Sei sulla pagina 1di 14

TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL

RESOlUO PROCESSO ADMINISTRATIVO DISTRITO FEDERAL.

N 23.117 19a BRASLIA -

N 19.096 - CLASSE

Relator: Ministro Felix Fischer. Interessada: Corregedoria-Geral da Justia Eleitoral.

Dispe sobre a filiao partidria, aprova nova sistemtica destinada ao encaminhamento de dados pelos partidos Justia Eleitoral e d outras providncias.

i
resolve:

O Tribunal Superior Eleitoral, no uso de suas atribuies,

diate do disposto no art. 61 da Lei nO9.096, de 19 de setembro de 1995,

CAPTULO I Das Disposies Gerais

Art. 1 Somente poder filiar-se a partido o eleitor que estiver no pleno gozo de seus direitos polticos (Lei nO9.096/95, art. 16), ressalvada a possibilidade de filiao do eleitor considerado inelegvel (Ac.-TSE nOs12.371, de 27 de agosto de 1992, 23.351, de 23 de setembro de 2004 e 22.014, de 18 de outubro de 2004).

PA nO 19.096/DF.

Art. 2 Para concorrer a cargo eletivo, o eleitor dever estar filiado ao respectivo partido pelo prazo mnimo definido em lei antes da data fixada para as eleies majoritrias ou proporcionais.

9 1

O partido poltico pode estabelecer, em seu estatuto,

prazos de filiao partidria superiores ao definido em lei, para a candidatura a cargos eletivos, os quais no podero ser alterados no ano da eleio (Lei n 9.096/95, art. 20, capuf e pargrafo nico).

2 Os militares, magistrados, membros dos tribunais de

contas e do Ministrio Pblico devem observar as disposies legais prprias sobre prazos de filiao. Art. 3 So hipteses de cancelamento imediato da filiao partidria: 1- morte;
11 - perda dos direitos polticos;
111 -

expulso;

IV - outras formas previstas no estatuto, com comunicao obrigatria ao atingido no prazo de quarenta e oito horas da deciso
(Lei

nO 9.096/95, art. 22, I a IV).


Art. 4 Na segunda semana dos meses de abril e outubro de

cada ano, o partido, por seus rgos de direo municipais, regionais ou nacional, enviar Justia Eleitoral para arquivamento, publicao e cumprimento dos prazos de filiao para efeito de candidatura, a relao atualizada dos nomes de todos os seus filiados na respectiva zona eleitoral, da qual constar, tambm, o nmero dos ttulos eleitorais e das sees em que esto inscritos e a data do deferimento das respectivas filiaes (Lei nO9.096/95, art. 19, capuf).

9 1 9

Se a relao no for submetida nos prazos mencionados

neste artigo, ser considerada a ltima relao apresentada pelo partido. 2 Os prejudicados por desdia ou m-f podero requerer,

diretamente ao juiz da zona eleitoral, a intimao do partido para que cumpra

PA nO19.096/DF.

no prazo que fixar, no superior a 10 (dez) dias, o que prescreve o capuf deste artigo, sob pena de desobedincia. Art. 5 As filiaes efetuadas perante rgos de direo nacional ou estadual, quando admitidas pelo estatuto do partido, devero ser informadas aos diretrios municipais correspondentes zona de inscrio do eleitor, com a finalidade de comunicao Justia Eleitoral nos perodos previstos em lei.

CAPTULO 11
Do Sistema de Filiao Partidria

Art. 6 O sistema de filiao partidria desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia da Informao do Tribunal Superior Eleitoral ser utilizado em todo o territrio nacional, para anotao das filiaes partidrias a que se refere o art. 19 da Lei nO9.096/95. Art. 7 Para utilizao do Filiaweb, o usurio dever estar habilitado perante a Justia Eleitoral, mediante obteno de senha.

1 O representante legal do diretrio municipal ou zonal,

comprovada sua legitimidade para o ato, ter seu nmero de inscrio eleitoral cadastrado pelo cartrio eleitoral como administrador do respectivo rgo de direo partidria e obter a senha provisria para uso do sistema, a ser alterada no primeiro acesso, a qual ficar sob sua exclusiva responsabilidade.

9 2

O usurio habilitado na forma do

1 deste artigo poder

fazer o cadastramento, em ambiente especfico do Filiaweb, de outros administradores e operadores do sistema.

3 O sistema de filiao far o controle do perodo de

validade da composio do diretrio partidrio, de acordo com a documentao apresentada perante o cartrio ou, desde que haja viabilidade tcnica, a partir de banco de dados de gerenciamento de informaes partidrias, na forma estabelecida em instrues especficas do Tribunal Superior Eleitoral.

PA

nO

19.096/DF.

9
a ele vinculados.

4 Expirado

o prazo de validade

do rgo

de direo

partidria, ser cancelada automaticamente a habilitao de todos os usurios

5 Estabelecido internamente pelo partido que a entrega da

relao de filiados de uma ou mais zonas eleitorais ser feita por rgo de direo diverso do municipal, o representante legal respectivo dever requerer sua habilitao para uso do Filiaweb perante a Corregedoria-Geral ou as

corregedorias regionais eleitorais, conforme a instncia partidria, observadas as regras definidas cancelada nos pargrafos deste artigo, hiptese na qual ser

a habilitao de todos os usurios de nvel municipal ou zonal

correspondentes. Art. 8 As relaes de que trata o art. 4 desta resoluo devero ser elaboradas pelo partido em aplicao especfica do sistema de filiao, intitulada Filiaweb, e submetidas Justia Eleitoral pela rede mundial de computadores, em ambiente prprio do stio do Tribunal Superior Eleitoral

reservado aos partidos polticos. Pargrafo nico. Para efeito do disposto nesta resoluo,

adotar-se- a seguinte nomenclatura: I - relao interna - conjunto de dados de eleitores filiados a partido poltico, relativos a um municpio e zona eleitoral, destinada ao

gerenciamento Justia Eleitoral;

pelo rgo partidrio

responsvel

por seu fornecimento

/I - relao submetida - relao interna liberada pelo rgo partidrio para processamento pela Justia Eleitoral; 1/1- relao fechada - situao da relao submetida rgo partidrio aps o encerramento dados Justia Eleitoral; IV - relao oficial - relao fechada que, desconsiderados eventuais erros pelo processamento, ser publicada pela Justia Eleitoral e do prazo legal para fornecimento pelo dos

cujos dados serviro de base para o cumprimento das finalidades legais;

PA nO19.096/DF.

v-

relao ordinria - relao cujos dados sero fornecidos

pelos partidos polticos nos meses de abril e outubro de cada ano; VI - relao especial - relao cujos dados sero fornecidos pelos partidos polticos em cumprimento a determinao judicial, nos termos do

9 2 do art. 4 desta resoluo.


Art. 9 No momento da elaborao das relaes ser informada pelo sistema a ocorrncia de eventual erro no registro de dados cadastrais do filiado, o que impedir sua incluso na relao oficial at que providenciada a correo pelo partido.

1 A submisso de relaes ordinrias de filiados poder

ocorrer a qualquer tempo at o fim do prazo para entrega das relaes a que se refere o art. 19 da Lei nO9.096/95, a partir do qual ser processada a ltima relao elaborada pelo partido.

9 2
o horrio de Braslia.

No ltimo dia do prazo fixado, a submisso de relaes de

filiados dos partidos polticos pela Internet dar-se- at as 19 horas, observado

9 3

Ultrapassado o prazo estabelecido no 9 2 deste artigo, a

submisso de relaes somente ser possvel a partir do dia imediato, considerando-se os respectivos dados apenas para o processamento subsequente. Art. 10. Expirado o prazo legal destinado entrega dos dados, a relao interna submetida pelo partido ter sua situao modificada para fechada, a partir da qual o sistema gerar nova relao interna, de idntico contedo, para posteriores alteraes pelo rgo partidrio responsvel. Pargrafo nico. Desconsiderados pelo processamento os erros constantes da relao fechada, o sistema a converter em relao oficial. Art. 11. No processamento levado a efeito pela Justia Eleitoral nos meses de abril e outubro de cada ano ser verificada novamente a existncia de erros nos registros, bem assim a ocorrncia de duplicidades de filiao.

PA nO19.096/DF.

CAPTULO 11I
Da Duplicidade de Filiao Partidria

Art. 12. Detectada duplicidade de filiao, nos termos do art. 11 desta norma, sero expedidas notificaes ao filiado e aos partidos envolvidos.

1 As notificaes de que trata o capuf sero expedidas por

via postal ao endereo constante do cadastro eleitoral, quando dirigidas a eleitor filiado, e pela rede mundial de computadores, no espao destinado manuteno de relaes de filiados pelos partidos, quando dirigidas aos diretrios partidrios.

9 2

A competncia para processo e julgamento da duplicidade

identificada ser do juzo eleitoral em cuja circunscrio tiver ocorrido a filiao mais recente, considerando-se a data de ingresso no partido indicada na respectiva relao.

9 3
apresentar informaes.

As partes envolvidas tero o prazo de 20 (vinte) dias para da realizao do processamento das

resposta, contados

4 Expirado o prazo de que trata o

3 deste artigo, nos

10 (dez) dias subsequentes, o juiz eleitoral declarar a nulidade de ambas as filiaes, caso no haja comprovao da inexistncia da filiao ou de regular desfiliao.

9 5

No havendo registro de deciso no Filiaweb at o dcimo

dia posterior ao prazo estabelecido no 9 4 deste artigo, a situao das filiaes ser automaticamente atualizada, passando ambas a figurar como canceladas, consoante prev o pargrafo nico do art. 22 da Lei nO9.096/95.

6 Para os fins do disposto no

1 deste artigo, incumbir

aos partidos polticos orientar seus filiados a manterem atualizados seus dados cadastrais perante a Justia Eleitoral.

PA nO19.096/DF.

CAPTULO IV Da Desfiliao

Art. 13. Para desligar-se do partido, o filiado far comunicao escrita ao rgo de direo municipal ou zonal e ao juiz eleitoral da zona em que for inscrito. ~ 1 A desfiliao comunicada pelo eleitor, consoante prev o art. 21 da Lei nO9.096/95, dever ser registrada na relao correspondente no sistema de filiao partidria. ~ 2 Decorridos dois dias da data da entrega da comunicao no cartrio eleitoral, o vnculo torna-se extinto para todos os efeitos. ~ 3 No comunicada a desfiliao

Justia Eleitoral, o

registro de filiao ainda ser considerado para o fim de identificao de dupla filiao. ~ 4 Quem se filia a outro partido ter at o dia seguinte ao da nova filiao para fazer a comunicao, partido anterior.

Justia Eleitoral, da desfiliao ao

9
partidrio

5 Na hiptese de inexistncia de rgo municipal ou zonal impossibilidade de localizao de quem o

ou de comprovada

represente, o filiado poder fazer a comunicao prevista no capuf deste artigo apenas ao juiz da zona eleitoral em que for inscrito. ~ 6 Quando a comunicao de que trata o

9 4 deste

artigo for

recebida no cartrio aps o dia imediato ao da nova filiao, o sistema alterar a situao das filiaes anotadas para os partidos envolvidos, que passaro a figurar como sub judice, e gerar ocorrncia relativa duplicidade de filiaes, nos termos da lei, a ser examinada e decidida pelo juiz eleitoral competente, na forma desta resoluo. Art. 14. A funcionalidade disponvel no Filiaweb exclusivamente de reverso de desfiliao para cumprimento estar

de determinaes

judiciais, sendo necessria, para utiliz-Ia, a identificao do processo em que determinada a providncia.

PA nO19.096/DF.

CAPTULO V Da Disponibilidade das Informaes

Art. 15. A publicao das relaes oficiais de que cuida o pargrafo nico do art. 10 desta norma se far no stio do Tribunal Superior Eleitoral na Internet, permanecendo os dados disponveis para consulta por qualquer interessado, juntamente com servio de emisso de certido de filiao partidria. Pargrafo nico. O servio de que cuida o capuf deste artigo estar disponvel no stio do Tribunal Superior Eleitoral na Internet, ficando autorizada a criao de Iink de acesso nas pginas dos tribunais regionais eleitorais. Art. 16. A validao da certido de filiao partidria emitida na forma do art. 15 desta norma ser feita com emprego de cdigo de assinatura digital, baseada em rotina de autenticao desenvolvida pela Justia Eleitoral. Art. 17. No ato da conferncia de validade, devero ser informados o nmero de inscrio, a data e o horrio de emisso e o cdigo alfanumrico constantes da certido emitida. Pargrafo nico. O sistema de validao efetuar o cotejo entre as informaes fornecidas pelo usurio e as constantes da assinatura digital geradas pela pgina e arquivada na base de dados da Justia Eleitoral.

CAPTULO VI Das Disposies Finais e Transitrias

Art. 18. A ltima relao de filiados apresentada pelo partido constante do sistema de filiao partidria ser migrada para o Filiaweb e constituir a primeira relao interna do correspondente rgo partidrio. Art. 19. A entrega das relaes ordinrias do ms de outubro de 2009 e de eventuais relaes especiais de dezembro de 2009 poder ser

PA nO19.096/DF.

feita, a critrio dos rgos partidrios, utilizando-se o Filiaweb ou o mdulo externo do sistema de filiao aprovado pela Res.-TSE nO21.574, de 27 de novembro de. 2003, observadas as regras nela definidas, com posterior comparecimento ao cartrio eleitoral competente.

S
uso da aplicao.

1 A habilitao de dirigente partidrio para acesso ao

Filiaweb, no perodo de que cuida o capuf deste artigo, tornar obrigatrio o

S 2

A partir da entrega das relaes ordinrias do ms de abril

de 2010, a utilizao da nova sistemtica ser obrigatria em todo o territrio nacional, quando estaro revogadas as disposies da norma mencionada no
capuf e suas alteraes posteriores.

Art. 20. As relaes submetidas Justia Eleitoral em decorrncia de determinao de que trata o

2 do art. 4 desta resoluo

sero processadas em procedimento prprio nos meses de junho e dezembro. Art. 21. A prova da filiao partidria, inclusive com vista candidatura a cargo eletivo, ser feita com base na ltima relao oficial de eleitores recebida e armazenada no sistema de filiao. Art. 22. Os dados inseridos no Filiaweb tero por base as informaes fornecidas pelos partidos polticos e por seus prprios filiados, ressalvado o disposto no art. 9 desta resoluo. Pargrafo nico. Alm dos campos de preenchimento

obrigatrio, cujos dados devero subsidiar a elaborao da relao de filiados a ser entregue Justia Eleitoral, na forma do art. 19 da Lei nO9.096/95, o Filiaweb conter campos para registro, a critrio dos rgos partidrios, de endereo e telefone, cujos dados no sero submetidos a processamento pelo sistema nem constaro das relaes oficiais. Art. 23. Em caso de fuso ou incorporao, a Secretaria de Tecnologia da Informao do Tribunal Superior Eleitoral providenciar a converso, no Filiaweb, de todas as anotaes de filiao dos partidos polticos envolvidos.

PA nO 19.096/DF.

10

Pargrafo

nico. A

Corregedoria-Geral

comunicar

corregedorias regionais eleitorais a providncia de que trata o caput deste artigo, para idntica medida em relao aos juzos eleitorais. Art. 24. Ocorrendo transferncia de domiclio do eleitor filiado, o Filiaweb a informar aos diretrios partidrios dos municpios de origem e de destino. Pargrafo nico. O filiado somente passar a compor a relao interna de filiados do novo municpio a partir da confirmao realizada pelo diretrio correspondente no sistema. Art. 25. Ocorrendo movimentao de ofcio de eleitores filiados em decorrncia de desmembramento de zona, o sistema promover as atualizaes necessrias nas relaes dos partidos envolvidos. Art. 26. Caber Corregedoria-Geral o gerenciamento do Filiaweb, com o apoio da Secretaria de Tecnologia da InformaolTSE. Art. 27. O uso inadequado dos procedimentos estabelecidos nesta resoluo, com a inteno de causar prejuzo ou leso ao direito das partes ou ao servio judicirio, implicar responsabilidade civil e criminal e imediato descredenciame/llo dos usurios, alm das sanOescablveis. Art. 28. A adequada e tempestiva submisso das relaes de filiados pelo sistema eletrnico sero de inteira responsabilidade do rgo partidrio. Pargrafo nico. Os riscos de no obteno de linha ou de conexo, de defeito de transmisso ou de recepo, correro conta do usurio e no escusaro o cumprimento dos prazos legais, cabendo ao interessado certificar-se da regularidade da recepo. Art. 29. A Corregedoria-Geral e as corregedorias regionais eleitorais exercero superviso, orientao e fiscalizao direta do exato cumprimento das instrues contidas nesta resoluo. Art. 30. A Corregedoria-Geral expedir provimentos destinados a regulamentar esta resoluo, para sua fiel execuo.

PA nO 19.096/DF.

11

Art.

31. Esta resoluo

entra

em vigor

na data de sua

publicao, observado o disposto em seu art. 19 e revogadas as disposies em contrrio.

- PRESIDENTE

~.RELATOR

~L:;::~~
M;RC~LO RIBEIRO

---"i1

.2-,(

r-o

~@
ARNALDO VERSIANI

CERTIDO DE PUBLICAO

Certifico a pUbli.caJgej?ResoluO no Dirio da Justia eletrnic e 1 Ioor P9.Mj.J..L. Eu, Eni . ha lavrei a presente certido.
I

PA nO19.096/DF.

12

RELATRIO

SENHOR MINISTRO FELlX FISCHER: Senhor Presidente,

trata-se de apresentao de proposta de regulamentao de nova verso do Sistema de Filiao Partidria, cuja verso original fora aprovada pela Res.-TSE nO21.574, de 27 de novembro de 2003, alterada pela Res.-TSE nO22.085, de 20 de setembro de 2005. Um novo aplicativo denominado Filiaweb agregado ao referido sistema em substituio ao antigo mdulo externo, por meio do qual os partidos polticos preparam suas relaes de filiados para entrega Justia . Eleitoral, em cumprimento ao disposto no art. 19 da Lei nO 9.096, de 19 de setembro de 1995. Na sistemtica atualmente adotada, necessria a entrega, em cada zona eleitoral, das mdias contendo as relaes de filiados elaboradas no mdulo Filex, criado pela rea tcnica do TSE com essa finalidade. Todo o processo de identificao de irregularidades nos registros de filiao dura cerca de 30 (trinta) dias e envolve cartrios eleitorais de todo o pas. O novo aplicativo, totalmente desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia da InformaolTSE, permite s agremiaes a elaborao e a entrega de relaes pela rede mundial de computadores, diretamente no stio deste Tribunal, sem o intermdio dos cartrios eleitorais. A nova ferramenta faculta tambm aos partidos a submisso de relaes de filiados Justia Eleitoral, a qualquer tempo, para verificao de inconsistncias, excluda a duplicidade de filiao, a ser averiguada somente nos perodos previstos na lei para entrega de dados Justia Eleitoral. Estima-se que esses recursos reduziro sensivelmente o tempo de processamento e falhas relacionadas intermediao humana nos cartrios, alm de impedir a existncia de registros de filiao com erro nos bancos de dados da Justia Eleitoral. A regulamentao ora proposta inclui tambm diversos dispositivos da Res.-TSE nO 19.406, de 5 de dezembro de 1995, relativos a filiao partidria, j que estudos levados a efeito nos autos da Instruo nO3 aludem a uma reduo do escopo da referida resoluo, retirando-lhe a parte

PA nO19.096/DF.

13

referente a filiao, concentrando a regulamentao pertinente ao tema em norma nica. Sugere-se, ainda, na minuta de resoluo apresentada: a reduo, de quatro para dois, dos perodos anuais de encaminhamento de relaes especiais de filiados, decorrentes da aplicao do art. 19, S 2, da Lei nO 9.096/95; a criao de mecanismo que permita o intercmbio de informaes com o Sistema de Gerenciamento de Informaes Partidrias (SGIP), aprovado em 4 de agosto ltimo, por esta Corte; a maior disponibilidade de informaes sobre filiao partidria, possibilitando,

inclusive, o fornecimento de certides de filiao pela Internet, definio de rito e prazo a serem observados no exame das duplicidades de filiao. Prope-se, finalmente, a utilizao do referido aplicativo facultativamente pelos partidos polticos at dezembro de 2009, passando a ter carter obrigatrio a partir da entrega das relaes ordinrias de abril de 2010.
o relatrio.

VOTO

SENHOR MINISTRO FELlX FISCHER (relator): Senhor

Presidente, os recursos tecnolgicos disponveis hoje permitem constante modernizao dos servios prestados pela Justia Eleitoral. A nova verso do sistema de filiao que ora se prope no representa alterao substancial nas regras de apresentao de relaes de filiados, mas to-somente na sistemtica de comunicao entre partidos e Justia Eleitoral, agora mais gil e segura. A utilizao da Internet para comunicao direta dos partidos com a Justia Eleitoral e a maior disponibilidade dos dados de filiao ao cidado desonera os cartrios eleitorais de boa parte dos servios relacionados ao atendimento das agremiaes e de seus filiados, diminuindo naturalmente a incidncia de falhas.
, ....

PA nO 19.096/DF.

14

Alm disso, o acesso imediato dos partidos polticos aos resultados do processamento das informaes por eles enviadas a qualquer tempo propicia melhores condies para correo das falhas e, por conseguinte, maior consistncia dos dados mantidos nos bancos de dados da Justia Eleitoral. A padronizao do rito e do prazo para exame dos casos de duplicidade de filiao h muito se fazia necessria, como forma de se evitar tratamento diferenciado para situaes idnticas conferido por juzos distintos. O cancelamento automtico das filiaes envolvidas nas duplicidades que no forem objeto de deciso no prazo estabelecido garante eficcia previso do art. 22 da Lei nO9.096/95, que declara nulas as filiaes que coexistirem sem a tempestiva comunicao de desfiliao Justia Eleitoral, alm de guardar analogia com a sistemtica vigente para o exame e decises das duplicidades e pluralidades de inscries eleitorais, regulamentadas pela Res.-TSE nO21.538, de 14 de outubro de 2003. A necessria adaptao dos partidos nova sistemtica foi levada em considerao, sugerindo-se o prazo limite at dezembro de 2009 para utilizao facultativa da ferramenta, o que considero suficiente, especialmente por lhes agregar maior facilidade ao cumprimento de suas obrigaes decorrentes do disposto no art. 19 da Lei nO9.096/95. Considerando que as alteraes sugeridas esto em sintonia com a proposta de modernizao dos servios da Justia Eleitoral, voto por sua aprovao, com recomendao de comunicao imediata aos partidos polticos e aos rgos da Justia Eleitoral.
como voto.

Potrebbero piacerti anche