Sei sulla pagina 1di 18

Portugus

Texto descritivo Classes gramaticais Termos da orao


Grupo 01 Organizaes e transformaes

Descrio
CoReL STocK PHoTos

Elaborar um texto descritivo apresentar uma imagem, do ponto de vista do narrador, de pessoas, objetos ou cenas. Descrio de pessoas ou animais Pode-se descrever inicialmente uma caracterstica geral e depois passar aos detalhes: como so os olhos, o nariz, a boca, o sorriso e o que esse sorriso revela (inquietao, ironia, alegria, desprezo), o tom de voz etc.

Exemplo: Foi um homem denitivamente corajoso e el sua gente. Seus olhos negros e levemente puxados, os cabelos escuros e os lbios grossos davam a ele os traos de uma tribo guerreira que ama seu solo e a natureza. Seu sorriso, quando raramente esboado, revelava intimidade com suas razes. Era o cacique e porta-voz da tribo Suquamish, do estado de Washington. Descrio de objetos Revelam-se inicialmente algumas caractersticas gerais e depois descrevem-se os detalhes. Alm disso, h os sentidos tteis (liso ou spero), auditivos (som agudo ou grave) e olfativos (exala ou provoca algum cheiro) e o que simboliza, ou seja, o que transmite a quem o v.
DIGITAL sTocK

EDIToRA COC

Cacique Seattle, da tribo Suquamish, do estado de Washington. Bandeira dos Estados Unidos da Amrica.

EF7p-08-11

8 Captulo 01 Texto descritivo Classes gramaticais Termos da orao

Exemplo: As cores azul, vermelha e branca personalizam a bandeira americana. Ela alterna nas 13 listras o branco e o vermelho. No canto superior esquerdo, h o azul do cu e 50 estrelas, que representam os estados da Amrica do Norte. A bandeira americana representa a fora, altivez e cidadania do seu povo. Descrio de cenas Podem-se descrever paisagens (uma plancie, uma praia, montanhas etc.) ou ambientes (uma sala, um escritrio, uma fbrica). Tambm no se deve limitar a descrio a uma viso geral. preciso ressaltar os detalhes e as sensaes (auditivas, tteis e olfativas). Exemplo:
coReL sTocK pHoTos

Dependendo do ponto de vista adotado, temos dois tipos de descrio: 1. Descrio objetiva ou apenas fsica
coReL sTocK pHoTos

A jovem leitora

guas e potros

H ao longe um cu de um cinza azulado que envolve toda a paisagem. A gua e a vegetao demonstram um lugar mido em que se respira fartamente. A rvore serve de abrigo s guas e aos potros que so alimentados ali. H na paisagem a unio do verde e do cinza, demonstrando a prpria natureza.

aquela que retrata uma imagem concreta e denida do que se descreve. Exemplo: Veja este quadro de Fragonard do nal do sculo XVIII e o comentrio descritivo sobre ele. As costas apiam-se numa almofada rosada. No suporte do brao, temos um componente quase horizontal. No pescoo e no busto da moa h rufos e tas. H neles, tambm, uma base rme constituda por um corpo humano real e robusto.

Portugus
Grupo 01 Organizaes e transformaes
George Washington: O primeiro presidente americano. nome determinantes

2. Descrio subjetiva ou psicolgica aquela que retrata um ponto de vista pessoal, criando uma imagem vaga, imprecisa e demonstrando a viso do autor em relao ao que descrito. Exemplo: Perceba o comentrio descritivo na viso pessoal (subjetiva) do mesmo quadro de Fragonard. A suavidade da jovem leitora, esse encanto puro e juvenil, mostra inquietao e insegurana. Atrs dessa ternura percebemse uma fora e solidez interior e uma magia prpria de uma adolescente... Ateno: Dicilmente encontraremos um texto exclusivamente descritivo. Isso s ocorre em catlogos, manuais e demais textos de instruo. O mais comum termos textos descritivos inseridos em textos narrativos.

Nome: substantivo
WIKIpeDIA

Obra de Edward Savage, 1789-1796. Mostra, da esquerda para a direita, George Washington Jr., George Washington, Eleanor Parker Custis, Martha e um servial.
EF7p-08-11

Veja no dicionrio Aurlio o verbete: Substantivo (do latim, substantivu) 1 subst. masc. Palavra com que se nomeia um ser ou um objeto (substantivo concreto), uma ao, uma qualidade, um estado (substantivo abstrato), considerados separados dos seres a que pertencem; nome. Substantivo a classe de palavras que signica algo essencial, importante, a substncia, o nome de seres em geral, vegetais, qualidades, sentimentos e lugares. Substantivo ncleo e pode aparecer sozinho ou determinado. Exemplo: Os presidentes americanos. Uns panetos de revolucionrios. Dois heris da independncia. Determinantes : Os; Uns; Dois. Substantivo: presidentes; panetos; heris. Determinantes : americanos; de revolucionrios; da independncia Palavras ligadas ao nome a) Os artigos acompanham os substantivos para deni-los ou indeni-los. Podem ser: denidos (o, a, os, as) Os amigos. indenidos (um, uma, uns, umas) Uns panetos b) Os numerais do idia de quantidade aos substantivos e podem ser:

10 Captulo 01 Texto descritivo Classes gramaticais Termos da orao


WIKIMeDIA

cardinais (um, dois, cinco, trinta e um etc.) Dois heris. ordinais (ordem: primeiro, sexto, dcimo segundo, trigsimo quarto etc.) O primeiro heri. multiplicativos (dobro, triplo, qudruplo etc.) um duplo heri. fracionrios (parte: meio, um quarto, dois quartos etc.) s vezes vale por meio heri. c) Os pronomes adjetivos, que acompanham os substantivos, podem ser: possessivos (meu, minha, meus, minhas, teu, tua, teus, tuas, seu, sua etc.) Meus heris. indenidos (outro, algum etc.) Outros heris. demonstrativos (este, esta, estes, estas, esse, essa, esses, essas, aquele, aquela, aqueles, aquelas, aquilo.) Estes heris. d) Os adjetivos e locues adjetivas caracterizam o substantivo. A. Adjetivo Heris (americanos, feios, bonitos, simpticos, inteligentes) B. Locues adjetivas Heris (dos EUA, da revoluo, da independncia, da liberdade)

John Singleton Copley, A famlia Copley, 1776-1777.

Termos da orao
Os dois termos essenciais da orao so o sujeito e o predicado. Ateno: H orao sem sujeito, mas no h orao sem predicado (sem verbo).

Sujeito um termo do qual se declara alguma coisa e, para encontr-lo, pergunte ao verbo. Exemplos: a) Estamos felizes no sof do jardim. (Quem est? Ns) Ns o sujeito. O restante da orao (estamos felizes no sof do jardim) o predicado. b) Conversava a famlia Copley. (Quem conversava? A famlia Copley) A famlia Copley o sujeito. Conversava o predicado. Tipos de sujeito 1. Simples. Um s ncleo, isto , um nome s. Exemplos: a) Sussurrava a bela me das meninas. (Quem sussurrava? A bela me das meninas) Sujeito simples: A bela me das meninas.
ncleo

Portugus
Grupo 01 Organizaes e transformaes

11

Predicado: sussurrava b) Chorou o beb no colo do av. (Quem chorou? O beb) Sujeito simples: O beb
ncleo

Predicado: chorou no colo do av. 2. Composto. Dois ou mais ncleos. Exemplos: a) Dois amigos ingleses e vrias crianas estavam na pintura. (Quem estava?) Sujeito composto: Dois amigos ingleses e vrias crianas. ncleo ncleo

Predicado: estavam na pintura. b) Choraram no colo o beb e sua irmzinha. (Quem chorou?) Sujeito composto: O beb e sua irmzinha. ncleo ncleo

Predicado: choraram no colo. 3. Desinencial ou elptico. O ncleo no aparece, mas facilmente identicado pela desinncia verbal ou pelo contexto. Exemplos: a) Amamos as crianas. (Quem ama?) Sujeito desinencial: ns Predicado: amamos as crianas. b) Admirei o quadro da famlia Copley. (Quem admirou?)

Sujeito desinencial: eu Predicado: Admirei o quadro da famlia Copley. 4. Indeterminado. Existe, mas no podemos identic-lo. Exemplo: Criticaram o quadro de Copley. (Quem criticou?) Sujeito: indeterminado Predicado: criticaram o quadro de Copley. Existe o sujeito, mas ele indeterminado, isto , no sabemos quem criticou. H duas maneiras de se indeterminar o sujeito: I. Qualquer verbo na terceira pessoa do plural, sem nenhuma identicao de quem praticou a ao. Exemplos a) Elogiaram a pintura de Copley. (Quem elogiou?) Sujeito: indeterminado Predicado: elogiaram a pintura de Copley. b) Roubaram meu quadro! (Quem roubou?) Sujeito: indeterminado Predicado: roubaram meu quadro. II. Verbo na terceira pessoa do singular (com exceo do verbo transitivo direto) acompanhado da partcula se, chamada de ndice de indeterminao do sujeito. Exemplos a) Fala-se em liberdade. (Quem fala?) Sujeito: indeterminado Se: ndice de indeterminao do sujeito Predicado: Fala-se em liberdade

EF7p-08-11

12 Captulo 01 Texto descritivo Classes gramaticais Termos da orao

b) Vive-se bem aqui. (quem vive...?) Sujeito: indeterminado Predicado: Vive-se bem aqui. H oraes sem sujeito e elas acontecem com: I. Verbos que indicam fenmenos naturais: Exemplo: Nevava durante os conitos. Nevar um fenmeno atmosfrico. Ningum pratica a ao de nevar. A orao acima no possui sujeito. S tem predicado. II. Verbos ser, estar, fazer, quando indicam tempo ou fenmeno natural. Exemplos: So dez horas. Faz dias quentes aqui. Est frio aqui. (As trs oraes no tm sujeito.) III. Verbo haver no sentido de existir e de tempo passado. Exemplos: a) Havia muitos admiradores do pintor Copley na exposio. b) H dez anos... As oraes so sem sujeito porque o verbo haver est sendo usado no sentido de existir no exemplo a e no sentido de tempo passado no exemplo b. Observao: nesses dois casos, o verbo haver car no singular. Predicao verbal A inuncia americana Para Amrica Latina, que tambm sofria com a explorao colonial, os EUA apareciam

como um exemplo, principalmente para Tiradentes, de como desatar as amarras. Se eles (os americanos) conseguiram a independncia, ns tambm poderamos consegui-la.
PRAwNY / DReAMsTIMe.coM

A esttua da Liberdade e a bandeira americana. Dois dos smbolos que representam os EUA.

Predicao verbal a fora signicativa do verbo. Quanto predicao, os verbos podem ser intransitivos e transitivos, que so signicativos, e de ligao, que no tm carga signicativa. 1. Verbo intransitivo aquele que no exige complemento. Seu signicado completo. s vezes colocamos circunstncias de tempo, lugar, modo, negao, intensidade, por exemplo, para esclarecer o seu signicado. Os rebeldes cresceram .
( sujeito ) VI

Chegaram os novos ideais revolucionrios .


VI (sujeito)

As guias no cu da Amrica. voam (VI)


( sujeito ) (circunstncia de lugar)

Lutamos muito.
(sujeito desinencial ns ) VI (circunstncia de intensidade)

Portugus
Grupo 01 Organizaes e transformaes

13

2. Verbo transitivo. Trata-se de um verbo que precisa de um elemento que lhe complete o signicado. Chama-se transitivo porque seu sentido passa do verbo para o objeto. O verbo transitivo pode ser: Transitivo direto, que completado por um termo que se liga a ele sem preposio obrigatria. Esse complemento chamado de objeto direto. Exemplos: a) b) Os EUA desatam as amarras.
sujeito VTD objeto direto

Precisamos de liberdade.
objeto indireto

Confiamos em Deus.
objeto indireto

Transitivo direto e indireto aquele cujo sentido completado por dois termos ao mesmo tempo: um que se liga ao verbo diretamente (objeto direto) e outro que se liga a ele por meio de uma preposio (objeto indireto). Exemplos Ofereceram a liberdade aos colonos.
VTDI objeto direto objeto indireto

Eles conseguiram a independncia.


sujeito VTD objeto direto

Transitivo indireto aquele verbo cujo sentido completado por um termo que se liga a ele de maneira indireta, isto , com preposio obrigatria. Exemplos: Assisti destruio das Torres Gmeas.
objeto indireto

Pedimos ajuda a Thomas Jefferson.


VTDI objeto direto objeto indireto

s vezes o objeto indireto um pronome oblquo. O oblquo lhe, quando for complemento verbal, sempre objeto indireto. Exemplos: J lhe ofereci a liberdade.
objeto indireto VTDI objeto direto

AFP / HO

Se algum lhe oferecer flores...


objeto indireto VTDI objeto direto

Atentado terrorista s Torres Gmeas nos EUA em 11 de setembro de 2001.


EF7p-08-11

3. Verbo de ligao. Apenas liga o sujeito ao seu predicativo. Alguns verbos que podem ser de ligao: ser, estar, permanecer, continuar, car, andar, parecer.

14 Captulo 01 Texto descritivo Classes gramaticais Termos da orao

Os brasileiros estavam preocupados. sujeito VL predicativo do sujeito Tiradentes continuava calado. sujeito VL predicativo do sujeito Termos acessrios da orao Somos muitos inuenciados pelos EUA.
KFC, Nova Zelndia
WIKIMeDIA

WIKIMeDIA WIKIMeDIA

WIKIMeDIA

Mc Donalds, Alemanha

Hard Rock Caf, Orlando EUA

WIKIMeDIA

Burger King, Alemanha Inuncia americana espalhada pelo mundo.

Portugus
Grupo 01 Organizaes e transformaes

15

1. Adjunto adnominal Consideramos adjuntos adnominais os artigos, adjetivos, locues adjetivas, numerais e pronomes adjetivos, quando aparecem junto ao substantivo, delimitando ou especicando o seu signicado. Exemplos: Os dois simpticos alunos dos EUA chegaram. Os/ dois/ simpticos/ dos EUA so adjuntos adnominais do nome alunos. Vi umas belas pinturas de Goya. Umas/ belas/ de Goya so adjuntos adnominais do nome pinturas. 2. Adjunto adverbial colocado no incio, meio ou m da orao e indica circunstncia de: Lugar Sim, eu estava l. (Onde? l) Tempo A gente no devia ver a violncia nunca. (Quando? nunca) Modo Volte pacientemente. (Como? pacientemente) Negao O suposto mar no passaria dum deserto gelado. no Armao Certamente, haver a liberdade. certamente Intensidade Os alunos se divertem muito com a professora de ingls. (Quanto? muito) Dvida Talvez v a Washington. talvez Instrumento Os americanos bebem refrigerante com canudinho. (Com o qu? com canudinho) Meio Os alunos foram ao museu americano de carro. (Com que meio? de carro) Finalidade Havia um espao para a

realizao do encontro. (Para qu? para a realizao do encontro) Companhia S caminhava com os pais. com os pais A funo dos adjuntos adverbiais de modicar os verbos e intensicar verbos, adjetivos e advrbios. Exemplos: a) Os dois revolucionrios chegaram com os convidados ao teatro noite. Modicam o verbo chegar: Chegaram com os convidados. Chegaram ao teatro. Chegaram noite. Com os convidados : adjunto adverbial de companhia Ao teatro: adjunto adverbial de lugar noite : adjunto adverbial de tempo b) Ele fala pouco, mas muito inteligente. Intensica o verbo falar: Fala pouco. Pouco: adjunto adverbial de intensidade Intensica o adjetivo inteligente : Muito inteligente. Muito: adjunto adverbial de intensidade c) Ele vai muito bem. Intensica o advrbio de modo bem : Muito bem Muito: adjunto adverbial de intensidade. Aposto e vocativo Aposto um termo que se junta orao, esclarecendo, desenvolvendo ou resumindo um substantivo ou pronome. Ela, a mais bela da sala, o encantou. Note que a expresso a mais bela da sala est separada por vrgulas e esclarece o pronome ela.

EF7p-08-11

16 Captulo 01 Texto descritivo Classes gramaticais Termos da orao

A mais bela da sala um aposto explicativo. Tipos de aposto Enumerativo Comprei vrias coisas em Nova Iorque: bandeiras, jogos e camisetas. Resumitivo: resumido por um pronome indenido (tudo, nada, ningum, por exemplo) Liberdade, dinheiro e poder, nada o satisfazia. Especicativo: um nome prprio de pessoa ou lugar. O presidente George Washington viveu nos EUA. O redator Thomas Jefferson admirado at hoje. Explicativo George Washington, primeiro presidente dos EUA, era um lder.

Tiradentes, mrtir da Incondncia, morreu pela ptria. Vocativo um termo usado para chamar algo ou algum. Aparece isolado dos termos da orao e vem sempre separado por vrgulas. Pode vir precedido de interjeies como !, ol!, eh!, ei! Presidente, quero cumpriment-lo. Ei, Cara! Espere por mim! Estou disposio, chefe! Quando ocorrer mudana de interlocutor em um dilogo, o vocativo pode aparecer sozinho. Joo! (vocativo) Voc me chamou? Venha jantar. O vocativo vem separado da orao por vrgula , para mostrar que se trata de um termo isolado, no pertencente estrutura da orao.

Portugus

17

Predicativo do sujeito Tipos de predicado Verbos irregulares


Grupo 01 Organizaes e transformaes
Observe a seguinte frase: A Revoluo Francesa foi grandiosa.
WIKIMeDIA

A palavra grandiosa uma caracterstica de A Revoluo Francesa, que o sujeito da orao, ao qual foi ligada por um verbo de ligao (ser). Grandiosa, portanto, predicativo do sujeito. A Revoluo Francesa (parece, est, continua, vive, anda, permanece...) grandiosa. Leia outra frase: Tiradentes parecia entusiasmado. A palavra entusiasmado predicativo do sujeito Tiradentes. Foi ligada ao sujeito por verbo de ligao (parecer). Observao importante: O predicativo do sujeito o ncleo do predicado nominal. Geralmente, ligado por um verbo de ligao que pode at ser retirado da orao sem alterao signicativa. O predicativo do sujeito revela a qualidade ou o estado do sujeito a que se liga.
EF7p-08-11

18 Captulo 02 Predicativo do sujeito Tipos de predicado Verbos irregulares

Outro exemplo:
Verbo de Predicativo ligao do sujeito

O lder da Independncia parecia com raiva. estava Sujeito simples continuava permanecia andava vivia

Perceba, na primeira estrofe do poema, o terceiro verso: o mundo parou de repente Sujeito da orao: o mundo Predicado: parou de repente Tipo de predicado: verbal. Neste caso, verbo intransitivo. Outro exemplo de predicado verbal: O homem ama a liberdade. Sujeito: O homem Predicado verbal : ama a liberdade Ncleo: ama (verbo transitivo direto) Predicado nominal O predicado nominal possui como ncleo um nome (predicativo). Agora, atente ao quarto verso do poema: os homens caram calados Sujeito: os homens Predicado: caram calados Perceba que o verbo car apenas liga o sujeito ao seu predicativo: os homens + calados. Ele um verbo de ligao e poderia ser substitudo por outro verbo semelhante a ele (cam/esto/parecem/continuam/ permanecem / andam ... calados). O ncleo do predicado do quarto verso calados, que o predicativo do sujeito. O predicado nominal. Outro exemplo: Os homens pareciam tranqilos. Sujeito: Os homens Predicado nominal: pareciam tranqilos. Ncleo: tranqilos Tranqilos: predicativo do sujeito

Tipos de predicado
Predicado verbal O predicado verbal possui como ncleo um verbo signicativo (transitivo ou intransitivo). Leia o seguinte poema:
coReL sTocK pHoTos

O mundo parou de repente

Poema que aconteceu Nenhum desejo neste domingo nenhum problema nesta vida o mundo parou de repente os homens caram calados domingo sem m nem comeo. A mo que escreve este poema no sabe o que est escrevendo mas possvel que se soubesse nem ligasse...
Carlos Drummond de Andrade

Portugus
Grupo 01 Organizaes e transformaes

19

Predicado verbo-nominal Leia:

Concluso: (eu) Tirei o pijama: predicado verbal. Ncleo: tirei = VTD Eu estava sonolento: predicado nominal. Ncleo: sonolento = predicativo do sujeito H, portanto, nesse predicado, dois ncleos: um verbal e outro nominal. Tirei o pijama sonolento apresenta predicado verbo-nominal. Observe tambm o terceiro verso: Abri o jornal desatento Sujeito desinencial (eu) Predicado verbo-nominal: Abri o jornal desatento Ncleos: abri (do predicado verbal) / desatento (do predicado nominal)

Classes gramaticais
Verbos regulares / irregulares
AFP / HO

Liberdade para qu? Naquele domingo sem sol Tirei o pijama sonolento Abri o jornal desatento Logo o larguei, deitei novamente e me enrolei no lenol A dormi... Dormi eternamente...
M. Helena Freiria

O fato que mundou o mundo.

EUA: Torres Gmeas Atentado de 11 de setembro de 2001.

Leia o segundo verso: Tirei o pijama sonolento. Perceba que o verbo, na forma tirei, transitivo direto. Ento, o predicado verbal. Sim, mas no pra a... Perceba que o sujeito desinencial (eu) estava sonolento. H, ento, um verbo de ligao escondido, mas fcil de descobrir.

Observe o verbo da frase na foto, que est no pretrito perfeito do modo indicativo: mudou (verbo mudar). O verbo mudar, nos tempos presente e pretrito perfeito do indicativo, segue o seu modelo ou paradigma da 1 conjugao: amar.

EF7p-08-11

20 Captulo 02 Predicativo do sujeito Tipos de predicado Verbos irregulares

Conserva o seu radical inalterado e com as mesmas desinncias do verbo-modelo da 1 conjugao. Observe: Modo indicativo Presente Eu am-o Eu mud-o Tu am-as Tu mud-as Ele am-a Ele mud-a Ns am-amos Ns mud-amos Vs am-ais Vs mud-ais Eles am-am Eles mud-am Pretrito perfeito Eu am-ei / mud-ei Tu am-aste / mud-aste Ele am-ou / mud-ou Ns am-amos / mud-amos Vs am-astes / mud-astes Eles am-aram / mud-aram Voc observou que ambos conservaram o radical imutvel (am/mud) e tiveram as mesmas terminaes?

Concluso: o verbo mudar um verbo regular, porque conserva o radical e as mesmas desinncias que seu modelo da 1 conjugao. Outro exemplo:
CoReL STocK PHoTos

Quem conhece as dores da guerra, valoriza um momento de paz...

O verbo conhecer segue o seu modelo vender, da 2 conjugao. Observe a prova para saber se ele regular ou irregular. Indicativo Presente Pretrito perfeito Eu vend-o / conhe-o Eu vend-i / conhec-i Tu vend-es / conhec-es Tu vend-este / conhec-este Ele vend-e / conhec-e Ele vend-eu / conhec-eu Ns vend-emos / conhec-emos Ns vend-emos / conhec-emos Vs vend-eis / conhec-eis Vs vend-estes / conhec-estes Eles vend-em / conhec-em Eles vend-eram / conhec-eram Concluso: o verbo conhecer regular.

Portugus
Grupo 01 Organizaes e transformaes

21

Observe: Teste para saber se o verbo poder regular ou irregular. O radical de poder pod- ( s retirar ER do Pode faltar tudo no Brasil, menos raa! innitivo). Vend-o / poss-o J na primeira pessoa do presente do indicativo, o radical foi transformado de pod- para poss-. O verbo poder irregular. Para um verbo da 3 conjugao, use o modelo partir. Presente part-o / exist-o part-es / exist-es part-e / exist-e part-imos / exist-imos part-is / exist-is part-em / exist-em O exrcito existe para proteger o pas! Pretrito perfeito part-i / exist-i part-iste / exist-iste part-iu / exist-iu part-imos / exist-imos part-istes / exist-istes part-iram / exist-iram

STARfoToGRAf / DReAMsTIMe.coM MILosLUZ / DReAMsTIMe.coM EF7p-08-11

Concluso: O verbo existir regular.

Partir / Existir

22 Captulo 02 Predicativo do sujeito Tipos de predicado Verbos irregulares

Alguns verbos irregulares 1 conjugao Dar Presente do indicativo Pretrito perfeito Pretrito imperfeito Pretrito mais-que-perfeito Futuro do presente Futuro do pretrito Presente do subjuntivo Pretrito imperfeito Futuro 2 conjugao Caber Presente do indicativo Pretrito perfeito Pretrito imperfeito Pretrito mais-que-perfeito Futuro do presente Futuro do pretrito Presente do subjuntivo Pretrito imperfeito Futuro caibo, cabes, cabe, cabemos, cabeis, cabem coube, coubeste, coube, coubemos, coubestes, couberam cabia, cabias, cabia, cabamos, cabeis, cabiam coubera, couberas, coubera, coubramos, coubreis, couberam caberei, cabers, caber, caberemos, cabereis, cabero caberia, caberias, caberia, caberamos, cabereis, caberiam caiba, caibas, caiba, caibamos, caibais, caibam coubesse, coubesses, coubesse, coubssmoes, coubsseis, coubessem couberm couberes, couber, coubermos, couberdes, couberem dou, ds, d, damos, dais, do dei, deste, deu, demos, destes, deram dava, davas, dava, dvamos, dveis, davam dera, deras, dera, dramos, dreis, deram darei, dars, dar, daremos, dareis, daro daria, darias, daria, daramos, dareis, dariam d, ds, d, demos, deis, dem desse, desses, desse, dssemos, dsseis, dessem der, deres, der, dermos, derdes, derem

Portugus
Grupo 01 Organizaes e transformaes

23

Dizer Presente do indicativo Pretrito perfeito Pretrito imperfeito Pretrito mais-que-perfeito Presente do subjuntivo Pretrito imperfeito Futuro Imperativo armativo Particpio digo, dizes, diz, dizemos, dizeis, dizem disse, disseste, disse, dissemos, dissestes, disseram dizia, dizias, dizia, dizamos, dizeis, diziam dissera, disseras, dissera, dissramos, dissreis, disseram diga, digas, diga, digamos, digais, digam dissesse, dissesses, dissesse, dissssemos, disssseis, dissessem disser, disseres, disser, dissermos, disserdes, disserem dize, diga, digamos, dizei, digam dito Pr Presente do indicativo Pretrito perfeito Pretrito imperfeito Pretrito mais-que-perfeito Futuro do presente Futuro do pretrito Presente do subjuntivo Pretrito imperfeito Futuro Imperativo armativo Innitivo pessoal Gerndio Partcipio ponho, pes, pe, pomos, pondes, pem pus, puseste, ps, pusemos, pusestes, puseram punha, punhas, punha, pnhamos, pnheis, punham pusera, puseras, pusera, pusramos, pusreis, puseram porei, pors, por, poremos, poreis, poro poria, porias, poria, poramos, poreis, poriam ponha, ponhas, ponha, ponhamos, ponhais, ponham pusesse, pusesses, pusesse, pusssemos, pussseis, pusessem puser, puseres, puser, pusermos, puserdes, puserem pe, ponha, ponhamos, ponde, ponham pr, pores, pr, pormos, pordes, porem pondo posto

EF7p-08-11

24 Captulo 02 Predicativo do sujeito Tipos de predicado Verbos irregulares

3 conjugao Possuir Presente do indicativo Pretrito perfeito Pretrito imperfeito Pretrito mais-que-perfeito Futuro do presente Futuro do pretrito Presente do subjuntivo Pretrito imperfeito Futuro Imperativo armativo possuo, possuis, possui, possumos, possus, possuem possu, possuste, possuiu, possumos, possustes, possuram possua, possuas, possua, possuamos, possueis, possuam possura, possuras, possura, possuramos, possureis, possuram possuirei, possuirs, possuir, possuiremos, possuireis, possuiro possuiria, possuirias, possuiria, possuiramos, possuireis, possuiriam possua, possuas, possua, possuamos, possuais, possuam possusse, possusses, possusse, possussemos, possusseis, possussem possuir, possures, possuir, possuirmos, possuirdes, possurem possui, possua, possuamos, possu, possuam Ouvir Presente do indicativo Pretrito perfeito Pretrito imperfeito Pretrito mais-que-perfeito Futuro do presente Futuro do pretrito Presente do subjuntivo Pretrito imperfeito Futuro Imperativo armativo ouo, ouves, ouve, ouvimos, ouvis, ouvem ouvi, ouviste, ouviu, ouvimos, ouvistes, ouviram ouvia, ouvias, ouvia, ouvamos, ouveis, ouviam ouvira, ouviras, ouvira, ouvramos, ouvreis, ouviram ouvirei, ouvirs, ouvir, ouviremos, ouvireis, ouviro ouviria, ouvirias, ouviria, ouviramos, ouvireis, ouviriam oua, ouas, oua, ouamos, ouais, ouam ouvisse, ouvisses, ouvisse, ouvssemos, ouvsseis, ouvissem ouvir, ouvires, ouvir, ouvirmos, ouvirdes, ouvirem ouve, oua, ouamos, ouvi, ouam

Potrebbero piacerti anche