Sei sulla pagina 1di 22

SIMULADO ENEM / 2009 PROVA 2 CINCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS

LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUES SEGUINTES:


01. Confira se, alm deste CADERNO DE QUESTES NA COR AMARELA, que contm 45 questes objetivas, voc recebeu o seguinte material: *FOLHA DE RESPOSTAS destinada marcao das respostas da prova. 02. Verifique se o seu nome e o nmero de sua matrcula conferem com os que aparecem na FOLHA DE RESPOSTAS e se a cor de seu CADERNO DE QUESTES coincide com a das pginas internas. Em caso de divergncia, notifique imediatamente o fiscal. 03. Aps a conferncia, assine seu nome nos espaos prprios da FOLHA DE RESPOSTAS, utilizando caneta esferogrfica de tinta azul ou preta. 04. Na FOLHA DE RESPOSTAS, marque, para cada questo, a letra correspondente opo escolhida para a resposta, preenchendo todo o espao compreendido no retngulo, com caneta esferogrfica azul ou preta. Preencha os campos de marcao completamente, sem deixar espaos em branco. 05. No dobre, no amasse nem manche a FOLHA DE RESPOSTAS. Ela no ser substituda. 06. Para cada uma das questes objetivas, so apresentadas 5 opes, identificadas com as letras a , b , c , d , e . Apenas uma responde adequadamente questo. Voc deve, portanto, assinalar apenas uma opo em cada questo. A marcao em mais de uma opo anula a questo, mesmo que uma das respostas esteja correta. 07. O tempo disponvel para esta prova de duas horas e quinze minutos. 08. Reserve os 15 minutos finais para marcar a FOLHA DE RESPOSTAS. 09. Quando terminar a prova, entregue ao fiscal este CADERNO DE QUESTES, a FOLHA DE RESPOSTAS e assine a LISTA DE PRESENA. 10. Voc somente poder deixar o local de prova aps decorridas 2 horas do incio da aplicao da prova. 11. Voc ser excludo da prova caso: a) utilize, durante a realizao da prova, mquina e(ou) relgios de calcular, bem como rdios, gravadores, headphones, telefones celulares ou fontes de consulta de qualquer espcie; b) ausente-se da sala em que se realiza a prova levando consigo o CADERNO DE QUESTES e/ou FOLHA DE RESPOSTAS.

SIMULADO 2009 Cincias da Natureza

SIMULADO 2009 Cincias da Natureza

CINCIAS DA NATUREZA
01. A figura abaixo representa o esquema simplificado das usinas nucleares.

A partir da analise desse esquema e dos conhecimentos sobre energia nuclear, trmica e eltrica, pode-se afirmar que: a) A gua presente no condensador resfria rapidamente devido ao baixo calor especfico dessa substncia. b) O aumento da presso de vapor na sada (topo) do Reator Trmico diminui a temperatura de vaporizao da gua. c) A Linha de Transmisso transmite energia eltrica em alta voltagem e baixa corrente eltrica para reduzir as perdas de energia por efeito joule. d) Sabendo que as bombas utilizadas nessa usina so alimentadas por uma rede de 330 volts e consomem 8,0 ampres, a potncia eltrica de cada bomba 3,0KW. e) A turbina dessa usina converte energia mecnica em eltrica.

02.

Os Biocombustveis tm sido colocados como um importante meio de diminuir a dependncia diante dos combustveis fsseis. Criticas so feitas em relao provvel crise alimentar que podero gerar, mas o seu impacto positivo na problemtica ambiental inegvel. Proporcionalmente ao seu teor em uma mistura com diesel, o biodiesel promove uma reduo das principais emisses associadas ao derivado de petrleo, com a exceo notvel dos xidos de nitrognio (NOx). O incremento observado nas emisses desse poluente no elevado, 2% a 4% para o B20, mas deve ser considerado porque um dos principais precursores do oznio troposfrico, atualmente, o mais grave problema da qualidade do ar na maior cidade brasileira (So Paulo/SP). O aumento das emisses de NOx associado ao biodiesel tem sido confirmado por muitos estudos. Sua atenuao tem sido sugerida com o uso de aditivos e alteraes nos motores. A reduo das emisses de gases de efeito estufa pode ser relevante, contudo os valores monetrios associados a possveis crditos de carbono so ainda pequenos. Para valores de crdito entre US$ 1 e 5/tonelada de carbono avaliado, estes valores corresponderiam e cerca de 3% do custo da produo.
(Adaptado de www.ambiantebrasil.com.br)

SIMULADO 2009 Cincias da Natureza

Em relao ao texto e ao conhecimento sobre gerao de energia podemos afirmar que: a) Apesar dos avanos tecnolgicos ainda no possvel obter uma reduo na poluio ambiental com o uso dos biocombustveis. b) O oznio troposfrico origina uma camada protetora chamada Camada de Oznio responsvel pelo bloqueio da radiao ultravioleta nociva para o ser humano. c) O biodiesel que obtido da soja atravs da reao de transesterificao contribui para a reduo do aquecimento global ao ser misturado como diesel para ser queimado. d) B10 representa uma mistura de 10% de diesel e 90% de biodiesel. e) Os crditos de carbono representam um aumento dos custos operacionais da empresa que est liberando mais CO2 para o meio ambiente.

03.

Se o primeiro desafio da tecnologia do hidrognio a sua produo, o segundo como armazen-lo; um dos principais obstculos para o estabelecimento da infra-estrutura para a tecnologia do hidrognio. Alm da questo de segurana, a capacidade de armazenamento importante, pois define a autonomia dos veculos. O mesmo se aplica para as aplicaes portteis, estacionrias e espaciais. O hidrognio tem a menor densidade no estado gasoso e o segundo ponto de ebulio de todas as substncias conhecidas, fazendo com que se tenha dificuldades para armazen-lo no estado gasoso ou lquido. Quando em forma de gs, necessita de um sistema de armazenamento de grande volume e presso e, quando no estado lquido, precisa que o seu armazenamento utilize sistemas criognicos, ou seja, em baixssima temperatura (253C). Apesar de sua baixa densidade de energia volumtrica, o hidrognio tem a maior relao energia-peso que qualquer outro combustvel. Infelizmente, esta vantagem usualmente ofuscada pelo alto peso do tanque de armazenamento e equipamentos associados, fazendo com que muitas vezes seja maior e mais pesado que aqueles utilizados para armazenar gasolina, diesel ou lcool. Mas j h projetos que utilizam materiais de carbono ultraresistentes e mais leves para estes propsitos.
(Adaptado de www.ambiantebrasil.com.br)

Em relao ao gs hidrognio e fundamentao terica da Termologia, pode-se afirmar que: a) A temperatura de armazenamento do hidrognio em sistemas criognicos 20 kelvin. b) Se o gs hidrognio fosse resfriado at zero kelvin, cessaria o movimento das molculas. c) Uma variao de 10 graus Celsius na temperatura do hidrognio equivale, na escala Kelvin, a 283K. d) A densidade do hidrognio apresenta um valor reduzido devido alta massa molar desse gs. e) A presso e a temperatura utilizadas no processo de armazenamento do gs no alteram de forma significativa a sua densidade.

SIMULADO 2009 Cincias da Natureza

04. As sacolas plsticas simbolizam a vitria do cidado consumidor de uma sociedade individualista centrada apenas no presente.[...] Imediatamente, em casa, tornam-se embalagem para o lixo, no circuito sem fim do consumo e do descarte. A pequena e singela proposta de reduo do uso de embalagens plsticas nas compras problematiza, ainda que levemente, esse circuito do consumismo. Prope pensar antes de ir ao supermercado, quem sabe limitar um pouco as compras ao necessrio, fazer um pouco, claro, por fazer algo. Parar, pensar, reduzir.
SCHILLING, Flvia. Nosso (im)provvel futuro comum? Revista Carta na escola. No. 31 novembro/2008 So Paulo: Confiana. Pg. 37-39

A sustentabilidade torna-se, cada vez mais, um conceito presente nas nossas aes do dia-a-dia. A respeito dessa nova postura em relao ao mundo e suas repercusses, possvel afirmar: a) A sustentabilidade prope a criao de um nova noo do coletivo para que, mesmo atendendo s necessidades do presente, as geraes futuras possam tambm suprir suas prprias necessidades. b) O sujeito da sociedade de consumo um sujeito do coletivo, preocupado com a formao de uma conscincia global para a preservao da natureza. c) As sacolas plsticas esto associadas ao smbolo do descartvel, fruto de um pensamento ecolgico que favorece a reciclagem de matria que ocorre na natureza. d) O consumidor ideal aquele que considera os aspectos ambientais ao comprar equipamentos exclusivamente de ltima gerao, ou seja, produtos que j no acarretam impacto para o meio ambiente. e) A sustentabilidade um conceito que dever ser empregado pelas prximas geraes para impedir que o consumismo desenfreado de hoje possa provocar danos aos habitantes do planeta no futuro. 05. (Enem/2000) Os esgotos domsticos constituem grande ameaa aos ecossistemas de lagos ou represas, pois deles decorrem graves desequilbrios ambientais. Considere o grfico abaixo, no qual no intervalo de tempo entre t1 e t3, observou-se a estabilidade em ecossistema de lago, modificado a partir de t3 pelo maior despejo de esgoto.

Assinale a interpretao que est de acordo com o grfico. a) Entre t3 e t6, a competio pelo oxignio leva multiplicao de peixes, bactrias e outros produtores. b) A partir de t3, a decomposio do esgoto impossibilitada pela diminuio do oxignio disponvel. c) A partir de t6, a mortandade de peixes decorre da diminuio da populao de produtores. d) A mortandade de peixes, a partir de t6, devida insuficincia de oxignio na gua. e) A partir de t3, a produo primria aumenta devido diminuio dos consumidores.
SIMULADO 2009 Cincias da Natureza

06. Pesquisadores conseguiram pela primeira vez, no final da dcada de 70, fazer com que uma bactria sintetizasse uma protena humana. A bactria era a Escherichia coli e a protena era a insulina, a qual atua na regulao do metabolismo de carboidratos, fundamental para o tratamento de diabticos. A realizao desse feito de grande impacto na medicina moderna foi possvel por que: a) a estrutura tridimensional do material gentico presente nas mitocndrias de clulas humanas muito similar estrutura tridimensional do material gentico das E. coli. b) o genoma humano inclui a maioria dos genes que constituem o genoma da E. coli. c) o genoma da E. coli inclui a maioria dos genes que constituem o genoma humano. d) o material gentico tanto de humanos quanto de E. coli tem a mesma constituio bioqumica bsica. e) os caminhos metablicos dos carboidratos so basicamente os mesmos tanto em humanos quanto em E. coli. 07. Atravs de suas experincias, Galileu contribuiu bastante para desvendar alguns segredos do movimento dos corpos. Em uma de suas experincias ele usou uma bola de bronze e a fez cair, a partir do repouso, em uma rampa, para ento seguir por um plano horizontal e finalmente subir uma segunda rampa, sendo as rampas e o plano de madeira. Ele observou que na segunda rampa a bola atingia uma altura tamente menor que tinha sido largada na primeira. Passou ento a nuir a inclinao da segunda rampa e observou que a bola continuava a subir at quase a mesma altura inicial, e tambm que, como a segunda rampa era cada vez menos ngreme, a distncia percorrida pela bola era maior. Ento imaginou o que aconteceria se pudesse eliminar completamente o atrito entre a bola e a madeira e se a segunda rampa no tivesse nem declive ou aclive, isto , fosse horizontal. Assim, chegou concluso que a bola iria continuar se movimentando perpetuamente com velocidade Galileu Galilei constante sem que nenhuma fora fosse necessria para manter este (1564 1642) tado de movimento. Na concluso de Galileu fica evidente: a) b) c) d) e) 08. o princpio da disperso. o princpio da inrcia. o princpio da independncia dos movimentos. o princpio da induo. o princpio da relatividade galileana. Por que os raios no so captados e armazenados para se aproveitar sua energia? Os limites tecnolgicos atuais no permitem tal faanha. O problema de acumular de forma prtica a carga de um raio (comumente de 16C, correspondente a um nmero de eltrons igual a 1 seguido de 20 zeros) em capacitores est na baixa rigidez dieltrica dos materiais isolantes usados na fabricao do equipamento. Hoje esses conjuntos de condutores eltricos separados por isoladores no so capazes de suportar altas tenses e ao mesmo tempo acumular tamanha quantidade de carga eltrica [...].Os ultracapacitores ou supercapacitores foto: Axel Rouvin Wikimedia Commons comercializados atualmente feitos de nanotubos de carbono e polmero, ou aerogis, e que chegam a valores incrveis de capacitncia, de at 5 mil faraday podem muito bem acumular uma carga comparvel de um raio, mas suportam apenas baixas tenses, da ordem de alguns volts [...].
O leitor pergunta, Revista Cincia Hoje, n 260, jun/09.
SIMULADO 2009 Cincias da Natureza

Na busca de responder a pergunta do ttulo do texto e com base no texto e na teoria dos capacitores, assinale a alternativa correta: a) Na busca de responder a pergunta do ttulo do texto, uma possvel soluo seria uma associao de supercapacitores em srie, de modo que a soma de suas voltagens individuais resulte em uma voltagem total equivalente quela associada a um raio. b) O termo dieltrico refere-se facilidade de conduo de corrente eltrica, isto , a fcil circulao de cargas em um condutor. c) A funo dos capacitores em um circuito alternar a corrente eltrica que naquele circula. d) A introduo de um dieltrico, diferente do vcuo, em um capacitor plano, faz a sua capacitncia diminuir por conta do aumento da resistncia do capacitor. e) A introduo de um dieltrico, diferente do vcuo, entre as armaduras de um capacitor desligado do gerador, aumenta a intensidade do campo eltrico em seu interior. 09. As Indstrias Nucleares do Brasil (INB) realizam a minerao em trs reas: Caetit, na Bahia; Caldas, em Minas Gerais e Itataia no Cear. A INB a empresa encarregada, por lei, de promover, no Pas, a explorao do urnio, desde a minerao e beneficiamento primrio at sua colocao nos elementos combustveis que acionam os reatores das usinas nucleares. O Brasil possui uma das maiores reservas mundiais de urnio, o que permite o suprimento das necessidades domsticas a longo prazo e a disponibilizao do excedente para o mercado externo. H, aproximadamente, 300.000 toneladas de Urnio (U3O8) nos Estados da Bahia, Cear, Paran e Minas Gerais, entre outras ocorrncias. Estudos de prospeco e pesquisas geolgicas foram realizados em apenas 25% do territrio nacional. Podemos afirmar que:
(Adaptado de www.ambiantebrasil.com.br)

a) A radioatividade um fenmeno relacionado com a quantidade de eltrons na camada mais externa do tomo. b) A meia vida dos elementos radioativos expressa o tempo em que 50% da amostra sofre decaimento. c) As partculas alfa possuem o maior poder de penetrao e uma grande energia a ponto de quebrar as ligaes na estrutura do nosso DNA. d) Nas usinas nucleares a fuso do tomo de Urnio libera energia que ser transformada em energia eltrica. e) Os resduos do combustvel utilizado nas usinas nucleares no apresentam risco para a sade do homem, pois so biodegradveis. 10. Recentemente Salvador recebeu uma etapa do campeonato de Stock Car. A mdia divulgava com entusiasmo a primeira prova desta categoria em circuito de rua. Entretanto, uma das propagandas cometeu um equvoco, imperdovel, em se tratando de velocidade (veja na figura). A inteno era aproveitar a prova de automobilismo e alertar os motoristas sobre os limites de velocidade. Com relao velocidade que a propaganda tinha a inteno de alertar, ela equivaleria a: a) 800m/min. b) 20m/s 4 c) km / min. 3
SIMULADO 2009 Cincias da Natureza

2 km/min. 3 e) 8km/min.
d)

11. O desperdcio de gua um dos grandes problemas a serem enfrentados pela humanidade. De gota em gota vo se perdendo milhares de litros em diversas atividades humanas. O uso inadequado deste recurso natural estar em breve nas discusses globais. Vejamos, ento, o quanto pode se desperdiar apenas por conta de uma torneira defeituosa. Suponha uma torneira com defeito pingando uma gota a cada dois segundos. Adotando o volume de uma gota igual a 0,05ml, qual seria o volume de gua desperdiado em um dia? a) 2.160ml b) 8.640ml c) 2.400ml d) 1.240ml e) 3.860ml

12. O uso da eletricidade no tratamento de doenas bastante antigo, mas s recentemente tem sido explorado de forma mais eficaz. Uma nova tcnica denominada iontoforese consiste na aplicao de correntes eltricas de baixa intensidade, que rompem a barreira da pele penetrao de frmacos, o que permite a aplicao de medicamentos em reas especficas. O infogrfico ao lado mostra a tcnica da eletrorrepulso. Tomando as informaes anteriores, a interpretao do infogrfico e baseado nos conhecimentos da eletricidade, podemos afirmar: a) O sentido real da corrente eltrica do polo positivo para o negativo. b) A distribuio da corrente eltrica sobre a pele dificultada se sobre ela aplica-se uma soluo eletroltica. c) As correntes eltricas produzidas pela bateria causam um efeito joule intenso sobre o paciente. d) O uso da pele evita a metabolizao gstrica, tornando possvel administrar doses menores do frmaco. e) Em caso de necessidade, esta tcnica impossibilita a remoo imediata do medicamento, pois as doses de frmaco estaro circulando por todo o organismo do paciente. 13. Em uma coliso entre um carro e uma moto, ambos em movimento e na mesma estrada, mas em sentidos contrrios, observou-se que aps a coliso a moto foi jogada a uma distncia maior do que a do carro. Baseado em seus conhecimentos sobre mecnica e na anlise da situao descrita acima, bem como no fato de que os corpos no se deformam durante a coliso, correto afirmar que, durante a mesma, a) a fora de ao menor do que a fora de reao, fazendo com que a acelerao da moto seja maior que a do carro, aps a coliso, j que a moto possui menor massa. b) a fora de ao maior do que a fora de reao, fazendo com que a acelerao da moto seja maior que a do carro, aps a coliso, j que a moto possui menor massa. c) as foras de ao e reao apresentam iguais intensidades, fazendo com que a acelerao da moto seja maior que a do carro, aps a coliso, j que a moto possui menor massa. d) a fora de ao menor do que a fora de reao, porm a acelerao da moto, aps a coliso, depende das velocidades do carro e da moto imediatamente anteriores a coliso. e) exercer maior fora sobre o outro aquele que tiver maior massa e, portanto, ir adquirir menor acelerao aps a coliso.
SIMULADO 2009 Cincias da Natureza

14. Analise atentamente o diagrama que mostra o fluxo de energia em um ecossistema de floresta pluvial tropical:

Assinale a alternativa verdadeira. a) A transferncia da energia cclica, passando pela cadeia de consumidores e retornando aos produtores presentes no nvel E. b) A captao da energia luminosa ocorre graas respirao celular aerbia no nvel A. c) A energia, que provm do sol, fixada pelos decompositores. d) A energia fixada transferida aos demais seres vivos do ecossistema sob a forma de energia qumica. e) A energia que os produtores no nvel A perdem na forma de calor constitui a produtividade primria lquida. 15. (Enem 2006) produo de celulose e de papel esto associados alguns problemas ambientais. Um exemplo so os odores caractersticos dos compostos volteis de enxofre (mercaptanas) que se formam durante a remoo da lignina da principal matria-prima para a obteno industrial das fibras celulsicas que formam o papel: a madeira. E nos estgios de branqueamento que se encontra um dos principais problemas ambientais causados pelas indstrias de celulose. Reagentes como cloro e hipoclorito de sdio reagem com a lignina residual, levando formao de compostos organoclorados. Esses compostos, presentes na gua industrial, despejada em grande quantidade nos rios pelas indstrias de papel, no so biodegradveis e acumulam-se nos tecidos vegetais e animais, podendo levar a alteraes genticas.
Celnia P. santos et al. Papel: Como se fabrica? In: Qumica nova na escola, no14, nov/2001, p.3-7 (com adaptaes)

Para se diminurem os problemas ambientais decorrentes da fabricao do papel, recomendvel a) a criao de legislao mais branda, a fim de favorecer a fabricao de papel biodegradvel. b) a diminuio das reas de reflorestamento, com o intuito de reduzir o volume de madeira utilizado na obteno de fibras celulsicas. c) a distribuio de equipamentos de desodorizao populao que vive nas adjacncias de indstrias de produo de papel. d) o tratamento da gua industrial, antes de retorn-la aos cursos dgua, com o objetivo de promover a degradao dos compostos orgnicos solveis. e) o recolhimento, por parte das famlias que habitam as regies circunvizinhas, dos resduos slidos gerados pela indstria de papel, em um processo de coleta seletiva de lixo.
6

SIMULADO 2009 Cincias da Natureza

16. A base molecular da vida pode ser contemplada, em seus aspectos primrios, no esquema abaixo:

Os nmeros 1, 2 e 3 referem-se s substncias qumicas envolvidas, enquanto os nmeros 4, 5 e 6 indicam setas que representam o processamento destas substncias. Para dar sentido ao esquema, a sequncia que apresenta, respectivamente, os nmeros adequados aos termos : a) b) c) d) e) 1 DNA; 1 protena; 3 protena; 4 RNA; 1 RNA; 3 protena; 4 replicao; 5 transcrio; 5 transcrio; 5 replicao; 5 traduo 6 traduo 6 traduo 6 traduo 6 traduo

17. O petrleo uma das principais fontes de energia e de matria-prima para produo de polmeros. A dependncia energtica diante de um recurso no renovvel perigosa, por isso vrias pesquisas buscam fontes alternativas e maneiras de reduzir o uso do petrleo. Sobre essa fonte podemos citar alguns dados: O maior produtor de petrleo do mundo a Arbia Saudita. Lbia o principal produtor de petrleo de todo o continente africano. O Japo importa 100% do seu petrleo. Reciclar uma tonelada de plstico economiza 130 quilos de petrleo. Reciclar uma tonelada de vidro gasta 70% menos energia do que fabric-lo. E reciclar uma tonelada de papel poupa 22 rvores, consome 71% menos energia eltrica e polui o ar 74% menos do que fabric-la. Se gasta meio barril de petrleo, ou seja, 84,5 litros, para fazer um pneu de transporte. Esta uma medida universal. No caso da recapagem, gasta-se menos petrleo, pois consegue-se recauchutar 10 pneus com um barril. O reformado custa 30% do valor de um novo e roda, no mnimo, a mesma quilometragem. A cada1 minuto so extradas em torno de 6 mil toneladas de petrleo cru do planeta. Ainda existem cerca de 136 bilhes de toneladas que, se o ritmo de extrao continuar o mesmo, levaro um pouco mais de 43 anos para se esgotarem. Sobre a Petrobrs: a 14. no ranking das maiores 9. em capacidade de refino 8. em lucro lquido Podemos afirmar que: a) O petrleo uma substncia composta que atravs da destilao fracionada produz compostos importantes para a gerao de energia. b) A octanagem de gasolina est relacionada com sua resistncia a compresso, uma octanagem de 90 significa que essa gasolina possui 90% de octanos. c) A gasolina aditivada tende a aumentar a vida til do motor do carro, pois possui detergentes em sua constituio; estes promovem maior limpeza do motor. d) Em relao volatilidade podemos afirmar que a vaselina, que possui em sua constituio hidrocarbonetos com mais de 20 carbonos, mais voltil que o diesel que possui hidrocarbonetos mais leves em sua constituio. e) Os hidrocarbonetos que so os principais constituintes do petrleo possuem elevados valores de temperatura de ebulio, pois sua atrao intermolecular do tipo: ligao de hidrognio.
SIMULADO 2009 Cincias da Natureza

TEXTO PARA AS QUESTES 18, 19 e 20.

Guernica: a arte e o terror

O mural de Guernica, Picasso, 1937

"Todos vocs sabem que na Espanha ns no nos situamos como meros observadores desinteressados..."
Hitler, em 29 de abril de 1937.

A segunda-feira negra de Guernica


Era uma 2 feira, dia de feira-livre na pequena cidade da Biscaia. Das redondezas chegavam s suas estreitas ruas os camponeses do vale de Guernica, no pas dos bascos, trazendo seus produtos para o grande encontro semanal. A praa ainda estava bem movimentada quando, antes das cinco da tarde, os sinos comearam os seus badalos. Tratava-se de mais uma incurso area. At aquele dia fatdico - 26 de abril de 1937 - Guernica s havia visto os avies nazistas da Legio Condor passarem sobre ela em direo a alvos mais importantes, situados mais alm, em Bilbao. Mas aquela 2 feira foi diferente. A primeira leva de Heinkels-11 despejou sua bombas sobre a cidadezinha, precisamente s 16:45 horas. Durante as 2 horas e 45 minutos seguintes os moradores viram o inferno desabar sobre eles. Estonteados e desesperados saram para os arredores do lugarejo onde mortferas rajadas de metralhadora disparada pelos caas os mataram aos magotes. No fim da jornada, contaram-se 1.654 mortos e 889 feridos, numa populao no superior a 7 mil habitantes. Quase 40% haviam sido mortos ou atingidos. A repercusso negativa foi to grande que os nacionalistas espanhis trataram logo de atribu-la aos "vermelhos".

Hitler apoia Franco


Na realidade a tragdia comeou oito meses antes, na noite de 25 de julho de 1936, quando, entre um acorde e outro de uma pera wagneriana, Hitler decidiu-se a apoiar Franco. Na semana anterior o general espanhol havia sublevado o exrcito contra o governo republicano-esquerdista da Frente Popular. O Fhrer estava em Bayreuth para prestigiar o tradicional festival musical quando recebeu uma carta do caudilho. A solicitao era modesta. Tratava-se de saber se o governo nazista contribuiria com uma dezena de avies de transporte e algumas armas. Hitler no hesitou. A vitria comunista na Espanha provocaria, por estmulo, a "bolchevizao" da Frana, e seu regime ver-se-ia sitiado por ela e pela URSS de Stalin. 18. A Alemanha nazista buscava o desenvolvimento da mais assustadora arma da histria humana: A Bomba Atmica. Usando a energia gerada pela fisso nuclear foi possvel produzir uma bomba de extrema potncia. O pas que dominasse tal tecnologia poderia ser o provvel vencedor da 2 Grande Guerra. Um dos lderes do grupo de cientistas alemes, que tentava desenvolver a bomba atmica, era Werner Heisenberg. Sobre a reao de fisso nuclear possvel afirmar que: a) Esta reao responsvel pela gerao de energia nas estrelas. b) Esta reao obedece lei da conservao da massa de Lavoisier. c) uma reao qumica que envolve a eletrosfera do tomo. d) Obedece equao de Albert Einstein E = m.c2. e) A tecnologia para produo de energia eltrica pela fisso ainda no foi dominada.
SIMULADO 2009 Cincias da Natureza

www.zaz.com.br/voltaire/mundo/guernica_eta.htm, 2008

19. O avano sobre o conhecimento do tomo foi fundamental para a compreenso da energia obtida pela fisso nuclear. Vrios fsicos contriburam para uma melhor compreenso do tomo, entre eles podemos citar: Niels Bohr e Werner Heisenberg. Uma das contribuies de Heisenberg para o entendimento do tomo, que gerou grande controvrsia, foi a elaborao do seguinte Princpio: a) da certeza. b) da rejeio. c) da atrao. d) da incerteza. e) da repulso.

20. Numa usina nuclear a gerao de energia eltrica ocorre pela fisso nuclear, sendo que a grande diferena entre a fisso que ocorre na bomba atmica e a reao na usina nuclear a velocidade da reao. Na usina nuclear, barras de cdmio ou boro so usadas para frear a reao. Na indstria comum usar catalisadores para aumentar a velocidade das reaes qumicas. Sobre os catalisadores correto afirmar que: a) Aumentam o rendimento da reao. b) Aumentam o H da reao. c) Diminuem o H da reao. d) Aumentam a energia de ativao da reao. e) Diminuem a energia de ativao da reao. 21. Selecione a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto abaixo, na ordem em que elas aparecem. Na sua queda em direo ao solo, uma gota de chuva sofre o efeito da resistncia do ar. Essa fora de atrito contrria ao movimento e aumenta com a velocidade da gota. No trecho inicial da queda, quando a velocidade da gota pequena e a resistncia do ar tambm, a gota est animada de um movimento ........ . Em um instante posterior, a resultante das foras exercidas sobre a gota torna-se nula. Esse equilbrio de foras ocorre quando a velocidade da gota atinge o valor que torna a fora de resistncia do ar igual, em mdulo, ........ da gota. A partir desse instante, a gota ........ . a) acelerado - ao peso - cai com velocidade constante b) uniforme - acelerao - cai com velocidade decrescente c) acelerado - ao peso - pra de cair d) uniforme - acelerao - pra de cair e) uniforme - ao peso - cai com velocidade decrescente 22. "Em primeiro lugar, devemos dizer que o conjunto de tcnicas que possibilitam a transgenicidade so mal-chamadas de engenharia gentica. A engenharia fundamenta-se na fsica de Newton e como tal suas tcnicas tm preciso e previsibilidade de leis universais, o que no o caso das tcnicas de transplante e insero de genes. Mas, para inspirar respeito e segurana no mercado, elas recebem a denominao errnea de engenharia gentica. A qualidade nutricional dos alimentos da engenharia gentica pode ser diminuda e sua absoro ou metabolismo no homem podem ser modificados. Novas protenas que causam reaes alrgicas podem entrar nos alimentos. As pessoas normalmente sabem quais os produtos que as afetam. Entretanto, com a transferncia dos alergnicos de um produto para o outro, perde-se a identificao e a pessoa s vai descobrir o que lhe fez mal aps a ingesto do alimento perigoso. Cientistas usam genes antibitico-resistentes para selecionar e marcar os organismos modificados. Tais genes podem diminuir a efetividade de alguns antibiticos em seres humanos e nos animais. () O debate mal comeou, mas as empresas do setor j esto gastando bilhes de dlares em tecnologia e recursos humanos, numa corrida para renovar a produo de milho, soja e outros produtos, inclusive farmacuticos.
(Revista do CREA-RJ,2000)

SIMULADO 2009 Cincias da Natureza

No que se refere ao risco biodiversidade, representado pelos transgnicos, o evento mais significativo : a) b) c) d) e) esterilidade do hbrido. fluxo gnico com variedades nativas. disseminao descontrolada dos genes antibitico-resistentes. autofecundao, provocada pelo isolamento reprodutivo. surgimento de inmeros novos alergnicos.

23. Todas as reaes qumicas de um ser vivo seguem um programa operado por uma central de informaes. A meta desse programa a auto-replicao de todos os componentes do sistema, incluindo-se a duplicao do prprio programa ou mais precisamente do material no qual o programa est inscrito. Cada reproduo pode estar associada a pequenas modificaes do programa.
M. O. Murphy e l. Oneill (Orgs.). O que vida? 50 anos depois especulaes sobre o futuro da biologia. So Paulo: UNESP. 1997 (com adaptaes).

So indispensveis execuo do programa mencionado acima processos relacionados a metabolismo, auto-replicao e mutao, que podem ser exemplificados, respectivamente, por: a) fotossntese, respirao e alteraes na sequncia de bases nitrogenadas do cdigo gentico. b) duplicao do RNA, pareamento de bases nitrogenadas e digesto de constituintes dos alimentos. c) excreo de compostos nitrogenados, respirao celular e digesto de constituintes dos alimentos. d) respirao celular, duplicao do DNA e alteraes na sequncia de bases nitrogenadas do cdigo gentico. e) fotossntese, duplicao do DNA e excreo de compostos nitrogenados. 24. Algumas pessoas acreditam que o tratamento mdico de pacientes com doenas genticas recessivas raras ir causar aumento do gene da doena, provocando a degenerao do conjunto de genes da populao humana. Essa crena foi a base do pensamento eugnico durante a primeira metade do sculo XX. De acordo com as leis da gentica e das foras do processo evolutivo atual, esta crena: a) justifica-se, pois o tratamento de indivduos com o gentipo recessivo implica na seleo indireta desse alelo raro, aumentando assim a frequncia do alelo e o nmero de pessoas com esta doena na populao. b) justifica-se, se os indivduos recessivos forem tratados e atingirem a idade reprodutiva, uma vez que a gerao de mais indivduos com este gentipo poder causar um desequilbrio significativo na frequncia destes genes da populao. c) no se justifica, se considerar que muitas cpias desses raros alelos recessivos esto presentes nos heterozigotos, e uma eventual seleo contra indivduos com a doena ir ter pouco efeito na frequncia do alelo recessivo. d) no se justifica, porque as mutaes reversas se encarregam de modificar todos esses genes recessivos para a sua forma dominante selvagem, no havendo, portanto, motivos para temer o aumento da frequncia desses genes e da degenerao do conjunto gnico. e) justifica-se parcialmente, pois tanto a seleo natural quanto a artificial feita pelo homem beneficiam os mais fortes e mais saudveis, sendo que, neste caso, o tratamento implicar na degenerao do conjunto de genes da espcie humana.

SIMULADO 2009 Cincias da Natureza

10

25. O grfico ao lado representa uma experincia onde fatores como alimento, predadores e zantes so manipulados sozinhos ou em combinao em um ambiente onde uma populao de lebre analisada. Considerando o grupo controle como o grupo que no sofreu nenhuma alterao dos fatores envolvolvidos na experincia, possvel inferir em relao aos resultados apresentados que a) a intensidade de predao, bem como a quantidade de alimento disponvel, interferem de forma significativa na densidade de lebres, principalmente quando manipulados conjuntamente. b) no momento 1, a adio de alimento resultou na duplicao da densidade de lebres c) a fertilizao do solo - caracterizada no mento 4 - para aumentar a quantidade da vegetao consumida pelas lebres teve um to significativo no aumento da densidade populacional. d) os fatores de manipulao utilizados rem de forma equivalente no ciclo nal das lebres. e) o aumento de predadores no momento 2 favoreceu, mesmo que de forma discreta, o aumento da densidade da populao de lebres.

26. Na tirinha abaixo, suponha que o tempo de interao entre o coelho Sanso e a bola tenha sido de um centsimo de segundo e que o mdulo da fora exercida sobre ela tenha sido de 4.102N.

Admita tambm que a bola tenha sido rebatida conservando a mesma direo e o mesmo mdulo de velocidade. No sistema S.I., os mdulos do impulso produzido pela fora e da variao da quantidade do movimento valem, respectivamente: a) 4, 0 e zero. b) 4, 0 e 8,0. c) 4,0 e 4,0. d) zero e 8,0. e) 4,0 e 2,0.

SIMULADO 2009 Cincias da Natureza

11

27. O uso do benjamin, isto , um equipamento que multiplica a entrada de uma nica tomada, alm de desperdiar energia pode ser muito perigoso. Analise a figura ao lado e assinale a alternativa correta. a) A situao representada segura, pois a corrente eltrica se divide para cada aparelho. b) possvel termos uma situao como a da figura, desde que seja ligado um equipamento por vez. c) O aquecimento da tomada, referido na figura, deve-se ao efeito magntico produzido pela passagem da corrente eltrica. d) Pela figura percebemos que os equipamentos esto ligados em srie. e) Percebe-se claramente que a tomada tem um fio terra.

28.

A usina Termeltrica uma instalao que produz energia eltrica a partir da queima de carvo, leo combustvel ou gs natural em uma caldeira projetada para esta finalidade especfica. O funcionamento das centrais termeltricas semelhante, independentemente do combustvel utilizado. O combustvel armazenado em parques ou depsitos adjacentes, de onde enviado para a usina, onde ser queimado na caldeira. Esta gera vapor a partir da gua que circula por uma extensa rede de tubos que revestem suas paredes. A funo do vapor movimentar as ps de uma turbina, cujo rotor gira juntamente com o eixo de um gerador que produz a energia eltrica. Essa energia transportada por linhas de alta tenso aos centros de consumo. O vapor resfriado em um condensador e convertido outra vez em gua, que volta aos tubos da caldeira, dando incio a um novo ciclo. A gua em circulao que esfria o condensador expulsa o calor extrado da atmosfera pelas torres de refrigerao, grandes estruturas que identificam essas centrais. Parte do calor extrado passa para um rio prximo ou para o mar. Para minimizar os efeitos contaminantes da combusto sobre as redondezas, a central dispe de uma chamin de grande altura (algumas chegam a 300 m) e de alguns precipitadores que retm as cinzas e outros resduos volteis da combusto. As cinzas so recuperadas para aproveitamento em processos de metalurgia e no campo da construo, onde so misturadas com o cimento. Podemos afirmar que: a) O princpio de conservao de energia no atendido nas usinas termeltricas. b) O vapor transfere essencialmente energia trmica para as ps da turbina, que ento transforma essa energia em energia eltrica. c) Durante o processo de transmisso da energia eltrica pela rede de alta tenso no h perdas significativas. d) Os gases emitidos pela chamin tero maior velocidade de difuso quanto menor for a sua massa molar. e) As cinzas utilizadas na metalurgia funcionam como agente oxidante para a obteno do metal.

SIMULADO 2009 Cincias da Natureza

12

29. Existem diferenas significativas entre os diversos tipos de gasolina vendidas no mercado atualmente, tais como: teor de impurezas como o enxofre, octanagem, a presena de detergentes etc. A gasolina do tipo Podium possui um teor de enxofre, uma impureza que produz xidos responsveis pela formao da chuva cida, em torno de 30 ppm. Em relao a este tipo de concentrao podemos dizer que: a) Existem 30 mols de S por litro de gasolina. b) Existem 30 g de S por litro de gasolina. c) Existem 30 mg de S por litro de gasolina. d) Existem 30 mmols de S por litro de gasolina. e) Existem 30 mols de S por mL de gasolina. 30. Um estudante decidiu fazer uma experincia. Para isto: 1. Providenciou uma "bolsa de gua quente" 2. Fez um orifcio na tampa e adaptou neste a extremidade de um tubo de plstico de aproximadamente 5 mm de dimetro. (Conforme figura) 3. Apoiou a bolsa sobre uma superfcie horizontal e colocou sobre a bolsa um pacote com massa de 5 kg. 4. Expirou o ar de seus pulmes na extremidade oposta do tubo e verificou, com surpresa, que conseguia com a simples presso de seus pulmes transferir o ar para a bolsa, aumentando o seu volume e, em consequncia, suspender a massa nela apoiada. O aluno estava verificando: a) o Princpio de Arquimedes. b) o Princpio de Pascal. c) a conservao da quantidade de movimento. 31. Poluio por derramamento de petrleo O petrleo uma substncia lquida encontrada na natureza e utilizada para inmeras finalidades como para a obteno de combustveis, medicamentos, solventes, leos lubrificantes e outros. H trs mil anos o petrleo j era utilizado na construo de castelos e embarcaes, na preparao de mmias, na cura de doenas de pele, na iluminao e em outras prticas que, por meio destas, foi conhecido e usado como fonte para outras atividades [...].
http://www.brasilescola.com/geografia/poluicao-por-derramamento-petroleo.htm

d) a Primeira Lei de Newton. e) a Segunda Lei de Newton.

A respeito de sua produo e das tcnicas de limpeza de uma rea afetada por derramamento do leo, podemos afirmar: I. Os tcnicos especializados, a equipe de limpeza, conseguem diminuir o impacto causado pelo acidente, cercando a mancha de leo para evitar que ela se espalhe e continue contaminando rios ou at mesmo o mar. II. No Brasil, a maioria das plataformas petrolferas existentes est longe das guas profundas. E por isso, o vazamento de petrleo causa muito menos danos ao meio ambiente. III. O processo de extrao de petrleo considerado como uma atividade de alto risco ambiental, mesmo com todos os cuidados tomados pelas equipes de extrao. a) Apenas I, II e III so verdadeiras. b) Apenas I e II so verdadeiras. c) Apenas II e III so verdadeiras. d) Apenas I e III so verdadeiras. e) Apenas I verdadeira.

SIMULADO 2009 Cincias da Natureza

13

32. O grfico abaixo representa a variao da quantidade de DNA em uma clula, durante as fases de sua vida. Assinale a alternativa INCORRETA. a) b) c) d) e) Em 2, ocorre a duplicao do DNA. 1, 2 e 3 correspondem interfase. 4 e 6 representam divises celulares. O processo representado uma meiose. Em 7, as clulas filhas so 2n.
Quantidade de DNA 3 2 x x 2 1 4 5 6 7

2x

tempo

33. A pegada ecolgica um modelo que permite estimar a rea necessria para sustentar uma dada populao humana, considerando seu consumo de recursos naturais renovveis. [...] Uma parte das reas ecologicamente produtivas da Terra deve ser preservada para assegurar a existncia de florestas e outros ecossistemas, que abrigam grande diversidade de seres vivos e contribuem para a regularizao do clima do planeta. Este nmero vem diminuindo rapidamente devido ao aumento da populao humana e ao mau uso do solo, que sofre com eroso, poluio e outros desequilbrios. As estimativas de pegada ecolgica sugerem que, nas cidades, a rea estimada para sustentar seu padro de consumo bem maior do que a rea fisicamente ocupada por elas. Para evitar um colapso ambiental, com a extino completa de ecossistemas e a escassez de recursos naturais, considera-se que a pegada ecolgica deva estar em torno de 1,8 hectares per capita.
LOPES, Snia. Bio. Vol..3. So Paulo: Saraiva, 2006. pg. 373-375.

Qual das afirmativas abaixo melhor resume o conceito da pegada ecolgica abordado no texto acima? a) A pegada ecolgica permite rever os padres atuais de consumo e busca alternativas de um desenvolvimento que se mantenha sustentvel ao longo das geraes. b) A pegada ecolgica atualmente utilizada como um indicador de sustentabilidade ambiental, ou seja, abarca tudo que a sociedade atualmente precisa para que possa viver com uma boa qualidade de vida. c) A pegada ecolgica de uma populao tecnologicamente avanada menor do que a de uma populao subdesenvolvida devido maior eficincia na utilizao dos recursos naturais pelos pases industrializados. d) A atual sociedade de consumo utiliza de forma pouco responsvel os recursos do planeta, o que faz diminuir cada vez mais o valor estimado para a pegada ecolgica nos grandes centros urbanos. e) possvel integrar harmonicamente uma vida social, econmica e cultural a um padro de vida sustentvel que dever ser utilizado pelas futuras geraes do planeta.

SIMULADO 2009 Cincias da Natureza

14

34. Uma hiptese ousada sugere que as prticas agrcolas de nossos ancestrais dispararam o aquecimento global milhares de anos antes de comearmos a queimar carvo e andar de automvel (...) Novos indcios sugerem que, na verdade, nossos ancestrais comearam a lanar quantidades significativas de gases-estufa na atmosfera, desmatando florestas e irrigando campos de cultivo (...) Como resultado, os seres humanos mantiveram o planeta muito mais quente do que ele seria sem a influncia humana e possivelmente at mesmo evitaram o incio de uma nova glaciao. Com base no texto acima, responda:
(Scientific American Abril de 2005 )

Existe uma corrente cientfica que atribui ao aquecimento excessivo na terra neste ltimo sculo, principalmente a quantidade de gs carbnico produzido pelo homem, atravs da queima de combustvel fssil, do manejo da terra para a agricultura etc. Em relao ao gs carbnico, podemos afirmar que: a) uma molcula polar com 04 ligaes covalentes normais. b) c) d) e) uma molcula apolar com 04 ligaes covalentes normais. uma molcula polar com 03 ligaes covalentes normais e uma dativa. uma molcula apolar com 03 ligaes covalentes normais e uma dativa. uma molcula polar com 03 ligaes covalentes dativas e uma normal.

35. Para reduzir a emisso de gases txicos os carros devem sair de fbrica com a presena de catalisadores que so colocados no tubo de descarga, para que gases nocivos sade, como o CO e NOx, sejam transformados em substncias menos agressivas. Este catalisador pode ser o Paldio ou o Rdio, metais de transio que possuem um alto valor econmico. Sobre o papel dos catalisadores em uma dada reao correto afirmar que: a) b) c) d) O catalisador aumenta a energia de ativao da reao. O catalisador aumenta a variao de entalpia da reao. O catalisador age exclusivamente na reao direta. O catalisador diminui a energia de ativao da reao.

e) O catalisador diminui a variao de entalpia da reao. 36. Existem latas chamadas latas inteligentes, pois podem aquecer ou resfriar o seu contedo. Algumas latas possuem no seu interior uma serpentina cheia de gs carbnico sob presso. Ao abrir a lata, o gs liberado, provocando um resfriamento rpido, que gela a bebida em 15 segundos. Em outras, ocorrem reaes como essa citada abaixo: CaO + H2O Ca(OH)2 Essa reao foi utilizada durante a segunda guerra mundial para fornecer comida quente aos soldados em campo de batalha. Essa reao pode ser classificada como: a) endotrmica b) neutralizao c) exotrmica d) deslocamento e) dupla troca

SIMULADO 2009 Cincias da Natureza

15

37. Com as reflexes feitas por Arquimedes (287 - 212 a.C.), definiu-se que a densidade de um corpo era a razo entre sua massa e seu volume. A partir da densidade, foi possvel verificar que determinados materiais, das mais variadas formas geomtricas, podiam flutuar, submergir ou ir ao fundo. Verificou-se que uma fora agia no corpo, quando este estava mergulhado em um lquido. Essa fora recebeu o nome de empuxo e atua no corpo, no sentido de emergi-lo. Com esses conceitos, a fsica auxiliou, e ainda hoje auxilia, na criao de robs aquticos para realizarem determinadas tarefas, como o desenvolvido pela FATEC de Ja. Com base nessas informaes, consideremos duas tiras de massinhas de modelar, A e B, de mesma massa, com a possibilidade de serem moldadas para se obter qualquer forma geomtrica. Ao coloc-las em um meio lquido (gua), pode-se afirmar que a) uma jangada feita com a massa A flutua, e uma canoa feita com a massa B no. b) uma jangada feita com a massa A afunda, e uma esfera macia com a massa B no. c) uma canoa feita com a massa A flutua, e uma esfera oca feita com a massa B tambm. d) uma canoa feita com a massa A flutua, e uma esfera macia feita com a massa B tambm. e) uma canoa feita com a massa A afunda, e uma esfera macia feita com a massa B no afunda.

38. (Enem/2000) Um dos grandes problemas das regies urbanas o acmulo de lixo slido e sua disposio. H vrios processos para a disposio do lixo, dentre eles o aterro sanitrio, o depsito a cu aberto e a incinerao. Cada um deles apresenta vantagens e desvantagens. Considere as seguintes vantagens de mtodos de disposio do lixo: I. diminuio do contato humano direto com o lixo; II. produo de adubo para agricultura; III. baixo custo operacional do processo; IV. reduo do volume de lixo. A relao correta entre cada um dos processos para a disposio do lixo e as vantagens apontadas : Aterro sanitrio a) b) c) d) e) I I II II III Depsito a cu aberto II III IV I II Incinerao I IV I IV I

SIMULADO 2009 Cincias da Natureza

16

39. (Enem/2007) H diversas maneiras de o ser humano obter energia para seu prprio metabolismo utilizando energia armazenada na cana-de-acar. O esquema abaixo apresenta quatro alternativas dessa utilizao.

A partir dessas informaes, conclui-se que a) a alternativa 1 a que envolve maior diversidade de atividades econmicas. b) a alternativa 2 a que provoca maior emisso de gs carbnico para a atmosfera. c) as alternativas 3 e 4 so as que requerem menor conhecimento tecnolgico. d) todas as alternativas requerem trabalho humano para a obteno de energia. e) todas as alternativas ilustram o consumo direto, pelo ser humano, da energia armazenada na cana. 40. Ao nvel do mar podemos dizer que a presso parcial do oxignio aproximadamente 0,2 atm e a do nitrognio 0,8 atm, considerando que o ar contm aproximadamente 20% de O2 e 80% de N2. A cada 10 m de descida, a presso aumenta de 1 atm aproximadamente. Desse modo, haver mais ar dissolvido em seu sangue de acordo com a lei de Henry. A presso parcial do oxignio no pode ser muito alta (recomenda-se abaixo de 1,6 atm), porque o oxignio em excesso acelera o metabolismo. Como defesa do organismo, o ritmo respiratrio diminui, com isso, diminui tambm a eliminao do CO2, o que provoca o envenenamento do mergulhador. A presso parcial elevada no nitrognio, por sua vez, causa a chamada "embriaguez do nitrognio", que faz o mergulhador perder a noo da realidade. Por essas razes, mergulhos mais profundos so feitos com misturas de oxignio e hlio. Se a subida do mergulhador for muito rpida, a descompresso faz com que os gases dissolvidos se separem rapidamente do sangue, resultando na formao de bolhas na corrente sangunea (exatamente como acontece quando se abre uma garrafa de refrigerante). Esse fenmeno pode causar: coceira, devido formao de microbolhas sob a superfcie da pele ("pulga do mergulhador"); fortes dores nas articulaes (conhecidas pelo termo ingls berids); ruptura de alvolos pulmonares, devido expanso gasosa nos pulmes; e at mesmo morte por embolia cerebral, caso as bolhas presentes na corrente sangunea prejudiquem e/ou impeam a chegada do sangue ao crebro.
(texto adaptado do livro: Qumica Geral Ricardo Feltre)

Com relao ao texto abordado, pergunta-se qual a presso parcial do oxignio a 40 m de profundidade? a) 4 atm b) 5 atm c) 0,8 atm
SIMULADO 2009 Cincias da Natureza

d) 1,0 atm e) 0,2 atm


17

41. O grfico a seguir mostra, em ordem aleatria de posio na tabela peridica, as primeiras energias de ionizao (EI) dos oito elementos representativos do quinto perodo da tabela peridica. Os oito elementos esto denominados genericamente por A, B, C, D, E, G, J e M.

Com base nos dados apresentados no grfico e nos conhecimentos sobre o tema, analise as afirmativas. I. O elemento B possui dois eltrons na camada de valncia. II. O elemento D possui apenas 4 camadas eletrnicas. III. O elemento G possui configurao de valncia igual a 5s25p6. IV. O elemento C se estabiliza quando perde 1 eltron da camada de valncia. Assinale a alternativa que contm todas as afirmativas corretas. a) I e II. b) I e III. c) III e IV. d) I, II e IV. e) II, III e IV. 42. Cada brasileiro gera diariamente, em mdia, 500 gramas de lixo. Esse nmero chega a 1 kg, dependendo do poder aquisitivo e do local onde se vive. S em So Paulo so produzidas 12 mil toneladas dirias de lixo. Alm do volume, o lixo causa poluio e problemas sanitrios urbanos. Dentre as recomendaes e aes apontadas para diminuir o problema do lixo esto as seguintes: separar e coletar o lixo reciclvel, reciclar o lixo, reduzir o descarte de materiais, destinar o lixo "orgnico" para compostagem, destinar o lixo para o aterro sanitrio. Ainda sobre o lixo, pode-se afirmar que: a) Os lixes abertos repercutem em problemas que ameaam a sade e a sobrevivncia do indivduo, como elevao da temperatura ambiente, o que contribui para diminuir a energia cintica das molculas responsveis pelo mau cheiro nesses lixes. b) Lixo reciclvel todo tipo de material descartvel, desde que esteja separado. c) Compostagem o processo pelo qual o lixo orgnico transformado em adubo. d) A emisso de gases de efeito estufa produzida pelos lixos aumentam a quantidade de ondas de calor (ultra-violeta, principalmente), aprisionadas por esses gases. e) Reduzir o descarte de materiais significa no produzir e consumir produtos industrializados.

SIMULADO 2009 Cincias da Natureza

18

43. O forno microondas tem se tornado um utenslio muito utilizado no nosso dia-a-dia devido a sua eficincia e praticidade. Nos fornos h um gerador de ondas eletromagnticas que emite frequncia da ordem de 2.450 MHz. A frequncia emitida provoca uma agitao nas molculas de gua contidas nos alimentos, devido sua polaridade, provocando assim, o seu aquecimento. Qual das molculas abaixo teria o mesmo comportamento diante da exposio s ondas eletromagnticas? a) CH4 b) H2 c) O2 d) CO2 e) CO 44. Uma mulher com idade entre 25 e 35 anos foi contaminada pelo vrus HIV depois de receber transfuso de sangue (...). A contaminao da mulher pode ter ocorrido em razo da chamada janela imunolgica.
(Folha de S.Paulo, 06.08.2005.)

Janela imunolgica o nome dado ao perodo compreendido entre a infeco do organismo e o incio da formao de anticorpos contra o agente infeccioso. Considerando tais informaes e o que se conhece sobre a infeco por HIV, podemos afirmar corretamente que: a) essa fatalidade poderia ter sido evitada se o sangue do doador tivesse passado, antes, por testes sorolgicos para a deteco de HIV. b) a ao do HIV no organismo justamente destruir o sistema imune. Por isso, so feitos testes para deteco do vrus e no de anticorpos. c) a mulher j estava com o sistema imune fragilizado, o que facilitou ainda mais a entrada e a instalao de agentes infecciosos, aqui, no caso, do HIV. d) o doador era portador do HIV e os testes no detectaram a infeco. Ter feito o teste recentemente no garante total segurana, devendo-se, portanto, evitar a exposio a situaes de risco. e) transfuses de sangue hoje so um dos principais meios de transmisso do HIV. Isso demonstra a necessidade de campanhas para alertar doadores e receptores de sangue sobre os cuidados a serem tomados. 45. Analise o grfico, que apresenta as temperaturas de ebulio de compostos binrios do hidrognio com elementos do grupo 16 (coluna 6A), presso de 1 atm.

A partir das informaes apresentadas, INCORRETO afirmar que: a) a substncia mais voltil o H2S, pois apresenta a menor temperatura de ebulio. b) a gua apresenta maior temperatura de ebulio, pois apresenta ligaes de hidrognio. c) todos os hidretos so gases temperatura ambiente, exceto a gua, que lquida. d) a 100 C, a gua ferve, rompendo as ligaes covalentes antes das intermoleculares.
19

SIMULADO 2009 Cincias da Natureza

Potrebbero piacerti anche