Sei sulla pagina 1di 5

ACORDES DE SEXTA AUMENTADA

Segundo o professor Rogrio Costa (USP) Um acorde de sexta aumentada geralmente tem funo de Dominante da Dominante, ou seja, no tom de D ele tem a mesma funo do acorde de R Maior (que vai para sol e resolve em D).

Esses acordes de sexta aumentada so formados a partir de modificaes desse acorde de R Maior.

Pela seqncia: 1 compasso) R maior com stima 2 c.) a nota fundamental de R suprimida transformando o acorde em Dominante sem Fundamental (F# dim) 3 c.) A nona (Mi) adicionada (lembre-se que Mi nona em relao a R e no em relao a Fa#, porque estamos considerando o acorde como dominante sem fundamental, ento o R est l subentendido) 4 c.) A quinta do acorde alterada para L bemol 5 c.) A nona do acorde tambm alterada, para Mi bemol 6 c.) A inverso mais comum encontrada com a quinta no baixo (L bemol). assim que se chega a esse acorde (segundo o Rogrio). No final esse acorde tem muito pouco em comum com o acorde de R Maior (s sobrou o trtono de fato). Uma coisa que faltou dizer que todas essas alteraes podem ser utilizadas no lugar do R Maior original. Analisando o acorde final, vemos que ele na verdade um L bemol Maior com sexta aumentada (F#). Segundo o nosso professor Paulo (de Tarso), esse acorde no tem exatamente a funo de dominante da dominante e isso uma das coisas que esto causando confuso na cabea de alguns. O Paulo se baseia em um artigo encontrado no JSTOR para usar tal argumento. Eu aconselho que nesse momento a forma com que o professor Rogrio trata esse acorde seja levada em considerao por ser mais simples de entender e essa a forma com que eu vou tratar esse assunto nessa postagem.

Eu j mencionei o fato de que esse acorde usado no lugar do acorde de dominante da dominante, ento fazendo a substituio no exemplo anterior ele fica assim:

Porm repare nas notas L bemol e Mi bemol. Elas descem meio tom para um Sol e um R. Ou seja, as duas primeiras notas que formam uma quinta justa entre elas descem para outras duas notas que formam uma quinta justa entre elas tambm, e todos ns sabemos que isso no era permitido (a tal da quinta paralela). Por isso os sbios compositores que no eram bobos nem nada resolveram esse problema da seguinte forma:

O L bemol desce enquanto o Mib se mantm. Esse retardo das notas Mi bemol e Do resultam na dominante 64 que se transforma em dominante e resolve na tnica. Repare que o acorde de tnica menor nesses exemplos, porm a dominante tambm poderia resolver na tnica maior:

Veja que a nota Mi do acorde 64 natural e no bemol como nos exemplos anteriores.

COMO IDENTIFICAR OS ACORDES DE SEXTA GERMNICA, ITALIANA E FRANCESA?


Primeiro de tudo devemos ter em mente que todos esses acordes so acordes de sexta aumentada. O que difere entre eles a composio do acorde, ou seja, quais as notas que so usadas em cada um. Tambm sabemos que esses acordes so derivados do acorde de Dominante da Dominante, e possuem a mesma funo. Para reconhecer esses acordes eu penso da seguinte forma: 1) O acorde de Sexta Germnica o acorde de sexta aumentada completo, sem tirar nenhuma nota:

2) O acorde de Sexta Italiana no possui a quinta do acorde de sexta:

3) Porm o acorde de Sexta Francesa no formado do mesmo jeito que os outros dois. A diferena que a fundamental do acorde de Dominante da Dominante no suprimida e consequentemente no se usa a nona. Ento, o que sobra um acorde maior com stima menor e quinta diminuta (e usado na 2 inverso, com a quinta no baixo):

No esqueam de uns pequenos detalhes: Quando falei dos acordes de sexta germnica e italiana, e disse que o italiano no possui a quinta do acorde, me referi ao acorde de sexta aumentada (L bemol com F #), e no ao acorde de Dominante da Dominante (R com stima), que o acorde que deu origem ao acorde de sexta. Porm quando falo do acorde de sexta francesa eu me refiro sim ao acorde de Dom. da Dom. , dizendo que a quinta diminuta. Cuidado para no confundir isso (na verdade bem confuso mesmo...). Lembra l no comeo do post onde eu mostrei que em um desses encadeamentos aparece uma quinta paralela? Todos sabemos que quintas e oitavas paralelas no so desejveis em um encadeamento. O fato que aqueles que consideramos grandes compositores, mestres como diria Schoenberg, no fazem quintas ou oitavas paralelas nas suas obras, e por causa disso, ns tambm no devemos faz-las em EXERCCIOS de harmonia ou contraponto, para podermos entender melhor o pensamento musical daquela poca e consequentemente tambm a msica de hoje. Sabendo isso, ento devemos evitar aquelas quintas paralelas, e a soluo para aquele problema j foi mostrada em um exemplo anterior. Mas s vezes, por causa do ritmo ou da frase musical, no possvel empregar aquele tipo de resoluo do exemplo (o acorde de Sexta Germnica indo para uma Dominante 64 e resolvendo na Dominante e indo para a Tnica), pois necessrio que o acorde de Sexta Aumentada v direto para a Dominante. Ento os compositores encontraram outras solues possveis para aquele problema das quintas paralelas. Uma delas como pudemos observar a supresso da quinta do acorde de sexta aumentada, com isso evita-se o problema das quintas. Note que a tera do acorde (o D) tem que ser dobrada, porque seno pode ocorrer oitavas paralelas, pois tanto o L bemol como o F# vo para o Sol. Olhe o exemplo:

E podemos dizer o mesmo do acorde de sexta francesa:

Ambos so teis para se evitar aquelas quintas paralelas. Concluso: para enriquecer a harmonia ns dispomos de alguns acordes que podem ser utilizados no lugar de outros mais simples sem modificar a funo que ele tem. Aqui pudemos ver que existem alguns acordes que podem ser usados no lugar do acorde de Dominante da Dominante, e que eles nada mais so do que alteraes cromticas desse mesmo acorde. Vimos tambm que existem trs tipos de acordes de sexta aumentada, o Germnico, o Italiano e o Francs. Pudemos constatar que existe um pequeno problema no encadeamento do acorde de Sexta Germnica com o acorde de Dominante (as quintas paralelas), que h uma forma de resolver esse problema (fazendo o acorde ir para a Dominante 64), e que os acordes de Sexta Italiana e Francesa so timas opes para evitar esse problema.

Potrebbero piacerti anche