Sei sulla pagina 1di 11

COMPANHIA DE SANEAMENTO DO PARAN

Concurso Pblico - Edital n 001/2005

Prova Objetiva - 18/12/2005

Agente Tcnico de Operao I


Operao de Mquinas
INSTRUES
1. 2. 3. 4. 5. 6. Aguarde autorizao para abrir o caderno de provas. Confira seu nmero de inscrio, turma e nome. Assine no local indicado. A interpretao das 40 (quarenta) questes parte do processo de avaliao, no sendo permitidas perguntas aos Aplicadores de Prova. Nesta prova, as questes so de mltipla escolha, com cinco alternativas cada uma, sempre na seqncia a, b, c, d, e, das quais somente uma deve ser assinalada. Ao receber o carto-resposta, examine-o e verifique se o nome nele impresso corresponde ao seu. Caso haja irregularidade, comunique-a imediatamente ao Aplicador de Prova. Transcreva para o carto-resposta a opo que julgar correta em cada questo, preenchendo o crculo correspondente com caneta de tinta preta. No ultrapasse o limite do espao destinado para cada marcao. No haver substituio do carto-resposta por erro de preenchimento ou por rasuras feitas pelo candidato. A marcao de mais de uma alternativa em uma mesma questo resultar na perda da questo pelo candidato. No sero permitidas consultas, emprstimos e comunicao entre candidatos, bem como o uso de livros, apontamentos e equipamentos (eletrnicos ou no), inclusive relgio. O no-cumprimento dessas exigncias implicar a excluso do candidato deste concurso. Os aparelhos celulares devero ser desligados e colocados OBRIGATORIAMENTE no saco plstico. Caso essa exigncia seja descumprida, o candidato ser excludo do concurso.

Portugus

7.

Matemtica

8.

9.

10. Ao concluir a prova, permanea em seu lugar e comunique ao Aplicador de Prova. Aguarde autorizao para devolver o caderno de provas e o carto-resposta, devidamente assinados. 11. O tempo para o preenchimento do carto-resposta est contido na durao desta prova. 12. Se desejar, anote as respostas no quadro abaixo, recorte na linha indicada e leve-o consigo.

Especfica

DURAO DESTA PROVA: 4 horas


NMERO DE INSCRIO TURMA NOME DO CANDIDATO

ASSINATURA DO CANDIDATO

.............................................................................................................................................................................................................. 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 RESPOSTAS 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 -

www.pciconcursos.com.br

24 horas aps a realizao da prova ser colocado no site do Ncleo de Concursos www.nc.ufpr.br - o gabarito provisrio. Para acess-lo voc dever ter mo os seguintes dados: N de inscrio: Senha de acesso: de sua inteira responsabilidade o sigilo sobre esses dados.

www.pciconcursos.com.br

PORTUGUS
O texto a seguir referncia para as questes 01 a 05. Individualismo e caos no trnsito O trnsito catico da cidade de So Paulo foi escolhido como palco de um estudo sobre o comportamento dos condutores, envolvendo a percepo que tm de espao pblico. Fosse um teste, estaria reprovada a maioria dos entrevistados, que assume uma postura individualista na qual o interesse pessoal est acima da lei e, portanto, do bem-estar coletivo. Foram feitas entrevistas de cerca de uma hora com 54 pessoas, abordadas nas ruas de So Paulo, pertencentes s seguintes categorias: pedestres, motoboys, motoristas de carro, nibus, txi e lotao. Cada um falou livremente da percepo que tem de si mesmo e dos outros no trnsito, como entende as leis e autoridades, o espao pblico e a civilidade. A partir dos resultados, a sociloga Alessandra Olivato, responsvel pela pesquisa, observou que h uma 'lgica privada' que rege a conduta dos agentes do trnsito. "Nessa lgica a tentativa de cumprir a lei, por exemplo, no est relacionada ao bem comum, mas a princpios religiosos, ao carter ou boa educao familiar", diz. A maioria dos entrevistados admite cometer infraes, via de regra justificadas por motivos pessoais, que so sentidos como prioritrios lei. Boa parte refere-se s leis como meramente punitivas, considerando as autoridades de trnsito rigorosas e injustas, e relaciona os pedestres, assim como os demais motoristas, a 'obstculos' do trnsito. A pesquisadora associa a m conduta dos motoristas a uma tendncia privatizao do espao pblico, predominante nas duas ltimas dcadas, seguida da desvalorizao do mesmo. "Hoje o espao pblico sentido como um lugar desagradvel, devido a fatores como violncia e poluio de todos os tipos", diz Olivato, que lembra que o espao pblico o 'lugar do cidado'. A tendncia agravada por fatores histricos que imprimiram um sentido negativo cidadania brasileira. "No h orgulho em dizer 'sou cidado' no Brasil. Sentimos ter deveres mas no direitos", diz, acrescentando que em um pas onde as pessoas no se sentem cidads, a individualidade acaba prevalecendo. "Isso afeta a nossa conduta no trnsito, tornando-a hostil e agressiva", afirma a sociloga. Enquanto os motoristas e pedestres no desenvolvem uma educao cvica no trnsito, baseada no sentimento de coresponsabilidade pelo bem coletivo, a punio prevista nas leis ainda contribui para coibir as infraes e defender uns dos outros no caos urbano.
(Adaptado de Cincia Hoje. 192, abr. 2003)

01 - Segundo Alessandra Olivato, para mudar o comportamento dos motoristas seria necessrio: a) b) c) d) *e) adotar leis mais rigorosas. reduzir a poluio e a violncia nas ruas. promover o sentimento de amor ao pas. aumentar a fiscalizao no trnsito e a punio aos infratores. educar os motoristas para o respeito ao espao coletivo.

02 - A pesquisa de Olivato revelou que a conduta de motoristas no trnsito de So Paulo regida por uma lgica privada. O texto aponta como exemplos dessa lgica: I. II. III. IV. V. A aplicao das punies previstas nas leis para desestimular as infraes no trnsito. A afirmao de que pedestres e motoristas so obstculos ao funcionamento do trnsito. A queixa dos motoristas de que as autoridades de trnsito so rigorosas e injustas. A afirmao de que o espao pblico, ainda que violento e poludo, o lugar do cidado. O apelo a motivaes religiosas e de boa educao para o cumprimento das leis de trnsito.

Assinale a alternativa correta. a) b) c) *d) e) Somente as afirmativas I e III so verdadeiras. Somente as afirmativas III, IV e V so verdadeiras. Somente as afirmativas I e V so verdadeiras. Somente as afirmativas II, III e V so verdadeiras. Somente as afirmativas II e IV so verdadeiras.

03 - Fosse um teste, estaria reprovada a maioria dos entrevistados, que assume uma postura individualista na qual o interesse pessoal est acima da lei e, portanto, do bem-estar coletivo. Indique a expresso que poderia substituir a palavra grifada na frase acima, mantendo as mesmas relaes de sentido *a) b) c) d) e) conseqentemente contudo supostamente por outro lado sobretudo

www.pciconcursos.com.br

04 - Fosse um teste, estaria reprovada a maioria dos entrevistados, que assume uma postura individualista... Se no trecho acima a expresso a maioria dos entrevistados fosse substituda por os entrevistados, a frase deveria ser reescrita como: a) b) c) *d) e) Fosse um teste, estaria reprovado os entrevistados, que assume uma postura individualista... Fosse um teste, estariam reprovados os entrevistados, que assume uma postura individualista... Fosse um teste, estariam reprovado os entrevistados, que assumem uma postura individualista... Fosse um teste, estariam reprovados os entrevistados, que assumem uma postura individualista... Fosse um teste, estaria reprovados os entrevistados, que assumem uma postura individualista...

05 - Fosse um teste, estaria reprovada a maioria dos entrevistados, que assume uma postura individualista na qual o interesse pessoal est acima da lei... Indique a alternativa em que a substituio das expresses grifadas e os ajustes na frase foram feitos segundo as normas da escrita e mantm o sentido da frase. Fosse um teste, estaria reprovada a maioria dos entrevistados, do qual assume uma postura individualista que o interesse pessoal est acima da lei.. *b) Fosse um teste, estaria reprovada a maioria dos entrevistados, a qual assume uma postura individualista onde o interesse pessoal est acima da lei.. c) Fosse um teste, estaria reprovada a maioria dos entrevistados, onde assume uma postura individualista em que o interesse pessoal est acima da lei.. d) Fosse um teste, estaria reprovada a maioria dos entrevistados, os cujos assumem uma postura individualista de que o interesse pessoal est acima da lei.. e) Fosse um teste, estaria reprovada a maioria dos entrevistados, a qual assume uma postura individualista cujo interesse pessoal est acima da lei.. O texto a seguir referncia para as questes 06 e 07. Universalismo O universalismo , provavelmente, a inveno cultural mais importante da nossa modernidade. Sua expresso mais bvia: temos o sentimento de que alm ou aqum dos vrios grupos aos quais pertencemos ou acreditamos pertencer famlias, bairros, origens, etnias, crenas, estilos de vida, preferncias sexuais etc. , h um sentimento de que somos todos membros de uma comunidade mais ampla, mais inclusiva, que a espcie humana. Pode-se dizer que essa uma idia moderna. Antes da modernidade no datarei este termo, a bem da conciso certamente podia haver uma conscincia biolgica da espcie. Afinal, um grego podia perfeitamente notar que havia uma diferena entre um persa e uma galinha. Ou seja, uma galinha tambm bpede, mas tem asas e penas, enquanto um persa, em princpio, no. Havia uma conscincia biolgica da existncia de uma espcie humana, mas no uma conscincia da espcie como comunidade. A conseqncia disso que os limites da empatia, de nossa capacidade de nos colocarmos no lugar do outro e de ter uma idia de como ele deve ou pode estar se sentindo, no eram os limites da espcie; eram os limites restritos do grupo cultural, poltico, social, tnico ao qual cada um pertencia. Vou dar alguns exemplos para que se entenda mais facilmente: em muitas tribos ditas primitivas, a palavra que designa a tribo a mesma que significa homem, ou seja, no existe uma palavra que designe a humanidade alm do grupo, ou como uma comunidade possvel alm do grupo. Outro exemplo: se ns encontrssemos um grego antigo na rua e ele nos dissesse que pertence a uma sociedade democrtica, ns notaramos que isso apresenta um problema: a posse de escravos. Ele, no entanto, nos diria que os escravos so brbaros. Brbaros, para eles, significava simplesmente estrangeiros. Ou seja, ele no conheceria o sentimento de pertencer a uma comunidade humana. Conheceria o sentimento prioritrio de pertencer a uma comunidade restrita, a dos gregos. O estrangeiro pode perfeitamente ser escravizado, sem que isso constitua uma contradio em relao aos ideais polticos democrticos. Como a modernidade inventou o universalismo, essa idia de que compartilharamos a sensao de pertencer a uma espcie humana, uma comunidade que muito mais inclusiva do que o grupo restrito ao qual pertencemos? Para pertencer ou ter a sensao de pertencer humanidade, espcie como um grupo, devemos deixar em casa todos os outros casacos. Devemos deixar de nos definir prioritariamente pelos outros grupos restritos que habitualmente nos definem. Assim, quando me pergunto quem sou eu?, se respondo que sou paulista, palmeirense, brasileiro, italiano, socialista, ndio Jari, afro-brasileiro, negro ou gay, claro que no sou universalista. Para responder, primeiro sou um homem homem no sentido da espcie, no no sentido do gnero preciso, ento, que me despoje de todas as outras identidades ou, pelo menos, que elas se tornem secundrias em minha definio. Como indivduo, se minha individualidade mais importante do que todas as minhas identidades de grupo, ento posso me reconhecer primariamente como membro da comunidade mais extensa da espcie.
(Adaptado de Contardo Caligaris, Pluralismo, multiculturalismo e universalismo, conferncia, SESC S. Paulo, nov. 2003)

a)

06 - Pode-se dizer que essa uma idia moderna. Antes da modernidade - no datarei este termo, a bem da conciso certamente podia haver uma conscincia biolgica da espcie. O trecho grifado na frase acima equivalente a: *a) b) c) d) e) Para ser sucinto, no explicitarei o perodo correspondente modernidade. No mencionarei as datas correspondentes modernidade, para evitar contradies. Como quero ser preciso, no discutirei o conceito de modernidade. No questionarei a modernidade porque no quero me alongar, No relacionarei a modernidade a um perodo datado, para fugir polmica.

www.pciconcursos.com.br

07 - Para responder, primeiro sou um homem homem no sentido da espcie, no no sentido do gnero preciso, ento, que me despoje de todas as outras identidades ou, pelo menos, que elas se tornem secundrias em minha definio. No trecho assinalado acima, o autor distingue duas interpretaes possveis para a afirmao sou um homem. Indique a alternativa que explicita essas duas interpretaes. a) b) *c) d) e) pessoa livre x escravo membro de uma comunidade x estrangeiro ser humano x pessoa do sexo masculino. adulto x criana ou adolescente ser humano x animal

08 - Indique a alternativa que est de acordo com as normas da escrita. a) b) c) *d) e) Senhor gerente, conto com vosso empenho para resolveres o problema de entrega das mercadorias encomendadas. Aguardamos a visita de Vossa Senhoria e esperamos que fiqueis satisfeito com o desempenho da empresa. Caro amigo, conto com teus esforos para resolver o problema e desde j lhe agradeo. Quero convidar Vossa Senhoria para, junto com seus familiares, visitar as novas instalaes e experimentar os servios do nosso restaurante. Consultei vossa pgina na Internet e constatei que os servios prestados por vossa firma so de interesse de nossa empresa, por isso estou solicitando que o senhor me envie informaes adicionais.

09 - Indique a alternativa que apresenta o uso correto dos sinais de pontuao. a) b) c) d) e) A idia que o estrangeiro tem do Brasil, tanto pode vir de Gilberto Freyre, com a democracia racial quanto de Srgio Buarque, por meio do conceito de homem cordial. A idia que o estrangeiro tem do Brasil tanto pode vir de Gilberto Freyre; com a democracia racial, quanto de Srgio Buarque; por meio do conceito de homem cordial A idia, que o estrangeiro tem do Brasil, tanto pode vir de Gilberto Freyre com a democracia racial quanto de Srgio Buarque por meio do conceito de homem cordial A idia que o estrangeiro tem do Brasil tanto pode vir de Gilberto Freyre, com a democracia racial, quanto de Srgio Buarque, por meio do conceito de homem cordial A idia que o estrangeiro tem do Brasil, tanto pode vir de Gilberto Freyre: com a democracia racial; quanto de Srgio Buarque: por meio do conceito de homem cordial

*** QUESTO ANULADA, PONTUADA A TODOS OS CANDIDATOS 10 - Indique a alternativa correta de acordo com as normas da escrita: a) *b) c) d) e) Para eleio se tornar mais interessante, deveriam haver pelo menos trs candidatos. No festival, chegou a haver cinco apresentaes simultneas. Tinham havido vrios casos de dengue na cidade, o que preocupava os agentes de sade. A polcia ficou atenta, pois poderiam haver torcedores interessados em promover tumultos fora do estdio. As denncias feitas pelo deputado pode ter repercusses incontrolveis.

MATEMTICA
11 - O operador de uma copiadora regulou a mquina de modo que a razo percentual entre o tamanho da cpia para o do original seja 80%. Uma figura cujo tamanho no original de 25 cm por 20 cm ter, na cpia, o tamanho: a) *b) c) d) e) 22,5 cm por 18 cm. 20 cm por 16 cm. 18,5 cm por 14,2 cm. 17 cm por 12 cm. 15 cm por 10 cm.

12 - O presidente de uma empresa decidiu distribuir para todos os funcionrios um resumo de recomendaes relativas ao trabalho. Para isso, sero confeccionados panfletos, no formato 15 cm por 20 cm, em papel cuja especificao 75g/m2. A massa total de 30.000 desses panfletos ser: a) b) c) *d) e) 90 kg. 80, 5kg. 75 kg. 67,5 kg. 60 kg.

13 - O reservatrio de gua de uma escola tem o formato interno de cubo, com capacidade para 8.000 litros. Pretende-se construir no seu lugar outro reservatrio com capacidade para 12.500 litros. Pela disponibilidade de espao, o novo reservatrio dever ter a mesma altura que o antigo. Sabendo que o formato interno do novo reservatrio ser o de paraleleppedo reto de base quadrada, a medida (interna) do lado da base ser: a) 2,0 m. b) 2,25 m. *c) 2,5 m.

www.pciconcursos.com.br

d) 2,75 m. e) 3,0 m.

www.pciconcursos.com.br

14 - Na figura abaixo est representada uma semi-circunferncia de centro P e dimetro AB. Os pontos X e Y pertencem semi-circunferncia, Z e V so pontos mdios, respectivamente, de AP e PB, e o quadriltero XYZV tem os quatro ngulos retos. Considere as seguintes afirmativas: A distncia PX igual distncia PY. O comprimento YZ igual ao comprimento ZV. O comprimento de uma diagonal do quadriltero maior do que a medida do raio da semi-circunferncia. IV. A distncia PX igual distncia XB. Assinale a alternativa correta. a) b) c) *d) e) Somente as afirmativas I e II so verdadeiras. Somente as afirmativas II e III so verdadeiras. Somente as afirmativas III e IV so verdadeiras. Somente as afirmativas I, III e IV so verdadeiras. Somente as afirmativas II, III e IV so verdadeiras. I. II. III.

.
P

15 - Uma fbrica de brindes com 6 funcionrios leva 12 dias para produzir 2100 unidades. Prevendo um aumento de vendas, o gerente decidiu contratar mais 3 funcionrios. Nessas novas condies, quantos dias a fbrica levar para produzir 3150 unidades? a) *b) c) d) e) 13. 12. 11. 10. 9.

16 - Pedro, Paulo e Moiss foram a uma lanchonete tomar um lanche rpido no meio da tarde. Pedro comeu trs pes de queijo e tomou um caf, gastando R$ 4,70. Paulo, por sua vez, comeu apenas dois pes de queijo, mas tomou dois cafs, e gastou R$ 3,80. Moiss comeu dois pes de queijo e tomou um caf. Com base nessas informaes, concluise que Moiss gastou: a) b) c) *d) e) R$ 3,70. R$ 4,10. R$ 2,90. R$ 3,30 R$ 4,50.

17 - Alice investiu R$ 1.000,00 em uma aplicao que lhe d 5% de rendimento ao ms no regime de juro composto. Qual o montante que Alice ter aps dois meses? a) b) c) d) *e) R$ 1.100,00 R$ 1.200,50 R$ 1.105,00 R$ 1.110,50 R$ 1.102,50

18 - Se em um tringulo ABC o lado BA mede 4 cm, o lado BC mede 5 cm, e o ngulo com vrtice B mede 60 graus, ento o terceiro lado mede: a)

29 cm 21 cm 41 cm 23 cm
10 cm

*b) c) d) e)

19 - O lucro de uma empresa dado pela funo L(x ) = x 2 + 100x + 50 , onde x o nmero de unidades produzidas por dia. Com base nessas informaes, correto afirmar que o lucro ser o maior possvel quando x for igual a:

a) *b) c) d) e)

40. 50. 60. 70. 80.

www.pciconcursos.com.br

20 - Josias comprou um televisor vista com desconto de 5%. Se o preo original, sem desconto, de R$ 600,00, o preo que Josias pagou foi de: a) *b) c) d) e) R$ 500,00 R$ 570,00 R$ 595,00 R$ 485,00 R$ 530,00

ESPECFICA
21 - Em relao a vias terrestres, assinale a alternativa INCORRETA. *a) b) c) d) e) Vagas de garagem so vias terrestres. Avenidas so vias terrestres. Caminhos so vias terrestres. Vias internas pertencentes a condomnios de apartamentos so vias terrestres. Rodovias so vias terrestres.

22 - Sobre o comportamento dos motoristas nas vias terrestres, assinale a alternativa correta. a) b) O condutor de veculo no precisa guardar distncia de segurana lateral entre o seu e os demais veculos. Em pistas com vrias faixas de circulao no mesmo sentido, a faixa do centro destina-se ao deslocamento de veculos mais rpidos. c) Qualquer veculo pode, em circunstncias especiais, como situaes de urgncia, circular pelas caladas. d) Qualquer veculo, prestador de servio de instituio pblica, alm de prioridade no trnsito, goza de livre circulao. *e) Os veculos que se deslocam por trilhos tero preferncia de passagem sobre os demais, respeitadas as normas de circulao. 23 - Sobre a parada de veculos, considere as seguintes afirmativas: Quando for necessria a imobilizao temporria de veculo no leito virio, em situao de emergncia, deve-se providenciar a imediata sinalizao de advertncia. II. Quando for proibido o estacionamento na via, a parada do veculo deve restringir-se ao tempo necessrio para embarque e desembarque de passageiro, no interrompendo a circulao de veculos ou pedestres. III. Nas vias com acostamento, os veculos devem parar na pista de rolamento. IV. O embarque ou desembarque de passageiro em veculo parado deve ser realizado pelo lado da calada, inclusive para o condutor. Assinale a alternativa correta. a) b) *c) d) e) Somente as afirmativas I e III so verdadeiras. Somente as afirmativas II e III so verdadeiras. Somente as afirmativas I e II so verdadeiras. Somente as afirmativas II e IV so verdadeiras. Somente as afirmativas III e IV so verdadeiras. I.

24 - O artigo 61 do Cdigo de Trnsito refere-se s velocidades mximas permitidas. Sobre esse tema, numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda. (1) (2) (3) (4) Vias de trnsito rpido. Vias arteriais. Rodovias. Vias locais. ( ( ( ( ) ) ) ) 30 quilmetros por hora. 80 quilmetros por hora. 60 quilmetros por hora. 110 quilmetros por hora para automveis.

Assinale a alternativa que apresenta a seqncia correta da coluna da direita, de cima para baixo. a) *b) c) d) e) 4, 3, 2, 1. 4, 1, 2, 3. 1, 3, 2, 4. 3, 2, 1, 4. 2, 3, 4, 1.

25 - Sobre a sinalizao de trnsito, assinale a alternativa INCORRETA. a) A sinalizao ser colocada em condies que a tornem perfeitamente visvel durante o dia e a noite. b) Nas vias pblicas, proibido colocar luzes que possam interferir na visibilidade da sinalizao. *c) A fixao de inscries sobre os suportes da sinalizao de trnsito pode ser feita desde que no comprometa a visibilidade dos sinais. d) Os locais destinados travessia de pedestres devem ser sinalizados com faixas pintadas ou demarcadas no leito da via. e) Os locais destinados a estacionamentos devem ter suas entradas e sadas devidamente sinalizadas.

www.pciconcursos.com.br

26 - O Cdigo de Trnsito Brasileiro, em seu artigo 96, dispe sobre a classificao de veculos quanto espcie. Acerca desse tema, numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda: (1) de passageiros (2) de carga (3) misto ( ) ( ) ( ) camioneta, utilitrio micronibus, nibus carro-de-mo, caminho

Assinale a alternativa que apresenta a seqncia correta da coluna da direita, de cima para baixo. a) *b) c) d) e) 1, 2, 3. 3, 1, 2. 3, 2, 1. 1, 3, 2. 2, 3, 1.

27 - NO equipamento obrigatrio de veculo: a) b) c) d) *e) Cinto de segurana. Encosto de cabea. Equipamento para controle de gases poluentes. Sinalizao noturna dianteira para bicicletas. Airbag duplo.

28 - O Cdigo de Trnsito Brasileiro estipula que a habilitao para dirigir veculos pode se dar em cinco categorias. Sobre tais categorias e sua gradao, assinale a alternativa correta. *a) Categoria A: condutor de veculo motorizado de duas ou trs rodas, com ou sem carro lateral. b) Categoria B: condutor de veculo motorizado, no abrangido pela categoria A, cujo peso bruto total no exceda a seis mil e quinhentos quilogramas e cuja lotao no exceda a doze lugares, excludo o do motorista. c) Categoria C: condutor de veculo motorizado utilizado em transporte de passageiros, cujo peso bruto total exceda a trs mil quilogramas. d) Categoria D: condutor de veculo motorizado utilizado no transporte de carga, cuja lotao exceda a doze lugares, excludo o do motorista. e) Categoria E: veculos enquadrados na categoria trailer ou veculos em que a unidade tratora se enquadre nas categorias B, C ou D e cuja unidade acoplada tenha trs mil quilogramas de peso bruto total. 29 - Em relao Carteira Nacional de Habilitao, assinale a alternativa correta. No caso de reprovao no exame escrito sobre legislao de trnsito, o candidato poder repetir imediatamente o exame. *b) A empresa que utiliza condutores contratados para operar a sua frota de veculos obrigada a fornecer curso de direo defensiva. c) O porte da carteira de habilitao no obrigatrio para o condutor, pois seus dados j constam do sistema do CONTRAN. d) A Carteira Nacional de Habilitao dever, obrigatoriamente, ser renovada anualmente. e) A Carteira Nacional de Habilitao pode ser renovada, mesmo quando constarem dbitos no pronturio do condutor. 30 - Sobre a Carteira Nacional de Habilitao, INCORRETO afirmar: a) b) c) *d) e) Deve conter a fotografia do condutor. Contm o CPF do condutor. Tem validade apenas quando apresentada no original. Equivale a documento de identidade de profissional vinculado a rgo de classe. Tem f pblica. a)

31 - O Cdigo de Trnsito Brasileiro estipula diversos graus s infraes cometidas no mbito do trnsito. Sobre esse tema, considere as afirmativas abaixo: I. II. Dirigir veculo sem possuir Carteira Nacional de Habilitao ou Permisso para Dirigir infrao grave. Dirigir sob a influncia de lcool, em nvel superior a seis decigramas por litro de sangue, ou de qualquer substncia entorpecente ou que determine dependncia fsica ou psquica infrao gravssima. III. Deixar o condutor de usar o cinco de segurana infrao mdia. IV. Usar o veculo para arremessar gua sobre os pedestres infrao mdia. V. Ter seu veculo imobilizado na via por falta de combustvel infrao mdia. Assinale a alternativa correta. a) *b) c) d) e) Somente as afirmativas II e III so verdadeiras. Somente as afirmativas II, IV e V so verdadeiras. Somente as afirmativas III e IV so verdadeiras. Somente as afirmativas I e V so verdadeiras. Somente as afirmativas I, III e V so verdadeiras.

www.pciconcursos.com.br

10

32 - Das infraes abaixo, assinale aquela que NO considerada infrao leve. *a) b) c) d) e) Dirigir sem usar lentes de correo que tenham sido determinadas por ocasio da concesso da carteira. Estacionar veculo afastado do meio-fio de cinqenta centmetros a um metro. Ultrapassar veculo que integre cortejo. Usar facho de luz alta dos faris nas vias providas de iluminao pblica. Usar buzina prolongada e sucessivamente a qualquer pretexto.

33 - Assinale a penalidade que NO est prevista no Cdigo de Trnsito. a) b) *c) d) e) Advertncia por escrito. Multa. Priso do condutor. Apreenso do veculo. Cassao da Carteira Nacional de Habilitao.

34 - O artigo 258 do Cdigo de Trnsito Brasileiro dispe sobre a classificao da pena de multa. Sobre esse tema, relacione a segunda coluna primeira: (1) Infrao gravssima (2) Infrao grave (3) Infrao mdia (4) Infrao leve ( ( ( ( ) ) ) ) Multa de valor correspondente a 120 UFIR. Multa de valor correspondente a 50 UFIR. Multa de valor correspondente a 180 UFIR. Multa de valor correspondente a 80 UFIR.

Assinale a alternativa que apresenta a seqncia correta da coluna da direita, de cima para baixo. a) b) c) *d) e) 1, 2, 3, 4. 3, 1, 4, 2. 3, 2, 1, 4. 2, 4, 1, 3. 2, 3, 1, 4.

35 - Sobre a pontuao aplicvel ao condutor infrator, assinale a alternativa correta. a) b) c) *d) e) infrao grave aplicam-se 07 pontos. infrao leve aplicam-se 05 pontos. infrao mdia aplicam-se 03 pontos. infrao mdia aplicam-se 04 pontos. infrao gravssima aplicam-se 05 pontos.

36 - Em todos os casos abaixo, o condutor submetido a curso de reciclagem, EXCETO quando: a) b) *c) d) e) suspenso do direito de dirigir. condenado judicialmente por crime de trnsito. cometer infrao mdia. sendo contumaz, for necessria sua reeducao. se envolver em acidente grave para o qual haja contribudo.

37 - Sobre a ultrapassagem de veculos, assinale a alternativa correta. *a) O condutor, ao perceber que outro veculo tem o propsito de ultrapass-lo, dever, se estiver circulando na faixa da esquerda, deslocar-se para a faixa da direita sem acelerar a marcha. b) O condutor poder ultrapassar veculos em vias com duplo sentido de direo, nos trechos em curva, desde que com total segurana. c) O condutor que deseja ultrapassar veculo de transporte coletivo parado para embarque/desembarque de passageiros dever aumentar a velocidade. d) O condutor poder efetuar a ultrapassagem nas intersees. e) Os veculos mais lentos, quando em fila, no precisam guardar distncia suficiente entre si para permitir que os veculos que os ultrapassem se intercalem na fila com segurana. 38 - Sobre o uso das luzes em veculo, assinale a alternativa INCORRETA. a) O condutor manter acesos os faris do veculo, utilizando luz baixa durante a noite. *b) Nas vias iluminadas, o condutor deve usar a luz alta. c) A troca de luz baixa e alta, de forma intermitente e por curto espao de tempo, para advertir outros motoristas, poder ser utilizada para indicar a inteno de ultrapassar o veculo que segue frente. d) Durante a noite, em circulao, o motorista dever manter acesa a luz da placa. e) O condutor utilizar o pisca alerta em imobilizaes.

www.pciconcursos.com.br

11

39 - Assinale a alternativa que apresenta a ordem correta de prevalncia na sinalizao: 1. 2. 3. a) b) c) d) *e) Instrues do semforo sobre os demais sinais. Indicaes dos sinais sobre as demais normas de trnsito. Ordens do agente de trnsito sobre as normas de circulao e outros sinais. 1, 2, 3. 3, 2, 1. 1, 3, 1. 2, 3, 1. 3, 1, 2.

40 - infrao gravssima: a) b) *c) d) e) Conduzir veculo com apenas uma das mos. Andar em faixa da esquerda se esta for para outros veculos. Dirigir sem estar habilitado. Transitar na contramo, em vias de sentido duplo. Transpor bloqueio virio ou evadir-se de pedgio.

www.pciconcursos.com.br

Potrebbero piacerti anche