Sei sulla pagina 1di 11

5.

Cadeias de Dimenses

- 99 -

5. CADEIAS DE DIMENSES 5.1 Introduo Em um projeto completo, alm dos clculos de resistncias e desenhos do produto, so necessrias informaes complementares conceitos e definies destes desvios. Geralmente, os desenhos de componentes mecnicos apresentam vrias cotas que so interrelacionadas entre si, formando as cadeias de dimenses. Assim, a dimenso final do componente (dimenso nominal, tolerncia e afastamentos) dependente das dimenses das cotas parciais. Neste captulo pretende-se apresentar dois mtodos de determinao das dimenses (dimenso nominal, tolerncia e afastamentos) de cotas em cadeias. 5.1.1) Definies bsicas que possibilitem prever os desvios dimensionais introduzidos durante a fabricao. Em captulos anteriores foram vistos os

Cadeias de dimenses: uma srie consecutiva de dimenses (cotas) que formam um conjunto fechado, referida a uma pea ou grupo de peas. A Figura 5.1 mostra um exemplo de Cadeia de dimenses. As cotas F, C e D foram completamente
pr-determinadas. Deve-se calcular a cota B.

Cotas Parciais: So as cotas pr-determinadas no desenho no projeto. Elas tm


todas as dimenses fixas (Dimenso nominal, tolerncia e afastamentos superior e inferior). As cotas F, C e D da Figura 5.1 so cotas parciais (B=F-C-D)

Cotas Resultantes ou Dimenses Nominais Resultantes: a cota que deve ser


determinada baseando-se nas cotas parciais. As dimenses (Dimenso nominal, tolerncia e afastamentos superior e inferior) da cota resultante sero funes das cotas parciais. A cota B da Figura 5.1 uma cota resultante (B=F-C-D), j que pretende-se determin-la a partir das cotas F, C e D.

5. Cadeias de Dimenses

- 100 -

Cotas Parciais Positivas: So aquelas cujo aumento provocam um aumento da cota


Resultante (Cota F da Figura 5.1). Sero marcadas com o smbolo de positivo (+).

Cotas Parciais Negativas: So aquelas cujo aumento provocam um decrscimo da


cota Resultante (Cotas C e D da Figura 5.1). Sero marcadas com o smbolo de negativo (-).

C F

Figura 5.1: Cotas em cadeia Mtodos para Clculos das Cotas Resultantes Existem basicamente dois mtodos de anlise que permitiro o clculo da cota resultante:

MTODO

DA

INTERCAMBIABILIDADE

TOTAL

MTODO

DA

INTERCAMBIABILIDADE LIMITADA.
A seleo de um ou outro mtodo depende das respostas s seguintes questes: aceitvel que um conjunto de peas sejam refugadas para retrabalho? ou mais econmico estreitarem-se as tolerncias de fabricao e de montagem para evitar este retrabalho? 5.2 MTODO DA INTERCAMBIABILIDADE TOTAL Todos os componentes de um sistema mecnico devero ser montados, mesmo que estejam nos limites da tolerncia. No dever haver peas refugadas por problemas de dimenses foras dos limites previstos. Nestes casos, os tempo de montagens sero reduzidos ao mnimo possvel.

5. Cadeias de Dimenses

- 101 -

No mtodo da Intercambiabilidade Total todas as peas devero ser montadas, sem refugo algum! Ou seja, ter-se- certeza absoluta de que 100% das peas sero montadas sem que haja necessidade de retrabalho!
Clculos: Para a determinao da cota resultante de uma srie de cotas parciais, utilizando-se a metodologia da intercambiabilidade total deve-se seguir o seguinte procedimento: Cota Resultante ou Dimenso nominal resultante: Deve-se calcular a dimenso resultante, de acordo com o desenho da pea. A partir deste clculo sero determinadas as cotas positivas e cotas negativas; Conforme visto na Figura 5.1, a cota Resultante B ou a Dimenso nominal resultante B ser determinada por: B=F-C-D Tolerncia resultante: a soma das tolerncias parciais. (5.1)

t R = ti
i=1

(5.2)

Baseando-se novamente na Fig. 5.1:

tB = tF + tC + tD

Afastamento Resultante Superior (ASR): a soma dos afastamentos superiores das


cotas parciais positivas menos a soma dos afastamento inferiores das cotas parciais negativas.

ASR = AS+ - AiAS+=Afastamento superior da cota parcial positiva; Ai- =Afastamento inferior da cota parcial negativa;

(5.3)

Conforme a Fig. 5.1: ASB = ASF - [AiC + AiD]

Afastamento Resultante Inferior (AiR): a soma dos afastamentos inferiores das cotas parciais positivas menos a soma dos afastamento superiores das cotas parciais negativas.

AiR = Ai+ - AsAS-=Afastamento superior da cota negativa;

(5.4)

5. Cadeias de Dimenses

- 102 -

Ai+ =Afastamento inferior da cota positiva

Conforme a Fig. 5.1: AiB = AiF - [ASC + ASD]


O exemplo abaixo esclarecer a questo. 1) Calcular a cota resultante R da Fig. 5.2 e respectivos afastamentos e tolerncias. Soluo: Calcular a dimenso nominal de R R=25-24=1mm

25 a cota parcial positiva; 24 a cota parcial negativa.


Tolerncia da cota R: tolerncia da cota de 25 mm: t = 0,100 - (-0,050) = 0,150 mm tolerncia da cota de 24 mm: t = -0,030 - (-0,100) = 0,070 mm

tR = t25 + t24 = 0,150 + 0,070 = 0,220 mm


Clculos dos Afastamentos: Afastamento Superior de R: ASR = AS+ - Ai- = 0,100 - (-0,100) = 0,200 mm. Afastamento inferior de R: AiR = Ai+ - As- = -0,050 - (-0,030) = -0,020 mm.

Observe: tR = ASR - AiR = 0,200 - (-0,020) = 0,220 mm Igual ao valor calculado anteriormente
25 24
+0,100 -0,050

+0,030 -0,100

Fig. 5.2: Determinao da cota resultante R (dimenses em mm)

5. Cadeias de Dimenses

- 103 -

Exerccio: 1) Determine o valor da folga axial R da Fig 5.3a e do jogo radial da Fig. 5.3b
RA L=7
-0,036

n = 306

-0,300

L'=7

-0,036

DA = 40 D A = 40

+0,040 0

tA

= 3,7

+0,160 0

Rx R A = 3,20
+0,300

DB = 40

0 -0,040

tB = 4,5 h=8

+0,200 0

0 -0,160

320

RB

Fig 5.3: Determinao de jogo axial (a) e jogo radial (b) Montagens: Geralmente em montagens, a dimenso nominal e a tolerncia do componente resultante so pr fixados. Deve-se, nestes casos, determinar as tolerncias das cotas parciais. Assim, pode-se ter inmeras combinaes possveis das cotas parciais que satisfazem a Eq. (5.2). Este um problema inverso ao proposto nos exemplos anteriores: Por exemplo, as folgas mnima e mxima da cota R da Fig. 5.2 so pr fixadas. Devem ser calculadas as tolerncias das cotas parciais que satisfaam estas folgas. Para se eliminar esta indeterminao, supe-se em primeira aproximao que todas as cotas parciais tero a mesma tolerncia mdia tmed = tR/n, onde n o nmero de cotas parciais. Em alguns casos o valor de tmed pode ser inadequado, por estreitar tolerncias desnecessariamente e abrir tolerncias cujas mquinas ferramentas poderiam facilmente obter.

5. Cadeias de Dimenses

- 104 -

Para facilidade de clculos, sempre conveniente transformar as cotas dos componentes parciais, de tal modo que estas estejam no centro da tolerncia total. Exemplo:

210

+0 , 042 0 , 012

em

210,015 0,027 mm

5.3 MTODO DA INTERCAMBIABILIDADE LIMITADA Este mtodo fundamenta-se nos clculos de probabilidades de ocorrncia de desvios das dimenses nominais, dentro dos campos de tolerncias pr-determinados. Assim, baseado nos princpios da lei de probabilidades, este mtodo admite que so poucas as chances de todas as cotas parciais assumirem simultaneamente valores extremos (mximos ou mnimos). As tolerncias obtidas atravs deste mtodo so maiores que aquelas obtidas pelo mtodo anterior. Isto resulta em menores custos de usinagens. Haver, entretanto, uma certa porcentagem de casos nos quais o desvio do componente final no estar entre os limites da tolerncia determinada. Estes componentes sero rejeitados.

No mtodo da Intercambiabilidade Limitada haver uma certa porcentagem de peas que podero ser refugadas, j que ele baseia-se em clculos estatsticos! Geralmente aceita-se um valor de disperso mxima correspondente a 3, resultando em uma porcentagem de peas rejeitadas de 0,27%. Diferena bsica entre os dois mtodos: No mtodo da Intercambialidade limitada so usadas tolerncias das cotas parciais maiores do que as tolerncias parciais do mtodo da Intercambiabilidade Limitada!
A vantagem deste mtodo reside no fato de que, em muitas situaes, mais barato retrabalhar uma porcentagem pequena de peas do que usinar todo o lote em condies mais apertadas a fim de se garantir que em todas as peas, a dimenso do

5. Cadeias de Dimenses

- 105 -

componente resultante esteja dentro dos limites pr-estabelecidos. Clculos: Tolerncia Resultante: As tolerncias so calculadas utilizando-se a regra da teoria das probabilidades: A soma das varincias das tolerncias das cotas parciais igual variana da tolerncia da cota resultante, ou seja

= + + ... = i2
2 R 2 1 2 2 2 n i= 1

(5.5)

R2 = Varincia da tolerncia da cota resultante (R = Desvio padro da tolerncia da


cota resultante),

i2 = Varincias das tolerncias das cotas parciais (1,2, i = Desvios padro das
tolerncias das cotas parciais). A distribuio de freqncias das tolerncias pode ser calculada por

k=

(5.6)

onde k um parmetro que caracteriza a lei de distribuio terica de freqncia da tolerncia t. Para a maioria dos casos prticos pode-se adotar os seguintes valores para k: k = 3 Lei das probabilidades iguais (distribuio retangular); 2 k = 6 Lei das probabilidades de Simpson (distribuio triangular) e 2 k = 9 Lei de Gauss (distribuio normal). A anlise do processo de fabricao determinar qual tipo de distribuio de freqncias o mais adequado. Aplicando-se a Eq. (5.6) na Eq. (5.5) tem-se
2

5. Cadeias de Dimenses

- 106 2 2

tn t R t1 t 2 = + + ....+ K R K1 K2 Kn
ou

(5.7)

tR = kR

ti i=1 K i
n

(5.8)

Se todos os componentes da cadeia dimensional forem fabricados com a mesma lei de variao de disperso, tem-se k = k1 = k2 = .... = kn = k. Assim, a Eq. (5.8) torna-se

tR =

t
i=1

2 i

(5.9)

O Exemplo abaixo mostrar uma comparao entre os dois mtodos: 2) Considere o Exemplo 1 (Pgina 102). Supe-se que a tolerncia da cota parcial de 24 mm seja desconhecida. Deseja-se determinar o valor da tolerncia desta cota, considerando-se o mtodo da intercambiabilidade limitada. Soluo: Tolerncia da Cota Resultante tR = 0,220 mm; Tolerncia da Cota de 25 mm t25 = 0,150 mm; Tolerncia da Cota de 24 mm t24 = ?; Usando-se a Eq. (5.9):
2 2 t = t 25 + t 24 2 R
2 0,220 = 0,150 2 + t 2 24

Assim, t24 = 0,161 mm.

Observe: A tolerncia da cota de 24 mm que era de 0,070 mm passou para 0,161 mm. Ou seja, ao se utilizar o mtodo da intercambiabilidade limitada, permitiu-se uma grande abertura na tolerncia!

5. Cadeias de Dimenses

- 107 -

Afastamentos Aps o clculo da tolerncia, pode-se calcular os afastamentos utilizando-se as Equaes (5.3) ou (5.4). Deve-se calcular somente um dos afastamentos atravs de uma destas equaes. O outro afastamento dever ser calculado a partir da tolerncia e do afastamento pr-calculado. Exemplo: 3) Calcular os afastamentos do Exemplo 2:

t24 = 0,161 mm;


Afastamento Superior de t24: AS24 = AS+ - Ai- = 0,200 - (-0,050) = 0,250 mm. Afastamento Inferior de t24: 0,161 = 0,250 - Ai24;

Ai24 = 0,089 mm
Obs.: Poderia ter sido calculado o afastamento inferior pela Eq. (5.4) e o afastamento superior atravs da tolerncia. Os resultados obtidos dos afastamentos seriam distintos dos calculados acima. Montagens: Assim, como no caso da Intercambiabilidade total, a anlise da Eq. (5.8) leva a uma indeterminao das tolerncias das cotas parciais, quando se tem a tolerncia da cota resultante pr fixada. Para se eliminar esta indeterminao, supese em primeira aproximao que todas as cotas parciais tero a mesma tolerncia mdia

t med = KR

tR n 2 K med

Exemplo Final: Aplicao dos Mtodos de Intercambialidade Total e Limitada


Determinar a tolerncia tD da largura D da Fig. 5.4, para que a folga entre os blocos A, B, C e a largura D seja de no mximo 1 mm. Os blocos e a largura D tm as seguintes caractersticas:

5. Cadeias de Dimenses

- 108 Distribuio de Freqncias Tipo K 9 6 3 9


2

Pea

Dimenso (mm)

A B C D

75,000 0,050 150,000 0,100 100,000 0,080 325,5 tD

Normal Triangular Retangular Normal

Folga mxima - no determinada Folga mnima = zero

Td

Figura 5.4: Montagem de trs blocos em um canal: Clculo da tolerncia resultante Td a tolerncia Soluo:

1. Mtodo da Intercambialidade Total:


Tolerncia da folga: 0 a 1,0 mm tF = 1,0 mm; Pela Eq. (5.2): tF = tA + tB + tC + tD Assim,

1 = 0,1 + 0,2 + 0,16 + tD

tD = 0,540 mm

D = 325,5000,270 mm

2. Mtodo da Intercambiabilidade Limitada


Tolerncia da folga: 0 a 1,0 mm tF = 1,0 mm; Como as dimenses parciais tm distribuies distintas, deve-se utilizar a Eq. (5.8)

5. Cadeias de Dimenses

- 109 2

tF = kF
Assim,

2 2 2 ti 1 0,16 0,1 0,2 tD _ 3= 9 + 6 + 3 + 9 i=1 K i n

tD = 0,924 mm

D = 325,5000,460 mm

ANLISE: O mtodo da Intercambiabilidade Limitada resulta em uma tolerncia para a cota parcial (D) 71% mais aberta que o mtodo da Intercambiabilidade total.

Potrebbero piacerti anche