Sei sulla pagina 1di 13

Memria e identidade nos contos de Teixeira de Sousa (para uma antropologia da literatura)*

Maria R. Turano**

Este ensaio enquadra-se na pesquisa Memria, identidade, sincretismos na Dispora literria caboverdiana em Lisboa actuada com uma Bolsa da Fundao Gulbenkian de Lisboa.

** Professora da Universidade de Lecce. Itlia.

A todos os John, da Ilha do Fogo


No deixe a nossa memria ficar em branco, com estas palavras a Biblioteca Nacional de Lisboa promove uma campanha de sensibilizao para a conservao dos livros. O papel da escrita na nossa cultura fundamental; a memria do conhecimento passa tambm atravs dela. O meu discurso sobre a escrita literria quer ser um testemunho sobre o deixar a nossa memria ficar em preto.

Memria e identidade
A memria, que aqui tomamos em considerao, a antropolgica, pessoal e colectiva, que d a percepo e possibilita a construo da identidade cultural. Na memria h um movimento que vai do presente em direco do passado: temos que nos interrogar acerca da maneira como indivduos e grupos recordam a si mesmos; [de que maneira acontece] a reconstruo das recordaes1 . Em Teixeira de Sousa, a modalidade da expresso da recordao a narrao escrita: a lembrana pessoal, mas ela torna-se tambm porta-voz duma memria colectiva.
A narrativa duma vida faz parte dum conjunto de narrativas que se interligam, est incrustada nas histrias dos grupos a partir dos quais os indivduos adqui-

Cfr. JODELET, D. Memorie che si evolvono, in AA.VV. Memoria e Integrazione. Lecce, 1994,. p. 55.

via atlntica

n. 4

out. 2000

rem a sua identidade e por isso a memria individual, separada em absoluto da memria social uma abstraco quase destituda de sentido2.

E se, a produo de histrias uma caracterstica de toda a memria social, e se a memria social veiculada atravs das histrias de vida, como diz Connerton, a narrao individual torna-se uma maneira de transmitir a memria colectiva. Sabemos que a memria colectiva uma das bases da identidade e que se pode traduzir em conscincia histrica da prpria cultura, no s em termos abstractos, mas tambm como cultura material.
A memria colectiva no s chamamento permanncia de contedos factuais ou existenciais []. Ela est tambm escrita nos gestos, nos hbitos, e nos costumes dos grupos. Como as tradies orais tambm as tradies materiais so memria3.

Etnografia duma ilha


As transformaes sociais, a transio entre uma velha classe ao poder e uma nova, esto ao centro da aco do conto A famlia de Aniceto Braso, quase uma pequena antecipao do grande romance Ilhu de Contenda. A grande rvore que se expande, imagem com a qual tem incio este conto, parece representar a velha classe, restituindo, juntamente com outros elementos, uma imagem de bem estar, de vida de tradies consolidadas, de dia-a-dia arrumado no tempo (na sala de jantar pelas paredes ondulavam os bigodes dos antepassados). Depois deste zoom, a cmara do escritor mostra a vegetao desse quintal: as buganvlias e o roseiral (alis, o nosso escritor tem sempre uma veia floral na sua escrita literria). Depois a capela, outro lugar de representao do estado social. Aniceto Braso, vivo, vive com as quatro filhas: uma vida marcada pela rotina. S Esmeralda, a filha mais nova, procura uma ruptura (e, no final, ser ela, sozinha, a consegui-la), ao contrrio de Sofia, outra filha, que mergulha na fantasia dos romances, no passado. Toda esta ordem, todo este passado acumulado vo ser perturbados e anulados pela situao financeira do Aniceto Braso: a propriedade est a perder-se por causa das dvidas.
2 3

CONNERTON, P . Como as sociedades recordam. Lisboa, 1993. p. 45. Cfr. Halbwachs, in JODELET, D. cit., p. 56.

226

outros ensaios

TURANO, Memria e identidade...

A situao no s de runa econmica, mas de diminuio social, porque quem reivindica os bens um filho de escravos, um negro atrevido. O autor sublinha, atravs do comportamento fechado do velho, uma incapacidade para compreender novas situaes e resolv-las: talvez no seja possvel para uma classe ultrapassada, com velhos hbitos, enfrentar uma nova situao. A nica sada a loucura: o que acontece a Aniceto. A loucura est presente tambm no conto Na corte de el-rei Dom Pedro, onde a decadncia da classe dominante aparece como uma derrota: a classe apodrecida, representada simbolicamente por Jernimo Cardoso, um doente, coberto de pstulas. Atravs das recordaes do protagonista, Vicente Cardoso, h a narrao dos acontecimentos que levaram perda dos bens materiais, com as graves consequncias para a famlia. Dois antigos companheiros de escola, um dos quais o ltimo descendente duma velha linhagem, e o outro um louco a loucura de julgar-se el-rei Dom Pedro, encontram-se na noite de Natal, num ambiente hostil, onde toda a gente parece adormecida, perdida, esquecida de tudo, mesmo das tradies daquela noite: s ele, Vicente Cardoso, teimava na procura do que j no existia, como estrangeiro cata de sensaes4 . Os dois estrangeiros, na noite, vo em busca de comida, mas a resposta que Vicente Cardoso recebe uma injuria sua av: a mesma av dona da escrava, que era me de quem o injuriou. Menos um, que abre a colectnea, e Raiva so dois contos exemplares, que evidenciam um dos aspectos mais significativos da scio-cultura caboverdiana, a emigrao. Migrao para as outras ilhas (Menos um), a emigrao para a frica (So Tom, Raiva), para as Amricas, para a Europa. No primeiro conto estamos a caminho da emigrao, no segundo, no regresso. Em Menos um, encontramo-nos no meio de secas cclicas; uma atmosfera pesada, um sentimento de estagnao, com uma sensao de espera; estes noacontecimentos vo ser interrompidos pela chegada duma carta (eterno papel da carta na cadeia da emigrao!). No h escolha, h uma s sada: a emigrao.
Olhei para trs Minha me e o meu av l estavam no alto da nossa casa. Ela acenava-me com um lencinho branco. Eu tinha os olhos to cheios de gua que tropecei numa pedra. Jack disse-me que no chorasse. Mas no podia. O n na garganta apertava cada vez mais. O rebocador apitou5.

Uma despedida, quem sabe se com regresso!


4 5

TEIXEIRA DE SOUSA, H. Contra mar e vento. Lisboa, s.d. p. 78. Idem, p. 18.

227

via atlntica

n. 4

out. 2000

Em Raiva, a protagonista, ao regressar sua ilha, est


Aos quarenta e trs, sem nada que a recomendasse para a vida, sem mocidade, sem sade, e sem ningum de famlia que a recebesse, porque todos haviam desaparecidos naqueles anos de fome []. Mas que tristeza sentiu ao desembarcar numa ilha diferente da que tinha deixado6 .

A mulher volta daquela triste emigrao para So Tom, completamente destruda, doente, sem nada: nem bens materiais, nem laos afectivos. S o Albergue a recebe e abriga. Este regresso um desencontro total: a diferena amadurecida pelos anos. No por acaso que o espao, onde a aco se desenvolve, um albergue: lugar de todos e de ningum, lugar simblico de anulao da identidade, lugar onde no h razes, nem histria cultural comum. O enredo to tnue como pesado o sentido: a exploso duma raiva histrica, duma impotncia secular, duma perdio absoluta. Teixeira de Sousa enfrenta a problemtica da emigrao para So Tom no s nas suas obras de fico, mas tambm nos ensaios crticos, onde ele sublinha a negatividade desta emigrao, tanto do ponto de vista da poltica econmica, como do ponto de vista dos recursos humanos. Denuncia o modo como foi realizado o recrutamento, quase forado, do qual alguns tiraram proveito, recebendo uma porcentagem em dinheiro por cada emigrante. A dificuldade dessa gente em libertar-se das dvidas contradas para chegar a So Tom, a falta de assistncia mdica, as condies precrias, a inadaptao s condies climticas e de trabalho (nas roas): foram todas essas razes que levaram falncia dessa emigrao7 . Encontro, o ttulo dum outro conto, poderia bem ser, Choque. Aqui h outra denncia: a de uma ordem social, duma classe dominante fechada e arrogante (a da ilha do Fogo), que no permitia a miscegenao entre sangue branco e sangue preto. Caso nico no Arquiplago, onde todos partilharam o bem e o mal. O espao onde se desenvolve a aco um espao neutro: a rua, o lugar de todos, representa simbolicamente a possibilidade da mudana, a possibilidade de todos terem espao para o seu caminho. Miguel est apaixonado por Ilda, pertencente a uma famlia branca: a sua opinio que as divises sociais acabaram,

6 7

Idem, p. 51. TEIXEIRA DE SOUSA, H. Cartas de Lisboa. A emigrao para S. Tom, in Cabo Verde, A. VIII, n. 92, 1957.

228

outros ensaios

TURANO, Memria e identidade...

decidido a lutar rijamente contra tal estado de coisas deveras injurioso para os demais. O vosso reinado, diz o protagonista, est no ocaso. Estais agonizantes e sem esperana de ressurreio [...] Para vs, s resta fazer ouvir a Marcha Fnebre, de Chopin8 .

Este conto, onde ocorrem actos mais violentos que nos outros contos, , no entanto, bastante espiritual: a matria do narrar se consubstancia na msica, no sagrado, no amor. A arte torna-se algo que se funde com a natureza, a msica junta-se s estrelas no cu, naquele cu cabo-verdiano onde se podem ver a Ursa Polar, a Estrada de Santiago e o Cruzeiro do Sul.
As notas caam como pedras preciosas rolando em escadaria de mrmore. Mal umas chegavam c em baixo, outras sucediam-se em cascata, frescas, harmoniosas [...] geis, saltitantes, cristalinas, as notas vinham s catadupas at aos ouvidos de Miguel. E seguiam na sua cavalgada empolgante, rumo ao firmamento, onde se confundiam com as estrelas que nessa noite brilhavam como msica. Cada estrela era uma migalha daquela melodia. Todas juntas eram a polanaise em si bemol menor de Chopin9.

Nesse espao pblico espao de todos , vai desenvolver-se o conflito entre os indivduos que pertencem classe dos senhores e os mestios: a arrogncia, a presuno e a insolncia dos primeiros que vo alterar um tempo e um espao sagrados: a procisso da Sexta-feira Santa. A religio, aqui, torna-se metfora dum discurso sobre a igualdade e a justia:
saiu o Senhor dos Passos, queria afinal, um mundo melhor, mais justo, mais cordato. Pregou a igualdade numa poca de privilgios. Pregou a humildade num imprio de ostentaes. Pregou a liberdade em terras escravizadas pelos romanos. Ergueu a sua voz contra a opresso, a desumanidade, a explorao do homem pelo homem [] Enfim era uma maneira admissvel de conceber a personalidade de Cristo pensou Miguel10 .

8 9 10

TEIXEIRA DE SOUSA, H. Contra mar e vento. cit., p. 115. Idem, p. 114. Idem, p. 122.

229

via atlntica

n. 4

out. 2000

Pais e pas: Contra mar e vento e outros


A famlia paterna de Teixeira de Sousa era uma famlia de marinheiros: o trisav sara da Ilha da Madeira, na altura em que (no sculo. XIX) os americanos praticavam a pesca da baleia nos mares dos Aores, da Madeira e do Arquiplago de Cabo Verde, no Atlntico, ao Norte do Equador. Ele, que trabalhava numa baleeira, numa das vezes em que aportou Ilha da Brava (Cabo Verde) encontrou a futura companheira, que pertencia famlia Pinto de Carvalho (como o prprio Teixeira de Sousa esclarece numa entrevista)11, casou e por l ficou.
Sou portanto descendente dum trancador de baleia, e com muito orgulho. Por isso sempre que vou aos Estados Unidos, no deixo de fazer uma romagem ao Museu da Baleia em New Bedford12 .

O pai foi criado por um tio, dono de muitos veleiros e, aos dezoito anos, tornou-se comandante de um desses veleiros (em seguida, quando se naturalizou americano tornou-se capito de longo curso). O escritor viajou tambm entre as ilhas e os Estados Unidos com o pai e da o seu conhecimento de navegao. Ele teve tambm uma aventura, parecida a que descrita no seu conto Contra Mar e Vento, uma travessia de Providence para Cabo Verde, que, devido a uma avaria, demorou 44 dias: cada viagem para a Amrica ou da Amrica para Cabo Verde, naqueles veleiros, era uma aventura. O conto dedicado memria do capito John, meu pai, capito que foi de veleiro e que sabia protestar contra mar e vento, e contra quem de direito for e pertencer possa. Esta frase pertence ao protocolo de livro de Bordo, em caso de naufrgio ou outro qualquer desastre. assim que acaba o conto Contra mar e vento.
Pelo que fica relatado, disse o capito, que em seu prprio nome, no dos carregadores e pessoas outras interessadas no carregamento do navio, protestava contra mar alterado e vento ciclnico e contra quem de direito for e pertencer possa, por todos os prejuzos, perdas e danos ou lucros cessantes, que possa ter causado a perda do palhabote Ema Helena e seu carregamento13 .

O conto uma crnica dum naufrgio anunciado, dum vago sabor conradiano, dum veleiro, o Ema Helena pertencente a Fortunato Semedo do

11 12 13

LABAN, M. Cabo Verde. Encontro com escritores, v, I. Porto, 1992. p. 176. TEIXEIRA DE SOUSA, H. Contra mar e vento. cit., p. 176. Idem, p. 176.

230

outros ensaios

TURANO, Memria e identidade...

Fogo. Veleiro parado no porto de Providence espera de carregar o poro: rumo Cabo Verde. Todo o conto est focado na descrio das negociaes entre o capito e os dois americanos, para modernizar o veleiro e fazer comrcio. Na realidade, existiam itinerrios comerciais estabelecidos durante as estaes: numa certa altura do ano, os veleiros levavam para a Amrica passageiros e produtos da terra, e regressavam, com outra mercadoria. Entre uma viagem e outra para a Amrica, viajavam para a costa da frica a fim de transportar passageiros e mercadoria. Nas reflexes do protagonista acerca da navegao, do trabalho martimo, do comrcio, das contas, na avaliao da realidade, reflexes misturadas com lembranas, desejos, aspiraes, centra-se o enredo do conto. E, como em muitos contos de Teixeira de Sousa, quando a aco chega, estamos j no final da narrao. O espao narrativo, neste caso, um cais e o mar; lugares, por excelncia de intercmbios e de viagens. O espao simblico, no sentido do simbolismo do mar, imenso, como o espao material. O mar, para o cabo-verdiano, o espao simblico por excelncia: a ce pays / de mer / plutt que de terre / qui est mon pays, recita Mrio Fonseca e mais Flots mouvants / Masse amniotique / Houle uterine, donc tero materno14 . Para o habitante da Ilha do Fogo para a sua cultura e histria, o mar realmente um lugar antropolgico, no sentido que um espao concreto e simblico, com aces e contradies da vida social, e a este espao se referem os actores sociais e nele se reconhecem: espao gerador de identidade, de relaes e de histria15 . Barrilinho de azeite, Drao e eu e Jocasta poderiam ser considerados os contos mais intimistas, onde no se reflectem, ou reflectem-se pouco, as problemticas sociais da Ilha, mas so um espelho da cotidianidade, dos hbitos, dos pequenos vcios, das situaes familiares. Barrilinho de azeite um conto quase sem aco: o enredo reside na deslocao dum lugar para outro, na descrio da paisagem e nas reflexes sobre a prpria vida, a vida do protagonista. Nh Romualdo, velho professor reformado deixa a sua casa na aldeia para ir Vila S. Felipe e comprar, de ocasio, um barrilinho de azeite, que cai e se quebra. Esse caminhar do velho sobre a mula torna-se uma meditao: vamos conhecer muitos pormenores da sua vida, uma vida cheia de infelicidades: mas a mais funda mgoa que algum alguma vez sentiu foi a morte do seu filho menor.

14 15

FONSECA, M. La mer tous les coups. Praia, 1990, p. 5. Cfr. AUG, M. Non lieux. Paris, 1982.

231

via atlntica

n. 4

out. 2000

A dor desta perda impregna, transpira, filtra toda a escrita, uma nota funda que se percebe em todo o conto. Durante esse caminhar, vamos conhecer uma parte da Ilha do Fogo: o cu que no incio estrelado com a Estrada de Santiago (via Lctea) to clara na noite. Depois comea a clarear com grande transparncia com os primeiros raios da grande bia de fogo, uma torrente luminosa. A terra, ainda e sempre com falta de chuva, as purgueiras sem folhas,
Toda a encosta que descia suavemente at ao mar parecia ter sido escanhoada com uma enxada. A mais pequena mancha verde se via no cho ressequido com tantos anos de falta de chuva. As ribeiras eram bocas escancaradas para o cu [] Sem as guas, era uma monotonia de lava e pedregulhos, de ravinas e achadas16 .

O espao narrativo deste conto uma parte da ilha, que a representa, porm, toda. Uma ilha flagelada por vrias pragas: sociais e naturais. Simbolicamente, torna-se um espelho da vida do velho professor. Essa paisagem queimada pelo sol, pela seca, representa a vida de Nh Romualdo, profundamente rida, devida s espoliaes e carncias de relaes afectivas e bens materiais, com aquela mancha negra que foi a perda do seu querido filho. Drao e eu, narrao duma infncia e adolescncia, junta com o co (Drago), um dos mais velhos contos de Henrique Teixeira de Sousa, publicado em 1945. um conto presencista, genericamente cabo-verdiano, com a seca, a fome e a emigrao: ainda no exprime aquela forte identidade ligada Ilha do Fogo, ilha de forte especificidade, que marca fortemente a escrita do autor. O conto com o qual se conclui o livro Jocasta, texto de grande beleza formal e de forte impacto emocional. Neste conto, o escritor mergulha num clima narrativo emocional-afectivo de inspirao inteiramente a-histrica: da escrita emana um sabor, um cheiro de terra. Os elementos da natureza, humana e fsica, a terra e o homem em violenta exploso, em erupo, encontram, no final, a sua paz. O mito de Jocasta reelaborado em sentido telrico: a grande me terra, Cabo Verde, que abraa, regenera e cura o seu filho doente atravs do seu smbolo, que a mulher-me. O telurismo, como atitude antropolgica no sentido de ligao prpria terra, lugar de eleio e como manifestao esttica-literria, encontra aqui uma sntese e uma das mais fortes expresses simblicas. Nico, um rapaz bonito, tranquilo, srio, forte, sofre duma doena que se manifesta atravs de crises de violncia contra tudo e todos.

16

TEIXEIRA DE SOUSA, H. Contra mar e vento. cit., p. 68.

232

outros ensaios

TURANO, Memria e identidade...

Enquanto o pai estava to preocupado que pensava nas potncias demonacas, a sua mulher, madrasta de Nico, estava convencida que se tratava de excessos devidos a uma natureza extremamente forte, tudo fora do sangue. medida que o conto avana, esta tempestade da natureza humana a crise do rapaz acompanhada por uma tempestade atmosfrica, espcie de exuberncia da natureza fsica continua a crescer at alcanar outra dimenso. Alguns signos antecipam o discurso do corpo e o assinalam como uma sindoque: uma primeira gota de chuva que cai no decote, uma segunda que desliza sobre o seio e a barriga. Mariazinha, a madrasta, prepara um banho morno e um ch para tratar o pobre Nico: um ritual de iniciao, como o tambm o gesto de enxugar a transpirao com uma toalha molhada (podemos pensar num ritual morturio: o binmio amor/morte), e o de dar-lhe a beber. A ltima parte do conto desenvolve-se sobre dois planos: os actos de Mariazinha e o desenrolar da tempestade, que marca o ritmo
A seguir ao relmpago prolongado, rebentou mesmo por cima da casa uma trovoada que durou igualmente uma eternidade Seja feita a vontade de Deus O mundo parecia que se esbarrondava todo. Os relmpagos e as trovoadas sucediam-se agora sem intervalo. Seja feita a vontade de Deus Os troves roncavam em crescendo e as fascas estalavam como chicotadas de fogo. Ela sentia-se esmagada pela natureza em fria. Fechou os olhos e deixouse subjugar pelas foras que a enlaavam, a apertavam, a devoravam toda. Seja feita a vontade de Deus Onda volumosa a arrebatara inteirinha, e trazia-a suspensa no cocuruto de espuma que havia de se espraiar l longe, na areia tranquila [] Por fim aquietou-se [] Chuva cerrada, mas j sem o rebolio de h pouco, caia l fora. Os primeiros alvores da manh penetravam17 .

Quando a crise se resolve, tambm o tempo sossega; enquanto um banho purificador sublinha a ritualidade em que todo o episdio est mergulhado. O espao onde se desenvolve a aco o interior da casa, um pequeno quarto quase sem moblia, sem nada. Simbolicamente a casa significa o ser interior [], a casa tambm um smbolo feminino com o sentido de abrigo, de me, de proteco do seio materno18 : nesse sentido que podemos ler o conto como cha17 18

Idem, p. 132. CHEVALIER, J. GHEERBRANT, A. Dictionnaire des symboles.. Paris, 1982, p. 604.

233

via atlntica

n. 4

out. 2000

mamento das foras telricas e como identificao simblica entre Cabo Verde e a grande-me.

Memria, memrias
possvel salientar, nos contos, dois tipos de memria: uma memria, que poderamos chamar interna ao texto a das personagens e uma memria externa, a do autor. A memria interna de Aniceto Braso representada pelo testemunho da antiguidade da famlia: a grande e velha accia, os retratos dos antepassados, os gestos reiterados de sempre. A memria externa, a de Teixeira de Sousa, a recordao duma identidade social, a da Ilha de Fogo, ao longo dos sculos, expressa por uma classe branca agrria nobre. A memria interna de Menos um a memria da fome e da seca de sempre; a externa a lembrana, que o autor tem de uma histria cclica, repetitiva da sua Ilha. O tipo de memria que encontramos em Raiva, expressa pela protagonista, a pior memria: a dum passado que no tem correspondncia no presente, um Arquiplago para ela completamente desconhecido, signos desaparecidos do seu passado. No texto h uma memria submersa, a da vida em So Tom, que no digna de ser mencionada. Assim, toda a vida da protagonista resulta uma memria do nada. Em Encontro muitas e vrias memrias esto entrelaadas: a memria duma classe em declnio memria de arrogncia e supremacia (representada por Roberto, primo de Ilda); a memria duma subalternidade (representada pela me do protagonista Faa cuidado meu filho); a memria colectiva dum povo catlico (a uma certa altura h uma identificao entre o sofrimento de Jesus com o sofrimento dum povo). A memria externa a recordao das tradies: todo o ritual da Sexta-feira Santa retomado e descrito em todos os pormenores. A identidade catlica, na sua peculiaridade cabo-verdiana, assim como est percebida pelo autor, emerge neste conto com grande evidncia. O curto texto de Na corte de el-rei Dom Pedro representa nveis vrios e entrelaados da memria interna. H uma memria histrica colonial, a grande poca histrica portuguesa de el-rei Dom Pedro, embora evocada por um louco e por isso tornada v. Depois temos a memria histrica duma classe atravs da recordao da propriedade dos escravos. Ainda est presente a memria duma famlia, a das tradies perdi-

234

outros ensaios

TURANO, Memria e identidade...

das, a da infncia das duas personagens. A memria, neste conto, a matria estruturante do narrar, a trama com que est tecido o conto. Mais uma vez a memria externa a duma classe e das suas tradies.
Nessa casa festejava-se a noite de Natal com peru e bolos, champanhe e vinho do Porto. A famlia reunia-se volta da mesa grande, recheada de tudo. Compareciam os tios e os primos. Erguiam-se as taas e brindava-se pelos presentes e ausentes. Numa salva de prata estavam as moedas para distribuir aos grupos de Boas-Festas19.

Contra mar e vento verdadeiramente o conto da memria, uma ponte entre a familiar e a colectiva. Aqui a memria antropolgica colectiva coincide com a memria pessoal; a experincia social martima da Ilha do Fogo se consubstancia numa identidade especfica e coincide com a experincia familiar e de vida de Teixeira de Sousa. No por acaso que este conto d ttulo ao livro e que esta colectnea est dedicada memria do pai John. Numa entrevista20 , o autor deseja que seja reconstituda a histria dos naufrgios e das viagens Cabo Verde/Amrica: ou seja, memria que se torna conscincia histrica. Alm desta memria, com M maisculo, o conto tecido com pequenas memrias do protagonista, ligadas a sensaes: o frio de Providence maior que o frio na Ch de Caldas em janeiro; e por outro lado faz-lhe lembrar o calor das ilhas; e grogue o sol engarrafado das ilhas; a ideia de chegar a casa no Natal faz-lhe trautear mentalmente a melodia de Natal, e pensar na Missa do Galo na igreja matriz e na canja de galinha quentinha em casa. A memria de Barrilinho de azeite uma memria afectiva, particular, a do filho morto. Essa memria alimenta o sofrimento e ao mesmo tempo tem em vida a imagem do rapaz: a sua maior amargura eram as saudades do filho morto. No conseguia esquecer essa perda que o deixara mais rfo do que os rfos de pai e me21. Com a memria mtica conclui-se o livro: em Jocasta, a memria externa assume um papel fundamental. Henrique Teixeira de Sousa retoma aqui o mito de Jocasta, mito que pode ser interpretado entre vrias leituras como a actuao da eterna aspirao do homem de encontrar na mulher a prpria me. O escritor introduz a mitologia grega no contexto da sua cultura cabo-verdiana. A relao filho-me desenvolve-se em direco do sentimento que o homem cabo-verdiano cultiva para com a sua terra, como me.
19 20 21

TEIXEIRA DE SOUSA, H. Contra mar e vento. cit. p. 78. LABAN, M. Cabo Verde. Encontro com escritores, cit. TEIXEIRA DE SOUSA, H. Contra mar e vento. cit., p. 66.

235

via atlntica

n. 4

out. 2000

Lembramos, a este propsito, que nas atitudes culturais proto nacionalsticas, Portugal era considerado ptria (ascendncia paterna) e o Cabo Verde, mtria (ascendncia materna). A mulher do conto transfigura-se e identifica-se simbolicamente com a me Cabo Verde.

236

Potrebbero piacerti anche