do artigo. O resumo deve conter no mximo 250 palavras, com a justificativa do artigo, o objetivo geral, metodologia sinttica, resultados alcanados e a concluso. O texto deve ser justificado, em espao simples. Ex:

O fenmeno esporte um dos contedos mais aplicados na educao fsica escolar brasileira; alvo de constantes discusses dos pesquisadores e estudiosos do tema, este fenmeno ser aqui abordado a partir da amplitude de possibilidades metodolgicas que o mesmo oferece ao longo do processo de ensino e aprendizagem na escola, que agregadas a uma perspectiva educacional permitem a ampliao da interveno do professor. luz da pedagogia do esporte, sero discutidos os propsitos do esporte dentro do programa de educao fsica escolar; uma breve discusso acerca dos mtodos de ensino e do estmulo de competncias na escola atravs do esporte ser encaminhada a seguir. Por fim, j nas consideraes finais, sero contempladas as possibilidades de interveno no e pelo esporte a partir dos referenciais metodolgico e scio-educativo. PALAVRAS-CHAVE: Pedagogia, esporte, interveno, ambiente, escolar.

Palavras-Chave Um espao simples deve separar o resumo das palavras-chave. Devem ser especificadas no mnimo trs e no mximo cinco palavras constantes nos assuntos mais tratados no artigo. O texto deve ser justificado, e em espao simples e conter no mximo 250 palavras.

1.3 ELEMENTOS TEXTUAIS Segundo a norma, esses elementos so constitudos por: Introduo, Desenvolvimento e Concluso.

1 INTRODUO A finalidade da Introduo apresentar todo o texto de forma sinttica. Deve comear informando sobre os motivos que levaram os autores a realizar o estudo. Logo em seguida, como uma conseqncia natural, deve ser apresentado e explicado o objetivo geral do texto. A introduo termina com a apresentao da forma como o texto est organizado. (na pgina da Introduo comea a numerao do artigo, embora se considere a(s) anterior(es) Desenvolvimento (Esta palavra no figura no texto).Figura como:

2 FUNDAMENTAO TERICA O texto que compreende o desenvolvimento o artigo cientfico propriamente dito, que dever conter no mnimo 30 laudas. composto, obrigatoriamente, dos seguintes elementos: Fundamentao Terica, Metodologia da Pesquisa, Anlise e Discusso ou Interpretao dos Resultados e Concluso. A fundamentao terica apresenta a teoria de base ou o arranjo terico, apresentado em tpicos, que ser utilizado para avaliar os resultados empricos obtidos com a pesquisa bibliogrfica, com citaes diretas e indiretas e contraposio dos alunos autores do Artigo

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.
Ex de citao indireta: [...] idias e fatos discutidos com base em referencial terico; estilo apurado e organizado redao clara, precisa e concisa; relevncia temtica utilidade para seus pares, comunidades cientficas e desenvolvimento da cincia; rigor documental clareza nos procedimentos e delimitao precisa identificao das fontes (primrias e secundrias), explicao e crtica dos procedimentos e material utilizado. (SECAF, 2000. p. 21). problema da pesquisa e /ou confirmar a hiptese geral do trabalho, seguida de uma breve explicao. Os pargrafos seguintes concluso devem sintetizar cada resultado parcial obtido de cada pergunta / questo norteadora, ou hiptese acessria. A concluso deve terminar ressaltando a relevncia e as limitaes da pesquisa.

1.4 ELEMENTOS PS-TEXTUAIS So aqueles que complementam o trabalho

Todo documento citado e analisado deve constar nas referncias no final do trabalho. A citao do autor referendado pode anteceder ao enunciado, constando de nome do autor, com a primeira letra maiscula, a data e a pgina, da citao direta, obrigatria. Aceita-se, tambm a citao no final como no exemplo acima. Ser composto de ttulo, em negrito e caixa alta, seguindo a ordem de numerao.Os sub-ttulos tambm em caixa alta sem negrito.

a) Ttulo e subttulo (se houver) em lngua estrangeira. O ttulo deve conter as palavras com letras em maisculas, e o subttulo, apenas, iniciado com letra maiscula, devem ser grafado em letras minsculas separados por dois-pontos (:), deve ser centralizado e com espaamento entrelinhas de 1,5 linha e em negrito. b) ABSTRACT Dois espaos simples devem separar as palavras-chave do Abstract. O abstract o resumo com verso em ingls, siga as mesmas orientaes apresentadas para o resumo. c) KEYWORDS Dois espaos devem separar o Abstract das KeyWords. Siga as mesmas orientaes apresentadas para as palavras-chave. d) NOTA(S) EXPLICATIVA(S) Dever ser utilizada em rodap na pgina de ocorrncia das mesmas, precedida de numerao. e) REFERNCIAS Dever ser utilizada a orientao da NBR 6023 (maio /2003) Informao e documentao Referncias, com os sobrenomes dos autores por ordem alfabtica.

3 METODOLOGIA DA PESQUISA A Metodologia tem como finalidade explicar, com detalhes, as regras que foram seguidas para gerar os resultados da pesquisa. Obrigatoriamente deve apresentar: As perguntas acessrias ou hipteses acessrias de pesquisa, Caracterizao da pesquisa: tipo de pesquisa, design da pesquisa, mtodo utilizado, unidade de anlise, nvel de anlise e tipo de corte temporal, Populao e amostra (quando a pesquisa for quantitativa) ou sujeitos (quando qualitativa ou populao igual ou inferior a 40), Dados: tipos, instrumentos de coletas, forma de anlise e interpretao, alm dos tipos de exposio, Limitaes do estudo: aspectos do trabalho que significam suas fraquezas, seus pontos fracos.

4 ANLISE E DISCUSSO DOS RESULTADOS Deve ser organizada em torno das perguntas norteadoras ou hipteses de pesquisa para que facilite a compreenso dos resultados. Em seguida, essas respostas parciais devem ser comparadas com a fundamentao terica do trabalho. a essa comparao que se chama de Discusso dos Resultados. dessa discusso que sero geradas as descobertas, os achados da pesquisa, em acordo ou desacordo com a teoria. Da discusso dos resultados que nasce a concluso do trabalho. 5 CONCLUSO A Concluso se constitui em dizer qual foi a resposta encontrada para a pergunta feita ao seu objeto de estudo (o problema investigado), que conduziu e orientou a pesquisa. A concluso mostra o que a pesquisa encontrou. De forma sucinta, dever ser apresentada a resposta ao

ATENO: CONSULTE ARTIGOS CIENTFICOS A qualidade de um artigo cientfico pode ser medida atravs das referncias que faz a outros artigos cientficos, ou seja, quanto menos um artigo faz referncia a outros artigos, menor o seu valor. Use os peridicos que se encontram na Biblioteca Fibra, e os disponveis na Internet em revistas eletrnicas, como os do Anexo 2, indicados para o Curso de Administrao.

2 QUADRO DE UNIFORMIZAO DE REGRAS PARA OS ARTIGOS

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.
Para facilitar a etapa de preparao editorial, devero ser observados determinados critrios de uniformizao a ser seguidos pelos autores no momento da elaborao dos artigos:
FORMATO Dever ser utilizado papel branco A4 (21 cm x 29,7 cm), Gramatura 75g/m2, Fonte Times New Roman, Ttulos, subttulos, Nomes de identificao devero ser alinhados esquerda. Cor preta, corpo do texto justificado, Tamanho 12, Fonte 12 para o texto e tamanho menor para transcries longas e notas de rodap (10), A verso final dever ser entregue em quatro (03) cpias, sendo uma para cada um dos membros da banca, uma para o orientador. Aps as correes indicadas pela Banca a verso final impressa dever ser colocada em envelope na cor amarela juntamente com a gravao de cpia em CD, para ser protocolada no Balco de Atendimento FIBRA. O Trabalho de Concluso dever ser impresso em apenas um lado da folha do papel. Esquerda e superior 3 cm / Direita e inferior 2 cm. Recuo especial de primeira linha do pargrafo: 1,0 cm, Recuo de pargrafo para citao direta (ou longa): 4 cm da margem esquerda, Recuo entre pargrafos: antes 6 pt. Espao 1,5 para todo o texto, Espao simples para os resumos, transcries longas (mais de trs linhas sem aspas ( ). As referncias so apresentadas em espaamento simples entre linhas e, entre uma referncia e outra o espaamento duplo. Todas as folhas do trabalho, a partir da folha de rosto, em se tratando de monografia, devem ser contadas, mas no numeradas. A numerao aparece, embora se conte as anteriores, a partir da primeira folha da parte textual (INTRODUO), no canto superior direito, em nmero arbico. Para Artigos a Introduo sempre recair no n 2 Quando aparecem pela primeira vez, primeiro por extenso e depois a abreviatura ou sigla entre parnteses. As notas de rodap destinam-se a prestar esclarecimentos ou tecer consideraes que no so includas no texto para no interromper a seqncia lgica da leitura. Sugerimos que tais notas sejam pouco utilizadas e que estejam situadas ao final de cada pgina, e no no fim do artigo. Meno, no texto, de uma informao extrada de outra fonte (NBR 10520 ago/2002). Use preferenciamente citaes indiretas/parfrases. (aspas): apenas para metforas, transcries e CITAES (consultar NBR 10520 (ago/2002) Informao e documentao Apresentao de citaes em documentos, negrito: somente para ttulos de captulos, tpicos, tabelas e grficos (consultar NBR 6024 (maio/2003) Informao e documentao Numerao progressiva das Sees de um Documento Escrito; sublinhado: jamais utilizado; itlico: palavras estrangeiras, ttulos de livros, jornais, artigos, teses etc., quando aparecerem no corpo do texto. Apenas muito excepcionalmente o itlico deve ser usado para ressaltar palavras e expresses a sugesto, no entanto, que esse artifcio seja evitado. Quando forem necessrias devem aparecer destacadas do texto consulte a NBR 6022 p. 5.

EQUAES E FRMULAS

MARGEM RECUOS

ILUSTRA ES

Use a no ser que no tenha palavras para explicar o que ilustrao capaz de explicar por si mesma, ou quando os dados que a ilustrao contenha exigir explicaes, como o caso de tabelas e grficos. Sua identificao deve aparecer na parte inferior, precedida de sua identificao seguida de seu nmero de ordem de ocorrncia no texto em algarismos arbicos, do respectivo ttulo e/ou legenda explicativa de forma breve e clara. A ilustrao deve ser inserida o mais prximo do trecho a que se refere. FIGURAS: identificao na parte inferior seguida de seu nmero arbico e seu ttulo. TABELAS: identificao na parte superior seguida de seu nmero arbico e seu ttulo. Deve ser inserido o mais prximo possvel do trecho a que se referem.

ESPAAME NTO ENTRE LINHAS

PAGINA O

3 SISTEMA DE AVALIAO DO ARTIGO A avaliao do artigo cientfico de que trata guia ser feita com base na apreciao de dois blocos de indicadores de desempenho: Apresentao escrita e apresentao oral, realizados em duas etapas distintas, conforme Anexo A. A avaliao do texto impresso ser feita mediante apresentao dos elementos pr-textuais e textuais do artigo. A nota totalizar 10,0 (dez) pontos; A avaliao da apresentao oral ser realizada mediante a apreciao dos indicadores abaixo.

ABREVIATU RAS E SIGLAS NOTAS DE RODAPE GRIFOS

CITAES

3.1 QUALIDADE DA APRESENTAO. Os membros da banca avaliaro se o graduando fez sua apresentao, que dever ser de 15 minutos, de forma clara, de maneira que tanto os avaliadores quanto o pblico presente a tenham compreendido; se a apresentao ocorreu de forma lgica, com incio, meio e fim; e se os recursos audiovisuais foram utilizados com adequao. A nota mxima deste indicador ser de 1,0 (um)

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.
ponto. 3.2 SEGURANA E URBANIDADE Ser pontuado se o graduando respondeu com segurana as argies dos membros da banca e se tratou com gentileza e cordialidade as crticas e questionamentos que por ventura tenha sido alvo. A nota mxima deste indicador ser de 2,0 (dois) pontos. 3.3 DOMINIO SOBRE O ESTADO-DA-ARTE OU ARRANJO TERICO UTILIZADO O graduando ser avaliado pelo seu domnio do estado-da-arte ou arranjo terico que serviu de base para a pesquisa de campo de seu artigo. A banca se certificar quanto ao domnio dos conceitos, dimenses analticas, categorias analticas e variveis que compem a(s) explicao(es) sobre a realidade que pretende explicar o artigo. Dessa forma, quanto maior o domnio do acadmico sobre o estado-da-arte ou arranjo terico utilizado, maior a probabilidade de alcanar a nota mxima de 2,0 (dois) pontos deste indicador. 3.4 DOMNIO DO MTODO Os avaliadores se concentraro na certificao de que o graduando trabalhou com adequao cada um dos elementos do mtodo de pesquisa utilizado. importante a relao do mtodo com a teoria de base e a gerao dos resultados da pesquisa. A nota mxima para este indicador de 2,0 (dois) pontos. 3.5 ANLISE E AVALIAO DOS RESULTADOS Basicamente dois aspectos sero avaliados: a) se os resultados apresentados esto em consonncia com as perguntas ou hipteses acessrias de pesquisa; e b) se esses achados foram discutidos e comparados com a fundamentao terica do Artigo. A nota mxima para este indicador ser de 2,0 (dois) pontos. Como POSTER ou PAWER POINT, devendo conter os seguintes itens: Identificao da Faculdade (LOGOTIPO), DO (S) AUTOR (ES) ALUNO/A (O/AS), DO ORIENTADOR; TEMA / TTULO; PROBLEMA; OBJETIVO GERAL; PERGUNTAS NORTEADORAS; FUNDAMENTAO TERICA; METODOLOGIA; RESULTADOS. 4 RELATRIO DE PESQUISA - TRANSCRIO NORMA NBR 14724 MAR/2005 INFORMAO E DOCUMENTAO TRABALHOS ACADMICOS APRESENTAO

A ABNT NBR 14724 foi elaborada no Comit Brasileiro de Informao e Documentao (ABNT/CB-14), pela Comisso de Estudo de Documentao (CE-14:001.01). O Projeto circulou em Consulta Nacional conforme Edital n 02, de 28.02.2002, com o nmero de Projeto ABNT NBR 14724. Seu Projeto de Emenda 1 circulou em Consulta Nacional conforme Edital n 03, de 31.03.2005. Esta segunda edio incorpora a Emenda 1 de 30.12.2005 e cancela e substitui a edio anterior (ABNT NBR 14724:2002). Segundo essa norma, a qual estabelece os princpios gerais para a elaborao de trabalhos acadmicos (teses, dissertaes e outros), visando sua apresentao instituio (banca, comisso examinadora de professores, especialistas designados e/ ou outros). 4.1 OBJETIVO Uma vez que vrias so as possibilidades de construo de um Relatrio de Pesquisa, o que determina o seu roteiro de elaborao so as normas estabelecidas pela Instituio de Ensino, rgo, Departamento, dentre outros. O que se deve ressaltar, que conforme a objetivo da atividade acadmica, esse termo recebe diferentes significaes. No geral so utilizadas as denominaes abaixo relacionadas: Trabalho de Concluso (Bacharelado) / TC Monografia, Trabalho de Final de Curso Ps-Graduao (Latu Sensu) - Monografia, Trabalho de Concluso de Programa de Mestrado (Strictu Sensu) Dissertao, Trabalho de Concluso de Programa de Doutorado (Strictu Sensu, Ps-Doutorado e Livre docncia) Tese, Pesquisas Cientficas sem vinculao com Instituio de Ensino Relatrio de Pesquisa.

3.6 CONCLUSO Dois aspectos sero avaliados: a) se o artigo traz uma contribuio para a problemtica levantada no incio do estudo. Se os objetivos propostos foram alcanados. Dever fechar apresentando sugestes de melhorias. A nota mxima para este indicador de 1,0 (um) ponto. 3.7 NOTA FINAL (MNIMA DE 7,0 pts) A nota da apresentao do trabalho escrito ser somada com a nota obtida com a apresentao oral e divididas por 2, gerando a mdia que representar a Nota Final do Trabalho de Concluso. 3.8 FORMAS DE APRESENTAO BANCA

4.2 DEFINIES Essa norma define as seguintes situaes: a) Trabalhos acadmicos similares (trabalho de concluso TC, trabalho de graduao interdisciplinar TGI e outros): Documento que representa o resultado de estudo, devendo expressar conhecimento do assunto escolhido, que deve ser obrigatoriamente emanado da disciplina, mdulo, estudo independente, curso, programa e outros ministrados. Deve ser feito sob a coordenao de um orientador. b) Dissertao: Documento que representa o resultado de um trabalho experimental ou exposio

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.
de um estudo cientfico retrospectivo, de tema nico e bem delimitado em sua extenso, com o objetivo de reunir, analisar e interpretar informaes. Deve evidenciar o conhecimento de literatura existente sobre o assunto e a capacidade de sistematizao do candidato. feito sob a coordenao de um orientador (doutor), visando obteno do ttulo de mestre. c) Tese: Documento que representa o resultado de um trabalho experimental ou exposio de um estudo cientfico de tema nico e bem delimitado. Deve ser elaborado com base em investigao original, constituindo-se em real contribuio para a especialidade em questo. feito sob a coordenao de um orientador (doutor) e visa obteno do ttulo de doutor, ou similar. 4.3 ESTRUTURA A estrutura de um trabalho acadmico, dissertao ou tese compreende: elementos prtextuais, elementos textuais e elementos ps-textuais. Com a finalidade de orientar os usurios, a disposio de elementos dada na tabela 1.

4.3.1 Elementos pr-textuais Conforme essa norma, os elementos pr-textuais antecedem o texto com informaes que ajudam na identificao e utilizao do trabalho, na ordem descrita na tabela acima.

a) Capa - Elemento (obrigatrio), e tem por objetivo a proteo externa do trabalho e sobre o qual se imprimem as informaes indispensveis sua identificao, na seguinte ordem: Nome do autor(es) se for o caso, caixa alta em negrito; Ttulo e subttulo (separado do ttulo por dois-pontos (:) quando for explicativo, ou por ponto e vrgula (;), quando for complementar); se houver; Nmero de volumes (se houver mais de um, deve constar em cada capa a especificao do respectivo volume), caixa alta em negrito; Local (cidade - Estado) da instituio onde deve ser apresentado; ano de depsito (da entrega) somente a primeira letra em caixa alta, sem negrito.

Tabela 1 Disposio de elementos Estrutura Elemento Capa (obrigatrio) Folha de rosto (obrigatrio anverso da folha) Ficha catalogrfica (obrigatrio - verso da folha de rosto) Errata (opcional) Folha de aprovao (obrigatrio) Dedicatria (opcional) Agradecimentos (opcional) Epgrafe (opcional) Resumo na lngua verncula (obrigatrio) Resumo em lngua estrangeira (obrigatrio) Sumrio (obrigatrio) Lista de ilustraes (opcional) Lista de abreviaturas e siglas (opcional) Lista de smbolos (opcional) Introduo Desenvolvimento Concluso Referncias (obrigatrio) Glossrio (opcional) Apndice (opcional) Anexo (opcional) ndice (opcional)

- Folha de rosto (obrigatrio anverso da folha), deve conter os elementos essenciais identificao do trabalho: Nome do autor(es) se for o caso, caixa alta em negrito; Ttulo e subttulo (separado do ttulo por dois-pontos (:) quando for explicativo, ou por ponto e vrgula (;), quando for complementar); se houver; Nmero de volumes (se houver mais de um, deve constar em cada capa a especificao do respectivo volume), caixa alta em negrito; Natureza (tese, dissertao e outros) e objetivo (aprovao em disciplina, grau pretendido e outros); nome da instituio a que submetido; rea de concentrao; Nome do orientador e, se houver o do co-orientador; Local (cidade - Estado) da instituio onde deve ser apresentado; ano de depsito (da entrega) somente a primeira letra em caixa alta, sem negrito.

Pr-textuais

- Ficha catalogrfica (obrigatrio - verso da folha de rosto), baseada no Cdigo de Catalogao Anglo-Americano CCAA2, e deve ser elaborada por um bibliotecrio(a). Consulte a bibliotecria da FIBRA. - Errata (opcional) que consiste em uma lista das folhas e linhas em que ocorrem erros, seguidos das devidas correes. Apresenta-se quase sempre em papel avulso ou encartado; acrescido ao trabalho depois de impresso. A errata se houver, deve ser inserida logo aps a folha de rosto. O texto da errata deve estar disposto da seguinte maneira: Exemplo: Folha 52 Nota: Tente evitar o seu uso ERRATA Linha 6 Onde se l: editis Leia-se: editor

Textuais

Ps-textuais

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.
- Introduo - Desenvolvimento - Concluso

- Folha de aprovao (obrigatrio), elemento que contm o nome do autor, ttulo por extenso e subttulo, se houver, local e data de aprovao, nome, assinatura e instituio dos membros componentes da banca examinadora so colocados aps a aprovao do trabalho. - Dedicatria (opcional), folha onde o autor presta homenagem ou dedica seu trabalho. - Agradecimentos (opcional), folha onde o autor faz agradecimentos dirigidos queles que contriburam de maneira relevante elaborao do trabalho. - Epgrafe (opcional), local onde o autor apresenta uma citao, seguida de indicao de autoria relacionada com a matria tratada no corpo do trabalho. Podem tambm constar epgrafes nas folhas de abertura das sees primrias. - Resumo na lngua verncula (obrigatrio), apresentao concisa dos pontos relevantes de um texto, fornecendo uma viso rpida e clara do contedo e das concluses do trabalho. - Resumo em lngua estrangeira (obrigatrio), verso do resumo para idioma (escolhido) de divulgao internacional. - Sumrio (obrigatrio), pgina onde se coloca a enumerao das principais divises, sees e outras partes do trabalho, na mesma ordem e grafia em que a matria nele se sucede, ou seja, so acompanhadas do(s) respectivo(s) nmero(s) da(s) pgina(s). Havendo mais de um volume, em cada um deve constar o sumrio completo do trabalho, conforme NBR 6027.

Consultar seo 1.3

4.3.3 Ps-Textuais - Ttulo em ingls; ABSTRAT; KEYWORDS (obrigatrio) - Agradecimentos (opcional) - Referncias (obrigatrio) a meno no texto, de informao colhida de outra fonte (escrita ou oral), visado o melhor esclarecimento ou explicao do assunto em questo - Recomenda-se ainda a consulta a NBR 6023 da ABNT. Apresentadas em ordem alfabtica, numrica Includas aps a concluso do trabalho, Alinhadas margem esquerda, Sem recuo na segunda linha, Com espao simples, mantendo um afastamento entre uma referncia e outra de dois espaos simples.

Ex: - Lista de ilustraes (opcional), que deve ser elaborado de acordo com a ordem apresentada no texto, com cada item acompanhado do respectivo nmero de pgina. Recomenda-se a elaborao de lista prpria para cada tipo de ilustrao (quadros, lminas, plantas, fotografias, grficos, organogramas, fluxogramas, esquemas, desenhos e outros). - Lista de abreviaturas e siglas (opcional), Elemento opcional, que consiste na relao alfabtica das abreviaturas e siglas utilizadas no texto, seguidas das palavras ou expresses correspondentes grafadas por extenso. Recomenda-se a elaborao de lista prpria para cada tipo. - Lista de smbolos (opcional), que deve ser elaborado de acordo com a ordem apresentada no texto, com o devido significado. FREIRE, J. R. D.; JARDIM, F. P. O futuro da indstria petroqumica gacha. In: REAd: Revista Eletrnica de Administrao, Porto Alegre, v. 6, n. 4, jul./ago. 2000. Disponvel em: <http://read.ea.ufrgs.br/edicoes/pdf/artigo_248.pdf>. Acesso em: 17 abr. 2007. FUNDAO INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATSTICA. Normas de apresentao tabular. 3. ed. Rio de Janeiro: IBGE, 1993. - Glossrio (opcional) O glossrio uma lista de palavras especiais, termos poucos utilizados, ou de uso restrito. Quando o glossrio se fizer necessrio, dever ser colocado depois dos anexos - Apndice (opcional) Consiste em um texto, ou um documento elaborado pelo autor com o intuito de reforar sua argumentao. E devem ser identificados com letras maisculas consecutivas, travesso e pelos respectivos ttulos. - Anexo (obrigatrio) Instrumento de coleta de dados - Anexo (opcional) constitudo de materiais suplementar ao texto, e devem ser colocados aps as referncias bibliogrficas, para fins de esclarecimento ou documentao. No considerado parte essencial do texto.

4.3.2 Textuais Versa sobre o contedo apresentado e desenvolvido. E o estilo da redao do trabalho deve ser em linguagem pessoal, impessoal, ou na primeira pessoa do plural, e ser tambm totalmente consistente, ou seja, uma conveno ou critrio usado em uma pgina deve ser mantido em todo o texto. A conciso e a clareza ficam inteiramente sob a responsabilidade do autor, levando em considerao as orientaes do professor orientador. Segundo a NBR 14724 o texto organizado em trs partes fundamentais: introduo, desenvolvimento e concluso, divididos em captulos, conforme a natureza do assunto.

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.
Exemplo:

ANEXO A Representao grfica de contagem de clulas inflamatrias presentes nas caudas em regenerao Grupo de controle I (Temperatura...)

ANEXO B Representao grfica de contagem de clulas inflamatrias presentes nas caudas em regenerao Grupo de controle II (Temperatura...) - ndice (opcional) Elaborado conforme a NBR 6034.

Potrebbero piacerti anche