Sei sulla pagina 1di 20

CITOLOGIA

Introduo Bioqumica celular


Prof. Diego Transpadini

Introduo
As clulas so as unidades com as quais os organismos vivos so construdos A clula a unidade estrutural e funcional fundamental dos seres vivos, da mesma forma como o tomo a unidade fundamental das estruturas qumicas. Se por alguma razo a organizao celular destruda, a funo da clula tambm alterada. O olho humano s pode discriminar dois pontos separados por mais de 0,01 mm. A maioria das clulas muito menor que isto e, para estud-las, necessita-se do poder de resoluo de um microscpio ptico.
CITOLOGIA: rea da Biologia que se preocupa com o estudo das clulas.
Prof. Diego Transpadini 2

Histrico
Em 1667, ao utilizar um microscpio ptico para observar fatias delgadas de cortia, Robert Hooke observou que estas eram formadas por pequenos compartimentos, que ele denominou de Clulas (o nome vem do latim Cellula e significa quarto pequeno). O que Hooke observava na verdade eram as paredes celulares que delimitavam as clulas da cortia. Hoje em dia ns temos microscpios que vo muito alm do que Hooke observou.
Robert Hooke (1635 1703)

As paredes celulares so resistentes e persistem mesmo aps a morte das clulas


Prof. Diego Transpadini 3

A Teoria Celular
Aps os estudos de Hooke, Matthias Schleiden e Theodor Schwann formularam a teoria celular. Essa teoria afirma que todos os seres vivos so formados por clulas, e essas so, portanto, as unidades morfolgicas e funcionais dos seres vivos. Essa teoria se sustenta em trs grandes pilares.
A vida existe somente nas clulas Todos os seres vivos so compostos de clulas. Todas as reaes do organismo dependem estritamente da atividade celular, e atravs da clula que toda a energia necessria para o funcionamento do organismo obtida, convertida, armazenada e aplicada.
As clulas provm somente de clulas preexistentes Uma clula se origina apenas da reproduo de outras clulas, havendo assim, a transmisso de material gentico. A clula a unidade de reproduo e transmisso das caractersticas hereditrias . Todos os caracteres genticos so transmitidos de uma clula para outra no processo de reproduo.

TEORIA CELULAR: todos os seres vivos so formados por clulas.


Prof. Diego Transpadini 4

Existem clulas Eucariontes e Procariontes


A nvel celular os seres vivos podem ser classificados como Eucariontes ou Procariontes.

As bactrias e algas azuis so seres procariontes, enquanto todos os outros seres vivos so eucariontes.
A principal diferena entre esses dois tipos celulares que os procariontes no possuem Carioteca. O material gentico fica disperso no citoplasma junto com todas as outras organelas. J as clulas eucariontes apresentam um ncleo verdadeiro. Seu material gentico est envolto pela Carioteca. A Carioteca permite as trocas entre o ncleo e o citoplasma.
Prof. Diego Transpadini 5

Clulas Procariontes - ESTRUTURAS


Nas clulas procariontes o citoplasma bem simples, mesmo quando observado ao microscpio ptico. No existem organelas delimitadas por membranas. As nicas organelas presentes no citoplasma so os ribossomos. Estas organelas esto associadas a sntese proteica. As demais funes metablicas so realizadas por protenas associadas membrana plasmtica ou livres no citoplasma.
Prof. Diego Transpadini 6

Clulas Eucariontes - ESTRUTURAS

Nas eucariontes, o citoplasma mais complexo e corresponde a toda a regio compreendida entre a membrana plasmtica e a carioteca. Alm disso, possui diversas organelas membranosas, que so: retculo endoplasmtico (liso e rugoso), complexo golgiense, lisossomos, peroxissomos, mitocndrias, glioxissomos, vacolos e cloroplastos (esses dois ltimos pertencem s clulas vegetais).
Prof. Diego Transpadini 7

Bioqumica celular
Os componentes qumicos da clula so classificados como orgnicos e inorgnicos A estrutura de uma clula resulta de uma combinao de molculas organizadas em uma ordem muito precisa. Assim como as clulas so os tijolos com que se constroem os tecidos e os organismos, as molculas so os tijolos com as quais as clulas so construdas. gua Inorgnico Sais minerais

Compostos qumicos
Orgnico

cidos nuclicos Hidratos de carbono Lipdeos Protenas Vitaminas


Prof. Diego Transpadini 8

Compostos Inorgnicos
gua a substancia mais abundante, tanto dentro quanto fora do corpo. A gua representa cerca de 75 a 85% dos compostos qumicos da clula. O surgimento e a manuteno da vida no nosso planeta esto associados gua. Onde h gua h vida. A gua formada por dois tomos de Hidrognio e um de Oxignio. Atua como solvente natural para os ons e como meio para a disperso coloidal da maior parte das macromolculas. Alm disso, indispensvel para as atividades metablicas.

Como resultado da distribuio assimtrica de suas cargas, uma molcula de gua se comporta como um dipolo. Por causa dessa propriedade, a gua pode ligar-se eletrostaticamente, atravs de seus grupos positivos e negativos, com ons negativos (nions) ou ons positivos (ctions), bem como molculas portadoras de ambos os tipos de cargas (ex.: protenas)
Prof. Diego Transpadini 9

Compostos Inorgnicos
Sais minerais Os sais minerais podem participar como constituintes de estruturas esquelticas do corpo dos seres vivos, como o caso do fosfato de clcio, abundantes nos ossos e nos dentes. Podem tambm ocorrer dissolvidos em gua e, nesse caso, dissociam-se em ons, que so partculas com carga eltrica positiva ou negativa. Os ons so fundamentais ao metabolismo celular, como resumido na tabela seguinte.

Prof. Diego Transpadini

10

Compostos Orgnicos
cidos Nuclicos So macromolculas de enorme importncia biolgica. Todos os seres vivos possuem dois tipos de cidos nuclicos, chamados cido desoxirribonuclico (DNA) e cido ribonuclico (RNA). Os vrus contm somente um destes tipos de cidos nuclico, DNA ou RNA. Existem duas classes de cidos nuclicos, o DNA e o RNA O DNA constitui um banco de informaes genticas. Nas clulas superiores, o DNA se encontra no ncleo constituindo os cromossomos. O RNA se localiza tanto no ncleo como no citoplasma. Existem dois tipos de pentoses: a ribose presente no RNA e a desoxirribose presente no DNA. A nica diferena que a desoxirribose possui uma molcula de oxignio a menos.

Prof. Diego Transpadini

11

Compostos Orgnicos
Hidratos de Carbono (Carboidratos, Glucdios, Glicdios ou Acares) So compostos por carbono, hidrognio e oxignio e representam a principal fonte energtica da clula, e so constituintes importantes das membranas celulares e da matriz extracelular.
Podem ser classificados em trs grupos: - Monossacardeos - Dissacardeos - Polissacardeos

Os hidratos de carbono constituem a principal fonte de energia da clula

Prof. Diego Transpadini

12

Compostos Orgnicos
MONOSSACARDEOS: So os acares mais simples, representados pela frmula geral Cn(H2O)n, sendo que o valor de n varia entre 3 e 7.
Triose: com 3 tomos de carbono Tetrose: com 4 tomos de carbono Pentose: com 5 tomos de carbono (Ex.: Ribose e Desoxirribose) Hexose: com 6 tomos de carbono (Ex.: Glicose, Frutose e Galactose) Heptose: (com 7 tomos de carbono)

Monossacardeos

Prof. Diego Transpadini

13

Compostos Orgnicos
DISSACARDEOS: So formados a partir da unio de dois monossacardeos. Nessa unio h perda de uma molcula de gua, ou seja, ocorre uma reao de sntese por desidratao. So solveis em gua mas no so imediatamente aproveitveis como fonte de energia. Para isso necessrio que sejam quebrados por hidrlise, dando origem a dois monossacardeos.

Prof. Diego Transpadini

14

Compostos Orgnicos
POLISSACARDEOS: So formados por vrios monossacardeos unidos entre si. Alguns apresentam nitrognio ou enxofre em sua frmula. So insolveis em gua e podem ser desdobrados em acares simples por hidrlise.

A insolubilidade dos polissacardeos vantajosa para os seres vivos pois permite que eles participem como componentes estruturais da clula ou funcionem como armazenadores de energia. Polissacardeos estruturais
Polissacardeos energticos
Celulose Quitina

Amido Glicognio
Prof. Diego Transpadini 15

Compostos Orgnicos
Lipdeos So um grupo de molculas caracterizadas por serem insolveis em gua e solveis em solventes orgnicos. Tal propriedade se deve ao fato de que possuem grandes cadeias de hidrocarbonetos alifticos, que so estruturas apolares ou hidrofbicas. Os triacilgliceris, os fosfolipdeos e os esterides so os lipdeos mais abundantes na clula. 1) Carotenides, presentes em algas e vegetais superiores, atuam como pigmentos acessrios, auxiliando na fotossntese. Carotenos e Xantofilas absorvem espectros luminosos complementares, aumentando a abrangncia de frequncias luminosas utilizadas pelas plantas.

Prof. Diego Transpadini

16

Compostos Orgnicos
2) Triglicerdios so os leos e gorduras, propriamente ditos. Formados pela unio de trs molculas de cidos graxos com uma de glicerol, funcionam como a principal reserva energtica nas plantas e nos animais. Fornecem tambm cidos graxos, que participam de importantes processos metablicos. 3) Fosfolipdios: formados por duas molculas de cidos graxos, uma de glicerol e uma terceira molcula que contm fosfato. Essa composio d origem a uma estrutura com uma cabea hidroflica e uma cauda dupla hidrofbica. Assim, quando em meio aquoso, os fosfolipdios se organizam em camadas duplas, com as pores hidroflicas voltadas para a gua. Elas tendem a proteger as caudas, unindo as extremidades do grupo, formando compartimentos fechados chamados vesculas. So o principal componente da membrana celular.

Prof. Diego Transpadini

17

Compostos Orgnicos
4) Cerdeos: conhecidos como ceras, impermeabilizantes naturais de frutas, flores e folhas, evitando a evaporao excessiva. Tambm podem ser produzidos por animais, como as abelhas. 5) Esterides: um exemplo o colesterol, qur participa da composio da parede celular e atua como precursor dos hormnios sexuais, da vitamina D e dos sais biliares. Mas em quantidades excessivas se torna prejudicial sade. O colesterol transportado pelo sangue associado a lipoprotenas, que podem ser de baixa densidade (LDL - low density lipoprotein) ou de alta densidade (HDL high density lipoprotein). Enquanto o HDL remove o colesterol do sangue, transportando-o at o fgado, o LDL, quando em grandes quantidades, depositado nas paredes dos vasos sanguneos, causando endurecimento e obstruo destes.

Prof. Diego Transpadini

18

Compostos Orgnicos
Protenas So formadas essencialmente por carbono, oxignio, nitrognio e hidrognio, mas podem tambm apresentar enxofre. So macromolculas formadas pela unio de vrias molculas menores, os aminocidos.
Participam da composio de muitas estruturas do corpo dos seres vivos, tendo, principalmente, funo plstica, embora tambm possam ter funo energtica. Aminocidos

So tambm chamados de monopeptdeos. Existem 20 aminocidos que participam da formao das protenas. Todos tem em comum em suas molculas um grupamento amina (NH2) e um grupamento carboxila (COOH). O que muda de um aminocido pra outro a cadeia R que ele possui. So ligados uns aos outros atravs de ligaes peptdicas.
Prof. Diego Transpadini 19

CONHEA MEU BLOG: http://meajudaprofessor.blogspot.com.br


Prof. Diego Transpadini 20

Potrebbero piacerti anche