Sei sulla pagina 1di 17

3

COMO UTILIZO ESTE MANUAL?

Na capa: Sei porque que o manual tem este ttulo. Na pgina 3: Sei associar as rubricas de questionrio do manual aos domnios do programa (Ler, Escrever, Ouvir/Falar, Funcionamento da lngua). (Ex.: Funcionamento da Lngua = A LNGUA FUNCIONA!) Nos ndices: Sei em que unidades est dividido o manual. Sei detectar os contedos e actividades especificados em cada rubrica. Sei onde esto listados por ordem alfabtica todos os contedos do manual. Sei onde esto as fichas informativas sobre gramtica. Sei onde esto os exerccios sobre contedos gramaticais. Sei onde encontrar fichas informativas sobre a elaborao de diferentes tipos de texto. Sei onde encontrar actividades de escrita para alm daquelas que esto associadas interpretao de um dado texto de autor. Sei quais so os contos integrais reproduzidos no manual. No corpo do manual: Sei qual o cone que assinala a ponte entre contedos e actividades. Sei qual o cone que assinala uma actividade de audio. Sei qual a representatividade das imagens de abertura de cada unidade (Afiar a Lngua, Texto Narrativo, Texto Potico, Texto Dramtico, Outros Textos). A que outras fontes/materiais recorro quando estudo para a disciplina de Lngua Portuguesa? Gramtica da Lngua Portuguesa Dicionrios: Dicionrio geral Dicionrio de sinnimos Dicionrio de verbos conjugados Dicionrio etimolgico Pronturio ortogrfico Livros de exerccios sobre: pontuao ortografia redaco de texto oralidade gramtica em geral Enciclopdias Manuais escolares de anos anteriores Internet Jornais e revistas

DIAGNOSTICA-TE!

As investigaes continuaram. Passei, com a entrada na adolescncia, rola e ao rato-chino, observando os comportamentos relativos alimentao, ao territrio e disputa pelas fmeas. Abri mesmo um captulo que me parece no estar hoje ainda muito explorado: o da relao entre a rola e o rato-chino. Palram pega e papagaio E cacareja a galinha Os ternos pombos arrulham Geme a rola inocentinha. Eis um excerto de As vozes dos animais do meu livro da primria. Lembro-me de que o burro zurrava e o elefante bramia tudo isto sob o olhar vigilante de Amrico Toms e Salazar, pregados na parede por trs da secretria do professor. Este meu primeiro esboo proto-etolgico, acompanhado pelo gosto da redaco, anunciava-me j o futuro de etngrafo. Mudei apenas a espcie animal em estudo e o tipo de teia em que o ser vivo se enreda. Mas conservei o gosto pelos indivduos que esto de cabea para baixo e vo comendo as incautas moscas. ()
FERNANDES, Lus Pelo rio abaixo, Ed. Notcias

2. Selecciona as respostas correctas no mnimo tempo possvel: excepo do ponto 2.3., os outros pontos s admitem uma resposta correcta. 2.1. O narrador : a) uma criana; b) um adolescente; c) um adulto. 2.2. O narrador tem a profisso de: a) enlogo; b) etlogo; c) etngrafo. 2.3. O narrador quis descobrir se: a) a aranha estava a dormir; b) a aranha come moscas; c) a aranha retornava teia; d) a aranha tinha cabea; e) a aranha tinha cola nas patas.
(Nota: aqui h duas respostas certas)

in revista Viso, Junho 2002

Solues: 2.1. c); 2.2. c); 2.3. a), c); 2.4. b)

2.4. O narrador conta isto porque quer explicar: a) porque que as aranhas devem ser preservadas; b) porque que tem a profisso que tem; c) porque que o sentido de orientao importante; d) porque que as experincias so essenciais para a aprendizagem.

CADERNO DO ALUNO

ESCREVER

VELUDO, Fernando in Fotojornalismo, Sindicato dos Jornalistas

1. Descreve o que vs nesta imagem. 1.1. Confronta a tua descrio com a de um teu colega. 1.2. As descries so certamente diferentes. Procura explicar porque que tu e o teu colega no viram a fotografia da mesma maneira.

ORTOGRAFIA 1. Copia as frases seguintes para o teu caderno e preenche os espaos em branco seleccionando correctamente uma das palavras. 1.1. conselho/concelho a) O fogo reduziu a cinzas quase todo o . b) Oua um bom /Eu lhe dou de graa (Chico Buarque) 1.2. sinto/cinto a) E quanto a apertar o / muito! (Srgio Godinho)

1.3. coser/cozer a) Deixa o arroz mais um bocado. b) Antigamente, a minha me passava a vida a 1.4. assassnio/assassino a) Aquele que pratica um um .

os fundilhos das nossas calas.

1.5. asso/ao a) Comprei uma varinha de inox. b) Que dizes? primeiro o cabrito ou as batatas?

DIAGNOSTICA-TE!

1.6. acento/assento a) O teu gancho est no b) A palavra flor no tem

de trs. .

1.7. descrio/discrio a) A testemunha fez a do assaltante. b) O Z passou um bilhete Maria com toda a 1.8. noz/ns a) Prova o meu bolo de b) Ele s sabe falar mal de 1.9. vs/vez a) Sobe rvore. O que que b) Espera a: ainda no a tua . . da de cima? .

.
Solues: 1. a) concelho; b) conselho 2. a) cinto/sinto 3. a) cozer; b) coser 4. a) assassnio/assassino 5. a) ao; b) asso 6. a) assento; b) acento 7. a) descrio; b) discrio 8. a) noz; b) ns 9. a) vs; b) vez 10. a) trs; b) traz

1.10. trs/traz a) Ests a deitar sangue pelo nariz: pe a cabea para b) Que brinde que esta embalagem ? ACENTUAO 1. Acentua devidamente as palavras. acento grave acento agudo

`
^

acento circunflexo

a) Depois de por tudo no automovel e que ouvi a noticia na radio a dizer que a estrada estava fechada ao transito. b) Nas proximas ferias quero ir a Grecia. Ha la edificios antiquissimos, de uma epoca em que os herois eram mesmo herois, apesar de andarem sempre embrulhados nuns lenois. c) Na esquina da rua ha uma loja de moveis onde vi umas miniaturas de carros que so um espectaculo. d) O Ze foi meu namorado no liceu. Oferecia-me flores durante todos os dias do mes de Abril, que era o mes do meu aniversario. Gostava de voltar a ve-lo. GRAMTICA 1. Caa ao intruso Descobre quatro palavras que no pertencem classe do adjectivo. plido viscoso intencional rapidez aleatrio lacnico enfado secura dbil loquaz dcil orgulho astuto efmero incuo

2. Identifica a classe das palavras sublinhadas: a) Ns aqui gostamos muito dos nossos alunos. Tratamo-los com muito carinho. b) No me agrada nada este pargrafo: melhor suprimi-lo. c) Era o seu anel de curso. Oxal o encontre. d) Tira a toalha da gaveta e pe-na na mesa. e) Perdoaste-lhe? f) No por algum se ir atirar a um poo que tu vais fazer o mesmo!

CADERNO DO ALUNO

g) Que isto? h) Nada de confuses com as escovas de dentes: esta a minha e aquela a tua! i) Que se passa? j) J chegaram todos? l) Que ningum diga desta gua no beberei. 3. Conjuga o verbo conforme as indicaes de tempo, modo e formas nominais (a pessoa verbal pode ser a que tu quiseres). a) Embirrar Presente do Indicativo Presente do Conjuntivo Imperfeito do Conjuntivo b) Mexer Futuro do Indicativo Particpio Passado Gerndio Pretrito Imperfeito do Indicativo Condicional Imperativo
1. rapidez, enfado, secura, orgulho 2. Pronome 3. a) Embirrar Presente do Indicativo: embirro; Presente do Conjuntivo: embirre; Imperfeito do Conjuntivo: embirrasse; / b) Mexer Futuro do Indicativo: mexerei; Particpio Passado: mexido; Gerndio: mexendo / c) Engolir Pretrito Imperfeito do Indicativo: engolia; Condicional: engoliria; Imperativo: engole 4. (Respostas possveis) a) Esta manh perdi o autocarro. / b) Neva mansamente desde a madrugada. / c) Comprei uma bicicleta fantstica. / d) O meu pai deu-me um papagaio de papel. 5. (Respostas possveis) a) O Z e a Francisca so meus amigos. / b) A minha av deu dois frangos vizinha. / c) Ontem conheci o Brad Pitt. / d) Fecharam o professor no ginsio. 6. a) coordenao; b) subordinao; c) subordinao; d) subordinao; e) coordenao. Solues: Acentuao (pg. 7) a) Depois de pr tudo no automvel que ouvi a notcia na rdio a dizer que a estrada estava fechada ao trnsito. b) Nas prximas frias quero ir Grcia. H l edifcios antiqussimos, de uma poca em que os heris eram mesmo heris, apesar de andarem sempre embrulhados nuns lenis. c) esquina da rua da escola h uma loja de mveis onde vi umas miniaturas de carros que so um espectculo. d) O Z foi meu namorado no liceu. Oferecia-me flores durante todos os dias do ms de Abril, que era o ms do meu aniversrio. Gostava de voltar a v-lo. Gramtica (pgs. 7-8)

c) Engolir

4. Expande as frases.
Nota: Acrescenta os elementos com as funes sintcticas indicadas.

a) Perdi o autocarro. (+ complemento circunstancial de tempo) b) Neva. (+ complemento circunstancial de modo + complemento circunstancial de tempo) c) Comprei uma bicicleta. (+ atributo) d) O meu pai deu-me um papagaio. (+ complemento determinativo) 5. Constri frases com a seguinte estrutura. a)
sujeito composto

so
predicativo do sujeito

. .
complemento directo complemento indirecto

b)
sujeito simples

deu conheci
compl. circunst. de tempo (sujeito subentendido)

c) d)
(sujeito indet.)

.
complemento directo

fecharam
complemento directo compl. circ. de lugar

6. As frases abaixo contm duas oraes (so frases complexas). 6.1. Para cada frase, indica se a relao entre as suas oraes de coordenao ou de subordinao. a) Gosto da comida italiana, mas ainda gosto mais da portuguesa. b) Sempre que est nevoeiro, h acidentes na estrada. c) Ponho protector solar porque no quero apanhar um escaldo. d) Enquanto fazes o jantar, vou regar a relva. e) Vens connosco ou ficas em casa?

DIAGNOSTICA-TE!

OUVIR 1. Ouve com ateno a entrevista a Manuel Paiva. 1.1. Preenche o quadro que se segue apenas atravs de palavras ou expresses-chave. O entrevistado Nome: Profisso: rea de investigao: As ideias Funo social da cincia: Condio para ser um cientista: Vantagens da investigao para toda a humanidade: Simbologia do Velho do Restelo de Os Lusadas:

FALAR Prepara-te para falar em pblico Procedimentos: 1. Escolhe um dos temas de anlise que te apresentamos na pgina seguinte (podes tambm preparar outros temas que te interessem, para alm destes). 2. Aprecia a validade dos tpicos sugeridos para cada tema: fixa-te numa ideia central (o que que eu quero defender?); depois, organiza logicamente os dados que ajudam a defender essa ideia.

in revista Grande Reportagem, n. 57

3. Ensaia sozinho a exposio dos teus pontos de vista. (Se possvel, grava a tua elocuo.) Deves: atribuir um ttulo tua exposio; guiar-te por um rascunho que contenha apenas palavras-chave (podes recorrer a cores e a sublinhados); memorizar expresses ou segmentos de frase; evitar repeties; disfarar as hesitaes; ter tom de voz audvel; ter uma boa dico (articular bem as palavras, em vez de balbuciar, gaguejar ou comer slabas); falar a um ritmo pausado; ser expressivo atravs da entoao, das expresses faciais e gestos.

10

CADERNO DO ALUNO

Grelha de auto-avaliao Critrio Funcionalidade do rascunho Memria Clareza da exposio (recorrer ao gravador) Tema A Que critrios devem estar presentes na seleco de uma profisso? remunerao; prestgio social; gosto pessoal; facilidade nas disciplinas envolvidas na formao correspondente a essa profisso. Tema B O que ser um bom estudante? descobrir as coisas sozinho; estar atento nas aulas para depois poder estudar menos; fazer sempre os TPC; ler muito; ser curioso. Tema C O que ser um bom colega? deixar copiar nos testes; ser solcito e explicar a matria aos colegas (quando temos a certeza de que a sabemos bem); emprestar os apontamentos; deixar passar os TPC no intervalo antes da aula; ocultar aquilo que achamos que est errado; ser paternalista. Tema D O que ser um bom professor? fazer sempre testes fceis; dar o Programa todo; conseguir explicar a mesma coisa de maneiras diferentes; diversificar e adaptar as actividades consoante as dificuldades de cada aluno; manter tudo em silncio; nunca se zangar com os alunos. Tema E Que actividades deviam ser implementadas para tornar a nossa escola mais activa? criar clubes (de jornalismo, de escrita, de teatro, de lnguas, de cincias); fazer concursos (de desporto, de poesia, de matemtica); organizar eventos (feiras do livro, feiras gastronmicas, festivais de msica, de teatro); organizar panfletos de promoo da cidadania a distribuir pela comunidade (preveno rodoviria, lixo, floresta, campanha antidroga, preveno da SIDA); construir/melhorar o site da escola; criar um clube de olho vivo: detectar as situaes que na nossa localidade so negativas e escrever cartas ao Presidente da Cmara ou ao Governador Civil (ou instituies no governamentais), alertando-os para esses factos; fazer sesses de leitura expressiva nos lares de terceira idade ou nos infantrios; fazer exposies temticas: sobre os autores portugueses do Programa; sobre a Lngua Portuguesa no mundo; sobre a evoluo da Lngua Portuguesa Avaliao (de 1 a 5):

21

EXERCCIOS DE GRAMTICA

A CLASSE DO PRONOME 1. Na segunda frase de cada alnea falta uma ou mais palavras pronomes. Acrescenta-lhe ento o pronome correcto na posio correcta.
Nota: eventualmente poders ter de fazer modificaes no verbo.

a) Deixei o meu carro no mecnico. Quando l passei tarde ainda estava a compor. b) O mdico pediu vrias anlises minha me. Porm, s passado meses que foi fazer. c) Estive com os meus vizinhos mexicanos. Conheces? d) Comprei esta mquina digital que me custou os olhos da cara. No vou emprestar assim sem mais nem menos. e) Como que eu havia de saber que hoje havia teste? Ningum informou! 1.1. Identifica a subclasse de pronome que empregaste.

2. Preenche, recorrendo a pronomes de modo a evitar a repetio das palavras sublinhadas. a) Comprei estas calas e no _______ porque as acho muito mais confortveis. b) Esta revista no diz nada. Passa-me _______. c) S conheo uma irm, no conheo _______. d) Tinhas aqui duas facas: se esta no corta, usa _______. e) O Z foi tentar arranjar o fusvel, mas chegou concluso de que _______ no funcionava mesmo. 2.1. Identifica a subclasse de pronome que empregaste.
Solues O pronome: 1. a) Quando l passei tarde ele ainda o estava a compor.; b) Porm, s passado meses que ela as foi fazer.; c) Conhece-los?; d) No a vou emprestar / emprest-la assim sem mais nem menos.; e) Ningum me informou! 1.1. Pronomes pessoais. 2. a) aquelas; b) aquela/a outra; c) a outra; d) a outra; e) aquilo. 2.1. Pronomes demonstrativos. 3. a) nenhum; b) ningum; c) tudo; d) todos. 3.1. Pronomes indefinidos.

3. Preenche recorrendo ao emprego de pronomes. a) J viste algum marciano? Eu nunca vi _______. b) Assim que tocou toda a gente saiu. No ficou _______. c) Esta noite caiu c uma geada! Ficou _______ queimado! d) Os teus amigos no se esqueceram da tua festa de anos. J chegaram _______? 3.1. Identifica a subclasse dos pronomes que empregaste.

22

CADERNO DO ALUNO

A CLASSE DO NOME 1. Indica o plural de: a) mvel: __________ b) farol: __________ c) redil: __________ d) projctil: __________

2. Indica o feminino de: a) ano: __________ b) padrasto: __________ c) zngo: __________ d) ateu: __________ e) actor: __________ f) plebeu: __________
Solues O nome: 1. a) mveis; b) faris; c) redis; d) projcteis. 2. a) an; b) madrasta; c) abelha; d) ateia; e) actriz; f) plebeia. 1. a) honesto; b) predominante; c) audaz; d) cnico; e) vergonhoso; f) paciente; g) deprimido; h) prudente; i) dependente; j) discreto; k) vigarista; l) feliz; m) livre; n) mentiroso; o) importante; p) seguro; q) violento; r) difcil; s) provvel; t) gil; u) hbil; v) til; w) funcional. Solues O adjectivo:

A CLASSE DO ADJECTIVO 1. Encontra os adjectivos correspondentes aos nomes: a) honestidade: __________ c) audcia: __________ d) cinismo: __________ e) vergonha: __________ f) pacincia: __________ g) depresso: __________ h) prudncia: __________ j) discrio: __________ k) vigarice: __________ l) felicidade: __________ m) liberdade: __________ o) importncia: __________ p) segurana: __________ q) violncia: __________ r) dificuldade: __________ s) probabilidade: _________ t) agilidade: __________ v) utilidade: __________ w) funcionalidade: ________ b) predominncia: ________ n) mentira: __________

i) dependncia: __________ u) habilidade: __________

A CLASSE DO ADVRBIO 1. Substitui a expresso sublinhada por um advrbio. a) De sbito, ouviu-se um estrondo e a parede caiu. b) Com efeito, os resultados obtidos no me satisfazem nada. c) Em breve, ser publicada nova legislao sobre o transporte de crianas. d) Fui de propsito escola para ver se te via.

EXERCCIOS DE GRAMTICA

23

e) Tens de mexer com cuidado para no verter. f) Segundo a lei, o queixoso tem 30 dias para apresentar recurso. g) Neste livro o autor retrata com fidelidade a vida no campo. h) Os presos polticos eram tratados sem piedade.

2. Completa os espaos com os advrbios. Entre parntesis, identifica a respectiva subclasse: at talvez sempre nunca seno depressa a) Aos domingos vou __________ ao cinema. b) O Z andou uns dias muito abatido. __________ fosse por causa da resposta bruta que a Carla lhe deu. c) No tenho __________ 50 cntimos. d) A festa de Carnaval foi um sucesso. __________ a minha av se mascarou. e) Est-me a chover na careca. Traz o guarda-chuva, __________! f) Eu sinto-me bem na minha pele. __________ me ia meter num solrio! g) __________ digas desta gua no beberei.
A conjuno 1. a) se; b) a no ser que/a menos que; c) a no ser que/a menos que; d) desde que. 1.1. Conjunes e locues conjuncionais subordinativas condicionais. Solues O advrbio: 1. a) subitamente; b) efectivamente; c) brevemente; d) propositadamente; e) cuidadosamente; f) legalmente; g) fielmente; h) impiedosamente. 2. a) sempre (adv. de tempo); b) talvez (adv. de dvida); c) seno (adv. de excluso); d) at (adv. de incluso); e) depressa (adv. de modo); f) nunca (adv. de tempo); g) nunca. 3. ao contrrio; com gosto; s claras; de dentro; de vez em quando; com certeza.

3. Encontra as locues adverbiais: Escrevo-te para te dizer que conheci um novo amigo. o Tiago. Ao contrrio dos outros rapazes, o Tiago observador, veste-se com gosto, franco, faz o que tem a fazer s claras. Dos seus olhos irradia um brilho que parece que lhe vem de dentro da alma. De vez em quando leva-me a casa. A Teresa que me olha com uma agressividade com certeza tem cimes.

A CLASSE DA CONJUNO 1. Completa os espaos em branco atravs do emprego de conjunes ou locues conjuncionais. a) Vais ao cinema __________ jantares como deve ser. b) No vais conseguir chegar aula a tempo, __________ apanhes um txi. c) Esse esquema vai ficar dividido em duas pginas, __________ reduzas o corpo de letra. d) Qualquer aluno se pode candidatar __________ tenha os requisitos necessrios. 1.1. Reconhece a subclasse das conjunes e locues conjuncionais que empregaste.

24

CADERNO DO ALUNO

2. Preenche os espaos atravs do emprego de conjunes e locues conjuncionais. a) _________ o empregado me apresentou a conta eu nem queria acreditar. b) _________ dou banho pequenita, tu pes a mesa. c) _________ a febre ia baixando, o Z ia ficando mais animado. d) _________ ouvires o tiro, pe-te a correr. 2.1. Reconhece a subclasse das conjunes e locues conjuncionais que empregaste.

3. Preenche os espaos em branco atravs do recurso de conjuno. a) Aquilo aconteceu to depressa ______ eu no tive tempo de dizer nada. b) As notas falsas eram de tal maneira perfeitas ______ ningum deu conta do engodo. c) O Z contava o que lhe aconteceu com tanta graa ______ todos pensavam que era anedota. d) A viagem era de tal modo arriscada ______ alguns fizeram um seguro de vida. e) O barulho da discoteca era tal ______ os vizinhos no conseguiam dormir. f) A Dominika fala portugus to bem ______ parece ser natural de c. g) O Francisco trata os colegas com tanto desprezo ______ qualquer dia ningum lhe dirige a palavra. h) O tremor de terra em Bam foi to violento ______ nenhuma casa ficou intacta.
Solues A conjuno (cont.): 2. a) Quando; b) Enquanto; c) medida que; d) Assim que/Logo que/Quando. 2.1. Conjunes e locues conjuncionais subordinativas temporais. 3. Em todas as alneas: que. 3.1. Conjuno subordinativa consecutiva.

i) A minha irm est de tal maneira obcecada com o surf ______ j caminha curvada para a frente e com as pernas flectidas. j) O meu pai recebeu de herana tantos livros ______ tivemos que os empilhar ao longo do corredor. 3.1. Reconhece a sua subclasse.

EXERCCIOS DE GRAMTICA

25

A CLASSE DA PREPOSIO 1. Preenche os espaos com as preposies adequadas. Em alguns casos tens de fazer a contraco da preposio com o artigo. a) Hoje comprei um quilo __ pssegos, __os maiores, ____ casca muito fina. Eram ___ comer e chorar ___ mais! b) ___ o fim ___a tarde vamos ____ Cascais. Vamos ___ carro, ___a Marginal. Vamos jantar l ___ um restaurante muito famoso que tem muitos pratos ___ peixe e __ marisco. c) ___ cinco ___ cinco minutos a Maria ia __o quarto ___ ver se o beb j estava __ dormir. d) Palavra ___ honra que no sei __ quem devo devolver isto. e) O Z telefonava-me __ Paris trs vezes __ semana, ___ saber se o Francisco j estava __ melhorar. f) Comprei este relgio __ 40 euros ___ oferecer Mariana __ o Natal. g) O rapaz no aceitou o gelado __ timidez, que at um doce __ que ele gosta muito. h) Foste ver um filme __o Spielberg? __ quem gosta __ filmes __ aventuras americanos o ideal. i) Estou acordada __ as seis da manh. Quando tenho alguma coisa importante __ fazer, fico ___ sono. j) So quase cinco quilmetros __ minha casa __ oficina. k) Isso vai ___ todas as regras, uma coisa ___ ps nem cabea! l) O camio despistou-se, bateu __ uma rvore e o condutor ficou __ sentidos. m) H uma grande rivalidade ___ as duas cidades ___ h muitos anos. n) A festa realiza-se ___ o patrocnio __a Cmara Municipal. o) No sei nada ___ esse assunto. p) Vocs esto ___ medo __ lhe dizer a verdade __ caras? q) Os midos atravessam a rua alheios __ o perigo __ serem atropelados. r) Os elementos __a turma mostraram-se descontentes ___ o comportamento __o seu delegado. s) No tenho qualquer interesse ___ comprar bugigangas. t) Deixe __ fumar. O fumo faz mal __ a sade. u) Sou louca ___ mousse de chocolate. v) O Rafael passou __ Mnica __ olhar __ela. w) O Diogo e a Manuela so unha e carne e j pensam ___ casamento. x) Faz-me um favor: traduz-me este e-mail ___ italiano. y) Sou obrigada __ aceitar a tua deciso; no que concorde __ ela.

Solues: 1. a) de, (de + os) dos, de, de, por; b) (em + o) No (de + a) da, a, de, (por/per + a) pela, (em + um) num, de, de; c) de, em, (a + o) ao, para, a; d) de, a; e) de, por, para, a; f) por; para, (em + o) no; g) por, de; h) (de + o) do, Para, de, de; i) desde, para, sem; j) desde, at; k) contra, sem; l) contra; sem; m) entre, desde; n) com, (de + a) da; o) (de + esse) desse/sobre; p) com, de, de; q) (a + o) ao, de; r) (de + a) da, com, (de + o) do; s) em; t) de; (a + a) ; u) por; v) (por/per + a) pela, sem, para; w) em; x) para; y) a, com.

EXERCCIOS DE GRAMTICA

31

c) Era fundamental que toda a gente _______ (trabalhar) em colaborao. d) Quando eu era pequena, tinha medo que algum monstro ______ (sair) debaixo da minha cama. e) As autoridades evitavam que se ________ (falar) no assunto. f) O veterinrio receava que a vaca _______ (morrer). g) Eu, sinceramente, duvidava que ele _______ (conseguir). 9.1. Indica o tempo e o modo da forma verbal conjugada.

10. Completa as frases recorrendo ao gerndio. a) Como que se liga o micro-ondas? _________ (carregar) no boto. b) Como que se reduz o colesterol? ________ (reduzir) nas gorduras. c) Como que se obtm uma massa to fofa? ______ (bater) durante meia hora sem parar. d) Como que resolveste o problema? ______ (cortar) o mal pela raiz.

VOZ ACTIVA VOZ PASSIVA 1. Transpe para a voz passiva. b) O Figo marcou o segundo golo. c) Os chineses descobriram a plvora. d) O presidente chamou-me ao seu gabinete. e) Os funcionrios da Cmara demoliram este prdio. f) A seguradora cobre as despesas do incndio. g) O co mordeu-me. h) Comprei os bilhetes do cinema. i) O vento partiu o vidro da janela. j) As guas do rio invadiram as casas. k) A toupeira abriu este buraco. l) Eu fiz esta lista bibliogrfica. m) O caador matou o rato. n) O sol comeu as cores da camisola. o) A Indonsia invadiu Timor.
Voz activa Voz passiva 1. a) O arroz de pato foi pedido por mim. b) O segundo golo foi marcado por Figo. c) A plvora foi descoberta pelos chineses. d) Fui chamado pelo presidente ao seu gabinete. e) Este prdio foi demolido pelos funcionrios da Cmara. f) As despesas do incndio so cobertas pela seguradora. g) Eu fui mordido pelo co. h) Os bilhetes do cinema foram comprados por mim. i) O vidro da janela foi partido pelo vento. j) As casas foram invadidas pelas guas do rio. k) Este buraco foi aberto pela toupeira. l) Esta lista bibliogrfica foi feita por mim. m) O rato foi morto pelo caador. n) As cores da camisola foram comidas pelo sol. o) Timor foi invadido pela Indonsia. Solues O verbo (cont.): 9. c) trabalhasse; d) sasse; e) falasse; f) morresse; g) conseguisse. 9.1. Pretrito imperfeito do conjuntivo. 10. a) carregando; b) reduzindo; c) batendo; d) cortando.

a) Eu pedi o arroz de pato.

EXERCCIOS DE GRAMTICA

33

2. Identifica o tipo de predicado nas frases seguintes (predicado verbal/predicado nominal). a) Estou bem assim. b) O Ricardo apanha sempre o comboio das 7 horas. c) O Z continua um trapalho. d) Esse jornal um tablide. e) As galinhas fugiram da capoeira. f) O carro est avariado.

3. Completa as frases acrescentando-lhe o complemento directo. a) O Manel apanhava b) O peixe picou c) O operrio manobrava d) Ele vendeu e) O meu pai puxou f) Quero g) O doente suportou . . . . . . .

4. Sublinha o complemento indirecto. b) Telefonei-lhe, mas ela no me deu resposta. c) Dou-te os meus parabns. d) Necessito de um crdito. e) Tu entregaste a carta professora?
Solues Funes sintcticas (cont.): 2. a) predicado nominal; b) predicado verbal; c) predicado nominal; d) predicado nominal; e) predicado verbal; f) predicado nominal. 4. a) aos pobres; b) lhe, me; c) te; d) de um crdito; e) professora.

a) Ele costuma dar esmola aos pobres.

SUBORDINAO 1. Classifica as oraes sublinhadas. a) Espero que o Z tenha chegado bem. b) Tinha esperana que o Porto ganhasse o campeonato. c) Julgo que ests enganado. d) Quando chegares, telefona-me. e) Apesar de ter muito sono, vou continuar a trabalhar mais uma hora ou duas. f) Come devagar porque temos tempo.

CASL9-CA 3

EXERCCIOS DE GRAMTICA

35

DERIVAO 1. Consulta um dicionrio de lngua portuguesa e transcreve o significado de: a) "versculo" b) "gotcula" c) "pelcula" d) "glbulo" 1.1. A partir da forma e significado de cada uma destas palavras derivadas, reconhece a palavra primitiva e o respectivo sufixo.

2. Completa o quadro de acordo com as instrues Preencher correctamente os espaos em branco nas palavras: a) b) c) d) e) f) descami_ar (a)portugue_ar legali_ar normali_ar utili_ar civili_ar Reconhecer, para Reconhecer o cada palavra sufixo em causa. derivada, a palavra primitiva a) b) c) d) e) f) a) b) c) d) e) f)
Solues Derivao: 1.1. a) verso + (i) + culo; b) got(a) + (i) + cula; c) pel(e) + (i) + cula; d) glob(o) + ulo. 2. a) descamisar camisa: sufixo -ar; b) aportuguesar portugus: sufixo -ar; c) legalizar legal: sufixo -izar; d) normalizar normal: sufixo: -izar; e) utilizar til: sufixo -izar; f) civilizar civil: sufixo -izar Solues Composio: 1. vinagre; tera-feira; passatempo; bem-vindo; guarda-costas; planalto; guarda-fatos; saca-rolhas; vaivm; bem-bom; luso-americano; novo-rico; troca-tintas.

COMPOSIO 1. Forma palavras compostas associando uma palavra da coluna da esquerda com uma palavra da coluna da direita. Vinho Tera Passa Bem Guarda Plano Guarda Saca Vai Bem Luso Novo Troca Costas Feira Acre Alto Rolhas Tintas Bom Rico Vindo Tempo Fatos Americano Vem

DOSSIER TEMTICO

39

APS A LEITURA DO EXCERTO PARA APROFUNDAR A LEITURA GLOBAL 1. Quanto tempo demoraste a ler o livro? 2. Qual foi a tua primeira impresso ao leres as primeiras 20 pginas do livro? 3. Os dois primeiros captulos so fulcrais para a compreenso da obra. Vamos reler um excerto do segundo, nas pginas 13-18 do livro claro que estou aqui at e aqui estou. 3.1. Temos neste excerto a referncia a vrias personagens. Identifica-as. 3.2. Qual das personagens referidas na questo anterior ter o papel central na narrativa? 3.2.1. A partir das informaes contidas neste excerto, indica: a) o nome dessa personagem; b) a sua idade; c) as trs personagens que lhe so mais prximas; d) aquela de que muitas vezes ouviu falar mas que nunca conheceu. 3.3. Rel a primeira frase do texto. Como classificas o narrador quanto sua participao na aco? 3.4. Onde se encontra o narrador? Justifica com elementos do texto. 3.4.1. Que motivos levaram o narrador a esse espao? 3.4.2. Como se sente o narrador nesse espao? 3.4.3. Quais as suas expectativas sobre o que se ir passar nas prximas horas? 3.5. ( ) decidi agora procur-la. (pg. 17). Assim termina uma das frases deste excerto. Rel-a na ntegra e responde: 3.5.1. Quem procura Mina? 3.5.2. Porqu agora? 3.5.3. Que iniciativa tomou Mina para iniciar essa busca? 3.5.4. Como j leste o livro, j ests em condies de avaliar o sucesso dessa busca. Foi bem-sucedida? Foram atingidos os objectivos propostos? Porqu? 4. Mina no a nica que recorre, com objectivos precisos, ao programa Quem sabe deles?. Preenche o quadro apresentado a seguir, consultando as pginas referidas: Pgina Quem (incio de captulo) procura? pg. 27 pg. 53 pg. 79 Uma mulher Quem procurado? Uma irm Uma vizinha, Inocncia O marido Motivo do distanciamento Motivo da procura

4.1. A leitura desses excertos ajudou-te a imaginar o ambiente vivido nos estdios onde era gravado o programa e a identificar os profissionais que a trabalham, assim como as suas funes. Faz o levantamento de todas as informaes que o texto apresenta sobre: a) os recursos tcnicos que asseguram uma produo televisiva deste gnero; b) os recursos humanos envolvidos; c) as funes da personagem Rute Isabel e do "homem dos auscultadores"; d) as relaes entre a assistncia presente no estdio e a apresentadora; e) o estado de esprito dos diferentes intervenientes.

DOSSIER TEMTICO

41

ser procurado afanosamente porque vem ter connosco, de microfone em punho, para saber a nossa opinio. Quem faz a televiso j no um nmero reduzido de eleitos, so os cidados annimos promovidos categoria de protagonistas, nem que seja por dez segundos. O Z senta-se em frente ao ecr para ver os outros Zs enquanto no chega a sua vez a dizerem e a fazerem coisas banais, vistos por milhes ao mesmo tempo; o eu existo levado ao xtase! () Feitas bem as contas, a glria alcanada por alguns Zs e Marias efmera e quem embarca

sua procura v-se a braos, depois, com uma situao que no equacionara: ter que digerir a sensao de perda, que um estado bem mais difcil do que o de querer alcanar... No fundo, no se apercebem, antes, que o destino estava traado partida: tornarem-se em mero consumvel, em produto de usar e deitar fora; preciso dar lugar a outros, estimulando o apetite do pblico pela novidade. Vivemos na era do homem e da mulher descartveis. ()
PRAZERES, Vasco in revista Adolescentes, n. 26, Abril/Junho

APS A LEITURA DA TOTALIDADE DA OBRA 1. As personagens que se relacionam de forma mais prxima com Mina so: a sua me, Nani e Crispim. Avalia a importncia e o contributo de cada uma delas para a educao de Mina. 2. O esquema apresentado a seguir procura representar a centralidade de Mina na aco e explicitar as personagens que com ela se relacionam. Observa-o atentamente e preenche os espaos em branco com o nome das personagens em falta ou com a natureza das suas relaes (rel o primeiro captulo e aquele que inclui o testemunho de Fortunata no programa "Quem sabe deles?") Crispim me av materno av paterno

Narcisa

Mina

Nani Guilherme

D. Rosalina

3. Rel o ltimo captulo do texto. Mina reconhece que no encontrou o que procurava. Mas ser que a experincia vivida no estdio no a enriqueceu humanamente? Porqu? Que outras descobertas poder ter concretizado? 4. A narrao desta histria construda de uma forma muito original, que permite entrelaar vrios espaos e vrios tempos. O narrador alterna os acontecimentos que tm lugar no estdio com aqueles que se situam noutros espaos e at no passado. 4.1. Refere alguns desses espaos. 4.2. Indica personagens que pertencem ao passado da famlia de Mina.

Potrebbero piacerti anche