Sei sulla pagina 1di 4

CONTABILIDADE GERENCIAL UMA FERRAMENTA DE GESTO EMPRESARIAL

PORTELLA, Charlise S.1; TRETER, Jaciara.2

Palavras-Chave: Contabilidade gerencial, gesto, empresas

Introduo Diante do cenrio empresarial competitivo em que se encontram as organizaes torna-se cada vez mais importante adotar tcnicas de gesto especializadas. Em decorrncia de todo o processo de desenvolvimento da contabilidade, o presente artigo tem como objetivo evidenciar como a Contabilidade Gerencial vem preenchendo lacunas produzindo informaes teis e relevantes aos administradores, ou seja, todos os colaboradores que de uma forma e outra trabalham no meio organizacional. Para facilitar o entendimento do que vem a ser Contabilidade Gerencial, faz-se necessrio compreender primeiramente o que Contabilidade. De uma forma sucinta, o conceito de contabilidade, de uma cincia que estuda, controla e observa o patrimnio de uma empresa. Para Ribeiro (2003, p.19) a contabilidade uma cincia que possibilita, por meio de suas tcnicas, o controle permanente do patrimnio das empresas. Pode-se dizer ento que a contabilidade um mtodo que tanto no aspecto qualitativo como quantitativo registra todos os fatos e procedimentos ocorridos em uma empresa. Nesse sentido a contabilidade vem se modificando e se transformando em um meio de comunicao e anlise empresarial. A contabilidade gerencial, num significado mais claro est direcionada unicamente para a administrao da empresa, buscando preencher informaes econmicas e financeiras que se adaptem de modo vlido e eficaz no modelo decisrio do dirigente. Pode-se dizer tambm que a contabilidade gerencial distinguida e tem como ponto de vista o abastecimento de informaes para os administradores, no caso, uma ferramenta para o comando. Devido ao surgimento de grandes organizaes, a conhecimento contbil e a informao gerencial se tornaram de interesse aos fornecedores, financiadores, capitalistas, entre outros. Marion (2008, p.23) define a contabilidade:
1 2

Universidade de Cruz Alta. E-mail: Charliseportella@yahoo.com.br ps-graduanda Universidade de Cruz Alta. E-mail: jacitreter@ig.com.br, orientadora

A Contabilidade o grande instrumento que auxilia a administrao a tomar decises. Na verdade, ela coleta todos os dados econmicos, mensurando-os monetariamente, registrando-os e sumarizando- os em forma de relatrios ou de comunicados, que contribuem sobremaneira para a tomada de decises.

Pde-se notar que a Contabilidade utiliza-se de uma mesma linha de raciocnio, e pressuposto que a Contabilidade Gerencial serve de ferramenta de tomada de deciso.
Neste sentido, o objetivo deste estudo evidenciar a importncia da contabilidade gerencial para a gesto das empresas no auxlio tomada de deciso.

Metodologia e/ou Material e Mtodos O presente estudo classifica-se, do ponto de vista da abordagem do problema, como qualitativo e, do ponto de vista dos procedimentos tcnicos, como bibliogrfico. De acordo com Marconi e Lakatos (2004), a pesquisa qualitativa analisa e interpreta aspectos mais profundos, descrevendo a complexidades do comportamento humano. Segundo Gil (2002) a pesquisa bibliogrfica desenvolvida com base em materiais j elaborados, principalmente livros e artigos cientficos. Neste sentido, os dados do presente estudo foram coletados atravs de livros e de sites pesquisados na Internet, no intuito de atingir o objetivo proposto. Resultados e Discusses A contabilidade gerencial um dos ramos da contabilidade relacionada rea de controle e gerenciamento, fornecendo informaes para os administradores, isto , aqueles que esto dentro da organizao e que so responsveis pela direo e controle de suas operaes, em outro sentido a contabilidade gerencial pode ser constatada como contabilidade financeira, que relacionada com o fornecimento de informaes para os acionistas, credores. Mostrando a necessidade de se ter acesso s informaes teis que possibilitem ao gestor administrar seu negcio de maneira eficiente. Padoveze (2000, p.30) destaca que: a funo objetiva da contabilidade gerencial de criao de valor para os acionistas um conceito objetivo, pois pode ser mensurado economicamente. Com este embasamento o presente artigo tem como finalidade demonstrar a Contabilidade Gerencial como uma ferramenta de auxilio para vida econmica das empresas. Onde tem como objetivo assessorar os dirigentes em suas funes gerenciais, contribuindo para o sucesso da empresa. Portanto a contabilidade gerencial um processo pelo qual visa identificar, mensurar, tolerar e avaliar as informaes sobre situaes econmicas das organizaes, com a finalidade de

abastecer seus diversos usurios de informaes sobre o patrimnio, permitindo que sejam fornecidas informaes econmico-financeiras e sociais para que seus usurios, dessa forma auxiliando no processo de gesto da empresa para a melhor tomada de deciso gerencial. Conforme Iudcibus (1998, p.21):
A Contabilidade Gerencial pode ser caracterizada, superficialmente, como um enfoque especial conferido as vrias tcnicas e procedimentos contbeis j conhecidos e tratados na Contabilidade Financeira, na Contabilidade de Custos, na Anlise Financeira de Balanos etc.

Desse modo possibilitam que os administradores adquiriram uma boa viso em relao contabilidade gerencial, que aliada aos sistemas informao oferece uma importante contribuio para elaborao de futuros planejamentos estratgias, controles, avaliaes de desempenho da companhia. Iudcibus (1998, p. 22) expe o seguinte sobre os relatrios fornecidos pela contabilidade gerencial: todos os procedimentos contbeis e financeiros ligados a oramento empresarial, a planejamento empresarial, a fornecimentos de informes contbeis e financeiros para deciso entre cursos de ao alternativos, recaem sem sombra de dvida, no campo da contabilidade gerencial. Portanto as empresas esto em constantes mudanas e, cada vez mais, necessitam de informaes oportunas sobre sua situao financeira para adequar as suas operaes s novas situaes. Neste contexto a contabilidade Gerencial cada vez mais vem ganhando lugar importante dentro das organizaes devido o aumento da concorrncia e a escassez de recursos disponveis tm contribudo para as constantes mudanas na gesto dos negcios. Nessa mesma viso importante destacar que as informaes so fundamentais no alcance em que os diretores consigam identificar tanto as convenincias quanto as ameaas que o cenrio econmico e financeiro apresentar s empresas.

Concluso Devido s mudanas sociais polticas e econmicas que vem ocorrendo no mundo, e o aumento da concorrncia e a escassez de recursos disponveis tm contribudo para as constantes mudanas na gesto dos negcios nas empresas. Hoje em dia as instituies tm objetivos comuns que a aquisio de lucro e isso se da atravs da utilizao de recursos prprios e de terceiros. Quando esses recursos no so usados de

forma devida, ou seja, no h transparncia nos relatrios contbeis, corre-se o risco dos administradores entrarem em conflito. Desse modo conclui-se que contabilidade gerencial se revela parte fundamental da administrao da empresa. Com a utilizao de seus recursos pode-se prever muitos problemas ou antecipar solues.

Referncias GIL, Antonio C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. So Paulo: Atlas, 2002. MARCONI, Marina A.; LAKATOS, Eva M. Metodologia Cientfica. So Paulo: Atlas, 2004. MARION, Jos Carlos. Contabilidade empresarial. 14 ed. So Paulo: Atlas, 2008. RIBEIRO, Osni Moura. Contabilidade bsica fcil. 24. Ed. So Paulo: Saraiva 2003 IUDCIBUS, Srgio de. Contabilidade gerencial. So Paulo: Atlas, 1998. PADOVEZE, Clvis Luis. Contabilidade gerencial: Um enfoque em sistema de informao contbil, 3 Ed. So Paulo: Atlas, 2000.

Potrebbero piacerti anche