Sei sulla pagina 1di 39

14 de maio de 2009

DO DIREITO DAS OBRIGAES (Livro I) RESPONSABILIDADE CIVIL (Ttulo IX)


INTRODUO
Na linha de pensamento de Jos de Aguiar Dias toda manifestao humana traz em si o problema da responsabilidade. O problema da responsabilidade no somente um problema concernente ao mundo jurdico. A idia de responsabilidade transcende o mundo jurdico. As violaes podero ser morais e sociais, decorrendo tambm em suas conseqentes responsabilidades. No campo jurdico existe o desdobramento da responsabilidade em responsabilidade civil, penal, administrativa, tributria, processual, entre outras. Ser aqui estudada somente a responsabilidade civil, uma das espcies dentro do gnero responsabilidade.

RESPONSABILIDADE CIVIL E RESPONSABILIDADE PENAL


Qual a diferena entre a responsabilidade civil e a responsabilidade penal? Tanto a responsabilidade civil como a responsabilidade penal so espcies de responsabilidade jurdica. Mas existe diferena entre elas. O ponto de anlise diferenciador no o comportamento ilcito do indivduo. Um mesmo comportamento poder ensejar diversas espcies de 1

responsabilidades. Exemplo: condutor que atravessa sinal vermelho e depois atropela um transeunte, ter em decorrncia de sua conduta a responsabilidade administrativa (pontos na carteira); a responsabilidade penal (leses corporais) e por fim, a responsabilidade civil (pelos danos causados, morais e materiais). O direito penal o soldado de reserva do direito, nas palavras de Nelson Hungria. E possui este ramo do direito modo diferente de lidar com os ilcitos cometidos, comparado ao direito civil. Observa o professor Miguel Fenech, da Universidade de Barcelona, em sua clssica obra O processo penal, que a diferena fundamental entre estas form as de responsabilidade no est na natureza do comportamento ilcito; um mesmo comportamento pode deflagrar mais de um tipo de responsabilidade. Sucede que, na responsabilidade penal, alm da exigncia da tipicidade, a resposta sancionatria poder ser mais severa.

Tipicidade do ato ilcito RESPONSABILIDADE PENAL Sano mais severa aplicada conduta

CONCEITO DE RESPONSABILIDADE CIVIL


A responsabilidade civil, espcie de responsabilidade jurdica, deriva da transgresso de uma norma civil pr-existente, com a conseqente imposio ao causador do dano do seu dever de indenizar.

ESPCIES DE RESPONSABILIDADE CIVIL


A depender da norma jurdica pr-existente violada, a conseqente responsabilidade civil formada ser uma dentre as duas espcies: 1) RESPONSABILIDADE CIVIL CONTRATUAL Esta responsabilidade ser de melhor forma estudada no mdulo de teoria geral do contrato. Aqui a responsabilidade civil decorre da violao de uma norma jurdica prevista no contrato firmado entre as partes. 2) RESPONSABILIDADE CIVIL EXTRACONTRATUAL OU AQUILIANA H violao neste caso de uma norma legal, fora de qualquer contrato, e dever ser imposta a responsabilidade extracontratual (tambm chamada de 2

responsabilidade aquiliana, nome que advm em razo da Lex Aquilia de Damno do direito Romano). Neste estudo, ser esta espcie de responsabilidade civil que ter mais enfoque.

MATRIZ DA RESPONSABILIDADE CIVIL EXTRACONTRATUAL


correto dizer, no mbito da responsabilidade civil extracontratual, que a sua matriz (ou seja, a sua regra geral) encontra-se no artigo 186, CC que define a expresso ato ilcito. Este artigo estabelece a regra geral da responsabilidade civil no Brasil. Este artigo 186, CC tambm consagra o princpio de que a ningum dado o poder de causar prejuzo a outrem. Tambm chamado este princpio de neminem laedere.
Art. 186, CC (REGRA GERAL) - Aquele que, por ao ou omisso voluntria (conduta dolosa), negligncia ou imprudncia (conduta culposa) , violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilcito.

Este artigo 186, CC que define o ato ilcito, define uma ilicitude subjetiva ou objetiva? H consagrao neste artigo de uma ilicitude subjetiva, pela presena dos elementos subjetivos, o dolo e a culpa. O fato de a culpa ou o dolo integrarem o conceito de ato ilcito, no implica necessariamente dizer que somente haver responsabilidade civil quando estes elementos estiverem presentes. Alm do artigo 186, CC, integram tambm o sistema jurdico de responsabilidade civil os artigos 187 e 927, CC que consagram formas de ilicitude objetiva.
Art. 187, CC - Tambm comete ato ilcito o titular de um direito que, ao exerc-lo, excede manifestamente os limites impostos pelo seu fim econmico ou social, pela boa-f ou pelos bons costumes. Art. 927, CC - Aquele que, por ato ilcito (arts. 186 e 187), causar dano a outrem, fica obrigado a repar-lo. Pargrafo nico. Haver obrigao de reparar o dano, independentemente de culpa , nos casos especificados em lei, ou quando a atividade normalmente desenvolvida pelo autor do dano implicar, por sua natureza, risco para os direitos de outrem.

Estes dois artigos acima consagram a configurao da responsabilidade civil e o conseqente dever de indenizar mesmo na ausncia de qualquer elemento subjetivo. O sistema de responsabilidade civil brasileiro montado sobre o trip destes trs artigos do Cdigo Civil: art. 186, art. 187 e art. 927.

ABUSO DE DIREITO

O livro O abuso de direito e o novo Cdigo Civil, de Daniel Boulos (editora mtodo) a doutrina para referncia deste estudo.
Art. 187, CC - Tambm comete ato ilcito o titular de um direito que, ao ex erc-lo, excede manifestamente os limites impostos pelo seu fim econmico ou social, pela boa-f ou pelos bons costumes.

Para a configurao do abuso de direito, na forma do artigo 187, CC, se exige o elemento culpa ou dolo? NO, h responsabilizao objetiva para a caracterizao do abuso de direito. Preenchida a ilicitude objetiva j restar configurado o abuso. No se exige a prova da inteno de prejudicar. Este artigo utiliza apenas um critrio finalstico, funcional e objetivo para que haja seja configurado o abuso. Bastar a comprovao do desvirtuamento no exerccio do direito para que reste configurado o seu abuso e, por conseguinte, a responsabilidade civil devida. Observao: com o desdobramento de aplicao do princpio do venire contra factum proprium, em respeito ao princpio da boa-f objetiva, o direito adquirido e exercido em virtude de surrectio, este direito no poder ser atacado como abusivo pela parte que sofre a supressio.

SUPRESSIO A supressio traduz a perda de um direito em face de seu no exerccio, consolidando situao favorvel outra parte, que adquire o direito correspondente via surrectio. A supressio tem a idia de supresso e perda do direito, no podendo ser invocado o abuso por parte do direito praticado atravs da surrectio.

SURRECTIO A surrectio a outra face da moeda da supressio. Praticando a conduta uma das partes, e no se manifestando a parte contrria sobre esta conduta, mostra esta aparentemente aceitar a situao. Haver aquisio do direito em razo da boa-f do agir desta parte.

Art. 330, CC - O pagamento reiteradamente feito em o utro local (surrectio) faz presumir renncia do credor relativamente ao previsto no contrato (supressio) .

Outro exemplo de surrectio: um dos condminos utiliza parte da rea comum do condomnio como garagem por um longo perodo de tempo. Se eventualmente, vier o condomnio a cobrar o aluguel pelo uso desta rea comum de modo retroativo, o condmino poder demonstrar resistncia quanto medida 4

em virtude de seu direito correspondente ao exerccio da surrectio. Haver supressio nesta cobrana para o condomnio durante aquele tempo. Mas, o condomnio poder requerer que ele saia da rea comum e as questes de usucapio de rea comum ficaro para o estudo outra oportunidade (professor Pablo Stolze diz que a matria controvertida, mas que j existem autores que defendem a possibilidade de usucapio de uma rea comum).

REQUISITOS OU ELEMENTOS DA RESPONSABILIDADE CIVIL


Os elementos da responsabilidade civil so apenas trs. No se insere o elemento subjetivo (dolo ou culpa) por ele no ser obrigatrio para a configurao da responsabilidade civil. Apenas interessa responsabilidade civil subjetiva, mas no interessando responsabilidade civil objetiva.

Conduta Humana Nexo de causalidade Dano ou prejuzo


CONDUTA HUMANA A conduta humana, para efeito de responsabilidade civil, pressupe voluntariedade na sua atuao, omissiva ou comissiva. Dever haver o mnimo grau de conscincia inserido na conduta da pessoa. Exemplo: no h realizao de conduta humana e voluntria para fins de responsabilidade quando for ela motivada pelo sonambulismo, hipnose, reflexo, etc. A regra de que esta conduta humana culmine na realizao de um ato ilcito. Mas somente a regra. Existem excees, em que poder haver responsabilizao civil decorrente de uma conduta lcita. Ateno observao logo abaixo. Observao: possvel que haja, por exceo, responsabilidade civil decorrente de uma conduta humana lcita. Exemplos: desapropriao um ato lcito e jurdico que gerar responsabilizao e devida indenizao para aquele que tem seu imvel desapropriado; tambm gera indenizao o exerccio do direito da passagem forada que dever ser pago, baseado pela existncia de responsabilidade da conduta lcita realizada. 5

NEXO DE CAUSALIDADE Nexo causal o liame ou do vnculo que une o agente ao resultado danoso. Fundamentalmente existem trs teorias dentro do estudo do direito civil que explicam o elemento nexo de causalidade. Serpa Lopes diz que o nexo causal essencial para a configurao da responsabilidade. Para o autor, a noo de causa se reveste de contedo essencialmente filosfico e as teorias se desdobram quanto delimitao de tempo e de espao (na busca de se saber o que na verdade seria uma causa). Mas, as teorias explicativas que sero analisadas logo abaixo analisadas no so propriamente teorias cientficas, mas sim teorias jurdicas: 1) Teoria da equivalncia das condies (conditio sine qua non) Para esta teoria todo e qualquer antecedente ftico que concorra para o resultado ser considerado como causa. Crtica histrica: Gustavo Tepedino diz que o grande problema desta teoria que ela considera todos os fatos ocorridos anteriormente como causas podendo realizar o regresso ao infinito, encontrando causas que so muito distantes do evento danoso. A doutrina penal reconstruiu esta teoria da equivalncia das condies com a teoria da imputao objetiva do resultado. Sempre com a tentativa de sanar o regresso ao infinito que gera esta teoria. Esta primeira teoria a mais abrangente, a que mais d valor imputao da responsabilidade, porque para ela todas as condies anteriores produzidas para chegar ao resultado so equivalentes. 2) Teoria da causalidade adequada Esta segunda teoria, diferentemente da anterior, considera que causa apenas o antecedente ftico abstratamente adequado consumao do resultado. Para esta segunda teoria, nem todo antecedente causa, cada um deles dever ser analisado para que seja realizada a imputao. A teoria parte de um juzo de probabilidade. Deve somente ser causa o fato que se mostre idneo para a produo do resultado danoso. Exemplo de Cardoso Gouveia: amigo d um tapa leve na cabea de outro amigo e este vem a sofrer convulses. Esta conduta, para o autor, no causa idnea para produzir o resultado. No h abstratamente conseqncia lgica em dar um pequeno tapinha na cabea de uma pessoa e ela venha a sofrer convulses. 3) Teoria da causalidade direta e imediata Esta terceira teoria, para professor Pablo Stolze, Gustavo Tepedino e Carlos Roberto Gonalves, mais aproximada de uma teoria objetiva. A teoria da causalidade adequada foi desenvolvida pelo professor Agostinho Alvim, de So Paulo. Para esta teoria, causa apenas o antecedente 6

que determina o resultado como conseqncia sua de modo direto e imediato. Comparada com a segunda teoria, que se mostra muito abstrata junto anlise de cada causa; esta teoria em comento demonstra ser mais objetiva, devendo haver comprovao concreta do liame direto e imediato da causa para o alcance do resultado. Exemplo: A d soco em B, e este vem a cair batendo a cabea. C ao levar B para o hospital bate o carro e capota, levando este evento do acidente morte de B. Para a teoria da causalidade direta e imediata o fato da conduta soco no conseqncia direta e imediata para configurar como causa da morte de B. No h linha de desdobramento lgico, direto e imediato. Na linha desta terceira corrente que sustenta o vnculo direto e necessrio entre o comportamento causal e o resultado danoso, para efeito de responsabilidade civil ver o REsp 686208/RJ.
REsp 686208 / RJ RECURSO ESPECIAL 2004/0112790-9 Relator(a): Ministro LUIZ FUX (1122) rgo Julgador: T1 - PRIMEIRA TURMA Data do Julgamento: 16/06/2005 Data da Publicao/Fonte: DJ 01/07/2005 p. 414 LEXSTJ vol. 192 p. 177 Ementa DIREITO ADMINISTRATIVO. RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. AUSNCIA DE FORNECIMENTO DE MEDICAMENTO. REJEIO DE RIM TRANSPLANTADO. NEXO CAUSAL. REEXAME DE PROVAS. SMULA 07/STJ. 1. Consignado pelo acrdo recorrido que o Estado do Rio de Janeiro fora compelido, por deciso judicial, a fornecer ao recorrido a medicao necessria para evitar a rejeio do rim transplantado, restou inequvoca a sua legitimidade ad causam passiva para a ao indenizatria, porquanto, sponte sua estagnou o fornecimento a que restara obrigado judicialmente, ocasionando o ilicito in foco. 2. Destarte, instado a cumprir a deciso judicial, a sua omisso configurou inequvoca responsabilidade em face da rejeio do rgo transplantado, ante a ausncia do medicamento. 3. Deveras, restou assente na instncia local que: "A sade pblica um servio de competncia comum a todas as esferas da Federao e para a sua melhor execuo foi institudo o Sistema nico de Sade (SUS), do qual o Hospital Universitrio Pedro Ernesto participante. A alegao de que o referido hospital possui personalidade jurdica distinta da do Estado, no afasta legitimidade do Embargante, uma vez que aquele atua como longa manus deste na distribuio da sade. Alm disto, o que se discute neste feito a responsabilidade pelo no fornecimento de medicamento necessrio para evitar a rejeio de rgo transplantado, obrigao nica e exclusiva do ente pblico e no do Hospital Pedro Ernesto." 4. Outrossim, "o laudo pericial de fls. 541 usque 544 conclusivo quanto ao nexo de causalidade entre a suspenso no fornecimento da medicao imunosupressora e a perda do rim transplantado." 5. Desta sorte, "no h como se amparar a tese de que o dano decorreu exclusivamente dos riscos da complicada cirurgia a que fora submetido o Embargado, uma vez ter ficado comprovado tecnicamente que o quadro clnico do paciente evoluiu aps a utilizao da medicao 'sandimmum' e que em decorrncia de sua interrupo houve a falncia total do rgo" (fls. 696) 6. Assentando o aresto recorrido o nexo de causalidade entre a omisso do Estado do Rio de Janeiro no fornecimento de medicamento e o dano sofrido pelo ora recorrido foi constatado pelo Eg. Tribunal a quo, assim, deciso em sentido contrrio em sede de recurso especial ensejaria minucioso reexame do material ftico-probatrio dos autos, esbarrando no enunciado da Smula n 07 desta Corte. Precedentes: STF, RE 257.090/RJ; RE 140.798/SP; STJ, AgRg nos EDcl no AG 244.454/GO. 7. Recurso Especial desprovido.

Observao: Qual destas teorias acima analisadas foi a adotada pelo Cdigo Civil? Para os estudiosos do Cdigo Civil a teoria que menos se aproxima do Cdigo a primeira teoria. Os autores civilistas se dividem entre a teoria da 7

causalidade adequada (como Srgio Cavalieri Filho); e a teoria da causalidade direta e imediata (como Gustavo Tepedino, Carlos Roberto Gonalves e professor Pablo Stolze). Professor Pablo Stolze diz que existem mais autores que defendem a causalidade adequada, mas insiste que a doutrina est dividida. preciso haver a anlise da banca de concurso para que seja tomado o posicionamento. O argumento da teoria da causalidade direta ou imediata baseada na redao do artigo do Cdigo Civil que trata do elemento do nexo causal:
Art. 403, CC - Ainda que a inexecuo resulte de dolo do devedor, as perd as e danos s incluem os prejuzos efetivos e os lucros cessantes por efeito dela direto e imediato (teoria da causalidade direta e imediata) , sem prejuzo do disposto na lei processual.

DANO OU PREJUZO Responsabilidade civil sem dano um corpo sem alma, segundo analogia do professor Pablo Stolze. Se no h o dano, haver indenizao de qu? Para o professor o dano integra indispensavelmente o sistema da responsabilidade civil. O dano que interessa responsabilidade civil o DANO INDENIZVEL. Ele que ser estudado neste tpico. O dano ou prejuzo traduz a leso a um interesse jurdico tutelado material ou imaterial. E para que este dano seja indenizvel, ele dever observar trs requisitos: a) A violao de interesse jurdico material ou moral; Exemplo: o dano decorrente do fim de um namoro no interessa responsabilidade civil, no se caracterizando como um interesse jurdico. Diferentemente de ter o indivduo seu nome inscrito erroneamente no cadastro do Servio de Proteo ao Crdito. b) A subsistncia do dano; Nas palavras da professora Maria Helena Diniz, se o dano j foi reparado pelo responsvel, o prejuzo insubsistente, mas, se o foi pela vtima, a leso subsiste pelo quantum da reparao; o mesmo se diga se terceiro reparou o dano, caso em que ele ficar sub-rogado no direito do prejudicado (DINIZ, Maria Helena. Responsabilidade Civil, 7 volume, Editora Saraiva, 2004, p.69). c) A certeza do dano. o requisito mais difcil de ser caracterizado. Significa dizer que no se indeniza dano hipottico. O dano dever ser certo e atual.

Observao: Existe uma teoria francesa que relativiza este requisito da certeza do dano. Lembra-nos o professor civilista Fernando Gaburri que este requisito da certeza do dano mitigado pela teoria da perda de uma chance. Conceitualmente a perda de uma chance poder ser indenizvel por afastar uma expectativa ou a probabilidade favorvel ao lesado. Srgio Novaes Dias, em sua obra Responsabilidade Civil do Advogado pela perda de uma chance lembra que esta teoria poder ser tambm aplicada ao advogado que perde o prazo do recurso que poderia favorecer ao seu cliente. No prprio direito de famlia, observa o professor Cristiano Chaves a hiptese da me que no informa ao pai o nascimento do filho, configura o dano pela perda de uma chance, fazendo com que ele venha a perder a chance de conhec-lo. O REsp 788459/BA consagra situao famosa de perda de uma chance por conta da impropriedade de pergunta formulada em programa televisivo.
RECURSO ESPECIAL. INDENIZAO. IMPROPRIEDADE DE PERGUNTA FORMULADA EM PROGRAMA DE TELEVISO. PERDA DA OPORTUNIDADE. 1. O questionamento, em programa de perguntas e respostas, pela televiso, sem viabilidade lgica, uma vez que a Constituio Federal no indica percentual relativo s terras reservadas aos ndios, acarreta, como decidido pelas instncias ordinrias, a impossibilidade da prestao por culpa do devedor, impondo o dever de ressarcir o participante pelo que razoavelmente haja deixado de lucrar, pela perda da oportunidade. 2. Recurso conhecido e, em parte, provido. (REsp 788459/BA, Rel. Ministro FERNANDO GONALVES, QUARTA TURMA, julgado em 08/11/2005, DJ 13/03/2006 p. 334)

Questes especiais de concurso envolvendo o tema do dano


1. Como se deve entender o redutor indenizatrio previsto no artigo 944, CC?
Art. 944, CC - A indenizao mede-se pela extenso do dano. Pargrafo nico. Se houver excessiva desproporo entre a gravidade da culpa e o dano, poder o juiz reduzir, eqitativamente, a indenizao (redutor indenizatrio baseado na desproporo da culpa do ru e da indenizao).

Alguns professores, como Rui Stocco, fazem inmeras crticas a este sistema redutor da indenizao do dano. um mecanismo para beneficiar o ru em virtude de sua conduta estar baseada em uma culpa leve. Benefcio este dado em detrimento do direito da vtima em ser ressarcida. Professor Pablo Stolze diz que em uma situao ou em outra at poder ser uma opo justa a ser aplicada pelo Magistrado. No entanto, despreza-se todo o prejuzo da vtima que no teve culpa alguma no tocante conduta. Exemplo: agente deixa bituca de cigarro acesa na ponta do cinzeiro e ela vem a colocar fogo no apartamento da vtima. H clara desproporo entre a conduta e o tamanho da indenizao; mas seria justo deixar a vtima sem qualquer ressarcimento, tamanha foi sua perda? 9

Professor Arruda Alvim e professor Pablo Stolze dizem que somente poder ser aplicado este redutor da indenizao nas espcies de responsabilidade civil baseadas em elementos subjetivos, ou seja, quando da anlise da culpa do agente. Este redutor ainda causa outro inconveniente, uma vez que, toma por base a culpa do ru, mas nem toda demanda envolver a discusso da culpa, como nos casos da responsabilidade objetiva (sobre esta polmica ver os enunciados 46 e 380 das Jornadas de Direito Civil).
Enunciado 46, I Jornada de Direito Civil Art. 944: a possibilidade de reduo do montante da indenizao em face do grau de culpa do agente, estabelecida no pargrafo nico do art. 944 do novo Cdigo Civil, deve ser interpretada restritivamente, por representar uma exceo ao 8 princpio da reparao integral do dano, no se aplicando s hipteses de responsabilidade objetiv a. Enunciado 380 , IV Jornada de Direito Civil - Atribui-se nova redao ao Enunciado n. 46 da I Jornada de Direito Civil, com a supresso da parte final: no se aplicando s hipteses de responsabilidade objetiva.

2. Qual a diferena entre o dano indireto e dano reflexo ou em ricochete? Dano indireto remete-nos idia de uma cadeia de prejuzos: a mesma vtima sofre um dano direto e danos indiretos ou conseqenciais da conduta realizada. Somente uma nica vtima sofre uma cadeia de acontecimentos e danos. J o dano reflexo ou em ricochete aquele que atinge alm da vtima indireta, uma vtima indireta, a exemplo do filho de sofre o dano pela morte do pai. Existem duas vtimas envolvidas, o dano recai sobre o pai e sobre o filho, e o ordenamento autoriza que o lesado indireto possa litigar por sua indenizao, por ter sofrido este dano. 3. O que dano in re ipsa? Esta expresso encontrada em muitos julgados do STJ. O dano in re ipsa aquele que dispensa a sua demonstrao em juzo. REsp 1.059.663/MS. como se fosse recebesse o tratamento de um dano presumido.

10

RECURSO ESPECIAL 2008/0112156-1 Relator(a): Ministra NANCY ANDRIGHI (1118) rgo Julgador: T3 - TERCEIRA TURMA Data do Julgamento: 02/12/2008 Data da Publicao/Fonte: DJe 17/12/2008 Ementa Civil e processual civil. Recurso especial. Omisso. Inexistncia. Danos morais. No renovao do cheque especial. Ausncia de prova. Protesto indevido. Negativao. Pessoa jurdica. Dano in re ipsa. Presuno. Desnecessidade de prova. Quantum indenizatrio. Exagero. Afastamento de um dos motivos de sua fixao. Reduo. - Para o Tribunal de origem, o envio do ttulo a protesto de forma indevida gerou presuno de dano moral, o que tornou desnecessria a anlise dos pontos questionados em embargos declaratrios; - A no renovao do contrato de cheque especial no pode ser imputada ao protesto indevido promovido pela recorrente. Fato no comprovado nos autos; - Nos casos de protesto indevido de ttulo ou inscrio irregular em cadastros de inadimplentes, o dano moral se configura in re ipsa, isto , prescinde de prova, ainda que a prejudicada seja pessoa jurdica. Precedentes; - Os valores arbitrados a ttulo de danos morais somente comportam modificao pelo STJ quando fixados de modo irrisrio ou exagerado; - Na espcie, o valor mostra-se exagerado, em especial pelo afastamento da indenizao pela no renovao do contrato de cheque especial. Recurso especial parcialmente conhecido e, nesta parte, parcialmente provido.

21 de maio de 2009

RESPONSABILIDADE OBJETIVA E ATIVIDADE DO RISCO


a teoria do risco que embasa a responsabilidade objetiva, aquela que dispensa a anlise da culpa. A idia da teoria do risco que aquele que o cria, dever responder por ele, independentemente da anlise de sua culpa. O Cdigo Civil brasileiro consagra tanto a responsabilidade subjetiva, baseada na culpa, como a responsabilidade objetiva, baseada no risco. O artigo 927, CC em conjunto com os artigos 186 e 187, CC, como j dito, forma um sistema que consagra as duas formas de responsabilidade.
Art. 927, CC - Aquele que, por ato ilcito (arts. 186 e 187 consagra o abuso de direito com previso da responsabilidade objetiva ), causar dano a outrem, fica obrigado a repar-lo. Pargrafo nico. Haver obrigao de reparar o dano, independentemente de culpa , nos casos especificados em lei , ou quando a atividade normalmente desenvolvida pelo autor do dano implicar, por sua natureza, risco para os direito s de outrem.

O Cdigo Civil no pargrafo nico consagra duas hipteses em que poder haver a consagrao da responsabilidade objetiva: 1. Leis especiais So exemplos de leis especiais que possuem disposio acerca da responsabilidade objetiva: Cdigo de Defesa do Consumidor; legislao ambiental; seguro obrigatrio de veculos (DPVAT); etc. O primeiro ato normativo a consagrar a responsabilidade objetiva no Brasil, foi o decreto 2681/1912, que autorizava esta espcie de responsabilidade sobre os danos causados em decorrente da atividade ferroviria. 11

2. Quando atividade normalmente desenvolvida pelo autor do dano implicar por sua natureza risco para os direitos de outrem. Este pargrafo nico d a falsa impresso de que toda e qualquer atividade de risco gerar a responsabilidade objetiva. Tal interpretao no dever ser feita amplamente, deste modo. Qual comportamento humano no envolve risco? preciso que se crie um parmetro hermenutico para que no se considere que todo comportamento ou atividade humana gere a responsabilidade objetiva genericamente. Viver um risco. Na linha de pensamento do grande autor Alvino Lima, em sua clssica tese Da culpa ao risco, a responsabilidade objetiva justifica-se na medida em que o causador do dano, visando a auferir um proveito, submete a vtima a uma probabilidade de leso maior que outros membros da coletividade (maior que outros membros da coletividade). Ver tambm o enunciado 38 da I Jornada de Direito Civil:
Enunciado 38, I Jornada de Direito Civil Art. 927: a responsabilidade fundada no risco da atividade, como prevista na segunda parte do pargrafo nico do art. 927 do novo Cdigo Civil, configura-se quando a atividade normalmente desenvolvida pelo autor do dano causar a pessoa determinada um nus maior do que aos demais membros da coletividade.

Observao: o autor Roger Aguiar observa ainda, analisando o advrbio presente no pargrafo nico que a atividade de risco deve traduzir uma ao reiterada e habitual:
Art. 927, CC Pargrafo nico. Haver obrigao de reparar o dano, independentemente de culpa, nos casos especificados em lei, ou quando a atividade normalmente (deve ser uma atividade habitual, que corriqueiramente acontece ; com maior probabilidade de risco ) desenvolvida pelo autor do dano implicar, por sua natureza, risco para os direitos de outrem.

CAUSAS EXCLUDENTES DE RESPONSABILIDADE CIVIL


Estas causas excludentes no so privilgio da responsabilidade subjetiva. Podero tambm ser aplicadas para que seja excluda a responsabilidade objetiva: 1) ESTADO DE NECESSIDADE E LEGTIMA DEFESA Previso legal
Art. 188, CC - No constituem atos ilcito s (excluso da ilicitude do ato) : I - os praticados em legtima defesa ou no exerccio regular de um direito reconhecido;

12

II - a deteriorao ou destruio da coisa alheia, ou a leso a pessoa, a fim de remover perigo iminente (estado de necessidade) . Pargrafo nico. No caso do inciso II, o ato ser legtimo somente quando as circunstncias o tornarem absolutamente necessrio, no excedendo os limites do indispensvel para a remoo do perigo.

Conceito Tanto um instituto como o outro excluem a ilicitude do ato, como regra, e em conseqncia a prpria responsabilidade civil. No estado de necessidade, o agente atua visando a salvaguardar interesse jurdico prprio ou de terceiro, agredindo direito alheio para remover uma situao de direito. H uma colidncia de interesses no estado de necessidade. No h qualquer agresso neste caso do estado de necessidade. Na legtima defesa, diferentemente, atua-se em face de uma agresso injusta atual ou iminente. H neste caso, propriamente uma agresso que necessita ser repelida. Excees do dever de indenizar muito importante destacar, segundo os artigos 929 e 930, CC, que mesmo em estado de necessidade ou legtima defesa, caso seja atingido direito de terceiro inocente, este poder demandar o agente que ter uma ao regressiva contra o verdadeiro culpado.
Art. 929, CC - Se a pessoa lesada, ou o dono da coisa, no caso do inciso II do art. 188, no forem culpados do perigo, assistir -lhes- direito indenizao do prejuzo que sofreram. Art. 930, CC - No caso do inciso II do art. 188, se o perigo ocorrer por culpa de terceiro, contra este ter o autor do dano ao regressiva para haver a importncia que tiver ressarcido ao lesado. Pargrafo nico. A mesma ao competir contra aquele em defesa de quem se causou o dano (art. 188, inciso I).

como se houvesse uma responsabilidade civil decorrente de um ato lcito. importante no se esquecer destes artigos, embora haja muita crtica da doutrina sobre eles. 2) EXERCCIO REGULAR DE UM DIREITO E ESTRITO CUMPRIMENTO DE UM DEVER LEGAL Previso legal H regra no Cdigo Civil excluindo a ilicitude do ato de quem o pratica no exerccio regular de um direito.
Art. 188, CC - No constituem atos ilcitos:

13

I - os praticados em legtima defesa ou no exerccio regular de um direito reconhecido; (...)

Frederico Marques diz que o estrito cumprimento do dever legal uma forma de exerccio regular de um direito. E no momento que consagra este ltimo o Cdigo Civil, abarca a primeira excludente mencionada tambm. So institutos que se correlacionam. O estrito cumprimento do dever legal mais utilizado no direito pblico. Exemplo: policial que efetua mandado de priso atua sob o mando do estrito cumprimento do dever legal, desde que no haja o excesso configurado; da mesma forma quando o oficial de justia realiza um arrombamento por ordem judicial para realizar a busca e apreenso; etc. Situaes de exerccio regular de um direito So situaes e exemplos trazidos pelo professor Pablo Stolze e retirados da doutrina e da jurisprudncia sobre o exerccio regular de um direito: 1. Porta-giratria de um Banco desde que no haja descriminao ou excesso, a porta-giratria exerccio regular de um direito do Banco quanto sua segurana. 2. Guarda-volume de supermercado tambm considerado como exerccio regular do direito do supermercado. 3. Ajuizamento de ao O STJ tem inclusive firmado o entendimento de que tambm consagrado como exerccio regular do direito o mero ajuizamento de ao (AgRg no Ag 1.030.872/RJ). Se o Juiz julgar o pedido improcedente, a parte contrria no poder entrar com uma ao de danos morais contra o autor. Mero ajuizamento de ao no causa dano moral.
AGRAVO REGIMENTAL. AJUIZAMENTO DE AO. PREJUZO MORAL. INOCORRNCIA. ACRDO RECORRIDO EM HARMONIA COM ESTA CORTE. DANO MORAL. ATO ILCITO. REEXAME DE PROVAS. IMPOSSIBILIDADE. SMULA 07/STJ. 1. O acrdo guerreado est em consonncia com entendimento preconizado nesta Corte no sentido de que o mero ajuizamento de ao judicial no gera dano moral, porquanto o autor est no seu exerccio regular de direito. 2. O aresto impugnado, ao reconhecer ausentes os requisitos aptos a ensejar indenizao por danos morais em face da agravada, o faz com base nos elementos de convico da demanda. Neste contexto, sua reforma demandaria o reexame das provas constantes dos autos. 3. Agravo regimental desprovido. (AgRg no Ag 1030872/RJ, Rel. Ministro FERNANDO GONALVES, QUARTA TURMA, julgado em 21/10/2008, DJe 03/11/2008)

Observao: o STJ, por outro lado, no acatou a tese do exerccio regular de um direito no REsp 164391/RJ, sobre a alegao da excludente da ilicitude pela defesa em relao s medidas tomadas por uma famlia que para repreender 14

a empregada domstica que em sua casa trabalhava, a trancou no apartamento por um momento, para que determinadas averiguaes fossem feitas:
CIVIL E PROCESSO CIVIL. RESPONSABILIDADE CIVIL. EMPREGADA DOMSTICA. SUSPEITA DE FURTO. TRANCAMENTO NO APARTAMENTO. QUEDA DO EDIFCIO. SUSPEITA DE SUCIDIO. IRRELEVNCIA. RESPONSABILIDADE DOS PATRES. EXERCCIO REGULAR DE DIREITO. INOCORRNCIA. USO IMODERADO DO MEIO. DOUTRINA. RECURSO ESPECIAL. PRESSUPOSTOS. FALSIDADE DE DOCUMENTO. MATRIA FTICA. SMULA/STJ. ENUNCIADO N 7. PRINCPIO DA IDENTIDADE FSICA DO JUIZ. CPC. ART. 132. SENTENA PROFERIDA PELO JUIZ DA INSTRUO, REMOVIDO PARA OUTRA VARA DA MESMA COMARCA. INOCORRNCIA DE NULIDADE. IMPOSSIBILIDADE DE ENFRENTAMENTO DE TEMAS NO PREQUESTIONADOS. RECURSO DESACOLHIDO. I - A relao de trabalho entre patro e empregada domstica confere quele o poder de exigir to-somente as obrigaes decorrentes do contrato de trabalho. Prender o empregado no local de trabalho, sob o argumento de averiguaes quanto a eventual ilcito praticado, constitui uso imoderado do meio, nos termos da melhor doutrina. II - O exerccio regular de um direito no pode agredir o direito alheio, sob pena de tornar-se abusivo e desconforme aos seus fins. III - O cerceamento ao direito fundamental de ir e vir encontra no ordenamento constitucional hipteses restritas, no se podendo atribuir ao empregador o poder de tolher a liberdade do empregado, ainda que por suspeita de crime contra o patrimnio. IV - Matria concernente a falsidade documental, decidida pelas instncias ordinrias com base nos fatos da causa, no pode ser revista em sede de recurso especial, nos termos do veto contido no verbete n 7 da smula desta Corte. V - Encontrando-se j encerrada a instruo do feito, a simples remoo do juiz que a tenha conduzido e concludo, mxime se efetivada para outra vara da mesma comarca, no o impede de proferir a sentena. VI - A tcnica do recurso especial exige que os temas concernentes aos dispositivos legais apontados como violados pelo recorrente tenham sido debatidos no acrdo impugnado. (REsp 164391/RJ, Rel. Ministro SLVIO DE FIGUEIREDO TEIXEIRA, QUARTA TURMA, julgado em 18/03/1999, DJ 28/06/1999 p. 118)

3) CASO FORTUITO E FORA MAIOR Conceito A doutrina brasileira no unnime quanto a estas definies. Existe uma acesa polmica (cotejar as obras de Maria Helena Diniz, Slvio Rodrigues, Agostinho Alvim e lvaro Villaa Azevedo). Professor Pablo Stolze diz que a doutrina possui a tendncia, mas sem pacificao, que o caso fortuito o evento imprevisvel (exemplo: seqestrorelmpago); ao passo que, a fora maior um evento inevitvel, porm previsvel (exemplo: terremoto). Observao: o Cdigo Civil, no pargrafo nico do art. 393, CC, adotando uma recomendvel postura de neutralidade no diferencia os conceitos de caso fortuito de fora maior, identificando-os apenas como um fato necessrio. No cabe ao codificador conceituar e agiu corretamente em no entrar na celeuma doutrinria. 15

Art. 393, CC - O devedor no responde pelos prejuzos resultantes de caso fortuito ou fora maior, se expressamente no se houver por eles responsabilizado . Pargrafo nico. O caso fortuito ou de fora maior verifica-se no fato necessrio, cujos efeitos no era possvel evitar ou impedir .

Nos julgados, os Juzes ou Tribunais utilizam as expresses indiscriminadamente. Tambm no entram na discusso doutrinria sobre os conceitos especficos de caso fortuito e fora maior. Fortuito externo e fortuito interno Qual a diferena entre fortuito externo e fortuito interno? Esta classificao aplica-se principalmente nas relaes de consumo. O fortuito interno aquele que incide durante o processo de elaborao do produto ou execuo do servio, no excluindo a responsabilidade civil do ru. Exemplo: recall que promove a indstria automobilstica porque durante a elaborao de determinada linha de veculo ocorreu danificao de uma das peas do carro, em virtude de um evento da natureza. O fortuito externo, por sua vez, exclui a responsabilidade civil porque est fora do exerccio da atividade do fornecedor. o fortuito externo elaborao ou execuo do produto ou servio. Exemplo: companhia area anuncia que o vo se atrasar em virtude de uma mudana climtica. Questo de concurso Qual o tratamento jurdico dado pelo STJ ao assalto em nibus? O STJ reiteradamente tem dito que o assalto a nibus traduz fortuito externo excludente de responsabilidade civil da transportadora (AgRg no Ag 711078/RJ).
AGRAVO REGIMENTAL - AO DE INDENIZAO - ASSALTO - INTERIOR DE NIBUS - RESPONSABILIDADE DA EMPRESA - EXCLUDENTE - CASO FORTUITO - DECISO AGRAVADA MANTIDA - IMPROVIMENTO. I. Fato inteiramente estranho ao transporte (assalto mo armada no interior de nibus coletivo), constitui caso fortuito, excludente de responsabilidade da empresa transportadora. II. O agravante no trouxe qualquer argumento capaz de modificar a concluso alvitrada, a qual se mantm por seus prprios fundamentos. Agravo improvido. (AgRg no Ag 711078/RJ, Rel. Ministro SIDNEI BENETI, TERCEIRA TURMA, julgado em 16/09/2008, DJe 30/09/2008)

Observao: a despeito do entendimento do STJ, alguns Tribunais inferiores tm entendido que se o assalto reiterado, e na mesma rota de passagem do nibus, passa a ser ele previsvel, impondo-se a responsabilidade da empresa transportadora. No Rio de Janeiro encontram-se alguns julgados e tambm nos Tribunais de outros estados. 4) CULPA EXCLUSIVA DA VTIMA 16

Conceito A culpa exclusiva da vtima, no apenas no direito civil, mas inclusive no direito administrativo e do consumidor, exclui a responsabilidade civil por quebra do nexo de causalidade. Culpa concorrente da vtima A culpa que exclui a responsabilidade civil apenas a culpa exclusiva da vtima. A culpa concorrente no traduz conseqentemente o mesmo efeito. A culpa concorrente no exclui a responsabilidade civil, ela apenas reduz a verba indenizatria que dever ser paga pelo causador do dano.
Art. 945, CC - Se a vtima tiver concorrido culposamente para o evento danoso, a sua indenizao ser fixada tendo-se em conta a gravidade de sua culpa em confronto com a do autor do dano.

5) FATO DE TERCEIRO Conceito No fato de terceiro, um comportamento voluntrio de terceira pessoa exclui a responsabilidade jurdica do agente fsico causador do dano. Observao: a smula 187, STF, veda a aplicao da excludente do fato de terceiro em favor de transportador em caso de acidente com passageiro.
Smula 187, STF - A RESPONSABILIDADE CONTRATUAL DO TRANSPORTADOR, PELO ACIDENTE COM O PASSAGEIRO, NO ELIDIDA POR CULPA DE TERCEIRO, CONTRA O QUAL TEM AO REGRESSIVA.

Questo de concurso O que teoria do corpo neutro? Trata-se de uma aplicao do fato de terceiro na hiptese em que o agente fsico do dano, atingido involuntariamente lanado contra a vtima (clssico exemplo do engavetamento de veculos). Exemplo: No caso de um engavetamento, em que o carro A, bate no carro B e este conseqentemente bate no carro C. A defesa de B ser pautada na teoria do corpo neutro.

17

A B

Na linha de entendimento do REsp 54444/SP, a vtima final dever demandar diretamente aquele que causou a cadeia dos acontecimentos danosos (no exemplo dado acima, C deve demandar o condutor do carro A).

RESPONSABILIDADE CIVIL PRESSUPOSTA


O que responsabilidade civil pressuposta (baseada na obra de Giselda Hironaka)? Para a referida autora, a responsabilidade civil no pressupe o dano essencialmente. Para ela, o sistema jurdico possui uma responsabilidade j pressuposta. O Juiz deve primeiramente pensar nos prejuzos causados vtima. Cabe ao ru, causador do dano provar a excludente de sua responsabilidade. Nas palavras do professor, segundo a autora Giselda Hironaka, para alm da culpa e at mesmo do risco, deve-se pensar primeiro na vtima como se houvesse uma pressuposio de responsabilidade do ru, simplesmente por conta do dano injusto praticado contra a vtima. Esta idia vai at mesmo alm da responsabilidade subjetiva e da responsabilidade objetiva. No preciso, como se demonstrou no conceito, elaborar a prova da culpa do autor causador do dano ou de sua atividade eivada de risco.

RESPONSABILIDADE CIVIL INDIRETA


1) RESPONSABILIDADE CIVIL PELO FATO DA COISA E DO ANIMAL Teoria da guarda A denominada teoria da guarda, de origem francesa, desenvolvida por autores do quilate de Planiol, Ripert e Boulanger, sustenta que a responsabilidade pelo fato da coisa e do animal da pessoa que detm o poder de comando sobre ela: em geral, o proprietrio o guardio presuntivo. Responsabilidade civil pelo fato do animal 18

O art. 1527, CC/1916 dizia que o dono ou detentor do animal poderia eximir-se da responsabilidade se provasse que o fato do animal no ocorreu por sua culpa. Tratava da matria com base na responsabilidade subjetiva (inspirado pelo Cdigo Civil Francs).
Art. 1.527, CC/1916 - O dono, ou detentor, do animal ressarcir o dano por este causado, se no provar: I - que o guardava e vigiava com cuidado preciso (isto , que no houve sua culpa); II - que o animal foi provocado por outro; III - que houve imprudncia do ofendido; IV - que o fato resultou de caso fortuito, ou fora maior.

J o novo art. 936, CC/2002, por conta do potencial risco que o animal pode representar, evoluiu ao consagrar apenas a responsabilidade objetiva em decorrncia desta responsabilidade indireta.
Art. 936, CC - O dono, ou detentor, do animal ressarcir o dano por este causado, se no provar culpa da vtima ou fora maior .

Observao: o STJ, conforme se pode ver no REsp 438831/RS, admite a responsabilidade subjetiva do Estado por omisso na fiscalizao e sinalizao de rodovia federal, quando do intenso trfego de animais na pista.
PROCESSUAL CIVIL E ADMINISTRATIVO. VIOLAO DO ART 535 DO CPC. DEFICINCIA DE FUNDAMENTAO. SMULA N. 284/STF. ANLISE DE DISPOSITIVOS CONSTITUCIONAIS. COMPETNCIA DO STF. RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO. DANOS MORAIS E MATERIAIS. ACIDENTE DE TRNSITO. ANIMAL NA PISTA. AUSNCIA DE FISCALIZAO E SINALIZAO. OMISSO DO ESTADO. RESPONSABILIDADE SUBJETIVA. INDENIZAO POR DANOS MORAIS E MATERIAIS. HONORRIOS ADVOCATCIOS. SMULA N. 7/STJ. AUSNCIA DE PREQUESTIONAMENTO.

19

1. Atrai a incidncia do bice previsto na Smula n. 284/STF recurso que apresenta fundamentao genrica e deficiente, bem como alegao de violao do art. 535 do CPC desacompanhada de argumento que demonstre efetivamente em que ponto o acrdo embargado permaneceu omisso. 2. vedado ao Superior Tribunal de Justia, em sede de recurso especial, analisar suposta violao de dispositivos da Constituio Federal, dado que seu exame refoge dos limites da estreita competncia que lhe foi outorgada pelo art. 105 da Carta Magna. 3. Na hiptese de acidente de trnsito entre veculo automotor e eqino que adentrou na pista, h responsabilidade subjetiva do Estado por omisso, tendo em vista sua negligncia em fiscalizar e sinalizar parte de rodovia federal em que, de acordo com o acrdo recorrido, h trfico intenso de animais. 4. A constatao de ocorrncia de culpa da vtima por excesso de velocidade ou de mera fatalidade do destino reclamaria necessariamente o reexame do material ftico-probatrio, o que vedado pela Smula n. 7/STJ. 5. A jurisprudncia do STJ firmou-se no sentido de que a reviso do arbitramento da reparao de danos morais e materiais somente admissvel nas hipteses de determinao de montante exorbitante ou irrisrio. 6. No h como conhecer de recurso especial em que no resta cumprido o requisito indispensvel do prequestionamento e a parte no ope embargos de declarao para buscar a manifestao do Tribunal a quo acerca do dispositivo suscitado. Incidncia das Smulas n. 282 e 356 do Supremo Tribunal Federal. 7. Descabe ao Superior Tribunal de Justia revisar os critrios levados em considerao pelo julgador ordinrio para arbitramento do quantum devido a ttulo de honorrios advocatcios, em face do bice consubstanciado na Smula n. 7 da Corte. 8. Recurso especial no-conhecido. (REsp 438831/RS, Rel. Ministro JOO OTVIO DE NORONHA, SEGUNDA TURMA, julgado em 27/06/2006, DJ 02/08/2006 p. 237)

No entanto, conforme pode ser lido no REsp 647710/RJ, se a rodovia for privatizada a responsabilidade objetiva da concessionria com base no Cdigo de Defesa do Consumidor. Ela presta servio diferenciado, apesar de estar a servio do poder pblico ou desempenhar uma atividade que deveria ser prestada pelo Estado.
RECURSO ESPECIAL. ACIDENTE EM ESTRADA. ANIMAL NA PISTA. RESPONSABILIDADE OBJETIVA DA CONCESSIONRIA DE SERVIO PBLICO. CDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR. PRECEDENTES. Conforme jurisprudncia desta Terceira Turma, as concessionrias de servios rodovirios, nas suas relaes com os usurios, esto subordinadas legislao consumerista. Portanto, respondem, objetivamente, por qualquer defeito na prestao do servio, pela manuteno da rodovia em todos os aspectos, respondendo, inclusive, pelos acidentes provocados pela presena de animais na pista. Recurso especial provido. (REsp 647710/RJ, Rel. Ministro CASTRO FILHO, TERCEIRA TURMA, julgado em 20/06/2006, DJ 30/06/2006 p. 216)

Responsabilidade civil pelo fato da coisa Duas situaes sobre o fato da coisa so tratadas no Cdigo Civil: a questo do art. 937, CC (sobre a runa de edifcios e construes) e tambm no art. 938, CC (que trata das coisas cadas ou arremessadas de um prdio).
Art. 937, CC - O dono de edifcio ou construo responde pelos danos que resultarem de sua runa, se esta provier de falta de reparos, cuja necessidade fosse manifesta.

20

Runa no significa que todo o prdio deva vir abaixo causando dano (configurao da runa total). Poder tambm ser a runa ser parcial (quando apenas a placa de um estabelecimento caia, causando dano, por exemplo). Alguns autores possuem certa resistncia em dizer que a responsabilidade objetiva baseada neste artigo. Srgio Cavalieri Filho afirma enfaticamente, juntamente com o professor Pablo Stolze, que no obstante haja doutrina dissonante, que cuida este artigo essencialmente de uma responsabilidade objetiva. Este artigo 927, CC foi inspirado no art. 1386, do Cdigo Civil Francs. Desde Jos de Aguiar Dias entende-se que no possvel que se prove pelo dono do edifcio ou construo que o reparo necessrio fora feito. Esta responsabilidade continua sendo objetiva porque se pressupe que se houve qualquer sorte de runa e conseqentemente o dano, houve realmente falta ou falha quanto aos reparos possivelmente efetuados. Mas possvel que se reconhea uma responsabilidade entre o construtor e do dono, porque o Cdigo Civil diz que sero responsabilizados todos aqueles que concorreram para o dano.
Art. 938, CC - Aquele que habitar prdio, ou parte dele, responde pelo dano proveniente das coisas que dele carem ou forem lanadas em lugar indevido.

Qual o nome da ao judicial que deve propor a vtima que sofre o dano decorrente do objeto lanado ou cado contra a unidade residencial de onde partiu o projtil? a chamada actio de effusis et dejectis. Esta responsabilidade pelos objetos lanados ou cados que recai sobre aquele que habitar o prdio, ou parte dele, tambm uma espcie de responsabilidade objetiva. O Cdigo Civil utiliza conceito aberto contra quem recai esta espcie de responsabilidade civil indireta: poder ser o proprietrio, detentor, locatrio, usufruturio, contra qualquer deles, desde que habite a unidade residencial, o apartamento. E se a vtima no souber de onde partiu o projtil? Aplica-se neste caso a teoria da causalidade alternativa. Esta teoria diz que quando no se identifica o responsvel, pode-se imputar em alternatividade a responsabilidade civil. Neste caso se a vtima no souber de qual apartamento partiu o projtil, a vtima poder colocar como ru em sua ao todo o condomnio. O condomnio indenizar a vtima e depois ter direito de regresso, se descobrir posteriormente quem foi o verdadeiro responsvel pelo lanamento. A jurisprudncia diz que, se houver mais de um bloco no condomnio, de onde no se poderia ser arremessado nada no ponto em que a vtima foi atingida, todo este bloco ser excludo desta ao apresentada contra o condomnio. Questes especiais envolvendo fato da coisa e acidente com veculos

21

1. Acidente de veculo e ausncia da transferncia do veculo nos registros do DETRAN; Considerando-se o princpio bsico do direito civil, segundo o qual, nos casos dos bens mveis, a tradio que opera transferncia de propriedade, mesmo que no tenha havido transferncia administrativa no DETRAN, em caso de acidente, o antigo proprietrio no tem responsabilidade civil.
Smula 132, STJ - A AUSENCIA DE REGISTRO DA TRANSFERENCIA NO IMPLICA A RESPONSABILIDADE DO ANTIGO PROPRIETARIO POR DANO RESULTANTE DE ACIDENTE QUE ENVOLVA O VEICULO ALIENADO.

Em caso de infrao administrativa, o STJ, conforme se l no REsp 1.024.815/RS, tem admitido solidariedade entre proprietrio velho e o novo.
ADMINISTRATIVO. ALIENAO DE VECULO AUTOMOTOR. MULTAS, RESPONSABILIDADE SOLIDRIA DO ALIENANTE. INTERPRETAO DO ART. 134 DO CDIGO DE TRNSITO BRASILEIRO. 1. "Alienado veculo automotor sem que se faa o registro, ou ao menos a comunicao da venda, estabelece-se, entre o novo e o antigo proprietrio, vnculo de solidariedade pelas infraes cometidas, s afastadas quando o Detran comunicado da alienao, com a indicao do nome e endereo do novo adquirente. No havendo dvidas, in casu, de que as infraes no foram cometidas no perodo em que tinha o recorrido a propriedade do veculo, no deve ele sofrer qualquer tipo de sano" (REsp 965.847/PR, Rel. Min. Eliana Calmon, DJU de 14.03.08). 2. Recurso especial no provido. (REsp 1024815/RS, Rel. Ministro CASTRO MEIRA, SEGUNDA TURMA, julgado em 07/08/2008, DJe 04/09/2008)

28 de maio de 2009 2. Acidente de veculo e locao de veculo automotor. A smula 492, STF estabelece, com fundamento na teoria do risco que empresas locadoras de veculos so solidariamente responsveis com o locatrio por dano causado a terceiro.
Smula 492, STF - A EMPRESA LOCADORA DE VECULOS RESPONDE, CIVIL E SOLIDARIAMENTE COM O LOCATRIO, PELOS DANOS POR ESTE CAUSADOS A TERCEIRO, NO USO DO CARRO LOCADO.

A solidariedade no se presume. Mas, a partir da idia do artigo 942, CC, todo aquele que concorre para o ilcito ser responsvel pela indenizao. Mesmo que seja uma regra geral de solidariedade, o entendimento do STF.
Art. 942, CC - Os bens do responsvel pela ofensa ou violao do direito de outrem ficam sujeitos reparao do dano causado; e, se a ofensa tiver mais de um autor, todos respondero solidariamente pela reparao . Pargrafo nico. So solidariamente responsveis com os autores os co-autores e as pessoas designadas no art. 932.

22

2) RESPONSABILIDADE CIVIL POR ATO DE TERCEIRO Novo sistema do Cdigo Civil de 2002 Inicialmente, vale referir que as hipteses de responsabilidade por ato de terceiro, previstas no art. 932, CC, no pressupe mais presunes de culpa (culpa in eligendo ou culpa in vigilando), traduzindo responsabilidade objetiva nos termos do art. 933, CC. Exemplo: o pai que tem um filho que causa um dano a outrem no poder alegar que estava o vigiando e no teve culpa quanto a sua conduta; e tambm o empregador no se eximir do ressarcimento dos danos causados por seu empregado dizendo que o escolheu bem, que no possua culpa pela escolha dele.
Art. 933, CC - As pessoas indicadas nos incisos I a V do artigo antecedente, ainda que no haja culpa de sua parte (com ou sem culpa) , respondero pelos atos praticados pelos terceiros ali referidos .

Questionamento da culpa No entanto, mesmo que no possa retirar-se da indenizao o empregador, respondendo de forma objetiva, nada impede que seja alegado em contestao que houve ou que no houve a culpa por parte do empregado que praticou a conduta. O dever de indenizar, nestas hipteses de dano proveniente de fato de terceiro, objetivo; mas poder ele defender-se dizendo que o terceiro no teve culpa quando do acontecimento da conduta, analisando o aspecto subjetivo. Exemplo: empregador diz em sua contestao que o seu empregado no teve culpa ao realizar a conduta. Isso quando for possvel a discusso da culpa no ato ocorrido. Hipteses de responsabilidade pelo fato de terceiro
Art. 932. So tambm responsveis pela reparao civil:

Quando o caput diz que so tambm responsveis, o Cdigo faz uma referncia a uma solidariedade passiva, com regramento mitigado, como ser estudado mais adiante.
I - os pais, pelos filhos menores (incapazes em geral) que estiverem sob sua autoridade e em sua co mpanhia;

O Cdigo, no inciso I, no diferencia se os filhos so absoluta ou relativamente incapazes, como era feito no Cdigo Civil de 1916. O Cdigo Civil de 2002 menciona neste inciso que somente ser o pai responsvel que estiver o filho sob sua autoridade e em sua companhia.

23

E o que acontece com a guarda unilateral? No dever dos pais, em mesmo grau, o dever de educar? O STJ, ao julgar o REsp 540459/RS, firmou entendimento no sentido de afastar a responsabilidade de qualquer dos pais que no tenha o filho sob sua guarda e companhia.
REsp 540459 / RS RECURSO ESPECIAL 2003/0068859-6 Relator(a) Ministro CARLOS ALBERTO MENEZES DIREITO (1108) rgo Julgador T3 - TERCEIRA TURMA Data do Julgamento 18/12/2003 Data da Publicao/Fonte DJ 22/03/2004 p. 299 Ementa Acidente de trnsito. Responsabilidade do proprietrio do veculo e dos pais do motorista. Precedentes da Corte. 1. Prevalece a responsabilidade do motorista, na linha da jurisprudncia da Corte, quando de acordo com a prova dos autos no foi afastada a presuno de culpa do proprietrio que empresta o seu veculo ao terceiro causador do acidente. 2. A responsabilidade do pai foi afastada porque no detinha a guarda nem estava o filho em sua companhia, mas no a da me, porque no enfrentado o argumento da falta de condies econmicas apresentado no especial para afastar seu dever de indenizar, prevalecendo, portanto, precedentes da Corte amparados no art. 1.521, I, do Cdigo Civil de 1916. 3. Recurso especial no conhecido.

Professor Pablo Stolze diz que o afastamento desta responsabilidade causa de afronta tambm s razes polticas determinadas constitucionalmente quanto ao dever de educao, j que a Carta Maior d o dever de educar para ambos os pais, sem ressalvas. No importa se esto na guarda e na companhia dos filhos.
II - o tutor e o curador, pelos pupilos e curatelados, que se acharem nas mesmas condies;

Este inciso possui mesmo regramento, por disposio final do inciso II, das regras expostas acima, do inciso I. Nestas duas hipteses, tanto no inciso I, quanto no inciso II, a solidariedade passiva especial porque caracteriza uma forma de subsidiariedade. solidariedade porque qualquer dos dois responder pela dvida, pela indenizao. Mas primeiro responde o representante (qualquer dois pais), depois o representado (filho). O CC/1916 entendia que o absolutamente incapaz era considerado inimputvel. Mesmo que ele possusse muitos recursos, no arcaria com nenhum ressarcimento de dano por ele praticado. O CC/1916 assentia que a vtima ficaria sem receber nada, por haver uma proteo quase que absoluta para com o absolutamente incapaz. Silvio Rodrigues d o exemplo do inimputvel, enfermo mental milionrio, dizendo que era absurdo que ele no respondesse nada, ficando a cargo da indenizao seu curador, que poderia ser pauprrimo. Hoje, o CC/2002 diz que a vtima no poder ficar sem ressarcimento. Vide a observao abaixo. Observao: o art. 928, CC, modificando a sistemtica tradicional do CC/1916, passou a admitir a responsabilidade civil, ainda que subsidiria, do incapaz.

24

Art. 928, CC - O incapaz responde pelos prejuzos que causar, se as pessoas por ele responsveis no tiverem obrigao de faz -lo ou no dispuserem de meios suficientes (solidariedade passiva subsidiria, especial) . Pargrafo nico. A indenizao prevista neste artigo, que dever ser eqitativa, no ter lugar se privar do necessrio o incapaz ou as pessoas que dele dependem (regra geral do CC/2002, nenhuma execuo poder esgotar o patrimnio mnimo de ningum, muito menos do incapaz) .

O incapaz (absolutamente ou relativamente) ter responsabilidade civil quando seu representante no tiver qualquer condio econmica de indenizar a vtima ou quando ele no tiver a obrigao de indenizar a vtima, a exemplo da imposio ao adolescente da medida socioeducativa de reparao de danos, na forma do Estatuto da Criana e do Adolescente. Estas medidas socioeducativas possuem caracterstica pedaggica e educadora. No h qualquer sentido em estender a obrigao de responsabilidade aos pais, no dando a ateno a estes atributos que devem incidir contra o menor causador do ato.
III - o empregador ou comitente , por seus empregados, serviais e prepostos , no exerccio do trabalho que lhes competir, ou em razo dele;

O conceito de comitente traduz uma srie de entendimentos. Em geral, o comitente parte de uma relao jurdica de preposio. Nem sempre o preposto empregado. Exemplo: contrato de comisso/ de agncia/ de corretagem possui comitente e preposto. So outras relaes de preposio afora a relao de emprego. O empregador responde pelo ato do empregado. A vtima poder demandar o empregado? SIM. Embora normalmente demande diretamente o empregador. O empregador responder objetivamente (relao interna). Mas, poder questionar a existncia de culpa ou no do seu empregado (relao externa). Uma vez que, a responsabilidade por ato de terceiro objetivou-se, perdeu razo de ser a smula 341, STF que estabelecia presuno de culpa do empregador em face do empregado. Teoria da substituio como menciona este fenmeno uma parte da doutrina, sobre esta situao do empregador entrar no lugar do empregado ao momento do ressarcimento dos danos.
Smula 341, STF - PRESUMIDA A CULPA DO PATRO OU COMITENTE PELO ATO CULPOSO DO EMPREGADO OU PREPOSTO (teoria da substituio) .

O empregador responde pelo ato do empregado, quando est este ltimo trabalhando (no exerccio efetivo do trabalho) ou quando atua em razo dele (estando somente disposio do empregador). Exemplo: se o empregado est com o carro da empresa, se dirigindo para o trabalho, e vem a atropelar algum, em tese o empregador ser responsabilizado por este ato, em havendo culpa do empregado. 25

E no caso de ser domingo, dirigindo-se para a praia o empregado, e com o carro da empresa atropelar algum, continua sendo responsabilidade do empregador? Entende o STJ que h responsabilidade do proprietrio do carro, do empregador, porque a ttulo de comodato emprestou o carro ao seu empregado.
IV - os donos de hotis, hospedarias, casas ou estabelecimentos onde se albergue por dinheiro, mesmo para fins de educao, pelos seus hspedes, moradores e educandos;

O dono de hotel/hospedaria/ qualquer outro estabelecimento que albergue pessoas em troca de uma contraprestao possui responsabilidade por todo hspede que est em seu estabelecimento albergado. Exemplo: se o hspede que est se embriagando no bar do hotel, vindo a lesionar outro hspede, esta vtima poder voltar-se contra o dono do hotel. dever do hotel, parar de vender bebida para este hspede embriagado nas dependncias do estabelecimento. Dono de escola tambm responde por ato de educando menor. Escola neste caso do inciso a privada. Diferente se a escola fosse pblica, porque neste caso a responsabilidade do Estado, em sua posio de garante. Os pais transferem para a escola privada, e por conseqncia, para o dono da escola, a responsabilidade de educar e cuidar zelosamente de seus filhos. Em se tratando de educando maior, esta responsabilidade no existe. No haveria sentido nesta responsabilidade, no h esta delegao do cuidado e do zelo para o estabelecimento educacional por parte dos pais. Apenas ocorre em relao aos educandos menores. Observao: o bullying, forma de violncia moral e fsica, especialmente observado em escolas e universidades pode resultar na configurao da responsabilidade civil do estabelecimento educacional por omisso.
V - os que gratuitamente houverem participado nos produtos do crime, at a concorrente quantia.

Para evitar enriquecimento sem causa, todos aqueles que participarem do produto do crime, respondero civilmente sobre os danos que causaram a terceiros. Direito de regresso
Art. 934, CC - Aquele que ressarcir o dano causado por outrem pode reaver o que houver pago daquele por quem pagou, salvo se o causador do dano for descendente seu, absoluta ou relativamente incapaz.

No cabe a ao regressiva quando a pessoa por quem se pagou for seu descendente absoluta ou relativamente incapaz.

26

DANO MORAL
HISTRICO Em um primeiro momento, o direito negava a reparabilidade do dano moral, argumentando-se que a sua incerteza impediria a sua configurao. Segundo o professor Yussef Said Cahali foi somente com a Constituio Federal de 1988, em seu artigo 5, V e X, CF que o dano moral foi dotado de autonomia jurdica, independentemente do dano material sofrido.
Art. 5, CF V - assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, alm da indenizao por dano material, moral ou imagem ; (...) X - so inviolveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenizao pelo dano material ou moral decorrente de sua violao; (...)

Augustinho Alvim diz que o CC/1916 no proibia e nem incentivava a configurao do dano moral. Mas, nesta poca, havia muita resistncia do poder judicirio em estabelec-lo frente aos danos causados. Com o advento do Cdigo Civil de 2002, o artigo 186, CC, se mostra na mesma linha harmnica do entendimento da CF/1988, pregando a autonomia do dano moral.
Art. 186, CC - Aquele que, por ao ou omisso voluntria, negligncia ou imprudncia, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral (autonomia do direito moral), comete ato ilcito.

CONCEITO Dano moral traduz leso a direito da personalidade. Dano moral no se confunde com mero aborrecimento daquele que foi perturbado. J foi visto anteriormente, na aula sobre pessoa jurdica, que se tem admitido na doutrina e na jurisprudncia (com at smula a respeito) a incidncia de dano moral envolvendo a pessoa jurdica. QUESTES ATUAIS DE JURISPRUDNCIA SOBRE DANO MORAL 1) Smula 370, STJ Smula nova do STJ, de fevereiro de 2009.
Smula 370, STJ - Caracteriza dano moral a apresentao antecipada de cheque pr-datado.

2) Smula 362, STJ

27

Smula 362, STJ - A correo monetria do valor da indenizao do dano moral incide desde a data do arbitramento.

3) Smula 281, STJ


Smula 281, STJ - A indenizao por dano moral no est sujeita tarifao prevista na Lei de Imprensa (embora a lei de imprensa tenha sido rechaada pelo STF , este entendimento importante, que veda a possibilidade de tarifamento do dano moral ).

4) Smula 227, STJ


Smula 227, STJ - A pessoa jurdica pode sofrer dano moral.

5) Dano esttico O dano esttico no somente um dano fsico. A imagem no apenas imagem retrato (que corresponde mais ao dano fsico sofrido pelo indivdo),mas tambm a imagem-atributo da pessoa (com reflexo dentro da seara do dano moral). O ru pode alegar que no pagamento em virtude do dano esttico, engloba-se o dano moral? NO, a orientao geral do STJ, em mais de uma oportunidade, de se admitir a cumulao de pedidos de indenizao por dano esttico e dano moral (REsp 251719/SP e REsp 910794/RJ).

28

CIVIL. DANOS ESTTICOS E MORAIS. CUMULAO. Os danos estticos devem ser indenizados independentemente do ressarcimento dos danos morais, sempre que tiverem causa autnoma. Recurso especial conhecido e provido em parte. (REsp 251719/SP, Rel. Ministro ARI PARGENDLER, TERCEIRA TURMA, julgado em 25/10/2005, DJ 02/05/2006 p. 299) RECURSO ESPECIAL DE JPGB E OUTROS. ADMINISTRATIVO. RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO. ERRO MDICO. HOSPITAL MUNICIPAL. AMPUTAO DE BRAO DE RECM-NASCIDO. DANOS MORAIS E ESTTICOS. CUMULAO. POSSIBILIDADE. QUANTUM INDENIZATRIO FIXADO EM FAVOR DOS PAIS E IRMO. RAZOABILIDADE E PROPORCIONALIDADE. RECURSO PARCIALMENTE PROVIDO. 1. possvel a cumulao de indenizao por danos esttico e moral, ainda que derivados de um mesmo fato, desde que um dano e outro possam ser reconhecidos autonomamente, ou seja, devem ser passveis de identificao em separado. Precedentes. 2. Na hiptese dos autos, em Hospital Municipal, recm-nascido teve um dos braos amputado em virtude de erro mdico, decorrente de puno axilar que resultou no rompimento de veia, criando um cogulo que bloqueou a passagem de sangue para o membro superior. 3. Ainda que derivada de um mesmo fato - erro mdico de profissionais da rede municipal de sade -, a amputao do brao direito do recm-nascido ensejou duas formas diversas de dano, o moral e o esttico. O primeiro, correspondente violao do direito dignidade e imagem da vtima, assim como ao sofrimento, aflio e angstia a que seus pais e irmo foram submetidos, e o segundo, decorrente da modificao da estrutura corporal do lesado, enfim, da deformidade a ele causada.4. No merece prosperar o fundamento do acrdo recorrido no sentido de que o recmnascido no apto a sofrer o dano moral, por no possui capacidade intelectiva para avali-lo e sofrer os prejuzos psquicos dele decorrentes. Isso, porque o dano moral no pode ser visto to-somente como de ordem puramente psquica dependente das reaes emocionais da vtima -, porquanto, na atual ordem jurdica-constitucional, a dignidade fundamento central dos direitos humanos, devendo ser protegida e, quando violada, sujeita devida reparao. 5. A respeito do tema, a doutrina consagra entendimento no sentido de que o dano moral pode ser considerado como violao do direito dignidade, no se restringindo, necessariamente, a alguma reao psquica (CAVALIERI FILHO, Srgio. Programa de Responsabilidade Civil. 7 ed. So Paulo: Atlas, 2007, pp. 76/78). 6. O Supremo Tribunal Federal, no julgamento do RE 447.584/RJ, de relatoria do Ministro Cezar Peluso (DJ de 16.3.2007), acolheu a proteo ao dano moral como verdadeira "tutela constitucional da dignidade humana", considerando-a "um autntico direito integridade ou incolumidade moral, pertencente classe dos direitos absolutos". 7. O Ministro Luix Fux, no julgamento do REsp 612.108/PR (1 Turma, DJ de 3.11.2004), bem delineou que "deflui da Constituio Federal que a dignidade da pessoa humana premissa inarredvel de qualquer sistema de direito que afirme a existncia, no seu corpo de normas, dos denominados direitos fundamentais e os efetive em nome da promessa da inafastabilidade da jurisdio, marcando a relao umbilical entre os direitos humanos e o direito processual". 8. Com essas consideraes, pode-se inferir que devida a condenao cumulativa do Municpio reparao dos danos moral e esttico causados vtima, na medida em que o recm-nascido obteve grave deformidade - prejuzo de carter esttico - e teve seu direito a uma vida digna seriamente atingido - prejuzo de carter moral. Inclusive, a partir do momento em que a vtima adquirir plena conscincia de sua condio, a dor, o vexame, o sofrimento e a humilhao certamente sero sentimentos com os quais ela ter de conviver ao longo de sua vida, o que confirma ainda mais a efetiva existncia do dano moral. Desse modo, plenamente cabvel a cumulao dos danos moral e esttico nos termos em que fixados na r. sentena, ou seja, conjuntamente o quantum indenizatrio deve somar o total de trezentos mil reais (R$ 300.000,00). Esse valor mostra-se razovel e proporcional ao grave dano causado ao recm-nascido, e contempla tambm o carter punitivo e pedaggico da condenao.

29

9. Quanto ao pedido de majorao da condenao em danos morais em favor dos pais e do irmo da vtima, ressalte-se que a reviso do valor da indenizao somente possvel quando exorbitante ou insignificante a importncia arbitrada. Essa excepcionalidade, contudo, no se aplica hiptese dos autos. Isso, porque o valor da indenizao por danos morais - fixado em R$ 20.000,00, para cada um dos pais, e em R$ 5.000,00, para o irmo de onze (11) anos, totalizando, assim, R$ 45.000,00 -, nem irrisrio nem desproporcional aos danos morais sofridos por esses recorrentes. Ao contrrio, a importncia assentada foi arbitrada com bom senso, dentro dos critrios de razoabilidade e proporcionalidade. 10. Recurso especial parcialmente provido, apenas para determinar a cumulao dos danos moral e esttico, nos termos em que fixados na r. sentena, totalizando-se, assim, trezentos mil reais (R$ 300.000, 00). RECURSO ESPECIAL ADESIVO DO MUNICPIO DO RIO DE JANEIRO. PROCESSUAL CIVIL. ADMINISTRATIVO. RESPONSABILIDADE CIVIL. REVISO DO VALOR DA INDENIZAO. INVIABILIDADE. SMULA 7/STJ. RECURSO NO-CONHECIDO. 1. O recurso especial adesivo fica prejudicado quanto ao valor da indenizao da vtima, tendo em vista o exame do tema por ocasio do provimento parcial do recurso especial dos autores. 2. O quantum indenizatrio dos danos morais fixados em favor dos pais e do irmo da vtima, ao contrrio do alegado pelo Municpio, no exorbitante (total de R$ 45.000,00). Conforme anteriormente ressaltado, esses valores foram fixados em patamares razoveis e dentro dos limites da proporcionalidade, de maneira que indevida sua reviso em sede de recurso especial, nos termos da Smula 7/STJ. 3. Recurso especial adesivo no-conhecido. (REsp 910794/RJ, Rel. Ministra DENISE ARRUDA, PRIMEIRA TURMA, julgado em 21/10/2008, DJe 04/12/2008)

QUANTIFICAO DO DANO MORAL Existem dois sistemas jurdicos que apresentam critrios para que seja realizada a quantificao do valor a ser pago a ttulo de dano moral: 1. Sistema livre ou sistema do arbitramento Professor Araken de Assis, Judith Martins Costa, entre outros, defendem esta espcie de sistema livre. Tem ele base nos artigos 4, LICC e 126, CPC.
Art. 126, CPC - O juiz no se exime de sentenciar ou despachar alegando lacuna ou obscuridade da lei. No julgamento da lide caber -lhe- aplicar as normas legais; no as havendo, recorrer analogia, aos costumes e aos princpios gerais de direito . (Redao dada pela Lei n 5.925, de 1.10.1973) Art. 4 , LICC - Quando a lei for omissa, o juiz decidir o caso de acordo com a analogia, os costumes e os princpios g erais de direito.
o

Este sistema no d liberdade absoluta para que seja fixado o dano moral pelo Juiz, porque a jurisprudncia tem estabelecido limitaes para este sistema de arbitramento. O sistema do arbitramento o mais utilizado no sistema civil brasileiro. Este sistema precisa ser constantemente aperfeioado, para que no se incentive a indstria do dano moral. Est ele tambm em consonncia com a CF/1988, que no fixou o valor limite para que seja realizada a concesso do dano moral. 2. Sistema do tarifamento legal 30

Este segundo sistema pretende estabelecer em lei valores, j tabelados, para o estabelecimento da quantia ser paga a ttulo de dano moral. Tramitam no congresso projetos de lei que pretendem implantar o tabelamento do dano moral (PL 7124/2002 e PL 1443/2003). Professor Pablo Stolze diz que a hermenutica de pautar o valor do dano moral sobre o valor de rendimento da vtima fere todo o sistema da responsabilidade, com a conseqente afronta ao princpio da dignidade da pessoa humana. DANO BUMERANGUE Segundo o professor Salomo Resed, em sua obra A funo soc ial do dano moral, da Editora Conceito, este tipo de dano traduz uma situao em que o prprio infrator como conseqncia de seu comportamento anterior danoso sofre um prejuzo causado pela prpria vtima. Exemplo: Caio guiando seu veculo abalroa o veculo de Tcio, causandolhe um dano. Tcio, em ato contnuo, reagindo ao evento, deflagra tiros no carro de Caio, causando prejuzos para ele. Resultar neste caso uma compensao de danos. o dano que vai e volta, como se fosse um bumerangue. FUNO PEDAGGICA DO DANO MORAL E A TEORIA DO PUNITIVE DAMAGE No possvel que sejam equiparados o sistema de responsabilidade civil dos Estados Unidos com a teoria do sistema de responsabilidade civil no Brasil aplicado. Esta teoria do punitive damage possui acertos e erros e vem sendo aprimorada pelos estudiosos dos Estados Unidos. Professor Pablo Stolze diz que no basta apenas a tutela dos direitos coletivos quanto aos danos corriqueiramente causados. preciso que haja ateno tutela dos direitos individuais de mesmo modo, com mesma intensidade. A indenizao no poder possuir apenas carter ressarcitrio/ compensatrio. Deve ter ela tambm o cunho pedaggico e de ensinamento para os demais danos que venha o causador do dano efetuar. Uma caracterstica de sano, fundada em uma clusula privada. A teoria do desestmulo comea a se fazer presente, conforme se pode verificar na redao original do projeto de reforma do Cdigo Civil que pretende alterar o artigo 944, CC para estabelecer que a indenizao por dano moral devese compensar a vtima e desestimular as condutas futuras do lesante. Alm disso, o enunciado 379, da IV Jornada de Direito Civil, interpretando o direito positivo j admite a teoria:
Enunciado 379, IV Jornada de Direito Civil: Art. 944 - O art. 944, caput, do Cdigo Civil no afasta a possibilidade de se reconhecer a funo punitiva ou pedaggica da responsabilidade civil.

31

O prprio STJ tem proferido decises admitindo a teoria do desestmulo, com a funo pedaggica (REsp 910794/RJ e REsp 965500/ES). Professor Pablo Stolze diz que, se houvesse legislao especfica, seria mais indicado que a quantia elevada, a ser paga a ttulo de desestmulo, fosse direcionada a centros de caridade e hospitais (fundos especficos e assistenciais, evitando o enriquecimento sem causa da vtima).
RECURSO ESPECIAL DE JPGB E OUTROS. ADMINISTRATIVO. RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO. ERRO MDICO. HOSPITAL MUNICIPAL. AMPUTAO DE BRAO DE RECM-NASCIDO. DANOS MORAIS E ESTTICOS. CUMULAO. POSSIBILIDADE. QUANTUM INDENIZATRIO FIXADO EM FAVOR DOS PAIS E IRMO. RAZOABILIDADE E PROPORCIONALIDADE. RECURSO PARCIALMENTE PROVIDO. 1. possvel a cumulao de indenizao por danos esttico e moral, ainda que derivados de um mesmo fato, desde que um dano e outro possam ser reconhecidos autonomamente, ou seja, devem ser passveis de identificao em separado. Precedentes. 2. Na hiptese dos autos, em Hospital Municipal, recm-nascido teve um dos braos amputado em virtude de erro mdico, decorrente de puno axilar que resultou no rompimento de veia, criando um cogulo que bloqueou a passagem de sangue para o membro superior. 3. Ainda que derivada de um mesmo fato - erro mdico de profissionais da rede municipal de sade -, a amputao do brao direito do recm-nascido ensejou duas formas diversas de dano, o moral e o esttico. O primeiro, correspondente violao do direito dignidade e imagem da vtima, assim como ao sofrimento, aflio e angstia a que seus pais e irmo foram submetidos, e o segundo, decorrente da modificao da estrutura corporal do lesado, enfim, da deformidade a ele causada. 4. No merece prosperar o fundamento do acrdo recorrido no sentido de que o recmnascido no apto a sofrer o dano moral, por no possui capacidade intelectiva para avali-lo e sofrer os prejuzos psquicos dele decorrentes. Isso, porque o dano moral no pode ser visto to-somente como de ordem puramente psquica dependente das reaes emocionais da vtima -, porquanto, na atual ordem jurdica-constitucional, a dignidade fundamento central dos direitos humanos, devendo ser protegida e, quando violada, sujeita devida reparao. 5. A respeito do tema, a doutrina consagra entendimento no sentido de que o dano moral pode ser considerado como violao do direito dignidade, no se restringindo, necessariamente, a alguma reao psquica (CAVALIERI FILHO, Srgio. Programa de Responsabilidade Civil. 7 ed. So Paulo: Atlas, 2007, pp. 76/78). 6. O Supremo Tribunal Federal, no julgamento do RE 447.584/RJ, de relatoria do Ministro Cezar Peluso (DJ de 16.3.2007), acolheu a proteo ao dano moral como verdadeira "tutela constitucional da dignidade humana", considerando-a "um autntico direito integridade ou incolumidade moral, pertencente classe dos direitos absolutos". 7. O Ministro Luix Fux, no julgamento do REsp 612.108/PR (1 Turma, DJ de 3.11.2004), bem delineou que "deflui da Constituio Federal que a dignidade da pessoa humana premissa inarredvel de qualquer sistema de direito que afirme a existncia, no seu corpo de normas, dos denominados direitos fundamentais e os efetive em nome da promessa da inafastabilidade da jurisdio, marcando a relao umbilical entre os direitos humanos e o direito processual".

32

8. Com essas consideraes, pode-se inferir que devida a condenao cumulativa do Municpio reparao dos danos moral e esttico causados vtima, na medida em que o recm-nascido obteve grave deformidade - prejuzo de carter esttico - e teve seu direito a uma vida digna seriamente atingido - prejuzo de carter moral. Inclusive, a partir do momento em que a vtima adquirir plena conscincia de sua condio, a dor, o vexame, o sofrimento e a humilhao certamente sero sentimentos com os quais ela ter de conviver ao longo de sua vida, o que confirma ainda mais a efetiva existncia do dano moral. Desse modo, plenamente cabvel a cumulao dos danos moral e esttico nos termos em que fixados na r. sentena, ou seja, conjuntamente o quantum indenizatrio deve somar o total de trezentos mil reais (R$ 300.000,00). Esse valor mostra-se razovel e proporcional ao grave dano causado ao recm-nascido, e contempla tambm o carter punitivo e pedaggico da condenao. 9. Quanto ao pedido de majorao da condenao em danos morais em favor dos pais e do irmo da vtima, ressaltese que a reviso do valor da indenizao somente possvel quando exorbitante ou insignificante a importncia arbitrada. Essa excepcionalidade, contudo, no se aplica hiptese dos autos. Isso, porque o valor da indenizao por danos morais fixado em R$ 20.000,00, para cada um dos pais, e em R$ 5.000,00, para o irmo de onze (11) anos, totalizando, assim, R$ 45.000,00 -, nem irrisrio nem desproporcional aos danos morais sofridos por esses recorrentes. Ao contrrio, a importncia assentada foi arbitrada com bom senso, dentro dos critrios de razoabilidade e proporcionalidade. 10. Recurso especial parcialmente provido, apenas para determinar a cumulao dos danos moral e esttico, nos termos em que fixados na r. sentena, totalizando-se, assim, trezentos mil reais (R$ 300.000, 00). RECURSO ESPECIAL ADESIVO DO MUNICPIO DO RIO DE JANEIRO. PROCESSUAL CIVIL. ADMINISTRATIVO. RESPONSABILIDADE CIVIL. REVISO DO VALOR DA INDENIZAO. INVIABILIDADE. SMULA 7/STJ. RECURSO NO-CONHECIDO. 1. O recurso especial adesivo fica prejudicado quanto ao valor da indenizao da vtima, tendo em vista o exame do tema por ocasio do provimento parcial do recurso especial dos autores. 2. O quantum indenizatrio dos danos morais fixados em favor dos pais e do irmo da vtima, ao contrrio do alegado pelo Municpio, no exorbitante (total de R$ 45.000,00). Conforme anteriormente ressaltado, esses valores foram fixados em patamares razoveis e dentro dos limites da proporcionalidade, de maneira que indevida sua reviso em sede de recurso especial, nos termos da Smula 7/STJ. 3. Recurso especial adesivo no-conhecido. (REsp 910.794/RJ, Rel. Ministra DENISE ARRUDA, PRIMEIRA TURMA, julgado em 21/10/2008, DJe 04/12/2008) ADMINISTRATIVO. RECURSO ESPECIAL. AO DE INDENIZAO MOVIDA EM RAZO DE ACIDENTE AUTOMOBILSTICO CAUSADO POR "BURACO' EM RODOVIA EM MAU ESTADO DE CONSERVAO. RESPONSABILIDADE DO ESTADO APURADA E RECONHECIDA, PELA SENTENA E PELO ACRDO, A PARTIR DE FARTO E ROBUSTO MATERIAL PROBATRIO. CONDENAO DO ESTADO AO PAGAMENTO DE PENSIONAMENTO VITALCIO E DANOS MORAIS. ALEGADA EXORBITNCIA DO VALOR INDENIZATRIO (DE R$ 30.000,00) E DE HONORRIOS (R$ 5.000,00). DESCABIMENTO. APLICAO DO BICE INSCRITO NA SMULA 7/STJ. MANIFESTA LEGITIMIDADE PASSIVA DO ESTADO, ORA RECORRENTE. RECURSO ESPECIAL NOCONHECIDO. 1. Trata-se de recurso especial (fls. 626/634) interposto pelo Estado do Esprito Santo em autos de ao indenizatria de responsabilidade civil e de danos morais, com fulcro no art. 105, III, "a", do permissivo constitucional, contra acrdo prolatado pelo Tribunal Justia do Estado do Esprito Santo que, em sntese, condenou o Estado recorrente ao pagamento de danos morais e penso vitalcia parte ora recorrida.

33

2. Conforme registram os autos, diversos familiares do autor, inclusive sua filha e esposa, faleceram em razo de acidente automobilstico causado, consoante se constatou na instruo processual, pelo mau estado de conservao da rodovia em que trafegavam, na qual um buraco de grande proporo levou ao acidente fatal ora referido. Essa evidncia est consignada na sentena, que de forma minudente realizou exemplar anlise das provas coligidas, notadamente do laudo pericial 3. Em recurso especial duas questes centrais so alegadas pelo Estado do Esprito Santo: a - exorbitncia do valor fixado a ttulo de danos morais, estabelecido em R$ 30.000,00; b - inadequao do valor determinado para os honorrios (R$ 5.000,00). 4. Todavia, no que se refere adequao da importncia indenizatria indicada, de R$ 30.000,00, uma vez que no se caracteriza como nfima ou exorbitante, refoge por completo discusso no mbito do recurso especial, ante o bice inscrito na Smula 7/STJ, que impede a simples reviso de prova j apreciada pela instncia a quo, que assim disps: O valor fixado pra o dano moral est dentro dos parmetros legais, pois h eqidade e razoabalidade no quantum fixado. A boa doutrina vem conferindo a esse valor um carter dplice, tanto punitivo do agente quanto compensatrio em relao vtima. 5. Quanto ao valor de honorrios, semelhante juzo se aplica, uma vez que decorrente exclusivamente da apreciao dos elementos fticos presentes no processo. Confira-se (fl. 606): Em relao aos honorrios de sucumbncia, estes so reconhecidos como um direito do advogado da parte que venceu a demanda, devendo a parte vencida, neste caso o apelante ESTADO DO ESPRITO SANTO, arcar com o nus sucumbencial. Entendo que, em se tratando do caso concreto, o valor dos honorrios advocatcios foi fixado de forma equilibrada e justa. 6. A alegada ilegitimidade passiva do Estado querelante se encontra determinantemente afastada, haja vista o expresso liame causal estabelecido nos autos, com amparo em elementos probatrios fartos e robustos, demonstrados saciedade no curso da instruo processual. 7. Recurso especial conhecido em parte e no-provido. (REsp 965500/ES, Rel. Ministro JOS DELGADO, PRIMEIRA TURMA, julgado em 18/12/2007, DJ 25/02/2008 p. 1)

RESPONSABILIDADE CIVIL DO MDICO


Este tema tem cado constantemente em vrias provas de Magistratura. Aumentaram em 165%, em 06 anos, os processos veiculando a responsabilidade civil do mdico, dentro do Superior Tribunal de Justia. CONCEITO O erro mdico (chamado por alguns autores de dano mdico) o dano imputvel ao exercente da medicina, nos termos do artigo 14, 4, do Cdigo de Defesa do Consumidor cumulado com o artigo 951, do Cdigo Civil, segundo a apurao de sua culpa profissional (impercia, imprudncia ou negligncia, plenamente demonstrada).
Art. 14, CDC - O fornecedor de servios responde, independentemente da existncia de culpa, pela reparao dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos prestao dos servios, bem como por informaes insuficientes ou inadequadas sobre sua fruio e risc os. (...) 4 A responsabilidade pessoal dos profissionais liberais ser apurada mediante a verificao de culpa.

34

Art. 951, CDC - O disposto nos arts. 948, 949 e 950 aplica -se ainda no caso de indenizao devida por aquele que, no exerccio de a tividade profissional, por negligncia, imprudncia ou impercia, causar a morte do paciente, agravar -lhe o mal, causar-lhe leso, ou inabilit-lo para o trabalho.

RESULTADO E RESPONSABILIDADE DAS DIVERSAS REAS DA MEDICINA A) Cirurgio plstico esttico O cirurgio plstico esttico responde de que forma? No caso do cirurgio plstico, que faz o procedimento de cirurgia esttica, assume a obrigao de resultado. Para o cirurgio esttico, que assume esta obrigao de resultado, h entendimento no sentido de sua responsabilidade objetiva quando da ocorrncia do dano. Porque mdicos em geral, como regra, respondem subjetivamente perante o dano causado. Professor Pablo Stolze no concorda com este entendimento da jurisprudncia. B) Anestesiologista E o anestesiologista responde por qual resultado? Segundo o professor Jurandir Sebastio o anestesiologista, como os mdicos em geral, assume uma obrigao de meio, uma vez que a medicina no contra todas as reaes adversas. TRANSFUSO DE SANGUE E TESTEMUNHAS DE JEOV Aqui mencionada a transfuso de sangue quando for este instrumento o nico meio para que haja salvamento da vida da testemunha de Jeov. Existem duas correntes na doutrina: 1 corrente Defendida por autores como Gustavo Tepedino sustenta que neste caso prevalecer a liberdade de crena em respeito dimenso de dignidade paciente. preciso ressalvar que o pai nunca poder embasar a recusa transfuso para seu filho menor. A ningum dado poder renunciar a direito personalidade de outrem.

ir do da da

2 corrente Professor Pablo Stolze adepto desta segunda corrente, juntamente com Fredie Didier e a maioria da doutrina. O mdico deve atuar para salvar a vida do paciente segundo o princpio da proporcionalidade (Resoluo 1021/1980 do Conselho Federal da Medicina e artigos 46 a 56 do Cdigo de tica Mdica). Na jurisprudncia, ver decises segundo esta corrente, como do Tribunal de Justia/SP na Apelao Cvel 123430-4.

35

TRIBUNAL DE JUSTIA DE SO PAULO - APELAO CVEL N 123.430-4/4 APTE.: SILVANA REGINA ZANELLA APDO.: SOCIEDADE BENEFICENTE HOSPITAL SANTO ANTNIO S/C LTDA. E OUTROS EMENTA: Indenizatria Reparao de danos - Testemunha de Jeov - Recebimento de transfuso de sangue quando de sua internao Convices religiosas que no podem, prevalecer perante o bem maior tutelado peta Constituio federal que a vida Conduta dos mdicos, por outro lado, que pautou-se dentro da lei e tica profissional, posto que somente efetuaram as transfuses sangneas aps esgotados todos os tratamentos alternativos - Inexistncia, ademais, de recusa expressa a receber transfuso de sangue quando da internao da autora Ressarcimento, por outro lado, de despesas efetuados com exames mdicos, entre outras, que no merece acolhido, posto no terem sido os valores despendidos pela apelante - Recurso improvido.

QUESTES ESPECIAIS ENVOLVENDO A RESPONSABILIDADE MDICA 1) O que termo de consentimento informado? Com base no artigo 15, CC, o termo de consentimento informado, luz do princpio da boa-f objetiva, a declarao firmada pelo paciente pela qual ele toma cincia expressa dos riscos e das conseqncias da interveno mdica.
Art. 15, CC - Ningum pode ser constrangido a submeter -se, com risco de vida, a tratamento mdico ou a interveno cirrgica.

Lembra-nos o professor Miguel Kfouri Neto que este termo no significa a possibilidade de haver a iseno do mdico pelo seu erro, por constar a enumerao dos riscos aceita pelo paciente. 2) Uso indevido de meio por um mdico/ diagnstico errado Poder o mdico tambm ser civilmente responsabilizado pela perda de uma chance, de um diagnstico antecipado corretamente (uso indevido de meios). Neste caso, a indenizao reduzida. 3) Responsabilidade do hospital Em mais de uma oportunidade, o STJ tem reiterado a tese de que a responsabilidade de hospitais e clnicas SUBJETIVA por erro mdico (mesmo o hospital sendo uma pessoa jurdica, e estando ele em uma relao de consumo, quando deveria a responsabilidade tambm ser objetiva). Vide os seguintes julgados REsp 258389/SP e REsp 908359/SC.

36

CIVIL. INDENIZAO. MORTE. CULPA. MDICOS. AFASTAMENTO. CONDENAO. HOSPITAL. RESPONSABILIDADE. OBJETIVA. IMPOSSIBILIDADE. 1 - A responsabilidade dos hospitais, no que tange atuao tcnico-profissional dos mdicos que neles atuam ou a eles sejam ligados por convnio, subjetiva, ou seja, dependente da comprovao de culpa dos prepostos, presumindo-se a dos preponentes. Nesse sentido so as normas dos arts. 159, 1521, III, e 1545 do Cdigo Civil de 1916 e, atualmente, as dos arts. 186 e 951 do novo Cdigo Civil, bem com a smula 341 - STF ( presumida a culpa do patro ou comitente pelo ato culposo do empregado ou preposto.). 2 - Em razo disso, no se pode dar guarida tese do acrdo de, arrimado nas provas colhidas, excluir, de modo expresso, a culpa dos mdicos e, ao mesmo tempo, admitir a responsabilidade objetiva do hospital, para conden-lo a pagar indenizao por morte de paciente. 3 - O art. 14 do CDC, conforme melhor doutrina, no conflita com essa concluso, dado que a responsabilidade objetiva, nele prevista para o prestador de servios, no presente caso, o hospital, circunscreve-se apenas aos servios nica e exclusivamente relacionados com o estabelecimento empresarial propriamente dito, ou seja, aqueles que digam respeito estadia do paciente (internao), instalaes, equipamentos, servios auxiliares (enfermagem, exames, radiologia), etc e no aos servios tcnicos-profissionais dos mdicos que ali atuam, permanecendo estes na relao subjetiva de preposio (culpa). 4 Recurso especial conhecido e provido para julgar improcedente o pedido. (REsp 258389/SP, Rel. Ministro FERNANDO GONALVES, QUARTA TURMA, julgado em 16/06/2005, DJ 22/08/2005 p. 275) RECURSO ESPECIAL. AO DE INDENIZAO. RESPONSABILIDADE CIVIL. ERRO MDICO. NEGLIGNCIA. INDENIZAO. RECURSO ESPECIAL. 1. A doutrina tem afirmado que a responsabilidade mdica empresarial, no caso de hospitais, objetiva, indicando o pargrafo primeiro do artigo 14 do Cdigo de Defesa do Consumidor como a norma sustentadora de tal entendimento. Contudo, a responsabilidade do hospital somente tem espao quando o dano decorrer de falha de servios cuja atribuio afeta nica e exclusivamente ao hospital. Nas hipteses de dano decorrente de falha tcnica restrita ao profissional mdico, mormente quando este no tem nenhum vnculo com o hospital seja de emprego ou de mera preposio , no cabe atribuir ao nosocmio a obrigao de indenizar. 2. Na hiptese de prestao de servios mdicos, o ajuste contratual vnculo estabelecido entre mdico e paciente refere-se ao emprego da melhor tcnica e diligncia entre as possibilidades de que dispe o profissional, no seu meio de atuao, para auxiliar o paciente. Portanto, no pode o mdico assumir compromisso com um resultado especfico, fato que leva ao entendimento de que, se ocorrer dano ao paciente, deve-se averiguar se houve culpa do profissional teoria da responsabilidade subjetiva. No entanto, se, na ocorrncia de dano impe-se ao hospital que responda objetivamente pelos erros cometidos pelo mdico, estar-se- aceitando que o contrato firmado seja de resultado, pois se o mdico no garante o resultado, o hospital garantir. Isso leva ao seguinte absurdo: na hiptese de interveno cirrgica, ou o paciente sai curado ou ser indenizado da um contrato de resultado firmado s avessas da legislao. 3. O cadastro que os hospitais normalmente mantm de mdicos que utilizam suas instalaes para a realizao de cirurgias no suficiente para caracterizar relao de subordinao entre mdico e hospital. Na verdade, tal procedimento representa um mnimo de organizao empresarial. 4. Recurso especial do Hospital e Maternidade So Loureno Ltda. provido. (REsp 908359/SC, Rel. Ministra NANCY ANDRIGHI, Rel. p/ Acrdo Ministro JOO OTVIO DE NORONHA, SEGUNDA SEO, julgado em 27/08/2008, DJe 17/12/2008)

Em danos advindos de falta de estrutura, de comida oferecida de m qualidade, infeco hospitalar, as responsabilidades do hospital sero aferidas de forma OBJETIVA. 37

Professor Pablo Stolze entende que este entendimento do STJ incongruente porque o CDC abriu a exceo da aferio de culpa apenas em sede de responsabilidade de profissional liberal. Deveria a responsabilidade do hospital, mesmo em caso de erro mdico, ser objetiva, com ao regressiva baseada na culpa do profissional. Observao: existe precedente admitindo inclusive responsabilidade de plano de sade por erro mdico (REsp 328309/RJ).
CIVIL E PROCESSUAL. AO DE REPARAO DE DANOS. PLANO DE SADE. ERRO EM TRATAMENTO ODONTOLGICO. RESPONSABILIDADE CIVIL. LITISCONSRCIO NECESSRIO NO CONFIGURADO. CERCEAMENTO DE DEFESA INOCORRENTE. MATRIA DE PROVA. REEXAME. IMPOSSIBILIDADE. PREQUESTIONAMENTO. AUSNCIA. SMULAS NS. 282 E 356-STF. I. A empresa prestadora do plano de assistncia sade parte legitimada passivamente para a ao indenizatria movida por filiado em face de erro verificado em tratamento odontolgico realizado por dentistas por ela credenciados, ressalvado o direito de regresso contra os profissionais responsveis pelos danos materiais e morais causados. II. Inexistncia, na espcie, de litisconsrcio passivo necessrio. III. Cerceamento de defesa inocorrente, fundado o acrdo em prova tcnica produzida nos autos, tida como satisfatria e esclarecedora, cuja desconstituio, para considerar-se necessria a colheita de testemunhos, exige o reexame do quadro ftico, com bice na Smula n. 7 do STJ. IV. Ausncia de suficiente prequestionamento em relao a tema suscitado. V. Recurso especial no conhecido. (REsp 328309/RJ, Rel. Ministro ALDIR PASSARINHO JUNIOR, QUARTA TURMA, julgado em 08/10/2002, DJ 17/03/2003 p. 234)

RESPONSABILIDADE CIVIL DO TRANSPORTADOR


CARONA/ TRANSPORTE DESINTERESSADO DE CORTESIA A smula 145, STJ admite a responsabilidade pela carona, no transporte desinteressado, desde que haja dolo ou culpa grave do transportador (responsabilidade subjetiva).
Smula 145, STJ - NO TRANSPORTE DESINTERESSADO, DE SIMPLES CORTESIA, O TRANSPORTADOR S SERA CIVILMENTE RESPONSAVEL POR DANOS CAUSADOS AO TRANSPORTADO QUANDO INCORRER EM DOLO OU CULPA GRAVE (verificao do elemento subjetivo) .

OVERBOOKING Em geral a companhia area/ viria emite mais passagens do que existem assentos. No exerccio regular do direito da companhia a utilizao desta atividade. O STJ j reconheceu que o overbooking ato ilcito da companhia, movido por mera convenincia administrativa (REsp 211604/SC).

38

CIVIL. AO DE INDENIZAO. ATRASO DE VO (24 HORAS). EXCESSO DE LOTAO NO VO ("OVERBOOKING"). DANO MORAL. VALOR. CONVENO DE VARSVIA. CDC. PREVALNCIA. I. Inobstante a infraestrutura dos modernos aeroportos ou a disponibilizao de hotis e transporte adequados, tal no se revela suficiente para elidir o dano moral quando o atraso no vo se configura excessivo, a gerar pesado desconforto e aflio ao passageiro, extrapolando a situao de mera vicissitude, plenamente suportvel. II. Diversamente do atraso de vo decorrente de razes de segurana, que, ainda assim, quando muito longo, gera direito indenizao por danos morais, a prtica de "overbooking", constituda pela venda de passagens alm do limite da capacidade da aeronave, que feita no interesse exclusivo da empresa area em detrimento do direito do consumidor, exige sano pecuniria maior, sem contudo, chegar-se a excesso que venha a produzir enriquecimento sem causa. III. Recurso especial em parte conhecido e parcialmente provido. (REsp 211604/SC, Rel. Ministro ALDIR PASSARINHO JUNIOR, QUARTA TURMA, julgado em 25/03/2003, DJ 23/06/2003 p. 372)

BAGAGEM E CONVENO DE VARSVIA A conveno de Varsvia regula o limite da indenizao, tarifada, pela perda da bagagem nos vos internacionais e estendido aos vos domsticos. Esta limitao da indenizao por perda de bagagem, em vos domsticos ou internacionais, valida no ordenamento brasileiro? NO, a Constituio de 1988 no limita qualquer valor para a indenizao, e o STJ tem decidido que o extravio de bagagens admite indenizao integral, uma vez que, nem mesmo a conveno de Varsvia pode suplantar o princpio constitucional de defesa do consumidor (REsp 552553/RJ).
CIVIL. TRANSPORTE AREO. CARGA. MERCADORIA. EXTRAVIO. TRANSPORTADOR. INDENIZAO INTEGRAL. CDC. APLICAO. CONVENO DE VARSVIA. AFASTAMENTO. 1 - A jurisprudncia pacfica da Segunda Seo no sentido de que o transportador areo, seja em viagem nacional ou internacional, responde (indenizao integral) pelo extravio de bagagens e cargas, ainda que ausente acidente areo, mediante aplicao do Cdigo de Defesa do Consumidor, desde que o evento tenha ocorrido na sua vigncia, conforme sucede na espcie. Fica, portanto, afastada a incidncia da Conveno de Varsvia e, por via de conseqncia, a indenizao tarifada. 2 - Recurso especial conhecido e provido para restabelecer a sentena. (REsp 552553/RJ, Rel. Ministro FERNANDO GONALVES, QUARTA TURMA, julgado em 12/12/2005, DJ 01/02/2006 p. 561)

39

Potrebbero piacerti anche