Sei sulla pagina 1di 3

A Reflexo do Som Ao gritar no interior de uma caverna, habitual conseguires ouvir o eco da tua voz.

. Quando uma onda sonora encontra uma superfcie dura e lisa, reflectida, mudando assim de sentido de propagao. Assim, a onda sonora produzida pelas tuas cordas vocais reflectida nas paredes da caverna e, num curto intervalo de tempo, regressa novamente at ti, dando a impresso de que algum repetiu as tuas palavras. Como j deves ter reparado, habitual as salas de concertos terem as paredes revestidas de tecido ou de cortia. Estes materiais so colocados para minimizar o efeito de reflexo do som e, consequentemente, o eco, pois absorvem o som.

O Olho Humano O nosso olho possui uma lente, o cristalino, que faz convergir os raios de luz de forma a que a imagem se forme na retina. Esta imagem real, invertida e menor que o objecto. O cristalino tem a capacidade de mudar de forma, para que vejas os objectos sempre focados, quer estes estejam prximos ou afastados de ti. A esta capacidade de o cristalino se adaptar chamamos de poder de acomodao.

Hipermetropia A Hipermetropia a dificuldade em ver ao perto. Quem sofre de hipermetropia v os objectos prximos desfocados pois a imagem forma-se depois da retina. A Hipermetropia pode dever-se a dois factores. Um a incapacidade do cristalino de se tornar mais convergente (mais curvo). O outro o facto de o olho ser mais pequeno do que o necessrio para que a imagem se forme correctamente. Em qualquer dos casos, o problema corrigido com lentes convergentes.

Presbiopia A Presbiopia, habitualmente designada de vista cansada, deve-se ao facto de o cristalino, com o avanar da idade, perder a capacidade de se tornar mais convergente (mais curvo) resultando na dificuldade em ver focados os objectos que estejam prximos de ns. Tal como a Hipermetropia pode ser corrigida utilizando lentes convergentes.

Miopia A Miopia a dificuldade em ver ao longe. Quem sofre de Miopia v os objectos que se encontram afastados muito desfocados pois a imagem forma-se antes da retina. A Miopia deve-se resulta da incapacidade do cristalino de se tornar menos convergente (menos curvo). O problema corrigido com lentes divergentes.

Astigmatismo O astigmatismo deve-se a uma forma irregular da crnea. Os raios de luz so focados em diferentes pontos e a imagem formada no ntida. A pessoa v mal ao perto e ao longe. Este problema corrigido com lentes cilndricas. Reaes ou Transformaes Quimicas Se considerarmos que o combustvel o Butano, a equao por palavras desta reaco qumica a seguinte: Butano (gasoso) + Oxignio (gasoso) ----- Dixido de Carbono + gua (gasoso) Esta uma reaco de combusto porque ... ... temos um combustvel, o Butano; ... o Oxignio um dos reagentes ( o comburente). Sempre que o Oxignio um dos reagentes, estamos em presena de uma Reaco de Combusto. h formao de xidos, o Dixido de Carbono e a gua (xido de Hidrognio).

Potrebbero piacerti anche