Sei sulla pagina 1di 14

A FLEXIBILIZAO DAS NORMAS TRABALHISTAS COMO FORMA DE PROTEO AO TRABALHADOR

PATRCIA MRIS - ADVOGADA EM VALENA - RJ

RESUMO:

Grande parte dos doutrinadores acreditam que em razo da flexibilizao das leis trabalhistas, h certa desorganizao das leis do trabalho auferindo a precarizao da legislao que rege as relaes de trabalho, no entanto, pretendemos mostrar que a sociedade muda freneticamente, as pessoas, trabalhadores em geral precisam se adequar s mudanas constantes e rpidas dessa sociedade, razo pela qual a flexibilizao das leis trabalhistas, nada mais que uma garantia de proteo ao profissional desprotegido, qual seja, aquele trabalhador desqualificado, cuja permanncia no emprego muito menor e quando dispensado, seus direitos rescisrios no esto garantidos, esse o perfil do trabalhador da sociedade contempornea. PALAVRAS CHAVES: Flexibilizao, leis, trabalho, empregado, proteo.

INTRODUO: O artigo 170 da Constituio Federal de 1988 diz que a ordem econmica fundada na valorizao do trabalho humano e na livre iniciativa que tem por objetivo precpuo assegurar a todos a existncia digna nos termos estabelecidos pela justia social com a mxima relevncia aos princpios elencados, dentre eles no inciso VIII instiga a busca do pleno emprego. Sendo assim, evidente a proteo da prpria Constituio Federal ao trabalhador, isto porque o trabalho, atributo social importante, afere ao homem a dignidade, lembra-se que no prprio artigo supramencionado, o objetivo assegurar a todos a existncia digna.

A globalizao econmica trouxe trs fatores econmicos que levam s mudanas e simultaneamente s adequaes das pessoas a um novo mundo capitalista de informaes instantneas, o que leva a legislao,

obrigatoriamente a acompanh-los. So eles: O extraordinrio avano tecnolgico em matria de comunicaes e transportes, que aproxima todos os pases e as regies do mundo, mesmo as mais distantes; O desaparecimento de um obstculo poltico representado pela queda do muro de Berlim e por fim, a proliferao das multinacionais, em sua variadssimas formas de

combinao, que nos ltimos tempos, adquiriram maior desenvolvimento. Assim, com tais mudanas trazidas pela globalizao, houve uma incansvel busca pelo melhor emprego, o pleno emprego, aquele que o trabalhador consegue manter sua famlia dignamente, sem atravessar por dificuldades financeiras abruptas, devido, por exemplo, a qualquer motivo de fora maior, que venha a comprometer o oramento familiar. O Capitalismo, com seu exacerbado direcionamento ao consumo excessivo e ao cultivo pelo individualismo, numa esperana de viver mais e melhor, tornou foroso a adequao de todo cidado s mudanas, ademais, o sistema de informao proporcionado pela rede mundial de computadores, exige que haja mudanas, adequao, capacitao, inclusive das leis, modernizao. Esta busca frentica por um emprego melhor, aquele com remunerao maior, sim, porque o brasileiro, em razo da necessidade de estar empregado, a sociedade foi mudando, levando o judicirio a assumir a premissa de conferir maior efetividade s leis do trabalho para adequ-las s novas caractersticas do mundo laboral, alm de estimular a autocomposio de conflitos trabalhistas. Portanto, o referido trabalho vem acima de tudo, apresentar uma certa justificativa do que a flexibilizao das lei trabalhistas traz para o trabalhador e o trabalho, visando sua funo social, sendo essencial para manter o trabalhador empregado, respeitando seus direitos, sem aferir prejuzos ao empregador.

01- FLEXIBILIZAO NECESSIDADE

DAS

LEIS

TRABALHISTAS

COMO

A Flexibilizao das leis trabalhistas tem sido vista por maioria dos doutrinadores e juristas em geral como famigerada mudana de leis, mas que para boa parte dos doutrinadores tambm tem sido entendida como uma forma de adaptao das leis aos fatos sociais ou a capacidade de ajustar a legislao e doutrina trabalhista realidade atual, com o fim de proteger o trabalhador, mantendo-o empregado. Alguns doutrinadores fazem a aluso de que a flexibilizao um fenmeno, mas h quem atribui crticas rgidas quando diz que n os dias que atuais, em que cada vez mais se busca a concertao das relaes de trabalho, a viso maniquesta que associa e limita toda e qualquer proposta de renovao com imediata precarizao mostra-se anacrnica1. O objetivo precpuo da flexibilizao das leis trabalhistas, seja, alm de uma forma sensata de atualizao, uma forma de adequao da legislao trabalhista com a realidade atual, no sentido de torn-la compatvel com as recentes exigncias do desenvolvimento nacional para tornar favorvel a democratizao das relaes de trabalho. Flexibilizao, por si s, traz o conceito como algo que se dobra sem quebrar, o fcil de manejar, o malevel. Em relao s normas trabalhistas quer dizer, a pr, torn-las o mais ajustvel a situaes fticas, menos rgidas
2

, o que de fato pode-se ratificar como o afastamento da rigidez de algumas

leis para permitir, diante de situaes que o exijam, maior dispositividade das partes para alterar ou reduzir os seus comandos3.

AGUIAR, Antonio Carlos; COSTA, Carlos Eduardo Dantas. Flexibilizao ou Recontextualizao das Relaes Trabalhistas? Universo Jurdico, Juiz de Fora, ano XI, 26 de out. de 2012. Disponivel em: < http://uj.novaprolink.com.br/doutrina/8747/flexibilizacao_ou_recontextualizacao_das_relacoes _trabalhistas > Acessado em: 06 de nov. de 2013, s 19h 55min.
2

LESSA, Bruno. Flexibilizao do Direito do Trabalho: avano ou retrocesso? mbito Jurdico. Disponvel em http://www.ambitojuridico.com.br/site/?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=12742. Link acessado em 06 de novembro de 2013, s 21h 55min.
3

NASCIMENTO, Amauri Mascaro. p. 67.

Observada a flexibilizao como um fenmeno, h de se entender que um fenmeno, na sua acepo jurdica, pode ser entendido como uma manifestao extraordinria e surpreendente com o fim de moldar, adequar os direitos dos trabalhadores s situaes atuais, geradas pelas mudanas rpidas da sociedade. Portanto, a flexibilizao pode ser considerada um fenmeno, porque sempre ultrapassa a regra convencional, passando assim para o extraordinrio, com uma justificativa plausvel e defensiva do trabalhador, de extrema necessidade. A flexibilizao das Leis Trabalhistas , evidentemente, o atendimento necessidade de o judicirio manter sustentvel o trabalho no pas, tendo em vista as diversas modificaes nos mais variados ramos e profisses. Sendo assim, ainda que doutrinadores julguem como uma desordem das leis trabalhistas, como desregulamentao, h que se entender que:
A Flexibilizao, o Estado mantm a interveno nas relaes de trabalho, mediante o estabelecimento do chamado mnimo existencial, mas autoriza, em determinados caso, excees ou regras menos rgidas, de forma que seja tambm possvel a manuteno da empresa, e afinal, dos empregos. o que consagra, por exemplo, o preceito constitucional que garante a irredutibilidade salarial, mas ressalva a possibilidade de flexibilizao, mediante negociao coletiva (artigo 7, VI da CRFB/88)

Ao contrrio do que entende alguns doutrinadores, quando mencionam a Flexibilizao como desregulamentao, o que pressupe a completa retirada da interveno estatal das relaes trabalhistas, deixando que as partes estipulem livremente os contratos, nota-se que:
Somente so passveis de flexibilizao os direitos de indisponibilidade relativa, assim considerados aqueles de carter privado, no previstos constitucionalmente ou em lei (como por exemplo, os estipulados em instrumento coletivo, regulamento de empresa ou contrato de trabalho). (...) os direitos previstos na Constituio, nos princpios, leis, decretos e normas de segurana e sade do trabalhador so direitos de indisponibilidade absoluta, pois garantem o chamado patamar civilizatrio mnimo (ou mnimo existencial, ou garantia de existncia digna)4.

DELGADO, Maurcio Godinho, apud RESENDE, Ricardo, p. 3.

Enfim, pode-se afirmar que a Flexibilizao das leis trabalhistas no esconde uma proposta de desregulamentao, mas constitui a supresso dos rigores excessivos, frisem-se, RIGORES EXCESSIVOS, certo de que a Lei Trabalhista precisa ser rigorosa, porm, sem excessos, com o objetivo de fomentar a atividade empresarial e estimular aberturas sucessivas de vagas de emprego, com o fim principal de evitar o desemprego, o que constitui extrema necessidade para o pas. 02- FLEXIBILIZAO COMO PROTEO DO TRABALHADOR Ressalta-se que a Constituio Federal de 1988 traz flexibilizao especfica no artigo 7, nos incisos VI, XIII e XIV, normas cogentes, de ordem pblica, direitos fundamentais que tem por finalidade precpua a proteo, a melhoria de vida do trabalhador, considerado hipossuficiente na sociedade, o que traz como objetivo a concretizao da igualdade social, e, ao autorizar a predominncia da conveno coletiva sobre a lei, da autonomia dos grupos privados sobre o intervencionismo estatal, fica evidenciado o protecionismo do trabalhador pela Constituio Federal, com a evidncia de que tal flexibilizao apenas deve ser realizada em casos excepcionais, mediante segurana legal, para no haver banalizao. A contrrio senso, um exemplo salutar a Smula 423 do TST, como forma de proteo ao trabalho, uma forma de dar flexibilidade Lei trabalhista para proteger a funo social do trabalho, proveniente da Orientao Jurisprudencial n 169, da SDI-1, assim expressa: Quando h na empresa o sistema de turno ininterrupto de revezamento, vlida a fixao de jornada superior a seis horas, mediante negociao coletiva , e, a Smula 423, do TST diz que:
TURNO ININTERRUPTO DE REVEZAMENTO. FIXAO DE JORNADA DE TRABALHO MEDIANTE NEGOCIAO COLETIVA. VALIDADE. (Converso da Orientao Jurisprudencial 169 da SDI-I, Res. 139/2006 DJ 10.10.2006). Estabelecida jornada superior a seis horas e limitada a oito horas por meio de regular negociao coletiva, os empregados submetidos a turnos ininterruptos de revezamento no tm direito ao pagamento das 7. e 8. horas como extras. (grifo nosso)

O princpio de proteo um dos princpios basilares do direito do trabalho, j que visa manter a qualidade da forma de trabalho, bem como a mantena do maior nmero possvel de trabalhador empregado. Pois quando o legislador reduz algum direito do trabalhador ou facilita para o empregador, significa que est fazendo cumprir a funo social do trabalho, qual seja, a de fazer prevalecer o emprego para manter a atividade econmica, sendo assim:
O princpio da proteo se refere ao critrio fundamental que orienta o Direito do Trabalho, pois este, ao Invs de inspirar-se num propsito de Igualdade, responde a objetivo de estabelecer um amparo preferencial a uma das partes: o trabalhador5. (grifo nosso)

Portanto, proteo ao trabalhador, em se tratando de flexibilizao das normas trabalhistas, deixa evidente que a proteo ao trabalhador no est somente relacionada em facilitar para o trabalhador, pois, dependendo da atividade e da situao financeira do empregador, as partes podem convencionar-se, como amparo legal, para a mantena do emprego, alm de visar uma melhor condio de trabalho ao cidado evitando sua explorao. Ressaltando que os prprios princpios que regem a legislao trabalhista so uma forma de flexibilizar e harmonizar as normas rgidas para garantir igualdade substancial e verdadeira entre as partes6. 03- FLEXIBILIZAO COMO NORMA MAIS/MENOS FAVORVEL AO TRABALHADOR - EQUILBRIO Como a regra primordial no Direito do Trabalho a aplicao da norma mais favorvel ao trabalhador, tambm pode ocorrer, por meio da flexibilizao, a aplicao da norma menos benfica, excepcionalizando, mas sempre exigindo que a medida seja justificada e demonstrada como adequada prpria proteo do trabalho7, ressaltando que tal medida no pode ser interpretada de forma aleatria e banalizada da flexibilizao, como o exemplo da Smula 423, supramencionada.

5 6

RODRIGUEZ, 2004. P. 83 RODRIGUEZ, 2004. P. 91 7 GARCIA, 2012, P. 32

O TST Tribunal Superior do Trabalho, por meio da smula 294 que diz Tratando-se de ao que envolva pedido de prestaes sucessivas decorrente de alterao do pactuado, a prescrio total, exceto quando o direito parcela esteja tambm assegurado por preceito de lei , cujo entendimento proporciona interpretao menos favorvel ao trabalhador acerca da prescrio quinquenal estabelecida pelo artigo 7, XXIX, da CF/88, fazendo incidir a prescrio total sobre aquelas parcelas no asseguradas em preceito de lei, distinguindo os efeitos do instituto prescricional. A redao da smula 294 do TST cria mecanismo diverso para a incidncia da prescrio trabalhista. dizer, sobre os crditos decorrentes de preceitos de lei, a prescrio a ser observada ser a parcial, enquanto que crditos decorrentes de outros instrumentos, a prescrio a incidir dever ser a total, ressaltando que a inteno a flexibilizar a lei, ou melhor, equilibrar seu efeito, pois amenizar a rigidez da norma exatamente manter o sistema em funcionamento. Portanto, categrico que flexibilizando a lei trabalhista, pode, de certa forma, desfavorecer o trabalhador, porm nota-se que transmite a preocupao do legislador em, constantemente, evitar o desemprego, ainda que o trabalhador receba algum prejuzo, que sem dvidas, bem menor que tornarse desempregado, sem perspectiva de vida, situao esta, muito mais degradante do que se o trabalhar tiver suprimido alguma regalia ou privilgio, ou ainda, parte de algum direito, razo pela qual aceitvel supresso parcial de algum direito ou a perda do prprio emprego. O que importa que, em algum momento, uma das partes cede, para a permanncia da atividade econmica. 04- FLEXIBILIZAO E A FUNO SOCIAL DO TRABALHO Ao expressar a Declarao dos Direitos Humanos que todas as pessoas nascem livres e iguais em direitos e dignidade, deixou implcita que a sociedade um ciclo de atividades ininterruptas, e, o homem precisa participar constantemente dessas atividades, at porque est inerente atividade humana a participao freqente na sociedade, pois o valor agregado ao

resultado dessa atividade traduzido pelo emprego, segundo os preceitos morais da sociedade, torna o trabalhador livre e digno. Percebe-se que a flexibilizao, por exemplo, realizada, em 1995 pela empresa Ford, indstria automobilstica no Brasil, teria dois efeitos: o primeiro foi manter o nvel de empregos e o segundo foi acabar com as horas extras. Na poca, o setor automobilstico se encontrava em crise financeira, a empresa realizou um acordo com o Sindicato dos Metalrgicos do ABC, iniciativa que flexibilizou a jornada de trabalho semanal em at 44 horas quando a produo estivesse em alta e em at 36 horas quando a produo estivesse em baixa. Sendo assim, seria criado um banco de horas, e, quando o mercado estivesse aquecido, a empresa poderia ter suplemento de horas sem precisar desembolsar o pagamento de horas extras, sendo pago ao trabalhador apenas o adicional, indo a hora bsica para o banco de horas. Se no perodo de um ano no ocorresse baixa na produo, as horas do banco seriam incorporadas s frias. Portanto, esta foi uma forma de facilitar para os dois lados, o do empregado, mantendo-o no emprego e do empregador, facilitando-o a mantena de sua atividade com gastos possveis de arcar, em razo da crise, o que deixa evidente a funo social do trabalho. Manter o emprego ou manter uma empresa funcionando, categrico que evita a falncia da sociedade, ou, evita crises financeiras drsticas ao pas, que podem levar as pessoas ao desemprego, e, pessoas desempregadas, so pessoas falidas, j que o trabalho traduz a dignidade do homem, pois sinnimo de fora, de poder pessoal, de vida social ativa, e, sobretudo, de vida familiar estruturada, certo de que um pai de famlia empregado mantm a estrutura familiar inabalvel. Vejamos a seguir alguns exemplos de flexibilizao das leis trabalhistas com o decorrer do tempo, vistas como forma de prejuzo em alguns casos, ao trabalhador, mas se analisar-se sob o prisma da funo social do trabalho, so

mudanas realizadas para manter o empregado trabalhando, conforme tabela abaixo8:


FLEXIBILIZAO MEDIDA 1-Cooperativa ou de profissional de OBJETIVOS 1-Cria cooperativas de prestao de servio, semcaracterizao de vnculo empregatcio (sem osdireitos trabalhista da CLT). 2. Contrato por tempo determinado. (lei 9601/98); 3. Contrato por jornada parcial. (MP 1709/98); 2-Reduz critrios de resciso contratual e as contribuies sociais; 3. Estabelece jornada de at 25 horas semanais, com salrio e os demais

prestao

servios. (Lei 8949/94);

CONTRATUAL

4. Suspenso do Contrato de Trabalho.(MP 1726/98);

direitos proporcionais e sem participao do sindicato na negociao. 4. Suspende o contrato de trabalho, por

5. Denncia da Conveno 158 da OIT.(decreto 2100/96); 6. Setor pblico: demisso (lei 9801/99 e lei complementar 96/99);

prazo de 2 a 5 meses, associado qualificao profissional, por meio de negociao entre as partes; 5. Elimina mecanismos de inibio da demisso imotivada e reafirma a

possibilidade de demisso sem justa 7. Trabalho temporrio (Portaria 2,29/06/96); 8. Contrato para micro e pequenas empresas (Lei do Simples 9517/96); 9. Terceirizao (Portaria TEM de 1995 eEnunciado 331 do TST) causa; 6. Define limites de despesas com pessoal, regulamenta e estabelece o prazo de 2 anos para as demisses por excesso de pessoal, regulamentando a demisso de servidores pblicos estveis por excesso de pessoal; 7. Redefine a lei 6.019/74 de contrato temporrio, estimulando o contrato de trabalho precrio; 8. Estabelece a unificao de impostos e contribuies e a reduo de parte do custo de contratao do trabalho; 9. Favorece a terceirizao do emprego e das cooperativas de trabalho.

TEMPO
8

DE 1-Banco de Horas (Lei 1. Define jornada organizada no ano para

SOUZA FILHO, Roberto Murillo de. A flexibilizao da Legislao do Trabalho no Brasil. Espao acadmico. Disponvel em : http://www.espacoacademico.com.br/036/36csouza.htm, acessado em 06/11/2013, s 00h33min.

TRABALHO

9061/1998 e MP 1709/98);

atender flutuaes dos negcios e prazo de at 1 ano para sua compensao, atravs de acordo ou conveno coletiva;

2. Liberao do Trabalho aos domingos (MP 187864/99) 3. Salrio Mnimo (MP 2. Define o trabalho aos domingos no comrcio varejista em geral, sem

necessidade de negociao coletiva. 3. Fim da correo do salrio mnimo, sendo seu valor definido pelo Poder Executivo e introduz o piso salarial regional.

1906/97).

SALARIAL

1-Participao nos lucros e Resultados (MP 1029/94 e Lei 10.10/2000); 2. Poltica Salarial (Plano Real MP 1053/94); 3. Salrio Mnimo (MP

1. Define a participao nos lucros e resultados (PLR) da empresa atravs da negociao coletiva de trabalho; 2. Poltica Salarial (Plano Real MP 1053/94); 3. Fim da correo do salrio mnimo, sendo seu valor definido pelo Poder Executivo e introduz o piso salarial regional.

1906/97).

ORGANIZAO 1-Fim do Juiz classista 1. Acaba com o juiz classista na Justia DO TRABALHO
(PEC 33-A/99); 2. Limitao da ao do Trabalho; 2. Estabelece punio para servidores grevistas e limita o nmero de dirigentes sindicais; 3. Inibe a validade at que de acordos e

sindical no setor pblico (Decreto 2066/96); 3. Ultratividade (MP

acordo/conveno 1620/98);

convenes

novos

sejam

renegociados entre as partes; 4. Define a contratao temporria de at 3 meses, renovveis, em caso de greve de funcionrios pblicos por mais de 10 dias.

4. Substituio de grevistas no setor pblico (MP

10/2001).

1-Comisso de conciliao prvia CCP (Lei

1-Estabelece condies de julgamento em primeira instncia funcionando dos de dissdios forma

8959/2000);

individuais, paritria;

2. Rito Sumarssimo (Lei 9957/2000);

2. Define procedimento sumarssimo para dissdio individual com valor abaixo de 40 vezes o valor do salrio mnimo;

DEMISSO
3. Fiscalizao do TEM

3. Restringe a autuao no caso de conflito da legislao vista aplicao caso de de com como multa

(Portaria 865/95).

acordo/conveno, desincentivo trabalhista trabalhista. a em

ilegalidade

Portanto, observa-se que, a flexibilizao da lei trabalhista, embora venha contrariar grande parte da doutrina, corrobora o fim cumprir a funo social do trabalho, para manter a sociedade ativa, de forma que o emprego fosse mantido para preservar tanto a atividade econmica do pas, quanto necessidades da empresa e dos empregados, possibilitando-lhes eliminar perodos mortos de trabalho e facilitar o aperfeioamento profissional e pessoal, e ainda traduz um meio de soluo de problemas emergentes no campo trabalhista, como o crescimento do desemprego, a mudana do valor atribudo ao trabalho. 05- CONSIDERAES FINAIS: O trabalho move a sociedade e o trabalhador a sustenta, mantendo-a ativa. Porm, sendo o trabalhador a parte hipossuficiente da dualidade empregado - empregador, onde podemos verificar que entre o forte e o fraco, entre o rico e o pobre, entre o patro e o operrio, a liberdade que oprime e a lei que liberta 9, e que, h a extrema necessidade que haja lei regulamentando as relaes de trabalho, ainda que para flexibilizar, para possibilitar ou adequar
9

Abade Lacordaire, apud RESENDE, Ricardo

a condio do trabalho situao empregado versus empregador, sem auferir prejuzos a nenhum deles, principalmente para evitar a explorao. H questionamentos doutrinrios, como este: a Justia trabalhista tendenciosa ou a lei que est defasada? Sabe-se que a Consolidao das Leis Trabalhistas tem grande parte de seus artigos revogados, e, em razo desta defasagem, o TST - Tribunal Superior do Trabalho emitiu bem mais de 700 normas em pleno vigor, so elas as smulas, orientaes jurisprudenciais e Precedentes normativos. Ademais, tais normas freqentemente so modificadas, algumas eliminadas, e outras acrescentadas, como as normas da OIT Organizao Internacional do Trabalho, interpretaes dos Tribunais inferiores, as Normas Reguladoras do Ministrio do Trabalho, de Medicina e Segurana do Trabalho, Legislao Previdenciria, Instrues, portarias, normas, dentre outras exigncias que aumentam a burocracia e dificultam o acompanhamento, aumentando a possibilidade de erro, exigindo, cada vez mais, especializao profissional para executar tais atividades. Nota-se que est cada vez mais dificultoso atuar como advogado trabalhista, devido as tantas modificaes realizadas nas Leis, so

modificaes denominadas, pela doutrina, de flexibilizao, esta forma de adequar as leis ao mundo atual. Porm, deve salientar que h extrema necessidade de que, sobretudo as Leis flexibilizadas, sejam organizadas em segmentos, de forma que cada setor trabalhista tenha sua regulamentao legal, com o fim de facilitar a defesa dos direitos do trabalhador. Contudo, no h exageros dos doutrinadores quando mencionam a desorganizao das leis, quando relacionada flexibilizao das leis trabalhistas, mas a necessidade teve voz mais alta, pois, com a crise econmica da dcada de oitenta, resultado da crise do petrleo, a necessidade de se estabelecer novas maneiras de manter a relao de emprego ou criar novos mercados consumidores para aumentar a demanda, formando novas fontes mercantis, para assim, superar a crise era extremamente preciso.

06- REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS:

AGUIAR, Antonio Carlos; COSTA, Carlos Eduardo Dantas. Flexibilizao ou Recontextualizao das Relaes Trabalhistas? Universo Jurdico, Juiz de Fora, ano XI, 26 de outubro de 2012. Disponvel em: < http://uj.novaprolink.com.br/doutrina/8747/flexibilizacao_ou_recontextualizaca o_das_relacoes_trabalhistas > Acessado em: 06 de novembro de 2013.

BRASIL TST. Smulas. Link de acesso: http://www.tst.jus.br/sumulas. Acessado em 07 de novembro de 2013, s 15h 26min.

BRASIL SENAI. Flexibilidade nas leis trabalhistas facilita criao de empregos formais. Em: 27/08/2013 s 08h 26min por Portal da Indstria http://www.senaimt.com.br/site/mostra.php?noticia=10244

BRASIL Conceito. De. Conceito de fenmeno - O que , Definio e Significado http://conceito.de/fenomeno#ixzz2jvDtjW2m. link acessado em ...

LESSA, Bruno. Flexibilizao do Direito do Trabalho: avano ou retrocesso? mbito Jurdico. Disponvel em: http://www.ambitojuridico.com.br/site/?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=12742. Link acessado em 06 de novembro de 2013, s 21h 55min.

GARCIA, Gustavo Felipe Barbosa. Manual de Direito do Trabalho. Ed. 5. Mtodo So Paulo-, 2012.

JORNAL RECORD Especialistas falam sobre a flexibilizao das leis trabalhistas no Brasil. Acessado em 05/10/2013, no link: http://videos.r7.com/especialistas-falam-sobre-a-flexibilizacao-das-leistrabalhistas-no-brasil/idmedia/511ad98bb61c496e53d76708.html

NASCIMENTO, Amauri Mascaro. Iniciao ao Direito do Trabalho. 29. ed. So Paulo: LTr, 2010.

OLIVEIRA, Jailson de Brito. Princpio trabalhista protetor X Flexibilizao trabalhista. Direito Net. http://www.direitonet.com.br/artigos/exibir/6364/Principio-trabalhista-protetor-XFlexibilizacao-trabalhista

RESENDE, Ricardo. Direito do Trabalho Esquematizado. Rio de Janeiro: Forense, Mtodo, 2011.

RODRIGUEZ, Amrico Pl. Princpios de Direito do Trabalho. Edio 3. LT, So Paulo/SP, 2004.

SOUZA FILHO, Roberto Murillo de. A flexibilizao da Legislao do Trabalho no Brasil. Espao acadmico. Disponvel em: http://www.espacoacademico.com.br/036/36csouza.htm, acessado em 06/11/2013, s 00h33min.

Potrebbero piacerti anche