Sei sulla pagina 1di 9

CARACTERIZAO GEOAMBIENTAL DO PLANALTO CUESTIFORME DA IBIAPABA CEAR

CARACTERIZAO GEOAMBIENTAL DO PLANALTO CUESTIFORME DA IBIAPABA CEAR

Francisco Leandro de Almeida Santos Universidade Estadual do Cear leogeofisico@gmail.com Marcos Jos Nogueira de Souza Universidade Estadual do Cear marcosnogueira@uece.br EIXO TEMTICO: GEOMORFOLOGIA E COTIDIANO Resumo O Planalto da Ibiapaba est situado na poro ocidental do Cear, no limite com o estado do Piau, representando a borda oriental da bacia sedimentar do Parnaba. Trata-se de um relevo dissimtrico com feio cuestiforme apresentando um reverso suave em direo oeste e um front escarpado para leste expressando o trabalho da eroso diferencial orientada pela resistncia desigual das rochas em face aos processos desnudacionais. A ocorrncia de chuvas orogrficas no setor setentrional do Planalto potencializa a existncia de um verdadeiro enclave de mata mida no meio semirido. No sentido oeste e para o sul, a semiaridez configura-se como o principal condicionante ambiental denotando um recobrimento vegetacional de carrascos e caatingas. Nesse sentido, a anlise integrada da paisagem busca entender a dinmica da natureza no mbito das interconexes estabelecidas entre os componentes geoambientais atuando como subsdio para avaliar as condies de uso e ocupao da terra e as implicaes ambientais derivadas. A presente pesquisa tem por objetivos discutir sobre a conservao dos recursos naturais e sua degradao atravs de procedimentos inadequados de prticas agrcolas sob a tica da compartimentao geoambiental; investigar a capacidade de suporte dos sistemas ambientais em relao as suas potencialidades e limitaes de uso e atravs da anlise geoambiental, estabelecer delimitaes de uso e ocupao do territrio. O trabalho tem como procedimento metodolgico pesquisa de campo, reviso bibliogrfica e interpretao de imagens de sensoriamento remoto. Aps as discusses sobre a morfodinmica da paisagem, foram apresentados os principais impactos ambientais gerados pelo uso inadequado dos recursos naturais a partir da implantao da atividade agrcola. Palavras-chave: Compartimentao Geoambiental, impactos da atividade agrcola, uso e ocupao do territrio.

Abstract The Ibiapaba plateau is situated in the northwest sector of the State of Cear, bordering the State of Piau, representing the western border of the sedimentary basin of the Parnaba river. It is basically a dissymmetric relief featuring tilted plateau and presenting a smoother reverse toward the west and a craggy front toward the east revealing the different work of erosion carried out by the unequal resistance of the rocks facing a completely erosion process. The occurence of relief rainfall in the northern part of the plateau makes it possible the existence of a true enclave of damp forest right in the middle of the semi arid. Heading west and south, the semi arid configures as the main environmental conditioning denotating a vegetation rediscovery of carrascos and caatingas. Withing this context, the integrated analysis of the landscape seeks to understand the dynamics of nature in the scope of interconnection established among the geo-enviromental components functioning as subsidy
301 REVISTA GEONORTE, Edio Especial, V.2, N.4, p.301 309, 2012.

CARACTERIZAO GEOAMBIENTAL DO PLANALTO CUESTIFORME DA IBIAPABA CEAR

to evaluate the conditions of using and occupying the land and its derived environmental implications. This survey focuses on the discussion over the conservation of natural resources and their degradation through inadequate procedures of agricultural practices from the geo environmental compartmentalization standpoint, investigate the capacity of holding the environmental systems in relation to their potentiality and limitations of using and through the geo-enviromental analysis, establishing delimitation of using and occupation of the territory. The survey applied the methodological procedures such as field research, bibliographical review and interpretation of remote sensing images. Following the discussions on the landscape morphodynamic, it was stressed the major environmental impacts produced by the inadequate use of natural resources starting from the implementation of agricultural activity. Keywords: geo-environmental compartmentalization, impacts over agricultulral activity, use and occupation of land. Justificativa e Problemtica

A compartimentao geoambiental realizada na pesquisa possui relevncia para a sociedade no sentido de promover diretrizes para o ordenamento territorial atravs do planejamento. Nesse vis, podem-se identificar as condies de uso e ocupao da terra e as implicaes ambientais derivadas. O presente trabalho baseia-se em critrios estabelecidos por Tricart (1977) para avaliar a ecodinmica das paisagens com as noes de instabilidade e estabilidade ambiental atravs da relao morfognese x pedognese destacando o componente morfogentico para a compreenso da evoluo da paisagem a partir da reconstruo dos processos erosivos numa viso de conjunto da natureza. O estudo dos processos morfogenticos demonstra a importncia que o fator climtico assume no condicionamento para a esculturao das formas do relevo (Christofolletti, 1980). Nesse sentido, o critrio geomorfolgico utilizado como guia para a anlise do ambiente, pois o relevo expressa a dinmica da paisagem, sobretudo, pela ao dos fatores exodinmicos no modelado das vertentes possibilitando assim, estabelecer condies de uso e ocupao dos recursos naturais no mbito de suas potencialidades e limitaes. A anlise geoambiental uma concepo integrada da natureza que conduz a uma percepo do meio em que vive o homem e onde se adaptam os demais seres vivos (Souza, 2007). O entendimento do jogo de relaes que se estabelecem entre os componentes geoambientais resulta numa questo estratgica para a anlise geoambiental integrada com base em referencial sistmico como instrumento capaz de estudar a morfodinmica da paisagem onde os condicionantes ambientais esto interconectados. Busca-se investigar as diferentes condies ecolgicas dos subsistemas ambientais relacionando com os processos de gnese e evoluo das paisagens. Nesse sentido, trata as implicaes geoambientais resultantes da expanso agrcola e os principais impactos por ela gerados.

302 REVISTA GEONORTE, Edio Especial, V.2, N.4, p.301 309, 2012.

CARACTERIZAO GEOAMBIENTAL DO PLANALTO CUESTIFORME DA IBIAPABA CEAR

Objetivos 1 Proceder a caracterizao geoambiental estabelecendo na rea em estudo critrios para o planejamento ambiental, promovendo o debate de questes que visam a conservao dos recursos naturais e a recuperao de reas degradadas pela expanso de prticas agrcolas inadequadas. 2 Avaliar a capacidade de suporte dos subsistemas ambientais caracterizando a ecodinmica da paisagem a partir de suas potencialidades e limitaes de uso. 3 Utilizar o contexto da anlise geoambiental como subsdio para delimitar as condies de uso e ocupao do territrio.

Material e Mtodo

Como referencial terico-metodolgico a pesquisa fundamenta-se na anlise geosistmica. Em uma escala compatvel com os fenmenos de interferncia antrpica com base em Bertrand (1972). Os procedimentos adotados cumpriram as seguintes etapas: 1) reviso bibliogrfica; 2) pesquisa de campo; 3) levantamento de dados e interpretao de imagens orbitais.

Resultados e Discusses O Planalto da Ibiapaba est situado na poro ocidental do Cear no limite com o estado do Piau configurando um importante compartimento do relevo nordestino e representando a borda oriental da bacia sedimentar do Parnaba atravs de um escarpamento abrupto para leste e um caimento topogrfico suave em sentido oeste configurando uma morfologia de cuesta.

303 REVISTA GEONORTE, Edio Especial, V.2, N.4, p.301 309, 2012.

CARACTERIZAO GEOAMBIENTAL DO PLANALTO CUESTIFORME DA IBIAPABA CEAR

Figura 1: Localizao da rea de estudo. Fonte: COGERH.

Segundo Ab Saber (2006, p. 80):

No devoniano, ainda vinculada plataforma afro-brasileira, a regio esteve sujeita a transgresses marinhas provenientes de oeste e noroeste, provavelmente em uma vasta enseada projetada a partir da faixa Paleozica da Amaznia Oriental. Na poca, boa parte do Cear Ocidental serviu de plataforma embasamento para a sedimentao marinha devoniana.

Nesse perodo, a ao erosiva desgastou grandes compartimentos do relevo brasileiro, sobretudo, as antigas estruturas pr-cambrianas propiciando a penetrao de mares epicontinentais preenchendo com expressivas coberturas sedimentares, as reas deprimidas onde se constituem as bacias intracrantnicas brasileiras.

304 REVISTA GEONORTE, Edio Especial, V.2, N.4, p.301 309, 2012.

CARACTERIZAO GEOAMBIENTAL DO PLANALTO CUESTIFORME DA IBIAPABA CEAR

Os ciclos de sedimentao da Bacia do Parnaba, dependentes dos movimentos eustticos, ocorreram em ritmos variados havendo perodos de interrupes nas aes deposicionais gerando discordncias na litoestratigrafia regional, visto que, os movimentos transgressivos ocorreram de forma alternada correspondendo a sequncia de pacotes sedimentares que foram acumulados desde o Silrio-Devoniano at o Cretceo, equivalentes s rochas predominantemente arenticas que apresentam-se sequenciadas atravs de um mergulho estratigrfico no sentido do eixo da bacia. Conforme Lima apud Petri e Fufaro (1973), a coluna litoestratigrfica da bacia composta pelas Formaes Serra Grande, Pimenteiras, Cabeas, Long, Poti, Piau, Pedra de Fogo, Motuca, Sambaba, Mosquito, Pastos Bons, Corda, Sardinha, Graja, Cod, Itapecuru e Pirabas. O soerguimento da borda oriental da bacia oriunda de aes diastrficas dependentes de movimentos epirogenticos havendo condies para o basculamento das camadas sedimentares por ajustes de isostasia formando-se um expressivo planalto sedimentar de estruturas ligeiramente inclinadas, caracterizando-o numa feio cuestiforme cuja morfologia est estreitamente vinculada com a estrutura geolgica. A partir do soerguimento da Bacia do Parnaba inicia-se a superimposio da drenagem em concordncia com o mergulho estratigrfico das camadas sedimentares. Segundo Penteado (1974, p.39):

Num relevo de cuestas, a drenagem organizada em funo da estrutura distinguindo-se os seguintes tipos de rios: Cataclinais ou Consequentes: Os que seguem a inclinao das camadas (mergulho). Segundo Davis, so os primeiros a se organizarem. Atravessam a depresso ortoclinal e cortam as camadas duras e terras quando entalham as camadas resistentes abrem gargantas (Perces). Ortoclinais ou Subseqentes: So paralelos direo das camadas e perpendiculares ao mergulho. Desenvolvem-se aps os primeiros e ao longo das camadas tenras. Aprofundando as rochas ternas, pem em ressalto as rochas duras, s quais do origem s cuestas. So, pois, adaptadas litologia. Desenvolvem, assim, as drepresses ortoclinais ou subseqentes. Anaclinais ou Obsequentes: So afluentes de 2 ordem. Correm em sentido inverso ao mergulho estratigrfico das camadas. So os rios anaclinais os responsveis pelo retalhamento do front da cuesta, dando origem aos perces anaclinais. Cataclinais de reverso ou Ressequentes ou Peneconsequentes: Afluentes dos ortoclinais ocorrendo segundo o mergulho das camadas, no reverso das cuestas. Originando-se no reverso das cuestas e correm para as depresses ortoclinais. No atravessam o front das cuestas. Entretanto, no recuo da cabeceira, podem romper o front situado a montante e capturar um rio ortoclinal que corre no sop da cuesta.

A superimposio hidrogrfica condiciona a evoluo da paisagem a partir do entalhamento da drenagem obsequente proporcionando uma escarpa festonada oriunda do ataque da eroso remontante resultando no recuo do front por circundesnudao e a ocorrncia de morros testemunhos na rea da depresso perifrica. Segundo Souza (1988, p. 82):
305 REVISTA GEONORTE, Edio Especial, V.2, N.4, p.301 309, 2012.

CARACTERIZAO GEOAMBIENTAL DO PLANALTO CUESTIFORME DA IBIAPABA CEAR

Ao longo da depresso perifrica no se constata a ocorrncia de testemunhos capeados pela Formao Serra Grande. Apenas margem direita do rio Acara, prximo cidade de Santana do Acara, registra-se um afloramento da Formao Serra Grande. Trata-se de uma faixa com cerca de 25Km de comprimento por 5 de largura preenchendo um graben.

Nesse contexto, comprova-se que o front se disps em uma abrangncia bem maior no passado, antes do recuo por circundesnudao, j que a rea situa-se adiante da vertente mantida por rochas que foram mais resistentes eroso possuindo a mesma identidade geolgica do capeamento arentico da Cuesta da Ibiapaba. Segundo Ab Saber (1949), tal fenmeno refere-se ao processo de formao de patamares de eroso deprimidos e perifricos na borda de bacias sedimentares. Nesse caso, a inciso desses processos no Planalto Cuestiforme da Ibiapaba possibilitou o surgimento de depresses perifricas resultantes do recuo pronunciado do front, exumando as rochas pertencentes ao embasamento cristalino que estavam recobertas pelos pacotes sedimentares da formao Serra-Grande. Segundo Souza (1988), estas rochas tm feies morfolgicas dissecadas com cristas perpendiculares escarpa.

Figura 2: Vista do escarpamento do Planalto da Ibiapaba no contato com a depresso perifrica. Fonte: SANTOS (2010).

O reverso entalhado pela drenagem consequente que flui na direo do eixo da bacia, confluindo com o rio Parnaba, destacando-se a rea de superimposio do rio Poti, que ao escavar a parte central da cuesta da Ibiapaba, proporcionou a abertura de uma garganta epignica, sobretudo, em
306 REVISTA GEONORTE, Edio Especial, V.2, N.4, p.301 309, 2012.

CARACTERIZAO GEOAMBIENTAL DO PLANALTO CUESTIFORME DA IBIAPABA CEAR

condies paleoclimticas midas nas quais o rio, com maior gradiente de energia, adquiriu poder de entalhe para seccionar a estrutura rochosa do front da cuesta.

Figura 3: Localizao do Boqueiro do Poti. Fonte: COGERH.

A vegetao primria que compe o planalto representada essencialmente por caatingas densas, carrascos e matas plvio-nebulares. Elas so reflexos das interaes dos fatores abiticos onde as diferentes condies ecolgicas repercutem como mecanismo para estabelecer as condies ecodinmicas, ou seja, os aspectos relacionados com a capacidade de suporte dos sistemas ambientais traduzidos em suas potencialidades e vulnerabilidades. H escassez dos recursos hdricos superficiais que em virtude da permeabilidade das formaes arenticas que compem o planalto propiciam a recarga do aqufero. Entretanto, a obteno de gua subterrnea dificultada pela profundidade do lenol de gua subterrneo. O setor setentrional do Planalto da Ibiapaba configura-se como um ambiente de exceo em relao ao domnio das caatingas semiridas, pois o obstculo topogrfico proporciona a ocorrncia de chuvas orogrficas a partir da ascenso de ventos midos provenientes de sudeste. As condies climticas midas permitem a fixao de uma expressiva mata de encosta caracterizando-se num verdadeiro brejo de altitude. Segundo Souza (1988), a pedognese proporcionou a formao de latossolos que foram revestidos primariamente pela mata plvio-nebular. As condies ambientais diferenciadas potencializaram a implementao da atividade agrcola desfigurando significativamente a vegetao primria havendo desequilbrios na dinmica natural do ambiente.
307 REVISTA GEONORTE, Edio Especial, V.2, N.4, p.301 309, 2012.

CARACTERIZAO GEOAMBIENTAL DO PLANALTO CUESTIFORME DA IBIAPABA CEAR

A agricultura a principal atividade econmica dos municpios situados no plat mido da cuesta ganhando destaque o setor de fruticultura onde as exportaes se destinam aos estados do Cear, Piau e Maranho. No entanto, o desmatamento indiscriminado conduz intensificao dos processos erosivos gerando o empobrecimento dos solos. A utilizao excessiva de agrotxicos comprometem a qualidade dos recursos hdricos com efeitos danosos para as populaes locais. A devastao da cobertura vegetal para fins agrcolas ocasiona a perda da biodiversidade, sobretudo, com a expanso da bananicultura em municpios como Tiangu e Ubajara. As implicaes geoambientais decorrentes da substituio do ambiente primrio manifestam-se em diferentes estgios de sucesso ecolgica. A medida em que ocorre a supresso da mata h o processo de dinmica regressiva do ambiente, pois o carrasco ganha espao com a degradao dos solos que possuem baixa fertilidade natural. Segundo Souza (2000), para o sul onde as condies de semiaridez se pronunciam, o escarpamento mais retilneo e as condies ecolgicas denunciam um recobrimento generalizado de caatingas. Os solos com predominncia de areias profundas limitam prticas agrcolas em virtude das deficincias edafoclimticas. As aes visando sustentabilidade podem ser utilizadas no mbito do planejamento ambiental. Nesse vis, a prtica do ecoturismo torna-se uma alternativa para possibilitar o uso racional dos recursos naturais. A exemplo do Parque Nacional de Ubajara, onde o percurso de trilhas ecolgicas com vistas para cascatas obsequentes e o telefrico que d acesso gruta denotam o aproveitamento legal das potencialidades paisagsticas.

Concluso

A presente pesquisa se props a proceder a caracterizao geoambiental do Planalto Cuestiforme da Ibiapaba entendendo como os componentes naturais se relacionam para a estruturao do geosistema e como as aes humanas interferem na evoluo morfogentica. A vegetao exprime resposta s interaes dos fatores abiticos atenuando os efeitos dos processos erosivos. A devastao da cobertura vegetal primria para fins agrcolas reflete a presso antrpica sobre os recursos naturais comprometendo o equilbrio dinmico do ambiente. Nesse sentido, os estudos integrados tornam-se estratgicos para apontar os vetores de degradao e estabelecendo critrios para a recuperao da qualidade ambiental.

308 REVISTA GEONORTE, Edio Especial, V.2, N.4, p.301 309, 2012.

CARACTERIZAO GEOAMBIENTAL DO PLANALTO CUESTIFORME DA IBIAPABA CEAR

Referncias bibliogrficas AB SABER, A. N. Megageomorfologia do Territrio Brasileiro In: GUERRA, A. J. T. e CUNHA (orgs.). Geomorfologia do Brasil. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006. ____________. Regies de circundesnudao ps-cretcea no Planalto Brasileiro. Boletim Paulista de Geografia. So Paulo, 1949. p. 1:1-21. BERTRAND, G. Paisagem e Geografia Fsica Global: esboo metodolgico. So Paulo: Instituto de Geografia da USP, 1972. (Caderno de Cincias da Terra, 13). CHRISTOFOLETTI, A. Geomorfologia. 2 edio. So Paulo: Edgard Blucher, 1980. PENTEADO, M. M. Fundamentos de Geomorfologia. Rio de Janeiro, IBGE, 1974. PETRI, S. FULFARO, V. J. Geologia do Brasil. So Paulo: TA Queiros/EDUSP, 1983. SOUZA, Marcos Jos Nogueira de. Bases naturais e esboo de zoneamento geoambiental do estado do Cear. In: LIMA, Luis Cruz (orgs.). Compartimentao territorial e gesto regional do estado do Cear. Fortaleza: Editora FUNCEME, 2000. ____________. Compartimentao Geoambiental do Cear. In: SILVA, Jos Borzacchiello da. CAVALCANTE, Tercia Corra. DANTAS, Eustgio Wanderley Corra (orgs.). Cear: um novo olhar geogrfico. Fortaleza: Edies Demcrito Rocha, 2007. ____________. Contribuio ao estudo das unidades morfoestruturais do Estado do Cear. Revista de Geologia (n 1). Fortaleza: Edies Universidade Federal do Cear, 1988. TRICART, Jean. Ecodinmica. IBGE. Diretoria Tcnica: SUPREN, 1977.

309 REVISTA GEONORTE, Edio Especial, V.2, N.4, p.301 309, 2012.

Potrebbero piacerti anche