Sei sulla pagina 1di 15

DISPOSITIVOS e COMPONENTES para COMANDOS ELTRICOS

O uso de dispositivos e componentes em instalaes eltricas tem aumentado exponencialmente nos ltimos anos, principalmente com a freqente preocupao com a segurana dos trabalhadores ou do usurio final, sem deixarmos de esquecer do prprio instalador ou do homem de manuteno. Alm disso, temos que levar em considerao, com os eletrnicos cada vez mais aplicados aos componentes e dispositivos a preocupao com a compactao (miniaturizao) dos componentes e sua conseqente emisso ou imunizao contra emisses eletromagnticas de mbito industrial (rudo). Os dispositivos mais comuns, esto descritos a seguir: 1. Chaves seccionadoras: As chaves seccionadoras foram desenvolvidas para interromper as fases de alimentao de um circuito eltrico (fora), podendo ou no vir acopladas aos fusveis de proteo. Devem estar desenvolvidas para atender as normas de segurana, EM/IEC 60947-1-3. Veja as figuras abaixo:

1.1. Chaves seccionadoras simples:

a) Chave liga/desliga simples

b) Chave com acionamento extravel

c) Chave com travamento de segurana

d)Chave com bloqueio Kirk

1.2. Chaves seccionadoras tripolares simples

1.3. Chaves seccionadoras com fusveis de proteo:

1.4. Chaves seccionadoras com porta fusveis NH blindadas

1.5. Barramento e Derivadores

2. Fusveis Os fusveis so dispositivos projetados para proteger as unidades de fora e de comando contra curtos, de um determinado circuito em uso. Em um curto, ou em sobrecarga extrema, o fusvel excede a sua capacidade nominal, interrompendo o circuito intercalado. Os fusveis podem ser de ao rpida, normalmente indicada para proteo de equipamentos eletrnicos, e de ao retardada, mais utilizada em comandos e unidades de potncia como acionamento de motores, pois devem de atuar em sobrecarga aps um retardo, evitando assim o pico de partida de um motor. Veja os tipos de fusveis retardados disponveis:

a) Neozed (rosca E 18) 3. Disjuntores

b) Diazed

c) NH

Em ingls a sigla NFB (No Fuse Brake) a denominao para disjuntor, que na realidade um dispositivo que interrompe o circuito em que est intercalada, em uma eventual sobrecorrente.

Os disjuntores possuem caractersticas diferentes quanto ao uso do mesmo, por exemplo, uns so usados para proteger o circuito em caso de sobrecorrente, outros contra curtos circuitos, outros contra picos de sobretenso outros, em deteco da falta de fase, e contra curto a terra. Podem ser monofsicos e at trifsicos.

4. Contatoras As contatoras so dispositivos intercaladores de tenso e corrente em circuitos de potncia, so comandados por uma bobina de atracamento dos seus contatos, podendo ter vrios contatos (NA, NF, ou ambos).

a)

b)

c)

a) Contatora tripolar com rel trmico b) Contatora com contatos NA e NF e rel trmico c) Contatora Tripolar com contatos auxiliares (diversos tipos)

Em ingls MC (Magnetic Contact) a denominao utilizada em nosso estudo.

contatora tripolar simples

contatora tripolar de potncia

contatora simples

5. Botoeiras As botoeiras em geral foram construdas para ligar ou desligar a energia nos circuitos interpolados por eles, elas podem ser NA ou NF ou ambos os casos, veja as figuras abaixo:

Podem ser do tipo: Comando de stop (emergncia) Comando de stop com trava Comando de stop com trava Kirk Interruptor tipo pushbutton simples de Liga ou Desliga Interruptor tipo pushbutton duplo de Liga e Desliga Interruptor de Liga e Desliga Interruptor tipo pushbutton de Liga ou Desliga com luminoso

10

11

12

MOTORES ELTRICOS CA

Os motores eltricos de corrente alternada (Mca) dividem-se em dois grandes grupos: Motores Sncronos Motores Assncronos

O motor sncrono opera com velocidade fixa, sendo normalmente usados para grandes potncias, ou quando no se varia a velocidade final. O motor de induo assncrono (ou de gaiola) o mais usado nas indstrias. Com a evoluo da tecnologia dos inversores de freqncia, ele veio a substituir em grande parte os motores de corrente contnua. O motor de corrente contnua (Mcc), alm de mais caro, necessita de uma manuteno preventiva constante. A poeira grafitada das escovas, devido ao desgaste da comutao, espalha-se pelos enrolamentos causando baixa isolao em relao carcaa. Para o seu bom funcionamento, necessrio um trabalho sistemtico de troca das escovas e de limpeza interna. Por outro lado esses inconvenientes no existem para os motores de corrente alternada (visto que no h comutao e nem escovas), tornando assim mais barata a sua manuteno e aquisio. O princpio de funcionamento de um motor de corrente alternada trifsico (Mca/3) de induo, baseia-se no campo girante. A corrente que forma o campo girante e de magnetizao, denominada de IM (Induction Magnetic), essa corrente induz uma outra que surge no rotor, denominada de corrente retrica (Ir). O rotor do motor do tipo gaiola, formado por barras condutoras ligadas em paralelo por anis. Veja a figura abaixo:

13

14

ERROR: stackunderflow OFFENDING COMMAND: ~ STACK:

Potrebbero piacerti anche