Sei sulla pagina 1di 9

Um Ponto O Ser Supremo, a origem. Uma Linha Reta O Mundo Material. Duas Linhas Retas O Princpio. o Masculino e o Feminino.

no. Uma Linha Curva A Polaridade. Dois Traos Curvos As duas polaridades positiva e negativa. Um Tringulo de Lados Iguais A Fora Divina Pai, Filho e Esprito Santo Santssima Trindade. Dois Tringulos (Hexagrama) Estrela de seis pontas todas as Foras do Espao. Um Quadrado O os 4 elementos (gua, Terra, Fogo e Ar). Um Pentagrama A Estrela de Davi e o Signo de Salomo. A Linha do Oriente, Oxal, a Luz de Deus. Trs estrelas tambm representam os Velhos e Almas. Recomendamos Crculo O Universo, a Perfeio. Um Crculo com Dois Dimetros Entre Si O Plano Divino, o Quaternrio Espiritual. Crculos Menores e Semicrculos A fases da lua (smbolo de Iemanj), foras de luz, inclui Ians. Crculo com Estrias Externas O sol (smbolo de Oxal). Espiral Para fora indica chamamento de fora, retirando demanda. Seta Reta ou Curva e Bodoque Irradiao de Oxossi (caboclo). Balana, Machado ou Nuvem Smbolos de Xang e do Oriente. Raio (condies atmosfricas) Smbolo de Ians. Espada Curva Smbolo de Ogum. Espada Reta Smbolo de Ians. Bandeira Branca com Cruz Grega Vermelha Smbolo de Ogum. Flr ou Corao Smbolos de Oxum. Corao com uma Cruz no Interior Smbolo de Nan. Traos Pequenos na Vertical (chuva) Smbolo de Nan. Folhas ou Plantas Smbolos de Ossanha. Tridentes Smbolos para Exu e Pomba-gira; garfos curvos para a Calunga e retos para a Rua. (Pode haver ou no caveira) Cruz Latina Branca Cruz de Oxal. Cruz Grega Negra Com pedestal, smbolo de Omulu.

Arco-ris Smbolo de Oxumar. Estrela Branca (Oriente) Luz dos espritos. Estrela Guia (com cauda) Smbolo da capacidade de acompanhamento (Oriente). Um Oito Deitado (Lemniscata) Smbolo do Infinito. Cordo com N ou um Pano Smbolo das crianas. Conchas do Mar Smbolo das crianas. guas Embaixo do Ponto Smbolo de Iemanj (mar). Pequenos Traos de gua Smbolo de Oxum. Trao ou Linha Curva com Crculo nas Pontas Smbolo de fora, amarrao e descarrego. Rosa dos Ventos Chamamento de fora ou descarrego. Palmeiras ou Coqueiros Fora dos Velhos Trao com Trs Semicrculos nas Pontas Descarrego e fora tambm.

Simbolos Sagrados da Umbanda- os Pontos Riscados


Publicado por Administrador em julho 13, 2011 O Ponto Riscado utilizado nos trabalhos efetuados pelas entidades e tambm como identificador da mesma. A Pemba um instrumento sagrado na Umbanda, pois nada se faz com segurana sem a grafia mgica do Ponto Riscado. Ao riscar seu ponto atravs do mdium, a entidade estabelece o contato vibratrio com as energias da Espiritualidade Superior. A escrita mgica simblica to antiga quanto a humanidade, e um bem colocado disposio da humanidade pelos Seres Espirituais Superiores, de que muitos tem se servido no decorrer dos sculos. Existem milhares de ondas vibratrias que formam telas infinitas, dasquais so retirados modelos de smbolos e signos mgicos que so riscados e ativados no plano material. Os Guias Espirituais costumam trabalhar com espaos mgicos fechados ou circulares; assim, suas irradiaes ficam contidas dentro do crculo e no interferem nos outros espaos mgicos riscados por outros guias dentro do mesmo espao fsico coletivo. Os Guias Espirituais de Umbanda, se servem de uma certa quantidade de smbolos e signos mgicos que aparentemente limitada a algumas centenas apenas, pois pode-se encontrar em pontos riscados de diferentes entidades a reproduo de smbolos e signos idnticos.

O ponto riscado , na verdade, o selo, o carto de visitas, a identificao , o braso e a bandeira da entidade. So verdadeiros cdigos registrados e sediados ao mundo espiritual que identificam poderes, tipos de atividades, e os vnculos iniciticos da falange. Quando traados sem conhecimento, no projetam sua grafia luminosa e no passam de rabiscos. Ponto Riscado magia, e, par se utilizar deles, ncessrio conhecimento. Dependendo do trabalho a ser realizado ou cerimnia, pode-se utilizar tambem alm do giz de pemba, a plvora, oazeite, um ponteiro na areia ou at mesmo tra-lo mentalmente, mas isso j requer muita prtica.

SMBOLOS E SEUS SIGNIFICADOS NA MAGIA DA UMBANDA


Crculo representa o Criados, o Universo, a Perfeio. o smbolo da eternidade. Ponto O Ser Supremo , a Origem. Linha reta horizontal: o mundo material Linha reta vertical : a alma humana em busca do retorno ao criador. Duas linhas retas : o masculino e o feminino Uma linha curva : a polaridade Uma linha sinuosa: regenerao e vida Dois traos curvos: as duas polaridades, positiva e negativa Tringulo: Fora Divina Dois tringulos (estrela de 6 pontas) : todas as foras do Cosmo em equilbrio Quadrado : os quatro elementos: terra, fogo, agua e ar Pentagrama: o Selo de Salomo: A Linha do Oriente, Oxal, a Luz de Deus. Tres estrelas representam as Almas e os Pretos Velhos. Arco e Flecha: Fora Espiritual, energia e potencia. Espada: a alma em busca do criador, a luta, o trabalho, o guerreiro. Corao: almas equilibradas, o amor.

A LEI DE PEMBA
A magia dos sinais na Umbanda possibilita seus prprios smbolos, que representam os Orixs, os Guias e Protetores, relacionados com os planetas, as foras elementares da Natureza e a Numerologia.

Essa grafia sagrada os Pontos Riscados identifica Guias e Protetores com seus nomes prprios, e representam tambem os canais energticos mais sutis em nosso organismo material. A Umbanda possui, portanto, seu conjunto de smbolos e sua grafia sagrada, denominada Lei de Pemba, e no precisa recorrer s simbologias de outras origens, podendo compor assim, seus prprios smbolos ou talisms. Na magia dos talisms, o homem est relacionado ao Pentagrama, a estrela de cinco pontas que possui polaridade dupla: uma ponta ponta para cima (positivo) e a outra para baixo (negativa). O pentagrama um smbolo universal, representativo da raa humana o ponto de juno entre o material e o imaterial. Fonte: Matria retirada da Revista Esprita de Umbanda ed. 6

Pontos Riscados
Uma das manifestaes mais ocorrentes de fundo herldico, o elenco variadssimo de pontos riscados. Geralmente com o uso da Pemba nas cores simblicas especficas de deuses, guias, santos, entre outros. Os pontos so firmados ou riscados com ordem e execuo cerimonial. O ponto poder ser individual, de uma familia ou linha, de um estilo de culto, de um terreiro. O desenho ocorrer sobre tbuas em madeira ou no cho, prximos a altares ou a outros marcos de culto, dentro e fora do mbito do terreiro. O ponto riscado uma espcie de primeira identificao smbolo do ritual religioso. Ele revela o deus, suas caracteristicas e funes. Cada motivo ser interpretado, combinado e quantificado diferentemente, resultando num conjunto visual que tambem sintticamente fala do deus como uma biografia visual. Os pontos riscados tradicionalmente so de liturgia da Umbanda, Umbanda de Raiz como dizem os adeptos que seguem esse modelo de forte assimilao banta e assimilao catlica. Tambm a Umbanda assumiu elementos do Candombl, ganhando assim uma esttica hibrida, ampliando smbolos e objetos, e isto reflete-se tambm nos pontos riscados que variaram os repertrios originais. O ponto riscado ser tabem de funo inicitica e para rituais purificadores. H ainda uma combinao de pontos riscados com velas, copos dgua, garrafas de bebidas, utenslios de barro e diferentes oferecimentos de animais e comidas. Muitas vezes o ponto riscado a base para uma obrigao ou ainda para invocar um deus. O ponto riscado tambem resposta invocao, sendo firmado pelo prprio deus, autenticando sua chegada e atestando quem e o que tambm capaz - uma autenticao de identidade ritual. Refletem-se os pontos riscados nos bordados das roupas e toalhas utilizadas nos rituais da Umbanda, como tambm nos atabaques, pinturas sobre paredes, alm de placas de sinalizao dos terreiros.

(OHPHQWRVEVLFRVGRV3RQWRV5LVFDGRV

Um Ponto Uma Linha Reta Duas Linhas Retas Uma Linha Curva Dois Traos Curvos

O Ser Supremo, a origem. O Mundo Material. O Princpio. o Masculino e o Feminino. A Polaridade. As duas polaridades positiva e negativa.

Um Tringulo de Lados Iguais

A Fora Divina Pai, Filho e Esprito Santo Santssima Trindade.

Dois Tringulos (Hexagrama)

Estrela de seis pontas todas as Foras do Espao.

Um Quadrado

O os 4 elementos (gua, Terra, Fogo e Ar).

Um Pentagrama

A Estrela de Davi e o Signo de Salomo. A Linha do Oriente, Oxal, a Luz de Deus.

Trs estrelas

representam os Velhos e Almas.

Crculo

O Universo, a Perfeio.

Um Crculo com Dois Dimetros Entre Si Crculos Menores e Semicrculos

O Plano Divino, o Quaternrio Espiritual. A fases da lua (smbolo de Iemanj), foras de luz, inclui Ians.

Crculo com Estrias Externas

O sol (smbolo de Oxal).

Espiral

Para fora indica chamamento de fora, retirando demanda.

Seta Reta ou Curva e Bodoque

Irradiao de Oxossi (caboclo).

Balana, Machado ou Nuvem

Smbolos de Xang e do Oriente.

Raio (condies atmosfricas)

Smbolo de Ians

Espada Curva

Smbolo de Ogum.

Espada Reta

Smbolo de Ians.

Bandeira Branca com Cruz Smbolo de Ogum. Grega Vermelha

Flr ou Corao

Smbolos de Oxum.

Corao com uma Cruz no Smbolo de Nan. Interior

Traos Pequenos na Vertical (chuva)

Smbolo de Nan

Folhas ou Plantas

Smbolos de Ossain.

Tridentes

Smbolos para Exu e Pomba-gira; garfos curvos para a Calunga e retos para a Rua. (Pode haver ou no caveira)

Cruz Latina Branca

Cruz de Oxal.

Cruz Grega Negra

Com pedestal, smbolo de Omulu.

Arco-ris

Smbolo de Oxumar.

Estrela Branca (Oriente)

Luz dos espritos.

Estrela Guia (com cauda)

Smbolo da capacidade de acompanhamento (Oriente).

Um Oito Deitado (Lemniscata)

Smbolo do Infinito.

Cordo com N ou um Pano

Smbolo das crianas.

Conchas do Mar

Smbolo das crianas.

guas Embaixo do Ponto

Smbolo de Iemanj (mar).

Pequenos Traos de gua

Smbolo de Oxum.

Trao ou Linha Curva com Smbolo de fora, amarrao e descarrego. Crculo nas Pontas

Rosa dos Ventos

Chamamento de fora ou descarrego.

Palmeiras ou Coqueiros Trao com Trs Semicrculos nas Pontas

Fora dos Velhos Descarrego e fora tambm.

Potrebbero piacerti anche