Sei sulla pagina 1di 12

Conto Maravilhoso

de

Daniel Simonetti

Um Estudo Tipolgico-Estrutural Srgio Simonetti

Daniel Simonetti R.A. 10301688 6 ano 1 Manh Colgio Ari de S Cavalcante Aldeota 15 de maio de 2013

Introduo
O estudo das formas o estudo das transformaes. GOETHE

presente estudo tem como objetivo fazer uma anlise morfolgica do conto maravilhoso escrito por Daniel Simonetti na Verificao Parcial 1, Redao, do 6 ano 1 do Colgio Ari de S. A nossa proposta colocar em evidncia os elementos invariantes que se encontram sempre presentes nos contos de magia, e que no se perdem de vista, mesmo quando passam de um enredo para outro. Com efeito, essas invariantes e suas correlaes no mbito da composio, constituem a estrutura do conto de magia. O conto de Daniel no ser analisado considerando-se os motivos e o enredo em seu conjunto, pois nem os enredos nem os motivos, apesar de seu carter repetitivo, explicam a uniformidade especfica do conto maravilhoso. Por mais paradoxal que possa parecer primeira vista, so eles que constituem os elementos substituveis, variveis, do conto. A isto convm acrescentar que a prpria reunio dos motivos em enredos, ou, mais precisamente, seu agrupamento dentro deles, depende de uma estrutura de composio constante, especfica do conto maravilhoso. O russo Vladimir Propp, em 1928, foi quem descobriu que as funes dos personagens so os elementos constantes e repetitivos dos contos de magia. No livro Morfologia do Conto Maravilhoso (Morfolguia Skzki), Propp relaciona o total de trinta e uma funes: afastamento, proibio e transgresso da proibio, interrogatrio e informao sobre o heri, embuste e cumplicidade, dano (ou carncia), mediao, incio da reao, partida, primeira funo do doador e reao do heri, recepo do objeto mgico, deslocamento no espao, combate, marca do heri, vitria, reparao do dano ou carncia, regresso do heri, perseguio e socorro, chegada incgnito, falsas pretenses, tarefa difcil e tarefa cumprida, reconhecimento e desmascaramento, transfigurao, castigo, casamento. Naturalmente, nem todas estas funes esto sempre presentes nos contos, mas seu nmero limitado e a ordem em que aparecem no decorrer do desenvolvimento da ao sempre a mesma. Todas as funes que se sucedem no tempo constituem uma espcie de sequncia sintagmtica linear e, em princpio, uma funo implica em outra. Os papis (em nmero de sete), que se distribuem de determinada maneira entre os personagens concretos do conto com seus atributos, so tambm sempre os mesmos, a saber: o antagonista, o doador, o auxiliar, a princesa, ou seu pai, o mandante, o heri e o falso heri.

Da as duas definies diferentes dadas por Propp ao conto de magia ("um relato constitudo segundo a sucesso regular das funes citadas" e "contos que seguem o esquema dos sete personagens"). A esfera das aes (isto , a distribuio das funes de acordo com os papis) coloca o segundo modelo na dependncia do primeiro, que fundamental. O que realmente permitiu a Propp passar do atomismo ao estruturalismo foi sua recusa de fazer um estudo dos motivos, em favor das funes. O esquema geral do conto maravilhoso se estabelece como a seguir: Aps a exposio da "situao inicial", um personagem se ausenta. Esta ausncia acarreta uma desgraa seja diretamente, seja indiretamente (pela violao de uma interdio ou obedincia a uma prescrio). Um traidor surge, toma informaes sobre sua vtima, engana-a, para prejudic-la. Certos contos comeam diretamente pela primeira funo principal que a ao prpria do traidor: rapto de uma pessoa, roubo de um objeto mgico, injria, sortilgio, substituio, assassinato etc. Desta "traio" resulta uma "carncia", a no ser que a situao inicial se ligue diretamente com o estado de carncia: percebida esta, um heri solicitado a remedi-la. Em seguida, h dois percursos possveis: ou a vtima torna-se o heri da narrativa, ou o heri distinto da vtima e a socorre. O heri (vtima ou demandante) encontra um "benfeitor", voluntrio ou involuntrio, solcito ou hesitante, imediatamente compassivo ou de incio hostil. Ele submete o heri prova. O heri reage negativa ou positivamente, por seus prprios meios ou graas a uma interveno sobrenatural. A obteno de ajuda sobrenatural (objeto, animal, pessoa) um trao essencial da funo do heri. Transportado ao lugar de sua interveno, o heri trava a luta (combate, desafio, jogo) com o traidor. Recebe uma marca de identificao, o traidor vencido e a situao de carncia anulada. O heri toma o caminho de volta, mas perseguido por um inimigo do qual escapa graas a uma ajuda recebida ou por um estratagema. Certos contos terminam com a volta do heri e seu casamento subsequente. Enfim, o heri recebe sua recompensa (esposa, reino etc.) e o conto termina. As passagens acima destacadas em negrito esto presentes no conto maravilhoso de Daniel Simonetti. O inventrio aqui resumido inspira vrias concluses. Em primeiro lugar, o nmero das funes muito limitado, trinta e uma ao todo. Em segundo lugar, as funes se implicam lgica e esteticamente, articulam-se todas sobre o mesmo eixo de tal modo que duas funes quaisquer no se excluem jamais mutuamente.

Pares de funes, sequncias de funes, e funes independentes se organizam em um sistema invariante: verdadeira pedra de toque permitindo apreciar cada conto em particular, e fixar seu lugar numa classificao. Cada conto recebe, efetivamente, sua frmula que, anloga s frmulas qumicas, enumera, na ordem natural de sucesso, as letras (gregas ou romanas) e os smbolos servindo para codificar as diversas funes. Letras e smbolos podem associar-se a um expoente, que denota uma variedade no seio de uma funo especfica. Observe, por exemplo, um conto simples que dado pela frmula: 1 1 A1 B1 C H1 J1 K4 W3 Os doze signos so lidos, pela ordem: Um rei, pai de trs filhas (situao inicial ), as quais foram passear (afastamento dos mais novos 1), retardam-se num jardim (rudimento de proibio transgredida 1) e, aps serem raptadas por um drago (n da intriga A1), o rei pede socorro (apelo B1), (trs) heri(s) se apresenta(m) (C) e partem para procur-las (), combatem (trs vezes) contra o drago at a vitria (H1 J1), libertam as princesas (reparao do dano K4), retornam () e recebem a recompensa (retribuio em dinheiro W3). Afinal, o que se entende por conto maravilhoso? Do ponto de vista morfolgico podemos chamar de conto maravilhoso a todo desenvolvimento narrativo que, partindo de um dano (A) ou uma carncia (a) e passando por funes intermedirias, termina com o casamento (W0) ou outras funes utilizadas como desenlace. A funo final pode ser a recompensa, obteno do objeto procurado ou, de modo geral, a reparao do dano, o salvamento da perseguio etc. Este desenvolvimento recebe o nome de Sequncia. Sabendo como se dividem as sequncias, podemos desmembrar qualquer conto em suas partes constituintes. Vimos que as partes constituintes fundamentais so as funes dos personagens. Temos ainda os elementos de unio e as motivaes, as formas de entrada em cena dos personagens e os elementos atributivos ou acessrios. Estas cinco categorias de elementos no s determinam a construo do conto, como tambm o conto em sua totalidade. Os novos contos no passam de combinao ou transformaes de contos antigos. Com isto, pode parecer que se quer insinuar que o povo, quando se dedica ao conto, no realiza uma criao. Isto no absolutamente correto. Podem-se demarcar precisamente os domnios onde o narrador popular jamais inventa, e aqueles onde cria com maior ou menor liberdade.

O narrador no livre para criar nos seguintes campos: 1) Nas funes consecutivas, cuja ordem segue o esquema dado acima. 2) Na substituio daqueles elementos cujas espcies se encontram ligadas por uma dependncia. 3) Escolher determinado personagem em funo de seus atributos, quando exigida determinada funo. 4) Existe uma considervel dependncia entre a situao inicial e as funes seguintes. Por outro lado, o narrador livre para aplicar sua criatividade nos seguintes domnios: 1) Na escolha das funes que omite ou que utiliza. 2) Na escolha do meio graas ao qual se realiza a funo. Este , certamente, o caminho que leva criao de novas variantes, novos enredos, novos contos. 3) Na escolha da nomenclatura e dos atributos dos personagens. 4) Escolher os meios que lhe oferece a lngua. Agora vamos proceder a anlise morfolgica do conto de Daniel, lembrando que Andr Jolles, em 1929, no seu livro Einfache Formen (Formas Simples), j afirmava que o conto maravilhoso responde ao nvel ideal do modo optativo (do desejo), assim como a lenda est ligada ao imperativo e o mito ao modo interrogativo e o prprio Propp qualifica o conto maravilhoso como "mtico", no sentido de que, em ltima instncia, o mito estaria na gnese do conto maravilhoso.

2 Verificao Parcial 1 Redao

1 Etapa 2 de maro de 2013

Proposta 1 Imagine um CONTO MARAVILHOSO ocorrido no passado, em um tempo impreciso e que se tenha desenrolado no castelo mostrado. Use personagens tpicas, como, por exemplo, princesas, bruxas, prncipes, fadas, animais e objetos que falam etc., mas voc dever fazer parte desse conto e ser uma dessas personagens citadas. Seja criativo!

Conto Maravilhoso

Daniel Simonetti

ra uma vez, um reino, onde tudo era feito de cimento. Mas no um cimento qualquer. Era o cimento Shnaulher.

O rei? Era fantico por cimento, apesar de ter cimento no castelo todo, ele era o mais rico castelo do mundo! Se no fossem esses prmios de melhor castelo, ele passava bem mais tempo aqui! Reclamava a rainha. A rainha me chamou e disse: Daniel! Sim, vossa majestade. O rei faz semanas que no aparece, e isso est me deixando louca! Tudo bem, eu vou chamar o prncipe Tiago e vou busca do rei! Ns passamos por vrios obstculos como drages, pontes quebradas, montanhas, e at patos danarinos de tango chupando um picol de tamarindo! Quando chegamos na torre da bruxa, vimos o rei desesperadamente pedindo socorro. O prncipe Tiago, que era muito esperto, trouxe uma pedra para arrebentar as correntes. Quando estvamos no caminho, perguntamos a lio que ele aprendeu, e ele respondeu: Que agora meu castelo tem que ser de pedra! Ah! Esse rei no toma jeito!

Anlise Morfolgica

Srgio Simonetti

Um Conto Maravilhoso de Daniel Simonetti

o quadro abaixo, na coluna esquerda, esto especificados os requisitos descritos na Proposta 1 da Verificao Parcial de Redao da 1 etapa e, na coluna direita, a soluo apresentada pelo aluno Daniel Simonetti para atender a cada um desses requisitos: REQUISITO Ocorrido no passado, em um tempo impreciso. Desenrolado no castelo. Use personagens tpicas. Voc dever fazer parte desse conto. Seja criativo! REDAO Era uma vez, um reino. O mais rico castelo do mundo. Rei, rainha, prncipe, drages, patos danarinos, bruxa etc. A rainha me chamou e disse: Daniel! Era o cimento Shnaulher. Prmios de melhor castelo. Patos danarinos de tango chupando um picol de tamarindo!

Habitualmente, todo conto maravilhoso comea com uma situao inicial, que fornece ao leitor o contexto em que ir se desenrolar o enredo, enumeram-se as personagens e apresenta-se o nome do futuro heri. Embora no seja uma funo, a situao inicial um elemento morfolgico importante. Os elementos constantes, permanentes, do conto maravilhoso so as funes dos personagens, independentemente da maneira pela qual eles as executam e formam as partes constituintes bsicas do conto. O nmero de funes dos contos de magia conhecidos limitado. A sequncia das funes sempre idntica. Todos os contos de magia so monotpicos quanto construo. Aps a situao inicial, as aes se desenvolvem dentro dos limites das funes. As funes podem ser reunidas em duplas, normalmente uma relao de causa e efeito, ou em grupos. As funes dos contos maravilhosos podem ser agrupadas de maneira lgica em esferas de ao. Tais esferas correspondem s funes que cada personagem realiza na narrativa. No esto relacionadas s personagens especficas de um determinado conto, mas s categorias de personagens do conto maravilhoso, ou seja, ao papel que as personagens desempenham no enredo e ao conceito que esto representando.

O conto maravilhoso escrito pelo aluno Daniel Simonetti se desenvolve a partir de uma situao e uma proposio temtica resumidas, e o modo de narrar, objetivo e compacto, deve se resumir a simplesmente contar uma histria, sem compromisso com o mundo real. No conto maravilhoso, o acontecimento narrado mais importante do que as personagens que o vivem, pois o importante saber o que realizado, e no por quem ou como. Ademais, o conto maravilhoso no possui preciso histrica, pois personagens, lugares e tempo so indeterminados historicamente. O desenvolvimento narrativo elaborado pelo autor, do ponto de vista morfolgico, obedece estrutura dos contos maravilhosos: parte de uma carncia da rainha ( Se no fossem esses prmios de melhor castelo, ele passava bem mais tempo aqui!) e posterior percepo do desaparecimento do rei ( O rei faz semanas que no aparece, e isso est me deixando louca!), passa por funes intermedirias, e termina com a funo final de salvamento do rei. Um conto maravilhoso tradicional encerrar-se-ia nesse ponto, com um final feliz o reencontro da pessoa desaparecida e uma provvel recompensa apresentando uma moral ingnua, em oposio ao trgico real da vida cotidiana. Entretanto, Daniel mergulha na subjetividade e resolve acrescentar, de forma subentendida, um ensinamento de ordem psicolgica: as pessoas no mudam! o rei no vai mudar o seu comportamento original e o relacionamento do casal real continuar sendo o mesmo de antes. Posteriormente, eu perguntei a Daniel por que razo no existe uma funo de recompensa no final do seu conto, considerando-se que a quase totalidade dos contos maravilhosos termina com essa funo. O autor me confidenciou que a razo para isso que o personagem Daniel uma espcie de preboste do reino e no havia por que cobrar nada a mais por seus servios. No conto maravilhoso escrito por Daniel Simonetti, identificamos seis esferas de ao entre as sete possveis: 1. 2. 3. 4. 5. MANDANTE AUXILIAR / DOADOR HERI PROCURADO ANTAGONISTA Rainha; Prncipe; Daniel; Rei; Bruxa.

Dessa forma, no conto analisado, observamos que falta apenas o personagem bsico do Falso Heri.

possvel ainda fazer a comparao entre a estrutura do conto de Daniel e outras narrativas oriundas de culturas e sociedades distintas: A narrativa de Daniel Simonetti um conto maravilhoso, onde Daniel convocado pela rainha do castelo de cimento para resgatar o rei desaparecido. Daniel e o prncipe partem em sua busca e, depois de enfrentar vrios obstculos pelo caminho, encontram a torre da bruxa, quebram as correntes e trazem o rei de volta. O rei promete mudar o reino quanto forma, mas no muda a sua essncia. A segunda narrativa um conto de magia russo, onde o heri convocado pelo rei de uma regio para resgatar a princesa, sequestrada por um drago. O heri parte em sua busca, mata o drago, traz a princesa de volta e recebe a mo dela em casamento. A terceira narrativa pode ser um repente do Nordeste brasileiro, onde o sertanejo chamado pelo coronel da regio para resgatar sua filha, a mais bela da regio, raptada pelo diabo. O sertanejo parte em sua busca, ludibria o diabo, traz a filha do coronel de volta e casa com a moa. Existem diversos exemplos desta mesma estrutura narrativa ao redor do mundo todo. O que varia, de uma histria para outra, justamente aquilo que enriquece o conto e o aproxima do contexto sociocultural em que difundido: as personagens e sua caracterizao. As personagens possuem atributos semelhantes (relacionados ao seu papel na histria) e, ao mesmo tempo, atributos individualizantes (relacionados ao contexto em que cada obra foi planejada). No entanto, a estrutura das narrativas extremamente semelhante. Do ponto de vista morfolgico, todos os elementos de qualquer conto maravilhoso podem ser extrados do conto que narra o rapto da princesa pelo drago (esquema fundamental). A prova da anlise est na sntese. Se a sntese se revela impossvel, que a anlise ficou incompleta. Nada pode convencer melhor da insuficincia do formalismo do que a incapacidade em que se encontra para restituir o contedo emprico de onde, todavia, partiu. O que ter perdido no meio do caminho? Precisamente, o contedo. Propp descobriu - e sua glria - que o contedo dos contos permutvel; e muitas vezes concluiu que era arbitrrio, e a razo das dificuldades que encontrou, pois mesmo as substituies esto sujeitas s leis. Finalmente, estamos preparados para fazer a anlise detalhada do Conto Maravilhoso de Daniel Simonetti, de acordo com a metodologia proposta por Propp:

Situao Inicial ():

Era uma vez, um reino, onde tudo era feito de cimento. Mas no um cimento qualquer. Era o cimento Shnaulher. O rei? Era fantico por cimento, apesar de ter cimento no castelo todo, ele era o mais rico castelo do mundo!
Carncia da esposa (a1):

Se no fossem esses prmios de melhor castelo, ele passava bem mais tempo aqui! Reclamava a rainha.
Rapto de um ser humano (A1) e apelo (B1):

A rainha me chamou e disse: Daniel! Sim, vossa majestade. O rei faz semanas que no aparece, e isso est me deixando louca!
O Heri-Buscador aceita agir (C) e partida do heri ():

Tudo bem, eu vou chamar o prncipe Tiago e vou busca do rei!


O heri submetido prova (D):

Ns passamos por vrios obstculos como drages, pontes quebradas, montanhas, e at patos danarinos de tango chupando um picol de tamarindo!
Viagem ao lugar de destinao (G):

Quando chegamos na torre da bruxa, vimos o rei desesperadamente pedindo socorro.


Posse de um objeto salvador (F) e libertao (K10):

O prncipe Tiago, que era muito esperto, trouxe uma pedra para arrebentar as correntes.
Regresso do heri () e, adicionalmente, um final-surpresa humorstico com uma no transformao racionalizada:

Quando estvamos no caminho, perguntamos a lio que ele aprendeu, e ele respondeu: Que agora meu castelo tem que ser de pedra! Ah! Esse rei no toma jeito!
Se isolarmos todas as funes do conto, obteremos o seguinte esquema:

a1 A1 B1 C D G F K10

10

FIM

Potrebbero piacerti anche