Sei sulla pagina 1di 3

..,.

TRABALHO DE FILOSOFIA UNESC QUESTES:

r PERODO

DO CURSO DE DIREITO -

)~D

1- "SOB A VISO ARENDTIANA A NO VIOLNCIA REQUISITO ESSENCIAL PARA A GERAO DO PODER ADVINDO DO AGIR EM CONJUNTO". TRECHO DO TEXTO HANNA ARENDT: PODER, LIBERDADE E DIREITOS HUMANOS, COM BASE NA FRASE, ANALISE AS AFIRMAES ABAIXO: a) A violncia destri o poder, mas no o cria ou substitui, pois o poder, para ser gerado, exige a convivncia e a violncia baseia-se na excluso da interao/cooperao com os outros. b) O poder e a violncia so a mesma coisa e possuem os mesmos conceitos, pois quando um est forte o outro consequentemente tambm estar. (JC}l.

'0

(V

tap. ,,-1
c) A ao violenta, possibilita o encontro dos homens pela palavra. d) A violncia no destri o poder, mas o cria e o substitui, pois o poder para ser gerado exige a convivncia e a violncia baseia-se na excluso da interao. RESPOSTA LETRA "a" 2- O PODER E A VIOLNCIA SO A MESMA COISA? POSSUEM O MESMO SIGNIFICADO? OU UM CONSEQUENTEMENTE LEVA AO OUTRO? COMENTE: R: O poder e a violncia no so a mesma coisa, so distintos e possuem conceitos diferenciados. Quando um est forte (poder consensual) o outro est ausente, ou seja, quando h um consenso de opinies entre as pessoas envolvidas, no h motivo para a violncia, pois as opinies no se divergem.

3- A LIBERDADE UM TERMO DO PENSAMENTO POLTICO ARENDTIANO, TAMBM EXERCITADO NA AO GANDHIANA. "OS HOMENS SO LIVRES - DIFERENTEMENTE DE POSSUIREM O DOM DA LIBERDADE- ENQUANTO AGEM, NEM ANTES, NEM DEPOIS, POIS SER LEVRE E AGIR SO A MESMA COISA" COM BASE NOPENSAMENTO EXTRAIDO DO LIVRO HANNA ARENDT, CAPITULO: PODER, LIBERDADE E DIREITOS HUMANOS, IDENTIFIQUE O CONCEITO DE LIBERDADE PARA HANNA ARENDT:

a) Pra Hanna Arendt a liberdade equivale a livre-arbtrio. b) A liberdade e a soberania so equivalentes, pois a liberdade no equivale a livre-arbtrio. c) Na ao gandhiana os homens no so livres, mas possuem o dom da liberdade, pois livre e agir so a mesma coisa. d) A liberdade no equivale a livre-arbtrio, a liberdade identificada esfera da ao equivalendo a soberania, o ser humano se toma livre ao exercitar a ao e decidir em conjunto. GABARITO LETRA "d" 4- ANTES DO SURGIMENTO DO DIDH, A NACIONALIDADE ERA UMA CONDIO PRVIA PARA O EXERCICIO DA CIDADANIA. DESSA FORMA O AP TRIDA ERA CONSIDERADO COM UM NO CIDADO, O QUE IMPLICAVA O NO RECONHECIMENTO DE SEUS DIREITOS. COM BASE NO TRECHO EXTRADO DO LIVRO DE HANNA ARENDT, CAPITULO PODER, LIBERDADE E DIREITOS HUMANOS. COMENTE, A MUDANA OCORRIDA APS O SURGIMENTO DO DIDH EM RELAO AO AP TRIDA: R: O DIDH trouxe em seu sistema como condio essencial, a existncia do ser humano, deixando de ser assim a cidadania. Ou seja, deixa de ser vinculo jurdico com determinado Estado ou seu status jurdico de cidado e passa a ser a sua existncia com ser humano. O simples fato da existncia vincula o homem, a mulher e a criana, ou seja, o ser humano a ordem jurdica internacional. O ser humano passa a ser sujeito de direito na ordem internacional.

\0

PERGUNTAS DE FILOSOFIA JURDICA - Minimum dos Povos Captulo 37 - Direito e No-Violncia 1 - A Declarao Universal dos Direitos Humanos um dos documentos bsicos das Naes Unidas e foi assinado em 1948. So enumerados os direitos que todos seres humanos possuem. correto afirmar que, em seu prembulo, a Declarao Universal dos Direitos Humanos prev:

"

a) Que o desprezo e o desrespeito pelos direitos humanos resultaram em atos brbaros que ultrajaram a conscincia da Humanidade e que o advento de um mundo em que todos gozem da liberdade de palavra, de crena e da liberdade de viverem a salvo do temor e da necessidade de no poder ser proclamado como a mais alta aspirao do ser humano comum. b) Que o reconhecimento da dignidade inerente a todos os membros da famlia humana e seus direitos iguais e inalienveis no o fundamento da liberdade, da justia e da paz no mundo. c) Que os povos das Naes Unidas reafirmaram, na Carta da ONU, sua f nos direitos humanos fundamentais, na dignidade e no valor do ser humano e na igualdade de direitos entre homens e mulheres, e que decidiram promover o progresso social e melhores condies de vida em uma liberdade mais ampla. d) Que essencial que os direitos humanos sejam protegidos pelo imprio da lei, para que o ser humano seja compelido, como ltimo recurso, rebelio contra a tirania e a opresso. e) Que no se prev ser essencial promover o desenvolvimentos naes. das relaes amistosas entre as

2 - Ren Cassin, em entrevista concedida a Austragsilo de Athayde, considerou a Declarao Universal dos Direitos Humanos de 1948, a um prtico de quatro colunas. Explique o porqu desta considerao. \ 3 - O que foi a paz perptua para Immanuel Kant? 4 - Marque a alternativa correta sobre Direito e No-Violncia: a) No-Violncia fica defina como "ao intencional que provoca uma modificao na pessoa ou grupo de pessoas destinatrios da ao." b) Para o Direito toda ao violenta no violadora de direitos. c) Violncia e No-Violncia so qualificadoras do agir humano. d) A violncia pode ser apenas direta, quando atinge de maneira imediata ao corpo. 5 - Qual esclarecimento Kant faz diante aos dois pontos essenciais do estado de paz almejado por ele?

/'

Potrebbero piacerti anche