Sei sulla pagina 1di 18

FACULDADES INTEGRADAS SIMONSEN - FIS COORDENAO DE INICIAO CIENTFICA

RELATRIO PARCIAL A EVOLUO DA LIDERANA AO LONGO DO TEMPO

AUTORA: FABIULA FERNANDES DE SOUZA

Rio de Janeiro Setembro/2012

FACULDADES INTEGRADAS SIMONSEN FIS COORDENAO DE INICIAO CIENTFICA

Relatrio Parcial apresentado em cumprimentos ao Projeto de Iniciao Cientifica A Evoluo da Liderana ao longo do Tempo da Faculdades Integradas Simonsen.

Orientador: Professor Max William Coelho Moreira de Oliveira, Mestre em Engenharia de Produo.

Rio de Janeiro Setembro/2012

Contedo
Introduo ............................................................................................................................................ 4 Reviso da Literatura ............................................................................................................................ 5 Conceitos de Liderana .................................................................................................................... 5 Materiais e mtodos: ........................................................................................................................... 7 Resultados Parciais Obtidos ................................................................................................................. 7 Teoria da abordagem clssica da administrao .............................................................................. 8 Teoria clssica ................................................................................................................................... 9 Teoria das Relaes Humanas ........................................................................................................ 11 Liderana como um fenmeno de influncia interpessoal. ..................................................12 Liderana como um processo de reduo da incerteza de um grupo. .................................13 Liderana como uma relao funcional entre lder e subordinados. ....................................13 Liderana como um processo em funo do lder, dos seguidores e de variveis da situao.13 Teoria dos traos de personalidade: ......................................................................................13 Teoria sobre os estilos de liderana: .....................................................................................14 Teoria situacionais da liderana: ............................................................................................14 Teoria da Burocracia ....................................................................................................................... 15

Resumo Esta pesquisa abordou o processo da evoluo da liderana ao longo do tempo, traando um paralelo sobre os conceitos de liderana encontrados nas diversas teorias da administrao desde que esta foi entendida como cincia, at os dias atuais a fim de chegar a uma definio do perfil ideal do lder nas organizaes. As organizaes buscam cada vez mais ganhar o mercado competitivo e com uma boa liderana servira de vantagens dentro de um mundo cada vez mais globalizado. A liderana a capacidade de influenciar pessoas a cumprir suas metas fazendo com que a organizao atinja seus objetivos. Os dados foram coletados atravs de pesquisas bibliogrficas e os resultados foram apresentados em cada teoria da administrao pesquisadas at o presente momento. Texto

Introduo

Diante de um mundo to globalizado onde as barreiras comerciais tornaramse um empecilho to pequeno, organizaes buscam cada vez mais ganhar o mercado competitivo, desta forma as organizaes criam estratgias que venham atrair mais consumidores, porm o problema como criar estas estratgias. Sabese que, para criar algo precisa-se de criatividade e visando isso que organizaes empresarias em todo mundo buscam mais e mais recursos humanos competentes para a execuo desta tarefa. Sendo assim a palavra que se encontra em constante foco no mundo empresarial chama-se liderana. E o que liderana se no a capacidade de influenciar pessoas a fazer aquilo que devem fazer. Desde a antiguidade existem lderes, ou seja, pessoas que atravs de determinados atributos conseguiram guiar pessoas a um objetivo, a um ideal. Podemos observar isto na Bblia quando Moiss liderou os hebreus na fuga do Egito at que se chegasse terra prometida. Verificamos tambm na historia da humanidade atravs de um jovem chamado Alexandre que liderou as tropas gregas em vrias batalhas transformando a Grcia em um dos maiores imprios da antiguidade, estes so apenas alguns exemplos dentro de tantos outros de lderes que em suas pocas obtiveram xito. Desde que a administrao foi entendida como

cincia, vrias teorias surgiram sobre o lder ideal, sendo que tais conceitos evoluram com o tempo chegando ao mundo contemporneo onde muitas empresas possuem dificuldade em identificar o tipo de lder ideal. Sendo assim este projeto visa abordar a evoluo do lder desde os tempos da administrao cientifica at os dias de hoje para definir qual o perfil ideal do lder que atende as demandas atuais.

Reviso da Literatura

Conceitos de Liderana Vejamos o que alguns autores falam a respeito de liderana: De acordo com Bergamini (1994, p. 88) o conceito de liderana pode variar de autores e dentro das organizaes podem ter alguns significados diferentes, "constata-se que a maior parte dos autores conceitua liderana como processo de influncia de um individuo sobre outro individuo ou grupo, com vistas realizao de objetivos em uma situao dada".

Segundo Maximiano: (2008, p.277)

Liderana o processo de conduzir as aes ou influenciar o comportamento e a mentalidade de outras pessoas. Liderana a realizao de metas por meio da direo de colaboradores. A pessoa que comanda com sucesso seus colaboradores para alcanar uma finalidade especifica um lder.

O lder vai adaptar seus estilos de liderana e seus valores de acordo com a situao ou o grupo. Fiedler (apud BERGAMINI, 1994, p.52) afirma que:

A liderana , por definio, um relacionamento interpessoal, no qual poder e influencia so desigualmente distribudo de tal forma que uma pessoa seja capaz de dirigir e controlar os seus prprios. Em tal relacionamento, entre lder e seus membros, a personalidade do lder est pronta para determinar, em grandes parte, a medida em que ele pode influenciar o comportamento do seu grupo.

Para Kwasnicka (1989, p.99) A liderana estabelece objetivos, porm ao faz-lo, leva em considerao o que j foi previamente determinado pela organizao. Hemphill & Coons (1957, p.7) afirma que: Liderana o comportamento de um indivduo quando est dirigindo as atividades de um grupo em direo a um objetivo comum. Segundo Janda (1960, p.35) liderana :
um tipo especial de relacionamento de poder caracterizado pela percepo dos membros do grupo no sentido de que outro membro do grupo tem o direto de prescrever padres de comportamento na posio daquele que dirige, no que diz respeito sua atividade na qualidade de membro do grupo.

Tannenbaum, Weschler & Massarik (1961, p. 24) afirma que a liderana uma influncia pessoal, exercida em uma situao e dirigida atravs do processo de comunicao, no sentido do atingimento de um objetivo especfico ou objetivos.

Liderana uma interao entre pessoas na qual uma apresenta informao de um tipo e de tal maneira que os outros se tornam convencidos de que seus resultados sero melhorados caso se comporte da maneira sugerida ou desejada (Jacobs, 1970, p.232).

Stogdill (1974, p.411) estabelece que a liderana o incio e a manuteno da estrutura em termos de expectativa e interao. Para Katz & Kahn (1978, p. 528) Liderana o incremento da influncia sobre e acima de uma submisso mecnica com as diretrizes rotineiras da organizao. Segundo Rouch & Behling (1984 p.46) liderana o processo de influenciar as atividades de um grupo organizado na direo da realizao de um objetivo. Liderana a capacidade de influenciar um grupo de pessoas, fazendo com que esse grupo atinja resultados e se transformem em uma equipe, fazendo com que essa equipe alcance as metas estabelecidas pela organizao.

Materiais e mtodos: A metodologia utilizada esta sendo realizada atravs de pesquisas bibliogrficas, que permitem que se tome conhecimento de material relevante, tomando-se por base o que j foi publicado em relao ao tema e fazendo uso de fontes secundrias pois as esmas vem acompanhadas de manifestaes crticas de interesses para o presente trabalho, de modo que se possa delinear uma nova abordagem sobre o mesmo, chegando a concluses que possam servir de embasamento para pesquisas futuras. At o presente momento foram pesquisados os diversos conceitos trabalhados nas teorias da administrao, delimitando-se o conceito temporal em que cada tipo de liderana surgiu investindo-se em literaturas consagrados que existem dentro das mesmos conforme as seguintes linhas de pensamento a saber: Teoria da Administrao Cientifica, Teoria Clssica, Teoria das Relaes Humanas e Teoria da Burocracia. Como se trata de um relatrio parcial esta autora explorou os dados e informaes coletados at ento pesquisados.

Resultados Parciais Obtidos

Teoria da abordagem clssica da administrao A Teoria da administrao cientifica teve como seu precursor Taylor ele visa organizao em termos de estrutura, forma e disposio das partes, e o interrelacionamento. Esta aumenta a produtividade da empresa por meio do aumento de eficincia no nvel operacional. A escola da administrao cientifica tem nfase nas tarefas (diviso do trabalho no nvel operrio), abordagem de baixo para cima (do operrio para o supervisor e gerente) e existncia de supervisores por especialidade. Tambm visava diviso do trabalho para a execuo da menor variedade de funes (administrao funcional).

Antes da administrao cientifica o supervisor deixava ao critrio de cada operrio a escolha do mtodo de execuo de seu trabalho para encorajar sua iniciativa. Com a administrao cientifica ocorre uma repartio de responsabilidade: A gerencia fica com o planejamento (estudo do trabalho do operrio e o estabelecimento do mtodo de trabalho) e a superviso (assistncia continua ao trabalhador durante a produo). Enquanto o trabalhador fica somente com a execuo do trabalho a gerncia pensa enquanto o trabalhador executa. Podemos verificar que na administrao cientifica Taylor enfatiza o papel monocrtico do administrador: "A acelerao do trabalho s pode ser obtida por meio da padronizao obrigatria dos mtodos, da adoo obrigatria de instrumentos e das condies de trabalho e cooperao obrigatrias. E essa atribuio de impor padres e forar a cooperao compete exclusivamente gerncia". Como as ideias de Taylor se desenvolveram em uma poca que era explcita as expanses da indstria, junto vieram s linhas de montagens de Henri Ford (1863-1947) foi o maior divulgador e precursor da produo em massa e das linhas de montagem (fordismo), apesar de no ter sido o inventor da linha de montagem. Foi responsvel por popularizar um produto, que na poca eram destinados apenas a alguns poucos milionrios: o automvel., conforme diz Maximiano (2007, p.56). Os principais objetivos da obra administrao cientfica so: 1) Substituio do empirismo para uma denominada cincia do trabalho; 2) Busca da cooperao entre os trabalhadores; 3) Seleo do perfil correto de cada indivduo para cada funo especfica; 4) Diviso de trabalho e responsabilidade entre a alta administrao e os demais trabalhadores (Maximiano, 2008). Tendo em visto o foco na liderana os objetivos de Taylor descritos acima, podemos estabelecer relao com a liderana, essa relao se torna mais explicita no item 4 onde detalhadamente estabelecida a diviso do trabalho e as responsabilidades dos lideres e liderados.

Verificamos ainda que a liderana praticada era a autocrtica, pois os lderes planejavam e controlavam enquanto que os operrios executavam de modo que os mtodos estabelecidos pelos lideres eram as melhores maneiras de executarem a tarefa sem que houvesse questionamento quanto ao mtodo aplicado.

Teoria clssica

O personagem mais importante que sistematizou e divulgou as ideias da teoria clssica foi o engenheiro Henry Fayol ele considerava a empresa um sistema racional de regras e autoridade e essa ideia aplicam-se a qualquer tipo de organizao. Segundo Maximiano (2008, p. 73) os colaboradores de uma organizao necessitam de ordens para saber o que fazer, suas aes precisam de coordenao e suas tarefas precisam de controle gerencial. Esse o papel dos lderes na viso de Fayol. Administrar planejar, organizar; executar; liderar e controlar. Sendo assim temos que a administrao um processo de tomada de deciso tal como a liderana diante de uma situao onde o lder tem a necessidade de tomar tais medidas a fim de alcanar os objetivos propostos. A liderana segundo Fayol pode ser relacionada com planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar. O trabalho do lder consiste em tomar decises, estabelecer metas, definir diretrizes e atribuir responsabilidades aos liderados. No comando o lder tem que manter os funcionrios em atividade em toda a empresa, na coordenao o lder tem que reunir unificar e harmonizar toda a atividade e esforos, no controle o lder tem que cuidar para que tudo se realize de acordo com os planejamentos e as ordens. A teoria clssica se caracterizava pela nfase na estrutura que a organizao deveria possuir para ser eficiente, temos que a administrao um todo do qual a organizao uma das partes onde as pessoas interagem entre si para alcanar objetivos especficos.

Organizao como funo administrativa parte do processo administrativo e significa o ato de organizar, estruturar, e alocar os recursos, definir os rgos incumbidos de sua administrao e estabelecer as atribuies e relaes entre eles. Na teoria clssica temos a liderana centralizada onde a concentrao de autoridade est no topo da hierarquia da organizao. Fayol defendia a necessidade de um ensino organizado e metdico da administrao de carter geral para formar administradores. A teoria clssica pouco avanou em termos de uma teoria da organizao, pois para Fayol a organizao abrange o estabelecimento da estrutura e da forma, sendo portanto esttica e ilimitada. A estrutura organizacional constitui uma cadeia de comando, ou seja uma linha de autoridade que interliga as posies das organizaes e define que se subordina a quem, esta cadeia de comando tambm denominada cadeia escalar, baseia-se no principio da unidade de comando, que significa que cada empregado deve se reportar a um s superior. A estrutura organizacional analisada de cima para baixo e do todo para as partes, ao contrario da administrao cientifica. Surge a departamentalizao na teoria clssica. A diviso do trabalho se d em duas direes: Vertical: A autoridade aumenta na medida em que sobe na hierarquia da organizao. Horizontal: Cada departamento ou seo passa a ser responsvel por uma atividade especifica e prpria (departamentalizao), ou seja a diviso do trabalho no sentido horizontal que assegura homogeneidade e equilbrio.

Teoria das Relaes Humanas

Com o surgimento da escola de relaes humanas a teoria da administrao passa por uma evoluo a nfase agora passa a ser dada aos estudos de grupos

informais, satisfao do empregado, tomada de deciso do grupo e estilos de liderana, ou seja valoriza-se as pessoas. A abordagem humanstica da administrao comeou no 2 perodo de Taylor, porm s em 1930 que recebeu enorme ateno nos Estados Unidos, devido as suas caractersticas democrticas. Na escola das relaes humansticas o foco do movimento recai mais sobre o grupo do que o individuo e mais sobre a democracia do que sobre a liderana autocrtica. A teoria das relaes humanas procura solucionar algumas deficincias da teoria clssica, segundo Kwasnicka (1989, p. 72) so eles: Conformismo,objetivos obscuros, crescimento descontrolados, rigidez, especializao dos problemas e perda da motivao. Elton Mayo reconhecido como o Pai das relaes humanas, por meio das experincias de Hawthorne e outras descobertas ele foi capaz de demonstrar que um tratamento respeitvel e mais humano aos empregados trar muito mais benefcios para a organizao ao longo dos anos. Com suas experincias Mayo deslocou o foco de interesses da administrao da organizao formal para os grupos informais e suas inter-relaes, bem como dos incentivos monetrios para os psicossociais. Mayo verificou que com a liderana democrtica, os funcionrios passaram a participar do processo de deciso e isso fez com que ele se sentissem motivados a ponto de aumentarem a produo cada vez mais. Segundo Mayo o lder deve ser treinado para desenvolver sensibilidade e percepo para compreender melhor as pessoas.

[...] Entretanto, imaginava-se que na maior parte das vezes o tipo de liderana mais eficaz, seria aquele denominado democrtico, no qual o subordinado teria ampla possibilidade de opinar sobre o prprio trabalho, contribuindo para o seu aperfeioamento, bem como estaria sujeito a um controle por resultados e nunca por superviso cerrada. (MOTA, 2000, P. 24)

A teoria clssica tratou superficialmente a liderana, pois a mesma enfatizou a autoridade formal ou seja considerava somente as chefias nos nveis hierrquicos

superiores o que diferenciou da teoria das relaes humanas que constatou que a liderana influncia no comportamento das pessoas. O experimento de Hawthorne demonstrou a importncia do grupo sobre o desempenho individual e ento comeou os estudos sistemticos sobre a organizao informal. Mayo diz que:

O desempenho das pessoas depende muito menos dos mtodos de trabalho, segundo a viso da administrao cientifica, do que os fatores emocionais ou comportamentais. Destes, os mais poderosos so aqueles decorrentes da participao do trabalhador em grupos sociais. (MAXIMIANO, 2008, p.213).

Tais experimentos fez com que os administradores reconhecessem que para a organizao obter xito seria necessrio mudar as atitudes em relao aos trabalhadores, pois fazia- se necessrio considerar o comportamento humanos. Segundo a Teoria das relaes humanas, a funo do lder a de ajudar os liderados a atingir os objetivos da organizao, mediante a cooperao entre os mesmos. Segundo Motta (2000, p.24) O tipo de liderana mais eficaz seria a democrtica, no qual o subordinado teria ampla possibilidade de opinar sobre o prprio trabalho,contribuindo para o seu aperfeioamento. Mayo com seus experimentos teve o mrito de demonstrar a existncia de lderes informais que atendia as necessidades das organizaes, mantinham o controle do grupo e cumprirem as normas, colaborando para que o grupo passe a atuar como um grupo social coeso e integrado. Chiavenato (2004, p.122) afirma que o administrador precisa conhecer a natureza humana e saber conduzir as pessoas, isto liderar. A teoria das relaes humanas visualiza a liderana sob alguns aspectos tais como: Liderana como um fenmeno de influncia interpessoal. Liderana uma relao onde o lder procurara produzir intencionalmente o comportamento que deseja no liderado.

Liderana como um processo de reduo da incerteza de um grupo. O grupo escolhe como lder uma pessoa que lhes possam dar orientaes na hora de escolher as melhores solues para poder ajudar a empresa a atingir sua meta, e isto uma reduo de incerteza do grupo, pois os funcionrios passam a ter uma pessoa para ter apoio. Sendo assim o lder um tomador de deciso ou o que ajuda o grupo a tomar a melhor deciso e a liderana um conjunto de aes que ajudam a empresa a caminhar em direo aos seus objetivos. Liderana como uma relao funcional entre lder e subordinados. A liderana uma funo que ir suprir a necessidade em determinadas situaes e consiste em uma relao entre o individuo e o grupo. Liderana como um processo em funo do lder, dos seguidores e de variveis da situao. Conforme endosso de Chiavenato:

Liderana o processo de exercer influncia sobre pessoas ou grupos nos esforos para realizao de objetivos em uma determinada situao. A liderana existe em funo das necessidades existentes em determinada situao, ou seja, da conjugao de caractersticas pessoais do lder, dos subordinados e da situao que os envolve. Trata-se de uma abordagem situacional. O lder a pessoa que sabe conjugar e ajustar todas essas caractersticas. Assim, no h um tipo nico e exclusivo para cada situao. (Chiavenato, 2004, p.145).

A teoria das relaes humanas classificou a liderana em trs grupos a saber: Teoria dos traos de personalidade: O lder aquele que possui alguns traos especficos de personalidade que o diferencia das demais pessoas,este apresenta caractersticas marcantes de personalidade atravs das quais consegue influenciar as demais pessoas.

Em suma um lder deve evidenciar atributos como confiana, ousadia, flexibilidade e ter viso do futuro para que possa ter a minma condio de sucesso. Teoria sobre os estilos de liderana: A liderana estudada em funo do comportamento do lder em relao aos seus subordinados. Aqui a teoria visa quilo que o lder faz, ou seja, o seu estilo de comportamento para liderar. Nesta encontramos trs estilos de liderana:

autocrtica, liberal e democrtica. A autocrtica o lder impe suas ordens onde a nfase se d no lder; a liberal o lder deixa o grupo tomar as decises nfase nos subordinados e a democrtica o lder e seus subordinados tomam a deciso juntos nfase no lder e subordinados.

Teoria situacionais da liderana: A liderana deve se ajustar de acordo com a situao. Segundo Chiavenato (2004, p.125)

Na prtica, o lder utiliza os trs processos de liderana,de acordo com a situao, com as pessoas e com a tarefa a ser executada. O lder tanto manda cumprir ordens, como consulta os subordinados antes de tomar uma deciso, como sugere a maneira de realizar certas tarefas: ele utiliza a liderana autocrtica, democrtica e liberal. O desafio da liderana saber quando aplicar qual estilo, com quem e em que circunstncias e atividades.

Conclui-se que a teoria das relaes humanas abriu novos horizontes teoria da administrao, pois esta verificou que o sucesso da organizao depende diretamente das pessoas e o meio como so tratadas e gerenciadas. O administrador deve saber liderar, comunicar, motivar e conduzir as pessoas ou seja o sucesso da organizao est na liderana. Neste contexto, a liderana esta voltada para as pessoas buscando de forma respeitosa, amigvel e confiante atingir os objetivos da organizao

Teoria da Burocracia Max Weber (1864-1920), socilogo alemo, foi o criador da Sociologia da Burocracia. A Teoria da Burocracia desenvolveu-se dentro da Administrao ao redor dos anos 40, em funo principalmente do conflito entre as teorias clssicas e das relaes humanas. A burocracia uma forma de organizao humana que se baseia na racionalidade, isto , na adequao dos meios aos objetivos pretendidos, a fim de garantir a mxima eficincia possvel no alcance desses objetivos. Weber se preocupou mais com a organizao formal. Segundo esta teoria a organizao vista como uma unidade social grande e complexa, onde se integram muitos grupos sociais e sua nfase est na analise das organizaes. Esta caracteriza o homem organizacional. Chiavenato (2004, p. 300) afirma que:

A burocracia surgiu como uma resposta criativa a uma era radicalmente nova e constitui durante muito tempo a organizao ideal para os valore e necessidades da era vitoriana que se caracteriza pela permanncia, estabilidade e quase ausncia de mudana.

O principio da hierarquia Os cargos obedecem a uma hierarquia de importncia e essa hierarquia conhecida pelos elementos que os diferenciam. Esses elementos so o poder do mando e o valor da remunerao atribudo ao cargo. Hierarquia: o sistema est organizado em pirmide, sendo as funes subalternas controladas pelas funes de chefia, de forma a permitir a coeso do funcionamento do sistema.

Baseando nas informaes j citadas, podem-se dividir as organizaes burocrticas em duas categorias: Organizao burocrtica rotineira Possui atividades repetitivas e so praticamente imutveis, tende a seguir as regras estabelecidas, a qual corrompe o nvel de motivao dos colaboradores; Organizao burocrtica complexa O problema se agrava na liderana e motivao, pois falta liberdade inovao e criatividade. Weber define a Burocracia como um tipo de poder suficiente para a funcionalidade eficaz das estruturas organizacionais, ou seja a organizao eficiente por excelncia e para atingir essa eficincia a burocracia precisa detalhar antecipadamente e nos mnimos detalhes como os objetivos devero ser efetuados. A Caracterstica principal esta na racionalidade do ponto de vista das

atividades desempenhadas na organizao. Na Burocracia, a liderana se d atravs de regras impessoais e escritas numa estrutura hierrquica. H uma diviso sistemtica do trabalho, do direito e do poder, estabelecendo as atribuies de cada participante, os meios de obrigatoriedade e as condies necessrias. Cada participante passa a ter o seu cargo especfico, as suas funes especficas e a sua especfica esfera de competncia e de responsabilidade. Cada participante deve saber qual a sua tarefa, qual a sua capacidade de comando sobre os outros e, sobretudo, quais so os [imites de sua tarefa, direito e poder, para no ultrapassar esses [imites, no interferir na competncia alheia nem prejudicar a estrutura existente. Assim, as incumbncias administrativas so altamente diferenciadas e especializadas e as atividades so distribudas de acordo com os objetivos a serem atingidos. Existem chefes no burocrticos: indicam e nomeiam os subordinados, estabelecem as regras, resolvem os objetivos que devero ser atingidos. Geralmente so eleitos ou herdam sua posio, como por exemplo os presidentes, os diretores e os reis. Esses chefes (no burocrticos) da organizao desempenham o importante papel de estimular a ligao emocional e mesmo irracional dos participantes com a racionalidade. A identicao com uma pessoa, um lder ou um chefe inui psicologicamente, reforando o compromisso com a organizao (imagem concreta/ afetuosa).

A ausncia ou morte de um chefe no burocrtico da organizao o nico indivduo perante o qual as identicaes so pessoais, e no burocrticas provocam uma crise, a chamada crise de sucesso, que geralmente acompanhada de um perodo de instabilidade. O lder burocrtico necessita de algumas caractersticas tais como: Personalidade bastante flexvel, com alta resistncia frustrao, capacidade de adiar as recompensas e um permanente desejo de realizao. Um lder deve-se aculturar e se enriquecer de conhecimentos cientficos que o permitam transformarem a liderana da arbitrariedade na liderana da conscincia e da cincia. Os processos motivacionais e de liderana requerem comprometimento com o prximo, com sua vida, dentro ou fora da organizao.

Referencia Bibliogrfica

BERGAMINI, C. W., Liderana Administrao do Sentido (1O ed.), S. P., Editora Atlas S. A., 1994. FIEDLER, F. E., A theory of a Leadership effectiveness, N. Y., Mc-Graw-Hill Book Company, 1967. JANDA, K. F., Towards the explication of concept of leadership in terms of concept of pawer, U. S. A., Human Relations, 1960. JACOBS, T. O., Leadership and exchange in formal organizations, Alexandria, VA: Human Resources Organization, 1970. KATZ, D. & Kahn, R. L., Psicologia Social das Organizaes, S. P., Editora Atlas S. A., 1966.
MAXIMIANO, Antnio Csar Amaru, Teoria Geral da Administrao. Da Revoluo Urbana a Digital. So Paulo,: Atlas,2008. MOTA, Fernando C. P. Teoria Geral da Administrao. Uma introduo. So Paulo; Pioneira, 1998.

Chiavenato, Idalberto. Teoria Geral da Administrao. So Paulo: Elsever, 2004.

http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/organizacoes-burocraticas/23425/ http://www.ebah.com.br/content/ABAAAA9-8AF/teoria-burocracia http://claudioconsultoria.files.wordpress.com/2010/02/apostila-de-tga-unipac.pdf

Potrebbero piacerti anche