Sei sulla pagina 1di 34

O Desenvolvimento Medinico Educao da Mediunidade.

Iremos ver aqui:

Desenvolvimento Medinico - Educao da Mediunidade


Desenvolvimento Medinico o ato de fazer crescer, progredir, expor a faculdade que permite aos homens comunicarem-se com os Espritos. Se ns falamos somente em desenvolvimento medinico e no em criar mediunidade ou mdiuns, , certamente porque esta faculdade no se cria numa determinada pessoa que no a possua. A mediunidade uma faculdade to natural no homem quanto qualquer outro dos cinco sentidos habituais (viso, audio, olfato, tato e paladar). A forma corriqueira de se adquirir essa percepo dos sentidos de l para c, e vice-versa, isto , a chamada abertura dos canais, inicia-se pela concentrao. Como a prpria palavra indica, concentrao o ato de concentrar-se em uma ao para um s objetivo. Vendo a figura ao lado. Como uma pessoa pode se concentrar com tantas tarefas e tanto barulho ao nosso redor?

Desenvolvimento Medinico - Educao da Mediunidade


Passos para uma boa concentrao: 1 - Escolha desse objetivo, qual seja, conscientizar-se dos rigores, percalos e responsabilidades que incidem sobre o ato de abordagem a um plano diferente de vida. No uma brincadeira; 2 - Feita a escolha, ter a necessria perseverana no estudo, pois s ele ir tornar o iniciante livre de preconceitos e convicto do que objetiva. Alm disso, o estudo, por si s, despertar o Corpo Mental, como j vimos, transferindo a este uma supremacia sobre o Corpo Astral, antes dominante total da personalidade humana; 3 - Uma vez livre de preconceitos e convicto de sua meta, sentir-se- CONFIANTE; 4 - S ento conseguir executar bem e integralmente o ato de concentrao, pois esta, emoldurada pela CONFIANA, deixar o praticante inteiramente RELAXADO. vontade, pode-se dizer, como se estivesse em casa, de chinelo, bermuda e camiseta, depois de um longo dia de trabalho. Nenhuma tenso o atormenta. Nenhuma obrigao de fixar-se cansativamente, quase muscularmente, a um tema ou a uma viso. No. Ao contrrio. Descansado e relaxado perceber o inicial fluxo ascendente de seus pensamentos buscando fixar o contato extra-fsico, e logo a seguir o fluxo descendente das emanaes mentais dos visitantes espirituais que ali se encontram.

Desenvolvimento Medinico - Educao da Mediunidade


O ato que denominamos de concentrao medinica , em resumo: a) A confiana do indivduo em si mesmo, confiana adquirida pelo estudo perseverante; b) A confiana nos mentores espirituais que fazem parte de sua vida;

c) Estando entre amigos, importantssimos para todos os mdiuns, s lhe resta, portanto, relaxar-se, e a eles se entregar.

Lembro-me de que, em 1931, numa de nossas reunies habituais, vi a meu lado, pela primeira vez, o bondoso Esprito Emmanuel. (Chico Xavier)

Relato de Barbara Ann Brennan


medida que minha vida se desdobrava, a mo invisvel que me guiava tornou-se mais e mais perceptvel. A princpio, eu o percebi vagamente. Depois entrei a ver seres espirituais, como numa viso. Em seguida, principiei a ouvilos falando comigo e a senti-los tocarem em mim. Agora aceito o fato de que tenho um guia. Posso v-lo, ouvi-lo e senti-lo. Ele confessa que no masculino nem feminino. Ele diz que em seu mundo no h divises ao longo de linhas sexuais e que os seres em seu nvel de existncia so indivisos. Ele diz que se chama Heyoan, que quer dizer: O vento que sussurra a verdade atravs dos sculos. Seu aparecimento na minha vida foi lenta e orgnica. A natureza do nosso relacionamento cresce todos os dias, proporo que sou guiada para novos nveis de entendimento.

Primeira Parte Captulo 3

FIM

Cada pessoa tem vrios guias, que a acompanham e orientam atravs de muitas existncias. Alm disso, temos guias-mestres que ficam conosco nas ocasies de aprendizado especfico e so escolhidos merc desse aprendizado especfico. Por exemplo, se voc est aprendendo a ser artista, arrisca-se a ter uns poucos guias do tipo artstico sua volta para inspirlo. Seja qual for o tipo de trabalho criativo em que estiver envolvido, tenho a certeza de que voc inspirado por guias ligados a esse tipo de trabalho no mundo dos espritos, onde as formas so mais perfeitas e belas do que as que somos capazes de criar no plano da terra.

Quarta Parte Captulo 19

Para entrar em contato com o seu guia, basta que se mantenha na tranquila e pacfica compreenso de que voc se identifica com Deus, que uma centelha de Deus existe em toda a parte do seu ser e que voc est perfeitamente seguro. Essa atitude lhe faculta alcanar um estado de quietude interior que lhe permite ouvir.

FIM

Desenvolvimento Medinico - Educao da Mediunidade


O mdium ao se concentrar, relaxado, delicadamente silencia as aes comuns da conscincia relacionadas com o mundo fsico, e direciona seu potencial de ateno para um plano exterior. Geralmente usando de um pensamento idealstico, inicialmente tal como uma prece, sem contudo deixar-se prender por sua expresso de raciocnio. Com o tempo, vai sentindo-se mais solto para elaborar esse contato inicial. Na figura, a pessoa em concentrao impe um esquecimento temporrio referente a suas obrigaes do trabalho profissional, do lar e de lazer. Esse esquecimento representado pela simbologia vermelha que separa as duas partes da figura. Fazendo cessar as solicitaes mentais ao nvel fsico, permite que a conscincia assim aliviada passe a se inteirar de seus outros corpos que se achavam, dado falta de concentrao, aparentemente inativos. Essa mudana comportamental pode ser comparada a: antes da concentrao o pensamento igual ao vo do beija-flor, que a todo instante muda de rumo; e durante a concentrao o pensamento se torna igual ao vo de uma guia, decidido, retilneo, e de garras prontas para prender firmemente o objetivo.

Desenvolvimento Medinico - Educao da Mediunidade


Como ato contnuo dessa expanso, a conscincia ter por campo de ao o corpo e o Plano Astral. Uma vez, pela concentrao, estando naquele plano instalada, poder identificar as sensaes gerais daquele local. Isto , todos os fluxos energticos transferidos atravs dos chacras, quando os dois corpos esto acoplados, agora sero identificados.

Este transcurso no o do fenmeno de desdobramento consciencial como ocorre nas viagens astrais, ou na clarividncia viajora, to somente o efeito do desligamento dos pensamentos quanto s situaes da vida fsica. Esse desligamento deixa a conscincia aliviada podendo, assim, ocupar-se somente daquela interao momentnea com o Plano Astral. Essa interao proporciona, a nvel fsico, a identificao das sensaes que, antes de conseguir dominar esse comportamento, tumultuavam o equilbrio pessoal.

Desenvolvimento Medinico - Educao da Mediunidade


A figura representa a soltura do Corpo Astral do mdium no momento em que ele se acha favoravelmente concentrado. Solta-se e vai de encontro aos interesses que ali o atraem. Cabem aqui duas explicaes: A primeira: nesta soltura o Corpo Astral no se distancia muito do Corpo Fsico. Afasta-se s o suficiente para permitir que alguma entidade possa se acoplar ao seu Corpo Fsico, mantendo sobre este, porm, total controle atravs do Cordo de Prata.
cordo de prata

Desencarnado

Mdium desdobrado

Desenvolvimento Medinico - Educao da Mediunidade


A segunda: Como o Corpo Astral se acha interligado ao Corpo Fsico via Cordo de Prata, as sensaes recebidas no Plano Astral tambm atingiro o Corpo Fsico.
Nesse caso, havendo regular disciplina, e como o Corpo Fsico apenas mais um instrumento da conscincia, ao comando dela, ou sob a influncia de alguma entidade, o mdium retransmitir pela voz, e gestos, as impresses captadas naquele plano.

Algum tempo frente, quando esse indivduo for inteiramente dcil ao ato de intercmbio com os planos extra-fsicos, permitir no s a comunicao verbal que outra conscincia emitir por seu intermdio, mas tambm que ela exera o inteiro comando de seu Corpo Fsico. Digamos assim, permitir uma cordo de substituio do agente prata controlador do veculo fsico. Desta forma, a ao motora do corpo, como complemento da comunicao, ser inteiramente acionada pelo manifestante. Numa etapa mais avanada de seu aprimoramento, poder conseguir comunicaes com Mdium nveis mais elevados. Desencarnado desdobrado
Estas, atravs do Corpo Mental.

Desenvolvimento Medinico - Educao da Mediunidade


Mas esse desdobrar de acontecimentos no se transcorre sem que algumas dificuldades ocorram. De uma forma geral podemos apontar duas reas de dificuldades.

Uma de ordem psquica e outra de ordem orgnica.


Como a mediunidade a ruptura da fronteira que separa as duas dimenses de vida, a Fsica e a Espiritual, naturalmente o mdium ir se ressentir da ao simultnea de duas foras que interagem sobre si. As suas prprias e as do comunicante.
cordo de prata

Gerando assim dvidas acerca das informaes, e das sensaes, recebidas, vindas, e tambm sentidas, de seu corpo e de sua mente.

Ser que isso meu, ou no?


Mdium desdobrado

Desencarnado

Desenvolvimento Medinico - Educao da Mediunidade


Dificuldade Psquica a de aprender a coordenar os fluxos mentais que lhe chegam. Essa operao que com o tempo e o treino se torna automtica, se processa em quatro atos: coordenar os fluxos, distingui-los, separ-los e us-los.

Obviamente que no incio de ajustamento medinico, como ensina Lon Denis, no trecho citado abaixo, no to fcil vivenciar essa ecloso de foras. A boa mediunidade se forma lentamente, no estudo calmo, silencioso, recolhido, longe dos prazeres mundanos e do tumulto das paixes. Depois de um perodo de preparao e expectativa, o mdium colhe o fruto de seus perseverantes esforos; recebe dos Espritos elevados a consagrao de suas faculdades (...) Lon Denis Livro: No Invisvel Pg. 62 Federao Esprita Brasileira.

Quarta Parte Captulo 19

A melhor maneira que conheo de intensificar a Alta Percepo Auditiva consiste em ficar sentado espera de orientao. Pegue lpis e papel, sente-se numa posio de meditao confortvel, concentrese e eleve a conscincia. Formule uma pergunta em sua mente o mais claramente possvel. Em seguida, focalize o desejo de conhecer a verdade acerca da pergunta, seja qual for a resposta. Feito isso, escreva a pergunta no papel. Deixe a caneta e o papel ao alcance da mo Focalize e silencie a mente. Espere que lhe chegue uma resposta. Depois de algum tempo em silncio, comear a receb-la, em forma de imagens, sentimentos, conceitos gerais, palavras ou at de cheiros. Escreva a resposta, seja ela qual for. Voc talvez ache que o que est escrevendo no tem importncia, mas continue escrevendo.

A forma pela qual sobrevm a informao pode variar. No se preocupe com isso e escreva. A escrita acabar orientando a informao de modo que ela se transforme em sons. Concentre-se em ouvir diretamente as palavras que lhe chegam. Pratique, pratique, pratique. Escreva tudo o que ouvir. no deixe nada de fora. Depois que acabar de escrever, ponha o papel de lado, pelo menos por quatro horas. Volvido esse tempo, leia o que escreveu. Voc o achar interessante. Tenha sempre um caderno de apontamentos para esse fim.
FIM

No ser, porm, to fcil estabelecer a diferena entre a criao mental que nos pertence daquela que se nos incorpora cabea... ?(...) (...) Qualquer pessoa que saiba manejar a prpria ateno observar a mudana, de vez que o nosso pensamento vibra em certo grau de frequncia, a concretizar-se em nossa maneira especial de expresso, no crculo dos hbitos e dos pontos de vista, dos modos e do estilo que nos so peculiares. Em assuntos dessa ordem, imprescindvel muito cuidado no julgar, porque, enquanto afinamos o critrio pela craveira terrena, possumos uma vida mental quase sempre parasitria, de vez que ocultamos a onda de pensamento que nos prpria, para refletir e agir com os preconceitos consagrados ou com a pragmtica dos costumes preestabelecidos, que so cristalizaes mentais no tempo, ou com as modas do dia e as opinies dos afeioados que constituem fcil acomodao com o menor esforo.

Captulo 5 Assimilao de Correntes Mentais

Basta, no entanto, nos afeioemos aos exerccios da meditao, ao estudo edificante e ao hbito de discernir para compreendermos onde se nos situa a faixa de pensamento, identificando com nitidez as correntes espirituais que passamos a assimilar.
craveira - 1 Aparelho para medir a altura de pessoas. 2 Compasso de sapateiro para tomar a medida do p. 3 Medida, bitola. 4 Buraco na ferradura para o cravo. 5 Instrumento para fazer as cabeas dos cravos e pregos.

CONTINUA

(...) a mediunidade um dom inerente a todos os seres, como a faculdade de respirar, e cada criatura assimila as foras superiores ou inferiores com as quais sintoniza. Por isso mesmo, o Divino Mestre recomendou-nos orao e vigilncia para no cairmos nas sugestes do mal, porque a tentao o fio de foras vivas a irradiar-se de ns, captando os elementos que lhe so semelhantes e tecendo, assim, ao redor de nossa alma, espessa rede de impulsos, por vezes irresistveis.

Captulo 5 Assimilao de Correntes Mentais

FIM

A dvida durante o processo da incorporao.


Consciente a mdium, qual se encontra, e ouvindo as frases do comunicante, que lhe utiliza a boca assim vigiado por ela, possvel que seja assaltada por grandes dvidas... No poder ser induzida a admitir que as palavras proferidas pertenam a ela mesma? No sofrer vacilaes?

Isso possvel concordou o Assistente ; no entanto, nossa irm est habilitada a perceber que as comoes e as palavras desta hora no lhe dizem respeito.
Mas... e se a dvida a invadisse? insistiu na pergunta. Ento (...) emitiria da prpria mente positiva recusa, expulsando o comunicante e anulando preciosa oportunidade de servio. A dvida, nesse caso, seria congelante faixa de foras negativas...
Captulo 6 Psicofonia Consciente

FIM

Desenvolvimento Medinico - Educao da Mediunidade


Dificuldade Psquica Na figura abaixo representamos o mdium sendo envolvido por ondas mentais.

De um lado uma entidade equilibrada emitindo ondas finas e agradveis (azul). De outro lado uma entidade em desajuste produzindo ondas pesadas e sufocantes (vermelho). Distinguir as duas ondas que chegam, acatando uma e repelindo a outra, a dificuldade de todo mdium iniciante. Alis, no s destes, mas tambm daqueles que nunca receberam orientao a respeito, ou que, as tendo recebido, no as aceitaram.

Desenvolvimento Medinico - Educao da Mediunidade


Dificuldade Orgnica a de aprender a suportar as emanaes do comunicante quando este portador de algum tipo de desarranjo. Na fase inicial do desenvolvimento medinico, em alguns casos, isso chega a ser dramtico. Outra vez, repetindo Lon Denis, na fase inicial da mediunidade quase sempre so entidades pouco, ou nada evoludas, as que do novato se aproximam. Como suas emanaes so de fluidos pesados e at deletrios, causam mal estar ao mdium.

Desenvolvimento Medinico - Educao da Mediunidade


Dificuldade Orgnica Esta figura abaixo, mostra esse momento. A aura do mdium detecta as vibraes estranhas que lhe chegam. Transmite as impresses ao Duplo Etrico que via chacras as associa ao Corpo Fsico. As emanaes pesadas provocam no mdium, como reao, enjos, nuseas, taquicardia (corao palpitando), irritabilidade, apetite descontrolado, desnimos. Naqueles no esclarecidos, alm dos sintomas citados, tambm provocam a depresso, o enraivecimento brutal, os atos de violncia e incontrolabilidade sexual. Tudo isso provocado por agentes externos vontade pessoal do mdium que disso no se apercebe.

Desenvolvimento Medinico - Educao da Mediunidade


Essas caractersticas de desconfortos so, pois, comuns a todo mdium iniciante e, principalmente, naqueles j desenvolvidos mas que nunca passaram por um perodo de orientao, com o fito de educar-lhes as faculdades. Tudo isso so fatores relacionados SINTONIA medinica. Diminuir a intensidade dessas influenciaes, e control-la, perfeitamente possvel, desde que o aprendiz se interesse por conhecer o mecanismo e forma de ao da mediunidade.
Sintonia Boa Sintonia Ruim

possvel ao mdium distinguir as alteraes psquicas e orgnicas que lhe so prprias das que esto procedendo dos espritos desencarnados?
Divaldo - Um dos comportamentos iniciais do mdium deve ser o de estudar-se. Da ser necessrio estudar a mediunidade. Eu, por exemplo, quando comecei o exerccio da mediunidade, ia a uma festa e assimilava de tal forma o psiquismo do ambiente, que me tornava a pessoa mais contente dali. Se ia a um casamento eu ficava mais feliz que Mdiuns o noivo. Se ia a um enterro ficava mais choroso que a viva, porque me contaminava psiquicamente, e ficava muito difcil saber como era a minha personalidade. Pois, de acordo com o local, havia como que um mimetismo, isto , eu assimilava o efeito do ambiente.

Lentamente, estudando a minha personalidade, as minhas dificuldades e comportamentos, logrei traar o meu perfil pessoal, e estabelecer uma conduta medial para que aqueles que vivem comigo saibam como eu sou, e da possam avaliar os meus estados medinicos.
De incio, o mdium ter algumas dificuldades, porque o fenmeno produz uma interposio de personalidades estranhas a sua prpria personalidade. Somando-se velhas dificuldades sensibilidade medinica, o sensitivo passa a ter muito aguadas as reminiscncias das vidas pretritas, no o carter da conscincia, mas o somatrio das experincias.
CONTINUA

Recordo-me que, em determinada poca da minha vida, terminada uma palestra ou reunio medinica, eu tinha uma necessidade imperiosa de caminhar. Caminhar at a exausto fsica. Naquele perodo claro-escuro da mediunidade, sem saber exatamente como encontrar a paz, os espritos me receitaram trabalho fsico, para que, cansado, fosse obrigado ao repouso fsico, porque tinha dificuldades de dormir. A vida fsica era-me muito ativa e, mesmo quando o corpo caa no colapso, a mente continuava excitada, e eu me levantava no dia seguinte pior do que havia deitado. Ento, s vezes, eu preferia no deitar.

Mdiuns

Com o tempo fui formando meu perfil de comportamento, de personalidade, aprendendo a assumir a responsabilidade dos insucessos e a transferir para os Mentores os resultados das aes positivas que so sempre de Deus, enquanto os erros so sempre nossos. Estaremos sempre em sintonia com espritos de comportamento idntico ao nosso. Da, o mdium vai medindo as suas reaes, suas mgoas, cimes, invejas, e ir identificando as reaes positivas, a beleza, o desejo de servir. Por fim, aprende a selecionar quando ele e quando so os espritos que esto agindo por seu intermdio.

FIM

Desenvolvimento Medinico
Hoje, noite disse-me o devotado amigo , observar algumas demonstraes de desenvolvimento medinico. Aguardei as instrues com interesse. No instante indicado, compareci ao grupo. Antes do ingresso dos companheiros encarnados, j era muito grande a movimentao. Nmero considervel de trabalhadores. Muito servio de natureza espiritual.
Captulo 3. Desenvolvimento Medinico.

Admirava as caractersticas dos socorros magnticos dispensados s entidades sofredoras, quando Alexandre acentuou:

Por enquanto, nossos esforos so mais frutferos ao crculo dos desencarnados infelizes. As atividades beneficentes da casa concentram-se neles, em maior poro, porque os encarnados, mesmo aqueles que j se interessam pela prtica espiritista, muito raramente se dispem, com sinceridade, ao aproveitamento real dos valores legtimos de nossa cooperao. E, depois de longa pausa, prosseguiu: muito lenta e difcil a transio entre a animalidade grosseira e a espiritualidade superior. Nesse sentido, h sempre entre os homens um oceano de palavras e algumas gotas de ao. Nesse instante, os primeiros amigos do plano carnal deram entrada no recinto.
CONTINUA

Desenvolvimento Medinico
(Comentrios dos trabalhadores da casa...) Veremos hoje exclamava um senhor de espessos bigodes se temos boa sorte. No tenho vindo com assiduidade s experincias comentou um rapaz , porque vivo desanimado... H quanto tempo mantenho o lpis na mo, sem resultado algum?
Captulo 3. Desenvolvimento Medinico.

pena! respondia outro senhor A dificuldade desencoraja, de fato. Parece-me que nada merecemos, no setor do estmulo, por parte dos benfeitores invisveis! acrescentava uma senhora de boa idade h quantos meses procuro em vo desenvolver-me? Em certos momentos, sinto vibraes espirituais intensas, junto de mim, contudo no passo das manifestaes iniciais.

A palestra continuou interessante e pitoresca. Decorridos alguns minutos, com a presena de outros pequenos grupos de experimentadores que chegavam, solcitos, foi iniciada a sesso de desenvolvimento. O diretor proferiu tocante prece, no que foi acompanhado por todos os presentes. Dezoito pessoas mantinham-se em expectativa.
CONTINUA

Desenvolvimento Medinico
Alguns explicou Alexandre pretendem a psicografia, outros tentam a mediunidade de incorporao. Infelizmente, porm, quase todos comfundem poderes psquicos com funes fisiolgicas. Acreditam no mecanismo absoluto da realizao e esperam o progresso eventual e problemtico, esquecidos de que toda edificao da alma requer disciplina, educao, esforo e perseverana. Mediunidade construtiva a lngua de fogo do Esprito Santo, luz divina para a qual preciso conservar o pavio do amor cristo, o azeite da boa vontade pura. Sem a preparao necessria, a excurso dos que provocam o ingresso no reino invisvel , quase sempre, uma viagem nos crculos de sombra. Alcanam grandes sensaes e esbarram nas perplexidades dolorosas. Fazem descobertas surpreendentes e acabam nas ansiedades e dvidas sem fim. Ningum pode trair a lei impunemente e, para subir, Esprito algum dispensar o esforo de si mesmo, no aprimoramento ntimo... Dirigindo-se, de maneira especial, para os circunstantes, o instrutor recomendou: Observemos...

Captulo 3. Desenvolvimento Medinico.

CONTINUA

Desenvolvimento Medinico

(Caso 1)

Postara-se ao lado de um rapaz que esperava, de lpis em punho, mergulhado em fundo silncio. Ofereceu-me Alexandre o seu vigoroso auxlio magntico e contemplei-o, com ateno. Os ncleos glandulares emitiam plidas irradiaes. A epfise principalmente semelhava-se reduzida semente algo luminosa. Repare no aparelho genital aconselhou-me o instrutor, gravemente.
Captulo 3. Desenvolvimento Medinico.

Fiquei estupefato. As glndulas geradoras emitiam fraqussima luminosidade, que parecia abafada por aluvies de corpsculos negros, a se caracterizarem por espantosa mobilidade.

Comeavam as movimentaes sob a bexiga urinria e vibravam ao longo de todo o cordo espermtico, formando colnias compactas, nas vesculas seminais, na prstata, nas massas mucosas uretrais, invadiam os canais seminferos e lutavam com as clulas sexuais, aniquilando-as. As mais vigorosas daquelas feras microscpicas situavam-se no epiddimo, onde absorviam, famlicas, os embries delicados da vida orgnica. Estava assombrado. Que significava aquele acervo de pequeninos seres escuros? Pareciam imantados uns aos outros, na mesma faina de destruio. Seriam expresses mal conhecidas da sfilis? Enunciando semelhante indagao ntima, explicou-me Alexandre, sem que eu lhe dirigisse a palavra falada:
CONTINUA

Desenvolvimento Medinico

(Caso 1)

Captulo 3. Desenvolvimento Medinico.

No, Andr. No temos sob os olhos o espiroqueta de Schaudinn, nem qualquer nova forma suscetvel de anlise material por bacteriologistas humanos. So bacilos psquicos das torturas sexuais, produzidos pela sede febril de prazeres inferiores. O dicionrio mdico do mundo no os conhece e, na ausncia de terminologia adequada aos seus conhecimentos, chamemos-lhes larvas, simplesmente. Tm sido cultivados por este companheiro, no s pela incontinncia no domnio das emoes prprias, atravs de experincias sexuais variadas, seno tambm pelo contacto com entidades grosseiras, que se afinam com as predilees dele, entidades que o visitam com freqncia, maneira de imperceptveis vampiros.

O pobrezinho ainda no pde compreender que o corpo fsico apenas leve sombra do corpo perispiritual, no se capacitou de que a prudncia, em matria de sexo, equilbrio da vida e, recebendo as nossas advertncias sobre a temperana, acredita ouvir remotas lies de aspecto dogmtico, exclusivo, no exame da f religiosa. A pretexto de aceitar o imprio da razo pura, na esfera da lgica, admite que o sexo nada tem que ver com a espiritualidade, como se esta no fosse a existncia em si. Esquece-se de que tudo esprito, manifestao divina e energia eterna. O erro de nosso amigo o de todos os religiosos que supem a alma absolutamente separada do corpo fsico, quando todas as manifestaes psicofsicas se derivam da influenciao Espiritual.

Novos mundos de pensamento raiavam-me no ser. Comeava a sentir definies mais francas do que havia sido terrveis incgnitas para mim, no captulo da patogenia em geral. (...) FIM

Desenvolvimento Medinico

(Caso 2)

No sara do meu intraduzvel espanto, quando o instrutor me chamou a ateno para um cavalheiro maduro que tentava a psicografia... Observe este amigo disse-me, com autoridade , no sente um odor caracterstico? Efetivamente, em derredor daquele rosto plido, assinalava-se a existncia de atmosfera menos agradvel. Semelhava-se-lhe o corpo a um tonel de configurao caprichosa, de cujo interior escapavam certos vapores muito leves, mas incessantes. Via-se-lhe a dificuldade para sustentar o pensamento com relativa calma. No tive qualquer dvida. Deveria ele usar alcolicos em quantidade regular. Vali-me do ensejo para notar-lhe s singularidades orgnicas.

Captulo 3. Desenvolvimento Medinico.

O aparelho gastrintestinal parecia totalmente ensopado em aguardente, porquanto essa substncia invadia todos os escaninhos do estmago e, comeando a fazer-se sentir nas paredes do esfago, manifestava a sua influncia at no bolo fecal. Espantava-me o fgado enorme. Pequeninas figuras horripilantes postavam-se, vorazes, ao longo da veia porta, lutando desesperadamente com os elementos sanguneos mais novos. Toda a estrutura do rgo se mantinha alterada. Terrvel ingurgitamento. Os lbulos cilndricos, modificados, abrigavam clulas doentes e empobrecidas. O bao apresentava anomalias estranhas. Os alcolicos esclareceu Alexandre, com grave entonao aniquilavam-no vagarosamente. Voc est examinando as anormalidades menores. Este companheiro CONTINUA permanece completamente desviado em seus centros de equilbrio vital. (...)

Desenvolvimento Medinico

(Caso 2)

Captulo 3. Desenvolvimento Medinico.

Todo o sistema endocrnico foi atingido pela atuao txica. Inutilmente trabalha a medula para melhorar os valores da circulao. Em vo, esforam-se os centros genitais para ordenar as funes que lhes so peculiares, porque o lcool excessivo determina modificaes deprimentes sobre a prpria cromatina. Debalde trabalham os rins na excreo dos elementos corrosivos, porque a ao perniciosa da substncia em estudo anula diariamente grande nmero de nfrons. O pncreas, viciado, no atende com exatido ao servio de desintegrao dos alimentos. Larvas destruidoras exterminam as clulas hepticas. Profundas alteraes modificam-lhe as disposies do sistema nervoso vegetativo e, no fossem as glndulas sudorparas, tornar-se-lhe-ia talvez impossvel a continuao da vida fsica.

No conseguia dissimular minha admirao. Alexandre indicava os pontos enfermios e esclarecia os assuntos com sabedoria e simplicidade to grandes que no pude ocultar o assombro que se apoderara de mim.

FIM

Desenvolvimento Medinico

(Caso 3)

O instrutor colocou-me, em seguida, ao lado de uma dama simptica e idosa. Aps examin-la, atencioso, acrescentou: Repare nesta nossa irm. candidata ao desenvolvimento da mediunidade de incorporao. Fraqussima luz emanava de sua organizao mental e, desde o primeiro instante, notara-lhe as deformaes fsicas. O estmago dilatara-se-lhe horrivelmente e os intestinos pareciam sofrer estranhas alteraes. O Captulo 3. fgado, consideravelmente aumentado, demonstrava indefinvel agitao. Desenvolvimento Desde o duodeno ao sigmide, notavam-se anomalias de vulto. Medinico. Guardava a idia de presenciar, no o trabalho de um aparelho digestivo usual, e sim de vasto alambique, cheio de pastas de carne e caldos gordurosos, cheirando a vinagre de condimentao ativa. Em grande zona do ventre superlotado de alimentao, viam-se muitos parasitos conhecidos, mas, alm deles, divisava outros corpsculos semelhantes a lesmas voracssimas, que se agrupavam em grandes colnias, desde os msculos e as fibras do estmago at a vlvula ileocecal. Semelhantes parasitos atacavam os sucos nutritivos, com assombroso potencial de destruio.

Observando-me a estranheza, o orientador falou em meu socorro:


Temos aqui uma pobre amiga desviada nos excessos de alimentao. Todas as suas glndulas e centros nervosos trabalham para atender as exigncias do sistema digestivo. Descuidada de si mesma, caiu na glutonaria crassa, tornando-se presa de seres de baixa condio. FIM

Desenvolvimento Medinico
E porque me conservasse em silncio, incapacitado de argumentar, ante ensinamentos to novos, o instrutor considerou: Perante estes quadros, pode voc avaliar a extenso das necessidades educativas na esfera da Crosta. A mente encarnada engalanou-se com os valores intelectuais e fez o culto da razo pura, esquecendo-se de que a razo humana precisa de luz divina. O homem comum percebe muito pouco e sente muito menos. Ante a ecloso de conhecimentos novos, em face da onda regeneradora do Espiritualismo que banha as naes mais Captulo 3. cultas da Terra angustiadas por longos sofrimentos coletivos, necessitamos Desenvolvimento Medinico. acionar as melhores possibilidades de colaborao, para que os companheiros terrestres valorizem as suas oportunidades benditas de servio e redeno. Compreendi que Alexandre se referia, veladamente, ao grande movimento espiritista, em virtude de nos encontrarmos nas tarefas de uma casa doutrinria, e no me enganava, porque o bondoso mentor continuou a dizer, gravemente: O Espiritismo cristo a revivescncia do Evangelho de Nosso Senhor Jesus-Cristo e a mediunidade constitui um de seus fundamentos vivos. A mediunidade, porm, no exclusiva dos chamados mdiuns. Todas as criaturas a possuem, porquanto significa percepo espiritual, que deve ser incentivada em ns mesmos. No bastar, entretanto, perceber. imprescindvel santificar essa faculdade, convertendo-a no ministrio ativo do bem. (...)
CONTINUA

Desenvolvimento Medinico
(...) A maioria dos candidatos ao desenvolvimento dessa natureza, comtudo, no se dispe aos servios preliminares de limpeza do vaso receptivo. Dividem, inexoravelmente, a matria e o esprito, localizando-os em campos opostos, quando ns, estudantes da Verdade, ainda no conseguimos identificar rigorosamente as fronteiras entre uma e outro, integrados na certeza de que toda a organizao universal se baseia em vibraes puras. Inegavelmente, meu amigo e sorriu , no desejamos transformar o mundo em cemitrio de tristeza e desolao. Atender a santificada Captulo 3. misso do sexo, no seu plano respeitvel, usar um aperitivo comum, fazer Desenvolvimento a boa refeio, de modo algum significa desvios espirituais; no entanto, os Medinico. excessos representam desperdcios lamentveis de fora, os quais retm a alma nos crculos inferiores. Ora, para os que se trancafiam nos crceres de sombra, no fcil desenvolver percepes avanadas. No se pode cogitar de mediunidade construtiva sem o equilbrio construtivo dos aprendizes, na sublime cincia do bem-viver. Oh! exclamei e por que motivo no dizer tudo isto aos nossos irmos congregados aqui? Porque no adverti-los austeramente? Alexandre sorriu, benvolo, e acentuou: No, Andr. Tenhamos calma. Estamos no servio de evoluo e adestramento. Nossos amigos no so rebeldes ou maus, em sentido voluntrio. Esto espiritualmente desorientados e enfermos. No podem transformar-se, dum momento para outro. Compete-nos, CONTINUA portanto, ajud-los no caminho educativo.

Desenvolvimento Medinico
O orientador deixou de sorrir e acrescentou: verdade que sonham edificar maravilhosos castelos, sem base; alcanar imensas descobertas exteriores, sem estudarem a si prprios; mas, gradativamente, compreendero que mediunidade elevada ou percepo edificante no constituem atividades mecnicas da personalidade e sim conquistas do Esprito, para cuja consecuo no se pode prescindir das iniciaes dolorosas, dos trabalhos necessrios, com a auto-educao sistemtica e perseverante. Excetuando-se, porm, essas iluses infantis, so Captulo 3. bons companheiros de luta, aos quais estimamos carinhosamente, no Desenvolvimento s como nossos irmos mais jovens, mas tambm por serem credores de Medinico. reconhecimento pela cooperao que nos prestam, muitas vezes inconscientemente. Os tenros embries vegetais de hoje sero as rvores robustas de amanh. As tribos ignorantes de ontem constituem a Humanidade de agora. (...) A sesso de desenvolvimento medinico, segundo deduzi da palestra entre os amigos encarnados, fora muito escassa em realizaes para eles. Todavia, no se verificava o mesmo em nosso ambiente, onde se podia ver enorme satisfao em todas as fisionomias, a comear de Alexandre, que se mostrava jubiloso. Os trabalhos haviam tomado mais de duas horas e, com efeito, embora me conservasse retrado, ponderando os ensinamentos da noite, mincia a mincia, observei o esforo intenso despendido pelos servidores de nossa esfera. Muitos deles, em grande nmero, no somente assistiam os companheiros terrestres, seno tambm atendiam a longas filas FIM de entidades sofredoras de nosso plano.

O Desenvolvimento Medinico Educao da Mediunidade.

Veremos a seguir uma explanao sobre o nosso tema O Desenvolvimento Medinico Educao da Mediunidade.

Priclis Roberto pericliscb@outlook.com

http://vivenciasespiritualismo.net/index.htm Luiz Antonio Brasil

Potrebbero piacerti anche