Sei sulla pagina 1di 15

Cavalcanti, J. R. Autor e autoria. Bakhtiniana, So Paulo, v. 1, n.5, p. 151-165, 1 semestre 2011.

Autor e Autoria / Author and Authorship

Jauranice Rodrigues Cavalcanti*

RESUMO O objetivo deste artigo refletir sobre a noo de autoria presente nos trabalhos do analista de discurso D. Maingueneau (2006, 2010a e 2010b). Para ilustrar a importncia e produtividade de tal noo, discutem-se aspectos da obra de Graciliano Ramos. PALAVRAS-CHAVE: Autoria; Autor; Literatura.

ABSTRACT The aim of this article is to examine the conception of author as it is understood by D. Maingueneau (2006, 2010a e 2010b). To show its relevance, aspects of Graciliano Ramos work are taken into account. KEY-WORDS: Authorship; Author; Literature

Professora da Universidade Federal do Tringulo Mineiro UFTM, Uberaba, Minas Gerais, Brasil; jrodriguescavalcanti@terra.com.br

151

Cavalcanti, J. R. Autor e autoria. Bakhtiniana, So Paulo, v. 1, n.5, p. 151-165, 1 semestre 2011.

1 A anlise do discurso e a noo de autoria

O que um autor? A clebre pergunta, que Foucault (1969) respondeu relacionando a figura do autor noo de obra, foi, de acordo com Maingueneau (2010a), sempre evitada pela Anlise do Discurso (AD) de linha francesa. De fato, a questo da autoria parece no interessar aos analistas da rea francfona. No entanto, no Brasil, analistas como Orlandi e Possenti j se debruaram sobre a questo, embora mobilizando categorias e quadros tericos distintos. Na interpretao de Maingueneau, a reticncia da AD em relao ao fenmeno da autoria deve-se ao fato de esse campo de saber ter evitado abordar tipos de discurso (literrio, religioso, filosfico) j objeto de anlise de outras disciplinas, nos quais a figura do autor incontornvel, preferindo corpora desprezados, como o discurso poltico. Para o analista francs, a opo seria uma forma de mostrar a diferena da AD e de marcar seu territrio. Alm disso, acrescenta Maingueneau, a questo da polifonia lingustica e tudo o que gira em torno da problemtica da heterogeneidade e da modalizao discursiva pode ter sido um obstculo para reflexes sobre a autoralidade: esses trabalhos colocam, efetivamente, a questo da pluralidade das fontes enunciativas, mas permanecem em um espao lingustico (2010a, p.27). Para Maingueneau, a autoralidade deveria ser uma questo central para a AD, um campo de saber que se esfora em pensar a imbricao recproca de textos e de lugares sociais (p.26). Por sua vez, ao discutir a imagem de autor (2010b), o analista defende a fecundidade da noo para a AD, que por natureza se dedica a trabalhar em fronteiras e cruzamentos (2010b, p.140). A dificuldade consistiria em no passar do que chama de textualismo (que nega aquilo que no imanente ao texto) a um sociologismo, que nos faria voltar, sob nova roupagem, oposio imemorial entre texto e contexto (p.140). No sentido de eliminar a lacuna apontada, qual seja, a inexistncia e/ou raridade de estudos sobre autoria, o analista, em seus ltimos trabalhos voltados para o campo literrio, tem refletido acerca da responsabilidade das fontes enunciativas, propondo categorias de anlise que deem conta de abordar a complexidade do fenmeno.

152

Cavalcanti, J. R. Autor e autoria. Bakhtiniana, So Paulo, v. 1, n.5, p. 151-165, 1 semestre 2011.

2 O n borromeano

Em O discurso literrio (2006), Maingueneau rejeita a diviso tradicional do escritor nas figuras do ser criador, interno obra, e a do indivduo, externo a ela. Nas palavras do analista:

a complexidade dos processos de subjetivao atuantes na criao literria no se deixa apreender por uma oposio to grosseira e esttica quanto a que distingue um escritor, um ser de carne e osso dotado de um estado civil, e um enunciador, correlato de um texto (2006, p.134).

Os termos escritor, autor e enunciador so, para ele, insatisfatrios. O valor desse ltimo, um conceito lingustico recente, permanece impreciso e instvel oscila entre uma concepo de enunciador como instncia interior ao enunciado e uma concepo em que propriamente um locutor, isto , o indivduo que produz o discurso. Assumindo a necessidade de no justapor sujeito biogrfico e sujeito enunciador como duas entidades sem comunicao, Maingueneau prope distinguir no duas, mas trs instncias: a pessoa, o escritor e o inscritor. De acordo com ele:
a denominao a pessoa refere-se ao indivduo dotado de um estado civil, de uma vida privada. O escritor designa o ator que define uma trajetria na instituio literria. Quanto ao neologismo inscritor, ele subsume ao mesmo tempo as formas de subjetividade enunciativa da cena de fala implicada pelo texto (...) e a cena imposta pelo gnero do discurso: romancista, dramaturgo, contista (2006, p.136).

interessante observar que, em trabalho posterior, o analista questiona a noo de inscritor apresentada em O discurso literrio, propondo retirar dela o que se refere responsabilidade de determinadas cenas genricas. Isso porque textos como o prefcio, o ttulo e a epgrafe tm uma relao privilegiada no com a instncia do enunciador da obra, mas com aquela que se responsabiliza por esses textos, que os assume perante a sociedade. Maingueneau ressalta que as trs instncias (pessoa, escritor e inscritor) no so apresentadas em sequncia, em termos de cronologia ou estratos, mas cada uma delas atravessada pelas outras, como trs anis que se entrelaam, tal como um n borromeano. comum reduzir o n composto pelos anis a um deles: para a histria 153

Cavalcanti, J. R. Autor e autoria. Bakhtiniana, So Paulo, v. 1, n.5, p. 151-165, 1 semestre 2011.

literria, sociologizante ou psicologizante, a reduo pessoa; para as pesquisas sobre as instituies literrias, ao escritor; e a reduo ao inscritor no caso de adeptos da obra ou do texto. Da complexificao da instncia autoral proposta pelo analista decorre a reavaliao de um conjunto de obras que representam um problema para os crticos literrios. Nelas, em particular os mltiplos gneros de textos autobiogrficos no sentido amplo (dirios de escritores ou relatos de viagens), a pessoa e o escritor so conduzidos ao primeiro plano, o que leva os especialistas a se interrogarem se se trata de textos literrios ou no. Para investigar a questo, Maingueneau aponta dois regimes que a literatura rene: o regime delocutivo, em que o autor se oculta diante dos mundos que instaura, e o regime elocutivo, no qual as trs instncias, a pessoa, o escritor e o inscritor, conjuntamente mobilizadas, sobrepem-se. Os dois regimes no so independentes, mas alimentam-se um do outro segundo modalidades que variam a depender das conjunturas histricas e dos posicionamentos dos diferentes autores (p.139). H autores que assumem a hierarquia entre os dois regimes: criam textos delocutivos e eventualmente produes elocutivas como dirios, relatos de viagem etc. Sobre autores que produzem textos delocutivos e elocutivos, Maingueneau afirma que os leitores leem esses ltimos, que relatam episdios da pessoa, por terem sido escritos por um determinado escritor, que mostra no texto produzido seu talento de inscritor. Como exemplo, o analista cita a obra Un voyageur solitaire est un diable, uma coletnea de lembranas de uma viagem, do escritor Henry de Montherlant, a respeito da qual observa:

H, portanto, um trabalho de legitimao recproca: o leitor s l esse relato de viagens porque uma narrativa do escritor Montherlant, mas esse relato de viagem permite legitimar o posicionamento deste ltimo na instituio literria e o valor de sua obra. Mediante um processo retroativo, esse livro vem reforar a representao que dele fizeram seus leitores a partir de textos do regime delocutivo (2006, p.141).

Levando em conta a produo literria brasileira, pode-se exemplificar a diviso proposta por Maingueneau regime delocutivo e regime elocutivo com a obra de Graciliano Ramos. Como se sabe, o escritor modernista publicou dois romances autobiogrficos (Infncia e Memrias do Crcere), alm de outras produes ligadas ao 154

Cavalcanti, J. R. Autor e autoria. Bakhtiniana, So Paulo, v. 1, n.5, p. 151-165, 1 semestre 2011.

regime delocutivo. A leitura de sua obra permite constatar o que Maingueneau afirma sobre as instncias inseparveis que formam o n borromeano:

Atravs do inscritor, tambm a pessoa e o escritor que enunciam; atravs da pessoa, tambm o inscritor e o escritor que vivem; atravs do escritor, tambm a pessoa e o inscritor que traam sua trajetria no espao literrio (2006, p.137).

Observe-se o seguinte trecho, parte do romance Infncia:

Achava-me empoleirado no balco, abrindo caixas e pacotes, examinando as miudezas da prateleira. Meu pai, de bom humor, apontava-me objetos singulares e explicava o prstimo deles. Demorei a ateno nuns cadernos de capa enfeitada por trs faixas verticais, borres, ndoas cobertas de riscos semelhantes aos dos jornais e dos livros. Tive a ideia infeliz de abrir um desses folhetos, percorri as pginas amarelas, de papel ordinrio. Meu pai tentou avivar-me a curiosidade valorizando com energia as linhas mal impressas, falhadas, antipticas. Afirmou que as pessoas familiarizadas com elas dispunham de armas terrveis. Isto me pareceu absurdo: os traos insignificantes no tinham feio perigosa de armas. Ouvi os louvores, incrdulo. (...) A meu pai me perguntou se eu no desejava inteirar-me daquelas maravilhas, tornar-me um sujeito sabido como Padre Joo Incio e o advogado Bento Amrico. Respondi que no. Padre Joo Incio me fazia medo, e o advogado Bento Amrico, notvel na opinio do jri, residia longe da vila e no me interessava. Meu pai insistiu em considerar esses dois homens como padres e relacionou-os com as cartilhas da prateleira. Largou pela segunda vez a interrogao prfida. No me sentia propenso a adivinhar os sinais pretos do papel amarelo? (...) E a aprendizagem comeou ali mesmo, com a indicao de cinco letras j conhecidas de nome. (...) No dia seguinte surgiram outras, depois outras e iniciou-se a escravido imposta ardilosamente. Condenaram-me tarefa odiosa, e como no me era possvel realiz-la convenientemente, as horas se dobravam, todo o tempo se consumia nela. Agora eu no tocava nos pacotes de ferragem e miudezas, no me absorvia nas estampas das peas de chita: ficava sentado num caixo, sem pensamento, a carta sobre os joelhos. Meu pai no tinha vocao para o ensino, mas quis meter-me o alfabeto na cabea. Resisti, ele teimou e o resultado foi um desastre. Cedo revelou impacincia e assustou-me. Atirava rpido meia dzia de letras, ia jogar solo. tarde pegava um cvado, levava-me para a sala de visitas e a lio era tempestuosa. Se no visse o cvado, eu ainda poderia dizer alguma coisa. Vendo-o, calava-me. Um pedao de madeira, negro, pesado, da largura de quatro dedos. (...) Enfim consegui familiarizar-me com as letras quase todas. A me exibiram outras vinte e cinco, diferentes das primeiras e com os mesmos nomes delas. Atordoamento, preguia, desespero, vontade de

155

Cavalcanti, J. R. Autor e autoria. Bakhtiniana, So Paulo, v. 1, n.5, p. 151-165, 1 semestre 2011.

acabar-me. Veio terceiro alfabeto, veio quarto, e a confuso se estabeleceu, um horror de quiproqus. Quatro sinais com uma s denominao. Se me habituassem s maisculas, deixando as minsculas para mais tarde, talvez no me embrutecesse. Jogaram-me simultaneamente maldades grandes e pequenas, impressas e manuscritas. Um inferno. Resignei-me e venci as malvadas. Duas, porm, se defenderam: as miserveis dentais que ainda hoje me causam dissabores quando escrevo (RAMOS, Graciliano. Infncia. So Paulo, Record, 1988).

O captulo Leitura, de que foi retirado fragmento acima, relata as primeiras experincias do narrador com as letras. Em outros e diversos momentos de Infncia, h passagens que enfocam o menino-narrador enfrentando os livros, na escola e no ambiente familiar. Como se pode observar, o primeiro contato (e os seguintes) nada tem de prazeroso. Ao contrrio, impressiona a crueza do relato, a violncia do pai, o sofrimento do menino. A quem se pode atribuir a voz que conduz o relato, por meio da qual o leitor tem acesso ao mundo do menino Graciliano? Trata-se da voz do menino (a pessoa), do escritor ou do inscritor? possvel demarc-las com preciso? Sobre a primeira instncia, preciso levar em conta que a voz da personagem criana confunde-se com a do narrador adulto, as duas vozes se fundem em diversas passagens. Vejam-se os seguintes trechos:

A meu pai me perguntou se eu no desejava inteirar-me daquelas maravilhas, tornar-me um sujeito sabido como Padre Joo Incio e o advogado Bento Amrico. Meu pai insistiu em considerar esses dois homens como padres e relacionou-os com as cartilhas da prateleira. Largou pela segunda vez a interrogao prfida. No me sentia propenso a adivinhar os sinais pretos do papel amarelo? Agora eu no tocava nos pacotes de ferragem e miudezas, no me absorvia nas estampas das peas de chita: ficava sentado num caixo, sem pensamento, a carta sobre os joelhos.

Neles, pode-se apreender a presena de, no mnimo, duas vozes no fio do discurso: a do menino e a do narrador adulto. A desse ltimo permeia todo o relato, fazendo-se presente, por exemplo, na interpretao e avaliao das aes (incluindo os atos de fala) e comportamento das personagens. Em Largou pela segunda vez a

156

Cavalcanti, J. R. Autor e autoria. Bakhtiniana, So Paulo, v. 1, n.5, p. 151-165, 1 semestre 2011.

interrogao prfida, o verbo selecionado para introduzir a pergunta do pai (largou) resulta de uma avaliao do narrador adulto sobre essa fala, sobre como foi emitida de maneira abrupta e violenta. Da mesma forma, o adjetivo prfida implica uma apreciao do narrador adulto a respeito do contedo da pergunta lanada pelo pai. Em No me sentia propenso a adivinhar os sinais pretos do papel amarelo?, a voz do pai surge misturada do menino, uma citao em discurso indireto livre. O ponto de vista da criana se faz presente na expresso os sinais pretos do papel amarelo, a que usada pela personagem para fazer referncia s linhas impressas. Observe-se que esse ponto de vista bem diferente daquele do pai, para quem as letras so as maravilhas. O ditico temporal agora, que aparece em Agora eu no tocava nos pacotes de ferragem e miudeza, muda a organizao temporal predominante, feita em relao a um momento no pretrito, o tempo de ento. O efeito tornar imprecisos os limites entre o passado e o presente (momento da enunciao do narrador), produzir o efeito de realidade, como se a cena continuasse a se desenrolar no momento presente (as vozes do menino e do narrador adulto se confundem). Observe-se que o emprego dos verbos no pretrito imperfeito (tocava, absorvia, ficava) acentua o carter prolongado das aes relatadas, do sofrimento do menino: ficava sentado num caixo, sem pensamento, a carta sobre os joelhos. Em relao ao escritor, pode-se dizer que a prpria seleo dos acontecimentos relatados aponta para a imbricao dessa instncia com a da pessoa. Isso porque se trata do relato das primeiras experincias de Graciliano Ramos com a palavra escrita, com o mundo dos livros. Nesse sentido, Infncia pode ser lido como a histria da formao de um grande escritor. por meio do menino que fala, o escritor Graciliano, por meio da voz da pessoa, que o escritor vai (re)afirmando e legitimando sua posio no campo literrio e o valor de sua obra. o que se pode observar no seguinte fragmento:

Jogaram-me simultaneamente maldades grandes e pequenas, impressas e manuscritas. Um inferno. Resignei-me e venci as malvadas. Duas, porm, se defenderam: as miserveis dentais que ainda hoje me causam dissabores quando escrevo.

A instncia do escritor emerge no ltimo enunciado do trecho, colocando-se ao lado da instncia da pessoa. O ditico hoje remete a passagem ao momento e ao lugar

157

Cavalcanti, J. R. Autor e autoria. Bakhtiniana, So Paulo, v. 1, n.5, p. 151-165, 1 semestre 2011.

no(do) qual o narrador adulto enuncia. Trata-se de um comentrio a respeito da relao do escritor com a escrita, os problemas que lhe causam as consoantes t e d, as miserveis dentais. A confisso da dificuldade, que reaparece em outras passagens de Infncia, contribui para construir a imagem de escritor para quem o processo de escrita rduo, trabalhoso, uma imagem de escritor crtico com sua obra. A instncia do inscritor, nos termos propostos por Maingueneau, compreende as formas de subjetividade das cenas implicadas e construdas pelo texto. Para analis-la, importante mobilizar o conceito de cenografia, que aparece em vrios de seus trabalhos. O analista prope que a cena enunciativa seja organizada em trs dimenses, a saber, cena englobante, cena genrica e cenografia. A cena englobante corresponde ao tipo de discurso a que o texto pertence, a seu estatuto pragmtico, que define o modo de interpelar o leitor. Nas palavras de Maingueneau:

quando recebemos um folheto na rua, devemos ser capazes de determinar a que tipo de discurso ele pertence: religioso, poltico, publicitrio, etc., ou seja, qual a cena englobante na qual preciso que nos situemos para interpret-lo, em nome de qu o referido folheto interpela o leitor, em funo de qual finalidade ele foi organizado (2001, p.86).

No entanto, a cena englobante no suficiente para especificar as atividades verbais em que se envolvem os sujeitos. Esses no se defrontam com um religioso, poltico ou publicitrio no especificados, mas com cenas genricas, isto , com gneros de discurso particulares, que implicam determinadas condies/circunstncias de enunciao: quais so os participantes, o lugar e o momento necessrios para realizar esse gnero? Quais os circuitos pelos quais passa? Que normas presidem seu consumo? Cada gnero de discurso define o papel de seus participantes: o panfleto eleitoral implica um candidato dirigindo-se a eleitores; um curso implica um professor dirigindo-se a alunos etc. As duas cenas, a englobante e a genrica, definem o espao estvel no interior do qual os enunciados ganham sentido. Em muitos casos so essas duas dimenses que compem a cena de enunciao. Em outros, uma outra cena pode intervir: trata-se da cenografia, que no imposta pelo tipo ou pelo gnero do discurso, mas pelo prprio discurso. Maingueneau ressalta que a escolha da cenografia no indiferente. Isso porque o discurso, desenrolando-se a partir de uma cenografia especfica, pretende ser 158

Cavalcanti, J. R. Autor e autoria. Bakhtiniana, So Paulo, v. 1, n.5, p. 151-165, 1 semestre 2011.

eficaz instituindo a prpria cena de enunciao que o legitima. Desde o incio o discurso impe, de algum modo, sua cenografia; mas, por outro lado, por meio de sua prpria enunciao que ele poder legitimar a cenografia que impe. Pode-se dizer que o conceito de cenografia aproxima-se da noo bakhtiniana de estilo, na medida em que resulta de uma seleo e de um trabalho com os recursos expressivos que a lngua oferece. Ressalte-se que o tom em que se enuncia (moderado, alegre, enftico etc.), isto , o ethos que emerge da cena enunciativa, um dos traos principais da cenografia. Trata-se, portanto, de observar aspectos ligados construo do texto, ao modo de dizer do enunciador, responsveis pela produo de diferentes efeitos de sentido. So esses aspectos que (re)criam o universo do escritor alagoano (no caso de Infncia). Suas memrias so apresentadas na forma de pequenos relatos (39 ao todo), sem que haja, obrigatoriamente, continuidade entre eles. A seleo desse tipo de

composio/disposio produz como efeito a sensao de fragmentao: como se o leitor estivesse diante de recortes da memria, de uma colcha de retalhos (nada coloridos, por sinal). O trao mais relevante dessa cenografia a materializao do ambiente narrado, do universo onde o menino cresceu, do mundo das personagens. Para constru-los, Graciliano mobiliza diferentes recursos, alguns deles recorrentes em sua obra, o que explica o efeito graciliano que a leitura provoca. Observem-se as seguintes passagens:

Largou pela segunda vez a interrogao prfida. Meu pai no tinha vocao para o ensino, mas quis meter-me o alfabeto na cabea Atirava rpido meia dzia de letras, ia jogar solo. Jogaram-me simultaneamente maldades grandes e pequenas, impressas e manuscritas.

Os verbos em itlico, selecionados para relatar os atos do pai e de outros adultos, conferem a esses atos o carter spero e rude que caracteriza as personagens da narrativa. Tal caracterizao explicitada em diversas passagens, como as que seguem:

... iniciou-se a escravido imposta ardilosamente. tarde pegava um cvado, levava-me para a sala de visitas e a lio era tempestuosa.

159

Cavalcanti, J. R. Autor e autoria. Bakhtiniana, So Paulo, v. 1, n.5, p. 151-165, 1 semestre 2011.

Alm de nomear as lies que lhe foram impostas de escravido, que supe executores insensveis e algozes, o narrador aprecia de maneira bastante expressiva e contundente a forma de agir dos adultos: esperta e enganadora. Ao afirmar que a lio era tempestuosa, reitera o trao impaciente e violento do pai. A breve anlise dos trechos mostrados aponta que as reflexes de Maingueneau apresentadas acima abrem, sem dvida, novas perspectivas para o estudo da autoria. Trata-se de um avano em relao a pesquisas que, embora considerem aspectos exteriores ao texto, insistem em descartar quaisquer traos da figura do escritor e da pessoa na anlise da(s) voz(es) que enuncia(m) nas obras. Ressalte-se que as duas instncias no so pensadas em termos individuais e idiossincrticos, mas ligadas de forma inextrincvel ao campo literrio, produo/recepo dos textos, construo dos textos.

3 A imagem de autor

Em trabalho posterior (2010b), Maingueneau retoma e amplia as consideraes apresentadas em O discurso literrio propondo o conceito imagem de autor. Inicia suas consideraes afirmando que abordar tal noo significa enfrentar muitas dificuldades. A primeira delas, e talvez a maior, a de que a imagem de autor se baseia em um conceito o de autor simultaneamente incontornvel e inapreensvel. Maingueneau retoma a pergunta clssica de Foucault o que um autor? para ressaltar a complexidade da noo. Para responder pergunta, o analista distingue trs dimenses: 1. A de garante, a instncia que assume a responsabilidade por um texto. Trata-se de uma categoria que opera na fronteira: no nem o enunciador do texto, nem o produtor de carne e osso. Maingueneau observa que essa instncia nada tem de especificamente literrio, vale para qualquer gnero do discurso; 2. A de autor-ator, que organiza sua existncia em torno da atividade de produo de textos, entra em redes, tem relaes com editores etc. No se trata obrigatoriamente, ressalta Maingueneau, de uma profisso: algum pode ter outra ocupao que no a de escritor e publicar coletneas de poesia; 3. A de correlato de uma obra, cuja funo consiste em responder por um agrupamento de textos referidos a uma entidade identificvel, parte de um 160

Cavalcanti, J. R. Autor e autoria. Bakhtiniana, So Paulo, v. 1, n.5, p. 151-165, 1 semestre 2011.

Thesaurus literrio se por definio todo texto tem um garante, apenas uns poucos indivduos alcanam o estatuto de auctor (p.142). Alm disso, para que um indivduo seja um auctor, preciso que terceiros o instituam como tal, que produzam enunciados sobre ele e sobre sua obra, conferindo-lhe uma imagem de autor.

A ltima dimenso, a que interessa ao analista discutir, no diz respeito apenas ao produto de diferentes atividades realizadas pelo autor e, em um primeiro plano, de seus textos. O escritor, querendo ou no, constri uma apresentao de si, por meio de seus comportamentos verbais e no verbais. Maingueneau distingue duas zonas de produo desses sinais, que contribuem para a construo de uma imagem de autor, quais sejam, uma zona em torno do ator e uma em torno do texto. No que diz respeito primeira, ressalta que a distino entre o que provm do ator do campo literrio e o proveniente da pessoa artificial, lembrando o princpio do n borromeano. Tanto uma como a outra instncia so fonte de produo de signos: o escritor, por meio dos textos que escreve, das entrevistas que concede etc.; e a pessoa, que mantm relaes variveis com o escritor e tambm com o inscritor. Sobre a relao entre as instncias que compem o n borromeano, Maingueneau observa:

De modo geral, e a reside de fato toda a dificuldade, as relaes entre essas instncias no so estveis, e essa diversidade tem estreita ligao com a diversidade das pocas e dos tipos de sociedade. A imagem de autor de que se beneficiam hoje os escritores do sculo XVI ou do sculo XVII leva em conta os dados biogrficos. Em contrapartida, desde o comeo do sculo XIX, a atividade literria frequentemente se empenha em tornar imprecisa a fronteira entre a vida da pessoa, as estratgias do escritor e a criao da obra (2010b, p.148).

Em relao aos elementos que giram em torno do texto, o analista destaca os planos da personagem e da cenografia entre outros. A contaminao entre o autor do texto e suas personagens (ou uma delas) contribui, sem dvida, para formar uma imagem de autor. Maingueneau exemplifica com a personagem Fgaro, que serve de modelo obrigatrio de toda biografia de seu criador, Beaumarchais (p.149). A cenografia, como j destacado, diz respeito cena construda pelo texto, ao mundo

161

Cavalcanti, J. R. Autor e autoria. Bakhtiniana, So Paulo, v. 1, n.5, p. 151-165, 1 semestre 2011.

configurado por ele. O pblico constri uma imagem de autor levando em conta o modo de dizer do enunciador, como diz o que diz, o tom em que esse dito proferido. Podem-se fazer algumas consideraes a respeito da imagem de autor Graciliano Ramos levando em conta o que foi exposto nesta seo. Em primeiro lugar, importante lembrar que se trata de um auctor cuja imagem no cessa de ser construda, uma vez que sua obra sempre objeto de comentrios e avaliaes. Observe-se que no fragmento abaixo, presente na Fortuna Crtica do escritor, o crtico acaba por reduzir a instncia do escritor da pessoa (o menino Graciliano), interpretando essa ltima como a chave de leitura de toda a obra:

(...) s vejo um caminho seguro para a compreenso do fenmeno literrio chamado Graciliano Ramos, a criao levando ao criador e o criador levando criana, ao menino que existiu nele e nunca morreu inteiramente. Em Graciliano Ramos, o menino Graciliano tudo. Seus heris so o menino, sua timidez a do menino, seu pessimismo o do menino. Em uma palavra: o sentido que tem do humano o que o menino adquiriu no contato com os homens que o cercavam, com quem travou as primeiras relaes, de quem recebeu as primeiras ordens, que conheceu nas suas inmeras fraquezas (FARIA, Otvio. In: Fortuna Crtica Graciliano Ramos, 1978, p.175, grifo adicionado).

Em relao s facetas da imagem de autor, aos sinais que giram em torno do ator, observe-se a entrevista abaixo, concedida por Graciliano, presente em sua Fortuna Crtica: Sua obra de fico autobiogrfica? No se lembra do que lhe disse a respeito do delrio no hospital?
Nunca pude sair de mim mesmo. S posso escrever o que sou. E se as personagens se comportam de modos diferentes porque no sou um s. Em determinadas situaes procederia como esta ou aquela das minhas personagens. Se fosse analfabeto, por exemplo, seria tal qual Fabiano... (In: Fortuna Crtica Graciliano Ramos, 1978).

O prprio escritor, na entrevista concedida, embaralha as trs instncias, afirmando a contaminao entre sua pessoa e as personagens por ele criadas. A imagem do autor Graciliano Ramos , assim, no somente um produto dos textos do escritor, mas elaborada na confluncia de seus gestos e de suas palavras, de um lado, e das palavras dos diversos pblicos que, a ttulos diferentes e em funo de seus interesses contribuem para mold-la (MAINGUENEAU, 2010b, p.144).

162

Cavalcanti, J. R. Autor e autoria. Bakhtiniana, So Paulo, v. 1, n.5, p. 151-165, 1 semestre 2011.

A construo da imagem de autor Graciliano Ramos se d, tambm, por meio de sinais que giram em torno de seus romances, sejam do regime delocutivo ou do regime elocutivo. Os trechos de Infncia, discutidos anteriormente, constatam e ilustram as reflexes de Maingueneau sobre a produo desses signos. Observe-se outro trecho do romance:

Essas moas tinham o vezo de afirmar o contrrio do que desejavam. Notei a singularidade quando principiaram a elogiar o meu palet cor de macaco. Examinavam-no srias, achavam o pano e os aviamentos de qualidade superior, o feitio admirvel. Envaideci-me: nunca havia reparado em tais vantagens. Mas os gabos se prolongaram, trouxeramme desconfiana. Percebi afinal que elas zombavam e no me susceptibilizei. Longe disso: achei curiosa aquela maneira de falar pelo avesso, diferente das grosserias a que me habituara. Em geral me diziam com franqueza que a roupa no me assentava no corpo, sobrava nos sovacos. (...) Guardei a lio, conservei longos anos esse palet. Conformado, avaliei o forro, as dobras e os pespontos das minhas aes cor de macaco. Pacincia, tinha de ser assim. Se ainda hoje fingem tolerarme um romance, observo-lhe cuidadoso as mangas, as costuras, e vejo-o como ele realmente: chinfrim e cor de macaco (p. 193, grifo adicionado).

O fragmento destacado em itlico embaralha as instncias da pessoa e do escritor. A compreenso do narrador em relao s moas, irnicas e zombeteiras, no contempla a figura da personagem e a do narrador adulto. Ao contrrio, com rigor que avalia suas aes nos anos que sucedem o episdio: so cor de macaco, metfora extremamente expressiva. O mesmo julgamento implacvel feito em relao a seus romances. Passagens como essa constroem a imagem do escritor crtico, rigoroso e meticuloso, bem de acordo com o posicionamento de Graciliano Ramos no campo literrio. Em relao cenografia, observou-se, nos trechos analisados anteriormente, que esta materializa a violncia do mundo narrado em Infncia. A brutalidade atinge em cheio a personagem criana, chegando, inclusive, de acordo com o narrador adulto, a embrutec-la:

Se me habituassem s maisculas, deixando as minsculas para mais tarde, talvez no me embrutecesse. Jogaram-me simultaneamente maldades grandes e pequenas, impressas e manuscritas. Um inferno (grifo adicionado).

163

Cavalcanti, J. R. Autor e autoria. Bakhtiniana, So Paulo, v. 1, n.5, p. 151-165, 1 semestre 2011.

a voz do narrador adulto que explica e atribui o embrutecimento do menino s aes praticadas pelos adultos. Ressalte-se que o narrador no exibe complacncia alguma em relao personagem criana, em relao a ele mesmo. Os que o rodeiam so capazes de praticar aes violentas, so seres brutos; ele, por sua vez, vai se embrutecendo. Quanto ao ethos que emerge das cenas institudas, trata-se de uma voz franca e objetiva que d a conhecer ao leitor os episdios relatados. importante observar que esse tom no muda mesmo quando a voz do narrador adulto se confunde com a voz da criana, ou quando a ela se refere. Em um livro de memrias de infncia, esperar-se-ia um relato marcado por um tom meigo, desprovido de crueza. Mas no isso o que acontece, nem poderia ser diferente se levarmos em conta a cenografia que emerge do texto, a de um mundo seco e spero. Tambm importante lembrar que a violncia e rudeza que atingem o menino, que o embrutecem (e tambm o narrador adulto), no o tornam um revoltado, um sujeito agressivo ou mesmo violento. Esses traos inexistem na voz do narrador. Este enuncia em um tom incrdulo e resignado. Por meio dele, o leitor constri o ethos do sujeito descrente e pessimista, ethos recorrente na obra de Graciliano Ramos. Observa-se, assim, como postula Maingueneau, que o conceito imagem de autor possibilita abordar de forma no redutora o discurso literrio.

Consideraes finais

Neste artigo, procurou-se mostrar a relevncia dos conceitos de autor e imagem de autor propostos por D. Maingueneau. Para isso, aspectos da obra de Graciliano Ramos foram discutidos, dentre eles a interao das instncias da pessoa, do escritor e do inscritor (o n borromeano), alm da imagem de autor elaborada a partir de signos provenientes das atividades do escritor Graciliano, de seu papel no campo literrio, de seus prprios textos. Como se pde observar, a mobilizao das noes propostas pelo analista permitiu abordar os trechos apresentados de forma a apreender e problematizar a voz(es) que nele(s) enuncia(m).

164

Cavalcanti, J. R. Autor e autoria. Bakhtiniana, So Paulo, v. 1, n.5, p. 151-165, 1 semestre 2011.

REFERNCIAS

FOUCAULT, M. (1969). O que um autor? Trad. A. F. Cascais e Edmundo Cordeiro. Portugal: Veja Editora, 2002. BRAYNER, Sonia (org). Coleo Fortuna Crtica Graciliano Ramos. 2 ed. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1978. MAINGUENEAU, D. Anlise de textos de comunicao. Trad. Ceclia P. de Souza-eSilva e Dcio Rocha. So Paulo: Cortez, 2001. ______. O Discurso Literrio. Trad. Adail Sobral. So Paulo: Contexto, 2006. ______. A noo de autor em Anlise do Discurso. Trad. Helena Nagamine Brando. In: Doze conceitos em Anlise do Discurso. So Paulo: Parbola editorial, 2010a. ______. No h autor sem imagem. Trad. Adail Sobral. In: Doze conceitos em Anlise do Discurso. So Paulo: Parbola editorial, 2010b. RAMOS, Graciliano. Infncia. 32 ed. Rio de Janeiro: Record, 1998.

Recebido em 01/02/2011 Aprovado em 22/03/2011

165

Potrebbero piacerti anche