Sei sulla pagina 1di 19

Revista Direito & Dialogicidade

RESENHA DESCRITIVA
Jos Patrcio Pereira Melo1 Obra Resenhada: INTRODUO AO PENSAMENTO JURDICO CRTICO Autor: Dr. Antonio Carlos Wolkmer Local da Publicao: So Paulo Editora: Saraiva Data: Janeiro de 2010 Edio: 6.a. edio Tamanho: 270 p

Introduo

Como o ttulo sugere: INTRODUO AO PENSAMENTO JURDICO CRTICO, o ponto central uma crtica ao estudo e teorias tradicionais do Direito, ao modelo dogmtico de dizer o direito. ao mesmo tempo, um esforo de congregar estudos e pensamentos em torno de uma abordagem inovadora sobre as questes emergentes na sociedade latino-americana, seus conflitos contra as injustias sociais e o esgotamento de setores sociais com a reproduo do modelo europeu em detrimento da cultura latina. Enfim, um novo olhar sobre a realidade que resulta do pensamento jurdico crtico e suas diversas correntes no Brasil, na America Latina e nos Estados Unidos. Comea o autor por conceituar termos e expresses como teoria jurdica crtica, crtica jurdica ou pensamento crtico, como indicadores do mesmo norte: o exerccio reflexivo de questionar o pensamento jurdico tradicional. Muito conciso e coerente, o autor cuida de desmistificar esse novo conceito de pensamento jurdico enquanto uma teoria cientfica pronta, preferindo referir os diversas possibilidades que ela sugere, considerando as contradies de um novo momento histrico, complexo, que exige um olhar multidisciplinar, num contexto prtico e terico, tomado pela dogmtica. No pra por a. A exegese do novo contedo doutrinrio da teoria crtica do direito teve o cuidado de descrever o objeto desse conhecimento, ou desse pensamento, bem como sua repercusso prtica, dinamizando as possibilidades de se implantar tal crtica ao processo de mudanas que est em curso na sociedade.

Professor do Curso de Graduao de Direito da Universidade Regional do Cariri URCA, Mestre em Direito Constitucional pela Universidade Federal do Cear e Doutorando da Universidad de Buenos Aires

Revista Direito & Dialogicidade

Os objetos descritos so questes epistemolgicas e questes poltico-ideolgicas e sua verificao real, emprica. As justificativas apontam para a necessidade da mudana do pensamento jurdico formalista, tradicional, dogmtico, para um pensamento crtico. Est em esgotamento profundo o modelo tradicional, aponta o autor, despreparado para enfrentar as complexidades dos novos tempos. Como toda crtica h a presuno de denunciar mitos e falcias que sustentam e reproduzem o modelo tradicional de outro modo espera-se que o novo pensamento seja capaz de impulsionar a construo de uma organizao social mais justa e democrtica. Seguindo um padro de exigncia metodolgico o livro fixa o olhar da teoria nascente nas dcadas de 70, 80 e 90 e seu desenvolvimento nos Estados Unidos, em alguns pases da Europa Ocidental e na Amrica Latina. Com abordagem indutiva, procedimentos crticos-comparativos e histrico-social com pesquisa descritiva. O livro, em seu bojo pe frente a frente os principais autores dessa discusso, em especial Hans Kelsen de um lado e Marx, do outro. Em sete captulos.

PRIMEIRA PARTE: CRTICA JURDICA E SUA TRAJETRIA NO OCIDENTE

Captulo 1 Natureza e Problematizao da Teoria Crtica. Crise de Racionalidade e Mudana de Paradigma

Ao referir-se aos paradigmas que pautaram a existncia da Amrica Latina durante sculos: verdades teolgicas, metafsica, racionalidade, os quais geraram modelos culturais, normativos e instrumentais e ao contrap-los s necessidades e anseios do presente, conclui o autor que elas se tornaram insatisfatrios e limitados. Principalmente no sentido filosfico-terico que fundamentam as instituies e aes tradicionais. A escola do pensamento jurdico crtico prope uma alternativa filosfica para orquestrar esse novo momento. Convm destacar que perfeitamente claro que h uma crise de paradigmas proporcionada pela emergncia de novidades e problemas que no esto dimensionados nos caracteres da antiga filosofia fundante, como descreve o autor s fls. 2: - A crescente complexidade de conflitos; - heterogeneidade socioeconmica; - concentrao e centralizao do capital; - expanso do intervencionismo do Executivo.

Revista Direito & Dialogicidade

abrir os olhos para se aperceber deste fato. As razes que orientam uma nova alternativa que estamos a analisar. Em descrio dos fatos tradicionais o autor localiza a principal dicotomia dominante na historiografia do direito e das suas estruturas: o racionalismo-natural (jusnaturalismo) e o racionalismo lgico-instrumental (positivismo jurdico). Ambas em crise, conclui o autor. Merece esclarecermos, contudo, que no parece haver uma defesa ostensiva de uma corrente ou outra de atuao crtica... mas trata-se de um movimento e uma aproximao de manifestaes filosficas crticas sobre o fenmeno daquilo que sendo tradicional, dogmtico, agride, oprime e ignora os fatores sociais novos do nosso tempo.

1.2.

Natureza e conceituao da crtica

As categorias conceituais de crtica para a escola do pensamento jurdico crtico esto associadas de modo ampliado ao conceito marxista de desmitificar ideologias ocultas que projetam os fenmenos de forma distorcida. O ponto de partida desse pensamento est na experincia histrico-concreta... e das necessidades humanas essenciais.

1.3.

Origens filosficas da teoria crtica

A escola de Frankfurt aparece como a precursora da escola crtica do direito em sua representao mais importante. Cada um ao seu modo, os principais autores da escola de Frankfurt: Max Horkheimer, Theodor Adorno, Herbert Marcuse e Jrgem Habermas, fazem uma critica filosofia tradicional na medida em que aceitam a contradio e o trabalho permanente da negatividade, presente em qualquer processo de conhecimento. Essa posio acima de tudo, mais democrtica e inclusiva em sentido multidisciplinar, medida que o direito isoladamente, no consegue comportar o conjunto de informaes que esta teoria possibilita. As categorias processo histrico-social e superao da realidade so chaves na explicao da nova teoria enquanto condicionantes para se pensar um novo direito e como expectativa de mudana. Elas servem para contrapor a idia de razo e conscincia na teoria tradicional voltada ao mundo da natureza e contemplao do presente.

1.4.

Objetivos e significao da Teoria Crtica

O autor faz uma apresentao muito clara quanto aos objetivos da teoria crtica: definir um projeto que possibilite a mudana da sociedade em funo do novo tipo de homem.

Revista Direito & Dialogicidade

O significado da teoria crtica de ser uma filosofia histrico-social de estrutura cognitiva reflexiva, que se utiliza de uma linguagem de apelo progressista, que legitima uma aspirao utpica e revolucionria, denota-se das idias do autor. Observe-se que estas categorias no so novas e foram utilizadas para justificar outras teorias, dentre elas a positivista.

1.5.

Imprecises e aporias da teoria crtica

Segue-se uma seqncia de reflexes que conduzem uma crtica da teoria crtica. bastante lcida a descrio das imprecises da teoria crtica, dentre elas destacamos: Escola frankfurtiana: trata-se de uma teoria crtica que deve permanentemente ser questionada para no incorrer em absolutizaes e dogmatismos. Para o autor as crticas tambm no esto acima da verdade e so tratadas como inconsistentes e sujeitas a interpretaes contrrias. Merecem destaque: Phil Slater: para este autor, a teoria crtica no deve ficar na constatao e na conscincia das problemticas, necessrio que a teoria se envolva da organizao e da ao poltica. As imprecises e aporias, conclui o autor, no impedem a existncia plena daqueles que buscam um projeto transcultural que represente o instrumental de resistncia.

2.

TEORIA CRTICA NO DIREITO

2.1. Noes, conceito e objetivos

O nascimento da teoria crtica do direito se situa na dcada de 60, a partir de tericos soviticos como Stucka e Pashukanis, Gramsci, da teoria frankfurtiana e Foucault. Na dcada de 70 foi promovida pelo manifesto da associao crtica do direito, na Frana, de magistrados italianos na dcada de 80, oportunidade em que a teoria crtica chega Amrica Latina. Crtica, enquanto categoria do pensamento jurdico, pode e deve ser compreendido como o instrumental operante que possibilita no s esclarecer, despertar e emancipar um sujeito histrico submerso em determinada normatividade repressora. Conclui, o autor, afirmando que a Teoria Crtica e uma formulao terico-prtica que se reveste sob a forma de um exerccio reflexivo capaz de questionar e romper com o que est disciplinado. A teoria crtica se prope a ser medida em razo do sentido sociopoltico do Direito.

Revista Direito & Dialogicidade

A teoria crtica legitima-se ao ser competente em distinguir, na esfera jurdica, o nvel das aparncias. As caractersticas de uma teoria crtica: a) Mostrar os mecanismos discursivos. b) Denunciar as funes polticas e ideolgicas do estado. c) Rever as bases epistemolgicas que comandam a produo tradicional da cincia do Direito. d) Superar a idia do direito enquanto saber tcnico e recolocar o direito no conjunto das prticas sociais. e) Formar cidados para atuar na vida social e poltica e no agentes de Estado. f) Modificar as prticas tradicionais de pesquisa para incorporar prticas menos ortodoxas. g) Educar nas escolas de Direito para formar cidados autnomos, no pensar, sentir e agir.

2.2.

Possibilidades e limites de uma teoria jurdica crtica

Esse captulo fala da teoria critica enquanto teoria cientfica epistemolgica e, claro, dos limites que pesquisadores colocam para esse novo pensamento que limitam sua definio enquanto cincia, trata-se, sobretudo de uma crtica teoria crtica... pela falta de uma sistematizao e organicidade terica. O autor, entretanto, destaca a existncia inequvoca de um movimento filosfico voltado para pensar o Direito criticamente, questionar e superar o modelo jurdico tradicional. Das vrias correntes de pensamento que emergiram na dcada de 80 acerca da teoria crtica do direito, o autor destaca duas em especial que se contradizem: a) Encabeada por Michel Miaille e Ricardo Entelman que defendem a possibilidade de construo de uma teoria crtica. Com as caractersticas defendidas ab initio, de uma nova teoria, transgressora, capaz de promover rupturas com o tradicional e o dogmtico. Uma teoria marxista renovada. Em Entelman, a teoria crtica do direito favorecer a emergncia de um novo discurso jurdico, assentado nos caminhos do ecletismo e da interdisciplinaridade. b) Encabeada por Leonel S. Rocha e Luis A. Warat que no aceitam a idia da existncia de uma teoria crtica do direito, mas de um discurso ou movimento fragmentado por perspectivas metodolgicas. Em Rocha a crtica teoria crtica enfatiza o carter ingnuo da Teoria Crtica do Direito em razo da fixao em uma oposio geral teoria dogmtica tradicional e no segundo caso destaca que no h, em termos conceituais e pragmticos, tanta diferena quanto

Revista Direito & Dialogicidade

parece nas teorias tradicionais e a Teoria Crtica do Direito, em razo da incorrncia nas mesmas insuficincias da dogmtica positivista e carter poltico que a Teoria Crtica do Direito procura impor, de natureza a buscar o controle da teoria jurdica dominante. O autor caracteriza essa crtica como questionamento fragmentado, relativista e niilista, cuja opinio se assenta em superficialidades. J a crtica feita por Warat mais consistente, ele aborda em profundidade a TCD para dizer que a fragmentao terica e a falta de objetividade de seus resultados induzem formao de uma corrente, de um movimento que fala em nome de uma verdade social, substitutiva de uma verdade que fala em nome da lei. Em outras palavras, Warat s fls. 30, observa que as correntes crticas do direito, articulam uma dessacralizao dos efeitos mitolgicos

comprometidos com o referente imaginrio do legislador racional. Porm, no incomoda em profundidade a dita mitologia.

No final dos aos 80 e incio dos anos 90 Warat sugere em seus escritos que a TCD no mais existe. O autor, em contraponto, acrescenta que no se pode negar o vasto movimento do pensamento critico, mesmo sem matizes uniformes e sistemticos. Por ltimo parece haver um consenso de que a TCD no uma teoria pronta em termos epistemolgicos, e como pensamento crtico questionador seria mais adequado enquadr-la como corrente, tendncia e/ou o conjunto de teorias crticas. Enquanto um saber em formao deve haver urgente a cooperao cientfica entre os juristas crticos para consolidar uma metodologia, objetivos e profundidade terica TCD.

3.

PRINCIPAIS ESCOLAS DO PENSAMENTO JURDICO CRTICO NO OCIDENTE

3.1. Orientao Crtica nos Estados Unidos

Critical Legal Studies CLS. Ecltica trata-se de um pensamento crtico do liberalismo norte-americano, por um grupo de professores da Univ. de Winsconsin rapidamente expandida para outros centros de estudos. De influncia marxista-frakfurtiana e do estruturalismo francs, a Teoria Crtica do Direito, em sua verso norte-americana, emprica sem reduzir-se a um enfoque exclusivamente emprico-analtico... est orientada ao esclarecimento e emancipao social, e no exclusivamente articulao de uma nova tecnologia social. So expoentes da CLS, dentre outros: Robert Gordon, William Simon e o brasileiro Mangabeira Unger.

Revista Direito & Dialogicidade

A CLS se debruou na crtica do direito americano como ideologia, legitimao e fora hegemnica.

3.2.

Correntes crticas na Europa

3.2.1. Frana Associao Crtica do Direito

Teve dois perodos distintos, o primeiro voltado para a idia central de implantao do socialismo e de crtica ao modelo capitalista traduz claramente que o direito e o Estado so fenmenos produzidos pelas contradies sociais, a crtica se assenta na neutralidade do pensamento jurdico que legitima o modo de produo capitalista. No segundo perodo h uma crtica alm da teoria marxista, trata-se de superar o discurso formal-positivista.

3.2.2. Itlia Uso alternativo do Direito

No se trata de fundar uma nova teoria, mas em aplicar a teoria existente com foco nos setores sociais e classes sociais menos favorecidas. Idealizada por professores universitrios, advogados e magistrados progressistas nas dcadas de 60 e 70. Apoiados por pressupostos do pensamento neomarxista contemporneo, os autores do movimento pelo uso alternativo do direito consideravam dois aspectos que merecem destaque: 1) A funo poltica do direito enquanto instrumento de dominao capitalista. 2) O poder judicirio como instrumento de reproduo da poltica e ideologia oficial do Estado.

3.2.3. Alemanha Pensamento jurdico crtico

Fundamentada em uma compreenso racionalista antidogmtica da realidade jurdica, prope uma anlise reflexiva do fenmeno direito-politica-realidade. Reflexo, para Dietrich Bhler tem um sentido inovador como instrumento transcendental de articulao entre a teoria e a prxis. Outro importante autor dessa corrente Wolf Paul.

Revista Direito & Dialogicidade

3.2.4. Espanha Tendncias antidogmticas e pluralistas

Trata-se de um conjunto de autores neomarxistas, identificados como discurso socialdemocrata, funcionalista. Expoentes de uma filosofia analtica do direito. Inaugurada na Espanha ps-Franco, na dcada de 70.

3.2.5. Blgica Modelo de crtica interdisciplinar

A partir do seminrio intitulado Seminrio Interdisciplinar de Estudos Jurdicos lanaram as bases para as possibilidades de uma cincia jurdica crtica em substituio a cincia dogmtica do direito, tendo como matriz o dilogo do direito com as cincias humanas (interdisciplinaridade).

3.2.6. Portugal Sociologia jurdica das emancipaes

Tendo como principal expoente Boaventura de Souza Santos, essa tendncia emancipatria do cidado, de natureza anti-eurocntrica, se fixa nas bases tericas da sociologia, pautada por preocupaes morais e sociopolticas, voltadas para uma sociedade mais igualitria, ... com transformao das relaes de poder e com a construo de uma globalizao contra-hegemnica. Parece-nos um dos mais importantes quadros da Teoria Crtica do Direito, em razo de seu olhar terico-prtico sob as dinmicas sociais dos novos tempos. Essa percepo no excludente do ponto de vista terico, posto que parte da idia central da modernidade e suas bases, para avanar em processos de crtica epistemolgica, considerando as incompletudes das promessas que no lograram xito com a modernidade (esta contaminada pelo capitalismo). Regulao social e emancipao social so os pontos de partida para um novo senso comum: solidrio e participativo. A anlise realizada por Boaventura sobre a estrutura do sistema judicial capitalista exemplar. Principalmente no tocante composio das estruturas bases da legalidade capitalista: retrica, burocracia e violncia. E o papel que a retrica pode ter na retomada de um novo modelo de senso comum. A partir de seus estudos nascem propostas de reviso do parelho judicial para alternativas que privilegiem o dilogo, diminuio da burocracia e da violncia: criao de processos, instncias e instituies relativamente descentralizadas, informais e desprofissionalizadas que substituam ou complementam a administrao tradicional da justia.

Revista Direito & Dialogicidade

3.4.

CORRENTES CRTICAS DO DIREITO NA AMRICA LATINA

No Mxico destacam-se dois autores: Oscar Correas o qual manifesta oposio ao modelo social-econmico. Sua crtica alcana uma nova anlise sobre os direitos sociais, dos ndios, dos direitos humanos e do pluralismo legal. Outro autor importante Jesus Antonio de La Torre Rangel voltado para a construo de uma teoria inclusiva, pluralista e revolucionria para a libertao popular da Amrica Latina. No Chile destaca-se atuao jurdica e poltica de Eduardo Novoa Monreal, com sua crtica aos mecanismos jurdicos do capitalismo que impedem o desenvolvimento de mudanas nas estruturas sociais. Victor Manuel Mancayo, Gilberto Tobn Sanin, dentre outros, destacam-se no cenrio jurdico crtico da Colmbia, por sua preocupao do papel do Direito no Estado, contra o avano do capitalismo, o acesso justia pelas camadas populares e os impactos da globalizao. Na Argentina o autor destaca que no h uma escola crtica proeminente, em razo particular, dos regimes militares implantado naquele pas. Dentre os autores que desenvolveram seus escritos fora da Argentina merecem ateno, contudo: Ricardo Entelman, Carlos M. Crcova, Enrique Zuleta, com temticas analticas estrutural da sociedade, suas relaes com o discurso transdisciplinar, o que permitiu a incurso da Psicanlise, Teoria do Discurso e Sociologia para compreenso e critica do aparelho jurdico repressor do Estado e sua relao com os cidados.

SEGUNDA PARTE PENSAMENTO JURDICO CRTICO NO BRASIL

CAPTULO 4 TRAJETRIA CRITICA DO DIREITO BRASILEIRO

4.1. Questes Epistemolgicas

O conceito de crtica novamente trazido para esclarecer que se trata de um exerccio reflexivo de questionar a normatividade que est ordenada/legitimada em uma formao social e admitir a possibilidade de outras formas diferenciadas de prticas jurdicas. Fls. 86. Nada mais , portanto, do que buscar outro referencial epistemolgico que atenda modernidade presente, que est em crise.

Revista Direito & Dialogicidade 10

No vislumbra o autor uniformidade na cultura da teoria crtica no Brasil, ao modelo waratiano, ou seja fragmentrio, os diversos discursos que ao longo da histria contestavam ou criticavam o modelo de Estado e Direito vigentes, se inserem numa corrente crtica brasileira, incluindo os balces de direitos, programas de assessoria popular das universidades, ONGs, etc..

4.2. Tendncias da crtica jurdica: Escolas e Representantes

Inicialmente o autor pontua a distino entre saber dogmtico interno e saber crtico, influenciado pelo ambiente social externo, como condio para se avanar na discusso em torno do pensamento jurdico crtico no Brasil. Quatro conjuntos de pensamento critico foram descritos pelo autor como referenciais de crtica jurdica: 1. Critica jurdica de perspectiva sistmica presente nos centros de investigao da USP e UFPE. Na USP na dcada de 70 e 80, destaque para Trcio Sampaio Ferraz Jr fulcrado num modelo sistmico fechado, com inspirao em Niklas Luhmann e Theodor Viehweg, baseia seus escritos em viso crtica e interdisciplinar, zettica, voltadas para a realizao de um fim, que a deciso dos conflitos em contraposio ao dogmatismo. O autor aprecia o seu atual momento terico como neopositivista, um pouco distante da Teoria Crtica do Direito. Merece destaque um dos maiores expoente da escola da USP, Jos Eduardo Faria, exaluno de Tercio Ferraz Jr. Seu alcance multidisciplinar aproxima o dilogo do pensamento crtico da Sociologia, Poltica e Filosofia. Sua posio informa o autor, estrutural-funcionalista, com inspirao tambm em Max Weber, Trcio Ferraz Jr. e a escola funcionalista liberal norte-americana. Seus escritos fazem uma crtica analtica ao binmio Direito e Sociedade, tendo como foco a produo e estruturao da instncia da formao jurdica, a funo do direito e as condies socioeconmicas e polticas de aplicao do direito positivo. No pensamento de Eduardo Faria merece destaque tambm a abordagem multidisciplinar reflexo epistemolgica da Teoria Crtica do Direito. UFPE (mestrado) destaque para atuao Joo Maurcio Leito Adeodato, cuja inquietude intelectual e a erudio expressada por uma evoluo que vai de uma sistematicidade ontolgica at abordagens prximas do pluralismo e da

interdisciplinaridade.

Revista Direito & Dialogicidade 11

2. Crtica jurdica de perspectiva dialtica: Espalhados por diversas regies do Brasil, o autor cita em destaque as caractersticas da perspectiva dialtica: teoria do conflito, a dimenso poltico-ideolgica do jurdico, a defesa de uma sociedade democrtica e socialista, a efetivao da justia social, a superao da legalidade tradicional liberalburguesa e a opo pelos excludos e injustiados. So autores de destaque Roberto Lyra Filho, Jos Geraldo de Souza Jr, Roberto A. R. de Aguiar e Luiz Fernando Coelho, o primeiro entusiasta do pluralismo jurdico da filosofia jurdica denominada humanismo dialtico, teorias voltadas para a efetivao dos direitos humanos e da causa dos oprimidos. Jos Geraldo de Souza Jr. ser o herdeiro dessa filosofia Lyriana, agregando elementos de trabalho social e inovador. 3. Crtica jurdica de perspectiva semiolgica: em Luiz Alberto Warat que a crtica jurdica sob a perspectiva semiolgica no Brasil se assenta. Um olhar crtico particular que envolve momentos distintos da sua literatura. Antes de vir para o Brasil uma releitura kelseniana com abordagem lgico-estrutural da dogmtica jurdica ocidental. O segundo momento na dcada de 70-80 os aspectos semiolgicos so presentes na crtica social de Warat, a semiologia se manifestar sob o ngulo de um realismo-lingustico, a teoria das significaes jurdicas e mais tarde a semiologia do poder. A decodificao dos signos que assistem ao aparelho estatal do Direito e do Poder ser um dos objetivos da crtica de Warat. Na Semiologia do Poder, Warat procurou analisar as funes ideolgicas e os efeitos do poder nos diferentes discursos jurdicos, mantendo permanente dilogo com Kelsen, Foucault, Bachelard e Barthes. Em seus ltimos trabalhos, Warat est voltada para o surrealismo jurdico, uma ironia ps-modernidade e a crise da condio humana. 4. Critica jurdica de perspectiva psicanaltica o no dito e as questes que se escondem atrs do discurso normativo do direito o cenrio para a crtica de perspectiva psicanaltica. No dizer do autor, esta crtica destaca a vinculao do texto legal na manipulao dos desejos inconscientes e na revelao especfica da funo normativa enquanto estrutura repressora da sociedade. Destaque para Agostinho Marques Neto, sua crtica social aborda o objeto da cincia do Direito como um fenmeno que se gera e se transforma no interior do espao-tempo social., sua crtica psicanaltica apresenta uma interpretao psicanaltica da constituio do sujeito a partir da noo fundamental de lei. Jeanine Philippi tem se dedicado perspectiva psicanaltica da critica jurdica tambm. No h, contudo, um grupo coeso, com essa temtica no Brasil.

Revista Direito & Dialogicidade 12

4.3. Experincias institucionalizadas de critica no Direito

Na seara da crtica acadmica o autor cita os professores Eros Roberto Grau com incurso jusfilosfica e crtica a questes dos conceitos jurdicos, a redefinio de legalidade e legitimidade. Fbio Konder Comparato com atuao em comisses e associaes de defesa dos interesses difusos e Jos Ribas Vieira, com publicaes na rea de resoluo de conflitos e direito do consumidor. Na rea de estudo do Direito Constitucional merecem destaque Willis Santiago Guerra Filho e Luis Roberto Barroso. Preocupados em destacar o carter processual constitucional e a efetividade das normas constitucionais. Na magistratura como instrumento de critica jurdica destacam-se o grupo de juzes alternativos do Rio Grande do Sul, cujo principal expoente o Professor Amilton Bueno de Carvalho. Bem como o Ministrio Pblico Democrtico, movimento de promotores de justia de So Paulo. 4.4. Crtica Jurdica e Direito Alternativo

Essa temtica surge da necessidade de questionarmos o alcance da teoria crtica, alm do aspecto terico e a sua prtica enquanto promotora de mudana social. O direito alternativo se coloca como a melhor corrente que atende ao apelo de mudanas. Segundo confirma o autor fls. 156: o direito alternativo em relao maioria dos movimentos crticos anteriores inova. Ele faz uma opo pelos pobres... sua proposta se desloca do acadmico para a rua. A falta de uma organizao metodolgica da teoria alternativa pode ser um bice plena implantao de seus objetivos. Merece destaque a caracterizao oferecida por Amilton Bueno sobre as frentes de luta do Direito Alternativo: 1. uso alternativo do direito; 2. Positivismo de combate e 3. Direito alternativo em sentido estrito. E a teoria dos uso do direito: dimenso do institudo-sonegado, dimenso do institudo-relido, dimenso do institunte-negado. Fls. 158.

Revista Direito & Dialogicidade 13

TERCEIRA PARTE UMA DISCUSSO CRITICA: KELSEN, MARX E O DIREITO

CAPTULO 5: O DIREITO, MARX E A CRTICA DE KELSEN

5.1. Questes Preliminares

Importante contextualizao sobre os diversos enfoques de anlise da teoria econmicasocialista-comunista do Estado e do Direito para Marx a partir dos postulados de interpretao de kelsen. O carter ideolgico o fundo musical dessa anlise, com crticas de ambos os lados. Uma oposio que comum do modelo burocrtico, hierrquico e normativo de Kelsen apologia do Estado comum marxista, recheado de interrogaes sobre a perfeio do modelo fervorosamente defendido.

5.2. (In) Existncia de uma teoria geral do Direito em Marx

em Roberto Lyra Filho que o autor indica a anlise sobre a existncia de uma teoria do Direito em Marx, no caso, para dizer que no existe esta formulao terica, como querem ou sugerem alguns apressados. E explica Lyra Filho alguns obstculos: de ordem filosfica, lgica, paralgica, cronolgica, psicolgica e metodolgica que comprovam a inexistncia de uma teoria do direito em Marx. H influxos, fragmentos e enunciados, como diz Ricardo Guastini, ora cognitivos, ora preceptivos, concernentes ao Direito, contedo que em si no podem ser interpretados ou divulgados como uma teoria marxista do Direito.

5.3. Concepes Marxistas do Direito

A influncia das idias marxistas para o Direito, no que pese, a ausncia de uma teoria determinada e especfica, indiscutvel e aps a segunda guerra mundial que o ocidente passou a se dedicar leitura de Marx e elaborar crticas sobre as teorias Marxistas. Dois perodos so destacados pelo autor para sintetizar a influncia destas teorias:

PERODO CLSSICO refere-se ao perodo, posterior segunda internacional, em que autores ligados ao marxismo, especialmente Stucka e Pashukanis, desenvolvem e sistematizam uma

Revista Direito & Dialogicidade 14

teoria marxista do Direito. O contedo de tal teoria a crtica implacvel ao direito burgus, unicamente possvel na compreenso da leitura Marxista. No comunismo no cabe a existncia do direito. As teorias de Stucka e Pashukanis foram veementemente combatidas por Kelsen: PASHUKANIS KELSEN

Capta o direito como parte da realidade social, determinado pelo interesse de classe. Atribui ao direito dimenso ideolgica Atribui ao direito dimenso normativa pura Ao imitar a interpretao econmica de Marx dos fenmenos polticos reduziu o jurdico ao A eficcia do direito no fundamento, mas econmico condio de sua vigncia Na concepo materialista, os pressupostos do direito no se reduzem a uma reflexo lgico-formal, mas s relaes jurdicas geradas por um real processo social O pensamento puramente ideolgico de Pashukanis, cedeu espao a uma formulao tcnico-normativa para o direito no Stalinismo, em razo das prioridades do Estado Socialista burocrtico. Em 1937 condenado morte.

PERODO SOVIETISMO-ESTALINISTA DO DIREITO

o principal autor desse

perodo Vishinski, alinhado com o Estado Stalinista desenha uma teoria do direito socialista e rechaa as idias de Pashukanis, sob a alegativa de que no se tratava de uma teoria Marxista aquela por eles elaborada. O direito do proletariado transformado em lei e no o direito burgus. Kelsen no perde tempo em dizer que se a leitura anterior estava equivocada, quanto mais esta que uma deformao grosseira da doutrina de Marx-Engels. Para o autor, a formao terica proposta por Vishinski se aproxima muito da teoria normativa dogmtica de Kelsen.

5.4. O Problema da Ideologia e das antinomias na Teoria Pura do Direito e no Marxismo

Kelsen forma uma teoria que se prope ausente de interesses polticos e juzos ideolgicos. uma teoria do direito positivo, geral e no como o sistema terico de idias de justificao e legitimao e como conscincia falsa, iluso mtica e distoro do mundo. Era para afastar estes elementos categricos que Kelsen criou uma compreenso de teoria pura do direito. O conceito de ideologia ser revisado por Kelsen, para assinalar que h ideologias negativas e positivas, e aquela que fundamentam a teoria pura ideologia jurdica positiva.

Revista Direito & Dialogicidade 15

O posicionamento de Kelsen no ficaria sem resposta, Ljubomir Tadic registrar que a postura objetiva e fechada da teoria pura do direito, manifestao de uma teoria de cunho ideolgico-burgus, apropriada imutabilidade de qualquer status quo vigente. Kelsen simplifica a importncia da teoria Marxista, ou no chegou a compreender a realidade do pensamento de Marx, ou o que seria pior, atua sob a ideologia dominante.

QUARTA PARTE FILOSOFIA CRTICA, PLURALISMO JURDICO E AMRICA LATINA

CAPTULO 6: PLURALISMO JURDICO: NOVO MARCO EMANCIPATRIO NA HISTORICIDADE LATINO-AMERICANA

6.1. Introduo

Trata-se da emergncia de um novo paradigma que representa a terica crtica do direito e que faz opo por uma oportunidade de emancipao em razo da inadequabilidade de solues propostas pela doutrina tradicional para os novos problemas do presente. O pluralismo jurdico a proposta que atende aos reclamos de uma teoria crtica, desde que esteja comprometida com a reconstruo democrtica da sociedade civil, a redefinio das funes do Estado e a implementao de um sistema de regulamentao identificado com as carncias da sociedade ps-moderna.

6.2. Pluralismo Jurdico: Natureza e Caracterizao

No assunto novo para o Direito a existncia de uma cultura do pluralismo jurdico. As razes de unificao que vemos prevalecer hoje na sociedade ocidental tiveram forte influncia da Revoluo Francesa e em meados do sculo XX emerge como possibilidade na doutrina de juristas e socilogos do direito, sobre esse novo surgimento do pluralismo que o autor aborda neste captulo. Boaventura de Sousa Santos, citado pelo autor s fls. 189, refere-se a dois tipos de pluralismo que tiveram sua insero na histria a partir de casos concretos: a) origem colonial advinda da metrpole implantada colnia e convivente com o modelo de direito adotada pelos nativos. b) origem no colonial h vrias situaes indicadas pelo autor, dentre elas quando determinado Estado passa por um processo de revoluo e na fase de transio de um sistema a outro, h convivncia de dois sistemas jurdicos. H os casos de populaes indgenas no

Revista Direito & Dialogicidade 16

totalmente dizimadas que tem processos legais diversos e que vivem com autorizao do estado para atuarem em seus domnios e cultura, o caso brasileiro por exemplo. As razes para um novo pluralismo jurdico, indica Vandelinden, citado pelo autor, est na ineficcia do modelo de unicidade do Direito. As modalidades de pluralismo apresentada pelo autor so: PLURALISMO JURDICO ESTATAL concebe-se como aquele modelo reconhecido, permitido e controlado pelo Estado. E PLURALISMO JURDICO COMUNITRIO age num espao formado por foras sociais e sujeitos coletivos com identidade e autonomia prprias, subsistindo independentemente ao controle social. Os crticos do pluralismo, no so poucos!, Vem nesta abordagem riscos de uma administrao do direito e da justia que se aproxima de setores progressistas e reacionrios ao mesmo tempo.

6.2. Pluralismo Jurdico como projeto CONSERVADOR

O pluralismo conservador que hegemnico e justificador de concentrao de renda, neocolonialista, opem-se radicalmente ao pluralismo progressista e democrtico. O PLURALISMO conservador, afirma o autor, inviabiliza a organizao das massas e mascara a verdadeira participao.

6.3. Pluralismo Jurdico como projeto EMANCIPATRIO

No dizer do autor, um projeto de pluralismo jurdico emancipatrio uma alternativa crtica de promover o direito. Esse projeto deve estar ligado aos anseios da populao de garantir a satisfao de necessidades essenciais e no somente: 1. Deve legitimar novo sujeitos sociais campesinato, indgenas, negros, mulheres. 2. Democratizao e descentralizao do espao pblico participativo polticas democrticas de base, controle social, conselhos. 3. Defesa pedaggica de uma tica da alteridade a composio valorativa que a nova doutrina do pluralismo pode gerar. so concepes valorativas que surgem dos prprios conflitos e interesses desses novos sujeitos insurgentes. 4. Consolidao de processos conducentes a uma racionalidade emancipatria agir e atuar conforme esses condicionantes de inovao democrtica e social.

Revista Direito & Dialogicidade 17

6.5. Pluralismo Jurdico e prticas sociais ALTERNATIVAS

Estamos falando, de fato, de uma teoria emancipatria. No h como negar que a sociedade atual desenvolveu e recria mecanismos de atuao e soluo de conflitos mais adequados a necessidades do presente, a conflitos sociais que no havia antes. So novos anseios que se resolvem com novas alternativas, algumas jurdicas. A novidade que esse novo direito no nasce nos tribunais ou nas casas legislativas, uma autntica forma alternativa de fazer justia que deve caminhar para uma convivncia com o direito oficial. Alguns exemplos desse novo momento: a prtica alternativa do direito implantada na dcada de 90 por Amilton Bueno, o direito indgena e a mediao.

CAPTULO 7: PLURALISMO E ALTERIDADE COMO ESTRATGIA CONTRAHEGEMNICA NO REDIMENSIONAMENTO DA TEORIA JURDICA

7.1 Introduo

So alternativas ao modelo dominante de produo do conhecimento jurdico. O Pluralismo como proposta contra-hegemnica uma categoria inspirada em Boaventura de Sousa Santos: conjunto de polticas e lutas sociais de tipo confrontacional que desafiam o modelo hegemnico e propem uma concepo alternativa.

7.2. A produo de um saber crtico como estratgia contra-hegemnica para uma prtica social emancipatria

indiscutvel a necessidade da produo de um saber crtico que d suporte s prticas alternativas de processos sociais contra-hegemnicos. Algumas condies so indicadas pelo autor que nos auxilia na compreenso desse saber: a) deve fundamentar-se na prxis concreta das estruturas emergentes; b) partir de referenciais encontrados na prpria especificidade das culturas teolgicas, filosfica e sociopoltica.

7.3. Pressupostos para se pensar uma Filosofia Crtica na Poltica e no Direito

- a vida humana com dignidade e liberdade - a luta do povo por justia - o reconhecimento dos desiguais como desiguais

Revista Direito & Dialogicidade 18

8. CONCLUSO

H uma emergncia poltico-institucional na sociedade ps-moderna que denunciada pela obra do Prof. Wolkmer e confirmada pela corrente de autores e teorias expostas na obra em discusso, qual seja: o modelo atual de produo e reproduo do Direito esta em crise, em razo da inadequabilidade do direito e das instncias de aplicao do direito aos direitos historicamente agredidos, com excesso de burocracia que impedem o exerccio da liberdade e dos direitos essenciais de manuteno da vida, e por ltimo, direito dignidade da pessoa humana - condio para a existncia social e poltica. O inconformismo diante desse estado de coisas cada vez mais comum entre os produtores de cincia e teorias no-dogmticas, que buscam valores que atendam demanda local e dos indivduos que emergem em categorias sociais de excludos, que se organizam em classes e associaes para praticar um exerccio jurdico de construo de novos direitos. Que reinventam o modelo processual clssico para incorporar particularidades de um novo direito: mais inclusivo, menos burocrtico e com foco na produo social e poltica do nosso tempo. A anlise terica desses fenmenos questo resolvida e confirmada. A aplicao em escala estatal desse novo pensamento ainda insuficiente. Encontrar mecanismos para realizar plenamente esse direito o desafio que os crticos do direito tradicional-dogmtico buscam. Um caminho aparentemente denso ainda deve ser criado e percorrido: consolidar e dar coeso a essa idia da escola crtica do direito, congregando e formando teorias e metodologias; bem como criar meios e ampliar experincias exitosas em direitos alternativos. O livro em estudo rico em descrio conceitual que insere o estudante despreparado no universo das principais teorias crticas que influenciam o direito tal como conhecemos e praticamos. um manual para ser aprofundado e reproduzido em debates e aes. Os caminhos para onde apontam a corrente crtica do direito e que se coadunam com a realidade social e poltica de um povo com diferenas culturais marcantes pode ser o Pluralismo Jurdico, construdo sob bases caracterizadas amide na presente obra, como uma das possibilidades para o que denominou o autor um novo direito, construdo democraticamente e incorporado prxis poltica conscientizao/emancipao.

Bibliografia

WOLKMER, Dr. Antonio Carlos. Introduo ao Pensamento Jurdico Crtico. Saraiva. 6. Ed. So Paulo. 2008

Potrebbero piacerti anche