Sei sulla pagina 1di 3

A Regio Agrria do Algarve

Trabalho realizado por: Ana Soeiro N1 Filipe Ricardo N Laurita Negrei N17 Disciplina: Geografia Professora: Maria Joo Castel-Branco Data de entrega: 24-09-2012

A regio agraria do Algarve


Esta regio pode ser caracterizada em 6 aspetos diferentes, que so: Relevo Valores mdios da precipitao anual Temperaturas mdias anuais Nmero anual de dias com geada Densidade populacional Envelhecimento demogrfico

Relevo
A regio do algarve divide-se em trs zonas de altitude: zona montanhosa, zona intermedia e litoral (costa). A nordeste situa-se a zona montanhosa que compreende-se entre 400 e 800 metros de altitude. A zona intermedia situa-se entre a zona montanhosa (interior Norte) e o litoral com uma altitude de 200 a 400 metros. A zona litoral localizada ao longo de toda a costa e junto fronteira espanhola tem uma altitude de 0 a 100 metros.

Precipitao anual
O algarve uma zona de baixa precipitao. Verifica-se apenas, no Nordeste na zona da Serra os nveis mais altos de precipitao que rondam os 800/1000 mm.

Temperaturas mdias anuais


Toda a regio do Algarve mostra que as temperaturas mdias so das mais altas do Pas. Rondam os 15,4 C e os 18C.

Nmero anual de dias com geada


A zona do Algarve em comparao a outros distritos no to afetada pela geada o que faz com que os campos agrcolas no sejam assim to atingidos. Como por exemplo a zona de Sagres devido ao seu baixo ndice de continentalidade, apenas tem geadas entre a ltima quinzena de Janeiro e a primeira quinzena de Fevereiro. Mas quando afetada essa regio fortemente e pode at mesmo ser pelas geadas negras, que queimam os produtos agrcolas plantados e desastroso.

Densidade populacional
A densidade populacional desta regio fraca tendo um povoamento aglomerados nas serras e disperso nas plancies. Verifica-se que na zona do litoral tem mais habitantes, j no interior menos povoado.

Envelhecimento demogrfico
O ndice de envelhecimento da zona agrcola do Algarve baixo visto que toda a zona consiste no intervalo de 70-130 %

Concluses:
Tendo em conta este aspetos podemos concluir que o algarve possui um relevo mais ou menos aplanado, tem um clima mais seco e os solos mais pobres, isto deve-se ao fato de haver baixos nveis de precipitao e ser uma zona com altas temperaturas mdias anuais. Na regio agrcola do Algarve, ocorre o efeito de salinizao que consiste na contaminao dos aquferos, pois a salinizao deve-se a dois fatores: natural e humano. O fator natural a baixa precipitao e o humano o fato de se retirar maior quantidade de gua dos aquferos do que aquela que o aqufero consegue repor, consequentemente permite a infiltrao de gua salgada proveniente do mar tornando a gua imprpria para uso referido. Sendo esta uma regio de baixa precipitao a gua provem dos aquferos, que por vezes esto contaminados, dificultando a produo. Alem de que uma zona que possui no subsolo calcrio originando solos poucos frteis. O algarve sol, serra, cultura e tradio alm de ser uma zona turstica. tambm, a regio que regista o maior nmero de horas de exposio solar, cerca de 3 200 horas por ano, e temperaturas com uma mdia anual na ordem dos 17 C. Estas caractersticas climticas proporcionam uma atividade agrcola diferenciada conforme a sub-regio: na Serra, a policultura de subsistncia e a silvicultura com destaque para as azinheiras e os medronheiros; no Barrocal, so as culturas permanentes de frutos secos como a figueira, amendoeira e alfarrobeira a par da policultura intensiva onde a rega praticada, no litoral, os pomares de sequeiro e citrinos. No algarve predomina a terra arvel e as culturas permanentes, e o tipo de explorao prpria.

Potrebbero piacerti anche