Sei sulla pagina 1di 5

MATRIZ CURRICULAR EXPERIMENTAL PARA O ENSINO DE MSICA DE 1. A 4.

SRIES CECLIA CAVALIERI FRANA

TEMA 1: DURAO Tpico 1: Curto e longo Diferenciar entre sons curtos e longos, no proporcionais e proporcionais. Realizar sons curtos, longos e silncio sob regncia. Registrar graficamente seqncias de sons curtos, longos e silncio. Realizar sons curtos, longos e silncio a partir da notao grfica. Identificar sons curtos e longos presentes no cotidiano e na natureza. Reconhecer padres de sons curtos, longos e silncio e associ-los notao grfica. Reconhecer padres de sons curtos e longos no repertrio de apreciao e de performance. Criar peas explorando sons curtos, longos e silncio. Criar audiopartituras utilizando notao grfica de sons curtos longos, no proporcionais e proporcionais. Tpico 2: Modos rtmicos bsicos e noes de compasso Perceber e realizar o pulso. Diferenciar entre msica com e sem pulso regular. Identificar e realizar o acento mtrico (apoio). Classificar o acento mtrico como binrio, ternrio ou quaternrio. Distinguir entre msicas com e sem anacruse. Perceber e realizar a diviso do pulso. Diferenciar entre diviso binria e ternria do pulso. Perceber e realizar o ritmo real. Produzir grficos proporcionais de ritmo real. Identificar o ritmo real a partir da notao grfica. Distinguir entre os modos rtmicos bsicos. Reconhecer os modos rtmicos bsicos no repertrio de apreciao e de performance. Criar arranjos a partir dos modos rtmicos. Tpico 3: Tempo Identificar e realizar variaes de andamento. Associar andamentos variados a eventos, objetos, fenmenos naturais, animais e outros. Classificar eventos e objetos do meio social e da natureza conforme o andamento. Identificar e realizar variaes de aggica. Associar variaes de andamento a mudanas de carter e forma. Criar climas expressivos a partir de indicaes de andamento. Tpico 4: Padres rtmicos bsicos Diferenciar e realizar pulsos de som e de silncio. Associar pulsos de som e silncio representao grfica. Identificar figuras rtmicas e suas pausas. Associar grficos de som e silncio as seqncias rtmicas. Reconhecer e realizar seqncias rtmicas com semnima e pausa de semnima.

Compreender e realizar a relao de dobro e de diviso do pulso. Reconhecer e realizar seqncias rtmicas com duas colcheias, semnima, mnima e suas pausas. Reconhecer e realizar seqncias rtmicas com padres de duas colcheias. Reconhecer e realizar seqncias rtmicas com padres de quatro semicolcheias. Identificar o nmero de pulsaes contido nas seqncias rtmicas (base semnima). Reconhecer padres rtmicos conhecidos no repertrio de apreciao e de performance. Criar frases musicais com os padres rtmicos bsicos. Tpico 5: Compasso (base semnima) Identificar compassos binrios, ternrios e quaternrios. Realizar a estrutura de compassos binrios, ternrios e quaternrios com movimentos corporais e/ou instrumentos. Associar seqncias rtmicas frao de compasso. Completar compassos. Reconhecer mtrica regular e irregular. TEMA 2: ALTURA Tpico 1: Direcionalidade sonora Distinguir entre movimento sonoro ascendente e descendente. Realizar padres de movimento sonoro (subidas, descidas, som constante, contnuos e descontnuos) sob regncia. Registrar graficamente seqncias de sons ascendentes, descendentes ou constantes, contnuos e descontnuos. Realizar padres de movimento sonoro (subidas, descidas, som constante, contnuos e descontnuos) a partir da notao grfica. Reconhecer padres de movimento sonoro e associ-los notao grfica. Identificar padres de movimento sonoro no meio social e na natureza. Reconhecer padres de movimento sonoro no repertrio de apreciao e de performance. Criar peas utilizando padres de movimento sonoro. Criar audiopartituras utilizando notao grfica de movimento sonoro. Tpico 2: Grave, mdio e agudo Compreender os conceitos grave e agudo. Discriminar entre sons a) graves e agudos e b) graves, mdios e agudos. Realizar seqncias de sons a) graves e agudos e b) graves, mdios e agudos sob regncia. Registrar graficamente seqncias de sons graves e agudos. Realizar seqncias de sons a) graves e agudos e b) graves, mdios e agudos a partir da notao grfica. Reconhecer seqncias de sons graves, mdios e agudos e associa-las notao grfica. Identificar sons graves, mdios e agudos no meio social e na natureza. Classificar objetos e fontes sonoras diversas conforme o seu registro. Relacionar a conformao fsica de objetos e instrumentos musicais com os registros grave, mdio e agudo. Reconhecer os registros grave, mdio e agudo no repertrio de apreciao e de performance. Criar peas a partir da explorao dos registros grave, mdio e agudo.

Criar audiopartituras utilizando notao grfica dos registros grave, mdio e agudo. Tpico 3: Padres Meldicos Bsicos Identificar e realizar (entoar) padres escalares. Identificar e realizar (entoar) arpejos. Criar frases musicais a partir de padres escalares e arpejos. Reconhecer padres meldicos conhecidos no repertrio de apreciao e de performance. Compreender o conceito de acorde. Criar acompanhamentos explorando acordes bsicos e/ou inventados. Tpico 4: Modo Compreender a diferena entre trade maior e menor. Distinguir entre trade maior e trade menor. Reconhecer modo maior e modo menor no repertrio de apreciao e de performance. TEMA 3: TIMBRE E INTENSIDADE Tpico 1: Timbre Compreender o conceito de timbre. Realizar diferentes timbres vocais e corporais. Identificar timbres instrumentais variados. Reconhecer timbres diversos da paisagem sonora, da natureza e outros. Reconhecer auditivamente diferentes paisagens sonoras. Associar timbres a contextos e estilos musicais especficos. Conhecer as principais famlias dos instrumentos (cordas, sopros, percusso). Sonorizar fotos, quadros, histrias e/ou poemas explorando timbres. Criar paisagens sonoras utilizando voz, corpo e outras fontes sonoras. Tpico 2: Intensidade Discriminar entre sons fortes e piano. Classificar sons do meio social e da natureza conforme a intensidade. Realizar sons fortes, piano, crescendos e decrescendos sob regncia Realizar sons fortes, piano, crescendos e decrescendos a partir da notao grfica. Identificar variaes de dinmica e associa-las respectiva grafia. Associar grficos de sons fortes e fracos a mtrica binria, ternria e quaternria. Reconhecer variaes de intensidade no repertrio de apreciao e de performance. Criar peas explorando variaes de intensidade. Criar audiopartituras utilizando variaes de intensidade. Reconhecer indicaes de dinmica. TEMA 4: CARTER EXPRESSIVO E CONTEXTO Tpico 1: Carter expressivo Identificar o carter expressivo de peas do repertrio de apreciao e de performance. Associar o carter expressivo a variaes de andamento, intensidade e outros elementos. Criar peas a partir da indicao do carter expressivo. Tpico 2: Estilo, contexto e cultura musical Reconhecer estilos de msica popular.

Diferenciar entre msica erudita, folclrica e popular. Identificar estilos musicais variados. Associar estilos musicais a contextos, grupos sociais, e formaes instrumentais. Identificar caractersticas e instrumentos de diferentes estilos. Distinguir auditivamente entre msica tonal e atonal. Nomear compositores expoentes. Reconhecer e nomear obras musicais relevantes do contexto escolar e do cotidiano. TEMA 5: ESTRUTURAO MUSICAL Tpico 1: Forma Perceber e delimitar frases e sees. Reconhecer repetio de eventos e frases musicais, estruturas ABA e seus derivados no repertrio de apreciao e de performance. Criar peas com repeties e sees contrastantes. Identificar e realizar o procedimento de pergunta e resposta (antecedente e conseqente). Identificar e realizar cnones. Identificar e realizar ostinatos e pedais. Criar peas utilizando ostinatos e pedais. Identificar variaes de um tema. Criar variaes a partir de um tema. Associar a articulao estrutural a mudanas de carter e organizao do material sonoro. Tpico 2: Elementos do discurso Compreender o conceito de melodia. Compreender o conceito de acompanhamento. Associar melodias e acompanhamentos aos parmetros musicais. Explorar e criar acompanhamentos em estilos variados. Diferenciar entre texturas simples e complexas. Compreender e explorar a relao texto-msica. Criar texturas instrumentais e vocais. TEMA 6: NOTAO MUSICAL Tpico 1: Grafia contempornea Identificar signos bsicos da grafia contempornea (pontos, linhas, clusters e glissandi). Associar padres sonoros grafia contempornea. Registrar padres sonoros utilizando signos da grafia contempornea. Realizar grficos e audiopartituras com voz, corpo e outras fontes sonoras. Reconhecer padres sonoros da escrita contempornea no repertrio de apreciao e de performance. Criar audiopartituras temticas e abstratas. Tpico 2: Notas musicais Listar, completar e ordenar seqncias de notas vizinhas (segundas). Distinguir entre seqncias de segundas ascendentes e descendentes. Associar seqncias de notas vizinhas escrita grfica. Listar e ordenar seqncias de teras.

Distinguir entre seqncias de teras ascendentes e descendentes. Associar seqncias de teras escrita grfica. Tpico 3: Leitura relativa no pentagrama Associar o pentagrama a padres de movimento sonoro e planos de altura. Compreender a estrutura do pentagrama. Identificar as linhas e os espaos do pentagrama. Associar a escrita no pentagrama a grficos de movimento sonoro. Nomear seqncias de segundas e teras no pentagrama (leitura relativa, sem clave). Tpico 4: Leitura absoluta Compreender o significado de clave. Identificar as claves de sol, d e f. Conhecer os nmeros das oitavas e localiza-las na pauta musical. Posicionar notas musicais na pauta musical a partir da indicao de clave. Realizar leitura absoluta. Criar trechos musicais utilizando software de notao musical.

Potrebbero piacerti anche