Sei sulla pagina 1di 11

Samuel Orlando Nhantumbo

Sistema financeiro
O sistema financeiro compreende o conjunto de instituies financeiras que asseguram, essencialmente, a canalizao da poupana para o investimento nos mercados financeiros, atravs da compra e venda de produtos financeiro s

Estas instituies asseguram um papel de intermediao entre os agentes econmicos que, num dado momento, se podem assumir como aforradores e, noutros momentos, como investidores.

Fonte:

Mercados financeiros
Existem trs grandes tipos de mercados financeiros: o mercado monetrio (financeiro a curto prazo), o mercado de capitais (que se distingue em relao ao primeiro quanto aos prazos de vencimento, j que este de longo prazo) e, por ltimo, o mercado cambial (onde se confrontam a procura e a oferta de divisas).

Mercado Monetrio- vocacionado para aplicaes de excedentes de tesouraria e para o financiamento de ruturas financeiras de curto prazo, transacionam-se ttulos com um prazo de vencimento at um ano. O principal segmento do mercado monetrio so os mercados interbancrios, onde participam o Banco central e outras instituies de crdito. Estes mercados so constitudos por:

Mercado Monetrio Interbancrio (MMI) , em que instituies financeiras cedem liquidez entre si por perodos de tempo variveis. No h emisses de ttulos;

UEM- Gesto de Risco 2013-03-02

Nhantumbo, Samuel Orlando

Samuel Orlando Nhantumbo


Mercado de Operaes de Interveno, onde o Banco central e as instituies financeiras transacionam ttulos para levar a cabo a poltica monetria previamente definida pelas autoridades monetrias: massa monetria em circulao e taxas de juro.

Por seu lado, no mercado de capitais tm lugar operaes sobre ttulos cujo prazo de vencimento superior a um ano. Este mercado encontra-se vocacionado para financiamentos e investimentos de mdio e longo prazo, atravs da emisso de ttulos mobilirios, como aes, obrigaes, ttulos de participao, etc.

O mercado de capitais tem importantes funes econmicas, das quais se destacam a mobilizao das poupanas dos particulares e das empresas e o alargamento do leque de opes de financiamento dos investimentos produtivos das empresas. O mercado de capitais subdivide-se em mercado primrio (onde so colocadas as novas emisses de ttulos) e secundrio (onde se transacionam ttulos emitidos e subscritos em perodos anteriores, dando assim liquidez ao mercado primrio). A este ltimo (onde se recompram e revendem os novos ttulos) chama-se habitualmente Bolsa de Valores. Por fim, no mercado cambial (ou de cmbios) confronta-se a procura e a oferta de divisas (moeda estrangeira). A taxa de cmbio o preo de uma moeda expresso em unidades de outra moeda.

Instituies financeiras
So chamadas de "instituies financeiras" as organizaes que tem a finalidade de viabilizar alocaes de capitais financeiros prprios ou de terceiros, obedecendo a uma correlao d risco, custo e prazo para atender aos interesses de pessoas fsicas e jurdicas que participam como acionistas, clientes, colaboradores, cooperados, fornecedores e agncias reguladoras do mercado. Existem vrios tipos de instituies financeiras: bancos, cooperativas de crdito, agncias de fomento, associaes de poupana e emprstimos ("financiadoras") etc.

Cooperativas de crdito- so normalmente oriundas de associaes de funcionrios da mesma empresa, profissionais de um mesmo segmento, empresrios ou associados de uma determinada rea de atuao. uma das importante caracterstica que os eventuais lucros auferidos so repartidos entre os associados.

UEM- Gesto de Risco 2013-03-02

Nhantumbo, Samuel Orlando

Samuel Orlando Nhantumbo


Bolsa de mercadorias e futuro Segundo o Bacen (2011), "as bolsas de mercadorias e futuros so associaes privadas civis, com objectivo de efectuar o registo, a compensao e liquidao fsica e financeira das operaes realizadas em prego ou sistema eletrnico. Para isso tais associaes devem desenvolver, organizar e proporcionar um mercado de derivativos livres e transparente, proporcionando aos seus usurios a devida proteo diante de flutuaes de preos de produtos em geral, bem como de variveis macroeconmicas, cuja incerteza de preo possa influenciar negativamente suas actividades. Bolsa de valores -pode ser constituda sob forma de sociedade annima ou de sociedade civil e tem como principal funo manter um determinado local ou sistema para o encontro de seus membros para que possam negociar ttulos e valores mobilirios.

Bancos
O sistema financeiro, e neste, os bancos, desempenham um papel crucial em tudo o que diga respeito utilizao da moeda pela economia.

Principais funes dos bancos: Administrar depsitos: so as contas correntes ou a poupana aplicada pelos clientes; Conduzir transaces: pagamento de cheques (ou seja, mediante a apresentao de um cheque no cruzado, o banco entrega o dinheiro correspondente "desconto" de cheques), Transferncias entre contas correntes ou pagamentos; Concesso de crditos; Gesto de cofres: guarda de valores para seus clientes; Servio de cmbios: troca de moeda estrangeira.

UEM- Gesto de Risco 2013-03-02

Nhantumbo, Samuel Orlando

Samuel Orlando Nhantumbo


Tipos de bancos
Bancos comerciais Podem ser representados por instituies financeiras pblicas ou privadas que objetivam proporcionar recursos para financiar, tanto a curto a medio prazo a empresas em geral e pessoas fsicas. Uma actividade tpica de banco comercial a captao de depsitos a vista, porem tambm podem captar recursos a prazo. Oferece produtos bancrios por meio dos quais capta recursos de agentes econmicos (pessoas fsicas e jurdicas) poupadoras ou superavitrias (com excedente de capital) e os empresta a agentes que necessitam de recursos (deficitrios) para movimentar suas actividades. Deve ser constituda sob forma de sociedade anonima.

Dada a sua natureza, uma das maiores preocupaes dos bancos comerciais a captao de fundos, atravs de, por exemplo, operaes passivas como os depsitos ( ordem ou a prazo), os depsitos de poupana, os certificados de depsitos e os fundos de investimentos. A partir de capitais prprios e de fundos captados junto dos seus clientes, a banca desenvolve operaes de crdito procurando obter uma diferena (margem) positiva entre a taxa de juro praticada em concesses de crdito e outros produtos e a taxa qual se financia, quer junto de bancos centrais quer junto dos seus clientes.

Para alm da actividade de crdito, h ainda um conjunto de servios prestados pelos bancos que so cada vez mais um negcio disputado entre eles, como as garantias bancrias, operaes de pagamento, actuao nos mercados bolsista, guarda de valores ou a custdia de ttulos.

Bancos de cmbio So instituies financeiras que podem realizar, sem restrio alguma operaes de cmbio e de crdito vinculadas as de cmbio, como financiamento a exportao e importao e adiantamentos sobre contratos de cmbio. Tambm podem receber depsitos em contas sem remunerao, no movimentveis por cheque ou por meio eletrnico pelo titular, cujos recursos sejam destinados a realizao das operaes anteriormente citadas. Banco de desenvolvimento

UEM- Gesto de Risco 2013-03-02

Nhantumbo, Samuel Orlando

Samuel Orlando Nhantumbo


Tem o objectivo principal proporcionar o suprimento de recursos ao financiamento a medio e longo prazo de projectos que promovam o desenvolvimento econmico e social local. Suas principais operaes passivas so depsitos a prazo, emprstimos externos, emisso de cdulas hipotecrias. J as operaes ativas so emprstimos e financiamento a projectos privados.

Bancos de investimento Segundo Banco Central do Brasil (Resoluo CMN 2.624, de 1999) So instituies financeiras privadas especializadas em operaes de participao societria de carter temporrio, de financiamento da atividade produtiva para suprimento de capital fixo e de giro e de administrao de recursos de terceiros. Devem ser constitudos sob a forma de sociedade annima e adotar, obrigatoriamente, em sua denominao social, a expresso "Banco de Investimento". No possuem contas correntes e captam recursos via depsitos a prazo, repasses de recursos externos, internos e venda de cotas de fundos de investimento por eles administrados. As principais operaes ativas so financiamento de capital de giro e capital fixo, subscrio ou aquisio de ttulos e valores mobilirios, depsitos interfinanceiros e repasses de emprstimos externos

O Papel dos Bancos na Economia O papel dos bancos o de servir de intermedirios no negcio do dinheiro e facilitar os pagamentos. Recebem dinheiro dos depositantes e emprestam-no aos que necessitam de emprstimos. Os bancos so instituies fundamentais na intermediao financeira, isto , recolhem a poupana de quem possui recursos excedentrios e disponibilizam esses recursos a quem deles necessita. Sem esta operao, a capacidade de investir dos particulares e das empresas ficaria muito limitada. Os bancos asseguram o funcionamento dos sistemas de pagamentos o que permite que os mercados locais desenvolvam a sua actividade e que os particulares e as empresas se desloquem e actuem respectivamente em locais distantes. A inexistncia de um sistema bancrio bem estruturado no permitiria a circulao da moeda, sendo tambm mais difcil a criao de mercados de bens e servios, bem como a circulao de pessoas e bens.

UEM- Gesto de Risco 2013-03-02

Nhantumbo, Samuel Orlando

Samuel Orlando Nhantumbo


Crises Bancrias Os bancos so vulnerveis a diferentes riscos que podem levar a crises do sistema. Dentre eles podem-se destacar: o risco de liquidez, que resulta da corrida aos bancos, por parte dos clientes para levantamento dos seus depsitos, sem que o banco tenha a totalidade dos fundos solicitados; os riscos de crdito, que o risco associado ao no pagamento dos emprstimos por parte dos devedores; e o risco associado s taxas de juro, que o risco do banco ter prejuzos em virtude de subidas das taxas, que levem ao pagamento de juros de depsitos superiores aos juros recebidos dos emprstimos.

A Evoluo do Sistema Bancrio Moambicano


A caracterizao da evoluo do sistema bancrio moambicano pode se dividir em trs partes: perodo antes da independncia, desde a independncia at 1987, perodo aps a introduo do programa de reabilitao econmica (PRE). O sistema financeiro moambicano antes da independncia contava com cerca de dez bancos comerciais de entre eles se destacam: o Instituto de Crdito de Moambique, Montepio de Moambique Banco, Nacional Ultramarino (BNU), Banco Pinto & Sotto Maior e o Banco Standard Totta de Moambique (BSTM).

No perodo colonial, as actividades do banco central no pas eram exercidas pelo BNU que, na prtica, funcionava como uma dependncia do Banco de Portugal (banco central portugus), portanto sem nenhuma autonomia, e funcionava sobretudo como um banco comercial. Depois da independncia, as actividades do BNU foram herdadas pelo ento Banco de Moambique que, simultaneamente, passou a desenvolver as funes de banco central e de banco comercial.

Com a independncia e atravs da lei 5/77 e 6/77 que preconizava a restruturao da banca foram nacionalizados todos os bancos com excepo do BSTM. A partir daquelas instituies financeiras herdadas do colonialismo, foram criados em 1977 apenas dois bancos estatais: o Banco de Moambique (BM) e o Banco Popular de Desenvolvimento (BPD) e o sector financeiro passo a contar com trs bancos comerciais uma vez que o B.M. para alm das suas funes como banco central tambm desempenhava funes comerciais.

UEM- Gesto de Risco 2013-03-02

Nhantumbo, Samuel Orlando

Samuel Orlando Nhantumbo


Em 1987, o governo introduziu o PRE que, dentre vrios objectivos visavam reverter a tendncia cada vez mais degradante da economia e do desempenho das firmas. No entanto, o PRE implicou a liberalizao da economia que por sua vez, imps novas tarefas ao Banco de Moambique. Da, surgiu a necessidade de uma maior dinmica do Banco de Moambique no seu papel de condutor da poltica monetria e de crdito, e de superviso do sistema financeiro nacional. A concretizao dessa necessidade determinou a retirada das funes comerciais e a criao do Banco Comercial de Moambique em 1992. No mbito da poltica da liberalizao da economia, e atravs da lei 28/91 o sector bancrio aberto ao investimento privado e como resultado desta poltica, nascem novos bancos comerciais em Moambique, tais como: Banco de Fomento (BF), Banco Comercial e de Investimento (BCI), Banco Internacional de Moambique (BIM), Banco Internacional de Comrcio (ICB), African Banking Corporation (ABC), Banco Mercantil e de Investimentos (BMI), Banco de Desenvolvimento e Comercio (BDC).

Actualmente os bancos comerciais esto embarcar numa poltica de diversificao dos seus negcios, caracterizado por criao de pequenas empresas do grupo viradas para servios especializados tais como: banca de investimentos, private banking, leasing e dealers.

Banco central (Banco de Moambique)

O Banco de Mocambique o Banco Central da Repblica de Moambique, tem por objectivo principal a preservao do valor da moeda nacional. 1. Como Banco Central, o Banco ser o banqueiro do Estado, consultor do Governo no domnio financeiro, orientador e controlador das polticas monetria, financeira e cambial, gestor das disponibilidades externas do pas, intermedirio nas relaes monetrias internacionais, supervisor das instituies financeiras.

UEM- Gesto de Risco 2013-03-02

Nhantumbo, Samuel Orlando

Samuel Orlando Nhantumbo


2. Compete ao Banco, assegurar a centralizao e compilao das estatsticas monetrias, financeiras e cambiais que julgue necessrias para a prossecuo de uma poltica eficiente naqueles domnios.

3. Compete igualmente ao Banco controlar a actividade dos mercados monetrio, financeiro e cambial.

No prosseguimento do seu objecto, o Banco visa ainda alcanar os seguintes fins: a) Promover a realizao de correcta poltica monetria; b) Orientar a poltica de crdito com vista promoo do crescimento e desenvolvimento econmico e social do pas; c) Gerir disponibilidades externas de forma a manter adequado volume de meios de pagamento necessrios ao comrcio internacional; d) Disciplinar a actividade bancria;

Para o financiamento das operaes compreendidas no seu objecto, o banco poder: a) aceitar depsitos vista do Estado e das instituies de crdito; b) utilizar fundos provenientes de emprstimos concedidos por pessoas singulares ou colectivas, estrangeiras ou internacionais; c) utilizar fundos provenientes de depsitos obrigatrios das instituies de crdito; d) realizar quaisquer outras operaes passivas que no forem vedadas por lei.

Emissao da moeda pelo Banco de Moambique 1. O Banco tem o exclusivo e a obrigao da emisso de notas e de moeda divisionria em Moambique. 2. Os valores de emisso e facial sero fixados de harmonia com os interesses da economia nacional, reservado o estado, para s, o direito emisso de moeda comemorativa.

3. As notas e moedas tm curso legal em todo o pas e poder liberatrio ilimitado e so isentas de selo e de quaisquer outros impostos.

UEM- Gesto de Risco 2013-03-02

Nhantumbo, Samuel Orlando

Samuel Orlando Nhantumbo


4. As caractersticas e o valor facial das notas e moedas a emitir pelo Banco sero decididas pelo governador do banco, depois da prvia aprovao do Presidente da Repblica, nos termos da Lei n.1/91, de 09 de Janeiro.

5. As notas tm a data da emisso geral e so assinadas, por chancela, pelo Governador do Banco.

6. O banco tem a obrigao de fornecer comunidade nacional, nas melhores condies de segurana e comodidade, notas e moedas de boa qualidade e dificilmente imitveis.

Custos de Transao
Segundo Pond, os custos de transao nada mais so que o dispndio de recursos econmicos para planejar, adaptar e monitorar as interaes entre os agentes, garantindo que o cumprimento dos termos contratuais se faa de maneira satisfatria para as partes envolvidas e compatvel com a sua funcionalidade econmica. Trata- se dos custos associados os estabelecimento dos contratos explcitos ou implcitos que organizam uma certa atividade.

Williamson identifica dois tipos de custos de transao que afetam diretamente o desempenho das unidades econmicas participantes: Os custos ex ante de negociar e fixar as contrapartidas e salvaguardas do contrato, e, principalmente, Os custos ex post de monitoramento, renegociao e adaptao dos termos contratuais s novas circunstncias.

Esses custos esto presentes, com diferentes intensidades, segundo as caractersticas das transaes, tanto quando essas so mediadas pelo mercado, quando so realizadas no interior de uma firma. Os custos de transao ex ante esto presentes, com maior intensidade, naquelas situaes onde difcil estabelecer as pr- condies para que a transao em foco seja efetuada de acordo com parmetros planejados e esperados. O problema central encontra- se na definio do objeto da transao em si, fato que implica longas - e

UEM- Gesto de Risco 2013-03-02

Nhantumbo, Samuel Orlando

Samuel Orlando Nhantumbo


dispendiosas negociaes para garantir a qualidade e as caractersticas desejadas ao bem ou servio transacionado, ou ainda para evitar problemas quanto a pagamentos monetrios.

Os custos de transao ex post se referem adaptao das transaes a novas circunstncias. Segundo Williamson (1985, p. 21), tais custos apresentam quatro formas: Custos de mal- adaptao, derivados dos efeitos originados do surgimento de eventos no planejados que afetam as relaes entre as partes envolvidas; Custos de realinhamento, incorridos quando da realizao de esforos para renegociar e corrigir o desempenho das transaes cujas caractersticas foram alteradas ao longo da relao entre os agentes econmicos; Custos de montar e manter estruturas de gesto que gerenciem as disputas que eventualmente surjam no decorrer das transaes; Custos requeridos para efetuar comprometimentos, criando garantias de que no existam intenes oportunistas.

Neste contexto, as transaes mediadas pelo mercado podem incorrer em custos no negligveis, cujas origens repousam na impossibilidade de elaborao de contratos completos. Quanto menor a especificidade dos ativos, menor a incerteza e menor a frequncia das transaes, menores so os custos associados a utilizao do mercado como forma organizacional que coordenam as interaes mercantis entre os agentes econmicos. Nesses casos, a transao se refere simples transferncia da propriedade de um bem ou servio em troca de uma determinada quantia de moeda, acompanhada de uma negociao prvia do preo e das condies de pagamento.

Entretanto, em muitos casos, as caractersticas intrnsecas das transaes determinam o surgimento de um valor econmico integridade e continuidade das relaes mercantis entre agentes econmicos especficos, ou seja, entre os mesmos agentes, de modo que o estabelecimento de vnculos extra-mercado torna- se pode tornar- se uma forma de organizar a transao superior a sua efetivao via mercado.

Evidentemente, tais vnculos tambm implicam custos. A questo, portanto, est na busca de formas de minimizar os custos de transao, atravs da procura de mecanismos

UEM- Gesto de Risco 2013-03-02

Nhantumbo, Samuel Orlando

Samuel Orlando Nhantumbo


contratuais - formais ou no - que desestimulem conflitos e, caso estes surjam, os resolvam rapidamente. Uma das alternativas evitar a dependncia de fontes externas de fornecimento no insumo ou servio em questo, realizando, por exemplo, movimentos de integrao vertical.

UEM- Gesto de Risco 2013-03-02

Nhantumbo, Samuel Orlando

Potrebbero piacerti anche