Sei sulla pagina 1di 3

CONTO DE FADAS PARA MULHERES MODERNAS Era uma vez, numa terra muito distante, uma linda princesa,

independente e cheia de auto-estima que, enquanto contemplava a natureza e pensava em como o maravilhoso lago do seu castelo estava de acordo com as conformidades ecolgicas, se deparou com uma r. Ento, a r pulou para o seu colo e disse: - Linda princesa, eu j fui um prncipe muito bonito. Mas, uma bruxa m lanou-me um encanto e eu transformei-me nesta r asquerosa. Um beijo teu, no entanto, h de me transformar de novo num belo prncipe e poderemos casar e constituir lar feliz no teu lindo castelo. A minha me poderia vir morar conosco e tu poderias preparar o meu jantar, lavarias as minhas roupas, criarias os nossos filhos e viveramos felizes para sempre E ento, naquela noite, enquanto saboreava pernas de r saute, acompanhadas de um cremoso molho acebolado e de um finssimo vinho branco, a princesa sorria e pensava: Eu, hein? nem morta! (Lus Fernando Verssimo) INTERPRETAO DE TEXTO - RESPONDA NO SEU CADERNO 1. A princesa possui uma atitude tpica das heronas de contos de fada? Explique? 2. Em um conto de fada clssico, qual seria o desfecho desse conto? 3. Qual o conceito de Felizes para sempre para o prncipe? 4. Em sua opinio, qual o conceito de felicidade na viso da princesa? 5. Quais adjetivos so usados para definir a princesa? Esses adjetivos condizem com a atitude que ela toma no fim do conto? Justifique. 6. Intertextualidade quando um texto remete a outro. Existem trs tipos de intertextualidade, a parfrase (quando o texto possui as mesmas idias centrais do texto original), apropriao (quando o texto reescrito com as mesmas palavras) e Pardia (quando o texto possui idias contrrias as idias centrais do texto original). No texto lido lembramos a clssica histria do prncipe transformado em sapo e na construo desse texto o autor usou qual tipo de intertextualidade? Justifique. 7. O ttulo do texto nos d idia do que encontraremos nesse conto? Caso sim, explique qual a posio da mulher moderna? 8. Qual o dito popular que define melhor a idia central do conto de Lus Fernando Verssimo? (a) Melhor um na mo do que dois voando. (b) Sempre existe um sapato velho para um p doente. (c) Antes s do que mal acompanhada. (d) Quem ama o feio bonito lhe parece. (e) Quem cospe para cima na cara lhe cai. 9. Veja o quadrinho abaixo. De acordo com o conceito de intertextualidade, em relao ao texto de Verssimo ele uma pardia, uma parfrase ou uma apropriao? Justifique.

10. A msica "Monte Castelo, da banda brasileira Legio Urbana um exemplo clssico de intertextualidade. Faz inferncia aos versculos bblicos encontrados no livro de Corntios - captulo 13 e ao Soneto XI do poeta portugus Lus Vaz de Cames. Desse modo, verifica-se que h o entrecruzamento de duas vozes na letra cano: a da tradio judaico-crist e da literatura renascentista do sculo XVI. O grupo musical ento, fez uma recriao artstica na composio de sua msica por meio da intertextualidade. Identifique no texto da cano, trechos dos textos II e III , transcreva-os para o seu caderno e identifique se apropriao, parfrase ou pardia. TEXTO I - Monte Castelo - Legio Urbana Ainda que eu falasse A lngua dos homens E falasse a lngua dos anjos, Sem amor eu nada seria. s o amor! s o amor Que conhece o que verdade. O amor bom, no quer o mal, No sente inveja ou se envaidece. O amor o fogo que arde sem se ver; ferida que di e no se sente; um contentamento descontente; dor que desatina sem doer. Ainda que eu falasse A lngua dos homens E falasse a lngua dos anjos Sem amor eu nada seria. um no querer mais que bem querer; solitrio andar por entre a gente; um no contentar-se de contente; cuidar que se ganha em se perder. um estar-se preso por vontade; servir a quem vence, o vencedor; um ter com quem nos mata a lealdade. To contrrio a si o mesmo amor. Estou acordado e todos dormem. Todos dormem. Todos dormem. Agora vejo em parte, Mas ento veremos face a face. s o amor! s o amor Que conhece o que verdade. Ainda que eu falasse A lngua dos homens E falasse a lngua dos anjos, Sem amor eu nada seria

Texto II - Primeira carta de So Paulo aos Corntios - captulo 13 1 Ainda que eu falasse as lnguas dos homens e dos anjos, e no tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o cmbalo que retine. 2 E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistrios e toda a cincia, e ainda que tivesse toda f, de maneira tal que transportasse os montes, e no tivesse amor, nada seria.

3 E ainda que distribusse todos os meus bens para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e no tivesse amor, nada disso me aproveitaria. 4 O amor sofredor, benigno; o amor no invejoso; o amor no se vangloria, no se ensoberbece, 5 no se porta inconvenientemente, no busca os seus prprios interesses, no se irrita, no suspeita mal; 6 no se regozija com a injustia, mas se regozija com a verdade; 7 tudo sofre, tudo cr, tudo espera, tudo suporta. 8 O amor jamais acaba; mas havendo profecias, sero aniquiladas; havendo lnguas, cessaro; havendo cincia, desaparecer; 9 porque, em parte conhecemos, e em parte profetizamos; 10 mas, quando vier o que perfeito, ento o que em parte ser aniquilado. 11 Quando eu era menino, pensava como menino; mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino. 12 Porque agora vemos como por espelho, em enigma, mas ento veremos face a face; agora conheo em parte, mas ento conhecerei plenamente, como tambm sou plenamente conhecido. 13 Agora, pois, permanecem a f, a esperana, o amor, estes trs; mas o maior destes o amor. Texto III - Soneto 11 - Lus Vaz de Cames "Amor fogo que arde sem se ver, ferida que di e no se sente, um contentamento descontente, dor que desatina sem doer. um querer mais que bem querer, solitrio andar por entre a gente, nunca contentar-se de contente, cuidar que se ganha em se perder. querer estar preso por vontade, servir a quem vence, o vencedor, ter com quem nos mata, lealdade, mas como pode causar em seu favor, nos coraes humanos amizade, se to contrrio a si o mesmo amor?"

Potrebbero piacerti anche