Sei sulla pagina 1di 3

OAB 1 FASE MODULAR - NOTURNO Direito Constitucional Prof.: Erival Oliveira 04.06.

2009 Aula 3
TEMAS TRATADOS EM SALA Resumo das aes do controle concentrado 1. ADIN/ADI = AO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE 1. Genrica: quando existir uma lei ou ato normativo Federal ou Estadual inconstitucional. - Legitimidade ativa: pessoas previstas no artigo 103, CF. Ser julgado pelo STF. Quorum de instalao: numero mnimo de Ministros, ou seja, 2/3 = 8 Ministros. Quorum de aprovao: maioria absoluta, ou seja, 6 Ministros. Efeitos: erga omnes (contra todos) e vinculante. Ex-tunc retroage Dica: possvel ADIN genrica de emenda Constitucional, de Medida Provisria e de Lei Distrital que tenha contedo estadual. Dica: Autores Especiais ou autores reservados precisam demonstrar: Pertinncia Temtica: a justificativa para a propositura da ao. Pessoas previstas nos incisos IV, V e IX do Art. 103 da CF/88. As demais pessoas so autores neutros ou universais - . Modulao dos efeitos Modulao temporal / Mutao temporal: Ex nunc para Ex tunc retrotiva para o pro ativo. Manifestao de 2/3 STF e relevante interesse pblico. 2. ADIN/ADI INTERVENTIVA FEDERAL = deseja que a Unio realize uma interveno em Estado Membro e Distrito Federal. Eles violaram os princpios constitucionais sensveis expressos. Esto previstos no artigo 34, inciso VII da CF. 2.1 Legitimidade ativa: Procurador Geral da Repblica PGR 2.2 Foro: STF (quorum de instaurao 8 - quorum de aprovao 6). Dica: Fazer a ADIN interventiva Estadual. 3. ADIN/ADI SUPRIDORA DA OMISSO/POR OMISSO Inconstitucionalidade por omisso (Norma Constitucional de eficcia limitada no regulamentada) Direito previsto no constitucional que depende de regulamentao. 3.1 Legitimidade ativa: pessoas previstas no Art. 103/CF Foro: STF Efeitos: de pargrafo 2 do Artigo 103. Quorum Instaurao 8 Quorum de aprovao 06 4.ADECON / ADECO / ADC Ao declaratria de Constitucionalidade. Existe uma lei ou ato normativo federal inconstitucional. 4.1 Legitimidade Ativa: Art. 103 da CF. 4.2 Foro: Supremo Tribunal Federal Quorum Instaurao 08 Quorum de aprovao 06 4.3 Efeitos: erga omnes e vinculante

OAB 1 FASE MODULAR - NOTURNO Direito Constitucional Prof.: Erival Oliveira 04.06.2009 Aula 3
5.ADEPF Lei 9882/99 Argio de Descumprimento de Preceito Fundamental 5.1 Cabimento: Quando houver leso ou violao de preceito fundamental cometido por um rgo pblico, Inclusive anterior constituio federal. 5.2 Legitimidade ativa: Art. 103 da CF 5.3 Foro: STF -Quorum Instaurao 8 -Quorum de aprovao 06 5.4 Efeitos: erga omnes e vinculante - Regra: Efeito Ex tunc Dica: Ver ADIN 2231 Obs: A Unio somente intervir em municpios se estes forem localizados em territrios federais Art. 35, CF/88.

MANDADO DE INJUNO -Qualquer pessoa pode utilizar -Controle Difuso -Qualquer Tribunal

ADIN POR OMISSO -Somente pessoas previstas no Art. 103. -Controle Concentrado -Somente no STF

Cuidado: MI tem efeito concreto Art. 670, 721 e Ter efeito concreto apenas quando for omisso o artigo 712. por parte do Executivo. Obs.: Ambos podero ser utilizados quando houver uma inconstitucionalidade por omisso. 6. FEDERALISMO: a diviso de Competncias entre os entes federativos. Art. 1 Repblica Federativa do Brasil formada por Estados, Distrito Federal, Municpios. Art. 18 A organizao Poltico Administrativa formada pela: Unio, Estados, Distrito Federal, Municpios. 6.1 Vedaes ou proibies Art. 19,CF/88: I - O Brasil um pas laico, pois no poder ter uma religio oficial. Religio e Estado podem se relacionar desde que seja para a colaborao do interesse pblico (entidades filantrpicas). II - F Dos Documentos Pblicos -Os documentos pbicos de um ente federativo possuem f pblica em outro ente federativo. III - Proibio Da Discriminao De Nacionais As aes afirmativas so admitidas em nosso ordenamento jurdico.

OAB 1 FASE MODULAR - NOTURNO Direito Constitucional Prof.: Erival Oliveira 04.06.2009 Aula 3
QUESTES SOBRE O TEMA 1. (OAB/CESPE 2007.2) Acerca do controle de constitucionalidade, assinale a opo correta. A cabvel a argio de descumprimento a preceito fundamental mesmo quando houver outra medida eficaz para sanar a lesividade. B No recurso extraordinrio, o recorrente dever demonstrar, em preliminar, a repercusso geral das questes constitucionais discutidas no caso, nos termos da lei, a fim de que o tribunal examine a admisso do recurso, somente podendo recus-lo pela manifestao de dois teros de seus membros. C Os partidos polticos tm legitimidade para instaurar o controle concentrado de constitucionalidade. D obrigatria a oitiva do advogado-geral da Unio nas aes diretas de inconstitucionalidade por omisso.

2. (OAB/CESPE 2006.3) Com relao ao STF e ao controle de constitucionalidade das leis, assinale a opo correta. A No sistema constitucional brasileiro, no cabe ao juiz a declarao de inconstitucionalidade de lei, que da competncia exclusiva dos tribunais. B Ao julgar apelao interposta com fundamento na inconstitucionalidade de lei, a turma do tribunal pode declarar a inconstitucionalidade desta e afastar a sua incidncia no caso concreto. C O controle incidental a prerrogativa do STF de declarar, em abstrato e com efeito erga omnes, a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo. D O STF poder, aps reiteradas decises sobre matria constitucional, aprovar smula que, a partir de sua publicao na imprensa oficial, ter efeito vinculante em relao aos demais rgos do Poder Judicirio e administrao pblica. 3. (OAB/CESPE 2006.2) Considere que um estudante de direito afirme que tenha sido publicado acrdo do STF em que o tribunal declarou incidentalmente a inconstitucionalidade de dispositivo de lei federal, em sede de controle concreto e difuso de constitucionalidade, por meio de um acrdo que tem eficcia erga omnes e efeitos ex tunc. Essa afirmao do estudante incorreta porque A declaraes de constitucionalidade em sede de controle difuso no tm eficcia erga omnes. B o STF no realiza controle difuso, mas controle concentrado de constitucionalidade. C as decises em controle concreto tm efeitos ex nunc. D as decises com efeitos ex tunc produzem efeito vinculante, e no eficcia erga omnes.

GABARITO: 1.B; 2.D; 3.A;

Potrebbero piacerti anche