Sei sulla pagina 1di 2

E. M. E. F.

RAIMUNDA RODRIGUES CAPIBERIBE DIRETOR: JOS BENEDITO RODRIGUES DURANS PROFESSOR (A): Pedro Hugo ALUNO (A) _____________________________________________________n__________ Srie: 6 Srie Turma:___________ DATA: ____/01/2014

Recuperao Final de Cincias 5,0 Pontos


Recomendaes: Leia com muita ateno sua prova. No rasure, no use corretivo, utilize lpis, caneta azul ou preta. Concentre-se ao responder as questes; lembre-se: vale o que foi escrito, no o que voc quis dizer. Sua letra importante, portanto capriche.

Saneamento bsico evita problemas de verminoses


O saneamento bsico a medida de preveno da quase totalidade das verminoses presentes no quadro patolgico de nosso pas. Entre os vermes de corpo achatado (platelmintes), podemos destacar o Schistossoma mansoni, causador da esquistossomose, doena endmica no Brasil que poderia ser facilmente saneada. Parasitando mais comumente o fgado e os rgos abdominais do hospedeiro humano, o verme utiliza o sistema circulatrio hemorroidrio - que drena o reto do ser humano - e deposita seus ovos no final do sistema digestivo, ovos estes que so eliminados com as fezes. Ao entrar em contato com a gua, esses ovos eclodem ("chocam") e liberam uma larva, o miracdeo. Para tornar-se infestante, a larva deve transmutar-se em outro estgio larvrio, a cercria. Essa transformao ocorre no interior do hospedeiro intermedirio, um caramujo planorbdeo do gnero Bionphalaria. Essas larvas penetram na pele de uma pessoa que entre em contato com gua contaminada pelas cercrias, causando um grande prurido (coceira). As lagoas infestadas so conhecidas como "lagoas de coceira". A patologia de difcil tratamento e pode levar morte quando no severamente tratada. O saneamento bsico talvez a forma mais eficaz para o controle dessa doena, assim como das demais parasitoses causadas por vermes. Nesse caso, a eliminao dos vetores, os caramujos, tambm pode ser listada como meio de controle da endemia (doena que mantm o seu nvel de incidncia) no pas. A eliminao das larvas do verme, por meio de um programa de lanamento de larvicidas e de leos que impedem a respirao delas nas guas infestadas, parece-nos mais nociva, pois agride de forma indiscriminada o ambiente. O biocontrole -por exemplo, a colocao de predadores da larva e do transmissor- tambm pode ser uma medida eficaz. A ascaridase o resultado da infestao do helminto Ascaris lumbricoides no organismo, sendo mais frequentemente encontrado no intestino. Aproximadamente 25% da populao mundial possui estes parasitas, sendo tais ocorrncias tpicas de regies nas quais o saneamento bsico precrio. Este patgeno, conhecido popularmente como lombriga, tem corpo cilndrico e alongado, e pode chegar at 40 centmetros de comprimento. Fmeas so maiores e mais robustas que os machos; e estes apresentam a cauda enrolada. Surpreendentemente, um nico hospedeiro pode apresentar at 600 destes indivduos. A contaminao por ele se d pela ingesto de seus ovos, geralmente encontrados no solo, gua, alimentos e mos que tiveram um contato anterior com fezes humanas contaminadas.

No intestino delgado, liberam larvas que atravessam as paredes deste rgo e se direcionam aos vasos sanguneos e linfticos; se espalhando pelo organismo. Atingindo a faringe, estas podem ser liberadas juntamente com a tosse ou muco; ou, ainda, serem deglutidas, alcanando novamente o intestino. L, reproduzem-se sexuadamente, permitindo a liberao de alguns dos seus aproximados 200 mil ovos dirios, pelas fezes, propiciando a contaminao de outras pessoas. Devido ao espalhamento das larvas, febre, dor de barriga, diarreia, nuseas, bronquite, pneumonia, convulses e esgotamento fsico e mental so alguns sintomas que podem se apresentar; dependendo do rgo que foi afetado. Entretanto, em muitos casos a verminose se apresenta assintomtica. Para diagnstico, necessrio que se faa exames de fezes, onde podem ser encontrados os ovos deste animal. Existe tratamento, que feito com uso de frmacos e adotando medidas de higiene bsica. Quanto preveno, ingerir somente gua tratada, lavar bem frutas e legumes antes de ingeri-los, lavar sempre as mos, no defecar em locais inapropriados, dente outras, fazem parte desta lista.

Exerccio avaliativo
1) Responda as questes abaixo de acordo com o texto acima a) O que saneamento bsico? _______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ b) Qual o nome cientifico da Lombriga? ______________________________________________________________________________________ c) Qual a doena causada pela lombriga? ______________________________________________________________________________________ d) Quais so os meios de evitar a doena causada pela lombriga? _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ e) Quais os tipos de reproduo acontece no Ascaris lumbricides? _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ Boa Sorte!!!

Potrebbero piacerti anche