Sei sulla pagina 1di 2

ROTINAS ADMINISTRATIVAS.

TICA CONCEITOS INICIAIS

Questo: A crise da humanidade uma crise moral? O que tica e o que moral? Todo ser humano dotado de uma conscincia moral, que o faz distinguir entre o certo e o errado, justo e injusto, bom ou ruim, com isso capaz de avaliar suas aes, sendo, portanto capaz de exercer a tica. tica tica, diz respeito ao coletivo, enquanto moral diz respeito ao indivduo. Mas a conscincia moral algo natural, inato ou adquirido? Etimologicamente tica vem do grego Ethos e moral dos romanos (mores) representando costumes, modo de ser, carter. E para os gregos e romanos, tanto Ethos como mores indicam um tipo de comportamento propriamente humano que no natural. O homem no nasce com ele, como se fosse um instinto, mas adquire. tica e moral pela prpria etimologia diz respeito a uma realidade que construda histrica e socialmente a partir das relaes coletivas dos seres humanos nas sociedades que vivem e nascem. Resumindo: embora as palavras tenham um substrato comum, tanto para os gregos como para os romanos, podemos dizer que moral um conjunto de normas, princpios, preceitos, costumes, valores que norteiam o comportamento do indivduo no seu grupo social. Enquanto a tica seria a teoria, o conhecimento, ou a cincia do comportamento moral, que busca explicar, compreender, justificar e criticar a moral ou as morais de uma sociedade. A tica mais filosfica e cientifica. nenhum homem uma ilha. Esta frase famosa do filsofo ingls Thomas Morus (autor do livro utopia), que ajuda-nos a compreender que vida humana convvio. justamente na convivncia que o ser humano se descobre e se realiza enquanto um ser moral e tico. na relaao com o outro que surgem os problemas e as indagaes morais e ticas: o que devo fazer? Como agir em determinada situao? Como comportar diante do outro? Como proceder diante da corrupo e das injustias? So questes prticas e cotidianas. Mas h questes mais subjetivas, cujo sentido, podemos indagar ticamente: O que o bem? O que o mal? O que o justo? O que o homem? Esses conceitos a filosofia trabalha: metafisicamente. Podemos dizer que no ocidente, a partir dos textos de Plato e Aristteles, que a tica ou a filosofia moral inicia-se com Scrates. Para Scrates o conceitos de tica iria alm do senso comum da sua poca. O corpo seria a priso da alma, que imortal, imutvel e eterna. A bondade humana tem relao com uma tica apriori, pertencente a alma, e que o corpo para reconhec-la ter que se purificar. J Aristteles ir subordinar a sua tica aos conceitos de poltica, acreditando que na monarquia e na aristocracia se encontrariam a alta virtude, o bem. Para Aristteles, o ser humano um animal poltico, da plis, social e nela, na poltica que se vive a tica, enquanto uma proposta e promessa de bem comum. Para Aristteles a virtude est no meio, e toda ao deve visar o meio, a moderao. Nos extremos estariam o vcio.

tica clssica
Existe uma profunda ligao entre tica e filosofia: a tica nunca pode deixar de ter como fundamento concepo filsofica do homem que nos d uma viso total deste homem como um ser social, histrico e criador. Uma srie de conceitos com os quais a tica trabalha de uma maneira especifica, como os de liberdade, necessidade, valor, esclarecimento, sociabilidade, pressupe um prvio esclarecimento filosfico. Aristteles diz que na prtica tica, somos o que fazemos visando a uma finalidade boa ou virtuosa. Isso leva idia de que: o agente, a ao e a finalidade do agir so inseparveis. toda arte, toda investigao e do mesmo modo toda ao, parecem tender a algum bem; por isso se tem dito com razo que o bem aquilo a que todas as coisas tendem (tica a nicmaco). O bem supremo do homem, seu fim ltimo, no somente o bem de cada individuo, mas de toda a polis (cidade-politica). Esse era o fim tico da filosofia poltica (nome para filosofia prtica) para aristotles. Podemos resumir a tica clssica, dos gregos antigos, em trs aspectos: 1) o agir em conformidade com a razo; 2) o agir em conformidade com a natureza e com o carater natural de cada individuo; 3) a unio permanente entre moral (conduta do individuo) e politica (valores da sociedade), no caso a tica. A tica para os antigos era uma maneira de educar o sujeito moral (seu carter) com intuito de propiciar a harmonia entre o mesmo e os valores coletivos. Epicurismo hedonismo prazer Epicuro filosofo grego (341-270a.c) o nico bem absoluto o prazer, o mal absoluto a dor; o estado de desprazer a dor, e o prazer apenas sua ausncia. A moral epicurista uma moral hedonista(prazer). O fim supremo da vida o prazer sensvel. Critrio nico de moralidade o sentimento. O nico bem o prazer, como o nico mal a dor. Nenhum prazer deve ser recusado, a no ser que traga conseqncias dolorosas. E nenhum sofrimento deve ser aceito, a no ser em vista de um prazer. Mas o prazer no uma busca vulgar, mas algo pensado, refletido pela razo, levando em conta a razo. Escolhendo sabiamente. Dominar o prazer e no ser dominado por ele. Os prazeres espirituais para Epicuro, nada mais seriam que complicaes dos prazeres sensveis. Epicuro e sua filosofia eram materialistas. Os prazeres estticos e intelectuais so os mais altos prazeres. O sofrimento nasce das vontades no satisfeitas. O prazer a remoo do sofrimento. Epicuro divide os prazeres em naturais e necessrios: a reproduo; e no naturais e no necessrios: a ambio. O sbio satisfaz os primeiros e renuncia o segundo porque acarretam inquietaes e agitaes. A tica antiga ligada ao individuo e ao coletivo.

Pesquise sobre a tica nas organizaes e traga uma redao feita mo por voc, explicando a importncia da TICA nas empresas e a moral que contribui para o crescimento do individuo. Trazer na prxima aula

Potrebbero piacerti anche