Sei sulla pagina 1di 6

Relatrio

O brincando se Aprende Um Projeto Socioeducativo foi criado e aplicado como uma nova metodologia, para despertar o interesse dos alunos do Ensino Mdio pelas atividades matemticas e de linguagens, valorizando o ldico na comunicao de ideias. O objetivo do nosso trabalho o desenvolvimento da capacidade critica nos educandos, para exerccio da criatividade e, sobretudo auxiliar na construo da auto-estima do pblico envolvido com abordagens que explorem o uso de jogos e de problematizaes significativas e com aplicao dos conhecimentos e habilidades em tarefas tericas e prticas e por conseqncia, recuperar o interesse quanto aprendizagem. Enfatiza a importncia da reutilizao de materiais reciclveis no processo educativo, disponibilizando material didtico, atravs da confeco de objetos e brinquedos que podem ser usados como recursos pedaggicos, possibilitando o desenvolvimento da criatividade e expressividade por meio da arte. O projeto prope a confeco de jogos ou brinquedos educativos, destinados a contribuir para a melhoria da aprendizagem de alunos do 2 ao 5 ano do Ensino Fundamental I, de escolas pblicas da zona rural e urbana da rede municipal que apresentam carncias de estmulos visuais para sedimentar os conceitos trabalhados cotidianamente. Desta forma, props-se aos alunos do Colgio Estadual Professor Edgard Santos o desafio de se construir o seu processo de aprendizagem utilizando uma metodologia que permitisse observar a realidade, elaborar instrumentos de pesquisa, analisar os dados e disseminar os resultados.

Neste contexto, destacamos as aes desenvolvidas durante o ano letivo em seus respectivos meses.

MARO: Apresentao do Projeto aos professores da escola. Diviso entre os professores das turmas e disciplinas a serem trabalhadas. Vale ressaltar que neste momento os professores foram

receptivos a proposta apresentada pelas coordenadoras do Projeto e todo o sucesso e grandiosidade se deu, tambm, pela colaborao e empenho dos mesmos. Visita a Secretria Municipal de Educao a prof Noralice Rodrigues a qual fomos bem recebidas, para apresentao do Projeto e solicitao de autorizao para as visitas s escolas e apoio financeiro de rgos externos escola e preocupadas com o alto custo do Projeto.

ABRIL: Apresentao do Projeto aos alunos do Ensino Mdio de nossa escola. Momento de debate e consideraes necessrias para o esclarecimento de todo o processo. Diviso dos grupos. Visita s escolas, feita pelos alunos em seus grupos, da zona rural e urbana para realizao das entrevistas com os professores. Nesta etapa, os alunos foram encaminhados para as escolas, apresentando um ofcio detalhado Direo constando o objetivo do Projeto e solicitando a entrevista com os professores das sries e disciplinas determinadas, anteriormente, em sala de aula. O objetivo da entrevista foi diagnosticar as dificuldades dos alunos nas respectivas disciplinas.

MAIO: Apresentao das entrevistas para leitura e anlise buscando o conhecimento dos fatores influentes na situao problemtica.

JUNHO E JULHO: Elaborao do Projeto, por alunos em seus grupos baseado nas dificuldades

percebidas pelos alunos nas visitaes, contendo os seguintes subitens: - o nome do jogo; - por que fazer o jogo; - para quem fazer o jogo; - materiais utilizados (reciclveis ou comprados); - levantamento de custo; - tempo necessrio para a realizao do trabalho; - construo do jogo, em sala de aula - Momento de colocar em prtica o projeto e os alunos o fizeram com empolgao querendo ver pronto o que idealizaram. Vale salientar as dificuldades financeiras enfrentadas para a realizao de todo o processo. - de 22 a 24/07/2009, fomos convidados a participar do Encontro Pedaggico 2009, na DIREC 4, na cidade de Valena, cujo objetivo foi o de relatar experincias sobre o Programa de Ressignificao da Dependncia ou outras medidas para a garantia do percurso educativo. Apresentamos o Projeto Brincando se Aprende aos tcnicos da Secretaria de Educao do Estado, professores e dirigentes de outras DIRECs. Fizemos a exposio de alguns jogos, a explanao do projeto escrito explicitando justificativa, objetivos e metodologia. Ressaltamos que fundamental que o jogo faa parte da cultura escolar porque permite aos alunos um aprofundamento na compreenso de um conceito, na contextualizao de resoluo de problemas, em sua estruturao, na observao e construo de regras, na organizao de um trabalho em grupo, no planejamento, execuo e avaliao das aes. O pblico alvo do encontro foi receptivo iniciativa e levaram o Projeto como sugesto para aplicao nas respectivas unidades escolares.

AGOSTO: Momento de socializao do resultado final dos jogos e brinquedos educativos, em sala de aula com a turma e os professores. Em 13/08/2009 aconteceu a participao expositiva do Projeto, na Audincia Pblica, realizada na Cmara de Vereadores, iniciativa do Professor Luis Carlos Borges, em homenagem ao Dia do estudante, contando com a presena da Prefeita do municpio, do vice-prefeito, vereadores, discentes e docentes de escolas municipais. Momento de grande expectativa onde os alunos brilharam as apresentaes e o pblico alvo expressou com elogios as produes dos alunos e sugestes para que estes momentos acontecessem com freqncia e em espaos diversificados.

SETEMBRO: Em 22/09/2009 exposio dos jogos e brinquedos educativos, produzidos pelos alunos e participao interativa dos alunos das escolas da rede municipal e APAE, no Colgio Estadual Professor Edgard Santos. O evento foi aplaudido com louvor pelos visitantes. Neste momento, contamos com a colaborao da Secretaria de Educao do municpio no transporte dos citados alunos at a nossa escola. Em 28/09/2009 participao e apresentao do Projeto nas oficinas temticas no 1 Encontro de Professores da EJA, na DIREC 32, em Cruz das Almas, para professores, dirigentes e coordenadores da DIREC. Na avaliao da oficina, os professores manifestaram apreciao pelo projeto e sugeriram que visitssemos as escolas para a realizao das oficinas com alunos e professores.

OUTUBRO: Entrega dos relatrios elaborados pelos alunos. Neste momento, as equipes apresentaram um relatrio de todas as etapas do trabalho e preencheram uma ficha avaliativa para que os conceitos fossem atribudos aos seus trabalhos. No relatrio expressaram quanto foi gratificante a realizao do trabalho e sugeriram a continuidade do projeto.

NOVEMBRO E DEZEMBRO: Ida s escolas da rede municipal, da zona rural e urbana, anteriormente visitada para exposio e doao dos jogos e brinquedos educativos. Nesta etapa, foi feita uma escala para apresentao onde, os jogos e brinquedos foram apresentados nas escolas e respectivas sries. Momento mpar, de muita emoo e receptividade por parte dos alunos, professores e gestores das escolas visitadas. Na apresentao, os nossos alunos demonstraram um excelente desempenho. Os grupos que apresentaram aos alunos da APAE sentiram-se gratificados e felizes com a participao e o interesse dos mesmos e perceberam que os jogos podem servir de ponte para a incluso. O projeto superou as expectativas do corpo docente, discentes, coordenadoras do projeto, coordenao pedaggica e direo do Colgio Estadual Professor Edgard Santos, haja vista que os objetivos foram alcanados e extrapolaram as dimenses previstas.

Potrebbero piacerti anche