Sei sulla pagina 1di 3

ENVELHECIMENTO E DEPRESSO O desenvolvimento de qualquer trao de carter se inicia cedo na vida e comea a se exibir l pela meiaidade.

O melhor mtodo para se assegurar de que voc ser adaptvel na velhice ser adaptvel quando ainda jovem. Isto foi demonstrado num estudo clssico iniciado ! anos atrs por "eorge #aillant$ psic%logo de &ar'ard. (le reuniu )* jovens$ estudantes de &ar'ard durante a +egunda "uerra ,undial$ e acompanhou seus quadros cl-nicos durante quarenta anos. #aillant descobriu que mesmo que algum parecesse estar com a sa.de perfeita$ seria provvel que morresse cedo se reagisse mal ao estresse$ ca-sse v-tima de depress/o ou fosse psicologicamente instvel. 0os homens que tinham a melhor sa.de apenas dois ficaram doentes cr1nicos ou morreram aos 2 anos. 0os homens com pior sa.de mental$ contudo$ )* - quase de3 ve3es mais do que no outro grupo - tornaram-se doentes cr1nicos ou estavam mortos com aquela idade. #aillant descobriu que o envelhecimento prematuro 4 definido como decl-nio f-sico irrevers-vel 4 era retardado pela boa sa.de e acelerado pela sa.de mental deficiente. Os anos mais importantes no processo descobriu ele$ ficavam entre os 5) e 67 anos$ porque este o per-odo em que a pessoa geralmente consegue 4 ou n/o - estabelecer um sentido firme do self$ indiretamente aos mais terr-veis traumas e abusos que possa ter sofrido na inf8ncia. 9ma ve3 que a semente seja plantada$ os resultados do estado da sa.de mental mostram-se fisicamente aos ! anos. Os .ltimos anos da meia 4 idade s/o a dcada critica chamada com freq:ncia de ;3ona perigosa<$ porque quando aparecem os ataques do cora/o prematuros$ a hipertens/o arterial e muitos outros tipos de c8ncer. =olocando a quest/o de modo mais geral$ #aillant descobriu que o processo de envelhecimento aprendido. >s pessoas com boa sa.de mental ensinam seus corpos a envelhecer bem? pessoas deprimidas$ inseguras e infeli3es ensinam seus corpos a envelhecer mal. (mbora #aillant tenha observado que o estresse era encontrado com freq:ncia naqueles que se tornavam cronicamente doentes e morriam jovens$ teve insight de perceber que o estresse n/o fa3 as pessoas adoecerem? desistir da sua capacidade interior de adapta/o que fa3 isso. > maior ameaa a vida e @ sa.de n/o ter uma motiva/o para viver. >s crianas exibem uma vitalidade tremenda e v/o ao encontro de cada novo dia correndo e com os braos abertos.

Isto natural para elas e permanecem natural at que aprendam os hbitos e atitudes que obscurecem e toldam a curiosidade espont8nea e a admira/o inata. #aillant foi um dos primeiros pesquisadores a determinar que depress/o freq:entemente condu3 ao envelhecimento prematuro? @ doena cr1nica e a morte prematura. "eralmente$ na rai3 da depress/o h uma espcie de entorpecimento emocional? a pessoa se sente que n/o tem alegria dentro de si porque esta emo/o positiva foi bloqueada por lembranas infeli3es. Os traumas antigos ocultam-se dentro dela$ e quando novos sentimentos tentam eclodir$ s/o filtrados pelos traumas. ,esmo uma experincia maravilhosa$ como a de ter um filho$ n/o pode sobreviver se tiver que ser filtrada por uma desesperana anterior. 0ar @ lu3 gera uma torrente de horm1nios poderosos$ os quais s/o responsveis por uma onda de energia que impregna todo o corpo. (m uma mulher com lembranas saudveis de sua primeira inf8ncia$ este surto de energia experimentado como um forte v-nculo ao seu filho? ao mesmo tempo$ o corpo renova sua energia ap%s a exaust/o causada pelo trabalho do parto. (m quest/o de poucos dias todo sistema mente-corpo voltou a expressar o j.bilo e o poder da maternidade. Ao entanto$ na mulher cujas lembranas da primeira inf8ncia s/o tristes e associadas @ magoa emocional$ a torrente de nova energia nessa poca desencadeia a antiga programa/o. > alegria e o poder s/o transformados em apatia e fadiga. > depress/o p%s-parto o resultado de velhas lembranas querendo comear a vida nova. (mbora a vasta maioria das pessoas deprimidas seja tratada com drogas antidepressivas$ estas medicaBes n/o curam a triste3a$ o trauma e o entorpecimento que est/o no fundo de tudo e que s/o a verdadeira causa dos dist.rbios. Cuando a droga retirada$ a depress/o floresce de novo. ,uito embora seja mais demorado$ requeira mais insight e coragem$ o meio mais efetivo de se tratar a depress/o atravs da psicoterapia. =om freq:ncia fa3-se um pouco da clssica ;psicanlise de div/<$ mas aconselhar o paciente deprimido$ desnudar sua mgoa interior e liber-la @s ve3es reali3a uma cura duradoura$ que nenhuma droga pode pretender. Isto significa que o envelhecimento prematuro$ que #aillant afirmou estar t/o intimamente associado @ depress/o e @ instabilidade mental$ pode ser tratado tambm como anlogo. Aa verdade$ todos n%s estamos aprendendo e desaprendendo a envelhecer$ s% que n/o vemos desse jeito.

> depress/o como qualquer doena$ sem dispensar tratamento e terapias pode tambm ser curada com o fogo sagrado. do LIVRO CORPO SEM IDADE - MENTE SEM FRONTEIRAS A alternativa quntica ara o envel!eci"ento# DEEPA$ C%OPRA& M#D

Links do Yahoo! Grupos Para visitar o site do seu grupo na web,

Potrebbero piacerti anche