Sei sulla pagina 1di 4

PROVA DE PORTUGUS

Vamos fazer uma viagem por alguns caminhos da histria da escrita e da lngua portuguesa. Leiam os textos abaixo e respondam as questes a eles relacionadas. TEXTO 1 A histria das letras Descubra como surgiu o alfabeto, que permite escrever em muitas lnguas do mundo! J imaginou um carteiro carregado de tabletes de barro, madeira e pedra, distribuindo essas encomendas pelas cidades? H cerca de 5 mil anos talvez essa cena no seria to estranha. Em vez de papel, as pessoas escreviam em pedaos de barro e outros materiais. A escrita tambm era bem diferente da atual, feita com desenhos. Para quem no sabia desenhar era um verdadeiro abacaxi. A escrita foi inventada na Sumria, um pas que existia onde hoje esto o Ir e o Iraque, numa regio chamada Mesopotmia, que significa entre rios. Os rios so o Tigre e o Eufrates. Naquela poca, cerca de 5 mil anos atrs, a escrita comeou a ser feita em pequenas almofadas de barro. Mais tarde, usou-se tambm madeira, metal e pedra para escrever. A ideia pegou e, assim, surgiram maneiras diferentes de escrever em vrios pontos do mundo, de acordo com a lngua falada em cada regio. No comeo, a escrita era feita com o desenho das coisas. Por exemplo: se a palavra era casa, fazia-se o desenho de uma casa. Mas logo vieram as dificuldades. Como escrever o nome de uma pessoa? No bastava fazer o desenho de um homem ou de uma mulher! Ento comearam-se a combinar os smbolos. Desse modo, para escrever algo sobre algum chamado Coelho, bastava desenhar um homem e um coelho. Mas isso tambm nem sempre funcionava bem. Como a gente poderia representar algum chamado Henrique? Para resolver esse tipo de problema, passou-se a escrever os sons das palavras e no mais as ideias. Para escrever irmo, desenhavam -se as pernas andando (ir) e uma mo. Um soldado era representado por um sol junto com um dado. Ainda assim as dificuldades apareciam. Surgiu, ento, uma maneira de escrever na qual eram observados os sons da fala. Se a gente espichar a fala devagar, ao dizer cavalo, por exemplo, alguns sons chamados vogais ficam destacados: caaa + vaaa + looo. Se a gente presta ateno nos movimentos da boca, os sons chamados consoantes se sobressaem: ccca + vvva + lllo. Juntando os dois tipos de sons, temos umas unidades chamadas slabas: ca + va + lo. Assim, os smbolos da escrita passaram a ser as slabas ou as vogais e as consoantes separadamente, conforme a lngua. Esse tipo de escrita que representa separadamente as vogais e as consoantes, ou seja, cada letra, chamado alfabeto, que se mostrou to interessante, til e prtico que hoje em dia todas as lnguas do mundo podem ser escritas com esse sistema. Luiz Carlos Cagliari.
(Fonte: adaptado de http://chc.cienciahoje.uol.com.br/a-historia-das-letras/, acesso em 13/06/2012.)

QUESTO 1 A finalidade principal do TEXTO 1 : A. ( ) Narrar a histria das letras. B. ( ) Descrever o sistema alfabtico. C. ( ) Informar a origem da escrita. D. ( ) Convencer sobre a valorizao da escrita.

QUESTO 2 Quais as palavras ou expresses retomadas ao longo do texto que contribuem para a continuidade temtica do TEXTO 1? A. ( ) Tabletes de barro, pedaos de barro, almofadas de barro. B. ( ) No comeo, Ainda assim, Assim. C. ( ) H cerca de mil anos, Naquela poca, hoje em dia. D. ( ) Barro, pedra, papel, internet. QUESTO 3 Considerando a tipologia textual, no podemos afirmar que: A. ( ) h sequncia narrativa no TEXTO 1. B. ( ) o TEXTO 1 apresenta sequncia explicativa. C. ( ) no TEXTO 1, a sequncia instrucional / injuntiva predominante. D. ( ) o TEXTO 1 apresenta sequncia descritiva. Vamos agora conhecer algumas variedades histricas da lngua portuguesa. As questes 4, 5 e 6 so baseadas nos textos 2 e 3:

TEXTO 3 As minhas expectativas em relao a Os Lusadas no eram muito grandes, pois pensava que era uma obra enorme e aborrecida. E mesmo depois de a comear a ler, preocupava-me o facto de a linguagem ser pouco acessvel, o que partida me levaria a perder o interesse pela mesma. Felizmente isso no aconteceu e, neste momento, a minha opinio completamente diferente O que me cativa n`Os Lusadas o efeito que tem sobre os nossos sentimentos, pois cada episdio diz-nos alguma coisa. Considero magnfica a maneira como Cames exalta os bravos feitos dos antigos navegadores portugueses e como me faz ter orgulho de ser portuguesa. O meu episdio preferido o do Gigante Adamastor, pois fascina-me a maneira como Cames descreve o Amor no correspondido e a rejeio, e atribui estes sentimentos a um horrendo monstro que partida no se esperava que os tivesse. Cames soube dar vida a uma personagem que simboliza o medo dos portugueses, e que mesmo quando se torna ameaador e temvel, nos faz reflectir sobre os sentimentos que por vezes so comuns a todos ns. por esse motivo que este episdio o meu favorito em toda a obra.

Na minha opinio, acho que esta obra fantstica e , sem dvida, um motivo de orgulho para todos os portugueses. Devemos honramo-nos por termos uma epopeia desta qualidade. Helena Monteiro, n7, 9D
(Fonte: https://sites.google.com/site/pormarescamonianos/caravela-epica, acesso em 15/06/ 2012.)

QUESTO 4 Depois de ter lido os textos 2 e 3, diante das afirmaes, escreva (A) se a sentena indicar uma informao do TEXTO 2 e escreva (B) se a sentena indicar uma informao do TEXTO 3: ( ) O autor expressa uma opinio negativa no comeo e, em seguida, uma opinio positiva. ( ) O autor fala de uma maneira muito clara sobre patriotismo. ( ) O autor faz uso de fatos histricos, misturando-os com fico. ( ) A linguagem mais potica. ( ) A linguagem mais objetiva e informativa. QUESTO 5 Ainda a respeito dos textos 2 e 3, vamos refletir sobre algumas consideraes trazidas nas seguintes colunas:

Quais as afirmativas falsas, de acordo com os textos lidos? A. ( ) As informaes da linha 1. B. ( ) As informaes da linha 2. C. ( ) As informaes da linha 3. D. ( ) As informaes da linha 4. QUESTO 6 Podemos afirmar que neste trecho do TEXTO 3 O meu episdio preferido o do Gigante Adamastor, pois fascina-me a maneira como Cames descreve o Amor no correspondido e a rejeio, e atribui estes sentimentos a um horrendo monstro que partida no se esperava que os tivesse. a palavra os retorma o termo: A. ( ) sentimentos. B. ( ) Cames. C. ( ) Gigante Adamastor. D. ( ) amor e rejeio.

Potrebbero piacerti anche