Sei sulla pagina 1di 16

Laboratrio de ensino de matemtica

Ol, aluno(a)!

Aula 1

Estamos iniciando mais uma etapa do nosso curso e esperamos que voc possa aproveitar bastante este estudo sobre o Laboratrio de Ensino em Matemtica, com a perspectiva de que venha conhecer sua importncia, potencialidade pedaggica bem como sua operacionalizao para o processo de ensino e de aprendizagem. A disciplina consiste em seis aulas, sendo a primeira aula destinada discusso terica sobre Laboratrio de Ensino em Matemtica sob o aspecto de sala-ambiente. Da segunda at a quinta aula, o foco central est voltado apresentao de estratgias para a utilizao de materiais manipulveis. Na sexta e ltima aula, abordado o uso do Laboratrio de Ensino em Matemtica por meio da internet. Desejamos a todos bons estudos!

Objetivos:
Configurar um Laboratrio de Ensino de Matemtica. Refletir sobre o papel do Laboratrio de Ensino de Matemtica no que diz respeito ao processo ensino-aprendizagem no domnio da Matemtica. Discutir sobre a importncia do Laboratrio de Ensino de Matemtica para o fazer pedaggico do professor de Matemtica. Descrever quais as condies para a implantao de um Laboratrio de Ensino de Matemtica.

7
LabMat.indd 7 12/01/2012 09:48:51

01
TPICO
OBJETIVOS

O LABORATRIO DE ENSINO DE MATEMTICA E A SUA POTENCIALIDADE NO CAMPO DA MATEMTICA

Caracterizar um Laboratrio de Ensino de Matemtica. Refletir sobre a funo do Laboratrio de Ensino de Matemtica para o processo de ensino e de aprendizagem em matemtica. Mapear a abrangncia do Laboratrio de Ensino de Matemtica.

esta aula, discutiremos o papel do Laboratrio de Ensino de Matemtica como um campo frtil para aprendizagem, por meio de prticas que se valem de diferentes materiais manipulveis e tecnolgicos, de modo a

possibilitar a construo e reconstruo dos conceitos matemticos.

1.1 LABORATRIO DE ENSINO DE MATEMTICA (LEM)


Leia a tirinha a seguir.

Figura 01: O ensino de Matemtica no contexto da sala de aula

8
LabMat.indd 8

Licenciatura em Matemtica

12/01/2012 09:48:51

Como voc percebeu, a tirinha mostra o professor apresentando um contedo matemtico no quadro e o aluno no compreendendo o objeto conceitual em estudo. De forma humorada, o que ca evidente so as limitaes vivenciadas pelos professores, no ato do ensino, e pelos alunos, no ato da aprendizagem em Matemtica. E esse parece ser o imperativo nas aulas dessa disciplina, o que ocasiona, como sabemos, um mal-estar em sala de aula em relao exposio do professor e incompreenso do contedo pelo aluno. Nesse sentido, Silva (2009, p. 168) arma que a concepo que o aluno pode construir sobre a Matemtica de uma cincia imutvel, enraizada em uma estrutura axiomtica, com verdades que caem do cu e na qual as justicativas ou provas devem ser aceitas ou so muito difceis de serem compreendidas pela maioria. Em sala de aula dicilmente o estudante experimenta situaes de investigao, explorao, questionamento e reconstruo, pois no existe uma boa articulao entre a matemtica elaborada pela comunidade cientca (formal) e a matemtica da vida cotidiana. Em consequncia, considerada uma disciplina dura, em que os estudantes sentem grandes diculdades em compreend-la. Por outro lado, como o professor dispe de tempo limitado para abordar todo o contedo, ca mais prtico estabelecer tudo como verdadeiro, apresentar o algoritmo e encontrar a soluo das questes, reduzindo, assim, a Matemtica a uma viso inequvoca e infalvel, capaz de demonstrar tudo por meio da aplicao de frmulas e algoritmos, o que no favorece o desenvolvimento de um raciocnio verdadeiro (BROUSSEAU; GIBEL, 2005). Desse modo, o ensino de Matemtica ca reduzido a mtodos ultrapassados de ensino e postura inadequada do professor em sala de aula, com diculdades no processo de transposio didtica. Para reverter essa realidade, Silva e Silva (2004), Mariani (2009) e Lorenzato (2006) indicam a implantao do Laboratrio de Ensino de Matemtica (LEM) em todos os nveis de ensino, entre os procedimentos metodolgicos ventilados no campo da Educao Matemtica. A perspectiva proporcionar aos alunos um novo olhar para a Matemtica, na descoberta de novos enfoques na aquisio de novos campos conceituais, aproximando, assim, os conceitos de Matemtica da vida cotidiana.

A 1 T 1

VOC SABIA?
Educao Matemtica representa um movimento que rene professores e pesquisadores preocupados com os baixos ndices de aprendizagem relacionada ao ensino de Matemtica. Sua consolidao no nosso pas ocorreu com a criao da Sociedade Brasileira de Educao Matemtica, durante o II Encontro Nacional de Educao Matemtica (II ENEM), no ano de 1988.

Laboratrio de Ensino de Matemtica

9
12/01/2012 09:48:51

LabMat.indd 9

Existem duas conguraes para o LEM: a primeira, como sala-ambiente; e a outra, como laboratrio virtual.

GUARDE BEM ISSO!


O LEM como sala-ambiente consiste em um espao fsico inserido na instituio de ensino, j o LEM on-line incide sobre o espao virtual que se vale de computador ligado internet.

Nesta aula daremos enfoque apenas ao LEM como salaambiente. Posteriormente, na aula seis do nosso curso faremos uma discusso a respeito do LEM on-line.

A 1 T 1

1.2 FUNCIONALIDADE DO LEM


Para reetir sobre o papel do LEM direcionado especialmente formao inicial do professor de

Matemtica, como o seu caso, aluno de licenciatura em Matemtica, preciso inicialmente compreender o que signica o LEM, sua abrangncia e seus objetivos pedaggicos. Portanto, imprescindvel que voc reita sobre as seguintes questes: o que, como e por que utilizar o LEM no contexto escolar? Na viso de Lorenzato (2006), existem diferentes entendimentos sobre o que caracteriza o LEM. Para alguns, o local onde so guardados materiais teis prtica docente do professor de Matemtica. Podemos citar como exemplos os seguintes materiais: livros, lmes, materiais manipulveis, entre outros. Para outros, um recinto inserido no mbito escolar abraado como uma biblioteca ou um museu de Matemtica. Entretanto, o autor enfatiza que o LEM uma atividade muito mais ampla e seu uso possibilita a aprendizagem compreensiva e dinmica, mas preciso que o professor o utilize de modo adequado. Em suas prprias palavras, [...] uma sala-ambiente para estruturar, organizar, planejar e fazer acontecer o pensamento matemtico, o espao para facilitar, tanto ao aluno como o professor, questionar, conjecturar, procurar, experimentar, analisar e conduzir, enm, aprender

GUARDE BEM ISSO!


O LEM uma sala-ambiente destinada aprendizagem, que possibilita ao professor, em sua ao docente, trabalhar com diferentes materiais didticos manipulveis e com recursos tecnolgicos.

e principalmente aprender a aprender (LORENZATO, 2006, p.7). O LEM, na perspectiva pedaggica, constitui um espao destinado aprendizagem onde ocorre o desenvolvimento de experincias, estudos e reexes em torno dos conceitos de Matemtica. institudo por um conjunto de recursos

pedaggicos formado por materiais manipulveis, equipamentos tecnolgicos e outros. Contudo, todos os elementos inseridos no LEM devem ser concebidos como meio para uma aprendizagem satisfatria e no como produto nal. As concepes e caractersticas de cada instituio de ensino representam fatores preponderantes para a composio do LEM. Os materiais que podem fazer parte do LEM so diversos, entretanto anunciaremos

10
LabMat.indd 10

Licenciatura em Matemtica

12/01/2012 09:48:52

aqui apenas alguns, tais como: jogos, quebra-cabeas, livros didticos, paradidticos, computadores, internet, artigos de jornais e revistas, calculadoras, softwares, vdeos, entre outros (LORENZATO, 2006).

1.3 O LEM COMO ESPAO DE REFLEXO E PESQUISA


O uso do LEM representa uma atividade desaadora por permitir a explorao de conceitos matemticos, de modo a despertar o interesse do aluno e exigir planejamento e operacionalizao por parte do professor. um espao fsico que sinaliza um local de referncia inserido no cenrio escolar, em que o aluno, como sujeito epistmico, um ser ativo e interativo que emprega sua criatividade e seu domnio conceitual na promoo de sua aprendizagem, desenvolvendo habilidades que lhe permitem questionar, reetir criticamente e resolver problemas, no sentido de considerar a relao processo versus contedo (LABUR, 2005). O LEM estabelece um ambiente privilegiado que prioriza a prtica por meio da autodescoberta pelo aluno, to restringida no ensino de Matemtica. Possibilita, ainda, a interao do aluno com o objeto matemtico em um processo de construo e de reconstruo do conhecimento, alm de permitir a formao coletiva, tendo em vista que o trabalho feito geralmente em grupo. por meio da discusso e reexo em grupo que o aluno aprende com o outro, desenvolvendo outra viso sobre o objeto matemtico. Por conseguinte, o LEM indispensvel para o processo de ensino e de aprendizagem da Matemtica, por desenhar um espao permanente de busca e descoberta dos objetos matemticos. A aplicao do LEM destinada aos alunos da educao bsica, a formao inicial e continuada de professores de Matemtica. Turrioni e Perez (2006, p. 63) reforam essa ideia quando esclarecem que o professor dever conceber o LEM como um agente de mudanas num ambiente onde se concentram esforos de pesquisa na busca de novas alternativas para o aperfeioamento do curso de licenciatura em matemtica, bem como do currculo de ensino fundamental e mdio. Portanto, o LEM uma pea fundamental no ensino de Matemtica, pois funciona como um espao de discusso, reexo e pesquisa. O LEM representa um ambiente frtil ao processo formativo do professor de Matemtica e contribui para a implantao de grupos de estudos e de aperfeioamento, para a elaborao de materiais manipulveis e outros. Alm do mais, pode ser tambm utilizado para outros eventos, como planejamento, reunies, exposies, feiras de cincias, entre outros (LORENZATO, 2006). Com isso, a ao do professor no LEM no deve estar centrada unicamente no ensino de contedos, mas tambm na aprendizagem e no desenvolvimento da turma. Para encerrar este tpico, reforamos que o LEM um espao fsico propcio aprendizagem, que possibilita a interao do aluno com o objeto matemtico, em um processo ativo de transformao na busca do conhecimento por meio da manipulao de diferentes recursos didtico-pedaggicos. No prximo tpico, falaremos sobre o papel do professor frente ao LEM.

A 1 T 1

Laboratrio de Ensino de Matemtica

11
12/01/2012 09:48:52

LabMat.indd 11

02
TPICO
OBJETIVOS

O PAPEL DO PROFESSOR DE MATEMTICA FRENTE AO LEM

Reconhecer o papel do professor de Matemtica no LEM. Classificar as categorias diferenciadas implcitas ao uso do Laboratrio de Ensino de Matemtica. Definir os objetivos do Laboratrio de Ensino de Matemtica.

este tpico, ventilaremos a funo do professor como parte importante para a efetivao do LEM como um lcus rico para o processo de ensino e de aprendizagem, por possibilitar o desenvolvimento de metodologias

e a socializao de experincias em Matemtica. Posteriormente, discutiremos as categorias e os objetivos do LEM.

2.1 O PAPEL DO PROFESSOR DE MATEMTICA NO LEM


As aes realizadas no LEM devem ser direcionadas ao trabalho cooperativo em detrimento da instruo individual, to presente na prtica tradicional de Matemtica. Ainda que nem tudo possa ser desenvolvido em grupo, pois existem momentos essencialmente iguais para a exposio do professor e tarefas individuais dos alunos, necessrio saber articular coerentemente as aes pessoais e coletivas (MENEZES, 2009). Nesse caso, o papel do professor face ao LEM crucial e ostenta diferentes aspectos, conforme explicita Lorenzato (2006):

12
LabMat.indd 12

Licenciatura em Matemtica

12/01/2012 09:48:52

Estimular os alunos a desvendarem relaes e propriedades matemticas ignoradas por eles at aquele presente momento; Reconhecer e valorizar as descobertas dos alunos; Preparar atividades adequadas ao contedo e ao material pedaggico a serem abordados; Mediar o desenvolvimento da prtica de forma que possibilite a orientao do pensamento do aluno para a compreenso dos conceitos a serem apreendidos de forma mais consistente; Criar situaes e condies para o aprimoramento dos conceitos matemticos; Conduzir pedagogicamente os alunos no manuseio dos materiais disponveis no LEM; Impulsionar a leitura e a pesquisa. O LEM implica o desenvolvimento de diferentes abordagens didticas que uma prtica pode prover, por exigir do professor e do futuro professor a reexo e a experincia sobre as ideias e as relaes matemticas, de modo a possibilitar a busca de relaes, propriedades e regularidades e a renovao de mtodos e tcnicas, estimulando o esprito investigativo, na conquista de mentalidade e atitudes novas (TURRIONI; PEREZ, 2006). A esse respeito Lorenzato (2006, p. 6) completa, [...] um local no s para aulas regulares de matemtica, mas tambm para os professores planejarem suas atividades, sejam elas aulas, exposies, olimpadas, avaliaes, entre outras, discutirem seus projetos, tendncias e inovaes; um local para criao e desenvolvimento de atividades experimentais, inclusive de produo de materiais instrucionais que possam facilitar o aprimoramento da prtica pedaggica. Assim, o LEM nesse foco um lcus rico para a pesquisa sobre o processo de ensino e aprendizagem da Matemtica, bem como para o desenvolvimento de metodologias e socializao de experincias em Matemtica. Essa opinio tambm expressada por Benini (2006, p. 62) quando arma que o professor ou o futuro professor ao fazer uso do LEM dever [...] investigar e realizar pesquisas, abordando novas formas de ensinar e aprender Matemtica, ou seja, desenvolver experincias de ensino, propondo inovaes metodolgicas e experimentando-as como forma de

A 1 T 2

ATENO!
O professor dever ter a capacidade de criar e desenvolver atividades que promovam no aluno a oportunidade de investigar, experimentar, simular e (re) descobrir os conceitos matemticos, diferentemente da aula tradicional respaldada apenas na aula expositiva (LIMA, 2007).

Laboratrio de Ensino de Matemtica

13
12/01/2012 09:48:52

LabMat.indd 13

tomar conhecimento das questes e diculdades que se encontram dia a dia, no exerccio do ensino bsico. Trata-se do desenvolvimento de estudos experimentais com a preocupao em socializar conhecimento produzido. A esse respeito, Turrioni e Perez (2006, p. 64) ressaltam que o LEM uma

A 1 T 2

alternativa metodolgica importante e sua utilizao visa desenvolver no aluno a atitude de indagao; buscar o conhecimento; aprender a aprender; aprender a cooperar; desenvolver a conscincia crtica. Cabe ao professor a funo de intercessor no sentido de confrontar as ideias dos alunos. Smole, Saito e Pessoa tambm realam esse pensamento quando armam que necessrio que o professor organize uma sequncia didtica bem planejada que seja direcionada para o desenvolvimento de um conjunto de habilidades, tais como observao, anlise, levantamento de hipteses, busca de suposies, reexo, tomada de deciso, argumentao e organizao, os quais so estreitamente relacionadas ao assim chamado raciocnio lgico (2008, p. 9).

2.2 CATEGORIAS DO USO DO LEM


Benini (2006), em sua dissertao de mestrado em que fez uma comparao entre o laboratrio de matemtica e o de cincias, relatou quatro categorias diferenciadas implcitas ao uso do LEM. Essas categorias foram sustentadas pelo trabalho de Labur (2005), que estudou os padres compartilhados pelos professores de Fsica, a partir das suas falas, quanto ao motivo da escolha de determinado experimento e equipamento associado com o objetivo da atividade prtica. As categorias classicadas foram: a) motivacional: o ponto chave o aluno; est relacionada motivao intrnseca que a atividade prtica pode provocar; b) funcional: destina-se parte fsica do recurso didtico utilizado, as caractersticas e propriedades essenciais do material em uso, bem como o seu potencial pedaggico; c) instrucional: refere-se ao processo de operacionalizao da prtica, de modo que permita a explicao e a compreenso da teoria em estudo de forma clara e simples; d) epistemolgica: direciona-se para a construo do conhecimento pelo aluno, focalizando o desenvolvimento de atividades que associem a prtica e a construo terica, conrmando as teorias e leis. Mesmo que as categorias motivacional, instrucional e epistemolgica sejam distintas, elas possuem algo em comum, que o fato de serem essenciais ao trabalho

14
LabMat.indd 14

Licenciatura em Matemtica

12/01/2012 09:48:52

do professor no intuito de fazer com que o aluno aprenda o objeto matemtico em foco. Diferentemente da categoria funcional, que direcionada para questes de ordem pragmtica, de implementao. No entanto, todas essas categorias se completam no mbito do LEM (BENINI, 2006).

2.3 OS OBJETIVOS DIDTICOS DO USO DO LEM


Silva e Silva (2004), baseados em estudos do LEMAT da UFPE, do LEPAC da UFPB, do laboratrio da Escola Secundria de Figueir dos Vinhos e outros, organizaram em sua obra uma trplice classicao do LEM com seus respectivos objetivos didticos. No quadro 1 abaixo, sintetizamos essa disposio, apresentando na ntegra os objetivos citados em sua obra.
Classificao Objetivos didticos

VOC SABIA?
LEMAT da UFPE significa Laboratrio de Ensino de Matemtica da Universidade Federal de Pernambuco. Por sua vez, LEPAC da UFPB expressa Laboratrio de Estudos e Pesquisa da Aprendizagem Cientfica da Universidade Federal da Paraba.

A 1 T 2

- promover aulas de acordo com as novas tendncias educacionais; - possibilitar atividades tanto no nvel individual, como no nvel grupal; - promover a realizao de atividades de investigao e trabalhos de projetos; - facilitar o intercmbio entre os vrios nveis de ensino; - rentabilizar os equipamentos e materiais didticos; - promover a criao de um espao para a reflexo sobre o ensino-aprendizagem da Matemtica, com a participao de professores e alunos; - contribuir para a formao de um ambiente onde se desenvolvam atividades interativas com materiais didticos; - utilizar a informtica como instrumento no ensino da Matemtica.

Ambiente escolar

Laboratrio de Ensino de Matemtica

15
12/01/2012 09:48:52

LabMat.indd 15

- desenvolver a curiosidade e o gosto de aprender Matemtica; - incrementar uma maior participao; - desenvolver o raciocnio abstrato; - iniciar os alunos na utilizao dos computadores;

A 1 T 2

Em relao aos alunos

- desenvolver as capacidades de compreenso, anlise, aplicao e sntese de software; - promover a compreenso, a interpretao e a utilizao de representaes matemticas (tabelas, grficos, expresses, smbolos etc.); - desenvolver o conhecimento do espao, realizando construes geomtricas; - explorar atividades interdisciplinares. - promover a construo e a elaborao de materiais didticos (jogos, textos, imagens etc.); - divulgar e trocar experincias sobre materiais, atividades, programas e conhecimento diversos;

Em relao aos professores

- promover a interdisciplinaridade entre a Matemtica e as outras disciplinas; - promover a utilizao regular de computadores como meio de trabalho de alunos e professores; - promover o intercmbio de conhecimentos e experincias com outras instituies similares ou com associaes de professores.
Quadro 1 Classificao do LEM Fonte: Silva e Silva (2004, p. 3-5)

Para concluir este tpico, vamos recordar que o professor tem um papel decisivo no LEM como mediador no sentido de confrontar as ideias dos alunos. As categorias implcitas ao LEM so: motivacional, funcional, instrucional e epistemolgica. Seus objetivos se direcionam tanto ao ambiente escolar, em relao aos alunos, como tambm em relao aos professores. No prximo tpico, discorreremos sobre as condies necessrias para implantao do LEM.

16
LabMat.indd 16

Licenciatura em Matemtica

12/01/2012 09:48:52

LabMat.indd 17

12/01/2012 09:48:52

03
TPICO

IMPLEMENTAO DO LEM

A 1 T 1 2

OBJETIVO

Conhecer a forma de implantao de um Laboratrio de Ensino de Matemtica.

este tpico, discutiremos sobre a implantao do LEM apontando as condies necessrias para a sua incorporao em uma instituio de ensino. Em seguida, apresentaremos o pblico-alvo a quem se destina,

destacando tambm as objees que surgem quanto ao uso do LEM.

3.1 IMPLANTAO DO LEM


Para a implantao do LEM na instituio de ensino, tanto na escola como na universidade, faz-se necessrio reservar um espao fsico para transform-lo em uma sala-ambiente propcia ao estudo e desenvolvimento de atividades de Matemtica, recheada por diversos materiais didticos. Outros elementos tambm devem compor o LEM, como apoio a estes recursos didticos, tais como mesas, carteiras, quadro, armrios, entre outros. Para a instalao do LEM, necessria a realizao de trs momentos essenciais, conforme Turrioni e Perez (2006):

18
LabMat.indd 18

Licenciatura em Matemtica

12/01/2012 09:48:52

i) primeiro momento: a administrao da escola/universidade toma cincia da importncia do laboratrio na formao colaborativa e participativa dos alunos e dos professores de Matemtica, disponibilizando espao fsico e aquisio de materiais didticos; ii) segundo momento: o desenvolvimento de atividades prticas com o manuseio de diferentes materiais disponveis no laboratrio, por meio de uma sequncia didtica e da mediao do professor. iii) terceiro momento: a cristalizao do LEM como ambiente instrucional estvel. Lorenzato (2006) chama a ateno para o fato de no ser uma tarefa fcil para o professor de Matemtica instalar sozinho o LEM, e igualmente conseguir mantlo. Nesse sentido, o autor recomenda que a sua construo seja uma empreitada dos distintos segmentos pertencentes comunidade escolar: professores, alunos e administradores. Isso signica que todo o processo de criao e implementao do LEM deve ser acompanhado por todos os participantes envolvidos no projeto.

A 1 T 3

3.2 O PBLICO-ALVO A QUEM O LEM OFERECE APOIO: AMBIENTAO


Lorenzato (2006) d destaque a outro ponto que diz respeito a quem se destina o uso do LEM, pois, se for a crianas pequenas da educao infantil, os materiais devem estar direcionados para apoiar o desenvolvimento dos processos cognitivos elementares, que so fundamentais para a construo do nmero, tais como correspondncia, comparao, classicao, sequenciao, seriao, incluso e conservao. Deve possui tambm materiais didticos voltados para o trabalho de percepo espacial e da noo de distncia. Se for designado para os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental, o trabalho com os materiais didticos deve visar ampliao dos conceitos matemticos, descoberta de propriedades, percepo da necessidade do emprego de termos ou smbolos, compreenso dos algoritmos, enm, aos objetivos da matemtica (LORENZATO, 2006, p. 9), embora deva ainda permanecer fortemente o uso de material que apele para os sentidos da viso e do tato. Se for para os alunos dos anos nais do ensino fundamental, a utilizao do LEM deve manter os mesmos princpios destinados aos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental, mas agora com a incluso de materiais que estimulem e desenvolvam o pensamento hipottico-dedutivo do aluno.
Laboratrio de Ensino de Matemtica

SAIBA MAIS!
O pensamento hipottico-dedutivo, que ocorre por volta dos 11 anos de idade, ser observado quando a criana estiver apta a elaborar hipteses e a desenvolver operaes mentais utilizando-se dos princpios da lgica formal.

19
12/01/2012 09:48:52

LabMat.indd 19

Se for para aluno do ensino mdio, o LEM deve sustentar as mesmas caractersticas do ensino fundamental, exigindo do aluno uma anlise e interpretao mais intensas do que as prticas. Podem ser tambm trabalhados artigos de jornais e revistas, problemas de vestibulares, desaos de ordem topolgica ou combinatria, entre outras atividades (LORENZATO, 2006). Se for para a formao de professores em cursos de nvel superior, a utilizao do LEM impulsiona, conforme advertem Rego e Rego (2006), uma melhor qualicao para a formao

A 1 T 3

inicial e continuada de educadores de Matemtica; propicia e estimula a prtica da pesquisa em sala de aula; potencializa a comunicao, a integrao e troca de experincias; articula a relao entre ensino, pesquisa e extenso, favorece a aproximao entre a instituio e a comunidade. Sob essa direo do papel do LEM na formao de professores, Almeida (2009, p.4) descreve, O trabalho com o LEM pode oferecer, ao mesmo tempo, um dos caminhos possveis para enriquecer a prtica docente e, alm disso, proporcionar mais um auxlio aos desaos enfrentados no cotidiano dos professores de escola pblica, desaos estes que tornam visveis tanto as limitaes em sua formao docente quanto a necessidade de aperfeioamento do ensino de Matemtica com inovaes e adaptaes na sua estratgia de ensino. Para isso, preciso que haja coragem, ousadia e, sobretudo, comprometimento em buscar permanentemente sentido para o que estamos fazendo. Assim, o exerccio do LEM deve ser adequado ao nvel cognitivo do aluno a que se designa, podendo assumir diferentes desenhos a depender do pblico-alvo, que pode ser direcionado educao infantil, aos alunos dos anos iniciais ou aos anos nais do ensino fundamental, ao ensino mdio ou aos cursos de formao de professores de Matemtica. No entanto, de acordo com Lorenzato, o LEM no signica apenas vantagens para o ensino de Matemtica, possui tambm seus limites didticos, sobre prejulgamentos, e algumas crendices o perseguem (2006, p.12). No quadro 2 a seguir, apresentamos a abordagem sistmica proposta por Lorenzato e ilustrada por Mariani (2009, p. 13-14) sobre as objees ao uso do LEM.
Objeo O LEM caro, exige matrias que a escola no d ao professor e rarssimas escolas possuem um LEM. (p.12) Argumentos apresentados por Lorenzato (2006) - Essa uma tima oportunidade para implementar um LEM na escola com o apoio dos alunos na elaborao do material, confeccionado com sucatas e materiais reciclados; - Alm de baixos custos, alunos e professores reconhecero a aplicabilidade de todos materiais produzidos ao constru-los.

20
LabMat.indd 20

Licenciatura em Matemtica

12/01/2012 09:48:52

O LEM exige do professor uma boa formao. (p.12) O LEM possibilita o uso pelo uso (p.12) O LEM no pode ser aplicado a todos os assuntos do programa. (p.13)

- dever do professor estar bem preparado; - Professor despreparado no aprendizagem significativa no aluno. contribui para a

- Como todo recurso, o LEM possibilita o uso pelo uso como tambm o seu mau uso. Tudo est sujeito a escolhas e aes orientadoras propostas pelo professor. - No LEM no vo existir recursos didticos para todos os momentos da prtica pedaggica, mas possivelmente o professor encontre no LEM uma diversificao de materiais que poder utilizar. - Em turmas de at 30 alunos uma possibilidade organizar subgrupos, todos estudando um mesmo tema, utilizando-se de materiais idnticos, e com o professor dando atendimento a cada subgrupo. (p.13); - Em turmas com mais de 30 alunos, a sugesto que o fazer infelizmente seja suprido pelo ver, e o material individual manipulvel do aluno deve ser substitudo pelo material de observao coletiva, pois a manipulao realizada pelo professor, cabendo aos alunos apenas a observao. (p.13). - Inicialmente preciso refletir sobre a qualidade da aprendizagem, questionando-se sobre: com o LEM o redimento dos alunos melhora? Os alunos preferem aulas com ou sem o LEM? Por qu? (p.13). Posteriormente possvel considerar que provvel que o uso do LEM desperte nos alunos indagaes no previstas pelo professor e, nesse sentido, se eles forem atendidos, o ensino demandar mais tempo que o previsto. Em contrapartida, muitas vezes, o uso do LEM, por facilitar a aprendizagem, faz o professor ganhar tempo. (p.14). - Essa objeo no se trata de uma limitao do LEM, mas pode estar relacionada a uma mudana de comportamento dos alunos, ou pelo aumento de movimentao e de motivao dos alunos, que exige do professor uma conduta diferente da exigida pela aula tradicional, ou pelo fato de que os alunos passam a fazer perguntas difceis ou fora do planejamento da aula. Ento, realmente usar o LEM pode ser mais difcil para parte dos professores.

A 1 T 3

O LEM no pode ser usado em classes numerosas. (p.13)

O LEM exige do professor mais tempo para ensinar. (p.13)

mais difcil lecionar utilizando o LEM. (p.14)

Laboratrio de Ensino de Matemtica

21
12/01/2012 09:48:52

LabMat.indd 21

A 1 T 3

O LEM pode induzir o aluno a aceitar como verdadeiras as propriedades matemticas que lhes foram propiciadas pelo material manipulvel ou grfico. (p.14)

- Se os alunos tiverem menos de 13 ou 14 anos, esta afirmao favorvel, pois o aparecimento do raciocnio lgico-dedutivo apoia-se fortemente no verbal (audio), no grfico (viso) e na manipulao (tato); - J para que os jovens adquiram o poder de deduo lgica, aconselhvel mostrar-lhes sofismas, falcias e paradoxos matemticos com o objetivo de eles perceberem que concluses baseadas apenas na intuio ou naquilo que se v pode contrapor-se ao que o raciocnio lgico-dedutivo aponta como verdadeiro. (p.15).
Quadro 2 Objees ao uso do LEM Fonte: Mariani (2009, p. 13-14)

Para encerrar, neste tpico falamos sobre a implantao do LEM e enfatizamos que sua efetivao no pode ser

SAIBA MAIS!
Indicamos a leitura do livro Laboratrio de ensino de matemtica na formao de professores, de Lorenzato. Na internet, voc encontra essa obra e outras desse autor acessando o site http://books.google.com.br.

uma ao isolada do professor de Matemtica, mas deve contar com o envolvimento de todos que fazem parte da instituio de ensino. Abordarmos tambm o pblico a quem se destina o LEM: educao infantil, educao bsica e nvel superior, alm das objees ao seu uso, apontadas por Lorenzato (2006).

ATIVIDADES DE APROFUNDAMENTO
1) O que caracteriza o LEM? Discorra sobre os elementos que so essenciais para a sua implantao no contexto escolar? 2) Quais dificuldades o professor de Matemtica enfrenta para implantar o LEM? 3) Aponte dois objetivos e duas objees do LEM. Faa um comentrio sobre cada um deles. 4) Comente e contextualize em sua realidade a seguinte afirmao: As secretarias de educao deveriam implantar LEM em suas escolas (LORENZATO, 2006, p. 36).

22
LabMat.indd 22

Licenciatura em Matemtica

12/01/2012 09:48:52

Potrebbero piacerti anche