Sei sulla pagina 1di 2

A TICA DO REFORAMENTO POSITIVO HLIO JOS GUILHARDI1 Instituto de Terapia por Contingncias de Reforamento Campinas - SP

Skinner (1985, republicado em 1987)2, num interessante artigo intitulado O que est errado com a vida cotidiana no mundo ocidental? (voc pode l-lo na ntegra no nosso site www.terapiaporcontingencias.com.br), fala dos dois efeitos do reforo (para entender mais precisamente o contexto em que Skinner discute tal tema, sugiro a leitura da pgina 16 ltimo pargrafo at a p. 18 do texto, na referncia):

Correndo o risco de ser seriamente mal interpretado pelos crticos do behaviorismo, farei uma distino entre os efeitos de [o reforo] ser agradvel (pleasing) e o de ser fortalecedor (strengthening). Eles ocorrem em momentos diferentes e so sentidos como coisas diferentes. Quando sentimos prazer (feel pleased), no estamos necessariamente sentindo uma maior inclinao a nos comportarmos da mesma forma. (De fato, quando chamamos um reforador de satisfatrio, ao invs de agradvel, como o fez Thorndike, sugerimos que ele reduz a probabilidade [likelihood] de agir da mesma maneira, j que satisfatrio etimologicamente prximo a saciador.) Quando repetimos comportamento que foi reforado, por outro lado, no sentimos o efeito agradvel que sentimos na ocasio em que o reforamento ocorreu. Agradvel (pleasing) parece ser a palavra inglesa cotidiana mais prxima de reforador (reinforcing), mas refere-se apenas metade do efeito.

As consideraes de Skinner nos conduzem a algumas reflexes. Assim: grande a responsabilidade do agente reforador na seleo dos comportamentos a serem reforados. Uma escolha equivocada pode fortalecer padres comportamentais que no desenvolvem favoravelmente a pessoa, tanto em relao a seu prprio crescimento, quanto ao que ela vai provocar naqueles que a cercam. Voc deve ser autntico e dizer o que pensa, por exemplo, uma instruo (supe-se que, se for seguida, produzir aprovao vinda de quem a enunciou) que no considera os sentimentos e os direitos do outro com quem se convive. No tico fortalecer uma resposta sem avaliar (no mnimo ponderar sobre) as consequncias do que ela poder acarretar em curto e em longo prazo, para a pessoa e para aqueles que a cercam. Uma resposta que produz prazer pode ser fortalecida desde que o evento reforador seja generalizado (dinheiro, por exemplo), j que no produz saciao e
1 2

Janeiro/2011. Skinner, B. F. (1987). Upon Further Reflection. Prentice-Hall Inc., Englewoods Cliffs, New Jersey.

alterar as relaes que a pessoa tem com seu meio fsico e social; trabalhar excessivamente para acumular bens at o extremo de vir a prejudicar a sade; aprender a trapacear as pessoas para alcanar postos de poder ou ter acesso a ganhos ilcitos; desenvolver dependncia qumica so alguns exemplos nos quais o efeito prazeroso se associa com o fortalecimento da resposta. Tal fortalecimento pode ser pernicioso (como apontado nos exemplos) para a pessoa ou para outros. No tico fazer tal opo. Skinner sugere que satisfao (outro termo para se referir a prazer) tem significado prximo a saciao. Ou seja, acesso a reforadores que causam satisfao pode enfraquecer a resposta atravs do processo de saciao. A consequncia prtica que reforadores usados em excesso, ou aplicados de maneira contingente a comportamentos de pequena amplitude e sem o cuidado de exigir avanos diferenciados e progressivamente mais complexos do comportamento, produziro padres comportamentais estereotipados, pois no haver a evoluo de respostas simples para comportamentos mais complexos e abrangentes. Alm disso, ocorrer enfraquecimento da resposta por saciao e a pessoa se tornar dependente do reforamento provido por outras pessoas para se comportar. Justifica-se o uso de reforadores positivos arbitrrios no processo de instalao de comportamentos complexos, mas devem ser minimizados e tornados intermitentes na fase de manuteno. Tambm so justificveis para manejar comportamentos de pessoas com desenvolvimento atpico. No entanto, as pessoas que esto interessadas em manejar comportamentos deveriam ter como principal objetivo instalar comportamentos que produzem consequncias reforadoras positivas naturais, ou seja, consequncias que no tenham que ser mediadas por outra pessoa, mas que sejam produtos da mera emisso da resposta. Assim, por exemplo, ao invs de dizer Muito bem!, Que legal! etc. (possveis reforos sociais arbitrrios), quando uma criana pedala um triciclo sem ajuda, melhor escolher um triciclo de tamanho apropriado ao desenvolvimento motor da criana, estar ao seu lado quando ela comear a pedalar, empurrar suave e firmemente o triciclo no incio da aprendizagem, de maneira a tornar menor o esforo de pedalar, remover gradualmente tal ajuda fsica (fading out), escolher um terreno apropriado para o deslocamento do triciclo etc., ou seja, devem ser criadas condies mais apropriadas sistematicamente programadas a fim de maximizar a probabilidade de emisso da resposta e deixar que os reforos naturais provindos dos movimentos fsicos e do deslocamento assumam o controle. (No incio do processo de instalao da resposta, ser quase impossvel evitar reforos arbitrrios. No h razo para proibi-los. Mas deve prevalecer a preocupao de tornar o processo de aprendizagem compatvel com o grau de desenvolvimento da criana e ter claro o objetivo de esvanecer qualquer interveno arbitrria o mais cedo possvel.)

Potrebbero piacerti anche