Sei sulla pagina 1di 7

LITERAFRO - www.letras.ufmg.

br/literafro

Carlos de Assumpo: resistncia e afirmao do negro Zlia Maria N. Neves Vaz*


Eu sou a noite Sem destino Esbofeteada pelo vento Nesta selva branca Carlos de Assumpo

Ao tentar perceber a que se prende a obra Quilombo, de Carlos de Assumpo, deve-se ter em mente que o autor encarrega-se de um universo potico o qual perpassa o mbito da literatura marcada por uma forte militncia, pela crtica ao preconceito enraizado na cultura brasileira e ainda pela afirmao ou recuperao da identidade negra perdida. Outros aspectos caracterizadores da obra aqui analisada, e que funcionam como formas de se reconhecer a literatura negra a partir dos pressupostos definidos por Zil Bernd para esta linhagem so: conscientizao, comunicao em particular com o sentimento negro, reencontro da verdadeira imagem, viso do negro livre de esteretipos e evidncia de uma intencional atitude de resistncia (BERND, 1987: 81). Este ltimo ponto talvez possa ser considerado um dos mais definidores da produo potica de Carlos de Assumpo, uma vez que se encontram em sua obra vrios momentos que tratam deste assunto em especial. Sua poesia est indelevelmente marcada pelo engajamento militante com a afro descendncia, como em Canto dos Ancestrais: minhas irms, meus irmos / Os ancestrais fazem de mim seu instrumento. Essa herana invocada para emoldurar o comprometimento do poeta com a causa de todos os oprimidos: Saibam que minha luta / Est enraizada nas lutas dos meus avs / e tambm saibam que minha luta / No s minha / luta de todos ns. (1984: 18-9) Assim, passado e presente so invocados e o eu potico se coletiviza num ns que clama pelo resgate do papel histrico exercido pela dispora africana no Brasil. Em Complexo, Assumpo denuncia a nao que tem vergonha de si mesma e que deseja apagar a presena da cultura afro-brasileira pela via da discriminao racial: Eu era livre na frica / No vim aqui porque quis / De repente precisaram de braos que construssem este pas / E me arrebataram para c preso em correntes / (...) / Fui eu (repito e repetirei sempre) fui eu quem construiu o que esta nao tem / No quero saber de coisa alguma / S sei que esta nao minha tambm. (1984: 19) este tom militante que caracteriza a maior parte de sua produo.

LITERAFRO - www.letras.ufmg.br/literafro

Como uma outra exemplificao desta poesia de resistncia, atentaremos para o poema de maior expresso do autor, importante referncia para aqueles que se identificam com a causa da negritude:
Mesmo que voltem as costas s minhas palavras de fogo No pararei de gritar No pararei No pararei de gritar (...) Senhores O sangue dos meus avs Que corre nas minhas veias So gritos de rebeldia (ASSUMPO, 2000: 33)

O poema acima, intitulado Protesto, carrega em suas palavras um smbolo de fora e reconta a histria do negro a partir de seu prprio ponto de vista, superando dessa maneira, a tica do branco, muitas vezes deformadora do verdadeiro passado dos escravos no Brasil. Esta elite branca que no perodo escravocrata declarou livre o contingente negro do pas sob ovaes e rosas de alegria, para usar as palavras do poeta, no escapou de ser ironizada nos versos de Carlos de Assumpo. A Lei urea constantemente discutida pelo autor, de tal forma que encontramos referncia a ela em quatro poemas no interior de Quilombo. No poema Lei urea, o carter irnico evolui para o sarcasmo rebaixador:
Viva a princesa Isabel Viva a senhora redentora Agradecimento profundo bondosa princesa que em maio nos deu de bandeja a Lei urea Lei urea verdadeiro cheque sem fundo (ASSUMPO, 2000: 39)

Percebe-se dessa forma que Assumpo no difunde a imagem positiva da princesa Isabel disseminada na histria oficial do pas, j que a Abolio da Escravatura beneficiou majoritariamente quelas pessoas detentoras do poder poltico e, sobretudo, econmico da poca. E, aqueles apontados como os favorecidos, se viram em uma liberdade que representaria uma excluso ainda

LITERAFRO - www.letras.ufmg.br/literafro

maior, em uma priso mais ampla de serpentes futuras (Protesto). Nesse sentido, o princpio que afirma: todos os homens so livres e iguais perante a lei assim como a ideologia de uma nao una que comporte todos os seus filhos de modo harmnico e democrtico, certamente nunca existiu na prtica. Sempre convivemos com um tipo de discurso que ratifica uma noo de cultura igualitria com a qual todos que dela fazem parte se reconhecem e se identificam. Este discurso, que acaba por fazer parte de um imaginrio popular, pode ser explicado no conceito de nao utilizado por Stuart Hall em seu livro A identidade cultural na Ps- modernidade:

A nao no apenas uma entidade poltica, mas algo que produz sentidos um sistema de representao cultural. As pessoas no so apenas cidados/s legais de uma nao; elas participam da idia da nao tal como representada em sua cultura nacional. Uma nao uma comunidade simblica e isso que explica seu poder para gerar um sentimento de identidade e lealdade. (HALL,1992: 49)

Atravs do fragmento citado, cabe ressaltar que os negros foram impedidos de compartilhar com tal lealdade e identidade, uma vez que o sistema de representao cultural, explicitado acima, est pautado por referenciais majoritariamente brancos. Isto significa dizer que as representaes simblicas, as crenas, os valores, os padres negros, enfim, tudo que a eles esteja relacionado, no sero compatveis com o sentido hegemnico de nao. Por outro lado, h os negros que buscam se reconhecer nesse padro cultural dominante, renegando suas razes a fim de serem aceitos numa sociedade etnocntrica que rebaixa e discrimina as manifestaes da cultura afro-brasileira. O poeta Ado Ventura, que, assim como Assumpo busca uma literatura afro-descendente que rompa com as imposies do dominador, retrata em seu poema Preto de Alma Branca Algumas Conceituaes a que se sujeitam esses negros que no se aceitam enquanto tal, procurando uma maneira de inserir-se no mundo do branco se distanciando de suas origens africanas. J o poema de Assumpo Trs Quadrinhas aponta para esta mesma questo, ou seja, trata do negro que tem em comum apenas a cor de sua pele, pois no possui a postura e orgulho de ser afro-descendente: minha prima mestia / No negra como eu sou / Algum a chamou de negra / Minha prima desmaiou. Na prxima estrofe o poeta salienta que para ser considerado negro no basta apenas o fator fenotpico, preciso ir alm, ser preto mais uma questo interna que propriamente social: ser negro no ser preto / Ser preto no ser negro / Cor de pele no tudo / Negro quem se sente negro. (ASSUMPO, 2000: 17)

LITERAFRO - www.letras.ufmg.br/literafro

Carlos de Assumpo busca uma identidade com a qual o negro possa verdadeiramente encontrar-se, valorizar-se e ser aceito, recria uma perspectiva divergente daquela dos brancos, convoca os pertencentes de seu grupo para que tomem conscincia de quem so e de sua cultura. Ele objetiva desconstruir um universo de preconceitos enraizados na sociedade que transitam at mesmo entre os prprios negros, que assimilaram uma maneira de pensar e sentir branca. Em seu poema Que negros somos ns, evidente o alerta de Carlos de Assumpo com relao queles que ainda no despertaram para a realidade de unio e luta contra os que massacram os smbolos, as memrias e as razes concernentes negritude:
Que negros somos ns que descrentes nos envergonhamos da nossa religio que ns muitas vezes chamamos de feitiaria folclore mitologia (...) Que negros somos ns principalmente os de movimentos negros que dizemos combater preconceitos e temos s vezes mil preconceitos no peito (...) Que quando conseguimos boa situao na vida tantas vezes nos isolamos em torres de marfim ou casamos com pessoas brancas s porque so brancas (...) Que negros somos ns que desvivemos desunidos desconfiados uns dos outros por a sem rumo sem lder nenhum Que negros somos ns que no mais empunhamos a espada afiada de Ogum. (ASSUMPO, 2000: 49)

Pode-se perceber que Carlos de Assumpo aponta para o complexo e longo caminho a ser percorrido a fim de que o preconceito no mais exista. Compromissado com tal questo e consciente da difcil realidade vivenciada pelos afro-descendentes, o poeta insiste no problema e coloca em discusso agora o que significa ser negro no Brasil, pas onde se afirma existir uma democracia racial, mas o que verificamos na prtica a predominncia do racismo: de repente / Duma viatura / Saltam sobre mim / Vrios policiais / (...) / No me pedem documentos / No me perguntam nada / Basta a minha cor. (Assumpo, 2000: 27). Constatamos neste fragmento o carter inverossmil do discurso que perpetua a idia da harmonia entre as raas, pois o poema mostra claramente a polcia a servio do preconceito. Assumpo retrata tambm como ocorre o impedimento de insero do negro em uma sociedade, que se diz igualitria, como foi dito anteriormente, mas que no o aceita enquanto ser capacitado, Questo de Sorte um exemplo de tal problemtica:

LITERAFRO - www.letras.ufmg.br/literafro

O negro era inteligente O branco no O negro era culto O branco no O negro era educado O branco no O negro era capaz O branco no Foram juntos pedir emprego A uma mesma repartio Umas trs vagas havia Fizeram sua inscrio Deciso O branco foi contratado O negro no. (ASSUMPO, 2000: 69)

Nota-se, ento, que a discriminao racial sobrepe-se capacidade intelectual do afro-descendente, a tal ponto que a sociedade no o aceita mesmo quando este possui preparo e conhecimento superior ao do branco. No texto, o advrbio no aparece vinculado inicialmente esfera semntica do branco, como forma de destacar os predicados do candidato negro junto ao mercado de trabalho. Mas o advrbio retorna no final para assinalar a negativa recebida por este no momento da contratao. Questo de Sorte ganha assim um forte componente irnico, que indica a permanncia da discriminao no cotidiano dos afro-brasileiros. No poema Ponte de Ouro percebe-se uma certa melancolia por parte de Assumpo. Atravs de seus versos, o eu-lrico nos deixa a impresso da impossibilidade de termos um pas livre de preconceitos: vou-me embora... Voume embora... / Ningum escuta meu grito. / Tenho uma ponte de sonho / De minhalma pro infinito. O poeta sente-se descrente com relao aos brancos, os quais seu grito no consegue sensibilizar: vou-me embora, estou cansado, / Cansado, irmo, vou-me embora. / Com tantas almas de pedra / intil esperar a aurora... (Assumpo, 2000: 63). Porm, na poesia intitulada Resistncia, encontrada nas pginas finais de seu livro, o otimismo predomina, principalmente no que diz respeito ao destino de sua raa: em toda parte / Muitas mos de bano / Esto tecendo o destino da Raa / Sei que no vou desaparecer / No tenho mais medo da morte / no tenho mais medo de nada / Tocai tambores tocai / Tocai tambores da alvorada. (Assumpo, 2000: 87) O sujeito de enunciao festeja, pois acredita que o som de seus tambores, a conscincia negra, resiste diante de inmeros obstculos. Os afro-descendentes, atingidos por esta msica, esto contribuindo para que a igualdade de direitos, apresentada metaforicamente no poema por meio do signo alvorada, possa, enfim, ser uma realidade.

LITERAFRO - www.letras.ufmg.br/literafro

Assim, a militncia caracteriza o cerne da potica de Carlos de Assumpo. Porm, em alguns momentos do livro Quilombo, sua poesia perde a contundncia poltica para ganhar um tom lrico. Em Mulher Negra encontramos a exemplificao desta afirmativa: eu canto a tua beleza / A noite de tua pele / A lua estelar de teus olhos oblquos / O chocolate de teus lbios grossos / O luar de teu sorriso / Os teus cabelos que no se desalinham / Ao sopro do vento. (ASSUMPO, 2000: 51) Percebemos um fator relevante no que diz respeito ao ponto de vista adotado por Assumpo ao se referir mulher afro-descendente. O campo semntico construdo apresenta-se na poesia como forma de valorizao desta figura feminina, por exemplo, no momento em que ele associa o chocolate aos lbios grossos da negra. Assumpo cria, assim, um padro de beleza que, como j sabido, no possui espao na esttica ocidental. importante ressaltar tambm, que esta mulher presente no texto supera os esteretipos da mulata assanhada, da negra a servio do prazer, e tantos outros que encontramos reproduzidos na sociedade e na literatura brasileira. Nesta vertente menos engajada de Carlos de Assumpo, no poderamos deixar de destacar o poema Prece, no qual o poeta faz uma pardia da orao Pai Nosso em que a referncia passa a ser Castro Alves. O eu-lrico pede fora, inspirao e a chama da liberdade ao poeta abolicionista: Castro Alves que estais no Cu / santificado tambm seja o vosso nome / Olhai por ns agora e sempre do alm / Estendei as mo sobre a cidade / Acendei a chama da liberdade / do amor da fraternidade / (...). (ASSUMPO 2000: 45) A obra de Carlos de Assumpo abrange inmeros outros temas, igualmente relevantes, mas no trabalhados aqui. Dessa forma, importante ressaltar nos poemas do livro Quilombo a presena da reverso do simbolismo estabelecido pelo universo cultural branco. Em um deles, denominado Me, o poeta associa a figura materna noite transformando-a em smbolo positivo, desfazendo-se da viso estereotipada que permeia o imaginrio de muitos. Verifica-se tambm a existncia da msica que se apresenta nos vrios poemas como forma de unir os negros, como forma de libertao e como resistncia. H ainda referncia a Zumbi e aos orixs do candombl, sempre de forma engrandecedora. No prefcio do livro Quilombo, Irene Sales de Souza retrata muito bem a que vieram e o que representam os poemas de Carlos de Assumpo:
Sua obra, sua luta no em vo: seus poemas, seu ser, sua conscincia clamam por justia, denunciam, levam reflexo, mostram a condio do negro em nossa sociedade. Ora eles so gritos de rebeldia, ora revelam ligeireza e sagacidade, ora evocam os orixs, ora denunciam as injustias contra os homens negros, o bia-fria, as crianas, ora ternamente reconhecem a maternidade, amam as mulheres e derramam sobre ns uma chuva de estrelas. (SOUZA, Irene Sales de. In Quilombo, 2000)

LITERAFRO - www.letras.ufmg.br/literafro

* Graduanda em Letras pela UFMG Referncias Bibliogrficas: BERND, Zil. Negritude e literatura na Amrica Latina. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1987. HALL, Sturat. A identidade cultural na ps-modernidade. Traduo Tomaz Tadeu da Silva, Guaracira Lopes Louro. Rio de Janeiro: DP&A, 2000. http://bayo.sites.uol.com.br/poemas_carlosassumpcao.htm Cadernos negros 7 poesia. So Paulo: Quilombohoje, 1984.

Potrebbero piacerti anche