Sei sulla pagina 1di 11

MICHEL FOULCAUT

Michel Foucault (1926-1984) foi um filosofo Francs, um dos maiores pensadores contemporneos. Possui grande influncia junto ao meio intelectual no ocidente. Michel Foucault nasceu em Poitiers, uma pequena cidade francesa. Diplomou-se em psicologia e filosofia. Ensinou filosofia em Universidades francesas e obteve a ctedra com o tema "histria dos sistemas de pensamento" no Collge de France. Aos 28 anos, publicou o seu primeiro livro, "Doena mental e personalidade", (1954). Mas o seu grande clssico foi Histria da Loucura na Idade Mdia (1961), escrito para a obteno de seu doutorado na Sorbonne. Nessa ltima obra, Foucault analisou o desprezo que as pessoas tinham no sculo 19 pelos doentes mentais. Publicou ainda: Nascimento da Clnica, (1966), As Palavras e as Coisas e Arqueologia do Saber (1969). Ainda deixou inacabado o livro Histria da Sexualidade. Nos anos 60, Foucault estava incluso no rol dos pensadores estruturalistas, como Claude Lvi-Strauss, Roland Barthes e Jacques Derrida, embora alguns autores no o considerem parte daquela escola de pensamento. Michel Foucault acreditava que a priso, mesmo que fosse exercida por meios legais, era uma forma de controle dominao burguesa no intuito de fragilizar os meios de cooperao e a solidariedade do proletariado. O filsofo ainda criticava a psiquiatria e psicanlise tradicionais, no seu modo de ver, instrumentos de controle e dominao ideolgica. Foucault morreu vtima de AIDS, em Paris, no ano de 1984.

TALES DE MILETO

Tales de Mileto (624 a.C 558 a.C) foi um filsofo grego. Considerado o primeiro filsofo do Ocidente. Tales de Mileto (624 a.C - 558 a.C.) nasceu em Mileto, antiga colnia grega, na sia Menor, atual Turquia. Possiu origens familiares na Fencia. Foi fundador da escola Jnica. Acreditava na existncia de um "princpio nico". Afirmou que a gua era origem de toda a existncia, embora outros filsofos e discpulos seus no concordassem, como Anaximandro e Anaxmenes. Teve o grande mrito de antecipar algumas teorias evolucionistas, quando afirmou que o mundo poderia ter surgido da gua, e que dessa substncia, teria havido evoluo, por processos naurais. Foi o primeiro filsofo a estudar astronomia e em suas observaes sobre o sol e a lua, previu e explicou o eclipse solar, ao verificar que a lua era iluminada por ele, no ano de 585 a.C, o que foi comprovado pelos astrnomos. Tales de Mileto foi considerado o precursor do pensamento filosfico, por que pensou a matria de maneira diferente de como era pensada antes, com inferncias divinas e invocaes a deuses superiores. Ele acreditava que a coisa material sofria transformaes ao longo do tempo. Com isso, o filsofo inaugurou o mtodo de observao e especulao diferente das explicaes teolgicas e religiosas para todas as coisas, em vigor na poca. Aristteles o considerava como o primeiro filsofo. atribuda a Tales de Mileto as descobertas da igualdade dos ngulos da base do tringulo issceles e a demonstrao do teorema, no qual, se dois tringulos tem dois ngulos e um lado respectivamente iguais, ento so iguais.

FRIEDERICH HEGEL

Friedrich Hegel (1770-1831) foi um filsofo alemo. Um dos criadores do sistema filosfico chamado idealismo absoluto. Foi precursor da filosofia continental e do marxismo. Friedrich Hegel (1770-1831) nasceu em Stuttgart, Alemanha, no dia 27 de agosto de 1770. Estudou no seminrio de Tubinga com o poeta Holderlin e o filsofo Schelling. Foi professor de latim em Nuremberg e ocupou a ctedra na Universidade de Heidelberg. Foi tambm professor da Universidade de Humcorsvick onde lecionou filosofia. O sistema desenvolvido por Hegel, o idealismo absoluto, abrangeu vrias reas do conhecimento como a poltica, a psicologia, a arte, a filosofia e a religio. A teoria do filsofo baseia-se na ideia de que as contradies e dialticas so resolvidas para a criao de um modelo, que tanto pode refletir-se no esprito - sentido de alma e aspiraes ideais, como no Estado poltico. A poca de Hegel importante para analisar a sua filosofia. Ele vivia numa Alemanha dividida em territrios independentes, cada qual, com aparato jurdico e militar prprio. Isso Foi relevante para que Hegel desse ao Estado um papel to importante, a mais alta realizao do esprito absoluto. Friedrich Hegel era admirador das obras de Kant, Spinoza e Rousseau. Seu livro Fenomenologia do Esprito (1807) foi a sua obra maior. O livro refletia as etapas da conscincia que apreende o mundo e encontra a si mesmo para chegar finalmente totalidade e ao absoluto. O pensamento hegeliano foi crucial para o desenvolvimento das teorias de Karl Marx, embora este usasse o mtodo dialtico de Hegel em bases materialistas e econmicas. Publicou ainda, Cincia e Lgica (1812-1816), Enciclopdia das Cincias Filosficas (1817-1830) e Elementos da Filosofia do Direito (1817-1830).

Georg Wilhelm Friedrich Hegel morreu em Berlim, na Alemanha, no dia 14 de novembro de 1831.

SANTO AGOSTINHO

Santo Agostinho (354 - 430 d.C) foi um filsofo, escritor, bispo e telogo cristo responsvel pela elaborao do pensamento cristo medieval e da filosofia patrstica. Agostinho nasceu em Tagaste, na atual Arglia. Foi educado em Cartago e l se tornou professor de retrica. Aderiu ao pensamento maniquesta, que pregava a regncia do mundo atravs de duas foras, o bem e o mal. Mas a influncia de Santo Ambrsio foi decisiva para convert-lo ao cristianismo em 386. O resultado de sua converso o livro Confisses, onde revela os caminhos da f em meio s angstias do mundo. O livro uma autobiografia que tambm imprime o seu pensamento filosfico. Outra obra de grande destaque Cidade de Deus, onde discute a questo da metafsica do pecado original contido na Bblia. Para Agostinho, o caminho para a verdade estava na f, mas a razo era o melhor meio para provar a validade das verdades. Famosa a sua frase: Compreender para crer, crer para compreender. Santo Agostinho foi influenciado pelo pensamento de Plato, cuja essncia, era a de que a alma era aprisionada pelo mundo sensvel. A partir desse pensamento, elaborou a doutrina da iluminao divina, na qual, a percepo do verdadeiro tem por causa a luz que provm de Deus. Morreu em Hipona e deixou uma obra fundamental para a doutrina da igreja catlica e que foi registrada em muitos gneros- tratados filosficos, teolgicos, comentrios, sermes e cartas.

SANTO TOMS DE AQUINO

Toms de Aquino (1225-1274), considerado doutor da igreja catlica juntamente com Santo Agostinho, um dos maiores filsofos da humanidade. considerado o maior nome da escolstica e santo da igreja catlica, com o cognome de Doctor Angelicus. Toms de Aquino veio de uma famlia de nobres. Nasceu em Aquino, localizado em Roccasecca, atual Lcio, na Itlia. Fez seus primeiros estudos no castelo de Monte Cassino. Em 1239, estudou as artes liberais, conjunto de disciplinas de iniciao ao conhecimento filosfico e teolgico, Em Npoles. Em, 1240, tornou-se discpulo de Aberto Magno em Colnia. Em 1252, formou-se em teologia. Na Itlia, foi nomeado professor na cria pontifical de Roma. Toms de Aquino reestruturou o ensino na Universidade de Npoles. Fez parte da idealizao do conclio de Lyon, promovido pelo Papa Gregrio 10. Toms de Aquino tem importncia fundamental para o pensamento filosfico e teolgico do ocidente. Em sua obra principal, a Suma Teolgica, exps atravs de questes, os assuntos mais relevantes sobre a f e o conhecimento filosfico. Na obra, o filsofo e telogo teve como preocupao central mostrar a relao entre o cristianismo e a filosofia clssica grega, tendo as idias de Aristteles como fundamento. O conjunto de livros uma das obras centrais da literatura ocidental, alm de ser o sustentculo do tomismo, corrente filosfica que tem as teorias de Toms de Aquino como substrato. O tomismo foi um dos argumentos usados pela igreja catlica para reafirmar a f crist, principalmente na contra-reforma, que tinha a inteno de combater o protestantismo na Europa. Toms de Aquino foi considerado doutor da igreja catlica, prncipe da escolstica. Foi canonizado em 1323 pelo Papa Joo XXII. Morreu na Abadia de Fossenova, antes de participar do conclio de Lyon

Friedrich Nietzsche

Friedrich Wilhelm Nietzsche (1844-1900) foi um filsofo alemo de grande influncia no ocidente. Nietzsche nasceu em Weimar e foi rfo de pai aos cinco anos de idade. Viveu a sua infncia na cidade de Naumburg. Durante essa fase, dedicou-se a ler a bblia. Vindo de famlia protestante, era considerado bom aluno na escola. Em 1864, foi estudar teologia e filosofia na Universidade de Bonn, mas abandonou o primeiro para se dedicar ao segundo depois de ler o livro de Schopenhauer, O mundo como vontade e Representao. Foi nomeado professor de filologia em 1869, mas deixou a vida acadmica por um tempo entrando na vida militar, que s o abandonou depois de uma queda de cavalo. Em 1872, publicou o seu primeiro trabalho, O Nascimento da Tragdia pelo Esprito da Msica, onde contrasta os deuses Dionsio e Apolo. Em 1883, foi a vez de Assim Falou Zaratustra, sua obra mais conhecida, que mesclava um estilo bem peculiar entre a reflexo filosfica e a poesia. Nesse livro, ao criticar o pensamento tradicional, Nietzsche estabeleceu um novo padro de valores. Para o filsofo, no existiam de forma inata no homem o bem e o mal, a verdade e a mentira, a beleza e o feio, mas sim o desejo do poder. Segundo o pensador, os valores tradicionais foram formatados pela cultura judaica-crist, que pregava a humildade e a submisso. O pensamento de Nietzsche influenciou as idias de eugenismo - cujo teor era o rumo da sociedade guiada pelos mais fortes, que predominaram no incio do sculo 20. Outras obras escritas pelo pensador foram Alm do Bem e do Mal e A Vontade de Poder.

REFERNCIAL

WWW.GOOGLE.COM/WIKIPEDIA WWW.WIKEPEDIA.COM http://www.e-biografias.net/

ANEXOS

MICHEL FOULCAUT

GEORGE HEGEL

FRIEDERICH NIETZISCHE

SANTO AGOSTINHO

SANTO TOMS DE AQUINO

TALES DE MILETO

Potrebbero piacerti anche