Sei sulla pagina 1di 7

UNIVERSIDADE PAULISTA CAMPUS TATUAP

Andressa Carolina Carvalho Duarte Aline Moura Caio Brotto Giselle Dionzio Marta Lino

Trabalho de Relaes tnico-Raciais e Afrodescendncia

So Paulo 2013

Identidade

A identidade no algo nato, pois se refere um modo de ser no mundo e perante aos outros, sendo importante na criao de redes de relaes e referncia cultural nos grupos sociais, indicando traos de cultura que se expressam atravs de prticas lingusticas, festivais, rituais, valores, comportamentos alimentares e tradies populares. No envolve apenas cultura, mas tambm nveis scio-poltico e histrico de cada um. A nfase na identidade resulta na diferena, pois o mundo e a cultura so trazidos atravs do outro, ou seja, a identidade uma questo de cultura, visando o que eu posso fazer para ser aceito e pertencer a um determinado grupo. A identidade social se refere ao modo como ns, enquanto indivduos nos posicionamos na sociedade em que vivemos e o modo como percebemos os outros nos posicionando, provendo das vrias relaes sociais que as pessoas vivem e nas quais se engajam. Sendo que a identidade um processo, no algo que encontramos, ou que tenhamos de uma vez e para sempre. De acordo com Stuart Hall (1993, pg. 45), a noo de identidade est relacionada a pessoas que se parecem, sentem a mesma coisa ou chamam a si mesmas pelo nome, estes so referenciais insuficientes, que no satisfazem aos pressupostos necessrios compreenso adequada do fenmeno da identidade. Como um processo, assim como uma narrativa ou bem como um discurso, a identidade sempre vista da perspectiva do outro. A identidade no algo que exista a priori e deva ser resgatado, so construdas em interaes sociais, dependem da existncia do outro, sendo passveis de constantes reconstrues e transformaes em novas interaes. A identidade no est ligada a ser, mas a estar, ou, mais especificamente, a representar. Sendo a identidade uma construo social, e no um dado, herdado biologicamente, ela se d no mbito da representao, pois a identidade representa a forma como os indivduos se enxergam e enxergam uns aos outros no mundo. Todas as identidades, sejam baseadas em classe social, etnia, religio ou nao, so construtos sociais. Identidades sociais assumem papis diferentes em sociedades diferentes, pois cada sociedade tem seus padres culturais para gnero, sexualidade, etnia e demais identidades sociais. Assim, o sentido de pertencimento a diferentes grupos tnicos, sexuais, de classe, de gnero etc. constitui o sujeito. Os indivduos buscam recursos em diversas culturas, principalmente no mundo globalizado atual, na construo de suas identidades,

uma mesma cultura pode ser instrumentalizada de modo diferente e at oposto nas diversas estratgias de identificao. A construo social da identidade individual um processo mltiplo, podendo afirmar que a personalidade, medida que vai se formando em um sistema de relaes sociais, vai, progressivamente, vai sintetizando um conjunto de identidades particulares: a identidade sexual, a identidade etria, a identidade geogrfica (urbano-rural, interiorcapital, regional), a identidade de classe, a identidade tnica particular e a identidade nacional, quase sempre construda base de caractersticas tnicas. Na definio de Castells (1999, p. 22): Entendo por identidade o processo de construo de significado com base em um atributo cultural, ou ainda um conjunto de atributos culturais interrelacionados, o(s) qual(ais) prevalece(m) sobre outras fontes de significado. Para um determinado indivduo (...) [h] identidades mltiplas. No entanto, essa pluralidade fonte de tenso e contradio tanto na auto representao quanto na ao social. A identidade cultural um dos componentes da identidade social, o responsvel pela vinculao cultural. Quando a identidade social passa a identificar um grupo, e no apenas cada indivduo separadamente, ela distingue um grupo e seus membros dos demais grupos. Pois, diferentes identidades culturais de diferentes culturas so absorvidas por um indivduo e tornam-se partes de suas identidades sociais. Segundo Cuche (1999, p. 177): A identidade social exprime a resultante das diversas interaes entre o indivduo e seu ambiente social, prximo ou distante. A identidade social de um indivduo se caracteriza pelo conjunto de suas vinculaes em um sistema social: vinculao a uma classe sexual, a uma classe de idade, a uma classe social, a uma nao, etc. A identidade permite que o indivduo se localize em um sistema social e seja localizado socialmente.

Identidade negra Como abordamos logo acima, podemos afirmar que a noo de identidade, consiste num fenmeno derivado da dialtica entre um indivduo e a sociedade e que os tipos de identidade so produtos socialmente determinados. Desta forma, esta identidade social vista como algo que est relacionada aquilo que o indivduo atribui, de forma positiva, a um grupo de referncia, com o qual partilha satisfatoriamente valores e tradies. Para termos uma primeira reflexo sobre o assunto que ser brevemente abordado nesta pesquisa, vejamos um trecho de Joaquim (2001):

Uma das manifestaes de identidade social a identidade tnica, que permite apreender a prpria etnicidade e constitui a principal caracterstica do grupo tnico. () O principal significado emocional de pertinncia a um grupo tnico um princpio organizador e mobilizador de interesse de grupos especficos, com isto podendo possuir uma conotao positiva. Grupos tnicos so grupos cujos membros possuem uma identidade distinta e atribuda e, ao mesmo tempo, tm, basicamente, cultura, origem e histria comuns (JOAQUIM, 2001, p. 52). O povo negro sofreu um processo de imposio de situaes vividas na sociedade brasileira, devido as suas caractersticas e histria. Foram consequentemente visto, como de menor valor para a sociedade, o que acaba motivando as relaes de preconceitos direcionadas a esta populao. Um exemplo disso so as piadas, expresses e at mesmo, conceitos que so direcionados as pessoas de pele escura e que marcam presena e predominam no Brasil. Construir uma identidade negra positiva em uma sociedade que, historicamente, ensina aos negros, desde muito cedo, que para ser aceito preciso negar-se a si mesmo um desafio enfrentado pelos negros e pelas negras brasileiros (as). E em busca da construo de sua identidade, o povo negro, que foram por muito tempo impedidos de se expressarem atravs de seus costumes, valores, cultura e educao se veem hoje em dia fazendo parte dos grupos dos menos favorecidos, economicamente, politicamente e socialmente. E assim, lutam por polticas pblicas de afirmao para que possam ser reconhecidos e valorizados por sua identidade e dignos de obter os mesmos direitos sociais. Para Joaquim (2001, p. 56): Saber-se negro viver a experincia de ter sua identidade negada, mas tambm e, sobretudo, a experincia de comprometer-se a resgatar sua histria e recriar-se em sua potencialidade. Essa identidade da emergente necessria, por ser historicamente formada em uma sociedade ambgua e multifacetada. Uma identidade, ao mesmo tempo, tnica e poltica, no somente individual, mas tambm coletiva. preciso considerar que o desconhecido um dos fatores que gera o preconceito, preciso se impor e se revelar, sem necessidade da luta de poder entre os diferentes. Durante muito tempo os afro-descendentes escutam que fazem parte de um grupo inferiorizado e que por isso so marginalizados, sendo que, tudo isso enfluencia na construo de sua identidade. necessrio que a escola encaminhe um processo de igualdade e solidariedade que favorea as relaes e ajude o aluno, este ainda criana a construir sua prpria identidade. Pois, mesmo nos dias atuais, a educao brasileira ainda precisa avanar para uma abordagem universal sobre a histria, a cultura e

identidade da pessoa negra, para que assim possamos disseminar o preconceito que referente aos negros. Podemos concluir que a identidade negra tambm construda durante a trajetria escolar desses sujeitos e, nesse caso, a escola tem a responsabilidade social e educativa de compreend-la na sua complexidade, respeit-la, assim como s outras identidades construdas pelos sujeitos que atuam no processo educativo escolar, e lidar positivamente com a mesma.

Entrevista: Entrevistamos trs crianas utilizando uma boneca da cor branca e outra boneca de cor negra. Vejamos abaixo as seguintes respostas das crianas referente s perguntas que foram expostas para elas.

1 entrevistada do sexo feminino: A. de 5 anos.

1. Qual boneca bonita? A branca. 2. Qual boneca legal? A branca. 3. Qual boneca feia ou m? Negra. 4. Por que est boneca feia? Por causa do cabelo. 5. Por que est boneca bonita? Porque tem os olhos azuis 6. Com qual boneca voc se parece? A branca.

2 entrevistada do sexo feminino: M. de 4 anos.

1. Qual boneca bonita? A preta. 2. Qual boneca legal? A branca. 3. Qual boneca feia ou m? A negra. 4. Por que est boneca feia? Porque sim. 5. Por que est boneca bonita? Porque tem brilho no cabelo. 6. Com qual boneca voc se parece? Com a branca.

3 entrevistada do sexo feminino: H. de 7 anos.

1. Qual boneca bonita? A branca. 2. Qual boneca legal? A preta, mas gosto de todas. 3. Qual boneca feia ou m? Nenhuma. Eu gosto muito de brinquedos, no gosto de brincar sozinha e sempre que minha prima vem me visitar eu fico feliz, mas se no tem ningum, eu fico triste, porque no bom ficar sozinha. 4. Por que est boneca feia? No acho nenhuma feia. 5. Por que est boneca bonita? Porque eu tenho mais bonecas brancas do que pretas, ento eu me acostumei com as brancas. 6. Com qual boneca voc se parece? Com a branca.

Referncia Bibliogrfica

CASTELLS, M. O poder da identidade. So Paulo: Paz e terra, 1999. CUCHE, D. A noo de cultura nas cincias sociais. Bauru: Edusc,1999. HALL, S. [1992]. A identidade cultural na ps-modernidade. 8. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. JOAQUIM, Maria Salete. O papel da liderana religiosa feminina na construo da identidade negra. Rio Grande do Sul: Pallas; So Paulo: Educ, 2001.

Potrebbero piacerti anche