Sei sulla pagina 1di 8

defi

Laboratrios de Fsica

departamento de fsica

www.defi.isep.ipp.pt

Coeficientes de atrito esttico e cintico

Instituto Superior de Engenharia do Porto Departamento de Fsica Rua Dr. Antnio Bernardino de Almeida, 431 4200-072 Porto. Tel. 228 340 500. Fax: 228 321 159

Laboratrios de Fsica Coeficiente de atrito esttico e cintico

DEFI-NRM-0030b Verso: 01 Data: 26/09/2008

Coeficientes de atrito esttico e cintico


DEFI-NRM-0030b DEFI-NRM-0033
Objectivos: Determinao dos coeficientes de atrito esttico e cintico; Aplicao das leis de Newton.

Introduo terica Foras de atrito esttico e cintico Habitualmente, o termo atrito designa a resistncia ao movimento entre superfcies materiais em contacto. Empiricamente, descrevem-se as foras de atrito Fa entre superfcies slidas como sendo: 1 independentes da rea da superfcie de contacto, e 2 directamente proporcionais componente normal da fora de contacto entre as superfcies. Considerando ento que a intensidade da fora de atrito proporcional intensidade da fora de reaco normal da superfcie, Fa N (ou, mais simplesmente, Fa N ),

Fa = N

(1)

Onde a letra grega (mi) uma constante de proporcionalidade, adimensional, designada por coeficiente de atrito. Quando uma fora F aplicada a um bloco, paralelamente superfcie em que este se encontra pousado, e no ocorre movimento, dizemos que a fora aplicada equilibrada por uma fora oposta de atrito esttico Fae que exercida no bloco atravs da superfcie de contacto. medida que aumenta a intensidade da fora aplicada, F , a fora de atrito esttico aumenta tambm de intensidade at atingir um valor mximo dado por:
mx Fae = e N

(2)

onde e

r mx o coeficiente de atrito esttico e Fae tem a mesma intensidade, a mesma

direco e sentido oposto ao da menor fora que necessrio aplicar ao bloco, paralelamente superfcie de contacto, para que ele entre em movimento. Assim, habitual escrever-se Fae e N , uma vez que a fora de atrito esttico uma fora solicitada, respondendo apenas na medida necessria para impedir o movimento, at ao valor mximo e N .

Departamento de Fsica

Pgina 2/2

Laboratrios de Fsica Coeficiente de atrito esttico e cintico

DEFI-NRM-0030b Verso: 01 Data: 26/09/2008

Quando a intensidade da fora aplicada F ultrapassa, ainda que ligeiramente, o valor mximo da fora de atrito esttico, o corpo entra em movimento, com a resistncia de uma nova fora de atrito: a fora de atrito cintico (ou dinmico), Fac , de intensidade:

Fac = c N
onde c se designa por coeficiente de atrito cintico ou dinmico.

(3)

Habitualmente, para um dado par de superfcies, c < e , ou seja, necessrio exercer uma fora maior para pr um corpo em movimento do que para mant-lo em movimento. Apesar de, habitualmente, 0 < < 1 , ambos os coeficientes de atrito podem apresentar valores superiores unidade. Os valores de e e c dependem do material que constitui as superfcies em contacto, bem como do grau de rugosidade das mesmas.

r N

r F

r Fa r e N r

c N
r Fa

r P
0

Regime esttico

Regime cintico

r F

Figura 1 - Esquema das foras aplicadas a um corpo assente sobre um plano horizontal (esquerda); diagrama ilustrativo da variao da intensidade da fora de atrito com a intensidade da fora aplicada (direita).

Material Necessrio

Bloco de madeira, com faces forradas; Massas marcadas; Rgua ou fita mtrica; Balana; Cronmetro.

r N

r T

r Fa

r P

Figura 2 - Esquema de foras aplicadas no bloco em plano horizontal.

Departamento de Fsica

Pgina 3/3

Laboratrios de Fsica Coeficiente de atrito esttico e cintico

DEFI-NRM-0030b Verso: 01 Data: 26/09/2008

Procedimento Determinao dos coeficientes de atrito esttico 1. Determine ou verifique a massa do bloco de madeira, m B , e do prato de suporte das massas, m P . 2. Limpe cuidadosamente as superfcies do bloco e do plano, prenda uma das extremidades do fio ao bloco e fixe na outra o prato de suporte das massas, passando pela roldana na extremidade do plano. Com a face de madeira do bloco em contacto com o plano, adicione massas ao prato de suporte at que o bloco comece a mover-se. Determine, com a maior preciso possvel, o valor mnimo da massa suspensa que pe o bloco em movimento.

3.

Sugesto: pouse o bloco na zona central do plano e, sem o pressionar de encontro a este, liberte-o apenas ao fim de 2-3 segundos. Ento, se o bloco se mover, a massa m colocada no prato possivelmente demasiado elevada; se no se mover, m demasiado baixo. Se se mover cerca de metade das vezes, a massa m est prxima do valor correcto.

4. 5.

Repita o passo 3, adicionando massa m B do bloco, cargas mC disponveis. Represente um grfico (utilizando por exemplo a ferramenta MO Excel, ou similar) com a intensidade da fora necessria para pr o bloco em movimento

r mx em ordenada, e a intensidade da reaco normal do plano = ( mP + m ) g = Fae r r sobre o bloco ( N = ( mB + mC ) g = P ) em abcissa.

{F

6.

Recorrendo ferramenta que estiver a utilizar, faa o ajuste linear dos pontos experimentais, determinando por regresso linear a equao da recta que melhor representa os resultados obtidos. (Nota: inclua o ponto (0,0)). Recorrendo equao (2), determine atravs do declive da recta obtida em 6 o valor do coeficiente de atrito esttico para o par de superfcies madeira-madeira, e a incerteza que lhe est associada. Repita os passos 3 a 7 pousando agora no plano as outras superfcies.

7.

8.

Departamento de Fsica

Pgina 4/4

Laboratrios de Fsica Coeficiente de atrito esttico e cintico

DEFI-NRM-0030b Verso: 01 Data: 26/09/2008

Determinao dos coeficientes de atrito cintico 9. Quando o bloco se move com uma velocidade constante, a sua acelerao zero. Nesse caso, a fora aplicada F = (m P + m )g simtrica da fora de atrito cintico Fac = c N . Com a face de madeira do bloco em contacto com o plano, adicione massas ao prato de suporte at que, dado um pequeno toque, o bloco comece a mover-se com velocidade constante. Determine, com a maior preciso possvel, o valor mnimo da massa suspensa que pe o bloco em movimento uniforme.

Sugesto: pouse o bloco no extremo do plano oposto roldana de forma que, dando-lhe um pequeno toque, ele deslize ao longo de todo o plano. Faa a observao da velocidade na zona central do plano, na qual o bloco se deve mover com velocidade constante.

10. 11.

Repita o passo 9, adicionando massa m B do bloco, cargas mC de 100, 200, 300, 400 e 500g. (Nota: poder ser necessrio utilizar fita adesiva para fixar as cargas ao bloco.) Represente um grfico (utilizando por exemplo a ferramenta MO Excel, ou similar) com

{F
12.

r = ( mP + m ) g = Fac

} - a intensidade da fora necessria para que o bloco adquira, {N


r r = ( mB + mC ) g = P , em abcissa.

depois de estimulado, um movimento uniforme - em ordenada e a intensidade da reaco normal do plano sobre o bloco,

Recorrendo ferramenta que estiver a utilizar, faa o ajuste linear dos pontos experimentais, determinando por regresso linear a equao da recta que melhor representa os resultados obtidos. (Nota: inclua o ponto (0,0)). Recorrendo equao (3), determine atravs do declive da recta obtida em 12, o valor do coeficiente de atrito esttico para o par de superfcies madeira-madeira, e a incerteza que lhe est associada. Repita os passos 11 a 13, pousando agora no plano as outras superfcies.

13.

14.

Determinao dos coeficientes de atrito cintico por aplicao das leis de Newton Se o bloco se mover agora com uma determinada acelerao, a mesma ser proporcional resultante das foras responsveis pelo movimento sendo a massa em movimento a constante de proporcionalidade.

R = ( m p + m) g c N = ( m p + m + m B + mC ) a
15.

(4)

Transferindo massas do bloco para o prato suspenso (para manter a massa total constante) determine o tempo que leva o sistema a percorrer uma distncia conhecida para determinar a sua acelerao. Utilize as ferramentas sua disposio para calcular o coeficiente de atrito cintico.

16.

Departamento de Fsica

Pgina 5/5

Laboratrios de Fsica Coeficiente de atrito esttico e cintico

DEFI-NRM-0030b Verso: 01 Data: 26/09/2008

Outras informaes Dever registar todas as medidas que efectuar, bem como as caractersticas dos aparelhos de medida utilizados. Todos os clculos devero estar indicados de forma clara, utilizando unidades consistentes para as vrias grandezas.

Referncias Bibliogrficas
Physics Laboratory Experiments (5th edition), Jerry D. Wilson, 1998, Houghton Mifflin Company, U.S.A. Laboratory Experiments in College Physics (7th edition), Cicero H. Bernard & Chirold D. Epp, 1995, John Wiley & Sons, Inc.

Departamento de Fsica

Pgina 6/6

Laboratrios de Fsica Coeficiente de atrito esttico e cintico Anexo A

DEFI-NRM-0030b Verso: 00 Data: 26/09/2008

DEFI-NRM-0030b

Coeficiente de atrito esttico e cintico Anexo A


Curso: Disciplina:

Ano:

Turma:

Grupo #:

Data da realizao:

Data de entrega:

Tabelas Tabela 1: Registo dos Aparelhos de Medio Aparelhos Unidades

Resoluo

Erro de Leitura

N Mec.: N Mec.: N Mec.:

Nome: Nome: Nome: -i-

Laboratrios de Fsica Coeficiente de atrito esttico e cintico Anexo B

DEFI-NRM-0030b Verso: 00 Data: 26/09/2008

DEFI-NRM-0030b

Coeficiente de atrito esttico e cintico Anexo B


Questes sobre os conceitos de:
Determinao dos coeficientes de atrito esttico e cintico; Aplicao das leis de Newton.

Questes

1. Qual o efeito da fora de atrito sobre a variao da energia cintica? 2. O que uma fora conservativa? O trabalho do Peso de um corpo permite dizer que este uma fora conservativa?

N Mec.: N Mec.: N Mec.:

Nome: Nome: Nome: - ii -

Potrebbero piacerti anche