Sei sulla pagina 1di 5

O MTODO KODLY: ORGANIZAO DAS ATIVIDADES DE ACORDO COM A FAIXA ETRIA DA CRIANA

O mtodo organizado de acordo com a faixa etria das crianas.

Nas crianas de 3 a 4 anos, as aulas so de 30 minutos, duas vezes por semana, com um trabalho totalmente ldico e informal. A repetio da msica importante, e as msicas selecionadas possuem o mnimo de notas possvel, e um ritmo simples para trabalhar a coordenao motora. A audio precisa ser preservada, alm de aprender a ouvir, no somente escutar. Desta maneira, no incio do aprendizado deve-se usar msicas simples, tais como A Canoa Virou, Se eu fosse um peixinho, e assim por diante. Quanto preocupao rtmica, deve-se recitar ou cantar com palmas, conforme o exemplo: L COM L palma, palma, palma; CR COM CR estrala, estrala, estrala. UM SAPATO palma, palma, palma; EM CADA P. palma, palma, p. Pode haver variaes, dando passos para frente, para trs, formando rodas, tudo o que se combinar. Propor uma atividade para desenvolver o lado rtmico associadas com as atividades sonoras (com palma, p boca, beijo, assobio) ou mudas (gestos, olhos, cabea). Depois de muito treino corporal, mostrar cartazes associando os desenhos juntos, onde sero ti-ti-ti e o maior, ta.

Com crianas de 5 a 6 anos, Marli DAvila prope que as crianas entrem na sala de mos dadas, marchando, formando uma roda, ouvindo um texto rtmico, como por exemplo, 1,2, feijo com arroz, acompanhando a marcha com o canto. Uma outra atividade que pode ser usada o movimento da mo para cima e para baixo, indicando sons agudos e graves. Na linha meldica ou desenho rtmico, todas as silabas deve ser marcadas com palmas, ps, estalos, e assim por diante. Na pulsao, a marcao imita o corao, pois a pulsao o corao da msica. Para esta atividade, a educadora musical sugere para o treino de batimentos cardacos dentro de uma pulsao com palavras, como por exemplo: 1 palma: pensa na palavra p; 2 palmas: pensa na palavra perna; 3 palmas: pensa na palavra prola; 4 palmas: pensa na palavra pernilongo. Marchar marcando a pulsao e perceber quantas palmas em cada batida de p, repetir muitas vezes cada palavra, mantendo a pulsao com os ps ou, ainda, h possibilidade de uma variao, onde a professora bate as palmas e o aluno com o dedo mostra quantas foram em cada passo. Analisar ou comparar marcaes rtmicas e linhas meldicas um dos requisitos mais fortes do mtodo Kodly, pois ajudam a desenvolver a capacidade para a aprendizagem e a memorizao. Nas crianas de 7 anos, os princpios do mtodo Kodly possuem as seguintes preocupaes: -solfejo relativo; -escrita relativa; -perguntas e respostas com notas; -melodia transformada em ritmo; -memria meldica e rtmica; - manosolfa (uso das mos para indicar as notas musicais indicadas). Desta maneira, a professora canta trechos de msicas e os alunos repetem cantando as notas musicais (usando apenas as trs notas aprendidas. Sugestes de atividades para vivenciar o ritmo: 1) Duas rodas, onde a de fora marcha para um lado e a de dentro marcha para o outro, cantando uma determinada msica proposta. 2) Novamente, intercalando marcha cantada e marcha pensada.

3) Mais um vez, porm intercalando marcha cantada e canto pensado no lugar. 4) Marchar cantando 1, 2, 3, 4, em voz alta e esperando em silncio, permanecendo no mesmo lugar, o mesmo tempo (1, 2, 3, 4 ). Treino da seqncia do nome das notas musicais: 1)Falar uma nota em cada marcao: d-r-mi-f-sol. 2)Falar duas notas em cada marcao: do-r; mi-f; sol-l; si-do; 3) Falar trs notas em cada marcao: do-r-mi; fa-sol-l; si-do r; mi-f-sol; 4) Falar quatro notas em cada marcao: do-r-mi-f, e assim por diante. Com as crianas de 8 anos, introduz-se a nota si e f (semi-tons). Os alunos cantam, danam, e depois dramatizam a escala atravs de passos. O ditado rtmico atravs do cnone a professora inicia uma clula rtmica, os alunos esperam a prxima para fazer a primeira, com a ateno voltada para a prxima que ser feita, e assim sucessivamente Na introduo pausa, usa-se uma figura como nota, e o espao vazio a pausa (exposio). Podem ser usadas em frases como: I I I I I I I II II Colher ()* de pau () existe () para () mexer. pausa. Com as crianas de 9 anos, j inicia-se a dramatizao cantada, e a fase de sensibilizao para o desenvolvimento da percepo auditiva nvel de audio e discriminao (ouvir, reproduzir e classificar ) os parmetros do som (altura, durao, intensidade e timbre); o controle rtmico-motor senso de pulso (tempo), senso de metro (compasso) e coordenao motora; emisso vocal: afinao, respirao e colocao da voz. A proposta feita para as crianas de 10 anos concentra-se em manosolfa das canes folclricas, , cnone com a escala pentatnica, e adivinhar a cano por uma escala da lousa (com as letras iniciais): L S M R D

L O objetivo cantar o mesmo que a professora, porm uma quinta acima, e acompanhando com batidas da palmas e mo na perna. Controle Rtmico- Motor A batida rtmica existe sempre, ela est presente mesmo quando no podemos v-la. Treinar ritmo de todas as formas para interiorizar a pulsao e adquirir controle motor pode ser trabalhado em brincadeiras jogo de bola ordem, seu lugar, batata-quente nas danas, nas cirandas, nas rodas que a melhor possibilidade. No compasso binrio, a 2 pulsaes, (A Canoa Virou), compasso ternrio, a trs pulsaes, (O Cravo). Emisso Vocal Cuidado com o processo de respirao, articular adequadamente as palavras, cantar em volume mdio, alm de exerccios de relaxamento para evitar a tenso. Melhora-se a emisso vocal cantando. Com as crianas de 11 anos a emisso vocal j pode ser trabalhada com as seguintes sugestes: - brincar de carregar seu som com as mos para o colega (uma s nota); - Levar o som soluando; -Subir a escada inspirando em um degrau e expirando em outros, quantos puder inicialmente, para mais tarde poder expirar em nmero de degraus determinados. - Inspirao sem levantar os ombros e enchendo a barriga; -Imitar animais; - Falar vrias silabas com um s som (silbico), e vrios sons para uma mesma silaba (melismtico). - Solfejar s, m, d vrias vezes, omitindo ento a nota m, para aumentar o intervao e afinar a 5 justa. As crianas de 12 anos j entram com um repertrio barroco, cantam escalas cromticas e mantem a experimentao de muitos sons de instrumentos, tais como apitos, sinos, chocalhos, tampa de panela, tringulo. Para cada cano analisa-se com o aluno o desenho rtmico, que facilitar a memorizao. Outra sugesto um exerccio rtmico, falado em roda, andando para o (s) lado (s), com variaes: TOK PADOK PADOK TAK TIQUET TIQUET TUMBA, TUMBA,TUMBA, TUMBA

Nos alunos de 13 anos inicia-se a prtica escrita que, na metodologia em questo, usa as letras das notas escrita inventada por John Curwem na Inglaterra. Manossolfa e Mo Guidoniana Manossolfa um sistema para orientar o solfejo, isto , determinar a altura dos sons, no por meio notas na pauta, e sim, por gestos, a saber por disposies diversas dos dedos e das mos. O termo mo guidoniana veio de Guido DArezzo que, verificando a insuficincia nos mtodos de ensino musical inventou um prprio, atribuindo a cada articulao e as pontas dos dedos um dos 20 sons do sistema musical de ento. Os alunos, estudando a solmizao, liam os intervalos e as escalas, uma vezque dominavam a mo guidoniana. Muito embora a mo guidoniana no tivesse passado de um meio mnemnico, (se bem que muito engenhoso), ela transformou-se em em uma espcie de fetiche, considerada pelos tericos medievais como expresso de toda a sabedoria musical.

Postado por Dalete s 23:05

Potrebbero piacerti anche