Sei sulla pagina 1di 24

DIRETORIA DE RECURSOS HUMANOS CENTRO DE RECRUTAMENTO E SELEO

CONCURSO PBLICO PARA ADMISSO AO CURSO DE FORMAO DE OFICIAIS DA POLCIA MILITAR DE MINAS GERAIS PARA O ANO DE 2013.

CFO/2013 - PROVA B - BRANCA


(Edital DRH/CRS n 07/2012, de 05 de outubro de 2012) Direito Processual Penal, Direito Constitucional, Direito Penal Militar, Direito Processual Penal Militar, Direito Administrativo, Legislao Extravagante e Legislao Institucional, Direito Penal e Lngua Portuguesa.

NOME: ___________________________________________________________ LOCAL DE PROVA: _________________________________ SALA: __________ DATA: 27Jan13


INSTRUES AOS CANDIDATOS: 1. 2. Abra este caderno de prova somente quando autorizado. Esta prova contm 39 (trinta e nove) questes numeradas de 02 a 40, valendo 5 (cinco) pontos cada e valor total de 195 (cento e noventa e cinco) pontos. 3. O tempo mximo permitido para a realizao da prova objetiva ser de 3 (trs) horas incluindo o preenchimento da folha de respostas e de 4 (quatro) horas para a prova de redao. 4. Responda as questes e marque a opo desejada na folha de respostas, usando caneta (tinta azul ou preta). 5. Para cada questo existe somente uma resposta correta. 6. Prova sem consulta. 7. No ser admitido nenhum tipo de rasura na folha de respostas. As questes rasuradas ou em branco ou com dupla marcao sero consideradas nulas para o candidato. 8. proibido o uso de mquinas calculadoras, telefones celulares ou outros similares. 9. Iniciadas as provas, os candidatos somente podero deixar a sala, e a esta retornar, exclusivamente para uso de sanitrios ou bebedouros, somente no intervalo de tempo abrangido dentro da segunda hora de realizao das provas, ou seja, das 09:00 s 10:00h, e devidamente acompanhados por fiscal do concurso. 10. Ao final de cada prova, entregue ao aplicador a folha de respostas da prova objetiva, a folha de redao mais o caderno de prova, devidamente preenchidas, assinadas e conferidas.

CENTRO DE RECRUTAMENTO E SELEO A BUSCA PELA EXCELNCIA EM CONCURSOS

PROVA DO CONCURSO AO CURSO DE FORMAO DE OFICIAIS CFO/2013

CENTRO DE RECRUTAMENTO E SELEO A BUSCA PELA EXCELNCIA EM CONCURSOS

PROVA DO CONCURSO AO CURSO DE FORMAO DE OFICIAIS CFO/2013

ATENO
ANTES DE INICIAR SUA PROVA, VOC DEVER ASSINALAR, NO CAMPO DESTINADO 1 (PRIMEIRA) QUESTO DA SUA FOLHA DE RESPOSTAS, O TIPO DE PROVA QUE EST FAZENDO, SOB PENA DE ANULAO.

CAMPO DESTINADO MARCAO DO TIPO DE PROVA:


Prova A AZUL marcar letra A

Prova B BRANCA marcar letra B

Prova C VERDE marcar letra C

Prova D AMARELA marcar letra D

A marcao das respostas do caderno de provas inicia-se a partir da questo n. 02 (dois) at a questo n. 40 (quarenta).
ATENO 1 QUESTO ESTA QUESTO NO SE REFERE PROVA DE CONHECIMENTOS DO CONCURSO. VOC DEVER MARCAR NA FOLHA DE RESPOSTAS, OBRIGATORIAMENTE, A

ALTERNATIVA B QUE CORRESPONDE AO SEU CADERNO DE PROVAS.

CENTRO DE RECRUTAMENTO E SELEO A BUSCA PELA EXCELNCIA EM CONCURSOS

PROVA DO CONCURSO AO CURSO DE FORMAO DE OFICIAIS CFO/2013

CENTRO DE RECRUTAMENTO E SELEO A BUSCA PELA EXCELNCIA EM CONCURSOS

PROVA DO CONCURSO AO CURSO DE FORMAO DE OFICIAIS CFO/2013

DIREITO PROCESSUAL PENAL 2 QUESTO - Sobre a priso temporria prevista na lei n 7960/89, considere as seguintes assertivas: III III IV a priso temporria dirige-se exclusivamente tutela das investigaes realizadas no inqurito policial. pode ser decretada quando instaurada a ao penal. o prazo mximo de durao da priso temporria previsto na lei de 05 (cinco) dias, prorrogveis uma nica vez se por igual perodo, em caso de extrema necessidade. terminado o prazo de vigncia da priso temporria no h outra medida a ser adotada seno a liberao do preso, sob pena de configurao de crime de abuso de autoridade.

Marque a alternativa CORRETA.


A. ( B. ( C. ( D. ( ) ) ) )

Apenas as alternativas I e III so corretas. Todas as alternativas so corretas. Apenas as alternativas II, III e IV so corretas. Apenas as alternativas III e IV so corretas.

3 QUESTO - Quanto s testemunhas considere as seguintes assertivas: III III toda pessoa poder ser testemunha, com observao das restries legais para prestar depoimento, inclusive aquelas que no presenciaram o fato criminoso e suas circunstncias. em juzo, quando a testemunha j prestou depoimento no Inqurito Policial no basta a simples ratificao de seu depoimento prestado anteriormente. os militares sero requisitados para prestar depoimento junto autoridade superior e os funcionrios pblicos sero intimados por mandado, devendo ser tambm comunicado ao chefe da repartio pblica em que servirem, com indicao do dia e da hora marcados. o ofendido no obrigado a prestar compromisso.

IV -

Marque a alternativa CORRETA:


A. ( B. ( C. ( D. ( ) ) ) )

todas as alternativas so falsas. somente as alternativas I, II e IV so verdadeiras. todas as alternativas so verdadeiras. somente as alternativas II e III so verdadeiras.

CENTRO DE RECRUTAMENTO E SELEO A BUSCA PELA EXCELNCIA EM CONCURSOS

PROVA DO CONCURSO AO CURSO DE FORMAO DE OFICIAIS CFO/2013

4 QUESTO - Sobre a busca e apreenso, marque a alternativa CORRETA.


A. ( B. ( ) )

C. ( D. (

) )

meio de prova produzida desde o incio sob o amparo do princpio do contraditrio, com a participao de ambas as partes. No possvel o emprego de fora e o arrombamento em casos de ausncia do morador ou de qualquer pessoa no local da realizao da diligncia, devendo neste caso, a autoridade certificar no mandado o ocorrido. A busca pessoal no depende de autorizao judicial, ainda que haja violao ao direito constitucional intimidade. No curso da diligncia de busca domiciliar proibido realizar busca pessoal.

5 QUESTO - Marque a alternativa CORRETA. So competncias de natureza absoluta:


A. ( B. ( C. ( D. ( ) ) ) )

competncia territorial e a competncia em razo da pessoa. competncia em razo da matria e a competncia territorial. competncia em razo da pessoa, competncia em razo da matria e competncia territorial. competncia em razo da pessoa e a competncia em razo da matria. DIREITO CONSTITUCIONAL

6 QUESTO Analise as assertivas abaixo. So funes institucionais do Ministrio Pblico: III III IV requisitar diligncias investigatrias e a instaurao de inqurito policial, indicados os fundamentos jurdicos de suas manifestaes processuais. defender judicialmente os direitos e interesses das populaes indgenas. promover o inqurito civil e a ao civil pblica, para a proteo do patrimnio pblico e social, do meio ambiente e de outros interesses difusos e coletivos. exercer o controle externo da atividade policial, na forma da lei complementar mencionada no artigo anterior.

Marque a alternativa CORRETA.


A. ( B. ( C. ( D. ( ) ) ) )

Apenas a alternativa II falsa. Todas as alternativas so verdadeiras. A alternativa II e IV so falsas. Apenas a alternativa III falsa.

CENTRO DE RECRUTAMENTO E SELEO A BUSCA PELA EXCELNCIA EM CONCURSOS

PROVA DO CONCURSO AO CURSO DE FORMAO DE OFICIAIS CFO/2013

7 QUESTO Nos termos da Constituio Federal, sobre os pagamentos devidos pelas Fazendas Pblicas Federal, Estaduais, Distrital e Municipais, em virtude de sentena judiciria, CORRETO afirmar que:
A. ( )

B. (

C. (

D. (

os dbitos de natureza alimentcia compreendem aqueles decorrentes de salrios, vencimentos e suas complementaes, benefcios previdencirios e indenizaes por morte ou por invalidez , fundadas em responsabilidade civil ou penal, em virtude de sentena judicial transitada em julgado. os dbitos de natureza alimentcia compreendem aqueles decorrentes de salrios, proventos, penses e suas complementaes e benefcios previdencirios, em virtude de sentena judicial, mesmo no transitada em julgado. os dbitos de natureza alimentcia compreendem aqueles decorrentes de salrios, vencimentos, gratificaes e suas complementaes, benefcios previdencirios e indenizaes por morte ou por invalidez, fundadas em responsabilidade civil e penal, em virtude de sentena judicial transitada em julgado. os dbitos de natureza alimentcia compreendem aqueles decorrentes de salrios, vencimentos, proventos, penses e suas complementaes, benefcios previdencirios e indenizaes por morte ou por invalidez, fundadas em responsabilidade civil, em virtude de sentena judicial transitada em julgado.

8 QUESTO Sobre os direitos e deveres individuais e coletivos, CORRETO afirmar que:


A. ( )

B. (

C. (

D. (

a lei assegurar aos autores de inventos industriais privilgio temporrio para sua utilizao, bem como proteo s criaes industriais, propriedade das marcas, aos nomes de empresas e a outros signos distintivos, tendo em vista o interesse social e o desenvolvimento tecnolgico e econmico do Pas. todos podem reunir-se pacificamente, com armas, em locais abertos ao pblico, independentemente de autorizao, desde que no frustrem outra reunio anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prvio aviso autoridade competente. a criao de associaes e, na forma da lei, a de cooperativas dependem de autorizao, sendo obrigatria a interferncia estatal em seu funcionamento. a pequena propriedade rural, assim definida em lei, mesmo trabalhada pela famlia, pode ser objeto de penhora para pagamento de dbitos decorrentes de sua atividade produtiva, dispondo a lei sobre os meios de financiar o seu desenvolvimento.

CENTRO DE RECRUTAMENTO E SELEO A BUSCA PELA EXCELNCIA EM CONCURSOS

PROVA DO CONCURSO AO CURSO DE FORMAO DE OFICIAIS CFO/2013

9 QUESTO Compete ao Conselho Nacional de Justia, o controle da atuao administrativa e financeira do Poder Judicirio e do cumprimento dos deveres funcionais dos juzes, cabendo-lhe, alm de outras atribuies que lhe forem conferidas pelo Estatuto da Magistratura:
A. ( )

B. ( C. (

) )

D. (

receber e conhecer das reclamaes contra membros ou rgos do Poder Judicirio, exceto contra seus servios auxiliares, serventias e rgos prestadores de servios notariais e de registro que atuem por delegao do poder pblico ou oficializados, sem prejuzo da competncia disciplinar e correicional dos tribunais, podendo avocar processos disciplinares em curso e determinar a remoo, a disponibilidade ou a aposentadoria com subsdios ou proventos proporcionais ao tempo de servio e aplicar outras sanes administrativas, assegurada ampla defesa. rever, de ofcio ou mediante provocao, os processos disciplinares de juzes e membros de tribunais julgados h mais de um ano. zelar pela observncia do art. 37 e apreciar, de ofcio ou mediante provocao, a legalidade dos atos administrativos praticados por membros ou rgos do Poder Judicirio, podendo desconstitu-los, revlos ou fixar prazo para que se adotem as providncias necessrias ao exato cumprimento da lei, sem prejuzo da competncia do Tribunal de Contas da Unio. elaborar anualmente relatrio estatstico sobre processos e sentenas prolatadas, por unidade da Federao, nos diferentes rgos do Poder Judicirio.

10 QUESTO - Marque a alternativa CORRETA. Pode propor a ao direta de inconstitucionalidade e a ao declaratria de constitucionalidade:
A. ( B. ( C. ( D. ( ) ) ) )

Confederao sindical ou entidade de classe de mbito estadual. O Procurador-Geral da Repblica. O Conselho Estadual da Ordem dos Advogados do Brasil O Procurador-Geral do Estado.

CENTRO DE RECRUTAMENTO E SELEO A BUSCA PELA EXCELNCIA EM CONCURSOS

PROVA DO CONCURSO AO CURSO DE FORMAO DE OFICIAIS CFO/2013

DIREITO PENAL MILITAR 11 QUESTO No Brasil, atualmente, alm dos militares, o civil ainda submetido, excepcionalmente, lei penal militar. O conceito de crime militar em tempo de paz bastante controvertido e, por vezes, determina debates acalorados no mbito de nossas cortes superiores, especialmente, no que tange a posicionamentos do Superior Tribunal Militar em linha divergente com o Supremo Tribunal Federal. Partindo do princpio de que vivemos em um Estado Democrtico de Direito, considere as afirmativas abaixo e marque a alternativa CORRETA.
A. ( )

B. (

C. (

D. (

Os militares da ativa, reserva e reformados que praticaram crimes em tempo de paz, em lugar sujeito administrao militar, somente podero ser processados e julgados por tribunais militares. Como o Cdigo Penal Militar probe a crtica indevida de ato de superior ou de assunto atinente disciplina militar, impede a liberdade de expresso e livre manifestao do pensamento dos militares. Mediante a anlise comparativa dos conceitos doutrinrios, infere-se que a definio clssica romana de crime militar prprio continua sendo o fato praticado pelo militar, infringindo deveres militares resultantes de sua funo ou profisso. Os crimes propriamente militares, assim como os impropriamente militares, somente autorizam a priso do militar em caso de flagrante delito ou por ordem judicial.

12 QUESTO Um grupo de militares federais, todos da ativa, desarmados, resolveram paralisar os servios administrativos de uma determinada Unidade, praticando desobedincia contra ordem de superiores. O mentor dessa empreitada criminosa, conforme ficou comprovado nos autos da investigao policial militar, foi um Cabo. Do grupo, ainda faziam parte 01 (um) Tenente, 06 (seis) Subtenentes e 05 (cinco) Sargentos. Considerando a dosimetria da pena que os juzes de direito militares devem observar em relao participao de cada militar na conduta infracional, certo que:
A. ( B. ( C. ( D. ( ) ) ) )

a maior pena seria aplicada ao Cabo, por ser considerado o mentor intelectual no crime de motim, que de autoria coletiva necessria. a pena seria aplicada igualmente a todos os amotinados, por ser o crime de motim considerado de autoria coletiva necessria. a maior pena seria aplicada ao Cabo, por ser considerado o mentor intelectual no crime de revolta, que de autoria coletiva necessria. a maior pena seria aplicada ao Tenente, por ser considerado cabea no crime de motim, que de autoria coletiva necessria.

CENTRO DE RECRUTAMENTO E SELEO A BUSCA PELA EXCELNCIA EM CONCURSOS

PROVA DO CONCURSO AO CURSO DE FORMAO DE OFICIAIS CFO/2013

13 QUESTO Dos crimes a seguir relacionados, marque a alternativa CORRETA que descreve os crimes existentes somente no Cdigo Penal Militar:
A. ( B. ( C. ( D. ( ) ) ) )

reunio ilcita, recusa de obedincia, rigor excessivo e atentado violento ao pudor. reunio ilcita, desobedincia, desacato, motim e desero. reunio ilcita, recusa de obedincia, insubmisso e estupro de vulnervel. atentado violento ao pudor, violncia contra inferior, furto de uso e supresso de documento.

14 QUESTO Marque a alternativa CORRETA. Militar estadual ou federal, simulando doena mental, compra atestados mdicos contendo informaes falsas no Centro de Belo Horizonte. Apresenta-os perante a Administrao Militar, permanecendo afastado, indevidamente, do servio operacional e administrativo, por cerca de 15 (quinze) dias. A conduta do militar, luz do Cdigo Penal Militar, caracteriza:
A. ( B. ( C. ( D. ( ) ) ) )

crime de abandono de cargo e falsidade ideolgica. crime de desero e uso de documento falso. crime de desero e falsidade ideolgica. crime de abandono de cargo e uso de documento falso.

15 QUESTO Em relao s penas principais previstas no Cdigo Penal Militar, marque a alternativa CORRETA.
A. ( B. ( C. ( D. ( ) ) ) )

O mnimo da pena de recluso de 02 (dois) anos, e o mximo de 30 (trinta) anos. A pena de morte aplicada por fuzilamento em zonas de guerra e por enforcamento em tempo de paz. O condenado militar a que sobrevier doena mental permanecer recolhido em penitenciria militar. A pena privativa de liberdade superior a 02 (dois) anos, aplicada a militar, cumprida em penitenciria militar e, na falta dessa, em estabelecimento prisional civil.

16 QUESTO Marque a alternativa CORRETA. De acordo com o Cdigo Penal Militar, extingue-se a punibilidade do autor do fato pela:
A. ( B. ( C. ( D. ( ) ) ) )

anistia, graa ou indulto. reabilitao e pela transao. morte do agente e pela prescrio. retroatividade de lei mais benfica e pelo ressarcimento do dano no crime de peculato.
10

CENTRO DE RECRUTAMENTO E SELEO A BUSCA PELA EXCELNCIA EM CONCURSOS

PROVA DO CONCURSO AO CURSO DE FORMAO DE OFICIAIS CFO/2013

17 QUESTO Em relao aplicao da pena prevista no Cdigo Penal Militar, marque a alternativa CORRETA.
A. ( )

B. ( C. ( D. (

) ) )

so circunstncias que sempre agravam a pena, quando no integrantes ou qualificativas do crime, a reincidncia e ter o agente cometido o crime por motivo ftil ou torpe. so circunstncias que sempre atenuam a pena, ser o agente menor de 18 (dezoito) anos ou maior de 70 (setenta) anos. quando ocorre mais de uma agravante ou mais de uma atenuante, o juiz deve considerar todas para aplicao da pena cominada ao crime. no concurso de agravantes e atenuantes, a pena deve aproximar-se do seu limite mnimo. DIREITO PROCESSUAL PENAL MILITAR

18 QUESTO - Quanto menagem, marque a alternativa INCORRETA.


A. ( B. ( ) )

C. (

D. (

O Ministrio Pblico ser ouvido, previamente, sobre a concesso da menagem, devendo emitir parecer dentro do prazo de trs dias. Ser cassada a menagem quele que se retirar do lugar para o qual foi ela concedida, ou faltar, sem causa justificada, a qualquer ato judicial para que tenha sido intimado ou a que deva comparecer independentemente de intimao pessoal. A menagem ser concedida pelo Comandante da Unidade em que serve o autor da infrao penal, devendo, posteriormente, ser homologada pelo Juiz de Direito do Juzo Militar. A menagem cessa com a sentena condenatria, ainda que no tenha passado em julgado.

19 QUESTO - Quanto priso preventiva, marque a alternativa INCORRETA.


A. ( B. ( ) )

C. (

D. (

So requisitos da priso preventiva a prova do fato delituoso e indcios suficientes de autoria. A se evitar a vingana, por exemplo, por parte de membros de associao criminosa, de quadrilha ou bando, perfeitamente possvel decretar a priso preventiva visando proteo do policial militar que praticou o fato amparado por excludente de ilicitude. Desaparecendo os motivos ensejadores da priso preventiva anteriormente decretada, dever o Juiz revogar a medida, bem como, se for o caso, de novo decret-la, se sobrevierem razes que a justifiquem. O Juiz de Direito do Juzo Militar poder, de ofcio, decretar a priso preventiva.

CENTRO DE RECRUTAMENTO E SELEO A BUSCA PELA EXCELNCIA EM CONCURSOS

11

PROVA DO CONCURSO AO CURSO DE FORMAO DE OFICIAIS CFO/2013

20 QUESTO - Quanto prova testemunhal, marque a alternativa INCORRETA.


A. ( )

B. ( C. ( D. (

) ) )

Tanto no inqurito policial-militar como em Juzo, as testemunhas sero inquiridas cada uma de per si, de modo que uma no possa ouvir o depoimento da outra. O Juiz, quando julgar necessrio, poder ouvir outras testemunhas, alm das indicadas pelas partes. Dentre outras pessoas, no se deferir o compromisso aos doentes e deficientes mentais. Qualquer pessoa poder ser testemunha, exceo da testemunha proibida de depor.

21 QUESTO - Marque a alternativa INCORRETA. Compete Polcia Judiciria Militar:


A. ( B. ( C. ( D. ( ) ) ) )

requisitar da polcia civil e das reparties tcnicas civis os exames periciais necessrios elucidao do fato que se apura no IPM. cumprir os mandados de priso expedidos pela Justia Militar. cumprir as determinaes da Justia Militar relativas aos presos sob sua guarda e responsabilidade. requisitar da autoridade judiciria militar a priso preventiva do indiciado. DIREITO ADMINISTRATIVO

22 QUESTO Considerando que o poder de polcia uma prerrogativa de direito pblico que, com base na lei, autoriza a Administrao Pblica a restringir o uso e o gozo da liberdade e da propriedade em favor do interesse da coletividade, marque a alternativa CORRETA.
A. ( )

B. (

C. (

D. (

cabvel a cobrana de tarifa para atividade a ser exercida pelo poder pblico no exerccio do poder de polcia, desde que, efetivamente, tenha sido executada a atividade, ou preo pblico, caso no tenha ocorrido a prestao da atividade. Os denominados atos fiscalizatrios de polcia tem o carter unicamente repressivo, vez que, em face da transgresso da norma de polcia, redunda na aplicao de sano sem qualquer carter educativo. No exerccio do poder de polcia administrativa, a Administrao pode atuar de duas maneiras: editando atos normativos de contedo genrico, abstrato e impessoal; e, criando atos concretos, como os atos de licena e autorizaes. A polcia administrativa atividade que se exaure em si mesma, ou seja, inicia e termina no mbito da Administrao, incidindo unicamente sobre os indivduos, independente da atividade.
12

CENTRO DE RECRUTAMENTO E SELEO A BUSCA PELA EXCELNCIA EM CONCURSOS

PROVA DO CONCURSO AO CURSO DE FORMAO DE OFICIAIS CFO/2013

23 QUESTO - Em relao responsabilidade civil da Administrao Pblica, marque a alternativa CORRETA.


A. ( )

B. (

C. ( D. (

) )

Somente no caso de dolo, as pessoas jurdicas de direito privado prestadoras de servios pblicos respondero pelos danos que seus agentes causarem a terceiros. A marca caracterstica da responsabilidade objetiva a necessidade de o lesado pela conduta estatal provar a existncia do dolo ou a culpa do agente ou do servio. A responsabilidade civil por danos nucleares independe da existncia de culpa, tendo como fundamento a teoria do risco administrativo. O dano moral no pressuposto para a responsabilizao civil da Administrao, por no ser objeto de uma possvel ao de regresso.

24 QUESTO - Considerando a interveno do Estado na propriedade e sua atuao no domnio econmico, marque a alternativa CORRETA.
A. ( )

B. (

C. (

D. (

A ocupao temporria a forma de limitao propriedade privada que se caracteriza pela utilizao, transitria, gratuita ou remunerada, de imvel de propriedade particular para fins de interesse pblico. O tombamento implica em impor limitao administrativa perptua ao direito de propriedade relacionado apenas aos bens imveis em benefcio do interesse coletivo, visando a preservao do bem tombado. A servido administrativa pode ser constituda em virtude de lei, acordo entre as partes e deciso judicial e, independente de qualquer ato jurdico, em hiptese alguma, ensejaro em direito indenizao. A desapropriao o procedimento pelo qual a Administrao impe ao proprietrio a perda de um bem, substituindo-o, em qualquer caso, por justa indenizao em dinheiro ou em ttulos da dvida pblica.

25 QUESTO Sobre licitaes, marque a alternativa CORRETA.


A. ( B. ( C. ( D. ( ) ) ) )

Independente do valor, a concorrncia a modalidade obrigatria para a compra e alienao de bens imveis. Na tomada de preos, o cadastramento prvio dos licitantes pode ser feito at 02 (dois) dias teis anteriores ao recebimento das propostas. cabvel, por se tratar de servio comum, licitar, por meio da modalidade prego, servios e obras de engenharia. O concurso tipo maior lance a modalidade cabvel para a aquisio de bens mveis inservveis para a Administrao ou produtos legalmente apreendidos.

CENTRO DE RECRUTAMENTO E SELEO A BUSCA PELA EXCELNCIA EM CONCURSOS

13

PROVA DO CONCURSO AO CURSO DE FORMAO DE OFICIAIS CFO/2013

LEGISLAO EXTRAVAGANTE E INSTITUCIONAL 26 QUESTO - De acordo com a Lei n. 8.069/90, que dispe sobre o Estatuto da Criana e do Adolescente (ECA), CORRETO afirmar que:
A. ( B. ( ) )

C. ( D. (

) )

nos casos expressos em lei, aplica-se ordinariamente o ECA s pessoas entre dezoito e vinte e um anos de idade. os casos de suspeita ou confirmao de maus-tratos contra criana ou adolescente sero obrigatoriamente comunicados ao Conselho Tutelar da respectiva localidade, sem prejuzo de outras providncias legais. a falta ou a carncia de recursos materiais constitui motivo suficiente para a perda ou a suspenso do poder familiar. as crianas menores de doze anos somente podero ingressar e permanecer nos locais de apresentao ou exibio quando acompanhadas dos pais ou responsvel.

27 QUESTO - No que se refere Lei n. 14.310/02, que dispe sobre o Cdigo de tica e Disciplina dos Militares do Estado de Minas Gerais (CEDM), considere as proposies abaixo. III III IV amar a verdade e a responsabilidade como fundamentos da dignidade profissional. empregar toda a capacidade em benefcio do servio. primar pela correo de atitudes. respeitar a dignidade da pessoa humana.

Com relao aos princpios de tica militar, marque a alternativa CORRETA.


A. ( B. ( C. ( D. ( ) ) ) )

I e III so verdadeiras. I e IV so verdadeiras. II e III so verdadeiras. III e IV so verdadeiras.

28 QUESTO - Marque a alternativa CORRETA. De acordo com a Lei n. 10.826/03, que dispe sobre o Estatuto do Desarmamento, tem direito de portar arma de fogo de propriedade particular ou fornecida pela respectiva corporao ou instituio, mesmo fora de servio, nos termos regulamentares, com validade em mbito nacional:
A. ( B. ( C. ( D. ( ) ) ) )

os integrantes das guardas municipais dos Municpios com mais de 50.000 (cinqenta mil) e menos de 500.000 (quinhentos mil) habitantes. os integrantes das Carreiras de Auditoria da Receita Federal do Brasil. os integrantes do quadro efetivo dos agentes e guardas prisionais. os agentes operacionais da Agncia Brasileira de Inteligncia.
14

CENTRO DE RECRUTAMENTO E SELEO A BUSCA PELA EXCELNCIA EM CONCURSOS

PROVA DO CONCURSO AO CURSO DE FORMAO DE OFICIAIS CFO/2013

29 QUESTO - Tendo por base os ditames da Lei n. 9.807/99, que estabelece normas para a organizao e a manuteno de programas especiais de proteo a vtimas e a testemunhas ameaadas, CORRETO afirmar que:
A. ( B. ( C. ( D. ( ) ) ) )

a solicitao objetivando ingresso no programa poder ser encaminhada ao rgo executor somente pelo interessado ou seu responsvel legal. a segurana na residncia da pessoa protegida, excetuando o controle de telecomunicaes, uma das medidas previstas no programa; a proteo oferecida pelo programa ter a durao mxima de trs anos. a conduta incompatvel da pessoa protegida poder ensejar, por deciso do conselho deliberativo, sua excluso do programa. DIREITO PENAL

30 QUESTO O Direito Penal tem como fim especfico a proteo dos bens jurdicos essenciais ao indivduo e sociedade. Embora de carter coercitivo, busca limitar o poder de punir do Estado, procurando agir de acordo com os dispositivos constitucionais, sob pena de se tornar em um instrumento de opresso e violao de direitos e garantias. Sua aplicao, quando necessrio, deve ser coerente e utilizado como instrumento de ressocializao. Partindo desse entendimento, a Constituio Federal, em seu art. 5, inciso XLVI, estabelece modalidades de castigo aos infratores da lei, dentre os quais, privao ou restrio da liberdade, perda de bens, multa e prestao social alternativa. O dispositivo constitucional destacado expressa um princpio inerente ao direito penal, sendo CORRETA a afirmativa:
A. ( B. ( C. ( D. ( ) ) ) )

princpio da limitao das penas. princpio da individualizao da pena. princpio da proporcionalidade. princpio da fragmentariedade.

31 QUESTO Marque a alternativa CORRETA. Para que se possa concluir pelo concurso de pessoas, ser preciso verificar a presena dos seguintes requisitos:
A. ( B. ( C. ( D. ( ) ) ) )

pluralidade de agentes e de condutas, relevncia causal de cada conduta, liame subjetivo entre os agentes e identidade de infrao penal. pluralidade de condutas, relevncia causal de cada conduta, liame subjetivo entre os agentes e a infrao penal. pluralidade de agentes ou de condutas, relevncia causal de cada agente, liame subjetivo entre os agentes e a infrao penal. pluralidade de condutas, relevncia causal de cada agente, liame subjetivo entre os agentes e a infrao penal.

CENTRO DE RECRUTAMENTO E SELEO A BUSCA PELA EXCELNCIA EM CONCURSOS

15

PROVA DO CONCURSO AO CURSO DE FORMAO DE OFICIAIS CFO/2013

32 Questo Um cidado A adquire uma residncia situada ao lado de uma rede de esgoto, sendo invadida, diariamente, no perodo noturno, pela fresta inferior da porta de sua cozinha, por ratos e camundongos. O sujeito se arma com um pedao de madeira e, nos dias que se seguem, sempre por volta das 22h, com as luzes apagadas, obtm sucessivos xitos na captura e morte desses roedores. Certo dia, na mesma hora de sempre, um vizinho do cidado A, no intuito de depositar um convite de casamento nessa residncia, passa sua mo direita por baixo da porta, a fim de depositar o envelope, momento em que recebe uma paulada no dorso do membro, provocando leso corporal grave. Com o impacto, o vizinho bem intencionado deu um grito, causando uma reao de espanto no cidado A, que ato contnuo, ascendeu as luzes da casa e abriu a porta, constatando que havia confundido a mo do infrator com um roedor. A polcia foi chamada, sendo o fato esclarecido e encerrado na delegacia. O Delegado que recebeu a ocorrncia, liberou todos, haja vista ter sido evidenciado que o proprietrio da residncia, cidado A, agiu amparado pela excludente de:
A. ( B. ( C. ( D. ( ) ) ) )

erro de proibio. exerccio regular do direito. erro de tipo. legtima defesa.

33 QUESTO Uma empregada domstica, percebendo que os proprietrios encontravam-se na cama, sorrateiramente, tranca a porta do quarto com chave pelo lado de fora, impedindo-os de acessar outros cmodos da residncia. Imediatamente, permite a entrada de dois comparsas que, durante 10 (dez) minutos, passam a recolher todos os objetos de valor que conseguem transportar em duas mochilas grandes de costa. Os proprietrios levantam com o barulho e ao tentarem sair do quarto percebem estar trancados naquele ambiente, quando passam a chamar pela empregada que, todavia, ignora deliberadamente o chamado, abandona o emprego com os demais membros do grupo, aps a empreitada criminosa. Pela janela da casa, conseguem chamar um vizinho que, adentra ao imvel e destranca a porta do cmodo. Aps sarem do quarto, os proprietrios percebem o desaparecimento de vrios objetos de valor, bem como a ausncia da empregada. A polcia foi acionada, sendo registrada ocorrncia com codificao principal de:
A. ( B. ( C. ( D. ( ) ) ) )

Furto. Roubo. Crcere privado. Apropriao indbita.

CENTRO DE RECRUTAMENTO E SELEO A BUSCA PELA EXCELNCIA EM CONCURSOS

16

PROVA DO CONCURSO AO CURSO DE FORMAO DE OFICIAIS CFO/2013

34 QUESTO No dia em que completaria 15 (quinze) anos de idade, a bela garota resolveu se entregar ao namorado de 19 (dezenove) anos de idade. Para tanto, resolveram que o local seria o quarto da moa, uma vez que seu pai daria uma grande festa e aproveitariam o grande movimento para praticarem o ato sexual. Por volta das 23 horas, percebendo que todos estavam entretidos com a festa, o jovem casal subiu disfaradamente para o andar superior da residncia, dirigindo-se at o cmodo escolhido. A moa e o rapaz, de livre e espontnea vontade, aps a prtica de atos libidinosos diversos, quando estavam para consumar a conjuno carnal, foram flagrados pelo genitor da debutante. Diante desse quadro, o pai enfurecido, encerrou imediatamente a festa, mandando retirar todos os convidados do ambiente e acionou uma viatura policial para registro dos fatos. O policial, aps ouvir o caso relatado pelo pai da menor, registrou a ocorrncia. Marque a alternativa CORRETA que descreve a conduta sexual praticada pelo rapaz em relao sua namorada.
A. ( )

B. (

C. (

D. (

Conduta atpica, haja vista que pessoas maiores de 14 anos de idade, de livre e espontnea vontade, podem praticar conjuno carnal ou atos libidinosos diversos da conjuno carnal. Crime de estupro de vulnervel, pois somente aps os 15 anos de idade completos, que menores tem livre e espontnea vontade para praticarem conjuno carnal ou atos libidinosos diversos da conjuno carnal. Crime de atentado violento ao pudor consumado e tentativa de estupro de vulnervel, pois somente aps os 15 anos de idade completos, que menores tem livre e espontnea vontade para praticarem conjuno carnal ou atos libidinosos diversos da conjuno carnal. Crime de atentado violento ao pudor consumado e tentativa de estupro de vulnervel, pois a garota era menor de 18 anos de idade, no possuindo capacidade de livre e espontnea vontade praticar conjuno carnal ou atos libidinosos diversos da conjuno carnal.

CENTRO DE RECRUTAMENTO E SELEO A BUSCA PELA EXCELNCIA EM CONCURSOS

17

PROVA DO CONCURSO AO CURSO DE FORMAO DE OFICIAIS CFO/2013

LNGUA PORTUGUESA Reforma ortogrfica: falar e escrever certo. Dominar a norma culta de um idioma plataforma mnima de sucesso para profissionais de todas as reas. Engenheiros, mdicos, economistas, contabilistas e administradores que falam e escrevem certo, com lgica e riqueza vocabular, tm mais chance de chegar ao topo do que profissionais to qualificados quanto eles mas sem o mesmo domnio da palavra. Por essa razo, as mudanas ortogrficas interessam e trazem dvidas a todos. O acordo diz como se devem usar o hfen e o acento agudo e outros desses minsculos sinais grficos que j fizeram estatelar muitas reputaes. A diferena entre um sucesso e um vexame pode ser determinada por uma simples crase mal utilizada. Portanto, no h como ignorar quando os sbios se renem para determinar o que certo e errado no uso do portugus. Nas grandes corporaes, os testes de admisso concedem competncia lingustica dos candidatos, muitas vezes, o mesmo peso dado aptido para trabalhar em grupo ou ao conhecimento de matemtica. Diversas pesquisas estabelecem correlaes entre tamanho de vocabulrio e habilidade de comunicao, de um lado, e ascenso profissional e ganhos salariais, de outro. Um estudo feito em 39 empresas americanas mostrou que a chance de ascenso profissional est diretamente ligada ao vocabulrio que a pessoa domina. Quanto maior seu repertrio, mais competncia e segurana ela ter para absorver novas ideias e falar em pblico. Cresce a conscincia de que as lnguas bem faladas, protegidas por normas cultas, so ferramentas da cultura e tambm armas da poltica, alm de ser riquezas econmicas. Aps vrias tentativas de se unificar a ortografia da lngua portuguesa, a partir de primeiro de janeiro de 2009 passou a vigorar no Brasil, e em todos os pases da CPLP (Comunidade de Pases de Lngua Portuguesa), o perodo de transio para as novas regras ortogrficas que se finaliza em 31 de dezembro de 2012. Algumas modificaes foram feitas no sentido de promover a unio e proximidade dos pases que tm o portugus como lngua oficial: Angola, Moambique, Cabo Verde, Guin-Bissau, So Tom e Prncipe, Timor Leste, Brasil e Portugal. No entanto, no necessrio que haja averso s alteraes, pois so simples e fceis de serem apreendidas, alm disso, h um prazo de adaptao que contribui para o processo de assimilao das mudanas. O acordo entrar em vigor a partir de janeiro de 2009, mas as duas normas ortogrficas, a atual e a prevista no acordo, podero ser usadas e aceitas como corretas nos exames escolares, vestibulares, concursos pblicos e demais meios escritos at dezembro de 2012. Segundo o MEC (Ministrio da Educao), a medida deve facilitar o processo de intercmbio cultural e cientfico
CENTRO DE RECRUTAMENTO E SELEO A BUSCA PELA EXCELNCIA EM CONCURSOS

18

PROVA DO CONCURSO AO CURSO DE FORMAO DE OFICIAIS CFO/2013

entre os pases e ampliar a divulgao do idioma e da literatura em lngua portuguesa. A escritora Lya Luft disse que a unificao j devia ter ocorrido antes, pois considera uma medida civilizada. A diferena na escrita dos pases que falam portugus atrapalha o intercmbio econmico e editorial. Como toda reforma, essa proposta tem suas falhas, mas acho timo, concluiu a escritora. O gramtico Evanildo Bechara, membro da Academia Brasileira de Letras, achou a unificao ortogrfica importante do ponto de vista poltico, pois implica numa maior difuso da lngua portuguesa nos seus textos escritos, mas considera que a reforma poderia ter avanado mais. Texto adaptado de Revista Veja (matria de capa), edio 2025, de 12/09/2007. INTERPRETAO DE TEXTO 35 QUESTO Do texto se extrai a seguinte passagem: (...) outros desses minsculos sinais grficos que j fizeram estatelar muitas reputaes. A respeito da palavra em destaque, CORRETO afirmar que j fizeram:
A. ( B. ( C. ( D. ( ) ) ) )

enaltecer muitas reputaes. derrubar muitas reputaes. sublimar muitas reputaes. erigir muitas reputaes.

36 QUESTO No texto observa-se a passagem: (...) Segundo o MEC (Ministrio da Educao), a medida deve (...). A respeito da palavra em destaque, CORRETO afirmar que:
A. ( B. ( C. ( D. ( ) ) ) )

a palavra faz referncia ao perodo de transio para as novas regras ortogrficas que se finaliza em 31 de dezembro de 2012. a palavra faz referncia aos exames escolares, vestibulares e concursos pblicos. a palavra representa o processo de intercmbio cultural e cientfico entre os pases. a palavra representa o acordo ortogrfico que entrar em vigor.

37 QUESTO O texto apresenta duas opinies a respeito do tema. Aps leitura e anlise das afirmativas de cada especialista no assunto, CORRETO afirmar que:
A. ( B. ( C. ( D. ( ) ) ) )

ambos opinaram favoravelmente, com algumas ressalvas. ambos opinaram desfavoravelmente, sem ressalvas. ambos foram cticos proposta de mudana. ambos foram totalmente receptivos, sem ressalvas.
19

CENTRO DE RECRUTAMENTO E SELEO A BUSCA PELA EXCELNCIA EM CONCURSOS

PROVA DO CONCURSO AO CURSO DE FORMAO DE OFICIAIS CFO/2013

GRAMTICA 38 QUESTO Leia atentamente as palavras abaixo e em seguida marque a alternativa em que todas elas esto grafadas CORRETAMENTE.
A. ( B. ( C. ( D. ( ) ) ) )

enjoo; tranquilo; heroi; sossego; destri; espontneo. assembleia; anis; juiz; tem; voo; melancia. heroico; frequente; acar; decncia; ba; paranoia. feira; chapu; juzo; rgo; nuvem; frceps.

39 QUESTO Marque a alternativa CORRETA. No texto, tem-se a seguinte passagem: (...) o perodo de transio para as novas regras ortogrficas que se finaliza em 31 de dezembro de 2012. Se o mesmo texto fosse escrito hoje, o verbo passaria a ser flexionado de outra maneira, ou seja, finalizou. Com tal mudana, marque a alternativa que corresponde ao tempo, modo e conjugao da nova forma: finalizou.
A. ( B. ( C. ( D. ( ) ) ) )

TEMPO: pretrito simples. MODO: subjuntivo. CONJUGAO: 2. TEMPO: pretrito imperfeito. MODO: indicativo. CONJUGAO: 1. TEMPO: pretrito mais que perfeito. MODO: subjuntivo. CONJUGAO: 3. TEMPO: pretrito perfeito. MODO: indicativo. CONJUGAO: 1.

40 QUESTO Leia atentamente o texto e escreva as palavras corretas. Aps, marque a alternativa CORRETA que corresponde sequncia em que elas aparecem no texto. No ano de 2012, no Congresso Nacional, houve __________ (sesso, seo, cesso) para debater sobre ____ (a, ) nova lei ambiental. Naquela oportunidade, discutiu-se tambm sobre a __________ (sesso, seo, cesso) de terras por parte da Unio para determinadas ONGs. Muitos jornalistas fizeram perguntas a respeito do documento de mais de 400 pginas, onde cada __________ (sesso, seo, cesso) do projeto foi amplamente discutida. Um deputado levantou a polmica sobre o __________ (porque, porqu, por que, por qu) de tal projeto ser levado a plenrio em ano eleitoral. A resposta foi no sentido de que a sociedade est __________ (afim, a fim) de uma soluo para a questo ambiental e que ______ (h, a) muito tempo a discusso se arrasta e ainda ressaltou que daqui ______(h, a) alguns anos colheremos os benefcios. Em decorrncia do calor que fazia em Braslia (DF), algumas pessoas passaram ______ (mau, mal). Os ambientalistas assistiam ____ (a, ) cena em silncio.
A. ( B. ( C. ( D. ( ) ) ) )

(seo); (a); (sesso); (cesso); (porque); (a fim); (a); (h); (mal); (a). (sesso); (a); (cesso); (seo); (porqu); (a fim); (h); (a); (mal); (). (seo); (); (cesso); (sesso); (por qu); (a fim); (h); (a); (mau); (). (cesso); (a); (seo); (sesso); (por que); (afim); (a); (h); (mau); (a).
20

CENTRO DE RECRUTAMENTO E SELEO A BUSCA PELA EXCELNCIA EM CONCURSOS

PROVA DO CONCURSO AO CURSO DE FORMAO DE OFICIAIS CFO/2013

INSTRUES PARA REALIZAO DA PROVA DE REDAO 1. Leia o texto abaixo para desenvolver a redao. Quando pensamos em impunidade, lembramos imediatamente em falta de castigo. Sob o enfoque jurdico, podemos relacionar impunidade com a no aplicao de determinada pena criminal a determinado caso concreto. A lei traz a previso de que para cada delito, h sua correspondente punio. Quando o infrator no alcanado, seja pela morosidade do aparato legal, pela fuga, pela deficincia da investigao, ou por qualquer fato posterior de tolerncia, o crime permanecer impune. Em latim tem-se que: impunitas peccandi illecebra, que significa impunidade estimula delinquncia. 2. Com base nas informaes apresentadas, redija um texto dissertativoargumentativo sobre o tema: A impunidade e as prticas criminosas no Brasil. 3. Em sua dissertao procure ter claro, antes de comear a escrever, o que voc pensa sobre o assunto. 4. Escreva seu texto numa linguagem impessoal, defendendo sua ideia por meio de uma anlise com argumentos slidos e consistentes, no apenas achando alguma coisa sobre o assunto. 5. Um bom texto aquele que requer leitura sem esforo, e no aquele de difcil compreenso embora, com frequncia, seja necessrio um grande esforo da parte de quem escreve para conseguir tal efeito. 6. Respeite as regras gramaticais e ordene os pensamentos em uma sequncia metdica e lgica, transformando-os em palavras claras e expressivas, evitando que o leitor tenha que se esforar para decifr-las. 7. D UM TTULO SUA DISSERTAO, escrevendo-o no local apropriado do impresso para a produo da redao. 8. Desenvolva a sua dissertao no mximo em 30 (trinta) linhas e no mnimo em 120 (cento e vinte) palavras. 9. O valor da redao de 100 (cem) pontos. 10. Use caneta esferogrfica com tinta azul ou preta. 11. Voc pode escrever com letra cursiva ou de frma. Qualquer que seja sua opo DIFERENCIE AS LETRAS MAISCULAS DAS MINSCULAS. 12. Ser atribuda nota zero redao: a) cujo contedo versar sobre tema diverso do estabelecido; b) que fuja da tipologia, tema e proposta da redao; c) considerada ilegvel ou desenvolvida em forma de desenhos, nmeros, versos, espaamento excessivo entre letras, palavras e pargrafos, bem como em cdigos alheios lngua portuguesa escrita ou em idioma diverso do Portugus; d) que no for redigida com caneta de tinta azul ou preta; e) cujo texto seja, no todo ou em parte, cpia, transcrio ou plgio de outro autor; f) que apresentar qualquer escrita, sinal, marca ou smbolo que possibilite a identificao do candidato.
CENTRO DE RECRUTAMENTO E SELEO A BUSCA PELA EXCELNCIA EM CONCURSOS

21

PROVA DO CONCURSO AO CURSO DE FORMAO DE OFICIAIS CFO/2013

RASCUNHO

CENTRO DE RECRUTAMENTO E SELEO A BUSCA PELA EXCELNCIA EM CONCURSOS

22

PROVA DO CONCURSO AO CURSO DE FORMAO DE OFICIAIS CFO/2013

CENTRO DE RECRUTAMENTO E SELEO A BUSCA PELA EXCELNCIA EM CONCURSOS

23

PROVA DO CONCURSO AO CURSO DE FORMAO DE OFICIAIS CFO/2013

----------------------------------------------------- corte aqui------------------------------------------------GABARITO DO CANDIDATO 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

B
21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40

CENTRO DE RECRUTAMENTO E SELEO A BUSCA PELA EXCELNCIA EM CONCURSOS

24

Potrebbero piacerti anche