Sei sulla pagina 1di 42

Obsesso.

Iremos ver aqui:

Processo Obsessivo
O que aproxima as criaturas umas das outras so as associaes idealsticas que podem ser esportivas, religiosas, polticas, comerciais, etc. Visto que vivemos em constante estado de simbiose mental com outras conscincias que se comprazem no ideal que tambm nos atrai. Propulsionados pelo magnetismo que faz os iguais se aproximarem, levam, s vezes, as criaturas aos Processos Obsessivos.
Forma Pensamento

Todavia, quando uma associao visa ideais inferiores, margem das leis humanas ou das leis csmicas, essa associao toma o nome de simbiose obsessiva. E o processo que leva instalao de uma tal associao chama-se idia fixa, ou Monoidesmo. A figura ao lado descreve o incio dessa ocorrncia onde uma pessoa idealiza agredir uma outra.

Agresso

J vimos, em estudos anteriores, que o pensamento se torna imagem no plano Astral. Carregada por uma forte intensidade de algum desejo esprio, a imagem-pensamento fica gravitando, magnetizada ao corpo Astral do encarnado que a idealizou. Como um satlite em rbita. Essa imagem, como j estudado no assunto sobre sintonia, atrai habitantes do plano Astral que se comprazem com o mesmo tipo de atitude.

Processo Obsessivo
Nesta figura abaixo vemos que a imagem-pensamento atraiu dois habitantes do Astral que, simpatizando com a idia, reforam-na com seus fluidos, tambm, esprios.

Mas essa atrao no se forma s entre o elemento encarnado e os do Astral. Acontece de poder atrair tambm outros encarnados. a telepatia inconsciente.
Juntadas todas essas mentes em torno do mesmo ideal, este se tornar, da em diante, difcil de arrefecer. Quase, com toda a certeza, ele vir a acontecer. Mesmo que a pessoa que deu incio forma mental esmorea, arrependida, todavia o reforo de impulso que a idia recebeu das outras mentes a torna to forte que, mesmo arrependida e quase a desistir, ela no consegue evitar de concretiz-la. Exemplos de situaes como estas vamos encontrar nos suicidas e nos homicidas. Por muito tempo antes de realizar o ato ficam remoendo seus planos nefastos at que, no conseguindo controlar os impulsos, perpetram a infelicidade.

Forma Pensamento

Agresso

Desencarnados

Processo Obsessivo
Como a figura abaixo mostra, a pessoa assim envolvida se torna escrava de vontades maiores que agora agem diretamente sobre seu sistema nervoso. como o estar fechada numa gaiola. Voltar liberdade de decises prprias custar caro. Interferncias mais crescentes dominaro o pensar de uma tal pessoa e, inevitavelmente, ela cometer o desatino da agresso.
Forma Pensamento

E imaginar que essa desgraa comeou de um pensamento aparentemente simples. A ttulo de informao podemos observar que os mais graves estados obsessivos so encontrados nos alcolatras, nos viciados em drogas alucingenas e nos desajustados sexuais. Estes trazem suas mentes, invariavelmente, carregadas pelos venenos da malcia desequilibrante.

No s os venenos adquiridos na vida atual como os herdados de suas vidas passadas.


Desencarnados

Processo Obsessivo
Sem nenhum conhecimento das causas e efeitos dessa simbiose, s muito mais tarde, quando irremediavelmente contaminados pela radiao dos pensamentos devastadores, que percebero que ela no to inofensiva como parecia. Mas a, j ser muito tarde, pois esto mergulhados num abismo.
Forma Pensamento

Briga conjugal

Desencarnados

Corrigir os rumos, s com os recursos de um criterioso tratamento desobsessivo, que se prolongar, talvez, at por muitas encarnaes.

O Comeo de um Processo Obsessivo... Iniciando-se de forma sutil e perversa, a obsesso, salvados os casos de agresso violenta, instala-se nos painis mentais atravs dos delicados tecidos energticos do perisprito at alcanar as estruturas neurais, perturbando as sinapses e a harmonia do conjunto enceflico. Ato contnuo, o quimismo neuronial se desarmoniza, face produo desequilibrada de enzimas que iro sobrecarregar o sistema nervoso central, dando lugar aos distrbios da razo e do sentimento.

Pgina 66 e 67.

Noutras vezes, a incidncia da energia mental do obsessor sobre o paciente invigilante ir alcanar, mediante o sistema nervoso central, alguns rgos fsicos que sofrero desajustes e perturbaes, registrando distonias correspondentes e comportamentos alterados.

Quando se trata de Espritos inexperientes, perseguidores desestruturados, a ao magntica se d automaticamente, em razo da afinidade existente entre o encarnado e o desencarnado gerando descompensaes mentais e emocionais. (...)
FIM

Um ataque obsessivo de sbito...


Aturdido, porm, verifiquei que Moreira (obsessor desencarnado) no se achava ainda a. A surpresa, entretanto, se desfez para logo, de vez que, transcorridos alguns momentos, (...), seguido por quatro camaradas (desencarnados) truculentos e carrancudos, penetrou, desrespeitosamente, o recinto... (...) acercou-se da filha de Dona Mrcia e gritou, encolerizado: Assassina!... Assassina!...
Captulo 3 e 4.

Debaixo da agresso, Marina experimentou irreprimvel mal-estar. Empalideceu. Sentia-se sufocar. Registrava todos os sintomas de quem recebera pancada forte no crnio. Jogou a cabea para trs, na poltrona, esforando-se por esconder a indisposio, mas debalde. (...) (Vindo a...) a vertigem (e o desmaio) (...).

FIM

Foi assim que lhe nasceu no crebro doentio uma ideia sinistra: assassinar a esposa, escondendo o prprio crime, para que a morte dela aos olhos do mundo passasse como sendo autntico suicdio. Para isso alteraria o roteiro domstico. Procuraria abolir o regime de incompreenso sistemtica, daria trguas irritao que o senhoreava e fingiria ternura para ganhar confiana... E, depois de alguns dias, quando (a esposa) dormisse, despreocupada, desfechar-lhe-ia uma bala no corao, despistando a prpria polcia.

Captulo 14.

Acompanhamos-lhe a evoluo do tresloucado plano, porquanto sempre fcil penetrar o domnio das formas-pensamentos, vagarosamente construdas pelas criaturas que as edificam, apaixonadas e persistentes, em torno dos prprios passos. Na aparente calmaria que sustentava, (o marido), embora sorrisse, exteriorizava ao nosso olhar o inconfessvel projeto, armando mentalmente o quadro criminoso, detalhe por detalhe. Dias depois... De alma aturdida pela influncia de homicidas desencarnados que lhe haviam percebido os pensamentos expressos, intentaria (o marido) aniquilar a companheira naquela mesma noite.
FIM

Alguns metros, alm do recinto, onde se reuniam os companheiros de luta, o ambiente geral da via pblica tornava-se ainda mais pesado.
(Estavam saindo de uma Casa esprita...)
(E do lado de fora do Casa...) (Um) rapaz, em companhia de uma senhora idosa e de uma jovem,

que logo percebi serem sua me e irm, punha-se de regresso ao lar. Trs entidades de sombrio aspecto, absolutamente cegas para com a nossa presena, em vista do baixo padro vibratrio de suas percepes, acercaram-se do trio sob nossa observao.

Captulo 5. Influenciao.

Encostou-se uma delas senhora idosa e, instantaneamente, reparei que a sua fronte se tornava opaca, estranhamente obscura. Seu semblante modificou-se. Desapareceu-lhe o jbilo irradiante, dando lugar aos sinais de preocupao forte. Transfigurara-se de maneira completa. Oh! Meus filhos exclamou a genitora, que parecia paciente e bondosa , por que motivo somos to diferentes no decurso do trabalho espiritual? Quisera possuir, ao retirar-me de nossas oraes coletivas, o mesmo bom nimo, a mesma paz ntima. Isso, porm, no acontece. Ao retomar o caminho da luta prtica, sinto que a essncia das prelees evanglicas persevera dentro de mim, mas de modo vago, sem aquela nitidez dos primeiros minutos. Esforo-me sinceramente para manter a continuao do mesmo estado dalma; CONTINUA entretanto, algo me falta, que no sei definir com preciso.

Nesse momento, as duas outras entidades, que ainda se mantinham distanciadas, agarraram-se comodamente aos braos do rapaz, que ofereceu aos meus olhos o mesmo fenmeno. Embaciou-se-lhe a claridade mental e duas rugas de aflio e desalento vincaram-lhe as faces, que perderam aquele halo de alegria luminosa e confiante. Foi ento que ele respondeu, em voz pausada e triste: verdade, mame. Enormes so as nossas imperfeies. Creia que a minha situao pior. A senhora experimenta ansiedade, amargura, melancolia... bem pouco para quem, como eu, se sente vtima dos maus Captulo 5. pensamentos. Casei-me h menos de oito meses e, no obstante o deInfluenciao. votamento de minha esposa, tenho o corao, por vezes, repleto de temtaes descabidas. Pergunto a mim mesmo a razo de tais idias estranhas e, francamente, no posso responder. A invencvel atrao para os ambientes malignos confunde-me o esprito, que sinto inclinado ao bem e retido de proceder.

Quem sabe, mano, est voc sob a influenciao de entidades menos esclarecidas? comsiderou a jovem, com boas maneiras.
Sim suspirou o rapaz , por isso mesmo, venho tentando o desenvolvimento da mediunidade, a fim de localizar a causa de semelhante situao.
CONTINUA

Alexandre, (...) informou, (...): O amigo que se uniu nossa irm foi seu marido terrestre, homem que no desenvolveu as possibilidades espirituais e que viveu em tremendo egosmo domstico. Quanto aos dois infelizes, que se apegam to fortemente ao rapaz, so dois companheiros, ignorantes e perturbados, que ele adquiriu em contacto com o meretrcio.

Como iniciou o processo obsessivo (influenciao)


(...) o instrutor prosseguiu, explicando: O ex-esposo no concebeu o matrimnio seno como unio corporal para atender convenincias vulgares da experincia humana e, em vista de haver passado o tempo de aprendizado terreno sem ideais enobrecedores, interessados em fruir todas as gratificaes dos sentidos, no se sente com bastante fora para abandonar o crculo domstico, onde a companheira, por sua vez, somente agora, depois da desencarnao dele, comea a preocupar-se com os problemas concernentes vida Captulo 5. espiritual. Influenciao. Quanto ao rapaz, de leviandade em leviandade, criou fortes laos com certas entidades ainda atoladas no pntano de sensaes do meretrcio, das quais se destacam, por mais perseverantes, as duas criaturas que ora se lhe agarram, quase que integralmente sintonizadas com o seu campo de magnetismo pessoal. O pobrezinho no se apercebeu dos perigos que o defrontavam e tornou-se a presa inconsciente de afeioados que lhe so invisveis, to fracos e viciados quanto ele prprio. E no haver recurso para libert-los? Indaguei, emocionado.
O que voc acha? A resposta est no prximo slide.

O orientador sorriu paternalmente e considerou: Mas quem dever romper as algemas, seno eles mesmos? Nunca lhes faltou o auxlio exterior de nossa amizade permanente; no entanto, eles prprios alimentam-se uns aos outros, no terreno das sensaes sutis, absolutamente imponderveis para os que lhes no possam sondar o mecanismo ntimo. inegvel que procuram, agora, os elementos de libertao. Aproximam-se da fonte de esclarecimento elevado, sentem-se cansados da situao e experimentam, efetivamente, o desejo de vida nova; contudo, esse desejo mais dos lbios que do corao, por constituir aspirao muito vaga, quase nula. Se, de fato, cultivassem a resoluo positiva, transformariam suas foras pessoais, tornando-as determinantes, no domnio da ao regeneradora. Esperam, porm, por milagres inadmissveis e renunciam s energias prprias, nicas alavancas da realizao.
Mas no poderamos provocar a retirada dos vampiros inconscientes? perguntei.

Captulo 5. Influenciao.

E nesta pergunta agora? Vamos ver a resposta que est no prximo slide.

Os interessados explicou Alexandre, a sorrir forariam, por sua vez, a volta deles. J se fez a tentativa que voc lembrou, no propsito de benefici-los. De modo indireto, mas a nossa irm se declarou demasiadamente saudosa do companheiro e o nosso amigo afirmou, intimamente, sentir-se menos homem, levando humildade conta de covardia e tomando o desapego aos impulsos inferiores por tdio destruidor. Tanto expediram reclamaes mentais que as suas atividades interiores constituram verdadeiras invocaes e, em vista do vigoroso magnetismo do desejo constantemente alimentado, agregaram-se-lhes, de novo, os companheiros infelizes. Mas vivem assim imantados uns aos outros, em todos os lugares? indaguei.

Captulo 5. Influenciao.

Quase sempre. Satisfazem-se, mutuamente, na permuta contnua das emoes e impresses mais ntimas. Preocupado em fazer algum bem, ponderei: Quem sabe poderamos conduzir estas entidades ao devido fortalecimento? No ser razovel doutrin-las, incentivando-as ao equilbrio e ao respeito prprio?
E mais essa dvida? A resposta est no prximo slide.

Semelhante recurso falou Alexandre, complacente no foi esquecido. Essa providncia vem sendo efetuada com a perseverana e o mtodo precisos. Todavia, tratando-se de um caso em que os encarnados se converteram em poderosos ms de atrao, a medida exige tempo e tolerncia fraternal. Temos grande nmero de trabalhadores, consagrados a esse mister, em nosso plano, e aguardamos que a semeadura de ensinamentos d seus frutos. De qualquer modo, esteja convicto de que toda a assistncia tem sido prestada aos amigos sob nossa observao. Se ainda no avanaram, todos eles, no terreno da espiritualidade elevada, isto s se verifica em razo da fraqueza e da ignorncia a que vivem voluntariamente escravizados. Colhem o que semeiam.

Captulo 5. Influenciao.

Para ajudar a essa me e o filho, vejam o que Alexandre faz, no prximo slide. Lembrando que a me e seus dois filhos esto conversando a caminho de casa, acompanhados pelos trs desencarnados.

Nesse momento, Alexandre colocou novamente a destra sobre a fronte da jovem, que lhe traduziu o pensamento, em tom de respeito e carinho: Concordo em que o Espiritismo nosso manancial de consolo, mas no posso esquecer que temos na Doutrina a bendita escola de preparao. Se permanecermos arraigados s exigncias de conforto, talvez venhamos a olvidar as obrigaes do trabalho. Creio que os instrutores da verdade espiritual desejam, antes de tudo, a nossa renovao ntima, para a vida superior. Se apenas buscarmos consolao, sem adquirir fortaleza, no passaremos de crianas espirituais. Se procurarmos a companhia de orientadores benevolentes, to-s para o gozo de vantagens pessoais, Captulo 5. Influenciao. onde estar o aprendizado? Acaso no permanecemos, aqui na Terra, em lio? Teramos recebido o corpo, ao renascer, apenas para repousar? incrvel que os nossos amigos da esfera superior nos venham suprimir a possibilidade de caminhar por ns mesmos, usando os prprios ps. Naturalmente, no nos querem os bemfeitores do Alm para eternos necessitados da casa de Deus e, sim, para companheiros dos gloriosos servios do bem, to generosos, fortes, sbios e felizes quanto eles j o so. E modificando a inflexo de voz, desejosa de demonstrar a ternura filial que lhe vibrava nalma, acentuou: Mame sabe como lhe quero bem, mas alguma coisa, no fundo da conscincia, no me permite comentar as nossas necessidades seno assim, ajustando-me aos elevados ensinamentos que a Doutrina nos gravou no corao. No posso compreender Cristianismo sem a nossa integrao prtica nos exemplos do Cristo.
FIM

Obsesso.
Antes de continuarmos o nosso assunto vejam o que tiramos do livro de Andr Luiz a respeito da Simbiose das mentes.

Simbiose das mentes


Semelhantes processos de associao (ele fala no pargrafo anterior sobre a SIMBIOSE) aparecem largamente empregados pela mente desencarnada, ainda tateante, na existncia alm-tmulo. Amedrontada perante o desconhecido, que no consegue arrostar de pronto, vale-se da receptividade dos que lhe choram a perda e demora-se colada aos que mais ama.
Captulo 14 Simbiose Espiritual

E qual cogumelo que projeta para dentro dos tecidos da alga dominadores apndices, com os quais lhe suga grande parte dos elementos orgnicos por ela prpria assimilados, o Esprito desenfaixado da veste fsica lana habitualmente, para a intimidade dos tecidos fisiopsicossomticos daqueles que o asilam, as emanaes do seu corpo espiritual, como radculas alongadas ou sutis alavancas de fora, subtraindo-lhes a vitalidade, elaborada por eles nos processos da biossntese, sustentando-se, por vezes, largo tempo, nessa permuta viva de foras.
*SIMBIOSE = 1 *Biologia] Associao recproca de dois ou mais organismos diferentes que lhes permite viver com benefcio. 2 Vida em comum; intimidade entre duas pessoas.
CONTINUA

Simbiose das mentes


Qual se verifica entre a alga e o cogumelo, a mente encarnada entregase, inconscientemente, ao desencarnado que lhe controla a existncia, sofrendo-lhe temporariamente o domnio at certo ponto, mas, em troca, face da sensibilidade excessiva de que se reveste, passa a viver, enquanto perdure semelhante influncia, necessariamente protegida contra o assalto de foras ocultas ainda mais deprimentes. Por esse motivo, ainda agora, em plena atualidade, encontramos os problemas da mediunidade evidente, ou da irreconhecida, destaCaptulo 14 Simbiose Espiritual cando, a cada passo, inteligncias nobres intimamente aprisionadas a cultos estranhos, em matria de f, as quais padecem a intromisso de ideias de terror, ante a perspectiva de se afastarem das entidades familiares que lhes dominam a mente atravs de palavras ou smbolos mgicos, com vistas a falaciosas vantagens materiais. Essas inteligncias fogem deliberadamente ao estudo que as libertaria do cativeiro interior, quando no se mostram apticas, em perigosos processos de fanatismo, inofensivas e humildes, mas arredadas do progresso que lhes garantiria a renovao.

FIM

Obsesso.
Vamos ver a seguir como seria essa simbiose...

Vamos repetir um trecho do que foi dito anteriormente, e analisar com a nossa imagem ao lado.

A microscopia eletrnica mostra as hifas de fungo entrelaadas com as algas.

E qual cogumelo que projeta para dentro dos tecidos da alga dominadores apndices, com os quais lhe suga grande parte dos elementos orgnicos por ela prpria assimilados, o Esprito desenfaixado da veste fsica lana habitualmente, para a intimidade dos tecidos fisiopsicossomticos daqueles que o asilam, as emanaes do seu corpo espiritual, como radculas alongadas ou sutis alavancas de fora, subtraindo-lhes a vitalidade, elaborada por eles nos processos da biossntese, sustentando-se, por vezes, largo tempo, nessa permuta viva de foras.

Obsesso.
A simulao pode ser at grosseira, mas como entendemos a explicao de Andr Luiz.

Corpo Mental Superior

Corpo Mental Inferior

Compare agora a nossa imagem com essas que conseguimos pegar pelo Google Imagens sobre o vampirismo energtico!

Corpo Astral Corpo Fsico

Obsesso.
Vejam ainda esses comentrios de Andr Luiz ainda sobre essa simbiose...

Desencarnao do Esprito
Apenas a, quando os acontecimentos da morte se realizam, que a criatura humana desencarnada, plenamente renovada em si mesma, abandona o veculo carnal a que se jungia; contudo, muitas vezes intimamente aprisionada ao casulo dos seus pensamentos dominantes, quando no trabalhou para renovar-se, nos recessos do esprito, passa a revelar-se em novo peso especfico, segundo a densidade da vida mental em que se gradua, dispondo de novos elementos com que atender prpria alimentao, equivalentes s trompas fludicomagnticas de suco, embora sem perder de modo algum o aparelho bucal que nos caracterstico, salientando-se, alis, que semelhantes trompas ou antenas de matria sutil esto patentes nas criaturas encarnadas, a se lhes expressarem na aura comum, como radculas alongadas de essncia dinmica, exteriorizando-lhes as radiaes especficas, trompas ou antenas essas pelas quais assimilamos ou repelimos as emanaes das coisas e dos seres que nos cercam, tanto quanto as irradiaes de ns mesmos, uns para com os outros.

Captulo 11 Existncia da alma

FIM

Tais entidades imanizadas ao painel fisiolgico e agregadas a ele sem o corpo de matria mais densa, vivem assim, quase sempre por tempo longo, entrosadas psiquicamente aos seus hospedadores, porquanto o esprito humano desencarnado, erguido a novo estado de conscincia, comea a elaborar recursos magnticos diferenciados, condizentes com os impositivos da prpria sustentao, tanto quanto, no corpo terrestre, aprendeu a criar, por automatismo, as enzimas e os hormnios que lhe asseguravam o equilbrio biolgico, e, impressionando o paciente que explora, muita vez com a melhor inteno, subjuga-lhe o campo mental, impondo-lhe ao centro coronrio a substncia dos prprios pensamentos, que a vtima passa a acolher qual se fossem os seus prprios.

Captulo 14 Simbiose Espiritual

Assim, em perfeita simbiose, refletem-se mutuamente, estacionrios ambos no tempo, at que as leis da vida lhes reclamem, pela dificuldade ou pela dor, a alterao imprescindvel.

Outros processos simbiticos


De outras vezes, o desencarnado que teme as experincias do Mundo Espiritual ou que insiste em prender-se por egosmo aos que jazem na retaguarda, se possui inteligncia mais vasta que a do hospedeiro, inspira-lhe atividade progressiva que resulta em benefcio do meio a que se vincula, tal como sucede com a bactria nitrificadora na raiz da leguminosa.

CONTINUA

Noutras circunstncias, porm, efetua-se a simbiose em condies infelizes, nas quais o desencarnado permanece eivado de dio ou perversidade enfermia ao p das prprias vtimas, inoculando-lhes fludos letais, seja copiando a ao do cogumelo que se faz verdugo da orqudea, impulsionando-a a situaes anormais, quando no lhe impe lentamente a morte, seja reproduzindo a atitude das algas invasoras no corpo dos aneldeos, conduzindo-os a longas perturbaes, fenmenos esses, (...) responsvel por vrios distrbios do corpo espiritual a se estamparem no corpo fsico.

Ancianidade da simbiose espiritual

Captulo 14 Simbiose Espiritual

Justo, assim, registrar que a simbiose espiritual permanece entre os homens, desde as eras mais remotas, em multifrios processos de mediunismo consciente ou inconsciente, atravs dos quais os chamados mortos, traumatizados ou ignorantes, fracos ou indecisos, se aglutinam, em grande parte, ao habitat dos chamados vivos, partilhando-lhes a existncia, a absorver-lhes parcialmente a vitalidade, at que os prprios Espritos encarnados, com a fora do seu prprio trabalho, no estudo edificante e nas virtudes vividas, lhes ofeream material para mais amplas meditaes, pelas quais se habilitem necessria transformao com que se adaptem a novos caminhos e aceitem encargos novos, frente da evoluo deles mesmos, no rumo de esferas mais elevadas.

FIM

Abandonado o envoltrio fsico na desencarnao, se o psicossoma est profundamente arraigado s sensaes terrestres, sobrevm ao Esprito a necessidade inquietante de prosseguir atrelado ao mundo biolgico que lhe familiar e, quando no a supera ao preo do prprio esforo, no auto-reajustamento, provoca os fenmenos da simbiose psquica, que o levam a conviver, temporariamente, no halo vital daqueles encarnados com os quais se afine, quando no promove a obsesso espetacular.
Cap. 1 Segunda parte Alimentao dos Desencarnados

Na maioria das vezes, os desencarnados em crise dessa ordem so conduzidos pelos agentes da Bondade Divina aos centros de reeducao do Plano Espiritual, onde encontram alimentao semelhante da Terra, porm fludica, recebendo-a em pores adequadas at que se adaptem aos sistemas de sustentao da Esfera Superior, em cujos crculos a tomada de substncia tanto menor e tanto mais leve quanto maior se evidencie o enobrecimento da alma, porquanto, pela difuso cutnea, o corpo espiritual, atravs de sua extrema porosidade, nutre-se de produtos sutilizados ou snteses quimioeletromagnticas, hauridas no reservatrio da Natureza e no intercmbio de raios vitalizantes e reconstituintes do amor com que os seres se sustentam entre si.
FIM

Obsesso.
Vamos agora voltar ao nosso assunto, do qual havamos parado...

Processo Obsessivo
Em qualquer caso de obsesso, para que os resultados dos tratamentos sejam eficazes, a ateno e cuidados devem ser estendidos a ambos os contendores. Isto , ao obsessor e ao obsediado, porque dois princpios invariveis regem qualquer desses processos. 1. Na obsesso existe sempre uma fonte emissora de vibraes dominantes, e um receptor ela submetido. 2. Essa caracterstica s se estabelece quando os desejos da fonte e do receptor se igualam. Estes princpios resumem o seguinte: A instalao de um quadro de obsesso vem da ideoplastia que uma pessoa tenha criado e que atraiu a outro. No importa em que lado estejam um ou o outro. Seja um encarnado e um desencarnado; sejam os dois encarnados, ou ainda, sejam os dois desencarnados. Concluso: Em qualquer das situaes, no h vtima e nem algoz, na acepo dos termos. Conscientemente, em alguma poca recente ou de longnquo passado, construram e caminharam para o desfecho comum que agora protagonizam. No obstante, so merecedores, igualmente, de cuidados esclarecedores. Mas sem o esclarecimento compreendido e aceito, jamais haver a desimantao, e a simbiose s tender a agravar.
Obsediado Obsessor

A CAUSA DA DOENA
(...) a doena resulta do desequilbrio. O desequilbrio resulta de voc haver esquecido quem . O esquecimento da prpria identidade cria pensamentos e aes que conduzem a um estilo de vida insalubre e, finalmente, doena. A doena, em si, um sinal de que voc est desequilibrado porque se esqueceu de quem . Mensagem direta dirigida a voc, diz-lhe no s que voc est desequilibrado, mas tambm lhe mostra os passos que o levaro de volta ao verdadeiro eu e sade. Essa informao muito especfica; basta-lhe saber chegar a ela. Nessas condies, a doena pode ser compreendida como uma lio que voc d a si mesmo para ajud-lo a lembrar-se de quem . Voc pensar imediatamente em todos os tipos de excees a essa afirmativa. A maioria, porm, o restringir a uma percepo da realidade que apenas inclu esse determinado perodo de vida e apenas a vida no corpo fsico. Meu propsito, contudo, mais transcendental. As afirmativas acima s sero compreendidas de modo total e saudvel se voc j admitir sua existncia alm das dimenses fsicas do tempo e do espao. Elas s podem ser consideradas afetuosas se tambm o inclurem como parte do todo e, por conseguinte, o todo. Baseiam-se na ideia de que a individuao e a totalidade so a mesma coisa. Isto , a priori, o todo constitudo das partes individuais, e as partes individuais, portanto, no s so parte do todo, mas tambm, como um holograma, so o prprio todo. Barbara Ann Brennan
FIM

Quarta Parte Introduo

Compreendemos assim que o egosmo e o orgulho so, de fato, as verdadeiras chagas do esprito e os fatores etiolgicos da depresso e do suicdio. No digamos, portanto, que a depresso acomete o homem como se ele fosse mera vtima de suas angustiosas e inexplicveis patologias.
Captulo 20 Fisiopatologia da Arrogncia

Uma Lei dirige-nos a todos, conferindo alegrias e dores conforme as semeemos no campo de nossas aes psquicas.

A dor pertence sempre colheita e nunca por si s a causa primeira de nossos males, pois no somos imolados pelo acaso, mas por nossa prpria rebeldia diante das Leis Divinas. Aquele que j nasce com a personalidade carente de valores pessoais, necessrios vida, semeou aes e intenes opostas, determinantes de tal condio, em existncia anterior.
FIM

A incompreenso de que o homem, ao renascer na Terra, traz consigo o reflexo dos abusos do passado, impossibilita ao estudioso sincero a viso das reais causas das enfermidades em qualquer nvel em que se manifestem. Como j vimos, a doena sempre efeito, nunca causa de nossas dores. Costumamos raciocinar como algum que corre at a exausto e depois imputa s dores do cansao a sua impossibilidade de continuar correndo. A falha anterior e est no abuso que levou ao esgotamento das foras, evidentemente. Devemos sempre buscar o erro nos excessos de toda natureza que empreendemos na aventura da vida e no em nossas carncias, sempre as consequncias.

Captulo 22 Em Busca de Solues

O excesso leva ao dano, que depois passa a exercer um impedimento natural ao prosseguimento dos exageros, por imperiosa necessidade de reequilbrio e no mero obstculo ao nosso desenvolvimento. O orgulho nos leva a acreditar, contudo, que a doena o obstculo injustificvel continuidade de nossas loucas aventuras, pois encontrar explicaes fora do mbito de nossos prprios erros agrada-nos sobremaneira e abona nossas deficincias perante os companheiros de jornada, eximindo-nos da responsabilidade pelos fracassos.
CONTINUA

Erroneamente o dano passa a ser visto como o agente causador de nossos males. Compreendo. No conseguimos ver que o abuso est na raiz de todas as nossas carncias, fruto de nossos egosticos anseios ...
Somos o exato produto de nossa prpria corruptela e toda dor corretiva, disto no podemos abrir mo, pois somos filhos de um Pai que Amor e habitamos uma Lei perfeita.

Evidentemente preciso reconhecer que esprito e corpo compem uma unidade, e interferncias fsicas de diversas naturezas, em qualquer departamento orgnico, induzem alteraes que podem obstaculizar o seu perfeito funcionamento. Este fato leva o pesquisador materialista a interpretar equivocadamente que a funo produzida pelo rgo, enquanto que na realidade a funo ato do esprito e a perda do rgo no implica seu dano, mas apenas a inutilizao dos meios para a sua realizao.

Captulo 22 Em Busca de Solues

Evidentemente, o esprito, destitudo da integridade de seu ferramental orgnico, no pode se manifestar adequadamente, assim como um msico no consegue executar sua arte com instrumentos danificados.

FIM

Desobsesso
O tratamento desobsessivo, de todo e qualquer caso, traz em si um fato marcante que no pode ser ignorado por mdiuns e terapeutas que lidam com essas assistncias. o fato de que o mdium, ou o terapeuta, entra no campo vibracional do acontecimento. Essa invarivel situao est representada na figura abaixo. Na fase inicial de qualquer tratamento obsessivo como o mdium entrasse numa jaula onde se encontram animais enfurecidos, porm, muito inteligentes.

isso que se v na figura...

Mentor Mdium

Desobsesso

isso que se v na figura:

Um encarnado sendo obsediado por dois desencarnados. Em torno deles o campo vibratrio que os mantm imantados, uns aos outros. Do lado de fora desse campo, e prestes a nele entrar, vemos o mdium acoplado ao seu Mentor Espiritual, o seu Guia protetor. Este ato o incio do tratamento. O primeiro contato com os litigantes onde se estudar das solues possveis de serem aplicadas.

Mentor Mdium

Desobsesso
Contudo, os litigantes no esto para brincadeiras. Ao perceberem a presena do mdium, instintivamente, reagiro contra ele. De forma alguma querem que se recomponha aquele campo em desarmonia. No obtendo xito no primeiro ataque, que quase sempre desordenado, aqueles infelizes indivduos se voltaro, porm agora, maliciosamente, inteligentemente. Acompanharo e estudaro os costumes e preferncias pessoais do mdium ou do terapeuta e ao seu menor descuido atacaro.

Mentor Mdium

Cludio entrou (no quarto da filha, para ele adotiva), mas no vinha s. Um daqueles dois companheiros desencarnados que lhe alteraram a personalidade, justamente o que se abeirara dele, em primeiro lugar, para o trago de usque, enrodilhava-se-lhe ao corpo. (*) O verbo enrodilhar-se, na linguagem humana, figura-se o mais adequado definio daquela ocorrncia de possesso partilhada, que se nos apresentava ao exame, conquanto no exprima, com exatido, todo o processo de enrolamento fludico, em que se imantavam. E afirmamos possesso partilhada, porque, efetivamente, ali, um aspirava ardentemente aos objetivos desonestos do outro, completando-se, euforicamente, na diviso da responsabilidade em quotas iguais.

Captulo 8.

Qual acontecera, no instante em que bebiam juntos, forneciam a impresso de dois seres num corpo s. Em determinados momentos, o obsessor afastava-se do companheiro, a distncia de centmetros; contudo, sempre a enla-lo, copiando gestos de felino, interessado em no perder o contacto da vtima. Achavam-se, entretanto, irrestritamente conjugados em vinculao recproca. Isso conferia ao semblante de Cludio expresso diferente. O hipnotizador, cuja viso espiritual no nos atingia, senhoreava-lhe sentimentos e idias, enquanto ele se deixava prazerosamente senhorear. (...)
(*) Visto no assunto Tela Etrica: Drogas Alucingenas lcool Fumo.
CONTINUA

(...) O olhar obediente adquirira a turvao caracterstica dos alucinados. O recm-chegado transfigurara-se. Estranho sorriso franzia-lhe a boca. Diante das percepes limitadas de Marita (filha, que pensava ser adotiva), era ele um homem comum; no entanto, nossa frente, valia por duas personalidades masculinas numa s representao. Dois Espritos exteriorizando impulsos aviltados, complementando paixes idnticas na mesma tnica da afinidade total. Aquele quarto, dantes povoado pelos devaneios doridos de uma criana, metamorfoseara-se em jaula, onde Cludio e o vampirizador, singularmente brutalizados pelo desejo infeliz, constituam juntos uma fera astuciosa, calculando o caminho mais fcil de alcanar a presa.

Captulo 8.

Um clarividente reencarnado que contemplasse o dono da casa, naquela hora, v-lo-ia noutra mscara fisionmica. A incorporao medianmica, espontnea e consciente, positivava-se em plenitude selvagem. O fenmeno da comunho entre duas inteligncias uma delas encarnada e a outra desencarnada , levantava-se, franco; ainda assim, desdobrava-se to agreste quanto o furaco ou a mar, que se expressam por foras ainda desgovernadas da Natureza terrestre, no obstante a ocorrncia, do ponto de vista humano, efetivar-se na suposta mudez do plano mental.
CONTINUA

Para ns, porm, no se instituam apenas as formas-pensamentos, dando conta das intenes libertinas da dupla animalizada, com estruturas, cores, rudos e movimentos correlatos; amedrontava-nos igualmente escutar as vozes de ambos, em dilogo, claramente perceptvel. As palavras escapavam do crnio de Cludio, aparentemente silencioso para a filha adotiva, qual se a cabea dele estivesse transfigurada numa caixa acstica de aparelho radiofnico. Magnetizador e magnetizado denotavam sensualidade do mesmo nvel.
Captulo 8.

Refletindo na corrida garrafa, momentos antes, avalivamos o perigo aberto menina indefesa. A diferena, ali, que Cludio ainda encontrava recursos a fim de parlamentar, dentro da hipnose hipnose que ele, alis, amimalhava (conjugava).

FIM

Obsesso Implantes
Vejo-me (a vtima, desencarnada) em uma furna sombria, iluminada por archotes vermelhos, sob vigilncia de figuras satnicas... Estou deitado e deverei passar por um tratamento cirrgico... Adormeo... Sinto dores ao despertar... Fizemos-lhe um implante afirmou um dos cirurgies, verdadeiro monstro espiritual para ser comandado a distncia por ns. A partir de agora voc far exatamente o que desejarmos. (...) Retirada do implante Iremos oper-lo, a fim de liber-lo do comando do Mal. (...) utilizando-se de instrumento que me faziam recordar aqueles que eram usados nos tratamentos cirrgicos da Terra, porm mais sofisticados, um dos quais emitia um finssimo jato de luz, semelhante ao laser, retirou a clula fotoeltrica, que se lhe encontrava implantada no lobo temporal esquerdo. Transcorridos alguns minutos em que se realizara a cirurgia reparadora, o paciente espiritual foi transferido para uma sala contgua onde se recuperaria, iniciando nova etapa do seu processo evolutivo.
CONTINUA

Pgina 195, 199 e 200.

Obsesso Implantes Tivemos um exemplo de obsesso por telecomando entre Espritos desencarnados. isso comum ou trata-se de uma experincia inusual? O que vimos respondeu, ponderando, o amigo pequena parte de uma ocorrncia que se torna comum em face das habilidades que possuem os Espritos perversos, que deambularam por academias terrestres e trouxeram o conhecimento que ora aplicam desvairadamente.

Pgina 201.

O conhecimento, como no podemos esquecer, parte do nosso Mundo para a Terra, que materializa as conquistas que so realizadas na Esfera causal. No entanto, providncias infelizes e tcnicas afligentes so trazidas da Terra, j que esses comensais do desespero no dispem de mecanismos para assimilar as inspiraes superiores que promovem o progresso. Vivenciando recursos que aplicaram equivocadamente, ao despertarem alm do corpo, recuperando a memria, utilizam-se para os fins que lhes parecem prprios. o caso do implante que foi retirado pela habilidade do nosso Benfeitor.

FIM

Obsesso.
Vamos dar mais uma paradinha aqui e continuarmos depois.

Priclis Roberto pericliscb@outlook.com

http://vivenciasespiritualismo.net/index.htm Luiz Antonio Brasil

Potrebbero piacerti anche