Sei sulla pagina 1di 7

Escola Secundria / 3Ciclo Quinta das Palmeiras Covilh Fsica e Qumica A 11Ano Unidade 1 Qumica e Indstria: Equilbrios e Desequilbrios

ios Ano lectivo 2005/2006

AL 1.1 Amonaco e compostos de amnio em materiais de uso comum Data_______________

Com esta actividade pretende-se que saiba: Reconhecer o laboratrio como um local de trabalho onde a segurana fundamental na manipulao de material e de equipamentos Adoptar atitudes e comportamentos de segurana adequados manipulao de produtos amoniacais comerciais Identificar compostos de amnio e amonaco usando testes qumicos especficos Inferir a presena de compostos de amnio em materiais de uso dirio (adubos e produtos de limpeza domsticos) Pretende-se dar resposta s seguintes questes: Existir mesmo azoto amoniacal em todos os produtos amoniacais? Haver produtos com azoto amoniacal sem que tal seja mencionado no rtulo? Para isso: 1. Seleccione dois produtos (lava-tudo, limpa-vidros ou adubo), um mencionando no rtulo a presena de azoto amoniacal e outro sem essa meno. 2. Registe as informaes contidas no rtulo, nomeadamente as que dizem respeito composio e segurana.
Produto Tipo de produto (adubo, lava-tudo, limpa-vidros, etc.) Nome Fabricante Informao no rtulo (amoniacal, com amonaco, etc.)

A B

3. Utilize os procedimentos propostos a seguir nas partes I, II e III para testar a presena de azoto amoniacal nos dois produtos seleccionados.

2 Os testes que vamos efectuar so em pequena escala, isto , s precisam de quantidades reduzidas de reagentes. Isso permite diminuir custos, facilitar a eliminao de resduos e diminuir o risco associado manipulao de reagentes perigosos. Mais precisamente, os ensaios a realizar permitem detectar a presena de amonaco (NH3). Mas se a amostra em estudo contiver apenas o io amnio (NH4)+, ele pode ser transformado em amonaco por adio de hidrxido de sdio, NaOH, segundo:
2O NaOH (s) H Na+ (aq) + OH- (aq)

NH4+ (aq) + OH- (aq) NH3 (aq) + H2O (l). Nesse caso, o teste tambm permite identificar a presena de amnio (NH4+), porque este convertido em amonaco. Identificao de azoto amoniacal I Neste teste o amonaco libertado por aquecimento da amostra e detectado devido s suas propriedades alcalinas: ele torna azul o papel de tornesol humedecido com gua. Pode tambm ser detectado por reaco com cloreto de hidrognio, HCl (g), j que nessa reaco se formam fumos brancos de cloreto de amnio. Aquecimento: NH3 (aq) NH3 (g) H>0 Reaco com a gua: NH3 (aq) + H2O (l) NH4+ (aq) + OH- (aq) Identificao: OH (aq) + tornesol mudana de cor
-

Identificao: NH3 (g) + HCl (g) NH4Cl (s) Fumos brancos

Questes pr-laboratoriais 1. Tome conhecimento dos perigos potenciais associados s solues a utilizar, atravs das frases de risco e de segurana seguintes: Soluo concentrada de hidrxido de sdio R 34 S 26-37/39-45 Soluo concentrada de cido clordrico R 20-35 S 9-26-36/37/39-45 Trabalho laboratorial I. Material Produto comercial A Produto comercial B Soluo concentrada de HCl Soluo concentrada de NaOH Placa de aquecimento Gobel de 500 mL Conta-gotas (2)

3 II. Tubos de ensaio (2) Suporte para tubos de ensaio Papel vermelho de tornesol Vareta de vidro Procedimento Experimental

1. Efectue o seguinte ensaio com o produto A: a) Coloque uma amostra de 10 gotas num tubo de ensaio pequeno. b) Adicione 2 gotas de hidrxido de sdio. c) Aquea em banho de gua. d) Aproxime da boca do tubo de ensaio um pouco de papel de tornesol humedecido com guas. Observe e registe: Positivo papel fica azul: contm azoto amoniacal. Negativo -papel permanece vermelho: no contm azoto amoniacal. e) Aproxime da boca do tubo de ensaio a ponta de uma vareta molhada com cido clordrico, HCl (aq), concentrado. Observe e registe: Positivo formao de fumos brancos: contm azoto amoniacal. Negativo no se formam fumos brancos: no contm azoto amoniacal. 2. Repita o mesmo ensaio com o produto B. Questes ps-laboratoriais 1. Por que motivo no se deve tocar nos bordos do tubo com o papel de tornesol? 2. Caso quisssemos detectar apenas amonaco (e no o io amnio), o que teria de ser alterado no procedimento anterior? A identificao com o cido clordrico requer a presena de uma quantidade considervel de azoto amoniacal. De outro modo no se vem bem os fumos. Um resultado negativo no significa que a espcie no esteja presente. Pode estar presente em quantidades to pequenas que no seja detectada, devido reduzida sensibilidade do teste (quando as quantidades so muito pequenas fala-se em traos). O ensaio com papel de tornesol mais sensvel, pois detecta azoto amoniacal mesmo se ele estiver presente em pequena quantidade. Os testes anteriores so mais demorados do que os prximos, nos quais a identificao feita em meio aquoso, adicionando amostra em estudo algumas gotas de um reagente. A formao de um precipitado o slido que se forma no seio de uma soluo e de complexos corados, permite verificar se h azoto amoniacal.

4 Identificao de azoto amoniacal II O amonaco identificado atravs de uma cor azul escura que resulta da formao do io complexo tetraminocobre (II), [Cu(NH3)4]2+ (aq). Adiciona-se amostra uma soluo aquosa de sulfato de cobre formando-se: - um precipitado gelatinoso azul claro Cu(OH)2. Cu2+ (aq) + 2 OH- (aq) Cu(OH)2 (s) - uma soluo azul escura [Cu(NH3)4]+. Cu(OH)2 (s) + 4 NH3 (aq) [Cu(NH3)4]+ (aq) + 2 OH- (aq) Questes pr-laboratoriais 1. Tome conhecimento dos perigos potenciais associados das solues a utilizar: Soluo de sulfato de cobre R 22-36/38 Soluo concentrada de hidrxido de sdio R 34 S 26-37/39-45 Trabalho laboratorial I. II. Material Produto comercial A Produto comercial B Soluo de CuSO4 Soluo concentrada de NaOH Conta-gotas (2) Tubos de ensaio (2) Suporte para tubos de ensaio Procedimento Experimental Efectue o seguinte ensaio com o produto A: a) Coloque uma amostra de 20 gotas num tubo de ensaio pequeno. b) Adicione 5 gotas de hidrxido de sdio. c) Adicione soluo de sulfato de cobre. Verifique o aparecimento de um precipitado azul claro. Continue a adio de soluo de sulfato de cobre. d) Observe e registe: Positivo soluo adquire cor azul escura: contm azoto amoniacal. Negativo soluo no adquire cor azul escura: no contm azoto amoniacal. 1. Repita o mesmo ensaio com o produto B. Questes ps-laboratoriais 1. Nos ensaios anteriores h sempre mudana de cor, mas tal no significa sempre um resultado positivo. Explique porqu. 2. Caso quisssemos detectar apenas amonaco (e no o io amnio), o que teria de ser alterado no procedimento anterior?

5 As anlises qumicas esto sujeitas a interferncias, que ocorrem quando certas substncias presentes na amostra em estudo se combinam com o reagente de identificao, impedindo ou dificultando a reaco com a espcie qumica que se procura detectar. Para evitar este problema conveniente usar um teste com maior selectividade. O facto de os detergentes serem corados pode mascarar a modificao a visualizar (por exemplo, formao de precipitado). Pode tambm acontecer que o reagente de identificao esteja estragado. Neste casos, o resultado pode ser negativo, mesmo que exista azoto amoniacal. Para evitar tais dificuldades comum utilizar uma amostra-padro (ou amostra de referncia), isto , uma amostra onde se sabe que existe a espcie a analisar e uma amostra de controlo (ou amostra em branco), ou seja, um amostra que no tem, de certeza, a espcie a detectar. Os ensaios com amostras-padro e de controlo permitem garantir a qualidade dos resultados obtidos. O teste proposto a seguir para detectar azoto amoniacal est menos sujeito a interferncias, isto , mais selectivo. Para garantir os resultados vamos utilizar uma amostra-padro e uma amostra de controlo. Identificao de azoto amoniacal III O reagente de Nessler (soluo alcalina de tetraiodomercurato (II) de potssio) permite detectar o amonaco e amnio por formao de um precipitado de cor acastanhada. A reaco pode ser descrita por: NH3 (aq) + 2 [HgI4] (aq) + 3 OH- (aq) Hg2O(NH2)I (s) + 7 I- (aq) + 2 H2O (l). Questes pr-laboratoriais 1. Tome conhecimento dos perigos potenciais associados das substncias utilizadas. Reagente de Nessler R 26/27/28-33-35 S 13-26-28-37/39-45 2. Por que razo no se deve armazenar o reagente de Nessler em frascos de vidro? 3. Por que razo se deve utilizar a menor quantidade possvel de reagente de Nessler? Trabalho laboratorial I. Material Produto comercial A Produto comercial B Amostra-padro Amostra de controlo Reagente de Nessler Conta-gotas (2) Tubos de ensaio (2) Suporte para tubos de ensaio

6 II. Procedimento Experimental

1. Efectue o seguinte ensaio com o produto A, com uma amostra-padro e com uma amostra de controlo. a) Coloque 10 gotas de amostra num tubo de ensaio pequeno. b) Adicione 2 gotas de reagente de Nessler. c) Observe e registe: Positivo precipitado amarelo acastanhado: pouco azoto amoniacal. Negativo no h mudana de cor: no existe azoto amoniacal. 2. Repita o mesmo ensaio com o produto B. Questes ps-laboratoriais 1. Por que motivo no necessrio adicionar hidrxido de sdio neste ensaio, apesar de se pretender determinar o azoto amoniacal? Tendo em conta o trabalho laboratorial realizado nas partes I, II e III, completa o quadro: Produto A B Informao no rtulo (amoniacal, com amonaco, etc.) Azoto amoniacal (+/-)

1. Analise a informao contida na tabela, bem como a informao obtida pelos restantes grupos. Responda s questes presentes no incio desta actividade laboratorial. 2. A informao apresentada nos rtulos estava certa? Por que motivo importante confrontar os resultados obtidos por vrios grupos para dar a melhor resposta possvel?

Bibliografia Paiva, J., Ferreira, A. J., Ventura, G., Fiolhais, M., Fiolhais, C., 11 Q. Lisboa: Texto Editora.

A estagiria Ana Cristina Matos

Respostas Actividade Laboratorial

Identificao de azoto amoniacal I


Questes ps-laboratoriais 1. O bordo do tubo de ensaio pode estar contaminado com soluo de NaOH. Se o papel tocar o bordo do tubo de ensaio, torna-se azul devido presena de NaOH e no devido libertao de amonaco. 2. No se deveriam adicionar as duas gotas de hidrxido de sdio, pois este destina-se a transformar o amnio em amonaco.

Identificao de azoto amoniacal II


Questes ps-laboratoriais 1. A mudana de cor azul para azul claro diz respeito precipitao de hidrxido de cobre e ocorre se a soluo for alcalina. A mudana para azul escuro deve-se formao do io complexo tetraminocobre (II) e s esta corresponde a um ensaio positivo, pois ocorre devido presena de amonaco.

Identificao de azoto amoniacal III


Questes pr-laboratoriais 2. O reagente de Nessler uma soluo muito alcalina pelo que, tal como todas as solues muito alcalinas, reage com o vidro. 3. O reagente de Nessler perigoso por ser txico. Por isso devemos reduzir a quantidade utilizada, o que facilita a eliminao dos resduos produzidos. Questes ps-laboratoriais 1. Porque o prprio reagente de Nessler uma soluo alcalina, conferindo a alcalinidade necessria transformao de io amnio em amonaco.

Potrebbero piacerti anche