Sei sulla pagina 1di 8

A HISTRIA DA EDUCAO

por Maria Anglica da Gama Cabral Coutinho

O sentido da Histria Essa reflexo tem como objetivo introduzir o estudante no mundo da Histria! So algumas poucas questes, mas que pretendem capacitar o futuro professor a fazer opes metodolgicas no momento de trabalhar e desenvolver um projeto com sua turma. Ou at mesmo nas suas opes de pesquisa na rea da educao. A Histria o estudo dos acontecimentos passados e das

transformaes humanas, desde a sua origem na Terra at os dias atuais. a histria da humanidade em todas as suas dimenses; a anlise de como a sociedade organiza suas atividades econmicas com o objetivo de garantir sua sobrevivncia; das relaes humanas e suas implicaes na organizao da sociedade, das formas de poder institudas, do comportamento e das idias expressas pelos grupos sociais. a cincia que estuda o que aconteceu com o homem e as permanncias desses acontecimentos nos anos, ou sculos seguintes; observa e analisa as mudanas que ocorreram, e como se desenrolaram, buscando compreender os fatores que desencadearam o processo. Como afirmava Marc Bloch (1963, p.29) a Cincia dos homens no tempo. Percebemos dois sentidos para a Histria. O primeiro refere-se histria tal e qual os homens a fazem. O outro est ligado elaborao dos historiadores, realizada a partir da pesquisa investigativa e da anlise subseqente que produzida. Buscamos estudar a Histria para compreendermos de onde viemos, e como isso aconteceu. O objetivo do historiador investigar e analisar

as vivncias humanas com a finalidade de produzir informaes que possam ser teis para o momento presente e assim poder contribuir na construo do futuro. A importncia da Histria a de oferecer a compreenso do presente a partir do conhecimento e das explicaes que podemos encontrar no passado. Como afirmava Febvre (1977, p.56) (...) com firmeza que vos digo: para fazer histria, virem resolutamente as costas ao passado e antes de mais vivam. Envolvam-se na vida.

A Histria contribui para construir a idia de identidade importante para a formao da cidadania e de valores democrticos, na atualidade. Em nosso passado mais recente (durante a montagem do Estado Republicano, na virada do sculo XIX para o XX, por exemplo), o Estado Brasileiro necessitou construir a identidade nacional, para afirmar-se como nao republicana carregada de valores. Alguns pesquisadores da Histria tratam-na como cincia do passado, enquanto outros a chamam de cincia do presente. Esses pontos de vista relacionam-se s diferentes concepes da histria. Todas as escolhas de abordagens realizadas pelos historiadores so resultantes da concepo historiogrfica a que ele pertence. Desde as fontes escolhidas e utilizadas at os objetos de pesquisa definidos para a pesquisa cientfica.

As Concepes historiogrficas

O ensino tradicional tratado numa perspectiva positivista da histria. Para o positivismo, os historiadores devem buscar a neutralidade, a imparcialidade evitando a interferncia na anlise do fato. A questo que podemos observar que ao selecionar o fato histrico a ser estudado, o pesquisador j est se colocando, pois est fazendo uma escolha, uma opo, e eliminando outras.

O historiador positivista trabalha com os acontecimentos episdicos, de curta durao, numa sucesso ordenada de fatos, que se constituem isoladamente, numa articulao de causa e efeito. Para eles os fatos se explicam por si s, no necessitam de interpretaes. Alm disso, esses historiadores s admitem o uso de documentos escritos como fonte da investigao, o que significa que nessa abordagem historiogrfica, os povos que no so letrados no possuem Histria. A cincia, na concepo positivista, entendida como uma verdade absoluta, pronta e acabada, e no como um saber em constante transformao, em processo de construo contnua. A metodologia cientfica deve obedecer a leis, que no se aplicam s cincias do homem, mas apenas s cincias da natureza. No aceita que o conhecimento est sempre se ampliando e se transformando a partir das novas descobertas e dos novos conhecimentos construdos. Esta uma abordagem que privilegia os heris, os governantes, os vencedores, os lderes como sujeitos histricos. O positivismo desconhece os vencidos, o soldado, o campons, o homem comum, pois no participam do processo histrico. Outra caracterstica dessa vertente do pensamento a valorizao de noes como ordem, progresso, propriedade, ptria, religio numa perspectiva de justificar o modelo de organizao da sociedade capitalista. Muitos professores, muitas publicaes didticas apesar das inmeras crticas, ainda mantm-se fiis a essa viso de Histria, que como podemos ver pouco contribui para a formao integral do aluno. O marxismo constitui-se em outra abordagem da Histria, que nasceu da oposio aos preceitos positivistas. Foi elaborado a partir das anlises histricas de um pensador alemo, residente na Inglaterra, na segunda metade do sculo XIX, chamado Karl Marx, e das contribuies de seu amigo Friedrich Engels.

Marx e Engels afirmam que a histria a cincia dos homens, e todos os outros conhecimentos cientficos so derivaes da Histria. Essa afirmao fica evidente na leitura de A Ideologia Alem (Marx e Engels, 1999, p.23): Ns conhecemos somente uma cincia singular, a cincia da histria. Pode-se encarar a histria de dois ngulos e dividi-la em histria da natureza e em histria dos homens. Os dois ngulos so, entretanto, inseparveis; a histria da natureza, tambm chamada cincia natural, no nos diz respeito aqui; mas ns temos de examinar a histria dos homens (...).

A concepo marxista apia-se na ideia de que toda a produo de conhecimento resultado de um contexto histrico determinado. A sociedade fruto de sua prpria construo histrica. resultado da sua prpria criao, da autocriao como afirmava Cornelius Castoriadis. Busca a crtica ao ensino tradicional, que objetiva a manuteno do status quo. No h uma verdade nica para o marxismo, pois como j falamos, ela resultante da postura de quem a produz, de quem a elabora. No h a busca por uma neutralidade inalcanvel, como no caso dos positivistas. No marxismo, a economia determina a maneira que a sociedade se organiza. Ela se reflete sobre as relaes sociais, as relaes de poder dessa mesma sociedade. O conceito bsico da teoria marxista o modo de produo que determinante sobre a maneira de viver da sociedade. O modo de produo da vi da material condiciona o desenvolvimento da vida social, poltica e intelectual em geral. No a conscincia dos homens que determina o seu ser; o seu ser social que, inversamente, determina a sua conscincia. (Marx, 1977, p.24)

O motor da Histria a luta de classes. Toda a histria do homem a histria da forma como o grupo social produz seus bens materiais, a maneira pela qual os homens se relacionam no processo produtivo. Para o marxismo, em todas as formas de organizao social, desde as sociedades tribais at a sociedade capitalista atualmente, est presente a explorao do homem pelo homem. H uma terceira concepo de Histria, mas que difere das duas anteriores, pois se limita unicamente ao mbito da Histria e dos historiadores. a Escola dos Annales, fruto do contato de historiadores franceses, que no se sentiam representados pelas abordagens existentes. Eles, ento, renem-se a partir de suas pesquisas em torno de uma revista intitulada Annales d'Histoire conomique et Sociale", criada em 1929 por iniciativa de Marc Bloch e Lucien Febvre. Com o passar do tempo novos historiadores se aproximam, rompendo tambm com as fronteiras francesas, e com os limites da revista acadmica. Os Annales compreendem, diferente dos positivistas, a Histria como uma cincia em constante construo e para tal o carter cientfico no se apresenta como um conjunto de regras e leis rgidas. Da mesma maneira que entendem que fontes histricas vo alm de exclusivamente os documentos escritos, ampliando as possibilidades da anlise histrica, e rompendo com a tradio conservadora positivista. Os historiadores da Escola dos Annales buscam atravs da pesquisa investigativa, da procura em fontes diversas, a explicao de acontecimentos sociais, culturais, econmicos ou polticos; no se contentam apenas em narrar os episdios histricos, faz-se necessrio explic-los. Braudel, representante do grupo dos Annales, formulou a noo das temporalidades mltiplas. Em linhas gerais podemos compreender que o fato histrico pode apresentar variadas duraes: o tempo breve, o tempo mdio e a longa durao.

O tempo breve se refere a fatos que duram um pequeno espao de tempo. a curta durao exemplificada por acontecimentos polticos como um golpe de Estado, a Independncia do Brasil, ou a Proclamao da Repblica. Essa durao prpria da Histria tradicional, dos historiadores positivistas. essa a histria episdica, que engana, que impede uma anlise mais consistente por parte do observador, como afirma Braudel (1976, p.14). A cincia social tem quase o horror do acontecimento. No sem razo: o tempo breve a mais caprichosa, a mais enganadora das duraes. por este motivo que existe entre ns, os historiadores, uma forte desconfiana em relao a uma histria tradicional, chamada histria dos acontecimentos(...).

mdia

durao

est

ligada,

sobretudo,

aos

acontecimentos

econmicos. o tempo dos economistas, por excelncia! (mas no exclusivamente) Quem j no ouviu os comentrios de economistas, em rdios ou televiso, expressando-se sobre as conjunturas de crise, as conjunturas desfavorveis de inflao, por exemplo? tambm o perodo da durao de uma guerra, de um movimento poltico como a campanha abolicionista, ou a campanha republicana, entre outros. Mas h fatos que se prolongam por sculos... Como as manifestaes de machismo; ou a permanncia da escravido no Brasil, como o racismo. Chamamos esse fato de estrutural. Ele parece no se modificar. So, por exemplo, as relaes de trabalho que atravessaram vrios sculos. o mundo capitalista com suas mltiplas facetas e determinaes.

EDUCAO E HISTRIA DA EDUCAO Ora, se considerarmos que a Histria ao de seres humanos no tempo e no espao transformando a natureza e produzindo

conhecimento, e que a Educao o ato de transmisso e preservao desse conhecimento produzido socialmente, podemos ento considerar que no existe uma educao, mas diferentes educaes, mas cada sociedade cria, e cada uma a seu tempo, maneiras de educar homens e mulheres, crianas jovens e adultos (Lopes e Galvo, 2001, p.12 ). Nesse sentido, a educao deveria ser considerada um importante objeto de estudo da histria, mas como afirma Cambi, foi a partir da metade dos anos de 1970, que se deu a passagem da Histria da Pedagogia para a Histria da Educao, o que no representou apenas uma mudana na nomenclatura, e sim um modo radicalmente novo que rompeu com o modelo unitrio e continusta do passado, fortemente ideolgico, para dar vida a uma pesquisa mais problemtica e mais pluralista (Cambi, 1999, p.24, 25). Essa transformao, segundo Nvoa (p.13), permite que a Histria da Educao se justifique na Histria, e assim possa resgatar o passado nas suas diferenas com o presente, que alm de possibilitar ao educador (a) a compreenso do passado coletivo da profisso, aprender a relativizar as inmeras ideias e propostas educativas e ampliar o leque de escolhas e de possibilidades pedaggicas, desenvolva a capacidade de compreender que a educao uma construo social, o que pode transformar o sentido da prtica cotidiana de cada professor.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS BLOCH, Marc. Introduo Histria. 2ed., Publicaes EuropaAmrica, 1974. BRAUDEL, Fernand. Histria e Cincias Sociais. 2ed. Lisboa, Ed. Presena, 1976.

CAMBI, Franco. Histria da Pedagogia. S.P. UNESP, 1999. CASTORIADIS, Cornelius. As Encruzilhadas do Labirinto III: o mundo fragmentado. R.J., Paz e Terra, 1992. FEBVRE, Lucien. Combates pela Histria I. Lisboa, Ed. Presena,1977. LOPES & GALVO. MARX, Karl e ENGELS,F. A Ideologia Alem , 1999. NVOA, Antnio.

Potrebbero piacerti anche