Sei sulla pagina 1di 6

ndice

1. 2. 3.

Introduo............................................................................................................................................ 2 Identificao do trabalho ................................................................................................................... 2 Soldadura Eletro-Arco ....................................................................................................................... 3 3.1. Eletrde Revestido ......................................................................................................................... 3 3.2. Tipos de revestimento ................................................................................................................... 4 3.3. Especificaes tcnicas ................................................................................................................ 4 3.4. Nomenclatura da mquina ............................................................................................................ 4 3.5. Normas de segurana aplicadas mquina .............................................................................. 5 3.6. Perigos associados ao no cumprimento das normas de segurana ................................... 5

4. 5.

Plano de manuteno ........................................................................................................................ 5 Concluso ............................................................................................................................................ 6

1. Introduo
Este trabalho tem como objetivo elaborar um plano de manuteno da oficina de mecnica da EPS. Esta ideia surgiu na disciplina de prticas oficinais mecnicas pelo professor Joo Baptista que ir servir de suporte de avaliao ao mdulo. Devido oficina ser composta por diversa maquinaria foram feitos grupos, e a cada um atribuiu-se quatro mquinas para se se pudesse realizar as suas manutenes e fazer os planos de manuteno.

2. Identificao do trabalho

O plano de manutenao ser organizado da seguinte forma: Descrio da mquina; Normas de segurana aplicadas mquina e perigos associados; Plano de manuteno.

3. Soldadura Eletro-Arco
Soldagem a arco eltrico com eletrodo revestido (em Ingles Shielded Metal Arc Welding SMAW), tambm conhecida como soldagem manual a arco eltrico (MMA), um processo manual de soldagem que realizado com o calor de um arco eltrico mantido entre a extremidade de um eletrde metlico revestido e a pea de trabalho. O calor produzido pelo arco eltrico funde o metal, a alma do eletrde e seu revestimento de fluxo. Os gases produzidos durante a decomposio do revestimento e a escria lquida protegem o metal de solda da contaminao atmosfrica durante a solidificao. Devido sua versatilidade de processo e da simplicidade de seu equipamento e operao, a soldagem com eletrodo revestido um dos mais populares processos de soldagem. O SMAW amplamente utilizado na construo de estruturas de ao e na fabricao industrial. O processo principalmente utilizado para soldar ferro e ao (incluindo o ao inoxidvel), mas tambm podem ser soldadas com esse mtodo ligas de nquel, alumnio e cobre. 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. Revestimento de Fluxo Vareta (Alma) Gs de proteo Poa de fuso Metal base Metal de solda Escria solidificada

3.1. Eletrde Revestido


O eletrde revestido a pea consumvel do processo de solda e a mais importante, a escolha do eletrde correto depende de uma srie de fatores, incluindo o material a ser soldado, a posio que a solda ir ser realizada e as propriedades da solda desejada. Eletrdes revestidos para aos carbono consistem em dois elementos: a alma metlica, que tem as funes principais de conduzir a corrente eltrica e fornecer metal de adio para a junta, e o revestimento, uma mistura de metal chamado de fluxo, que emite gases, uma vez que se decompe para evitar a contaminao da solda.

3.2. Tipos de revestimento


Celulsico Rutlico Bsico Alto rendimento

3.3. Especificaes tcnicas


Marca: Electro-Arco, S.A. Modelo: 211 prof Voltagem: 230V/400V

3.4. Nomenclatura da mquina


Regulador de potncia

Alicate de eletrode Alicate de massa

Tomada 220V/380V

3.5. Normas de segurana aplicadas mquina


Ligar o equipamento terra; Utilize proteo pessoal e contra incndios; Utilize proteo ocular adequada; Utilize aspirao localizada.

3.6. Perigos associados ao no cumprimento das normas de segurana


Electrocuo (incndios por projeces incandescentes); Queimaduras por arco piloto e radiaes nos olhos; Danos graves por inaloao de fumos; Exploso ao trabalhar sobre recipientes pressurizados.

4. Plano de manuteno

Operaes Equipamento de Soldadura EletroArco Verificao dos componentes eltricos Limpeza geral Reparao do alicate Reapertos Diria Semanal

Periodicidade Mensal Trimestral Semestral Anual

5. Concluso
Com a realizao deste trabalho percebemos a importncia da realizao de um plano de manuteno para a nossa aprendizagem como tcnicos de electromecnica. Tivemos algumas dificuldades na recolha de informao para a realizao deste trabalho como as especificaes tcnicas da mquina de soldadura eletro-arco.

Potrebbero piacerti anche